Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720180003&lang=pt vol. 27 num. 65 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Entre culturas, sujeitos, saberes e suas práticas...]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000300543&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Direitos humanos e diversidade cultural: implicações curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000300549&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto considera, preliminarmen te, o currículo como uma prática social sujeita às mesmas tensões, conflitos e contradi ções a que estão sujeitos os direitos humanos e a diversidade cultural. A partir daí, pensa fundamentos para a elaboração de projetos curriculares diferenciados, concretos, de efetivação dos direitos humanos, mais especificamente, dos direitos à diversidade como parte dos direitos à cidadania. O texto conclui que tais fundamentos requerem projetos de investimento na positividade da tensão entre universalidade e culturalidade, relacionada à positividade da tensão entre igualdades e diferenças no currículo. <hr/>Abstract The present text considers, preliminarily, the curriculum as a social practice subject to the same tensions, conflicts and contradictions to which human rights and cultural diversity are subject. From there, it thinks bases for the elaboration of references for differentiated and concrete curricular projects, towards the effectiveness of the human rights, more specifically, the rights to diversity as part of the rights to citizenship. The text concludes that such fundamentals require investment projects in the positivity of the tension be tween universality and culturality, related to the positive tension between equalities and differences in the curriculum. <![CDATA[Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000300573&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem por objetivo analisar a trajetória de uma professora quilombola e suas experiên cias com a educação escolar. Ele se fundamen ta nos conceitos de quilombo e grupo étnico, e, metodologicamente, trabalha com trajetória e relatos de vida. Elabora breves considerações sobre o acesso à escrita por alguns negros no decorrer do século XIX. Descreve nos anos recentes os contatos do pesquisador com professores quilombolas, enfatizando suas co laborações para o livro e vídeo-documentário didáticos. Na última parte, analisa a trajetória e as experiências da professora Olindina no campo da educação e da militância política. <hr/>Abstract The article aims to analyze the trajectory of a quilombola teacher and her experiences with school education. It is based on the concepts of quilombo and ethnic group, and methodo logically works with trajectory and life stories. It elaborates brief considerations on the access to the writing by some blacks in the course of century XIX. In recent years he describes the researcher’s contacts with quilombola teachers, emphasizing his collaborations for textbook and video-documentary. In the last part, it analyzes the trajectory and the experiences of the teacher Olindina in the field of education and political militancy. <![CDATA[Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo - Poconé-MT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000300591&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata da trajetória de vida de uma professora quilombola. Por meio dela procu rou-se compreender os processos de resistência construídos diante de exclusões e discrimina ções raciais vividas. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de coletas foram a observação e a entrevista. Os resultados apontam uma trajetória marcada pela pobreza, estigmatização, racismos, preconceito de gênero e de região. Revela também que a escolarização e a parti cipação nos movimentos sociais quilombolas foram as principais estratégias utilizadas pela docente para resistir e reestabelecer sua au toimagem, sua autoestima, autoconfiança e profissionalizar-se, transformando, assim, suas condições globais de vida.<hr/>Abstract This article is about the life trajectory of a quilombola professor. Through her, it is tried to comprehend the resistance processes that are built in front of experienced exclusions and racial discrimination. Methodologically, this is a qualitative inquiry of ethnographic type. The collecting instruments were the observa tion and the interview. The results point out a trajectory marked by poverty, stigmatization, racism, gender and regional prejudice just for being an inhabitant of a quilombo. It is also noticed that in social quilombolas movements, the schooling and participation were the main strategies used by the professor to resist and re establish her self-image, self-confidence and to professionalize herself, transforming her global conditions of life in that way. <![CDATA[Movimento negro e as lutas contra o racismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000300613&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pretende-se apresentar neste artigo uma breve análise sobre as trajetórias do movimento negro no Brasil, tecendo considerações sobre os meca nismos acionados, individual ou coletivamente, pelos negros brasileiros no enfrentamento das práticas discriminatórias. No primeiro momen to, procura-se analisar o processo organizativo desse movimento em suas especificidades, no contexto dos movimentos sociais. Posteriormen te, são traçadas considerações sobre a atuação de ativistas do movimento social negro em órgãos estatais e os diálogos estabelecidos para definição das políticas de combate ao racismo. Finaliza-se tecendo algumas considerações sobre o racismo institucional como um entrave à aplicação das políticas públicas afirmativas e ao cumprimento da Lei 10.639/03, que determina a introdução do ensino das culturas africanas e afro-brasileiras no sistema educacional brasileiro.