Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720180001&lang=pt vol. 27 num. 64 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta da Editora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O domínio da epistemologia é a ferramenta de que o homem dispõe para cuidar da orientação da produção do conhecimento, pois ajuda os sujeitos no entendimento e na intervenção no mundo natural e no mundo social. Nesse sentido, neste artigo trabalha-se a questão da epistemologia da práxis, referendada no método materialista histórico-dialético, como base da construção do conhecimento científico crítico e emancipador. Sustenta-se que, ao nortear os passos da produção acadêmica, gera-se um processo epistêmico que transcorre, explicitamente, no terreno da consciência, da interioridade, da desalienação, pois gerador de conhecimento significativo que conscientiza e emancipa, assegurando base crítica acerca das relações entre o epistêmico e o social. <hr/>Abstract: The domain of epistemology is the tool that man has to take care of the orientation of the production of knowledge; it helps the subjects in understanding and intervention in the natural world and in the social world. In this sense, in this article, the term epistemology of praxis is constructed through the dialectical historical materialist method, as the basis of the construction of critical and emancipatory scientific knowledge. It is argued that, in guiding the steps of academic production, it generates an epistemic process that occurs explicitly in the field of consciousness, interiority, and awareness, because it generates meaningful knowledge that emancipates, the epistemic and the social. <![CDATA[A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho aborda a(s) identidade(s) de professoras de Educação Infantil, a partir de seus itinerários de formação. O objetivo é compreender a constituição da sua formação pedagógica, bem como caracterizar sua identidade profissional. Portanto, foram utilizados relatos autobiográficos, provenientes de professoras dessa etapa da educação básica no município de Naviraí-MS. Os dados foram coletados por meio de questionários entregues às professoras, a partir dos quais foram escolhidas cinco participantes para compor narrativas autobiográficas. Foi constatado que as professoras se identificam com a Educação Infantil e que a construção da identidade profissional está relacionada com suas vidas e processos formativos.<hr/>Abstract his work deals with the identities of teachers of early Childhood Education, from their training itineraries. The objective is to understand the constitution of their pedagogical training, as well as to characterize their professional identity. Therefore, we used autobiographical reports from teachers at this stage of basic education in the municipality of Naviraí-MS. The data were collected through questionnaires given to the teachers, from which five participants were chosen to compose autobiographical narratives. It was found that teachers identify with early Childhood Education and that the construction of professional identity is related to their lives and formative processes. <![CDATA[Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo objetivou a construção e análise de evidências de validação de instrumentos de medida para avaliar o clima escolar, na perspectiva de alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Após revisão de pesquisas nacionais e internacionais que investigavam o clima escolar, foram elaboradas uma matriz de referência e itens avaliativos adequados às escolas brasileiras. Feita a análise de conteúdo por especialistas, foram aplicados em uma amostra de 797 alunos e 243 professores de escolas públicas e particulares. Para validação de construto, foi utilizado o modelo teórico Reflexivo, em que, no procedimento de Análise Fatorial Confirmatória, foram obtidas cargas fatoriais significantes, nos diferentes instrumentos. <hr/>Abstract This study aimed to construct and evidence analysis measuring instruments validation to assess school climate from the perspective of students and teachers from the final years of elementary school. After review of national and international research investigating the school climate they were prepared a reference matrix and appropriate evaluative items to Brazilian schools. After the content analysis by experts were applied to a sample of 797 students and 243 teachers from public and private schools. To construct validation, we used the theoretical model Reflective, where, in the Confirmatory Factor Analysis procedure, significant factor loadings were obtained in the different instruments. <![CDATA[A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100091&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da prática docente a partir da discussão de dois conceitos: gênero de atividade e habitus. Analisa-se fragmentos de um trabalho de in tervenção realizado sob inspiração da metodo logia em Clínica da Atividade, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Estado de São Paulo. Com base nos resultados obtidos, entre eles o flagrar-se de uma professora em relação aos modos de fazer e de se referir aos alunos, evidencia-se os embates entre o que se reitera na história de práticas da profissão docente e as (im)possibi lidades de transformação da ação individual.<hr/>Abstract Based on the discussion of two concepts, activity genre and habitus, this work re flects on how teaching practices develop. It analyzes parts of an intervention work following Clot’s methodology that invol ved teachers of a primary public school in the State of São Paulo. Our results, in particular the astonishment of a teacher before her own praxis and ways to refer to pupils, evidence clashes between what repeats itself in the history of teaching practices and the possibilities to transform individual action. <![CDATA[Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto analisa a concepção e a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), estabelecendo relação com ideias norteadoras sobre internacionalização e transnacionaliza ção da educação superior. Do ponto de vista metodológico, vale-se da pesquisa documental e bibliográfica. Adota-se a ideia de internacio nalização da educação superior como troca mútua e solidária no campo acadêmico; de ou tra parte, entende-se que a transnacionalização expressa a agenda do mercado e do privado. A partir dos dados, conclui-se que o CsF é anunciado como um processo de internaciona lização da educação superior no Brasil, porém, o seu funcionamento revela características da transnacionalização.