Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720130005&lang=en vol. 22 num. 51 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Ensino e interdisciplinaridade: o que expressam registros, discursos e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho descreve o estudo etnográfico que buscou compreender os significados da inovação pretendida na proposta pedagógica de uma escola gaúcha, pertinentes à interdisciplinaridade, expressos nos documentos, falas e práticas docentes. Dos documentos emergiram referências de que a interdisciplinaridade visa superar a visão fragmentária do conhecimento. Para os professores (questionários), a interdisciplinaridade está associada a trabalho cooperativo. Em aula (observação participante), o conhecimento se movimentou entre a orientação disciplinar, multi e interdisciplinar. A metodologia interdisciplinar desenvolvida se situou numa perspectiva de transmissão, circunstancialidade, mediação ou ausência. As entrevistas com os professores, por sua vez, reafirmaram suas compreensões iniciais sobre o tema.<hr/>This paper describes an ethnographic study that sought to understand the intended meanings of innovation in the pedagogical proposal of a Gaucho school, relevant to interdisciplinary, expressed in document, speeches and teaching practices. The documents emerged that references the interdisciplinary aims to overcome the fragmentary knowledge. For teachers (questionnaires), is associated with the interdisciplinary collaborative orientation, multi-and interdisciplinary. The ethonology development interdisciplinary perspective stood transmission, circumstantial, or no mediation. Interviews with teachers, in turn, reaffirmed their initial understandings on the subject. <![CDATA[O tutor no ensino a distância: uma forma de precarização do trabalho docente?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo analisar as implicações da ampliação do Ensino a Distância (EAD) para o trabalho docente e sua relação com as transformações no mundo do trabalho, focalizando as análises nos profissionais que atuam como tutores nesses cursos. Contou com dois procedimentos que se complementaram no desenvolvimento da investigação: um estudo dos registros referentes ao EAD e uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A investigação qualitativa foi desenvolvida em uma instituição de Ensino Superior onde foram realizadas entrevistas com os tutores do EAD.<hr/>This article aims to analyze the implications of the expansion of the Distance Learning for teachers’ work and their relationship to changes in the workplace, focusing the analysis on the professionals who serve as tutors in these courses. Had two procedures that complement the development of research: a study of the records relating to of the Distance Learning and a qualitative research study of the type of case. Qualitative research was undertaken in a tertiary institution where interviews were held with the guardians of the of the Distance Learning. <![CDATA[As ciências psicológicas e a (re) invenção da deficiência mental no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo realizado buscou elementos históricos para a compreensão de como as ciências psicológicas se inseriram na Educação Especial e fundamentaram suas práticas, re-inventando um novo fenômeno escolar: a deficiência mental. Para isso, além da investigação teórica, foi realizada uma pesquisa de campo no Instituto Pestalozzi de Belo Horizonte, considerado uma das primeiras escolas de Educação Especial do país. A análise foi baseada na perspectiva histórico- crítica em Psicologia. Dos estudos realizados, concluiu-se que as pesquisas e práticas efetivadas pela Psicologia Moderna, ao re-inventarem uma deficiência, reiteraram as políticas capitalista industriais no início do século XX.<hr/>This study used historical elements to understand how the psychological sciences were inserted in the Special Education and based their practices, recognition of a new school phenomenon: the mental disability. For this, besides a theoretical investigation, a research was carried out in the Pestalozzy Institute of Belo Horizonte, considered one of the first schools of special education in the country. The analysis was based on the historical-critic perspective in Psychology. From the studies carried out, it was concluded that the researches and practices done by the Modern Psychology, by inventing a disability, they reiterated the capitalist-industrial policies in the early XXth century. <![CDATA[Industrialização no município de Campo Grande/MS e a educação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objetivos propostos neste texto são dois: o primeiro é o de examinar as ações do governo municipal no âmbito do processo de industrialização, no setor secundário, e o segundo é o de verificar os delineamentos deste processo para as políticas de qualificação para o trabalho profissional, no contexto das novas formas de trabalho e produção. Estes objetivos partem da hipótese que o processo de industrialização, no setor secundário, no município, se articula com as políticas educacionais de qualificação para o trabalho, cuja centralidade é treinar um novo tipo de trabalhador, com vistas a atender um novo e diversificado mercado de trabalho.