Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720150003&lang=pt vol. 24 num. 57 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta da editora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300503&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Avaliação para promoção ou para reprovação? Compreensões de estudantes, professores e gestores de uma rede municipal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300507&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os sentidos atribuídos à avaliação praticada e à reprovação escolar. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a 168 alunos, 48 professores e 21 gestores do Ensino Fundamental e 5 especialistas da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que adota o sistema de ciclos e progressão continuada. Foi verificado que a maioria dos participantes apresentou como necessárias a reprovação escolar e pequenas mudanças nas ações avaliativas da escola, assim sendo, uma forte tendência dos ideais da seriação com algumas ideias de Progressão Continuada e Ciclos.<hr/>This article presents a research about the meanings attributed to the evaluation practiced and school failure. The data collection was carried out through a questionnaire administered to 168 students, 48 teachers and 21 administrators of elementary school and 5 experts of Municipal Schools a city in the state of São Paulo, that adopts the system of cycles and continued progression. It was found that most participants presented as necessary school failure and small changes in evaluative actions of school, therefore, a strong tendency of the ideals of serialization with some ideas on Continued Progression and Cycles. <![CDATA[As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300525&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo focaliza algumas problemáticas relacionadas à avaliação do livro escolar no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com o objetivo de destacar tendências nas definições didático-pedagógicas que compõem os principais componentes curriculares do 6º ao 9º ano, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Tomando como fonte os Guias de Livros Didáticos de 2008 e 2011, desenvolve-se a análise a partir de dois eixos: 1) cartografia das coleções aprovadas por componente curricular e editora, das universidades-sede da avaliação, dos avaliadores por disciplina e gênero; 2) levantamento das especificidades pedagógicas, identificando em que consistem as principais lacunas do livro didático em cada componente.<hr/>The study focuses on some issues related to Textbook evaluation under the National Textbook Program (PNLD) aiming to highlight tendencies in didactic and pedagogical definitions that make up the main curricular components from 6th to 9th grade, which are: Portuguese, Mathematics, Science, Geography and History. The source for the work were Textbook Guides from 2008 and 2011 and the analysis was developed from two axes: 1) mapping of the approved collections by each curricular component and publisher, the universities hosting the evaluation, the evaluators by discipline and gender. 2) survey of pedagogical specificities, which consists in identifying the main gaps in the textbook for each component. <![CDATA[Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300547&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pesquisas têm relacionado a recorrência de desempenhos insatisfatórios e evasões no Ensino Superior às dificuldades de adaptação dos estudantes ao conjunto de variáveis, distribuído entre cinco dimensões: pessoal, estudo, interpessoal, carreira e institucional. Buscou-se identificar e avaliar, entre 449 graduandos de Engenharia, as principais dificuldades de adaptação, bem como as diferenças significativas de integração entre os diversos perfis de estudantes, por meio do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r). Os principais resultados indicaram maiores dificuldades de adaptação dos estudantes às dimensões pessoal e estudos, e maior propensão de adaptação às variáveis relacionadas à carreira, aos colegas e à instituição.