Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720170003&lang=es vol. 26 num. 63 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta da Editora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300709&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The training of reading children: the family as a reading mediator]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300713&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvi da muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/promotora de uma educação literária; debater a ne cessidade de formação da família; conhecer progra mas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levan tamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.<hr/>Abstract In this article, we discuss the question of the family and their training, as a reading mediator, often developed in school. The ob jectives of this article are: to understand how the family has a fundamental role as the first reading mediator/promoter of literary educa tion; to discuss the need for family training; to know about family training programs. After understanding reality, we present a set of fa mily training projects. The results of this data collection point to the need for a continuous, organized and systematic work, sustained in the school, regarding the training of the family as a reading mediator <![CDATA[Preschool teacher’s formation process and the perceptions concerning their docent identity]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300729&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar os reflexos de um Projeto de Extensão voltado aos processos formativos e de construção e ressignificação das identidades das professoras da Educação Infantil em unidade municipal de educação do interior paulista. De abordagem qualitativa, foi realizada por meio de questionários com professoras que participaram do Projeto nos anos de 2013 e 2014. Os resultados da pesquisa revelam o potencial da formação em colaboração, seus reflexos na atuação das professoras, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre o trabalho e reconhecendo-as como produtoras de saberes, que refletem sobre a prática e a carreira. <hr/>Abstract This article presents a research which object was analyze the reflexes of an Extension Project directed to the formation process as construction and re-signification of identities of the preschool teachers in a Municipal Education Unit in São Paulo State’s interior. From a qualitative approach, this research was realized through a questionnaire with the teachers who participated in 2013 and 2014 the project. The results of the research reveal the potential of collaborative training, its reflexes in the work of the teachers, enabling the expansion of knowledge about work and recognizing them as producers of knowledge, reflecting on practice and career. <![CDATA[The children’s life space: Marta Muchow studies and contribuition to childrean and their spatialities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300755&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Marta Muchow nasceu no dia 25 de setembro de 1892, na cidade de Hamburgo, Alemanha. Dedicou-se a pesquisar as crianças na cidade. Seu trabalho foi publicado após sua morte e recebeu o título Der Lebensraum des Groβstadtkindes. Suas ideias são contemporâneas e poderiam estar presentes em qualquer obra atual que preconiza o protagonismo e a participação das crianças, suas lógicas e formas próprias de ser e estar no espaço. Esse texto aborda as contribuições dessa autora a partir de seu único trabalho publicado.<hr/>Abstract Martha Muchow was born on September 25, 1892, in the city of Hamburg, Germany. She dedicated her self to research about the children in town. Her work was published after her death and received the title Der Lebensraum des Groβstadtkindes. Her ideias are contemporary and could be present in any current work that brings the agency and the participation of children, her logic and proper forms of being in the space. This text brings the contribuition of this author from her only published work. <![CDATA[Anchoring Social Representations and Education’s Field]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300775&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A Teoria das Representações Sociais (TRS) tem aportado contribuições significativas no campo da educação no Brasil. Trabalhos recentes apontam o estudo da ancoragem das representações como uma via de avanço do conhecimento, per mitindo uma visão mais integrada das RS com seu contexto histórico e cultural. Assim, o texto examina o processo de ancoragem, descrevendo as formas de seu estudo nas três abordagens clássicas da TRS: a sociogenética, a posicional e a abordagem estrutural. O texto destaca, ainda, estudos no campo da educação que buscaram estudar a ancoragem e o tipo de respostas ou problemas educacionais que são tratados.<hr/>Abstract The Social Representations Theory (SRT) has been contributed significantly in education field in Brazil. Recent works point to the study of the anchoring of representations as a way of advancing knowledge, allowing a more integra ted view of SRs with their historical and cultural context. Thus, the text examines the anchoring process, describing the forms of its study by the three SRT classic approaches: socio-genetic, po sitional and structural approach. The text also highlights studies in education field that sought to study the anchoring and the type of responses or educational problems which are addressed. <![CDATA[The Saresp data between 2008 and 2014 and the uses of these results by SEESP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300801&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho analisou os dados do Saresp, atinentes às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no intervalo entre os anos de 2008 e 2014. O trabalho foi desenvolvido por meio da análise documental dos dados referentes às avaliações aplicadas pelo Saresp, bem como de alguns dos documentos da SEESP sobre o assunto. A partir de análise observa-se no dis curso oficial uma negligência em construir um quadro mais realista acerca do desempenho dos estudantes, a qual prejudica o potencial dessa avaliação de auxiliar as tomadas de decisão refe rentes aos programas educacionais e ao monito ramento da qualidade. <hr/>Abstract This study analyzed data concerning to Saresp, pertaining to the subjects of Portuguese Langua ge and Mathematics in the interval between the years 2008 and 2014. The