Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720160002&lang=en vol. 25 num. 59 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000200247&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Convergence culture and university: contributions of Distance Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000200251&lng=en&nrm=iso&tlng=en A nova cultura mediática pode ser uma catalisadora de mudanças na prática pedagógica e na forma como se promove a construção do conhecimento. Algumas dessas mudanças tardam em se refletir na prática educativa, designadamente ao nível universitário. Outras ultrapassam o que a teoria poderia prever ante as profundas alterações com que a atual ecologia dos mídia nos confronta. Neste texto, procuramos apresentar alguns conceitos-chave associados à Cultura da Convergência e à sua relação com as novas formas de aprender. Abordam-se a Educação a Distância e o seu papel na transformação da pedagogia universitária, tendo em vista uma nova cultura de aprendizagem.<hr/>The new media culture can be a catalyst for change in pedagogical practice and in the way it promotes the construction of knowledge. Some of these changes take time to be reflected in educational practice, particularly at the university level. Others exceed what the theory could have predicted regarding the profound changes that the current ecology of media confronts us with. In this paper, we try to present some key concepts associated with the Convergence Culture and its relationship with the new ways of learning. It deals with Distance Education and its role in the transformation of university pedagogy, towards a new culture of learning. <![CDATA[Interaction and mediation in the context of pedagogical architectures for networked learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000200261&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.<hr/>This article discusses interaction and mediation processes in the context of pedagogical architectures, defined as cognitive microecosystems giving structuring circumstances for learning. We explore the ideas of inter-individual interaction and distributed mediation for networked learning as basis for analyzing interaction in a student group experiencing the pedagogical architecture Thesis Debate. Results evidence that a structuring space for debate benefited problematization and destabilization of student knowledge as well as supported reconstruction of thinking approaches and contents appropriation. <![CDATA[Assessment Methods in Three-dimensional Virtual Environments: cognitive aspects and sensory-motor skills]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000200277&lng=en&nrm=iso&tlng=en A crescente utilização de Ambientes Virtuais Tridimensionais (AVs 3D) em contextos educativos evidencia a importância de delinear pesquisas em relação à avaliação da aprendizagem e de Habilidades Sensório-Motoras (HSM), como forma de verificar se tais ambientes colaboram com o processo de ensino e treinamento virtual. Assim, este trabalho apresenta métodos de avaliação da aprendizagem e HSM em AVs 3D, em contextos educacionais, pautados em Nunes (2014) e Anjos (2014), validados a partir de estudos experimentais e análises estatísticas. Os resultados revelaram que é possível medir o nível de aquisição de conhecimento e de HSM a partir dos modelos propostos.<hr/>The increasing use of Three-dimensional Virtual Environments (VEs 3D) in educational contexts highlights the importance of outlining researches in order to evaluate learning and sensory-motor skills, as a way to verify if such environments contribute to the teaching process and to virtual training. This work presents methods to assess learning and sensory-motor skills in 3D VEs in educational contexts proposed by Nunes (2014) and Anjos (2014), validated by experimental studies and statistical analyses. The results authors showed that it is possible to measure knowledge and sensory-motor skills acquisition through these models. <![CDATA[Multireferential formative research with every day situations on cyberculture: building the methodology with another perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000200295&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentamos a tessitura metodológica da pesquisa-formação desenvolvida na docência do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no contexto de uma pesquisa de doutorado em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os dados aqui apresentados foram construídos no contato implicado do pesquisador com a situação de estudo por meio de diálogos produzidos nas relações vividas sentidas em espaços de aprendizagens. Esses espaços são potencializados pela criação de atos de currículo no ensino presencial e online que engendram significações no movimento teoria empiria. Professores e alunos produzem currículo em uma relação com o saber onde há uma política de sentido.<hr/>We present the methodological structure of the formative research developed in the undergraduate Pedagogy Program at the State University of Rio Grande do Norte within the context of a Ph.D. research in Education at the State University of Rio de Janeiro. The data herein presented were built in the contact between the researcher and the studied situation through dialogues produced in the lived sensed relationships in learning spaces. These spaces are enhanced by the creation of curriculum acts in classroom and online teaching, which entail meanings in the movement theory practice. Teachers and students build the curriculum in a relation with knowledge, where there is a meaning policy. <![CDATA[The Open and Distance Education Center at UFMT: a look into a present past (1992- 2005)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000200312&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em agosto de 1994, a Universidade Federal de Mato Grosso criou o primeiro curso de graduação a distância, no Brasil, voltado para a formação de professores das séries iniciais em serviço. Neste texto iremos fazer uma trajetória da equipe do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT que implementou o curso, entre os anos de 1992 a 2005. Procuraremos identificar alguns elementos que foram fundamentais para que essa experiência pioneira se tornasse referência nacional. Entre eles, o caráter interdepartamental e interinstitucional, a proposta curricular inovadora e a organização de um sistema de EaD assentado na realidade regional.