Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720140004&lang=es vol. 23 num. 54 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Diversidade de alunos: o caso da USP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A expansão do Ensino Superior foi acompanhada pelo aumento da evasão. Esta tem sido relacionada, principalmente, a características discentes preditoras; alterações curriculares poderiam reverter as taxas atuais. Nesse contexto, estudantes têm sido considerados como categoria única, homogeneizada pelo vestibular. Na Universidade de São Paulo, por exemplo, os estudantes são tratados por alunos USP. A fim de verificar os perfis de ingressantes dos cursos de Engenharia, Odontologia e Pedagogia, comparamos qualitativamente respostas ao questionário do Manual da FUVEST de 2007 a 2009. Os resultados indicaram perfis diversos que deveriam ser considerados em mudanças curriculares que visem a melhoria do Ensino Superior.<hr/>The expansion of Higher Education was followed by dropout increase. This was related, mostly, to predictors characteristics of students; curricular changes would revert the current rates. In this context, students have been considered as a unique category, homogenized by the selective process. At University of São Paulo, e.g., the students are treated by USPs students. In order to verify the profiles of freshmen in Engineer, Dentistry and Pedagogy, we compared qualitatively the answers to the questionnaire of Manual da FUVEST from 2007 to 2009. The results indicated several profiles which would be essential in the curricular changes in Higher Education. <![CDATA[O lugar da pesquisa e da produção didática na região Sul do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os resultados apresentados fazem parte de um estudo mais abrangente sobre o objeto pesquisado.O objetivo foi determinar o lugar da pesquisa e da produção Didática na região Sul do Brasil.Os dados foram coletados numa base de dados em SQL Server e tratados com Excel. Chega-se à conclusão que se pesquisa e publica muito sobre os fundamentos da Didática, mas que as pesquisas e publicações sobre a intervenção educativa para transformar o processo de ensino-aprendizagem são escassas. Conjetura-se que isso pode ajudar a explicar os problemas constatados na formação dos professores e na qualidade da aprendizagem dos alunos.<hr/>The results shown are part of a wilder study about researched object. The objective was to determine the place of the Didactic research and production in the South region of Brazil. Data have been collected from a database in SQL Server and treated with Excel. One arrives at conclusion that one researches and publishes very much about Didactics fundaments, but researches and publications about educative intervention for transforming teaching-learning process are scarce. One conjectures that it may help to explain problems found in the teachers´ formation and also in the quality of students´ learning. <![CDATA[Aceleração de educandos com potencial superior: onde estão as barreiras?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A aceleração para educandos com potencial superior não é vista como forma de atendimento de maneira satisfatória, condição essa apresentada pelos baixos índices de matrículas na rede escolar brasileira. Este artigo objetiva discutir sobre a aceleração dos educandos com potencial superior; destacando os viéses legal e administrativo, como também, a produção publicada em periódicos e bancos de dados. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e a documental. Os resultados mostram que há garantias legais para a aceleração, mas, os procedimentos administrativos dos sistemas escolares são entraves para que se efetive, bem como, a baixa produção de publicações acadêmicas.<hr/>The acceleration for students with high potential isn’t seen as the way of satisfactory educational service; condition presented by the low enrollments in the Brazilian school system. This paper aims to discuss about the acceleration of more able students bringing out the legal and administrative scopes, also, the publication on the periodic and databases. The methodology used was the bibliographical and documental. The results show that there are legal guaranties for acceleration, but the administrative procedures of school systems are barriers to the acceleration gets effective as well as the low academic publication. <![CDATA[Poder, resistência e indisciplina escolar: a perspectiva docente sobre os comportamentos transgressores dos alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta exposição tem por objetivo apresentar algumas análises sobre as articulações dos saberes e práticas docentes no enfrentamento da indisciplina escolar. Foram examinados relatos de professores de uma escola pública da cidade de Cruzeiro do Sul-AC tendo como referência Foucault, Maffesoli e Freud, que tratam os comportamentos transgressores como produtos da dinâmica social e fontes de resistência ao totalitarismo. Os resultados foram: verificação de que não há como eliminar a indisciplina, pois ela é fruto das relações de poder próprias da escola; a postura moderada e democrática do professor pode amenizar os mal-estares e tensões da sala de aula.