Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720210001&lang=pt vol. 30 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação – Educação intercultural e direitos humanos em tempo de pandemia: um diálogo fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ao definirmos este tema para o debate da educação durante a realização SEMIEDU 2020 – Educação Intercultural e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia, buscamos articular diferentes contextos e perspectivas para a compreensão do atual momento vivido diante do desafio em manter a vida e superar um desconhecido e mortífero Coronavírus ou, simplesmente, o COVID-19. Contudo, buscamos também refletir e aprofundar princípios étnicos e políticos que se impõem aos educadores e aos demais setores sociais para mudar a realidade, desnudando o pensamento mítico e criando outras referências para o imaginário social a fim de romper o autoritarismo antidemocrático que tem ceifado a vida dos mais fragilizados na história da colonialidade latino-americana. <![CDATA[Conceitos basilares das teorias de V.V. Davidov: aportes e desafios para a pesquisa e o ensino-aprendizagem da matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Teoria da Atividade de Estudo e a do Ensino Desenvolvimental, desenvolvidas por V.V. Davidov, foram se construindo ao longo de mais de 20 anos de investigação, na segunda metade do século XX, com a implantação de um sistema didático em várias repúblicas soviéticas. Essas teorias, inseridas no âmbito da Teoria Histórico-Cultural, envolvem conceitos basilares e pressupostos que precisam ser devidamente compreendidos e apropriados. Assim, este texto, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e do uso de ferramentas do software Nvivo11, identifica e discute esses conceitos e apresenta possíveis aportes para a pesquisa e para o ensino-aprendizagem da Matemática.<hr/>Abstract The Theory of Study Activity and Developmental Teaching, developed by V.V. Davidov, were built during more than 20 years of investigation, in the second half of century XX, with the implantation of a didactic system in several Soviet republics. These theories, within the framework of the Historical-Cultural Theory, involve basic concepts and assumptions that need to be properly understood and appropriate. Thus, this text, developed from bibliographic research and the use of Nvivo11 software tools, identifies and discusses these concepts and presents possible contributions to Mathematics research and teaching-learning. <![CDATA[O conhecimento dos temas no ensino da reprodução das plantas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apresentam-se os resultados da investigação desenvolvida em salas de aulas portuguesas de 3º e 6º ano que identificam as dimensões que integram o conhecimento dos tópicos (conteúdo), do professor, ensinando reprodução das plantas. Para o efeito realizaram-se gravações em vídeo e áudio. A informação foi tratada com análise de conteúdo e contrastada com a literatura existente numa perspectiva metodológica de Top-down Bottom-up. Foram identificados cinco aspetos de diferentes naturezas, relacionadas com o conhecimento dos tópicos. i)conceitos da biologia e de exemplos associados; ii)leis, princípios e teorias da biologia; iii)procedimentos e técnicas de observação em biologia; iv)modelos relacionados com o conceito da biologia e v)factos e fenômenos biológicos.<hr/>Abstract We present the results of an investigation carried out in 3rd and 6th grade portuguese classrooms that identify the dimensions that integrate the knowledge of the topics (content), the teacher, when teaches the reproduction of plants. For this purpose, video and audio recordings were made. The information was treated with content analysis and contrasted with the existing literature in a top-down Bottom-up methodological perspective. Five aspects of different natures were identified, all related to the knowledge of the content: i)concepts of biology and associated examples; ii)laws, principles and theories of biology; iii)procedures and techniques of observation in biology; iv)models related to the concept of biology and v)biological facts and phenomena. <![CDATA[A UTOPIA COMO ATRIBUTO DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio reflete sobre ideais pedagógicos da educação moderna, herdados da filosofia Iluminista, como baliza para a formação cidadã, crítica e transformadora na atualidade. Trata das bases educacionais que fundam a emancipação e a utopia e que visam concretizar a autonomia do sujeito como agente de uma sociedade livre, justa e igualitária. A discussão é subsidiada por incursos teórico-hermenêuticos como metodologia compreensivo-interpretativa, fundamentada nas categorias habermasianas de sociedade e razão, para reconhecer a educação como um fenômeno universal e permanente, que aglutinou pluralidades de perspectivas (dialéticas) que moldaram o entendimento sobre seu conceito e sua missão histórico-social.<hr/>Abstract This essay reflects on pedagogical ideals of modern education, inherited from the Elightenment philosophy, as a mark for the citizen, critical and transformative formation in the present. It is about the educational bases that establish emancipation and utopia, and that aim to materialize the individual’s autonomy as an agent of a free, fair and egalitarian society. The discussion is subsidized by theoretical-hermeneutic incursions as comprehensive-interpretive methodology, based on the Habermasian categories of society and reason, to recognize education as an universal and permanent phenomenon that aggregated pluralities of (dialetical) perspectives which shaped the understanding about its concept and historical-social mission. <![CDATA[POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: aspectos de sua operacionalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivou-se conhecer a operacionalização da política de permanência adotada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), usando-se como amostra os bacharelandos da área da saúde, do Campus sede. