Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720150001&lang=es vol. 24 num. 55 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta da editora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Teaching reading in Brazil and its theoretical and methodology fundaments]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo apresenta reflexões de uma pesquisa sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que balizaram o ensino da leitura no Brasil, no período de 1500 a 2011. Metodologicamente, se configura como uma análise bibliográfica e, teoricamente, se embasa no referencial de autores que vêm discutindo a referida temática. A análise permitiu identificar métodos e modelos de ensino da leitura que foram criados ao longo da história do desenvolvimento do ensino, como essas abordagens compreendiam a linguagem e sua apropriação e a que tipo de leitor visavam formar.<hr/>This article presents reflections of a survey on the theoretical and methodological foundations that guided the teaching of reading in Brazil, in the period 1500-2011. Methodological, appears as a literature review and, theoretical, was grounded in the framework of authors who have discussing said topic. The analysis identified methods and models of teaching reading that were created throughout the history of the development of education, how these approaches understand the language and its ownership and the type of player that aimed to form. <![CDATA[Investigation on the school and its surroundings: bibliographic study of national productions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100033&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica sobre a relação entre a escola e seu entorno social. Foram analisados 170 trabalhos publicados na CAPES e SCIELO entre as décadas 1990 e 2010. Além da frequência de trabalhos por ano de produção, região geográfica e metodologia utilizada, organizou-se temáticas a partir da análise dos temas e objetivos dos trabalhos selecionados, discutindo-se os principais resultados apresentados. Evidenciou-se a preocupação com a problemática, em especial a relação entre escola-família, e a atualidade do debate, bem como a preocupação de educadores e comunidade com a questão na busca da melhoria da escola.<hr/>This study presents the result of a bibliographic research concerning the relationship between the school and its neighborhood. There have been selected 170 works produced from 1990 to 2010 and published on CAPES and SCIELO. Besides the frequency of works by production year, geographic region and methodology used, this study defined categories based on the objectives of the selected works. It was possible to observe a preoccupation with the debate,especially the relationship between schools and families, as well as the concern of educators and the community about the issue, aiming to obtain improvements for the school. <![CDATA[Biography education in distance education: training strategy and identity construction in the pedagogy course]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100057&lng=es&nrm=iso&tlng=es This article resulted from collaborative research held in a blended Pedagogy Course at The Federal University of Ceará, in which the disciplines of Integrator Seminar I and II were used. Aimed to evaluate the heuristic potential of writing about one s self for reflection on professional identity, many assumed that the choice of teaching as something natural or not questioned. The biographization allowed awareness of the process of identity formation. Some aspects were highlighted: surprise, endurance and enchantment on the biographical approach, recognizing the formative dimension of narrative about one s self and the difficulty in selecting the most significant experiences and identifying the formative experiences.<hr/>O presente artigo resultou de uma pesquisa colaborativa, realizada no Curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Federal do Ceará, nas disciplinas Seminário Integrador I e II. Objetivou avaliar o potencial heurístico da escrita de si para a reflexão sobre a identidade profissional docente. Muitos assumiram que tomavam a escolha docente como algo natural ou desproblematizado. A biografização permitiu a tomada de consciência da processualidade da formação identitária. Alguns aspectos foram ressaltados: surpresa, resistência e encantamento diante da abordagem biográfica; reconhecimento da dimensão formadora da narrativa de si e da dificuldade em selecionar as vivências mais significativas, identificando as experiências formadoras. <![CDATA[Life histories of teachers, formation and social representations: a proposal of articulation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100081&lng=es&nrm=iso&tlng=es Estudos sobre histórias de vida de professores vêm assumindo crescente importância na área de educação, passando a constituir um tema articulador de propostas relativas à formação docente. Entretanto, apesar da vitalidade desse campo, o reconhecimento, pela comunidade acadêmica, de sua capacidade de produzir conhecimentos relevantes é, ainda, uma preocupação. Buscando contribuir para essa discussão, propomos que representações sociais relacionadas à formação e ao trabalho docente sejam usadas para complementar a análise de histórias de vida. Para fundamentar a articulação proposta, comparamos concepções básicas de autores representativos desses dois campos de estudos, procurando demonstrar que não há incompatibilidade entre eles.<hr/>Studies of life histories are gaining increasing importance in the educational area constituting an articulating theme of proposals relative to teacher formation. However, despite of the vitality of that field, the recognition, by the academic community, of its capacity of producing relevant knowledge is still a preoccupation. Trying to contribute to that discussion, we propose to use social representations related to teacher formation and teacher work to complement the analysis of life histories. In order to fundament the articulation proposed, we compare basic conceptions of authors representative of each of these two fields, trying to demonstrate that there are no incompatibilities between them. <![CDATA[Psychology of Education and the instructor's literacy in graduation: contributions from Activity Theory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100103&lng=es&nrm=iso&tlng=es Fundamentar uma concepção de formação de professores como letramento docente a partir das contribuições da Teoria da Atividade é o objetivo a que se propõe este artigo. Com esta ótica buscamos repensar o papel da Psicologia da Educação como componente formativo das licenciaturas, analisando a prevalência de seu isolamento e fragmentação, apesar das recentes reformulações curriculares empreendidas nesses cursos. Discutimos o conceito de letramento docente como processo formativo dos professores e buscamos compreender as necessidades dessa formação sob a luz da Teoria da Atividade. Finalizamos considerando os desafios que a Psicologia da Educação tem a enfrentar neste contexto de entendimento.