Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720140002&lang=pt vol. 23 num. 53 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Descolonização e direitos humanos na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto é um estudo associado a um ensaio crítico sobre a trajetória e as perspectivas dos Direitos Humanos, pelo viés da Educação. Inicialmente, recolhe contribuições de sistemas míticos, religiosos, culturais e políticos para o desenvolvimento dos Direitos Humanos na História, até 1948. Em seguida, estabelece um diálogo crítico com o posicionamento de Boaventura de Sousa Santos sobre a questão da universalidade e culturalidade dos Direitos Humanos. Finalmente, propõe alguns critérios de qualidade da educação para que a mesma possa contribuir para a superação dos colonialismos e para a efetivação e ampliação dos Direitos Humanos na História.<hr/>This paper is a study and a critical essay on the course and the future of Human Rights, from the point of view of Education. Initially, it reviews some concepts and practices from mythical, religious, cultural and political systems towards the development of Human Rights in History, up to 1948. Further, it explores a critical dialogue with Boaventura de Sousa Santos about the question of universality and culturality of Human Rights. Finally, it proposes some criteria about what quality in education should be in order to contribute to overcoming colonialisms and enhancing Human Rights in History. <![CDATA[Interculturalidad y descolonización del saber: el caso de las relaciones entre el saber y el poder, en el contexto de la Globalización]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La interculturalidad es el reconocimiento mutuo de las culturas, sin jerarquía y condiciones para preparar el análisis de la descolonización del saber y del poder que le es inherente. El proceso histórico consistió en la dominación socio-cultural y político-económico que no respete la biodiversidad o diversidad cultural. La relación entre el conocimiento local y el conocimiento universal es la referencia para que la agenda de la descolonización en la educación revaloriza lenguas y culturas y se adapta a sus posibilidades con el contexto global, ya que las nuevas generaciones de la conquista de las visiones del mundo, sistemas de valores y fundamentos para la construcción de su propio conocimiento.<hr/>Interculturality is the mutual acknowledgement of cultures without hierarchies. It set ups the conditions to prepare the analysis of decolonization of knowledge and power inherent to it. The historical process consists of socio-cultural and politico-economical domination that doesn’t respect biodiversity or cultural diversity. The link between local knowledge and universal knowledge is the reference so decolonization in education revalues languages and cultures and adapts to its possibilities in global context taking into account revaluation of other visions of the world, value system and foundations to build its own knowledge. <![CDATA[Razão, corpo, existência e formação em Merleau-Ponty: contribuições para a descolonialidade do fazer pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo é apresentado um estudo sobre razão, corpo, existência e formação no pensamento de Merleau-Ponty e suas contribuições para a descolonialidade do fazer pedagógico. Merleau-Ponty nos apresenta um grande desafio: o de romper com os dualismos que dicotomizam a compreensão sobre o ser humano. Para esse filósofo, o homem é um ser de totalidade e é dessa forma que deve ser compreendido. O ponto de partida da nossa reflexão é a noção de razão como razão encarnada no mundo da vida (Lebenswelt) que rompe com a concepção de razão instrumental. A partir daí desenvolvemos nossa reflexão sobre corpo, existência, formação e suas contribuições para a descolonialidade do fazer pedagógico.<hr/>In this article presents a study on reason, body, existence and formation in Merleau-Ponty’s thought and his contributions for the decoloniality of pedagogical making. Merleau-Ponty presents us a great challenge: to break with the dualisms that dichotomize understanding about human being. For this philosopher, man is a being of totality and so must be understood. The starting point of our reflection is the notion of reason as reason embodied in the life world (Lebenswelt) that breaks with the conception of instrumental reason. Thenceforth, we developed our reflection on body, existence, formation and its contributions for the decoloniality of pedagogical making. <![CDATA[A proposta de uma fenomenologia-pedagógica afro-ibérica-ameríndia latino-americana: impossibilidades ou possibilidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O desenho de uma pedagogia afro-ibérica-ameríndia latino-americana destaca duas linguagens. O ponto de partida está na análise da influência do platonismo e do neoplatonismo. Na América Latina, essa influência foi importante, com um registro antropocentrado. Com seus símbolos, ritos, monumentos e construções, essa tradição compõe o leque de aspectos que definem padrões culturais e estilos de vida, valores e modos de justificar crenças, ideologias, pontos de vista, entre outros aspectos. A alternativa destaca o valor intrínseco da vida e, por isso, a mudança se caracteriza em assegurar co-autoria ao sujeito pronominal, seja ele humano, não humano ou objeto.<hr/>The design of a Latin American Afro-Iberian-Amerindian pedagogy highlights two languages. The starting point is the analysis of the influence of Platonism and the Neoplatonic. In Latin America, this influence had a major role in political and cultural history and philosophical, with a record extremely anthropocentric. With its symbols, rites, monuments and buildings, this tradition makes up de range of aspects that define cultural patterns and life styles, values and ways of justifying our beliefs, ideologies, points of view, among other things. The alternative highlights the intrinsic value of life and the change is characterized mainly in ensuring co-authored to the pronominal subject, being it human, non-human or object. <![CDATA[Descolonialidade e direitos humanos dos povos indígenas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo trata dos direitos dos povos indígenas brasileiros. Começa com a abordagem dos direitos reconhecidos na Constituição Federal de 1988 que suplantou o paradigma colonial da negação, para fundar o período do reconhecimento dos direitos diferenciados à identidade, subjetividade, comunidade, sociedade, territorialidade e autodeterminação. Discorre sobre a nova cidadania indígena descolonizada, ativa e criativa decorrente do reconhecimento constitucional das múltiplos modos de ser, fazer e viver que configuram os direitos culturais coletivos indígenas.