<hr/>Abstract I intend to present in this article, a brief analy sis on the trajectories of the black movement in Brazil, making considerations about the mecha nisms applied, individually or collectively by the Brazilian blacks in the confrontation with the discriminatory practices. In the first moment, I try to analyze the organizational process of this movement in its specificities in the contesto of the social movements. Subsequently, I will make considerations about the activities of acti vists of the black social movement state bodies, and the dialogues established for the definition of policies to combat racism. I conclude with some considerations on institutional racism as an obstacle to the implementation of affirma tive public policies and compliance with Law 10.639 / 03 that determines the introduction of the teaching of African and Afro-Brazilian cultures in the Brazilian educational system. <![CDATA[Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000300635&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na Amazônia brasileira as forças do agrone gócio expressam objetivamente uma visão e materialização de projeto de território que afeta frontalmente à população rural e suas formas de organização social na busca de sentidos e signi ficados aos seus modos de vida. Nesse sentido, o texto articula leitura teórica do território e expe riências de campo com os processos modelado res do espaço rural. A articulação aponta como as ações do agronegócio produzem impactos na educação do campo, que por sua vez, responde a estas investidas com mecanismos de resistência inscritas em seus modelos de escolarização que devem ser adequados aos seus contextos e in teresses. Dado a evidente desproporcionalidade nestas relações, a exigência dos direitos huma nos constitui imperativo urgente e inadiável. <hr/>Abstract In Brazilian Amazon the agribusiness forces objectively express the vision and materiali zation of a territory that frontally affects rural population and its social forms of organization, signification and meanings to their lives. The refore, the text articulates theoretical readings on territory and fieldwork experiences with the modeling processes of the rural space. This articulation points out how the actions from agribusiness agents produce impacts on rural schools education, which in turn, response to these actions with mechanisms of resistance inscribed in their educational models that must be appropriate to their contexts and interests. Given the obvious disproportionate nature of these relations, the issue requires human rights meditations as an urgent imperative. <![CDATA[Os elementos etnoculturais de uma pedagogia triangular: o caminho para a hospitalidade convivial1]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000300657&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O núcleo da discussão enfoca a extraordinária tecelagem sociocultural inspirada em uma epistemologia do mundo da vida afro-ibérico-ameríndio. O objetivo é realçar a necessidade de uma consideração etno-cultural em torno a multiplicidade étnico-racial e, em decorrência, insistir na necessidade de uma pedagogia capaz de cultivar uma hospitalidade voltada à convivência com a diversidade. O debate tem em vista considerações geoculturais de um horizonte que interconecta três continentes: África, Europa e as Américas. Ao mesmo tempo, pretende-se delinear uma aproximação aos princípios e fins da Educação Nacional em relação às exigências dos estudos afro e indígenas, do ponto de vista histórico e/ou cultural. <hr/>Abstract: This paper is focused on the extraordinary socio-cultural weaving inspired by an episte mology of the Afro-Iberian-Amerindian word of life. The paper emphasizes the need for an ethno-cultural consideration of ethnic and racial multiplicity and insists on the need for a pedagogy capable of cultivating hospitality aimed at coexistence with diversity. The analysis takes into account geocultural considerations of a perspective that interconnects three continents: Africa, Europe and the Americas. At the same time, it intends to delineate an approach to the principles and aims of National Education in relation to the demands of Afro and Indigenous studies, from both historical and cultural point of view. <![CDATA[A presença de mulheres negras trabalhadoras escolarizadas em periódicos mato-grossenses nos oitocentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000300675&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo trazer ao lume a presença de mulheres negras trabalhadoras es colarizadas em periódicos mato-grossenses no mundo do trabalho na cidade de Cuiabá-MT, final do século XIX. Sobre a realização do re ferido trabalho utilizou-se como metodologia o cruzamento de dados entre as informações contidas nos periódicos e o Recenseamento de 1890, e a