methodology included a analysis documentary, through the collection and processing of data relating to assessments ap plied by Saresp, as well as some of the SEESP do cuments that have direct or indirect relationship with the Saresp. From analysis is observed in official discourse negligence in building a more realistic picture of the performance results of the students, which undermines the potential of this assessment to assist decision-making in relation to educational programs and quality monitoring. <![CDATA[Extension of school functions and the redefinition of school knowledge: implications of the social educationalization]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300817&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto discute o papel da escola pública na contemporaneidade por meio da análise de do cumentos oficiais que legislam sobre políticas e programas variados e entrevistas semiestrutu radas realizadas com professores e diretores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Entre os achados, atualmente visualiza -se um movimento de alargamento das funções da instituição escolar, que tem produzido uma reconfiguração daquilo que até então era com preendido como conhecimento escolar. Compre ende-se que esses dois processos - o alargamento das funções da escola e a redefinição contempo rânea dos conhecimentos escolares - encontram -se imbricados em um movimento mais amplo denominado educacionalização do social.<hr/>Abstract This paper discusses the role of public schools in contemporary, analyzing official documents that legislate about different policies and pro grams; and semi-structured interviews with teachers and principals in public schools the metropolitan region of Porto Alegre. Among the results, declare that currently visualize a movement of extension of those functions as signed to schools. That moviment has produced a reconfiguration of what has been understood until now as school knowledge. Understand that these two processes - the extension of scho ol functions and a contemporary redefinition of school knowledge - are interwoven into a larger movement that some authors have called the social educationalization. <![CDATA[Initial training of environment educators: challenges, limitations and improvements]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300839&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo propõe compreender como a temática socioambiental está inserida no processo de formação inicial de educadores nas licenciaturas da Universidade Comunitária da Região de Chape có (Unochapecó). Opta-se metodologicamente pela pesquisa documental e análise de conteúdo das sínteses dos PPCs das licenciaturas, a partir da escolha de unidades de registro relacionadas à dimensão ambiental. Construiu-se um quadro sinótico sobre a temática ambiental nos currí culos, com centralidade no curso de Ciências Biológicas, tendo nas outras licenciaturas uma presença esporádica, pontual e acrítica. A pesquisa se referencia na educação ambiental freiriana, que está embasada nas contribuições de Paulo Freire para a Educação Ambiental.<hr/>Abstract This paper proposes to enlighten about how the social-environmental theme appears in the initial steps of Community University of the Region of Chapecó (Unochapecó gradua tions). To achieve such task and build a critical analysis, the documental search and Pedagogi cal Project were used, methodologically selec ting the environment issues of those papers, resulting in a synoptic table which shows its presence essentially in Biological Sciences, while in other graduations it was sporadic, punctual and an uncritical perspective. The research is based on the called Freirian envi ronmental education which is grounded in the contributions of Paulo Freire for Environmental Education. <![CDATA[Do materialities educate? Representations of elementary public school’s retired teachers (Santa Catarina, 1940-1970)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300857&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Para investigar representações sobre um ofício de aluno que colaboram para legitimar um ideal meritocrático na escola foram mobilizados dois conjuntos de fontes: a) respostas de professoras que atuaram no ensino primário catarinense entre os anos de 1940 e 1970; e b) documentos que registram rotinas do cotidiano escolar. O apoio teórico sustenta-se em trabalhos de Pierre Bourdieu, Denice Catani e Ione Ribeiro Valle. São destacados artefatos que materializam expe dientes escolares, por entender que eles educam, seja pela falta, seja pelas prescrições que estabele cem como devem ser usados e, com isso, trazem indicativos de como podem servir para ensinar. <hr/>Abstract To investigate representations of a student’s duty that collaborate to legitimize a meritocratic ideal at school were mobilized two sets: a) answers pro vided by retired teachers that have worked in the elementary schools of Santa Catarina between the years of 1940 and 1970 and b) documents that gathered records of school’s daily routine. The the oric support for the main discussion comes from works by Pierre Bourdieu, Denice Catani and Ione Ribeiro Valle. We opted to highlight artefacts that materialize school’s expedients, because they educates, due to the lack of or by the prescriptions that determine how they should be used and thus provide tips of how they could serve for teaching. <![CDATA[Research in the History of Education using textbooks: issues about sources, subjects and methods]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300877&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do texto é apresentar um balanço das pesquisas em História da Educação que tiveram como objeto de análise o livro didático. Como fonte de busca são utilizadas as bibliografias apre sentadas pelos projetos Livros Escolares e Manua les Escolares, o Banco de Teses da Capes e Anais de congressos e revistas de história da educação. O balanço está dividido em uma análise quanti e qualitativa. Na parte quantitativa destaca-se núme ro de trabalhos, período, recorrência de autores, instituições de pesquisa, etc. Na parte qualitativa centra-se na análise do conteúdo das investigações, enfatizando os temas emergentes, os métodos, os referenciais teóricos e a temporalidade.