Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720160004&lang=es vol. 25 num. 60 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta da Editora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400627&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Narrative Inquiry: what undergraduate students and beginning teachers say]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400631&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esse artigo apresenta e analisa a perspectiva de professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e licenciandas em Pedagogia ao refletirem em fórum de discussão online acerca da experiência de elaborar narrativas sobre seu período de escolarização e de experiências vi venciadas no início da carreira docente. As re flexões teórico-metodológicas aqui apresentadas fundamentam-se nos pressupostos da Investiga ção Narrativa e da Formação de Professores. Os resultados indicam que escrever e dialogar sobre as experiências de escolarização permitiu que as professoras pensassem sobre a própria prática e as licenciandas sobre a futura atuação, buscando seu desenvolvimento profissional.<hr/>Abstract This paper aims at presenting and analyzing the perspective of beginning teachers, acting in the early years of primary education, and of Pedagogy undergraduate students, when they reflect, at an online message board, on the experience of creating narratives about their period of schooling and on the experiences faced in their early teaching carrier. The theoretical and methodological reflections presented in this article are based on the assumptions of the Narrative Inquiry and of the Teacher Education. The results indicate that writing and discussing about ex periences of schooling enabled the female teachers to think about their own practice, and the female undergraduate students, about their future action, both seeking for their professional development. <![CDATA[Educational laptops in the 1:1 mode - movements of digital inclusion in rural communities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400657&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo propõe registrar e identificar como a inserção de laptops educacionais na modali dade 1:1 afeta a rotina da sala de aula em uma escola do campo da rede pública de educação básica. Trata-se de processo de investigação cujo objetivo é observar e registrar mudanças no pla nejamento pedagógico e nas formas de interação entre os atores da comunidade escolar. O método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo da pesqui sadora para mapear os movimentos observados. A análise desses registros aponta para o desenvol vimento de movimentos de letramento digital e emancipação digital da comunidade escolar.<hr/>Abstract This study intends to register and identify how the introduction of educational laptops in the 1:1 model can affect routine at a pu blic school in a rural area. The investigation aims at observing, identifying and registe ring changes in the pedagogical planning and in the ways actors of that school com munity interact. Cartography was chosen as the methodology to build data using the researcher's diary to map any movement ob served. The analysis of these registers points to the development of movements towards digital literacy and emancipation in the school community. <![CDATA[Gender and sexuality in children's plays and teaching: speech, consolidation, resistance and ambivalence]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400681&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto apresenta os resultados de uma análise das representações expostas por docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil, referentes à temática de gênero e de sexualidade nas brincadeiras infantis livres e espontâneas. Realizou-se a aplicação de questionários junto a 14 professoras desse estabe lecimento de ensino, nos quais foi possível observar que o espaço escolar pode (re)produzir diferenças e discriminação de gênero e sexualidade. Assim, com preende-se a necessidade de se inserir essa temática nos cursos de formação docente e nas escolas, desde a Educação Infantil.<hr/>Abstract This article presents the results of an analysis of representations exposed by teachers at a Kinder garten school, concerning the issues of gender and sexuality within children's games. A questio nnaire was held with 14 teachers of this educa tional institution, in which it was observed that the school may (re)produce gender and sexuality differences. This way, it has been considered the necessity to insert this topic in university courses for teachers and schools, from early childhood education. <![CDATA[Children's Cuiabá: between the fear and the feeling of belonging]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400699&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo propõe o estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por crianças, alunas da rede pública de ensino, analisadas sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003; JODELET, 1982, 2001) no diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (VI GOTSKI, 2009, 2010). Foram analisadas entre vistas de 40 crianças por meio da análise lexical. Essa última revela a cidade como cenário onde se desenrolam vivências no interior das quais as crianças se constituem subjetivamente, dando indícios de vivências predominantemente em espaços do âmbito privado, em que a linearidade está mais presente que a imprevisibilidade e o encontro com o outro.