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados disponibilizados on line. Os resultados evidenciaram que a política de permanência é composta por um conjunto de ações desenvolvidas pela Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), às expensas do Pnaes, envolvendo bolsas, isenção de taxas nos restaurantes, moradia em residências universitárias e serviços pedagógico, social, psicológico e odontológico, as quais são indispensáveis para que o alunado se mantenha na universidade.<hr/>Abstract The objective was to know the operationalization of the permanence policy adopted at the Federal University of Piauí (UFPI), using as a sample the baccalaureate ones of the health area, of the headquarters Campus. Data were collected through semi-structured questionnaires made available online. The results showed that the permanence policy is composed of a set of actions developed by the Pro-Rectory of Student and Community Affairs (Praec), at the expense of the PNAES, involving scholarships, exemption from fees in restaurants, housing in university residences and pedagogical services, social, psychological and dental, which are indispensable for the student to remain in university. <![CDATA[Corpo e arte-performance na escola básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute o conceito de corpo e arte-performance enfatizando as experimentações realizadas na escola básica. Dialoga com GLUSBERG (1987), COHEN (2002), PEREIRA (2013) na perspectiva da arte-performance e seus desdobramentos para o campo da educação. Faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção com ênfase no acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual como destaca DELEUZE e GUATTARI (1997). Os resultados permitem pensar o conceito de corpo como signo e a performance enquanto arte experimental híbrida e anárquica que anuncia heterotopias inventivas e provoca transformações nas práticas pedagógicas de professores da escola básica.<hr/>Abstract This article aims to discuss the concepto of body and art-performance emphasizing the experiments carried out in basic school. It dialogues with GLUSBERG (1987), COHEN (2002), PEREIRA (2013) in the art-performance perspective and its developments in the field of education. It makes use of cartographic method of research-intervention that emphasizes the monitoring of processes based on the composition of a conceptual plan, as highlighted by DELEUZE and GUATTARI (1997). The results allow to think about the concept of body as a sign and performance as a hybrid and anarchic experimental art that announces inventive heterotopies and transformations in the pedagogical practices of basic school teachers. <![CDATA[Avaliação formativa e autorregulação: um estudo sobre os cadernos do PNAIC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo geral deste artigo é o de verificar se os aspectos sobre a avaliação da aprendizagem mencionados nos Cadernos de Formação do PNAIC estão consonantes com os fundamentos da avaliação formativa na perspectiva cognitiva e da autorregulação. Configura-se como estudo de análise documental. Os conteúdos sobre avaliação ora estão de acordo com a perspectiva cognitivista, ora aproximam-se mais de um controle. Há prioridadenas ações do professorenquanto a ação do aluno no processo de avaliação é pouco destacada. Buscou-se compreender os procedimentos e instrumentos avaliativos da aprendizagem utilizados no PNAIC para consolidação da escola como um espaço fundamental de aprendizagens.<hr/>Abstract The overall objective of this paper is to see if the aspects of learning assessment mentioned in the PNAIC Training Manual are consonant with the foundations of formative assessment in the cognitive and self-regulation perspective. It is a study of documentary analysis. The content on evaluation is sometimes in agreement with the cognitive perspective, sometimes more as control. There is priority in the teacher's actions whereas the student's action is little highlighted in the evaluation process. This study sought to understand the procedures and instruments for learning assessment used in the PNAIC to consolidate the school as a fundamental area of learning. <![CDATA[OS CIGANOS E A ESCOLA: ENCONTRO INTERÉTNICO, FRONTEIRAS E AUTOATRIBUIÇÃO NO ACAMPAMENTO SOL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estreitamento do contato interétnico, a fixação e a obrigatoriedade da frequência à escola por crianças e jovens, têm alterado as relações entre ciganos e escola. Este artigo se propôs discutir os significados da escola para ciganos adultos que se fixaram em um município do Estado do Espírito Santo. A etnografia foi o caminho investigativo que norteou a pesquisa e os colaboradores pertencem, majoritariamente, a um único grupo familiar. A análise concentrou-se em dois posicionamentos desses colaboradores: um ressalta que “a escola é o fim do cigano” e o outro afirma que “a escola é uma luz no caminho do cigano”.