<hr/>Research has linked the recurrence of unsatisfactory performance and evasions in undergraduate courses to students' difficulties in adapting to the set of variables, distributed among five major areas (dimensions): personal, study, interpersonal, and institutional career. Sought to identify and evaluate, among 449 engineering undergraduates, the main difficulties in adaptation as well as the significant differences in integration between the different profiles of students through the Academic Experiences Questionnaire (QVA-r). Results indicated greater difficulties in adapting to students personal dimensions and studies and a greater propensity to adapt to career-related variables, colleagues and the institution. <![CDATA[Metodologia para o estudo da formação de valores: uma investigação para além de Jean Piaget]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300569&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema deste artigo é o método de investigação da formação dos valores na ontogênese. Polemizaremos com Piaget e defendemos que o princípio do paralelismo intelecto-moral sustentado pelo autor leva a equívocos na compreensão do fenômeno e na definição de diretrizes pedagógicas. Para ele, a educação moral deve ser orientada pela cooperação entre pares, preterindo a participação do adulto e privilegiando métodos escolanovistas. Encontramos na tradição vigotskiana a tese de que a articulação entre cognição e valoração é autenticamente nova na ontogênese, e não o desdobramento de tendências a priori. Conclui-se que a formação de valores pode ser pedagogicamente dirigida.<hr/>This paper theme is the investigation method of value formation in ontogenesis. We intend to polemize with J. Piaget and state that moral-intellectual parallelism, held by the author, leads to misunderstandings in both the comprehension of the problem and the further pedagogic guidelines emerged from it. Piaget states that moral education should be held by cooperation between children, dismissing adult's participation. We find in the Vygotskian tradition a thesis that sustain the mutual dependency between thinking and evaluation development. Its articulation is authentically new in development and not just the unfolding of aprioristic tendencies. The conclusion is that values can pedagogically guided. <![CDATA[A contribuição pedagógica das Ligas Camponesas na história das lutas no campo brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300593&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Focalizamos a dimensão pedagógica das Ligas Camponesas e a sua contribuição para a criação da vontade coletiva popular na luta pela democratização do acesso à terra em Pernambuco, Brasil. Delineamos elementos da conjuntura político-jurídico-econômica como marcos históricos da estrutura fundiária e agrária no País, que fortaleceram antigas oligarquias rurais e urbanas e alimentaram diversos conflitos no campo.<hr/>We focus on the pedagogical dimension of the Peasant Leagues and its contribution for the creation of the collective popular will in the struggle for the democratization of land access in Pernambuco, Brazil. Elements of the political-legal-economic environment are outlined as main historical influences in area and agrarian structure in Brazil, which strengthened old rural and urban oligarchies and fuelled many country conflicts. <![CDATA[Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300615&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho é um recorte de uma pesquisa realizada junto aos agricultores agroecológicos de Santa Rosa de Lima, Sul do estado de Santa Catarina, que objetivou, dentre outros aspectos, compreender os processos educativos desencadeados pelos agricultores em suas famílias e comunidades à luz da percepção desses sujeitos. O estudo qualitativo, de cunho fenomenológico, na concepção da percepção Merleau-pontyana, empregou entrevistas não estruturadas realizadas com cinco desses agricultores. Dentre os demais resultados, ressaltou-se o importante papel desses agricultores, suas propriedades e das associações Agreco e Acolhida na Colônia como importantes sujeitos e espaços educadores sustentáveis, respectivamente.<hr/>The study is a part of a research carried out together with the agroecological agriculturalists from Santa Rosa de Lima, the southern state of Santa Catarina, which aimed among other aspects, to understand the educational processes triggered by the agriculturalists in their families and communities in the light of these subjects perception. The qualitative study of phenomenological nature, in the conception of Merleau-Ponty's perception, applied unstructured interviews with five of these agriculturalists. Among the other results, the important role of these agriculturalists, their properties, and the properties of Agreco and Acolhida na Colônia associations as important subjects and sustainable educational areas respectively. <![CDATA[Ernesto Schiefelbein contributions to improve the quality of education in Chile and Latin America]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300639&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo se entregan antecedentes, producto de una investigación histórico-documental, en torno a Ernesto Schiefelbein, Premio Nacional de Educación 2007 en Chile. Aquí se reconstituye su biografía, se describen sus principales acciones educativas, tanto a nivel público como privado, a nivel nacional e internacional y se analiza su pensamiento educativo, derivado de múltiples investigaciones realizadas por el personaje estudiado.