<hr/>This exhibition aims to present some analysis on the joints of knowledge and teaching practices in confrontation with the school indiscipline. We examined reports of teachers at a public school in the city of Cruzeiro do Sul-AC with reference in Foucault, Maffesoli and Freud, that treat offenders behaviors as products of social dynamics and sources of resistance to totalitarianism. The results were: verification that there is no way to eliminate indiscipline, because it is the result of power relations own school; moderate and democratic teacher’s posture can ease the discomforts and tensions of the classroom. <![CDATA[As relações entre a construção da abstração reflexionante e o conhecimento social: um estudo psicogenético]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desse artigo foi investigar a construção da abstração reflexionante e relacioná-la à construção do conhecimento social. Para tanto, foram aplicados, a 60 estudantes, entre dez e 16 anos, dois instrumentos metodológicos: a) prova da construção das superfícies e perímetros dos retângulos, b) entrevista clínica sobre a origem da Terra e da vida. Os principais resultados apontam que os participantes se apresentaram em níveis mais elementares na construção da abstração reflexionante e na construção do conhecimento social, apesar da idade e escolarização avançadas. A análise estatística evidenciou uma relação altamente significativa entre a construção da abstração e do conhecimento social.<hr/>This article aims to investigate the construction of reflective abstraction and relate it to the construction of social knowledge. So, two methodological tools were applied to 60 students aged between ten and 16 years: a) evidence of the construction of surfaces and perimeters b) clinical interview about the origins of Earth and life. The main results show that participants were presented at more elementary levels of constuction of reflective abstraction and contruction of social knowledge despite the advanced age and schooling. Statistical analysis revealed a highly significant relationship between the constuction of abstraction and social knowledge. <![CDATA[Financiamento, oferta, gestão educacional e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho investiga como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Para tanto, utilizou-se uma abordagem exploratória e descritiva elegendo as dimensões financiamento, oferta, gestão educacional e controle social (Fogecs) como grupos categóricos. Os resultados obtidos demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social.<hr/>This research aims to investigate actions of monitoring and social control by Instances of Social Control (ICS) of the accounting fund responsible for the financial support of basic education (Fundeb). It uses an exploratory and descriptive approach guided by techniques as strategies for identification and correlation of the practices implemented by the ICS with the categorical groups proposed in the study related to categories financing, offer, educational management and social control (Fogecs). It searches inferences regarding the role and contribution this collegiate retains symmetry with the financing dimension and asymmetries in relation to the offer, educational management and social control dimensions. <![CDATA[Sujeitos indígenas Bakairi: como se apresentam e como são vistos nos ambientes escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa teve como objetivo analisar como os Bakairi são vistos e como se apresentam nos eventos escolares no município de Paranatinga-MT. Os Bakairi, nas poucas possibilidades de serem vistos, nas escolas ou eventos cívicos, reforçam sua identidade índio-brasileiro por meio das características que acreditam, os Bakairi e os Karaiwa, como modo de ser do índio original. Há grande distância entre os alunos indígenas e os alunos não indígenas das escolas do município onde residem os Bakairi. Conclui-se que os Bakairi se veem/apresentam e são vistos, enquanto índios, enquanto civilizados e enquanto índio-civilizado.<hr/>This research aimed to examine how Bakairi are viewed and how they present themselves at school events in the city of Paranatinga-MT. The Bakairi, during the few possibilities of being seen at schools or civic events, reinforce their Indian-Brazilian identity through the characteristics they believe, the Bakairi and the Karaiwa, so as to be the original Indian. There is a big offset between indigenous and non-indigenous students school children in the municipality where the Bakairi live. One brings to a conclusion that the Bakairi people see/present themselves or are seen as Indians, whereas civilized and Indian-civilized. <![CDATA[A importância do mito na aprendizagem: outra possibilidade de ensinar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo interpreta narrativas míticas do povo Panará elucidando a sua dimensão pedagógica na formação de ideias, valores e sentimentos ligados à natureza. Apreende-se a percepção de que os humanos e não-humanos partilham a condição de sujeito, diferente do antropocentrismo impresso na cosmologia das sociedades industriais. Sob a fenomenologia de Merleau-Ponty e o interpretativismo de Clifford Geertz é revelado como o mito ensina significados que são incorporados na relação com o mundo, configurando uma diferente epistemologia. Panará é um povo indígena do tronco linguístico Jê, habitante da Terra Indígena Panará, em Guarantã do Norte (MT) e Altamira (PA).