<hr/>Abstract The narrow inter-ethnic contact, the settlement and the children and young adults ‘obligation to attend the school, has changed the relations between gypsies and the school. This article has proposed to discuss meanings of the school for adult gypsies who set up camp in a city in the state of Espírito Santo. The ethnography was the investigative path that oriented this research and the collaborators mostly belong to a single familiar group. The analysis is centered on two opinions among the research collaborators: one highlighting that “schools are the end of the gypsy people” and the other that affirms that “schools are the light crossing the gypsies’ path”. <![CDATA[Fragilidades da educação ambiental na escola pública: a formação dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste trabalho, buscou-se compreender sobre as condições requeridas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítica nas escolas, de forma especial, a capacitação docente. A pesquisa foi realizada com a participação de 34 professores de duas escolas públicas estaduais em Colatina-ES. Os dados foram coletados a partir de questionários e a análise feita de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram que há deficiência na formação dos professores quanto às questões ambientais, tanto na formação inicial quanto na continuada. Havendo, portanto, a necessidade do aprimoramento e da oportunização da formação docente condizente com os objetivos da Educação Ambiental Crítica.<hr/>Abstract In this work, we try to understand the conditions required for the development of Critical Environmental Education in schools, in a special way, the teacher training. The research was conducted with the participation of 34 teachers from two state public schools in Colatina-ES. Data were collected from questionnaires and qualitative and quantitative analysis was performed. The results showed that there is a deficiency in teacher training regarding environmental issues, both in initial and continued training. Therefore, there is a need for the improvement and opportunization of teacher education consistent with the objectives of Critical Environmental Education. <![CDATA[Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental em Cuiabá - MT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e busca compreender e relatar a experiência de pedagogos, ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Assume-se a abordagem qualitativa, partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa. Como registros de informações se opta por questionário e entrevista semiestruturada. Para analisar e produzir os textos de campo se adota a Análise Textual Discursiva. Os resultados legitimam contrariedades denunciadas nos relatos dos pedagogos que ensinam Ciências Naturais, pois apontam deficiências na formação inicial sobre as metodologias do trabalho pedagógico em Ciências Naturais.<hr/>Abstract This paper is a clipping of a master's research and seeks to understand and report the experience of educators working with the discipline of Natural Sciences in the early years of elementary school. In this sense, the guiding question of the research is: How to configure and express scientific and pedagogical knowledge of Natural Sciences content underlying the teaching of teachers in the early years, when reporting the teaching they perform in elementary school? The qualitative approach is assumed based on the assumptions of Narrative Research as a research method. As information records, a questionnaire and semi-structured interview are chosen. To analyze and produce the field texts, the Discursive Textual Analysis is adopted. The results legitimize contradictions reported in the reports of educators who teach natural sciences, as they point out deficiencies in the initial formation on the methodologies of pedagogical work in Natural Sciences. <![CDATA[Articulação entre Prova Brasil e avaliação institucional: percepções dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As escolas públicas municipais de Campinas (SP) possuem uma política pública de avaliação institucional, de caráter democrático e emancipatório; concomitante à Prova Brasil, que dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e estabelece metas para as escolas. Com isso, o objetivo desse artigo é analisar quais são as percepções dos professores das escolas públicas sobre a articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal em duas escolas, concluiu-se que há articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional, promovida em diferentes reuniões presentes no ambiente escolar.<hr/>Abstract The municipal public schools of Campinas (SP) have a public policy of institutional evaluation, of democratic and emancipatory character; Concomitant to Prova Brasil, which gives rise to the Basic Education Development Index and sets goals for schools. Thus, the objective of this article is to analyze what are the perceptions of public school teachers about the articulation between Prova Brasil and institutional evaluation. Through semi-structured interviews and focus group in two schools, it was concluded that there is articulation between Prova Brasil and the institutional evaluation, promoted in different meetings present in the school environment. <![CDATA[O ENSINO APRESENTADO POR RAMON LLULL POR MEIO DA SIMBOLOGIA DA NATUREZA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Entender a simbologia usada no século XIII, por Ramon LLull (1232-1316), é compreender um pouco sobre as necessidades que os homens viviam e que os levavam a explorar a racionalidade. Logo, a nossa questão é a de analisar a prioridade do conhecimento como questão central da formação humana. Pretendemos fazer uma reflexão sobre a obra de Llull para compreender sobre o papel de quem ensina e a importância da transformação do discurso na ação/prática.