Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720140001&lang=es vol. 23 num. 52 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A baixa remuneração dos professores: algumas repercussões no cotidiano da sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa investiga as repercussões da baixa remuneração dos docentes no cotidiano da sala de aula. Foram realizadas entrevistas intensivas com dez professores que atuam em escolas estaduais paulistas. A análise dos dados, baseada na abordagem qualitativa de pesquisa, indica que, por darem muitas aulas semanais, falta tempo para os professores estudarem e se atualizarem. Isto compromete o planejamento e a organização do trabalho; causa sofrimento e os leva a vivenciarem processos de precarização e intensificação no seu cotidiano. Tal situação impossibilita o maior investimento na profissão. Verifica-se assim, um acirramento na crise da profissão docente devido à baixa remuneração.<hr/>This research investigates the impact of low pay of teachers in the daily experience of the classroom. Intensive interviews were performed with ten experienced and committed teachers who work in schools in the state of São Paulo. The data analysis based on the qualitative research indicates that the teachers haven´t time to study and update because they give many classes weekly. This compromises the planning and organization of work; causes suffering; leads them to experience the process of precarious and intensification in their daily. This situation prevent largest investment in profession. There is therefore a worsening crisis in the teaching profession due to low salaries. <![CDATA[TALIS no Brasil, na Áustria e na Eslováquia: limites e viabilidade dos estudos comparados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados da pesquisa TALIS 2009(OCDE), tomando os dados relativos à Áustria ,ao Brasil e à Eslováquia. Destacamos para a análise aqueles dados relativos à formação e desenvolvimento de docentes, bem como dados relativos ao tempo de trabalho, tipo de vínculo contratual, suporte material oferecido pelas escolas e número de alunos por escola e por sala de aula. Procuramos, ainda, vincular nossas análises ao contexto capitalista de organização e gestão do Estado-Nação. A partir desses dados, indicamos as principais diferenças e similitudes, buscando refletir sobre as limitações e as contribuições da pesquisa TALIS.<hr/>The present paper has as goal to analyze the TALIS 2009 survey results (OECD), in particular focusing Austria, Brazil and Slovakia. We emphasize that data related with training and developing teachers, as well as data about hours of working, contractual situation, material support and number of students. We also linked our analysis to the capitalist context of organization and management of the Nation-State. From these data, we indicate the main differences and similarities, indicating the limitations and contributions of TALIS research. <![CDATA[Criatividade na pós-graduação stricto sensu: uma presença possível e necessária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Foram investigadas concepções de criatividade e procedimentos pedagógicos criativos, por meio de entrevistas com 20 estudantes e 20 professores de pós-graduação stricto sensu e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os entrevistados ressaltaram a importância da criatividade e apresentaram concepções relacionadas à inovação, quebra de padrões, vencer limites, solução de problemas e características de indivíduos criativos. Foram indicados vários procedimentos pedagógicos promotores da criatividade, embora também fossem apontadas diversas barreiras à criatividade no contexto universitário. Espera-se ter contribuído para o avanço do conhecimento sobre criatividade e ampliado o nível de conscientização da necessidade de sua presença na universidade.<hr/>We investigated conceptions of creativity and creative aching procedures, through interviews with 20 students and 20 teachers of higher education and the data were subjected to content analysis. Respondents stressed the importance of creativity and presented concepts related to innovation, break patterns, overcoming of limits, troubleshooting and characteristics of creative individuals. We observed several pedagogical procedures that promote creativity, although they were also appointed several barriers to creativity in the university context. It is expected to have contributed to the advancement of knowledge about creativity and expanded awareness of the need for its presence at the university. <![CDATA[Gestão das evasões estudantis nas licenciaturas no contexto do Reuni]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo se propõe a discutir aspectos da gestão acadêmica de cursos de licenciatura da UFMG com respeito à evasão discente. Essa discussão será feita com base em pesquisa realizada mediante aplicação de questionários aos coordenadores de cursos. Buscou-se identificar e analisar quais estratégias de combate da evasão discente foram utilizadas. O estudo levou à conclusão de que há um investimento pequeno das coordenações das licenciaturas da UFMG na gestão de estratégias voltadas ao combate da evasão discente a despeito da seriedade do problema. Constatou-se que cursos que se mostraram mais preocupados com o assunto registram queda expressiva na evasão.