<hr/>Abstract This article proposes the study of the mea nings about the city of Cuiabá grasped by children, students of the public teaching web, analyzed under the perspective of the Social Representation Theory (MOSCOVICI, 2003; JODELET, 1982, 2001) in dialogue with the Cultural-History Theory (VIGOTSKI, 2009, 2010).Interviews of 40 children were analyzed by the lexical analyzes. This last one reveals the city as scenery where inner experiences un fold, which the child constitutes subjectively, giving evidences of experiences predominantly in private spaces, where the linearity is more present than the creation and the encounter with others. <![CDATA[Black childhood and elementary school in Angra dos Reis: an immersion in the numbers of "universalization"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400723&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo aborda percursos escolares de negros e brancos no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Angra dos Reis-RJ. Dados quan titativos globais de cor/raça do Censo Escolar (2009 a 2013) foram refinados, construindo-se indicadores educacionais específicos, como ma trícula, reprovação, distorção idade-ano e ade quação ao sistema, sinalizando desvantagens persistentes para alunos negros, ligeiramente atenuadas ao fim da série. Os achados, em diálogo com autores como Guimarães (2003), Quijano (2005), Oliveira (2007) e Munanga (2010), problematizam a apregoada univer salização do ensino fundamental, sugerindo a implementação de ações afirmativas na educa ção básica, compreendendo que a efetivação da igualdade se ancora na infância.<hr/>Abstract This article discusses educational itineraries of black and white students of Public Elementary School in Angra dos Reis-RJ. Quantitative data of race/color declaration taken from the School Census (from 2009 to 2013) were refined in order to build more specific educational indicators such as enrollment, school failure, age-grade gap and appropriateness to the educational system, signa ling persistent disadvantages for black students in all indicators slightly reduced at the end of the period. The findings, in dialogue with Guimarães (2003) Quijano (2005), Oliveira (2007) and Mu nanga (2010), puts into question the proclaimed elementary school universalization, suggesting the implementation of affirmative action in basic education and understanding that the realization of equality is anchored in childhood. <![CDATA[Merleau-Pontian phenomenology: Xavante women and the methodological processes of the research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400749&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto resulta de uma investigação científica, realizada com mulheres da etnia Xavante do âmbito da aldeia Pimentel Barbosa, em Mato Grosso. Objetiva-se, por meio desse recorte, desdobrar um diálogo acerca da fenomenologia merleau-pontyana e os processos metodológi cos utilizados no decurso da pesquisa. Focaliza questões interligadas à educação das mulheres Xavante, detalhando, na prática, a metodologia desenhada junto a elas. Os fundamentos teóricos das análises se pautam em autores basilares como Merleau-Ponty, Geertz, Souza Santos, Capalbo entre outros. Os resultados apontam o entrecru zamento da construção metodológica, pelas mu lheres Xavante, com a concepção de metodologia merleau-pontyana.<hr/>Abstract This text is the result of a scientific investigation, conducted with women from the Xavante eth nicity within the Pimentel Barbosa village, in Mato Grosso. It aims through this text excerpt to unfold a dialogue about Merleau-Ponty's phenomenology and the methodological pro cesses used during the course of the research. It focuses on issues interlinked with the education of the Xavante women, detailing in practice, the methodology designed together with them. The theoretical foundations of the analyses are based on significant authors such as: Merleau-Ponty, Geertz, Souza Santos, Capalbo to name a few. The results point to the interweaving of the me thodological construction, by the Xavante wo men, with Merleau-Ponty's design methodology. <![CDATA[The school text books and the teaching of History of Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400787&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Com o objetivo de apresentar diferentes possi bilidades de uso dos livros didáticos no ensino de História da Educação, explicam-se alguns obstáculos e certas premissas consideradas im portantes. Para tanto, o artigo foi dividido em três partes. A primeira trata das possibilidades de combinar a investigação e o ensino e de integrar a história da cultura escolar ao ensino de História da Educação. A segunda expõe dis tintas aproximações possíveis para usar o livro didático como objeto de ensino. A terceira é de dicada às formas de acesso aos livros didáticos. <hr/>Abstract With the aim to present different possibilities of using text books as a teaching resource for History of Education, some obstacles and some important premises are addressed. There fore, the article is divided in three parts. The first one deals with the possibility of combining research and teaching as well as integrating the history of the school culture in the teaching of History of Education. The second part shows differenty et possible approaches for using text books as a teaching object. The third one is dedicated to the way of accessing text books. <![CDATA[Notes to think primary education and Rio de Janeiro's countryside in the 1920s]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400799&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo focaliza a História da Educação Primária da cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920 e se debruça, principalmente, sobre as possíveis rela ções que foram estabelecidas entre as localidades urbanas e a região oeste, com especial atenção para o distrito rural de Guaratiba. Deste modo, a partir da pesquisa em periódicos, impressos educacionais e dos projetos de remodelação do desenho arquitetônico, discute as diferentes repre sentações de urbano e de rural que foram constru ídas pela Diretoria de Instrução em função dos entrelaçamentos dos tempos e espaços citadinos com os tempos e espaços escolares na época.<hr/>Abstract The article focuses the history of primary education of the city of Rio de Janeiro in the 1920s and dedicates mainly to the possible relations that were established between urban localities and the western region, with special attention to the rural district of Guaratiba. Thus, starting with the research in the press, educational printings and remodeling projects of the architectural design, this study problematizes the various understandings of urban and rural that were built by the Instruction Directory due to the relations between city times and spaces with school times and spacesin the period. <![CDATA[Una forma de interpretar la formación del educador ambiental desde la virtualidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400816&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El presente texto es un análisis en la formación de educadores ambientales desde los elementos del conocimiento didáctico del contenido (CDC), a partir de la revisión de tres cursos de especializa ción en Educación Ambiental en la modalidad a distancia en Brasil. Reflexiona acerca de educar y su objetivo, desde el análisis del CDC. Se destaca la influencia del contexto virtual, la pedagogía, los aspectos disciplinares, el currículo explícito, las dinámicas de trabajo e interactividad de los profesores en la construcción de los cursos, las relaciones personales entre los diferentes agentes que intervienen en la formación y la apropiación e identificación de este educador.