<hr/>Abstract Understand the symbolism used in the thirteenth century, as an example, Ramon LLull (1232-1316), is to understand a little of the needs that the men lived and that led them to explore rationality. Our question is to analyse the priority of knowledge as a central issue of human formation. We want to reflect on Llull's work so that we can reflect on the role of those who teach and the importance of the transformation of discourse in action/practice. <![CDATA[Educação e direitos das mulheres em tempos de pandemia em Moçambique]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No presente texto discuto alguns aspectos sobre educação e direitos das mulheres em Moçambique, em tempos de pandemia, com enfoque para o ensino superior, por ser docente universitária e ter vivenciado experiências que levantaram reflexões sobre discriminação de gênero, sobretudo no primeiro semestre de 2020, período que abarcou a suspensão das aulas presenciais e o início das aulas à distância, bem como o apelo governamental do fique em casa! Para desenvolver esta discussão, recorri a conversas informais com quatro docentes, duas mulheres e dois homens e com quatro estudantes, duas do sexo feminino e dois do sexo masculino. Usei também da minha experiência dentro do espaço universitário. A discussão mostrou que em geral, as mulheres não têm tido a possibilidade de gozar plenamente os seus direitos, incluindo os de acesso à educação e que isso se agravou durante a pandemia, mesmo dentro da universidade.<hr/>Abstract In this text I discuss some aspects of education and women's rights in Mozambique, in times of pandemic, with a focus on higher education, as a university teacher and having lived experiences that raised reflections on gender discrimination, especially in the first half of 2020 period that included the suspension of face-to-face classes and the beginning of distance classes, as well as the governmental appeal of stay at home! To develop this discussion, I resorted to informal conversations with four teachers, two women and two men and with four students, two female and two male. I also used my experience within the university space. The discussion showed that in general, women have not been able to fully enjoy their rights, including those of access to education, and that this has worsened during the pandemic, even within the university <![CDATA[A pandemia na vida das mulheres: Uma reflexão feminista a partir de Moçambique e Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pandemia pelo novo Coronavírus, a rapidez da sua disseminação e a terrível visibilidade dos seus impactos são razões suficientes para propormos uma reflexão feminista que vá para além das visões sanitária e da política econômica neoliberal dominantes. Nesta perspectiva, apresentamos uma leitura sobre esta realidade a partir da experiência de vida de mulheres em Moçambique e Brasil. Partimos da compreensão que o capitalismo é antissocial, antidemocrático, misógino, colonial e ecocida para colocar em evidência que nada pode ficar como dantes para que a vida, em todas as suas formas, se mantenha e floresça para todas e todos.<hr/>Abstract The new Coronavirus pandemic, the speed of its dissemination and the terrible visibility of its impacts are sufficient reasons to propose a feminist reflection that goes beyond the dominant neoliberal sanitarian and political economy views. Thus, we aim a reading about this reality from the life experience of women in Mozambique and Brazil. We argue that capitalism is antisocial, antidemocratic, colonial, misogynistic and ecocidal to put in evidence that nothing can remain as before so that life, in all its forms, is maintained and flourishes for all of us. <![CDATA[A pedagogia guarani nas percepções dos professores guarani e kaiowá do Mato Grosso do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Utilizando como eixo teórico autores indígenas e não indígenas que dialogam com os estudos da cultura e da pedagogia guarani, a pesquisa apresenta as percepções dos professores guarani e kaiowá do Mato Grosso do Sul sobre a pedagogia guarani. Tendo como objeto de análise os relatórios da Ação Saberes Indígenas na Escola/MEC/SECADI, o trabalho demostrou que a pedagogia guarani é transmitida de maneira oral, possuindo elementos e modos próprios, apresentando reflexões sobre os conhecimentos tradicionais, autonomia e modo de ser que se fazem presentes entre os membros da comunidade e que circulam com as crianças na escola.<hr/>Abstract Using as a theoretical axis, indigenous and non-indigenous altos who dialogue with the studies of Guarani culture and pedagogy, the research presents the perceptions of the Guarani and Kaiowá teachers of Mato Grosso do Sul, on Guarani pedagogy. Having as analysis, the reports of the Action Indigenous Knowledge in School/MEC/SECADI, the work demonstrated that the Guarani pedagogy is transmitted orally, possessing elements and own ways, presenting reflections on the traditional knowledge, autonomy and the way of being, is present among members of the community and circulates with children in school. <![CDATA[Voos literários com crianças indígenas e não indígenas na perspectiva intercultural, Campo Grande, MS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender como a leitura promove o interesse e o envolvimento de crianças de 4 a 5 anos, a partir das memórias leitoras de seus professores, a fim de contribuir para a formação desses leitores em relação aos valores humanos. Para tanto, apresentamos a análise das atividades de leitura mediadas pelos professores, por meio de poemas e desenhos, abordando o respeito às diferenças étnicas desses sujeitos, em uma perspectiva dos estudos da literatura infantil e da educação intercultural. Essa inter-relação oportunizou às crianças experiências interculturais de leitura no espaço escolar.