<hr/>This article aims to discuss aspects of the academic management in UFMG’s degree courses related to student’s evasion. This discussion will be based on research conducted through questionnaires answered by courses’ coordinators. We sought to identify and analyze what strategies to combat the students’ dropout used by the university. The study led to the conclusion that there is still a small investment of coordination in UFMG’s courses aimed to combat students’ evasion despite the seriousness of the problem. It was also found that courses that were more concerned with the problem had a significant drop in evasion. <![CDATA[Educação ambiental na gestão ambiental pública brasileira: uma análise da SEMA ao ICMBio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente artigo resgatamos o histórico da educação ambiental na gestão pública do ambiente, no período compreendido entre a criação da Secretaria Especial de Meio Ambiente, em 1973, e a criação do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade, em 2007, objetivando demonstrar aspectos político-ideológicos em disputa no processo de institucionalização do campo em foco. Para isso, utilizou-se a análise de documentos oficiais federais e depoimentos de sujeitos protagonistas desse período. Ao final, concluímos que a construção da educação ambiental na gestão ambiental pública, apesar dos desmontes em suas estruturas estatais, se mostrou efetiva, contribuindo para a luta por justiça ambiental e social no Brasil.<hr/>This article presents the history of environmental education in public environmental management, considering the period between the creation of Secretaria Especial do Meio Ambiente, 1973 and the creation of Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade, 2007. The objective was to demonstrate the ideological and political aspects in dispute during the process of federal institutionalization of the focused field. Thus, we considered the analysis of federal official documents and narratives of the protagonist subjects for the mentioned period. In the end, it was concluded that a structure of environmental education, in the process of environmental management was effective, providing relevant contributions for environmental and justice struggle in Brazil. <![CDATA[Fronteiras da identidade docente: marcas de sua redefinição em Mato Grosso (1963-1971)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute as transformações na identidade das professoras primárias ocorridas em Mato Grosso, entre 1963 e 1971. A consulta a documentos oficiais, anais de congressos, legislação, jornais, depoimentos de professoras e à bibliografia produzida por autores mato-grossenses do período em estudo delineou as novas fronteiras da identidade docente, interpretadas como integrantes do processo de configuração de um campo profissional. A partir de então, em Mato Grosso, o exercício do magistério no ensino primário passou a ser orientado por saberes específicos e práticas legitimadas, que tomavam a formação qualificada para a docência como parâmetro para revisão de direitos e salários.<hr/>This article discusses the changes in the identity of primary teachers in Mato Grosso, in the years 1963 and 1971. Consultation to official documentation, conference proceedings, legislation, journals, testimonies of teachers in the 1960s and some bibliography produced by authors from Mato Grosso in that period has outlined the new borders of teacher identity. They are interpreted as part of the process which established a professional field in which the practice of teaching in primary education became to be oriented by specific knowledge and practices legitimized. These knowledge and practices were considered the qualified training to teaching as parameter for review of rights and wages. <![CDATA[O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa o processo de formação e profissionalização da atividade docente no Brasil e em Portugal no final do século XIX, por meio do exame de impressos pedagógicos publicados nos dois países. No caso brasileiro, elegeu-se a revista O Ensino Primário: Revista mensal consagrada aos interesses do ensino e redigida por professores primários, entre 1884 e 1885 e no caso português selecionou-se O Ensino: Revista d’Instrução Primaria (1885-1890), cujo diretor, Theophilo Ferreira, se consagrou não só como professor primário e diretor da Escola Normal de Lisboa, mas como político cujas ações se voltaram para defender os interesses dos obreiros do progresso, como ele se referia aos docentes que atuavam nesse grau de ensino.<hr/>This article analyses the process of training and professionalization of teaching activity in Brazil and Portugal in late 19th century by assessing educational publications from both countries. In Brazil, the selected material was the journal entitled O Ensino Primário: Revista mensal consagrada aos interesses do ensino e redigida por professores primários equivalent to ‘Primary Instruction: a monthly journal written by and directed towards the interests of primary teachers published between 1884 and 1885. From Portugal, the selected publication was O Ensino: Revista d’Instrucção Primaria Teaching: The Primary Instruction Journal, published between 1885 and 1890, whose editor Theophilo Ferreira, was acknowledged not only for his performance as a primary teacher and principal of the Teacher Preparation School of Lisbon but also as a politician whose actions aimed to defend the interests of the laborers of progress - as he labeled primary teachers. <![CDATA[A construção da identidade docente entre 1944 a 1962 no Grupo Escolar Minas Gerais em Uberaba (MG)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo se utiliza das atas das reuniões pedagógicas realizadas entre 1944 a 1962 no Grupo Escolar Minas Gerais, situado em Uberaba-MG, trazendo diversas normas e prescrições impostas ao professorado, que era constituído exclusivamente por mulheres. Estas normas tinham o intuito de manter a boa ordem do estabelecimento escolar e também controlar o comportamento das professoras de acordo com o perfil idealizado para o exercício do magistério. Embora esteja focado em um grupo escolar específico, este trabalho quer somar-se a outros estudos relacionados ao gênero e profissão docente, oferecendo elementos para compreender a construção da identidade deste profissional.