<hr/>In this article, product of a historico-documental research, Ernesto Schiefelbein, National Award of Education 2007 in Chile are delivered. Here, it reconstructs his biography, described its main educational actions, both public and private, national and international level and his educational thought, derived from multiple investigations by the studied character. <![CDATA[Uma vida dedicada à escola pública: trajetória sócio-profissional de Lorenzo Luzuriaga (1914-1959)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300661&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura compreender a trajetória sócio-profissional de Lorenzo Luzuriaga, pedagogo espanhol que se destacou como escritor, tradutor, editor e professor universitário, e teve obras publicadas no Brasil. O seu trajeto sócio-profissional é elaborado à luz dos conceitos de capital cultural, de capital social e de campo, formulados por Bourdieu. Depois de fazer considerações sobre o seu percurso educacional, Luzuriaga é analisado nos dois momentos do seu metier de pedagogo: os anos vividos em Madrid (1914-1936) e o período em que viveu como exilado na Argentina, destacando a sua defesa da escola pública.<hr/>This article seeks to comprehend the socio professional trajectory of Lorenzo Luzuriaga, spanish pedagogue who became notorious as a writer, translator, editor, and university professor, and had works published in Brazil. His socio professional trajectory is elaborated in the light of the concepts of cultural capital, social and field capital, formulated by Bourdieu. After making considerations over his educational path, Luzuriaga is analyzed on two moments of his pedagogue metier: the years lived in Madrid (1914-1936) and the time he had lived as exiled in Argentina, emphasizing his defense of public school. <![CDATA[O recurso fórum permanente no ensino da disciplina Pensamento Matemático: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300679&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa analisa o uso do fórum permanente nas disciplinas Pensamento Matemático I e II do curso de Pedagogia da UFMT, na modalidade a distância. Tem-se como objetivo verificar limites e possibilidades do uso desse tipo de fórum na formação de professores para a Educação Infantil, em especial em disciplinas relacionadas à matemática. Foram realizadas pesquisa documental do guia didático, entrevistas com estudantes e análise de conteúdo das postagens do fórum. A triangulação dos dados sugere que o fórum permitiu a colaboração entre os sujeitos da aprendizagem, mas pouco contribuiu para discussões de cunho mais crítico-reflexivo da formação docente.<hr/>This research analyzes a permanent online forum within the courses Mathematical Thought I and II of the distance education program on Education Studies at the Federal University of Mato Grosso. We aim to verify the limitations and possibilities of using that kind of tool in teacher training for Children Education, especially in the context of courses related to Mathematics. To do so, we carried out a documentary research on the didactic guide, interviews with students and a content analysis of posts on the forum. The triangulated data suggest that this forum fostered students' collaboration, but not critical-reflexive discussions on teacher training. <![CDATA[As relações entre a aprendizagem matemática e a aprendizagem de ciências naturais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300703&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a aprendizagem da Cinemática, ensinada na disciplina de Ciências Naturais, no 9º ano do Ensino Fundamental, e sua possível relação com a aprendizagem matemática. Realizamos a coleta de dados em três escolas estaduais de Cuiabá, através de questionários, entrevistas e testes (similares a avaliações em larga escala). Utilizando Ausubel (1980), Coll (1994; 2006), Moreira (2006), Moreira e Masini (1982) e Zabala (1998) como principais teóricos, realizamos as análises de maneira qualitativa, obtendo resultados que nos evidenciaram que os alunos apresentam algumas dificuldades de aprendizagem matemática, que comprometem as resoluções de situações-problema envolvendo a cinemática.<hr/>The aim of this research was to investigate the learning of Kinematics taught in the discipline of Natural Sciences, in the 9th year of elementary school and its possible relation to mathematics learning. Data collection was conducted from three state schools in the city of Cuiabá - Mato Grosso - by means of questionnaires, interviews and tests (similar to large-scale assessments). With the aid of theories developed by Ausubel (1980), Coll (1994; 2006), Moreira (2006), Moreira and Masini (1982) and Zabala (1998), we conducted qualitative analyses and found that students present some difficulties in learning mathematics, which compromise resolutions of problem situations involving kinematics. <![CDATA[Educação e Religiões: a descolonização religiosa da Escola Pública.