Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720130004&lang=pt vol. 22 num. 50 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Revista de Educação Pública: vinte anos de socialização e intercâmbio do conhecimento científico.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Reflete-se sobre a trajetória da Revista de Educação Pública ao longo dos vinte anos de sua existência, focalizando-se o seu processo de consolidação como importante meio de veiculação de conhecimentos para a comunidade científica especializada no campo educacional. Procede-se à revisitação das edições de número zero ao número 44 do periódico, publicadas entre os anos de 1989 a 2011. Verifica-se que, com os significativos avanços enquanto periódico científico, a revista manteve sua missão inicial, mas sentiu a necessidade de ter redirecionados seus aspectos técnicos, adequando-se aos padrões formais exigidos pela CAPES. Isso culminou em sua internacionalização e conferiu-lhe, através do sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido por esse órgão, o Qualis A2<hr/>Abstract A trajectory of the Revista de Educação Pública is reflected in the twenty years of its existence, focusing on the process of consolidation as an important means of the knowledge veiculation to the scientific community specialized in educational field. It was revisited the editions from zero up to the number 44 of the journal which were published between 1989 and 2011. It was observed the advances as scientific journal, the magazine has maintained its original aim, but it felt the need of having redirected its technical aspects to adapt to the demands of formal standards required by CAPES. This culminated in its internationalization and the Brazilian scientific journals evaluation classified it as Qualis A2 <![CDATA[Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente:: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Reflete-se sobre a trajetória da Revista de Educação Pública ao longo dos vinte anos de sua existência, focalizando-se o seu processo de consolidação como importante meio de veiculação de conhecimentos para a comunidade científica especializada no campo educacional. Procede-se à revisitação das edições de número zero ao número 44 do periódico, publicadas entre os anos de 1989 a 2011. Verifica-se que, com os significativos avanços enquanto periódico científico, a revista manteve sua missão inicial, mas sentiu a necessidade de ter redirecionados seus aspectos técnicos, adequando-se aos padrões formais exigidos pela CAPES. Isso culminou em sua internacionalização e conferiu-lhe, através do sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido por esse órgão, o Qualis A2<hr/>Abstract A trajectory of the Revista de Educação Pública is reflected in the twenty years of its existence, focusing on the process of consolidation as an important means of the knowledge veiculation to the scientific community specialized in educational field. It was revisited the editions from zero up to the number 44 of the journal which were published between 1989 and 2011. It was observed the advances as scientific journal, the magazine has maintained its original aim, but it felt the need of having redirected its technical aspects to adapt to the demands of formal standards required by CAPES. This culminated in its internationalization and the Brazilian scientific journals evaluation classified it as Qualis A2 <![CDATA[A creche e a construção da cidadania de mulheres e crianças em Portugal.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto apresenta os primeiros resultados da investigação realizada no âmbito do meu doutoramento que considera que as profundas transformações ocorridas na sociedade portuguesa, sobretudo a partir da Revolução dos Cravos, em 1974, vêm produzindo mudanças nas conceções sobre a creche e as suas funções, nomeadamente ao permitir problematizar o papel da mulher na família e na sociedade e avaliar as alternativas ao cuidado materno e questionar o papel do Estado e da sociedade no reconhecimento do direito da criança pequena à educação, da mulher à igualdade de oportunidades e da família à partilha das responsabilidades na educação dos filhos.<hr/>Abstract This paper presents the first results of research carried out under my doctoral project which considers the profound changes occurring in Portuguese society, particularly after the Revolution in 1974, have produced changes in conceptions about daycare and its functions, in particular by allowing questioning the role of women in family and society and evaluate alternatives to maternal care and questioning the role of State and society in recognition of the right to education of young children, the right of women to equal opportunities and family sharing of responsibilities in the education of children. <![CDATA[The global-local relation and the introduction of environmental matters in the chilean curriculum reconstitution]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este trabajo problematiza la reestructuración curricular chilena con inicio en 1996, que incluye el proceso de introducción de temáticas ambientales en el currículo. La relación entre los grupos que participaron en esa reestructuración, el contexto vivido por el país luego de un periodo de dictadura junto con los objetivos de modernización y la relación global-local son considerados claves en este proceso. Para la explicitación de tal proceso me apoyo en los aportes teóricos de Stephen Ball y su ciclo de generación de políticas, junto con los aportes de Ivor Goodson y la importancia de las comunidades disciplinares en ese proceso<hr/>Abstract This paper aims to analyse the Chilean curricular reformulation which began in 1996. This reformulation includes the introduction to environmental issues. The relation among the groups that were part of the process, the context of the country was going through after a long period of dictatorship and also the modernization goals and the global-local relations considered as key in this process. This analysis is based on Stephen Ball’s policy cycle approach and Ivor Goodson’s contributions about the importance of school subject communities involved in the process <![CDATA[O uso das novas tecnologias nas aulas de matemática: a questão do poder docente.