<hr/>Fundamenting a conception of teacher formation as instructor's literacy starting from the contributions of Activity Theory is the aim of this paper's purpose. Under this light we try to rethink the role of Psychology of Education as a formative component of graduations, analyzing the prevalence of its isolation and fragmentation, in spite of recent curricular reformulations in this course. We discuss the concept of teacher literacy as a formative process and we try to understand the necessities of this foundation under the light of Activity Theory. We end by considering the challenges that the Psychology of Education has to face in the said context. <![CDATA[The inspection of education accounts by the Audit Offices of the Brazilian State of Ceará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100153&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo examinou procedimentos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) para contabilizar a receita e despesa vinculada à educação, constatando equívocos e inconsistências. As instruções do TCM, por exemplo, não acrescentaram, aos 25% dos impostos, o ganho e o rendimento financeiro com o FUNDEF ou o FUNDEB e aceitaram que inativos da educação pudessem ser pagos com recursos da educação. O exame dos relatórios do TCE revelou a inconsistência e pouca confiabilidade dos seus dados e a não-contabilização e não-acréscimo de receitas vinculadas integralmente à educação. O resultado destas falhas foi e provavelmente continua sendo a perda de recursos legalmente devidos.<hr/>The article has examined procedures by the Audit Offices of the Municipalities (TCM) and the State of Ceará (TCE) to check revenue and expenses on education and found a number of mistakes and inconsistencies. For example, the TCM's instructions did not add the extra revenue with FUNDEF or FUNDEB to the constitutional minimum percentage of 25% of taxes earmarked to education and accepted that expenses with retired education personnel be paid with education funds. The examination of the TCE reports has shown that their data are inconsistent and not much reliable and that revenue fully earmarked to education have not been recorded and added to the minimum percentage of taxes. The result of these flaws was and probably continues to be the loss of funds legally due to education. <![CDATA[The CAS and the realization of the right to basic education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100177&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetivamos, nesta pesquisa, refletir sobre a efetividade dos mecanismos dispostos pelo Estatu to da Criança e do Adolescente (ECA) para a con cretização do direito à educação básica. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica em que recor remos aos procedimentos da análise de conteúdo. Concluímos que a referida lei assegura garantias em relação ao acesso às instituições educacionais, aos insumos e condições para a permanência dos estudantes na escola, e dispositivos para concre tizar esses direitos. Contudo, os dados coletados apontam que: o ingresso aos estabelecimentos escolares e a qualidade do ensino têm sido negados a milhões de crianças e adolescentes; a eficiência e o alcance da lei são questionáveis. Objetivamos, nesta pesquisa, refletir sobre a efetividade dos mecanismos dispostos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para a concretização do direito à educação básica. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica em que recorremos aos procedimentos da análise de conteúdo. Concluímos que a referida lei assegura garantias em relação ao acesso às instituições educacionais, aos insumos e condições para a permanência dos estudantes na escola, e dispositivos para concretizar esses direitos. Contudo, os dados coletados apontam que: o ingresso aos estabelecimentos escolares e a qualidade do ensino têm sido negados a milhões de crianças e adolescentes; a eficiência e o alcance da lei são questionáveis.<hr/>We aimed in this study to reflect on the effectiveness of the mechanisms arranged by the CAS for the realization of the right to basic education. This is a documental and bibliographic research, in which we used the procedures of content analysis. We conclude that the CAS provides assurances regarding access to educational institutions, the inputs and conditions for students stay in school, and devices to realize these rights. Still, the data collected indicate that: admission to schools and quality of education has been denied to millions of students; so the efficiency and reach of this law are questionable. <![CDATA[Social Mapping and Environmental Education, dialogues from participatory mapping in the Pantanal, Mato Grosso, Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100201&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta os caminhos percorridos para construção de uma metodologia de mapeamento participativo elaborada pelo Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA)3 da UFMT. O Mapa Social busca registrar identidades, territórios e conflitos socioambientais vivenciados pelos grupos sociais por meio das autodenominações e autonarrativas. Torna-se um percurso dialógico importante para a educação ambiental, por evidenciar a relação intrínseca entre cultura-natureza, corroborando com entendimento que a perda de um implica no desaparecimento do outro. Entrelaçados ao percurso metodológico os resultados apresentam o mapeamento realizado no Pantanal Mato-grossense, especificamente, um exemplo de mapa social construído em/por uma comunidade Pantaneira.