<hr/>This article deals with the right sof indigenous Brazilians. Begins with the approach of the rights recognized in the Constitution of 1988 which supplanted the colonial paradigm of denial, to establish the period of recognition of rights differentiated identity, subjectivity, community, society, territory and self-determination. Discusses the new indigenous citizen ship de colonized, active e and creative due to the constitutional recognition of multiple ways of being, doing and living that shape collective indigenous cultural rights. <![CDATA[Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem o fito de interpretar os gêneros literários e sua conjunção com a ludicidade, oferecendo aos leitores, pesquisadores e militantes da educação escolar, uma ferramenta pedagógica. Balizados em teóricos do brinquedo, jogo e brincadeira incluindo Benjamin, Château, Huizinga, Brougère, Sutton-Smith, Manson, Jones e Gomes, encaminha uma sugestão de atividades, amparadas pela sua autonomia literária, quando se supõe aplicadas às crianças da Educação básica. O método sugere experiências, à guisa de workshop, já testado com professores e crianças no seu labor pedagógico. O resultado é um registro de sensações positivas e aprendizagens com atividades lúdicas nesses espaços educacionais.<hr/>The text has the intention of interpreting literary genres and their conjunction with playfulness, offering readers, researchers and advocates of school education, a pedagogical tool. Supported by toy, game and play theoretical, as Benjamin, Château, Huizinga, Brougère, Sutton-Smith, Manson, Jones and Gomes, forward a suggestion of activities, anchored by its literary autonomy, when it supposes applied to children of Basic Education. The method suggests experiences by the process of workshop, already tested with teachers and children in their educational work. The result is a record of positive feelings and learning with educational play activities in these spaces. <![CDATA[Educação e antropologia: interfaces a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigotem como propósito explorar algumas articulações entre Antropologia e Educação a partir de inspirações retiradas do ensaio de Merleau-Ponty intitulado DeMauss a Claude Lévi-Strauss. Pensar as conexões e interfaces entre Educação e Antropologia, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, remete a noções como as de identidade, corpo e pessoa, cultura e natureza. A ideia é propor algumas implicações para pensar os regimes de saberes kaiowá e guarani, o que pode ser útil para melhor entender as consequências e os modos de apropriação dos programas institucionais de escolarização, implantados em suas comunidades.<hr/>This article explores some of the articulations between Anthropology and Education on the basis of reflections inspired by a Merleau-Ponty essay entitled From Mauss to Claude Lévi-Strauss. Thinking in terms of connections and interfaces between Education and Anthropology, starting from Merlau-Ponty’s phenomenological perspective, leads to notions such as identity, body and person, culture and nature. The idea is to propose some implications to be able to think in terms of Kaiowa and Guarani patterns of knowledge, which could be useful to better understand the consequences and forms of appropriation of the institucional schooling programmes set up in their communities. <![CDATA[A dimensão pedagógica da alegoria carnavalesca no cinema negro enquanto arte de afirmação ontológica da africanidade: pontos para um diálogo com Merleau-Ponty]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dimensão pedagógica da verticalidade coletiva dos folguedos percebida na dinâmica lúdica procissional.2 Em que defesa e proteção são estruturantes na linguagem da escola de samba, concorrendo ao comportamento coreográfico, de resistência. O cinema negro constitui afirmação da imagem positiva da africanidade. Fenômeno que sugere sintaxe na alegoria carnavalesca de dimensão pedagógica. Demandas percebidas na perspectiva de diálogo com Merleau-Ponty, mostrando a razão do outro em Ponty é austeridade do cinema negro.<hr/>Pedagogical dimension of verticality of collective folguedos perceived in processional playful dynamic. The defense and protection are structuring the language of the samba school, contributing to the choreography and a behavior of resistance. The black film is affirmation of the positive image of Africanisms. This phenomenon suggests syntax of the carnivalesque allegory in a pedagogical dimension. These demands perceived from the perspective of dialogue from Merleau-Ponty, showing that the reason of the others in Ponty is the austerity of black cinema. <![CDATA[Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a representação social da deficiência na cultura Guarani e Kaiowá, em aldeias da região da Grande Dourados-MS. Trata-se de pesquisa etnográfica ancorada nos Estudos Culturais para compreender as relações, os significados, atitudes e crenças dessas comunidades indígenas acerca do fenômeno deficiência. Participaram das entrevistas abertas: idosos, lideranças indígenas, antropólogos e familiares. Os resultados indicam a busca pelo diálogo intercultural e visualizam, ainda que de forma incipiente, soluções e melhores expectativas quanto ao desenvolvimento e sobrevivência da criança indígena com deficiência.<hr/>This article deals with the social representation of deficiency in Kaiowá and Guarani culture, experience the Indian villages of Greater Dourados, MS. This is ethnographic study and the theoretical frameworks used are the Cultural Studies, perspective designed to discover the relationships, the assignment of meanings, attitudes and beliefs of the indigenous communities on the subject of deficiencies. Those who participated of the open interviews were: older people, indigenous leaders, anthropologist and family members. The results indicate the search for intercultural dialogue, cultural changes in the way deficiencies were seen and coped with, and reveal that, although still in the beginning stages, there is a better outlook for the care and survival of indigenous children with deficiencies.