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto apresenta uma reflexão acerca da aceitação - ou não - por parte de docentes, de discursos sobre o uso das novas mídias no ensino da matemática. A constituição dos argumentos para a reflexão deu-se a partir de uma pesquisa/extensão sobre a mobilização de saberes e de práticas de professores de matemática no uso de computadores e de outras mídias. O apoio teórico tem origem nos escritos sobre mídia-educação, nos estudos foucaultianos e na Teoria Social da Aprendizagem<hr/>Abstract The text presents a reflection concerning the acceptance - or not -by part of the professors, of the speeches about the use of the new medias in mathematics teaching. The constitution of the arguments for the reflection was given by a research/extension about the mobilization of knowledge and practices of math teachers in the use of computers and other medias. The theoretical support has origin in the writings about media-education, the foucaultian studies and the Social Theory of the Learning <![CDATA[Produção do conhecimento em políticas de educação superior: o significado histórico-acadêmico da Rede Universitas/Br no Brasil e na Região Centro-Oeste.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa-se o processo de criação e consolidação da Rede Universitas/Br. Para alcançar esse objetivo foram utilizadas, basicamente, fontes documentais. Os resultados indicam a importância da construção da Rede como propulsora da pesquisa não apenas nos grandes centros, mas principalmente nos chamados núcleos periféricos de pesquisa. Conclui-se reafirmando o significado histórico-acadêmico da Rede Universitas/Br e o seu papel estratégico na descentralização e na consolidação da pesquisa sobre políticas de educação superior no Brasil, transformando-a em uma referência no país e na América Latina<hr/>Analyzes the process of creating and consolidating Universitas network. To achieve this goal we used basically documentary sources. The results indicate the importance of building the network as a driver of research not only in large cities, but especially in so-called peripheral nuclei research. We conclude by reaffirming the historical significance - Universitas/Br Academic Network and its strategic role in decentralization and consolidation of research on higher education policies in Brazil, turning it into a reference in Brazil and Latin America <![CDATA[Educação escolar no contexto de famílias rurais quilombolas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo desmistificar a concepção que caracteriza as famílias negras, rurais ou de classes populares, pela incúria, pela anormalidade e pelo desinteresse em relação à educação escolar. Os resultados da pesquisa aqui apresentados revelam que as famílias pesquisadas conferem à escola a única possibilidade de seus filhos/netos romperem com o ciclo de desqualificação social, profissional e econômica, dado que percebem ser essa a história que se vem repetindo, há várias gerações, em seu grupo familiar. Em razão disso, depositam na escolarização toda a esperança, investem de forma descomunal, dentro de suas possibilidades, e com os recursos de que dispõem, para garantir a escolarização de seus descendentes<hr/>This article aims to demystify concepts about black families (rural - and from working class) for their reckleness, abnormality and lack of interest in school education. The results of this research shows that those families that took part of this survey see the school as the unique possibility of splitting up with this professional and economical cycle of social disqualification, as they see the same old story being repeated again and again, for several generations, in their family group. As a result, they have deposited at school all the hope, and they invest within their possibilities - from their limited income and limited resources - to ensure the schooling of their descendent <![CDATA[Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo baseia-se em estudo sobre as dinâmicas escolares de um Grupo Escolar do interior do estado de São Paulo, e sua intenção principal é tematizar aspectos relativos à metodologia de pesquisa, à possibilidade de protocolos alternativos de investigação, seus limitantes e potencialidades. Ao articular entrevistas, documentos escritos, fotografias, jornais escolares e documentos pessoais - criou-se um protocolo investigativo multifacetado do qual aqui são ressaltados, de modo específico, o trabalho com arquivos escolares e aspectos próprios ao uso da história oral. Particularmente, ao tratar da história oral, surge uma breve discussão em torno dos conceitos de infância e velhice<hr/>The starting point of this paper is a brief report of a specific research about a Brazilian institution called Grupo Escolar. Its main intention, however, lies in the discussion on some methodological procedures and some distinct scientific practices in Human Sciences. Authors make some remarks on the possibilities of alternative research protocols, its boundaries and potentialities, specially focusing the study of school archives and the use of Oral History approach. The discussion about Oral History brings to the scene two others important themes - childhood and elderliness. <![CDATA[Representações sociais sobre bullying no cotidiano de escolas públicas de educação básica.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo objetivou identificar as representações sociais sobre bullying de 489 alunos, 51 professores, 24 gestores, 47 funcionários e 148 pais, num total de 759 participantes, em sete municípios, 14 escolas públicas de educação básica do Paraná. Analisa as atitudes mais frequentes de profissionais da escola quando da ocorrência do fenômeno no cotidiano escolar. O aporte teórico das representações sociais possibilitou levantar os significados atribuídos ao bullying pela comunidade escolar, revelando o modo como este grupo incorporou os conceitos advindos da literatura. As representações dos profissionais da escola indicam dificuldade em lidar com o bullying, pelo desenvolvimento de ações individualizadas<hr/>This study aimed to identify the social representations about bullying of 489 students, 51 teachers, 24 managers, 47 employees and 148 parents, a total of 759 participants, in seven towns, 14 public schools of Paraná state. It analyses the most frequent aptitudes of the professionals in the school when there is a bullying occurrence in the school routine. The theoretical framework of social representations allowed to verify the meanings attributed to bullying by the school community, revealing how this group has incorporated the concepts based on the literature. The representations of school professionals indicate difficulty in dealing with bullying by developing individualized actions.