<hr/>This article uses the minutes of pedagogical meetings held between 1944 and 1962 at Minas Gerais School, located in Uberaba-MG, with the aim of analyzing the rules and regulations imposed to the teaching staff, which was formed exclusively by women. These rules had the purpose of keeping good order of the school and also controlling the behavior of the teachers according to the profile idealized for the practice of mastership. Although it is focused on a specific school group, this study is intended to join other studies related to gender and teaching profession, offering insight to understand the formation of the identity of this professional. <![CDATA[O enfoque educativo no rastro da constituição dos museus de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho objetivou percorrer a constituição dos museus de ciências pelos séculos XVII ao XXI, sem a pretensão de esgotar o assunto, entendendo que essas instituições produzem discursos sobre a Ciência e a Educação. As mudanças mais evidentes nesses espaços dizem respeito ao acesso do público, à especialização temática, à forma de expor os objetos e à maneira de conceber a relação museu-público. O discurso científico veiculado por essas instituições remonta à superioridade da Ciência perante outros saberes, já o discurso pedagógico nesses espaços reflete uma concepção para além da educação escolarizada, e se associam à formação cultural dos indivíduos.<hr/>This study aimed to traverse the constitution of science museums by centuries XVII to XXI, without pretending to exhaust the subject, understanding that these institutions produce discourses about science and education. The most obvious changes in these spaces relate to public access, the thematic specialization, how to expose the objects and the way of conceiving the relationship public-museum. Scientific discourse conveyed by these institutions discloses the superiority of science knowledge to others. The discourse on education in these areas reflects a conception beyond school education because these places are associated with cultural background of individuals. <![CDATA[A educação como política pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho objetivou percorrer a constituição dos museus de ciências pelos séculos XVII ao XXI, sem a pretensão de esgotar o assunto, entendendo que essas instituições produzem discursos sobre a Ciência e a Educação. As mudanças mais evidentes nesses espaços dizem respeito ao acesso do público, à especialização temática, à forma de expor os objetos e à maneira de conceber a relação museu-público. O discurso científico veiculado por essas instituições remonta à superioridade da Ciência perante outros saberes, já o discurso pedagógico nesses espaços reflete uma concepção para além da educação escolarizada, e se associam à formação cultural dos indivíduos.<hr/>This study aimed to traverse the constitution of science museums by centuries XVII to XXI, without pretending to exhaust the subject, understanding that these institutions produce discourses about science and education. The most obvious changes in these spaces relate to public access, the thematic specialization, how to expose the objects and the way of conceiving the relationship public-museum. Scientific discourse conveyed by these institutions discloses the superiority of science knowledge to others. The discourse on education in these areas reflects a conception beyond school education because these places are associated with cultural background of individuals. <![CDATA[Avaliação trienal 2013: resultados e perspectivas 2013 triennial evaluation: results and prospects]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho objetivou percorrer a constituição dos museus de ciências pelos séculos XVII ao XXI, sem a pretensão de esgotar o assunto, entendendo que essas instituições produzem discursos sobre a Ciência e a Educação. As mudanças mais evidentes nesses espaços dizem respeito ao acesso do público, à especialização temática, à forma de expor os objetos e à maneira de conceber a relação museu-público. O discurso científico veiculado por essas instituições remonta à superioridade da Ciência perante outros saberes, já o discurso pedagógico nesses espaços reflete uma concepção para além da educação escolarizada, e se associam à formação cultural dos indivíduos.<hr/>This study aimed to traverse the constitution of science museums by centuries XVII to XXI, without pretending to exhaust the subject, understanding that these institutions produce discourses about science and education. The most obvious changes in these spaces relate to public access, the thematic specialization, how to expose the objects and the way of conceiving the relationship public-museum. Scientific discourse conveyed by these institutions discloses the superiority of science knowledge to others. The discourse on education in these areas reflects a conception beyond school education because these places are associated with cultural background of individuals.