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300725&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a aprendizagem da Cinemática, ensinada na disciplina de Ciências Naturais, no 9º ano do Ensino Fundamental, e sua possível relação com a aprendizagem matemática. Realizamos a coleta de dados em três escolas estaduais de Cuiabá, através de questionários, entrevistas e testes (similares a avaliações em larga escala). Utilizando Ausubel (1980), Coll (1994; 2006), Moreira (2006), Moreira e Masini (1982) e Zabala (1998) como principais teóricos, realizamos as análises de maneira qualitativa, obtendo resultados que nos evidenciaram que os alunos apresentam algumas dificuldades de aprendizagem matemática, que comprometem as resoluções de situações-problema envolvendo a cinemática.<hr/>The aim of this research was to investigate the learning of Kinematics taught in the discipline of Natural Sciences, in the 9th year of elementary school and its possible relation to mathematics learning. Data collection was conducted from three state schools in the city of Cuiabá - Mato Grosso - by means of questionnaires, interviews and tests (similar to large-scale assessments). With the aid of theories developed by Ausubel (1980), Coll (1994; 2006), Moreira (2006), Moreira and Masini (1982) and Zabala (1998), we conducted qualitative analyses and found that students present some difficulties in learning mathematics, which compromise resolutions of problem situations involving kinematics. <![CDATA[Manifestação contra o corte de recursos para a pós-graduação e pesquisa em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300733&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a aprendizagem da Cinemática, ensinada na disciplina de Ciências Naturais, no 9º ano do Ensino Fundamental, e sua possível relação com a aprendizagem matemática. Realizamos a coleta de dados em três escolas estaduais de Cuiabá, através de questionários, entrevistas e testes (similares a avaliações em larga escala). Utilizando Ausubel (1980), Coll (1994; 2006), Moreira (2006), Moreira e Masini (1982) e Zabala (1998) como principais teóricos, realizamos as análises de maneira qualitativa, obtendo resultados que nos evidenciaram que os alunos apresentam algumas dificuldades de aprendizagem matemática, que comprometem as resoluções de situações-problema envolvendo a cinemática.<hr/>The aim of this research was to investigate the learning of Kinematics taught in the discipline of Natural Sciences, in the 9th year of elementary school and its possible relation to mathematics learning. Data collection was conducted from three state schools in the city of Cuiabá - Mato Grosso - by means of questionnaires, interviews and tests (similar to large-scale assessments). With the aid of theories developed by Ausubel (1980), Coll (1994; 2006), Moreira (2006), Moreira and Masini (1982) and Zabala (1998), we conducted qualitative analyses and found that students present some difficulties in learning mathematics, which compromise resolutions of problem situations involving kinematics. <![CDATA[RELAÇÃO DAS DEFESAS DE MESTRADO REALIZADAS NO PPGE NO PERÍODO LETIVO 2015/1]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972015000300737&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a aprendizagem da Cinemática, ensinada na disciplina de Ciências Naturais, no 9º ano do Ensino Fundamental, e sua possível relação com a aprendizagem matemática. Realizamos a coleta de dados em três escolas estaduais de Cuiabá, através de questionários, entrevistas e testes (similares a avaliações em larga escala). Utilizando Ausubel (1980), Coll (1994; 2006), Moreira (2006), Moreira e Masini (1982) e Zabala (1998) como principais teóricos, realizamos as análises de maneira qualitativa, obtendo resultados que nos evidenciaram que os alunos apresentam algumas dificuldades de aprendizagem matemática, que comprometem as resoluções de situações-problema envolvendo a cinemática.<hr/>The aim of this research was to investigate the learning of Kinematics taught in the discipline of Natural Sciences, in the 9th year of elementary school and its possible relation to mathematics learning. Data collection was conducted from three state schools in the city of Cuiabá - Mato Grosso - by means of questionnaires, interviews and tests (similar to large-scale assessments). With the aid of theories developed by Ausubel (1980), Coll (1994; 2006), Moreira (2006), Moreira and Masini (1982) and Zabala (1998), we conducted qualitative analyses and found that students present some difficulties in learning mathematics, which compromise resolutions of problem situations involving kinematics.