<hr/>The objectives proposed in this paper are two: the first is to examine the municipal government’s actions in the industrialization process in the secondary sector, and the second is to check the outlines of this process for qualification policies for professional work, in the context of new forms of employment and production. These goals are based on the hypothesis that the process of industrialization in the secondary sector is linked with educational policies of qualification for work which is aimed at training a new type of worker in order to meet a new and diversified labor market. <![CDATA[Concepções e práticas socioambientais: o que pensam estudantes universitários brasileiros e portugueses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute os fundamentos apontados por estudantes universitários, num estudo aplicado na Universidade da Região de Joinville - Univille (Brasil) e na Universidade de Coimbra (Portugal). A pesquisa analisou as concepções e as práticas ambientais e socioculturais dos estudantes, representantes estudantis, entrevistados no Brasil e em Portugal. As manifestações transcorreram sobre os domínios da ética, da sustentabilidade socioambiental e da política, considerando-se as contradições possíveis entre os dois países. A partir de uma discussão crítica da noção de cidadania ecológica que transpareceu nas falas desses estudantes, analisou-se as dimensões da conscientização e da responsabilidade individual ou coletiva no domínio socioambiental.<hr/>This article discusses the framework pointed by the university students, in an applied study at the University of Joinville - Univille (Brazil) and at the University of Coimbra (Portugal). The research analysis the students and student representatives’ environmental and sociocultural conceptions and practices, interviewed in Brazil and Portugal. They manifested themselves about ethics, socio environmental sustainability, and political, considering the possible contradictions between the two countries. From a critical discussion about the ecological citizenship that was presented by the students, the awarness dimensions were analyzed, and the individual or collective responsibility in the socio environmental area. <![CDATA[História da disciplina língua portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008): um estudo de propostas curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentam-se resultados finais de pesquisa de Pós-Doutorado, cujo tema é a história do ensino de língua portuguesa em Mato Grosso do Sul (MS), analisada a partir de um estudo de propostas curriculares para esse ensino entre 1977 e 2008. Dos resultados, pode-se sintetizar: em MS as propostas curriculares de língua portuguesa estão em consonância com a época em que foram produzidas e com o discurso de ponta sobre o ensino dessa língua, porém, a política educacional que normatiza é sempre taxativa, atendendo a questões externas ao processo educacional e não as necessidades construídas no cotidiano da escola.<hr/>We presents the final results of post-doctoral research, whose theme is the history of Portuguese language teaching in Mato Grosso do Sul (MS), analyzed from a study of a curriculum proposals for this school between 1977 and 2008. From the results, we can summarize: in MS the curriculum proposals of Portuguese language are in line with the time they were produced and are with the speechedge over the teaching of this language, however, that it regulate the education politic is always exhaustive, given the issues external to the educational process and not the needs built in to the school routine. <![CDATA[Por quês matemáticos na Revista do Professor de Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta um estado da arte sobre por quês matemáticos da educação básica publicados em artigos da Revista do Professor de Matemática. Foram investigadas as 70 edições publicadas entre 1982 e 2009, distribuídas em CD oficial. A seleção e classificação das questões se basearam nos conceitos de Sérgio Lorenzato e nos de Edson Barbosa. Os resultados mostram 34 por quês e respectivas respostas, predominando questões de áreas que professores mais precisam de formação segundo a literatura, tanto em relação à natureza dos Por quês? - tipo Conceitual -, quanto em termos de conteúdo matemático - Aritmética. Assim, este mapeamento é uma sistematização útil para contribuir para a qualificação docente.<hr/>This paper presents a state of the art about mathematical whys of education in articles published in the Revista do Professor de Matemática. We investigated all 70 editions (1982 to 2009) distributed on official CD. The selection and classification of the questions were based on the concepts of Sergio Lorenzato and Edson Barbosa. The survey results show that found 34 whys and answers, predominating questions of areas that teachers need more training, according to the literature, both in relation to the nature of the Whys? - Conceptual kind - as in terms of mathematical content - Arithmetic. Thus, this mapping is a useful tool for teaching qualification. <![CDATA[Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas ciências biológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto aborda os sentidos de prática, na relação com sentidos de teoria, presentes na elaboração de políticas para a formação inicial docente. Em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball, toma como fontes: Pareceres e Resoluções do CNE que propõem reformar essa formação, em nível superior; entrevistas com professoras de Licenciaturas em Ciências Biológicas; grades e ementas dos cursos. Na análise, atento aos elementos tradicionais e inovadores, evidencia sentidos de prática produzidos na relação com especificidades da área disciplinar e da cultura escolar, os quais compõem discursos recontextualizados, híbridos e ambivalentes, que permitem leituras heterogêneas e subversões.<hr/>The paper discusses senses of practice, in relation to senses of theory, in teacher education policy. In dialogue with the Cycle of Policies proposed by Stephen Ball, the paper focuses on: documents of the National Council of Education, which proposes reforming teacher education courses; interviews with teachers of Biological Sciences Degrees; and curriculum documents of courses. In the analysis, aware of the traditional and innovative elements, it evidences senses of practice produced in relation to the subject area specificities and to the school culture, composing recontextualized, hybrid and ambivalent discourses, which allows heterogeneous readings and subversive actions. <![CDATA[Políticas educativas: mobilização de conhecimentos e modos de regulação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto aborda os sentidos de prática, na relação com sentidos de teoria, presentes na elaboração de políticas para a formação inicial docente. Em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball, toma como fontes: Pareceres e Resoluções do CNE que propõem reformar essa formação, em nível superior; entrevistas com professoras de Licenciaturas em Ciências Biológicas; grades e ementas dos cursos. Na análise, atento aos elementos tradicionais e inovadores, evidencia sentidos de prática produzidos na relação com especificidades da área disciplinar e da cultura escolar, os quais compõem discursos recontextualizados, híbridos e ambivalentes, que permitem leituras heterogêneas e subversões.