<hr/>Abstract: This article presents a mapping about research in the History of Education that used textbooks as a source. It used bibliographies submitted by the projects Livros Escolares and Manuales Escolares, the Capes Theses Bank, journals and conventions in Education History as sources. It divides the mapping into a quantitative and qualitative analysis. In the quantitative part it emphasize: number of productions, period, recurrence of authors, institutions, etc. In the qualitative part the focus was on content analysis of the investigations, with emphasis on emerging issues, methods, reference and temporality. <![CDATA[Teacher identity: chemistry teachers’ reflections about Initial training and professional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300907&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho tem como objetivo investigar a construção da identidade docente em Química, a partir da trajetória acadêmica e profissional de professores iniciantes nessa docência. A in vestigação foi realizada por meio de narrativas de histórias de vida de sete egressos da primeira turma do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe (CLQ/UFS). Com a análise, foi possível estabelecer relações entre os elementos dos períodos de formação e da atuação profissional e as expectativas positivas desses professores para continuidade da carreira profissional.<hr/>Abstract This work aims to investigate the construction of the teacher identity in Chemistry, based on teachers’ academic career and professional per formance of whom just started their teaching practice. The investigation had been carried out through narratives of histories of life col lected among seven individuals graduated at the first Chemistry Licentiate Course (CLC / UFS). Throughout analysis, it was possible as stablish connections between the elements of the periods of training and working as positive expectations from these teachers to continuing their professional career. <![CDATA[Uma experiência interdisciplinar na Amazônia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300927&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do texto é a investigação sobre a interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, a partir de posicionamentos de professores do 9º ano da educação básica, na condição de componentes de um projeto vinculado ao Programa Observatório da Educação/Capes. Fundamentado em Fazenda (2006), Vasconcelos (2002) e Lenoir (2008), dentre outros. O percurso metodológico ancora-se na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental na análise dos relatórios gerados pelos professores, bem como dos indicadores da Prova Brasil e do diagnóstico da escola. Evidenciou-se que há vários desafios a serem superados, para compreender e experimentar situações de ensino-aprendizagem na educação.<hr/>Abstract The objective of the text is to investigate the interdisciplinarity between Portuguese Language, Mathematics and Natural Sciences, from the positioning of teachers of the 9th grade of basic education, as components of a project linked to the Education Observatory / Capes Program. Based on Fazenda (2006), Vasconcelos (2002) and Lenoir (2008), among others. The methodological course is anchored in the qualitative approach, through documentary research in the analysis of the reports generated by the teachers, as well as the indicators of the Brazil Proof and the school diagnosis. It has been shown that there are several challenges to overcome, to understand and experience teaching-learning situations in education. <![CDATA[Paulo Freire: for reading and understanding]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300951&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do texto é a investigação sobre a interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, a partir de posicionamentos de professores do 9º ano da educação básica, na condição de componentes de um projeto vinculado ao Programa Observatório da Educação/Capes. Fundamentado em Fazenda (2006), Vasconcelos (2002) e Lenoir (2008), dentre outros. O percurso metodológico ancora-se na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental na análise dos relatórios gerados pelos professores, bem como dos indicadores da Prova Brasil e do diagnóstico da escola. Evidenciou-se que há vários desafios a serem superados, para compreender e experimentar situações de ensino-aprendizagem na educação.<hr/>Abstract The objective of the text is to investigate the interdisciplinarity between Portuguese Language, Mathematics and Natural Sciences, from the positioning of teachers of the 9th grade of basic education, as components of a project linked to the Education Observatory / Capes Program. Based on Fazenda (2006), Vasconcelos (2002) and Lenoir (2008), among others. The methodological course is anchored in the qualitative approach, through documentary research in the analysis of the reports generated by the teachers, as well as the indicators of the Brazil Proof and the school diagnosis. It has been shown that there are several challenges to overcome, to understand and experience teaching-learning situations in education. <![CDATA[The insertion of Affirmative Action in postgraduate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972017000300957&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do texto é a investigação sobre a interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, a partir de posicionamentos de professores do 9º ano da educação básica, na condição de componentes de um projeto vinculado ao Programa Observatório da Educação/Capes. Fundamentado em Fazenda (2006), Vasconcelos (2002) e Lenoir (2008), dentre outros. O percurso metodológico ancora-se na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental na análise dos relatórios gerados pelos professores, bem como dos indicadores da Prova Brasil e do diagnóstico da escola. Evidenciou-se que há vários desafios a serem superados, para compreender e experimentar situações de ensino-aprendizagem na educação.<hr/>Abstract The objective of the text is to investigate the interdisciplinarity between Portuguese Language, Mathematics and Natural Sciences, from the positioning of teachers of the 9th grade of basic education, as components of a project linked to the Education Observatory / Capes Program. Based on Fazenda (2006), Vasconcelos (2002) and Lenoir (2008), among others. The methodological course is anchored in the qualitative approach, through documentary research in the analysis of the reports generated by the teachers, as well as the indicators of the Brazil Proof and the school diagnosis. It has been shown that there are several challenges to overcome, to understand and experience teaching-learning situations in education.