Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720170001&lang=es vol. 26 num. 61 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta da editora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Teaching Case in teachers training: when a teenager’s narrative provokes reflection/training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A literatura tem os Casos de Ensino como instrumentos de grande repercussão, quando adotado na formação de professores. O estudo, fundamentando-se na abordagem qualitativa, objetivou investigar a adequação do Caso Minha história verdadeira, de uma adolescente, para potencializar reflexões e discussões sobre a prática docente e sobre a construção do co nhecimento pedagógico geral, conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento de conteúdo específico junto a professores al fabetizadores. Os resultados apontaram que a narrativa do Caso de Ensino atingiu ao objetivo proposto, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. <hr/>Abstract Literature sees Teaching Cases as major to ols in teacher training. Under a qualitative approach, this study investigated whether the Teaching Case My true story, written by a teenage girl, would foster reflections and discussions about teaching practice and the construction of general pedagogi cal knowledge, pedagogical knowledge of content, and knowledge of specific content with writing/reading teachers. The results showed that the narrative of the Teaching Case reached its goal, contributing to their professional development. <![CDATA[Organization of educational work in cycles and evaluation practices: observations from the reality of a school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100031&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O estudo evidencia como a avaliação é parte integrante do processo pedagógico da escola organizada em ciclos. Recorre-se à meto dologia qualitativa por meio da análise dos documentos da escola, de observações de uma turma e de entrevistas com professores e alunos que a ela se vinculam. Dessa forma, pode-se entender que a organização do traba lho pedagógico em ciclos influencia na forma como a avaliação é executada dentro da escola e, portanto, se a organização muda, algumas lógicas também mudam e exigem que a ins tituição repense, reconstrua suas bases orga nizacionais a fim de responder à demanda de uma educação de qualidade.<hr/>Abstract The present study pointshow evaluating is an integral part of the educational process of a school organized in cycles. We resort to qualitative methodology through analysis of school documents, observation of a class and interviews with teachers and students in the class. Thus, we can understand that the organization of educational work in cycles influences in how evaluation is performed within the school and, therefore, if the or ganization changes, some logics change and also require the institution to rethink, re build their organizational bases in order to respond to the demand for quality education. <![CDATA[Actions and reflections of teachers and researchers on the teaching practice with students with disabilities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100057&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste texto tem-se como objetivo identificar as dificuldades para lidar com alunos com deficiên cia, reveladas pelos professores, bem como analisar suas ações e reflexões sobre práticas pedagógicas. Toma-se como referência teórica e metodológica os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Baseando-se na pesquisa colaborativa, foram realizadas reuniões com docentes de uma escola pública. Nas análises, identificou-se duas unida des de análise: ações e reflexões dos professores e pesquisadores para ensinar alunos com deficiência e dificuldades reveladas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram o papel fundamental da reflexão de professores e pes quisadores sobre as ações pedagógicas para o ensino de alunos com deficiência.<hr/>Abstract The purpose of this paper is to identify the di fficulties reported by teachers on how to deal with students with disabilities, and analyze their actions and reflections on teaching practices. The theoretical and methodological assumptions were those of the cultural-historical perspective. Based on collaborative research, meetings were held with teachers of a public school. During the assessment, two units of analysis were identified: (1) the actions and reflections of teachers and researchers on how to teach students with disa bilities and (2) the difficulties encountered by teachers in their teaching practices. Results show the key role of the teachers and researchers’ re flections on the educational practices for teaching students with disabilities. <![CDATA[Challenges of researching familial contexts and children leading figure]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100077&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como eixo o estudo com crianças em seus contextos familiares. Destaco os desafios de experiências de pesquisa qualitativa realizadas ao considerar como as crianças expressam, inter ferem, autorizam e estabelecem relações como sujeitos protagonistas, mediando relações numa ampla teia de interdependências em que vivem em seus contextos familiares. A socialização é compreendida como um processo complexo, as sim sendo, o texto problematiza os modos como as crianças são sujeitos socializadores dos adultos, produzindo uma socialização às avessas (MONTANDON, 1997). Conclui-se que é preciso desconstruir a perspectiva adulto cêntrica sobre a criança, que a considera numa visão vertical na pesquisa com famílias; ao contrário, é preciso reconhecê-la numa compreensão horizontal.<hr/>Abstract This paper has its axis on a study about chil dren and familial contexts. We highlight the challenge of qualitative research experience when considering how children express, in terfere, authorize and establish relationships with leadership figures, mediating rela tionships in a broad net interdependencies of their familial contexts. The socialization is understood as a complex process, and we pro blematize the ways which children are sociali zing adults subjects, producing a topsy-turvy socialization (MONTANDON, 1997). We conclude that it is necessary to deconstruct the adult-centered view of children, conside ring it under a vertical view in researches with families, but recognizing it under a horizon tal comprehension. <![CDATA[Curriculum and indigenous identities/differences: normalization, invisibility and subalternization]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100095&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo objetiva refletir sobre o currículo, mais especificamente sobre o currículo dos anos finais do ensino fundamental e como esse está vincu lado a processos de normalização, invisibilização e subalternização das identidades/diferenças indígenas. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas com 11 professores de uma escola pública estadual do Município de Campo Grande (MS), com alto Índice de De senvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos finais do ensino fundamental. Os resultados indicam que as identidades/diferenças indígenas, ao não serem percebidas pelos professores, sendo os indígenas tratados de modo normal ou como se tivessem mais dificuldade de aprendizagem, contribuem para a sua subalternização.<hr/>Abstract This paper aims to reflect on the curricu lum, particularly the curriculum of the final grades of basic education, and the way in which it is linked to normalization, invisibi lization and subalternization of indigenous identities/differences. The field research was carried out by means of interviews with 11 teachers from a public school in Campo Grande (MS) with high Basic Education De velopment Index (IDEB) in the final grades of basic education. The results showed that teachers not perceiving indigenous iden tities/differences and dealing with them as normal or as if they had more learning diffi culties contribute to their subalternization. <![CDATA[Press and imaginary about school violence: a study about the newspaper Folha de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100111&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo objetiva analisar a forma com que a imprensa divulga a violência de jovens e a violência ocorrida na escola. Propõe -se analisar ocorrências noticiadas no jornal, a Folha de São Paulo, no início dos anos 2000, ano em que se percebe o aparecimento de um número significativo de artigos e pesquisas que enfocam a violência escolar. Adota-se como referencial teórico a Sociologia do Imaginário, discutida por diversos autores, como Casto riadis (1986), Legros et al. (2007) e Taylor (2006), buscando analisar o imaginário sobre a escola e as interações que se processam na instituição escolar e seu entorno, nas notícias veiculadas sobre violência escolar.<hr/>Abstract This article aims to analyze the way in which the press discloses the violence of young peo ple and the violence in school. It is proposed to analyze occurrences reported in the newspaper Folha de São Paulo, in the early 2000s, in whi ch one perceives the emergence of a significant number of articles and research that focus on school violence. We adopt as a theoretical approach the Sociology of the Imaginary, dis cussed by several authors as Castoriadis(1986), Legros et al. (2007) e Taylor (2006), trying to analyze the imaginary about the school and the interactions that take place in the school institution and its surroundings, from the news about school violence. <![CDATA[The elderly’s social representations of the experiences lived throughout environmental changes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100135&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo analisa as representações sociais (RS) dos idosos sobre as transformações socioam bientais do município de Ponta Grossa-PR nos últimos 50 anos. Tem como objetivo identificar e compreender as representações de homens e mulheres idosos com o espaço vivido. A coleta de informações ocorreu mediante entrevistas aber tas, recorrentes e de caráter narrativo. As infor mações foram analisadas pelo software ALCES TE. Duas categorias foram delimitadas quanto à representação do espaço, as quais se objetivam com o predomínio do sexo feminino acerca do micro e do mesoambiente, e do sexo masculino relacionado ao meso e ao macroambiente.<hr/>Abstract This article analyzes the elderly’s social represen tations of the socio environmental transforma tions that have occurred in the city of Ponta Grossa, PR over the last 50 years. It aims to identify and understand the representations of elderly men and women regarding the space they have lived in. The collection of data oc curred via open and recurrent interviews, fol lowing a narrative path. The data was analyzed by the ALCESTE software. Two categories were defined, regarding the representations of space, dealing with the female gender on micro and mesoenvironments, and the male gender on meso and macroenvironments. <![CDATA[School administration in the headquarters of the Brazilian republican government between 1922 and 1935]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100159&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo identifica aspectos da história da administração escolar no Rio de Janeiro nas décadas de 1920 e 1930 mediante análise dos livros O ensino na capital do Brasil, No vos caminhos e novos fins e Educação pública: administração e desenvolvimento. O estudo de conteúdo dessa produção possibilitou um panorama do conhecimento sobre adminis tração escolar no Rio de Janeiro durante as gestões de Carneiro Leão, de Fernando de Azevedo e de Anísio Teixeira. As análises da historiografia da educação fundamentaram a investigação das condições de administração educacional no país e permitiram identificar processos de constituição do seu modelo ra cional burocrático.<hr/>Abstract The article identifies aspects of the theories of school administration in Rio de Janeiro city between 1922 and 1935 based on the analyses of their respective books, O ensino na capital do Brasil, Novos caminhos e novos fins and Edu cação pública: administração e desenvolvimento. Studies contend these books made it possible a general overview of the knowledge base of school administration in Rio de Janeiro in the management of Carneiro Leão, Fernando de Azevedo and Anísio Teixeira. The historiogra phy studies offered the analytical elements for the investigation of the scholar administration conditions in country and permitted to iden tify constitution process of the it self rational-bureaucratic model. <![CDATA[Legal milestones for the institutionalization of teacher training in the state of Mato Grosso (1910-1970)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100177&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem como objetivo analisar os mar cos legais que acompanharam o processo de institucionalização da escola normal pública em Mato Grosso, entre 1910 e 1970. Para tal, foram compilados a legislação estadual, outros documentos públicos e dados censitários. O texto discorre sobre dois aspectos para analisar a legislação: o crescimento do ensino primário e a expansão da escola normal no Brasil e em Mato Grosso. Como conclusões, destaque-se o maior acesso à formação de professores por meio das escolas normais a partir dos anos 1930, quando as matrículas no ensino primário começaram a se tornar mais significativas no estado.