<hr/>In August 1994, the Federal University of Mato Grosso (UFMT) created the first online undergraduate program in Brazil, focused on the training of in-service teachers for Elementary School. In this paper we will discuss the trajectory of the Open and Distance Education Center (NEAD) of UFMT, which implemented that program from 1992 to 2005. We aim to identify some elements that were essential for this pioneering experience to become a national reference. The interdepartmental and inter-institutional character, the innovative curriculum proposal, and the organization of a distance learning system based in the regional reality are among those elements. <![CDATA[The Digital Culture, the Child-Teacher and the Adult-Pupil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000200329&lng=en&nrm=iso&tlng=en A atual sociedade da cultura digital determina a produção de modificações profundas nas dimensões cognitivas e afeitas presentes na relação professor-aluno dentro e fora das escolas. Essas modificações têm sido objeto de estudo de vários pesquisadores da área da educação. Diante deste quadro, tem-se como principal objetivo deste artigo investigar a forma como o desenvolvimento da cultura digital está determinando não apenas mudanças estruturais na forma de produção e difusão do conhecimento, como também na identificação do professor como um adulto-criança e os alunos como crianças-adultos.<hr/>The current digital culture society determines the production of deep changes in the cognitive and affective dimensions which are noticed in the teacher-student relationship inside and outside schools. These modifications have been studied by many researchers of education. Given this situation, the main aim of this paper is to investigate how the development of digital culture is determining not only structural changes in the production and dissemination of knowledge but also in the identification of teachers as adult-children and pupils as children-adults. <![CDATA[The curriculum in the digital culture: impressions of authors of didactic materials for teachers training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000200341&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos que autores de materiais didáticos atribuem ao currículo na cultura digital durante o processo de planejamento e desenvolvimento de um curso na modalidade a distância. A inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo pode contribuir para construir ações colaborativas e formar uma sociedade mais democrática, favorecendo reconfigurações das práticas pedagógicas. Realizamos uma investigação qualitativa, buscando a compreensão do fenômeno em seu contexto, privilegiando a percepção dos sujeitos nele presentes, que mostram um imbricamento entre currículo e cultura digital, contribuindo para repensar a formação de professores.<hr/>This paper aims to comprehend the meanings the authors of didactic materials attribute to the curriculum in the digital culture during the process of planning and development of a distance education program. The integration of Digital Information and Communication Technologies (DICT) to the curriculum can contribute to construct collaborative actions and to form a more democratic society, favoring the redesign of the pedagogical practices. We carried out a qualitative research, aiming at the comprehension of the phenomenon in its context, highlighting the perceptions of the participant subjects, which show an overlapping between curriculum and digital culture, contributing to rethink teachers training. <![CDATA[Eclipsed and resignified narratives of teachers and students about/in cyberculture]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000200355&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto objetiva analisar algumas narrativas eclipsadas e ressignificadas de docentes e discentes sobre/na cibercultura. É uma pesquisa qualitativa que se utiliza de narrativas de uma professora formadora que busca entender os movimentos entre suas práticas e as de seus alunos, professores em formação continuada, quando imersos na cultura digital. Os dados foram produzidos a partir de uma disciplina entitulada Currículo e Tecnologias que vem sendo oferecida em um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em ambiente presencial e virtual desde 2006. A busca por entendimento deste fenômeno provocou inquietações relacionadas à perspectiva das inventividades e transformações em educar-se na cibercultura.<hr/>This paper analyzes some resignified and eclipsed narratives by teachers and students on/in the cyberculture. It is a qualitative research that uses narratives of a teacher educator who seeks to understand the movements between her practices and those of her students (in-service teachers) when immersed in the digital culture. The data were produced in a course called Curriculum and Technology which has been offered in a Post-Graduate Program in face to face and virtual environments since 2006. The attempt to understand this phenomenon caused inquietude related to the prospect of inventiveness and transformations on educating in cyberculture. <![CDATA[Technologies and pedagogical relations: the issue of mediation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000200367&lng=en&nrm=iso&tlng=en A contribuição do conceito de mediação para a compreensão do trabalho pedagógico com uso de tecnologias demanda que este seja tomado numa perspectiva dialética, contrapondo-se a uma visão estrutural de mediação. O presente artigo tem como referência a base materialista-dialética da teoria histórico-cultural, buscando superar o dualismo na abordagem da mediação como possibilidade explicativa para as relações entre as tecnologias e a educação. O esforço se concentra na afirmação da mediação como processo, como relação e não como um objeto que se interpõe entre dois elementos distintos.<hr/>The contribution of the mediation concept for the understanding of the pedagogical work with use of technologies demands that this concept is taken in a dialectical perspective, as a counterpoint to a structural view of mediation. This article is grounded on the dialectical-materialist basis of historical-cultural theory, seeking to overcome the dualism in the approach to mediation as an explicative possibility for the relationship between technology and education. The effort focuses on affirmation of mediation as a process, as a relationship and not as an object that comes between two distinct elements.