<hr/>Abstract This paper is an analysis on the formation of environmental educators from the elements of pedagogical content knowledge (PCK), from the review of three specialization courses in Environmental Education in distance learning in Brazil. Reflects on education and aims, from the analysis of the PCK. The influence of the virtual context is highlighted, pedagogy, the disciplinary aspects, the explicit curriculum, working dynamics and interactivity of teachers in building courses, personal relationships be tween the different actors involved in the for mation and appropriation and identification of this educator. <![CDATA[Oral manifestations of children five years in counting practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400819&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem como objetivo apresentar manifestações orais de crianças de cinco anos quando realizaram práticas de contagem e enquanto vivenciaram atividades de ensino relacionadas a um dos nexos conceituais da contagem: ordenação do sistema numérico. Nesse processo, envolveram personagens do folclore brasileiro e os índios Papuas. A pesquisa qualitativa caracterizou-se como Estudo de Caso, tendo se realizado em uma escola de Educação Infantil, mantida por uma ONG. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram amparados na perspectiva histórico-cultural. A análise das falas envolveu três eixos temáticos: manifestações relativas às lendas, manifestações relativas às práticas de contagem e manifestações relativas à influência da prática escolar.<hr/>Abstract The article aims to present oral manifestations of the age of five when they realized counting practices, while experienced teaching activities related to one of the conceptual count links: ordering number system , which involved characters from Brazilian folklore and the Papuans Indians. The qualitative research was characterized as case study and was conducted in a school education children maintained by an ONG. The theoretical and methodological foundations were supported in cultural-historical perspective. The analysis the speeches involved three topics: manifestations concerning legends, manifestations related to counting practices and manifestations related to the influence of school practice. <![CDATA[Conversation with Carlos Rodrigues Brandão an education for life: fragments of a visionary reading]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400841&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem como objetivo apresentar manifestações orais de crianças de cinco anos quando realizaram práticas de contagem e enquanto vivenciaram atividades de ensino relacionadas a um dos nexos conceituais da contagem: ordenação do sistema numérico. Nesse processo, envolveram personagens do folclore brasileiro e os índios Papuas. A pesquisa qualitativa caracterizou-se como Estudo de Caso, tendo se realizado em uma escola de Educação Infantil, mantida por uma ONG. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram amparados na perspectiva histórico-cultural. A análise das falas envolveu três eixos temáticos: manifestações relativas às lendas, manifestações relativas às práticas de contagem e manifestações relativas à influência da prática escolar.<hr/>Abstract The article aims to present oral manifestations of the age of five when they realized counting practices, while experienced teaching activities related to one of the conceptual count links: ordering number system , which involved characters from Brazilian folklore and the Papuans Indians. The qualitative research was characterized as case study and was conducted in a school education children maintained by an ONG. The theoretical and methodological foundations were supported in cultural-historical perspective. The analysis the speeches involved three topics: manifestations concerning legends, manifestations related to counting practices and manifestations related to the influence of school practice. <![CDATA[Master of Education UFMT/Cuiabá: thousandth dissertation defense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972016000400857&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem como objetivo apresentar manifestações orais de crianças de cinco anos quando realizaram práticas de contagem e enquanto vivenciaram atividades de ensino relacionadas a um dos nexos conceituais da contagem: ordenação do sistema numérico. Nesse processo, envolveram personagens do folclore brasileiro e os índios Papuas. A pesquisa qualitativa caracterizou-se como Estudo de Caso, tendo se realizado em uma escola de Educação Infantil, mantida por uma ONG. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram amparados na perspectiva histórico-cultural. A análise das falas envolveu três eixos temáticos: manifestações relativas às lendas, manifestações relativas às práticas de contagem e manifestações relativas à influência da prática escolar.<hr/>Abstract The article aims to present oral manifestations of the age of five when they realized counting practices, while experienced teaching activities related to one of the conceptual count links: ordering number system , which involved characters from Brazilian folklore and the Papuans Indians. The qualitative research was characterized as case study and was conducted in a school education children maintained by an ONG. The theoretical and methodological foundations were supported in cultural-historical perspective. The analysis the speeches involved three topics: manifestations concerning legends, manifestations related to counting practices and manifestations related to the influence of school practice.