<hr/>Abstract The paper examines the conception and im plementation of the Science without Borders Program (SwB), establishing relationship with guiding ideas about internationalization and transnationalization of higher education. From a methodological point of view, this paper is documented and bibliographical research. The text adopts the idea of internationalization of higher education as mutual exchange and soli darity in the academic field; while on the other hand, understanding that transnationalization is supported by the private sector. From the data presented, it is concluded that SwB is advertised as a process of internationalization of higher education in Brazil, however, its operation re veals characteristics of the transnationalization. <![CDATA[Moradores de ocupações ilegais urbanas no ensino superior em Recife]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os objetivos deste trabalho foram quantificar e analisar a expansão das ocupações ilegais ur banas e os moradores dessas ocupações egressos do ensino superior, bem como analisar esses reflexos no mercado de trabalho e na aquisição de novas habitações, no período pós-neolibe ralismo (2003-2015), no município de Recife. Análise quantitativas e qualitativas foram utili zadas. Os eixos analíticos qualitativos foram: a) potências individuais e coletivas; b) finalidade da educação; c) posições hegemônicas e contra -hegemônicas. Trânsitos de potências (coletiva -individual-coletiva) e de hegemonias (contra -hegemonia-hegemonia) foram registrados a partir da inclusão na educação e com o esteio de políticas federais, fundamentais no processo. <hr/>Abstract The objective of this work was to quantify and to analyze the expansion of urban illegal occu pation and the residents of these occupations that graduates of higher education; as well as to analyze these reflexes in the labor market and in new housing acquisition, in post neoliberalism period (2003-2015), in Recife city. Quanti tative and qualitative analysis were used. The analytical qualitative axes were: a) individual and collective potencies; b) purpose of edu cation; c) hegemonic and counter-hegemonic positions. Transits in potencies (collective-in dividual-collective) and hegemonies (counter -hegemony-hegemony) were recorded from education inclusion and with the mainstay of federal policies, fundamental in all process. <![CDATA[Representações Sociais do uso popular de plantas medicinais: experiência em uma comunidade rural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo é um recorte da pesquisa realizada com crianças do 5º ano do ensino fundamen tal de uma escola municipal e suas respectivas mães e avós, em uma comunidade rural loca lizada em Joinville-SC. O objetivo centrou-se na busca das representações sociais, culturais e econômicas do uso popular de plantas medicinais pela comunidade. Utilizou-se da metodologia qualitativa fundamentada na teoria das representações sociais e no método fenomenológico. Observou-se que a maioria da população estudada tem alguma espécie de planta medicinal cultivada nas hortas caseiras. E a forma mais comum do uso dessas plantas é o chá, ou infusão, e emplastro.<hr/>Abstract The article is part of a research carried with children in the 5th grade of elementary school of the Municipal School and their mothers and grandmothers, of a rural community located in Joinville (SC). The objective focused to seek the social, cultural and economic representa tions of the popular use of medicinal plants by the community. We used the qualitative methodologie based on the theory of social re presentations and phenomenological method. It was observed that the majority of the study population have some kind of medicinal plant cultivated in their home gardens. The most common form of the use of these plants as tea, or infusion, and plaster. <![CDATA[Ensino primário e municipalidade: um estudo dos Relatórios Intendenciais das primeiras décadas do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100181&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nas primeiras décadas do século XX, a edu cação era abordada pelo governo de Pelotas, localizada no Rio Grande do Sul, nos Relatórios Intendenciais, que se destinavam a apresentar os resultados das ações governamentais durante um ano. A partir da década de 1910, passaram a contar com fotografias sobre diversos temas, inclusive instituições de ensino municipais. O objetivo deste artigo é analisar o papel do ensino primário nos referidos documentos publicados entre 1900 e 1920. Verificou-se que o ensino primário foi integrado a esses temas e que tal vinculação encontra-se relacionada ao higienis mo e às preocupações com a formação cidadã.<hr/>Abstract In the first decades of the twentieth century, the issue of education has been presented by the municipal government of Pelotas, located in Rio Grande do Sul, in their Intendentials Reports, that intends to present the results of the governmental actions during a year. From the 1910 decade, they started to have photogra phs about different themes, included municipal schools. This paper’s objective is analyzing the role of the primary education in the Inten dentials Reports. We realize that the primary education was integrated to these themes and that happened in relation to the hygienist and the concernment to the citizenship formation. <![CDATA[O manifesto dos professores públicos primários da Corte Imperial e a emergência do associativismo docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo discutir o ma nifesto dos professores públicos primários da corte, escrito em 1871, e suas relações com o as sociativismo docente e o processo de profissio nalização do magistério. A análise do manifesto fornece possibilidades para pensar as condições de surgimento do movimento de professores, suas formas de organização, reivindicação e atu ação. Utiliza-se como fonte para este trabalho o manifesto dos professores públicos primários da Corte, a legislação do período, com destaque para os relatórios do ministro dos negócios do Império e outros escritos de professores, como abaixo-assinados e jornais pedagógicos.