pesquisa bibliográfica. Considera-se que as mulheres negras estiveram presentes no mundo do trabalho livre e em diversos espaços no universo letrado na capital da Província. <hr/>Abstract The article aims to bring to the fore the presence of african brazilian1 women workers enrolled in periodicals from the state of Mato Grosso, in the city of Cuiabá-MT, at the end of the 19th century. On the accomplishment of this work, the cross-referencing between the information contained in the periodicals and the Census of 1890, as well as the bibliographic research, was used as methodology. It is considered that Afri can Brazilian women were present in the world of free work and diverse spaces in the literate universe in the capital of the Province. <![CDATA[Identidades e relações de gênero nos guias do programa nacional dos livros didáticos de História e Português para o ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000300693&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, analisamos a presença da discussão de gênero nas avaliações expressas nos Guias do PNLD 2015. Teoricamente, utilizou-se o concei to de gênero como categoria de análise, associado a alguns aspectos dos estudos decoloniais com a finalidade de entender o modo como o concei to de identidade se apresentava nos guias. Em complemento, analisou-se também se esses do cumentos se voltam para especificidades de gru pos, tais como classe social, etnia e sexualidade. Conclui-se que os guias, de modo geral, parecem reforçar o não protagonismo feminino e o total silenciamento de questões relacionadas com as outras manifestações de gênero não canônicas. <hr/>Abstract This paper addresses the gender debate in as sessments presented in teacher guides by the PNLD 2015. For the theoretical framework, the concept of gender was used as an analytical category, together with some aspects of pos tcolonial and decolonial studies to understand how the concept of identity was introduced in the guides. In addition, this paper analyzes whether these guides address group specificities like social class, ethnicity, and sexuality. Results suggest that guides generally seem to reinforce women’s secondary role and a complete silen cing of issues related to other non-canonical gender expressions. <![CDATA[Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000300713&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivos desta reflexão: tornar conhecidas epis temologias e estéticas visuais de povos ancestrais da América do Sul e Caribe, visando re-escrever a história da Engenharia dessa parte do mundo; oferecer imagens de soluções dadas a problemas de engenharia e arquitetura, demonstrando a importância epistemológica e estética para a con dição humana. Com base teórica em Bachelard (2006), teoria e metodologia mitohermenêutica, analisa-se o trajeto antropológico e ao mesmo tempo mudança epistemológica de alunos, pela construção de projeto de pesquisa. Concluindo, questiona-se o fato do Brasil jamais ter considera do necessário a população não indígena aprender epistemologias e estéticas ancestrais. Propõe-se a criar Rede de Conhecimentos. <hr/>Abstract This reflection aims: to make known South America and Caribean ancestral aesthetics and epistemology, re-writing Engineering history to this part of the world; to offer images of ar chitecture and engineering solutions, demons trating the importance of epistemology and aesthetics to the human condition. Based on Bachelard´s theories (2006), mythhermeneutics theory and methodology, the anthropological path is analysed so as the experience of episte mological change of students by Project based learning. Concluding, we find questionable that Brazil never considered the need of non -indigenous people learning from ancestral epistemology and aesthetics. The creation of a Net of Knowledge is proposed. <![CDATA[Bavarian capuchins and mapuche childhood: approaches from the Phenomenology of the body in Merleau Ponty]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000300733&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La fenomenología del cuerpo de Merleau Ponty nos entrega herramientas que nos permiten pensar de otro modo el montaje del aparato disciplinario que llevaron a cabo diversos agentes hacia los pueblos originarios a fines del siglo XIX en Chile. La integración forzosa de la Araucanía da inicio a un proceso de ocupa ción de tierras donde terminan imponiéndose los proyectos modernizadores que propiciaban los grupos dirigentes de Chile y la consiguiente política inmigratoria promovida desde el Estado. Llegan a la Araucanía por solicitud de las elites chilenas la congregación de monjes capuchinos bávaros y las Hermanas Maestras de la Santa Cruz. <hr/>Abstract The phenomenology of the body of Merleau Ponty gives us a series of tools that allow us to think in a different way about the assembly of the disciplinary apparatus carried out by various agents towards the indigenous peoples at the end of the 19th century in Chile. The forced integration of the Araucanía begins a process of occupation of lands where the modernizing projects favored by the leading groups of Chile and the consequent immigration policy promoted by the State end up being imposed. The congregation of Bavarian Capuchin monks and the Teacher Sisters of the Holy Cross arrive at the Araucanía at the request of the Chilean elites.