<hr/>This article interprets mythical narratives of Panará people elucidating its pedagogical dimension in formation of ideas, values and feelings related to nature. Seizes the perception that humans and non-humans share the condition of subject, as opposed to anthropocentrism printed in the cosmology of industrial societies. In the phenomenology of Merleau- Ponty and Clifford Geertz interpretativism are revealed how myth teaches meanings that are embedded in the relationship with the world, configuring a different epistemology. Panará is an indigenous people of Jê linguistic stem, inhabitant of the Panará indigenous land in Guarantã do Norte (MT) and Altamira (PA). <![CDATA[Relações entre educação ambiental e educação física: um estudo na rede municipal de ensino de Curitiba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute relações pedagógicas da Educação Ambiental (EA) com a Educação Física (EF) e objetiva socializar uma pesquisa com educadores do Ensino Fundamental de uma escola pública, nessa perspectiva. Realizou-se um estudo de caso quanto ao Projeto Escola & Universidade Unir Esforços para a Sustentabilidade de uma Comunidade, levantando-se os dados mediante entrevistas semi-estruturadas com a docente de EF, observação das aulas e análise documental. O tratamento dos dados embasou-se no método de análise de conteúdo. Os resultados indicaram um trabalho inovador e criativo nas relações entre EA e EF, entretanto há necessidade de avanços nessa dimensão do processo educativo.<hr/>The article discusses pedagogical relations of Environmental Education and Physical Education, in view of socializing the results of a research among educators from a primary public school. It was conducted a case-study on the Project School & University - Unifying Efforts toward a Community’s Sustainability. Data were collected by means of semi-structured interviews with the Physical Education teacher, classroom observations and documental analysis; data treatment followed the content analysis method and results brought about an innovative as creative work relating the two focused areas. Nevertheless, disclosed achievements call for advances in the considered dimension of the educative process within the selected school level. <![CDATA[Escola primária no estado do Rio de Janeiro: expansão e transformações (1930 a 1954)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo de uma análise dos projetos republicanos de educação escolar engendrados até meados da década de 1930 pelos governos fluminenses, no artigo discutimos o processo de expansão do ensino primário no Estado do Rio de Janeiro, no período de 1930-1954, focalizando a demanda por grupos escolares no governo de Amaral Peixoto. A pesquisa está centrada nas ações governamentais, contando com um corpus documental composto por fontes oficiais. O trabalho corrobora a hipótese de que a expansão expressiva de escolas primárias nas décadas de 1940-1950 foi resultado de esforços articulados envolvendo diferentes instâncias dos poderes públicos e as populações locais.<hr/>This study investigated the process of the primary education expansion between the years of 1930 and 1954, based on an analysis of the educational projects the government of Rio de Janeiro State engendered until mid 1930’s. The research was focused on the government actions, thus, we counted on a corpus of documents composed of official sources, aiming at the demands for schools called grupos escolares during Amaral Peixoto’s administration. The study supports the hypothesis that the significant expansion of primary schools within the decades of 1940 and 1950 was the result of articulated efforts involving different government agencies and local population. <![CDATA[Colégio São José: a educação confessional da Congregação Estigmatina no Pontal Mineiro (1940-1971)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tratamos aqui da história do Colégio São José, instituição de ensino confessional direcionada à formação de meninos, filhos de famílias privilegiadas da região do Pontal de Minas Gerais, no período entre 1940 e 1971. A criação desse colégio se deu em contexto de multiplicação das missões religiosas pelo mundo, e de presença da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo no país. Além do estudo bibliográfico, consultamos jornais, atas, fontes iconográficas e orais, o que possibilitou compreender aspectos da política educacional da época, da cultura escolar e da proposta pedagógica que subsidiaram a educação promovida por essa escola.