<hr/>Abstract This article aims to discuss the manifest of public primary teachers of the Court, written in 1871, and its relations with the teachers associations and the process of professiona lization in teaching. The analysis of the ma nifest provides opportunities to think about the conditions of emergence of the teacher’s movement, its forms of organization, deman ds and acting. I use as a source for this paper the manifest of public primary teachers of the Court, the law of the period, especially the reports of the minister of the Empire, and other teachers’ writings such as petitions and educational journals. <![CDATA[Concepções de EJA e de Educação Matemática de formadores de professores e suas repercussões na formação continuada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100227&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do artigo é apresentar a análise das concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de ensino e de aprendizagem de matemática de quatro formadores de professores dos CEFAPROs e verificar as possíveis implicações de suas concepções na formação continuada por eles realizada. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo com análise interpretativa. Os dados foram coletados por meio de questionários, documentos e entrevistas semiestruturadas. A investigação revelou que os formadores possuem concepções que contribuem para uma sólida formação em educação matemática na EJA. No entanto, atualmente os formadores não ministram formação em educação matemática para esse público. Ou seja, os professores da rede pública estadual de Mato Grosso que atuam nessa modalidade de ensino, não participam de formação continuada.<hr/>Abstract The purpose of this article is to present the analysis of the conceptions of Youth and Adult Education (EJA), of teaching and learning of mathematics of four CEFAPROS teachers’ trainers, and to verify the possible implications of their conceptions in their continuing education. The research method used was the qualitative one with interpretative analysis. Dice were collected through questionnaires, documents and semi-structured interviews. Research has revealed that trainers have conceptions that contribute to a strong background in mathematics education in the EJA. However, the trainers do not currently provide training in mathematics education at the EJA. That is, the teachers of the state public network of Mato Grosso who work in this type of education do not participate in continuing education <![CDATA[Políticas educacionais e o ensino de Ciências no Brasil: o caso do IDEB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100251&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) monitora a qualidade do Ensino Fundamental, focando as disciplinas de Português e Matemática (PM). Esse foco exclusivo nessas disciplinas leva os estudantes a valorizá-las em detrimento de Ciências. Neste estudo investigou-se a percepção dos jovens, na região do grande ABC (São Paulo), quanto à importância das disciplinas estudadas cotidianamente. Os resultados mostraram que os alunos atribuem grande relevância às disciplinas de PM, induzidos pelas ações dos professores, da escola e das redes de ensino, que buscam melhores posições no ranking do IDEB. Esses dados são importantes para promover discussões entre escolas e secretarias de educação sobre políticas educacionais brasileiras.<hr/>Abstract The Basic Education Development Index has been monitoring the Fundamental Education, focusing on the subjects of Portuguese and Mathematics (PM). This exclusive focus on PM has taken students to overvalue them in detriment of Science. In this study, it was investigated students’ perception on the relevance of school subjects studied at daily-basis. Results showed that the students attributed great importance to the PM disciplines, induced by their teachers, school and department of education’ actions, who seek better positions on the IDEB ranking. These data are important to promote discussions between schools and education departments on Brazilian educational policies. <![CDATA[Nas entrelinhas do Cambridge Handbook of Social Representations: aplicações de um domínio teórico para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000100277&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) monitora a qualidade do Ensino Fundamental, focando as disciplinas de Português e Matemática (PM). Esse foco exclusivo nessas disciplinas leva os estudantes a valorizá-las em detrimento de Ciências. Neste estudo investigou-se a percepção dos jovens, na região do grande ABC (São Paulo), quanto à importância das disciplinas estudadas cotidianamente. Os resultados mostraram que os alunos atribuem grande relevância às disciplinas de PM, induzidos pelas ações dos professores, da escola e das redes de ensino, que buscam melhores posições no ranking do IDEB. Esses dados são importantes para promover discussões entre escolas e secretarias de educação sobre políticas educacionais brasileiras.<hr/>Abstract The Basic Education Development Index has been monitoring the Fundamental Education, focusing on the subjects of Portuguese and Mathematics (PM). This exclusive focus on PM has taken students to overvalue them in detriment of Science. In this study, it was investigated students’ perception on the relevance of school subjects studied at daily-basis. Results showed that the students attributed great importance to the PM disciplines, induced by their teachers, school and department of education’ actions, who seek better positions on the IDEB ranking. These data are important to promote discussions between schools and education departments on Brazilian educational policies.