Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720160003&lang=en vol. 25 num. 59 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000300426&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Distance Education: scenarios, dilemas and perspectives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000300432&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste texto é analisar cenários, dilemas e perspectivas vividos na história recente da Educação a Distância (EaD). Estabelecemos quatro períodos para análise: pré-1996 (fecundação e gestação da modalidade), 1996-2005 (nascimento e definições pedagógicas e legais), 2006-2015 (amadurecimento e experiências práticas nas instituições públicas); e pós-2015 (redefinições legais, pedagógicas etc., decorrentes da crise político-financeira vivida, ultimamente, pelo Brasil). Na análise, consideramos a legislação e a literatura sobre EaD e o modus operandi de experiências institucionais. Desta forma, o texto apresenta argumentos e reflexões, numa visão sistêmica da modalidade, buscando indicar partes que compõem o todo.<hr/> Abstract This article examines scenarios, dilemmas and perspectives experienced in the recent history of Distance Education (DE). We have established four periods for analysis: pre-1996 (fertilization and gestation mode), 1996-2005 (birth and pedagogical and legal definitions), 2006-2015 (maturing and practical experience in public institutions); and post-2015 (legal and pedagogical setbacks, resulting from the political and financial crisis experienced lately by Brazil). In the analysis, we consider the legislation and the literature on distance education and the modus operandi of institutional experiences. Thus, the text presents arguments and reflections, seeking a systemic vision of distance education and indicating the parts that make a whole. <![CDATA[The Open University of Brazil (UAB) in UFMT and the democratization of higher education in Mato Grosso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000300456&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Para fomentar a Educação a Distância, o governo federal instituiu o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que integra as instituições públicas que oferecem cursos de nível superior para camadas da população com dificuldade de acesso à formação universitária. Este trabalho mostra a participação da UFMT na democratização do ensino superior em nosso país. Os dados apresentados (11.470 vagas e 5.079 titulados) apontam para uma instituição que se posiciona positivamente frente ao desenvolvimento social, acadêmico e econômico de Mato Grosso, estando presente em 19 municípios polo, comprometida com a interiorização de cursos de formação inicial e continuada de excelente qualidade.<hr/> Abstract To promote Distance Education, the federal government created the Open University of Brazil (UAB) System, which integrates public institutions offering higher education programs for population segments with limited access to university education. This work shows the participation of UFMT in the democratization of higher education in our country. The data presented (11.470 openings and 5.079 certificated) point to an institution that is positively positioned in favor of the social, academic and economic development of Mato Grosso, present in 19 cities, committed to the internalization of pre-service and in-service training programs with excellent quality. <![CDATA[Information and Communication Technologies (ICT) in higher education: the utopia of educational innovation and modernization]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000300476&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem por objetivo apontar para uma argumentação reflexiva sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no ensino universitário. Fundamenta-se em pesquisa na área e na experiência própria com ações e programas com uso de TIC no ensino universitário. Revela, em meio à unanimidade de que as tecnologias estão em toda a parte e acessíveis a todos, que não basta introduzir tecnologias no ensino, mas é preciso promover alternativas para o seu uso pedagógico em um modelo pronto, e também incentivar que docentes e estudantes desenvolvam seus próprios meios de uso e apropriação da mesma.<hr/>Abstract This article aims to point to a reflective discussion on the use of information and communication technologies (TIC) in higher education. It is based on research in the area and experience with actions and programs with the use of ICT in higher education. Despite the unanimity that technologies are everywhere and accessible to all, this paper reveals that it is not enough to introduce technologies in education; we need to promote alternatives to their pedagogical use within a ready model, and also encourage teachers and students to develop their own means of using and owning technology. <![CDATA[Pedagogical models and Competences in Distance Education: building the MP-CompEAD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000300504&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo trata dos modelos pedagógicos e seus elementos constituintes, destacando a arquitetura pedagógica no contexto da Educação a Distância. Além disso, são descritas as competências necessárias à prática pedagógica em tal contexto. A partir desses conceitos, apresenta-se um estudo de caso sobre a construção e validação de uma proposta de modelo pedagógico baseado em competências focado para professores e tutores em EAD, intitulado MP-CompEAD. Por fim, expõem-se os resultados, evidenciando as suas contribuições no processo de construção de competências.