<hr/>In this paper we discuss the history of São José school, a confessional institution directed for boys education, sons of privileged families from region of Pontal of Minas Gerais, between 1940 and 1970. The creation of this school was in the context of multiplication of religious missions throughout the world, and the presence of the Congregation of Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo at Brazil. Besides the bibliographical study, we consulted newspapers, minutes, oral and iconographic sources, which enabled us to understand aspects of education policy, the school culture and pedagogical practices that support this educational process. <![CDATA[Do direito à educação em Pernambuco à luz das constituições brasileiras e dos censos demográficos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho busca avaliar o grau de efetivação do direito à educação no Estado de Pernambuco em confronto com o Estado de São Paulo e o Brasil como um todo, tendo como referência as normas das sucessivas constituições e tendo por base as informações educacionais dos censos demográficos. Distinguindo três períodos (da Constituição de 1824 ao Censo de 1890; deste ao Censo 1950e deste último ao Censo de 2010), a avaliação pôs em evidência a desigualdade educacional que se foi estabelecendo entre Pernambuco e São Paulo a partir do final do século XIX.<hr/>The article seeks to assess the degree to which the right to education has been implemented in the state of Pernambuco by comparing it to the state of São Paulo and Brazil as a whole. For this purpose, it also refers to the norms contained in the successive Brazilian constitutions and the educational information available in the demographic censuses. Distinguishing three periods (from the constitution of 1824 to the census of 1890; from the latter to the census of 1950 and from the latter to the census of 2010), the assessment shows the educational inequality between Pernambuco and São Paulo that has become established since the end of the 19th century. <![CDATA[Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é consequência de uma investigação a cujos dados fizemos análise inferencial das categorias, entendida como técnica sistemática de análise de dados qualitativos, para reduzir um conjunto de dados a um conceito significativo que o representa para entendimento racional. Investigar quais as categorias de análise que fundamentam e representam os argumentos de defesa da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza foi nosso objetivo e interpelação. O resultado obtido se constitui em dez categorias de análise e cerca de 13 categorias temáticas.<hr/>This article is the result of an investigation whose data we inferential analysis of the categories, understood as a systematic method for qualitative data analysis, to reduce a data set to a significant concept that represents it for rational understanding. Our goal and interpellation was to investigate which categories of analysis substantiate and account for the defense arguments to insert History and Philosophy of Science in the teaching of natural sciences. The result obtained comprises ten analysis categories with reference to 13 subjects. <![CDATA[Por una universidad democrática: escritos sobre la universidad y los movimientos universitarios (1965-2009)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é consequência de uma investigação a cujos dados fizemos análise inferencial das categorias, entendida como técnica sistemática de análise de dados qualitativos, para reduzir um conjunto de dados a um conceito significativo que o representa para entendimento racional. Investigar quais as categorias de análise que fundamentam e representam os argumentos de defesa da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza foi nosso objetivo e interpelação. O resultado obtido se constitui em dez categorias de análise e cerca de 13 categorias temáticas.<hr/>This article is the result of an investigation whose data we inferential analysis of the categories, understood as a systematic method for qualitative data analysis, to reduce a data set to a significant concept that represents it for rational understanding. Our goal and interpellation was to investigate which categories of analysis substantiate and account for the defense arguments to insert History and Philosophy of Science in the teaching of natural sciences. The result obtained comprises ten analysis categories with reference to 13 subjects. <![CDATA[Nicanor Palhares Sá: uma homenagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972014000400016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é consequência de uma investigação a cujos dados fizemos análise inferencial das categorias, entendida como técnica sistemática de análise de dados qualitativos, para reduzir um conjunto de dados a um conceito significativo que o representa para entendimento racional. Investigar quais as categorias de análise que fundamentam e representam os argumentos de defesa da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza foi nosso objetivo e interpelação. O resultado obtido se constitui em dez categorias de análise e cerca de 13 categorias temáticas.<hr/>This article is the result of an investigation whose data we inferential analysis of the categories, understood as a systematic method for qualitative data analysis, to reduce a data set to a significant concept that represents it for rational understanding. Our goal and interpellation was to investigate which categories of analysis substantiate and account for the defense arguments to insert History and Philosophy of Science in the teaching of natural sciences. The result obtained comprises ten analysis categories with reference to 13 subjects.