<hr/>The paper discusses senses of practice, in relation to senses of theory, in teacher education policy. In dialogue with the Cycle of Policies proposed by Stephen Ball, the paper focuses on: documents of the National Council of Education, which proposes reforming teacher education courses; interviews with teachers of Biological Sciences Degrees; and curriculum documents of courses. In the analysis, aware of the traditional and innovative elements, it evidences senses of practice produced in relation to the subject area specificities and to the school culture, composing recontextualized, hybrid and ambivalent discourses, which allows heterogeneous readings and subversive actions. <![CDATA[Aqui da coordenação…]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto aborda os sentidos de prática, na relação com sentidos de teoria, presentes na elaboração de políticas para a formação inicial docente. Em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball, toma como fontes: Pareceres e Resoluções do CNE que propõem reformar essa formação, em nível superior; entrevistas com professoras de Licenciaturas em Ciências Biológicas; grades e ementas dos cursos. Na análise, atento aos elementos tradicionais e inovadores, evidencia sentidos de prática produzidos na relação com especificidades da área disciplinar e da cultura escolar, os quais compõem discursos recontextualizados, híbridos e ambivalentes, que permitem leituras heterogêneas e subversões.<hr/>The paper discusses senses of practice, in relation to senses of theory, in teacher education policy. In dialogue with the Cycle of Policies proposed by Stephen Ball, the paper focuses on: documents of the National Council of Education, which proposes reforming teacher education courses; interviews with teachers of Biological Sciences Degrees; and curriculum documents of courses. In the analysis, aware of the traditional and innovative elements, it evidences senses of practice produced in relation to the subject area specificities and to the school culture, composing recontextualized, hybrid and ambivalent discourses, which allows heterogeneous readings and subversive actions. <![CDATA[Relação das defesas de mestrado realizadas no PPGE no período letivo 2013/1]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto aborda os sentidos de prática, na relação com sentidos de teoria, presentes na elaboração de políticas para a formação inicial docente. Em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball, toma como fontes: Pareceres e Resoluções do CNE que propõem reformar essa formação, em nível superior; entrevistas com professoras de Licenciaturas em Ciências Biológicas; grades e ementas dos cursos. Na análise, atento aos elementos tradicionais e inovadores, evidencia sentidos de prática produzidos na relação com especificidades da área disciplinar e da cultura escolar, os quais compõem discursos recontextualizados, híbridos e ambivalentes, que permitem leituras heterogêneas e subversões.<hr/>The paper discusses senses of practice, in relation to senses of theory, in teacher education policy. In dialogue with the Cycle of Policies proposed by Stephen Ball, the paper focuses on: documents of the National Council of Education, which proposes reforming teacher education courses; interviews with teachers of Biological Sciences Degrees; and curriculum documents of courses. In the analysis, aware of the traditional and innovative elements, it evidences senses of practice produced in relation to the subject area specificities and to the school culture, composing recontextualized, hybrid and ambivalent discourses, which allows heterogeneous readings and subversive actions. <![CDATA[Relação das defesas de doutorado realizadas no PPGE no período letivo 2013/1]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000500013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto aborda os sentidos de prática, na relação com sentidos de teoria, presentes na elaboração de políticas para a formação inicial docente. Em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball, toma como fontes: Pareceres e Resoluções do CNE que propõem reformar essa formação, em nível superior; entrevistas com professoras de Licenciaturas em Ciências Biológicas; grades e ementas dos cursos. Na análise, atento aos elementos tradicionais e inovadores, evidencia sentidos de prática produzidos na relação com especificidades da área disciplinar e da cultura escolar, os quais compõem discursos recontextualizados, híbridos e ambivalentes, que permitem leituras heterogêneas e subversões.<hr/>The paper discusses senses of practice, in relation to senses of theory, in teacher education policy. In dialogue with the Cycle of Policies proposed by Stephen Ball, the paper focuses on: documents of the National Council of Education, which proposes reforming teacher education courses; interviews with teachers of Biological Sciences Degrees; and curriculum documents of courses. In the analysis, aware of the traditional and innovative elements, it evidences senses of practice produced in relation to the subject area specificities and to the school culture, composing recontextualized, hybrid and ambivalent discourses, which allows heterogeneous readings and subversive actions.