<hr/>Abstract The paper aims to analyze the legal milestones that accompanied the process of institutionalization of public teacher education in the state of Mato Grosso, between 1910 and 1970. The documents studied were the state legislation, other public do cuments and some census data. The text discusses two aspects to understand the teacher education courses: the development of the primary school and the expansion of teacher education courses in Brazil and in the state of Mato Grosso. With respect to the proposed object, there was an ex pansion of access to teacher education courses in the 1930s, when enrollment in primary education started to become more significant. <![CDATA[Mathematics education, regulatory processes and the Escola Ativa Program]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100201&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem por objetivo analisar a educação matemática produzida pelo Programa Escola Ativa (PEA). Seu referencial teórico é constituído pela Etnomatemática em uma perspectiva que articula o pensamento de Michel Foucault com a obra tardia de Ludwig Wittgenstein. Foram examinados os Cadernos de Matemática utilizados pelos professores e alunos do PEA, seguindo a análise do discurso foucaultiana. O exame do material mostrou que o Programa é um mecanismo regulamentador do conjunto da população do campo que atua sobre as condutas de professores e alunos e também sobre o próprio pensamento infantil, produzindo subjetividades específicas para os sujeitos escolares.<hr/>Abstract The paper aims to analyze the mathematics education produced by the Escola Ativa Program (in Portuguese, Programa Escola Ativa - PEA). Its theoretical framework consists of Ethnomatematics in a perspective that articulates the thought of Michel Foucault’s with Ludwig Wittgenstein’s later work. Were examined the Mathematics’s books used by te achers and students from the perspective of the Foucault’s discourse analysis. The examination of this material showed that the PEA is a regu latory mechanism of the whole of the peasant population that acts on the conduct of tea chers and students and also on own children’s thinking, producing specific subjectivities for school subjects. <![CDATA[Shared evaluation as a formative action of future professors that teach math]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100223&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo, constituído a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado, tem por obje tivo discutir a avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores envolvi dos num projeto em que organizam atividades de ensino de Matemática voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo proposto, analisa-se uma das Unida des Didáticas, fazendo uso de registros escritos, de gravações dos encontros e de um questio nário. Foi possível identificar que os futuros professores atribuem dois sentidos à avaliação e que a condição de compartilhamento permi te a compreensão de aspectos relacionados ao ensino, caracterizando a avaliação como uma ação formadora.<hr/>Abstract The article, written from the results of a Master thesis research, aims to discuss the shared evaluation as a forming action of future professors involved in a project where they organize activities to teach Ma thematics to the early years of elementary school. To achieve this purpose, one spe cific teaching unity was analyzed, making use of written records, recordings of the meetings and a questionnaire. It was possi ble to identify that future professors assign a two-way meaning to the evaluation and that this sharing condition allows an un derstanding of what they teach, characte rizing the evaluation as a formative action. <![CDATA[Shared evaluation as a formative action of future professors that teach math]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100247&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo, constituído a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado, tem por obje tivo discutir a avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores envolvi dos num projeto em que organizam atividades de ensino de Matemática voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo proposto, analisa-se uma das Unida des Didáticas, fazendo uso de registros escritos, de gravações dos encontros e de um questio nário. Foi possível identificar que os futuros professores atribuem dois sentidos à avaliação e que a condição de compartilhamento permi te a compreensão de aspectos relacionados ao ensino, caracterizando a avaliação como uma ação formadora.<hr/>Abstract The article, written from the results of a Master thesis research, aims to discuss the shared evaluation as a forming action of future professors involved in a project where they organize activities to teach Ma thematics to the early years of elementary school. To achieve this purpose, one spe cific teaching unity was analyzed, making use of written records, recordings of the meetings and a questionnaire. It was possi ble to identify that future professors assign a two-way meaning to the evaluation and that this sharing condition allows an un derstanding of what they teach, characte rizing the evaluation as a formative action. <![CDATA[The PPGE teachers’ participation in the XIII Meeting of Research in Education of the Center-West Region]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000100255&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo, constituído a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado, tem por obje tivo discutir a avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores envolvi dos num projeto em que organizam atividades de ensino de Matemática voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo proposto, analisa-se uma das Unida des Didáticas, fazendo uso de registros escritos, de gravações dos encontros e de um questio nário. Foi possível identificar que os futuros professores atribuem dois sentidos à avaliação e que a condição de compartilhamento permi te a compreensão de aspectos relacionados ao ensino, caracterizando a avaliação como uma ação formadora.<hr/>Abstract The article, written from the results of a Master thesis research, aims to discuss the shared evaluation as a forming action of future professors involved in a project where they organize activities to teach Ma thematics to the early years of elementary school. To achieve this purpose, one spe cific teaching unity was analyzed, making use of written records, recordings of the meetings and a questionnaire. It was possi ble to identify that future professors assign a two-way meaning to the evaluation and that this sharing condition allows an un derstanding of what they teach, characte rizing the evaluation as a formative action.