<hr/>Abstract This article deals with pedagogical models and their constituent elements, highlighting pedagogical architecture in the context of distance education. In addition to that, we herein describe the competences required for teaching in such a context. Based on these concepts, we present a case study about the development and validation of a proposal for a pedagogical model based on competencies aimed at teachers and tutors in distance education, called MP-CompEAD. Finally, we expose the results, showing their possible contributions to the competence-building process. <![CDATA[Curriculum and digital narratives in the time of ubiquitousness: creation and integration of learning contexts]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000300526&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho tem o objetivo de questionar a integração entre espaços de aprendizagem formais, não formais e informais na complementaridade e integração entre contextos com o uso das TMSF, em tempos de computação ubíqua. O estudo se inspira no método misto, articula a teoria com a experiência em contextos interativos, apoiando-se em dados extraídos de narrativas digitais elaboradas pelos alunos de três disciplinas de um programa de pós-graduação. As narrativas se mostraram como janela da mente dos autores com potencial de mobilidade do currículo e da aprendizagem, de articulação entre contextos, exploração da multimodalidade e indícios de aprendizagem ubíqua.<hr/> Abstract This research aims to question the integration of formal and informal learning spaces in the complementarity and integration of contexts using WMT (wireless mobile technology) in the time of ubiquitous computer-based technology. The study uses a mixed methodology and combines theory and experience in interactive contexts drawing from data derived from digital narratives produced by students of three disciplines in a post-graduate program. The narratives developed into a window in the authors' minds with a potential mobility of curriculum and learning, a potential articulation of contexts, the exploration of multimodality and signs of ubiquitous learning. <![CDATA[Learning Objects design adapted to four learning styles: a case study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000300548&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Este artículo presenta el diseño de objetos de aprendizaje (OAs) para ayudar a mejorar la comprensión de contenidos educativos. Se presenta una investigación relacionada con el diseño de esos recursos adaptados para cuatro estilos de aprender, orientados para el desarrollo de habilidades informacionales. Los resultados obtenidos en función de las hipótesis planteadas no son concluyentes, sin embargo el objetivo de la prueba piloto fue alcanzado, una vez que se identificaron indicios de que se puede diseñar recursos educativos digitales como los OAs adaptados a diferentes estilos de aprendizaje de los estudiantes para promover la comprensión del contenido educativo que estos presentan.<hr/>Abstract This article presents the design of Learning Objects to help improve the learning of educational contents. The research is presented together with the design of those resources adapted to four styles of learning, designed for the development of international competency. The results, which were obtained through the use of the proposed hypotheses are not conclusive, but the objective of the pilot experiment was achieved, once we could identify evidence that digital educational resources can be developed as Learning Objects which can be adjusted to the different students' learning styles so as to foster the learning of the content presented. <![CDATA[Inventive practices for interaction with digital and telematic technologies: case study of the gamebook "Guardiões da Floresta".]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000300574&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo tem o objetivo de discutir a concepção de tecnologia que vem norteando as práticas pedagógicas, apontando um olhar diferenciado, indo além de uma perspectiva instrumental, e compreendendo que as tecnologias digitais podem se constituir em espaços de aprendizagem que possibilitem a alunos e professores atuarem como atores e autores do processo. Nessa abordagem, o artigo apresenta o processo de desenvolvimento do Gamebook, que adotou como modelo metodológico a investigação colaborativa, na qual as crianças, professores e especialistas foram partícipes do processo de desenvolvimento desde os primeiros momentos da pesquisa até os resultados relacionados ao perfil das crianças envolvidas.<hr/> Abstract This paper aims at discussing a technological concept which guides pedagogical practices, by pointing out an uncommon outlook and going beyond an instrumental perspective so as to figure out digital technologies can be learning environments that let students and teachers play the role of actors and authors of a story. In this context, this paper presents the development process of the Gamebook, which followed collaborative research as a methodological model. Children, researchers and specialists participated in the development process from the first research procedures to the results related to the profile of the children that were engaged in the process. <![CDATA[Multiple childhood faces in contemporaneity: consumptions, practices and belonging in the digital culture]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000300596&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como foco a relação da criança com a cultura digital, com o propósito de discutir as múltiplas faces da infância contemporânea e a emergência de novas práticas lúdicas e culturais diante das mudanças nos lugares que as crianças ocupam, de suas formas de interação entre si e com a cultura e de suas identidades e subjetividades. A reflexão parte de pesquisas com e sobre crianças e cultura digital, suas práticas midiáticas na escola e fora dela e as possibilidades de mediação. Diante do protagonismo das mídias nos diversos espaços, destacam-se alguns desafios da educação nesses novos cenários.<hr/>Abstract This paper has its focus on the relationship between children and the digital culture so as to discuss the multiple faces of contemporary childhood and the new ludic and cultural practices facing the changes on the places children take, their interactions, identities and subjectivities. The reflection is based on different researches with and about children and digital culture, their media practices in and out of school, and the possibilities for mediation. Facing the media protagonism in different places, we try to highlight some challenges for education in this new scenario.