<hr/>This article presents the paths taken to create a methodology for participatory social mapping carried out by the Research Group on Environmental Education, Communications and the Arts (GPEA) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT). The Social Mapping aims to record identities, territories and socio-environmental conflicts experienced by the social groups living there based on self- denominations and self-narratives. It works as an important dialogical pathway for environmental education by highlighting the intrinsic relationship between culture and nature, reinforcing the understanding that the loss of one implies the disappearance of the other. Interwoven with the methodological path taken, the results present the mapping of social groups carried out in Mato Grosso's Pantanal, in addition to an example of social mapping by a Pantanal community. <![CDATA[Creation and suppression of schools in the Province of Paraná in the 19th century: the "noise underneath history"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100225&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem por objetivo compreender o que a criação/supressão de cadeiras revela sobre o lugar ocupado pela escola na vida da criança e da cidade e as relações estabelecidas entre elas, no Paraná Oitocentista. Através do conceito de acontecimento, são interrogados os múltiplos sentidos do fenômeno, mediados por documentação referente à instrução pública. Após o percurso histórico percorrido, tendo por campo de análise a cidade da Lapa, conclui-se que este acontecimento indica que, já naquele período, a escola estava consolidada, naquela localidade, como o espaço adequado para a formação da criança na cidade.<hr/>This paper aims to understand what the creation/suppression of elementary schools reveals about the place occupied by the school in the lives of children and in the city, and the relations established between them in the Province of Paraná during the 19th century. Through the concept of event, we examined the multiple meanings of the phenomenon mediated by documentation pertinent to the public instruction. After the historical path traversed having the city of Lapa as the field of analysis, we concluded that this type of event indicates, that during that period, the school was already consolidated in the place as the appropriate space for the education of children in the city. <![CDATA[Graduating as a mathematics teacher: professional choice or what has been left to us?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100249&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute resultados de pesquisa cujo objetivo foi analisar os motivos que levaram 39 estudantes a optarem por cursar uma Licenciatura em Matemática na UNEMAT/Cáceres no Estado de Mato Grosso. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, com base em excertos de narrativas escritas. Os dados foram sistematizados em categorias: a) Desejo de Ser Professor e b) O curso que me restou. A partir das proposições apresentadas, em diálogo com os autores que nos deram sustentação teórica, concluímos que a maioria dos estudantes não optou pela profissão de professor e sim pelo desejo ou necessidade de ter um diploma de Ensino Superior.<hr/>The article discusses research results that analyze the reasons why 39 students chose to attend a degree in Mathematics at UNEMAT/Caceres, Mato Grosso State. To this end, the qualitative research method was adopted, based on excerpts from written narratives. The data were organized into categories: a) Desire to be a teacher and; b) The course that has been left to me. From the propositions presented and the dialogue with the authors that gave us theoretical support, we concluded that most students did not opt for the teaching profession but were there for the desire or need of having a Higher Education degree. <![CDATA[Mozart sob a regência de Elias: re-interpretando discussões e configurações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100273&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute resultados de pesquisa cujo objetivo foi analisar os motivos que levaram 39 estudantes a optarem por cursar uma Licenciatura em Matemática na UNEMAT/Cáceres no Estado de Mato Grosso. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, com base em excertos de narrativas escritas. Os dados foram sistematizados em categorias: a) Desejo de Ser Professor e b) O curso que me restou. A partir das proposições apresentadas, em diálogo com os autores que nos deram sustentação teórica, concluímos que a maioria dos estudantes não optou pela profissão de professor e sim pelo desejo ou necessidade de ter um diploma de Ensino Superior.<hr/>The article discusses research results that analyze the reasons why 39 students chose to attend a degree in Mathematics at UNEMAT/Caceres, Mato Grosso State. To this end, the qualitative research method was adopted, based on excerpts from written narratives. The data were organized into categories: a) Desire to be a teacher and; b) The course that has been left to me. From the propositions presented and the dialogue with the authors that gave us theoretical support, we concluded that most students did not opt for the teaching profession but were there for the desire or need of having a Higher Education degree. <![CDATA[Education Graduate Programs in Mato Grosso: interactions and perspectives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000100281&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute resultados de pesquisa cujo objetivo foi analisar os motivos que levaram 39 estudantes a optarem por cursar uma Licenciatura em Matemática na UNEMAT/Cáceres no Estado de Mato Grosso. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, com base em excertos de narrativas escritas. Os dados foram sistematizados em categorias: a) Desejo de Ser Professor e b) O curso que me restou. A partir das proposições apresentadas, em diálogo com os autores que nos deram sustentação teórica, concluímos que a maioria dos estudantes não optou pela profissão de professor e sim pelo desejo ou necessidade de ter um diploma de Ensino Superior.<hr/>The article discusses research results that analyze the reasons why 39 students chose to attend a degree in Mathematics at UNEMAT/Caceres, Mato Grosso State. To this end, the qualitative research method was adopted, based on excerpts from written narratives. The data were organized into categories: a) Desire to be a teacher and; b) The course that has been left to me. From the propositions presented and the dialogue with the authors that gave us theoretical support, we concluded that most students did not opt for the teaching profession but were there for the desire or need of having a Higher Education degree.