<hr/>Abstract This article presents the results of a research aiming at understanding how reading promotes the interest and engagement of 4- and 5-year-old children by means of their teachers’ reading memories, in order to contribute to the formation of those readers regarding human values. Thus, we present the analysis of reading activities mediated by the teachers who used poems and drawings approaching the respect for the ethnic differences of those subjects, from a perspective that stresses studies of children’s literature and intercultural education. That interrelationship provided intercultural reading experiences for the children in the school environment. <![CDATA[Epistemologias do sul e educação intercultural: contribuições da formação-ação-intercultural em Cuiabá-MT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Tecemos contribuições à temática Direitos Humanos e Interculturalidade em tempos de pandemia, dialogando com os estudiosos da decolonialidade e interculturalidade crítica. A leitura da realidade pautada na pesquisa-ação traz as falas de participantes da formação contínua Ikuia-Pá: história e cultura bororo na perspectiva da educação intercultural na primeira infância. Neste contexto formativo nasce o “grupo-pesquisador” e a sistematização da metodologia “formação-ação-intercultural” que pretende descolonizar fundamentando-se em epistemologias do Sul em contraposição à colonialidade do saber/conhecimento. Conclui-se que as formações de professores demandam outras proposições teóricas que possam criar novas pedagógicas capazes de promover a educação intercultural crítica na escola.<hr/>Abstract We make contributions to the theme Human Rights and Interculturality in times of pandemic, dialoguing with scholars of decoloniality and critical interculturality. Reading the reality based on action research brings the speeches of participants in the Ikuia-Pá continuing education: Bororo history and culture from the perspective of intercultural education in early childhood. In this formative context, the “researcher group” was born and the systematization of the “training-action-intercultural” methodology, which seeks to decolonize based on epistemologies of the South as opposed to the coloniality of knowledge. It is concluded that teacher training demands other theoretical propositions that can create new pedagogies capable of promoting critical intercultural education at school. <![CDATA[Direitos da criança e a educação: notas iniciais para pensar a vida na pandemia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100220&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto tem por objetivo ampliar a compreensão sobre os desafios que ainda se mostram presentes em relação à efetivação dos direitos das crianças brasileiras, no período em que o mundo vivencia uma situação de profundas transformações decorrentes da pandemia do covid-19. Considerando o ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa trinta anos de existência, recorremos à análise dos diferentes textos legais que culminaram no atual conjunto normativo de proteção integral à infância e dos desafios impostos à efetivação do direito à educação, neste período em que o ensino presencial foi substituído pelo ensino remoto.<hr/>Abstract The present text has as objective to broaden the comprehension regarding the challenges that are still present concerning the fulfillment of the rights of Brazillian children, over the period when the world is experiencing a situation of profound transformations resulting from the covid-19 pandemic. Considering that the year in which the Estatuto da Criança e do Adolescente (Child and Adolescent Statute) completes thirty years of existence, we recur to the analysis of different legal texts that culminated in the current normative grouping of full protection to childhood and the challenges imposed to the fulfillment of the right to education, in this period when in-person teaching has been replaced by remote teaching. <![CDATA[Escolas rurais na região amazônica: traços da política e administração pública em Rondônia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100222&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo da pesquisa foi analisar parte do processo histórico de constituição da escola rural amazônica no contexto brasileiro. Uma das indagações foi: qual o modelo de escola rural pensado e instituído no estado de Rondônia? O processo metodológico ancorou-se em materiais bibliográficos e contou com atividades empíricas para a coleta de fontes históricas produzidas pelas administrações públicas sobre a Educação, a exemplo de relatórios estatísticos e boletins. Utilizou-se de narrativas sobre a prática docente. Constatou-se que a situação na qual as escolas rurais rondonienses foram criadas compõem quadro de precariedades e ausências de políticas públicas.<hr/>Abstract The objective of the research was to analyze part of the historical process of constitution of the Amazonian rural school in the Brazilian context. One of the questions was: what is the rural school model thought and instituted in the state of Rondônia? The methodological process was anchored in bibliographic materials and had empirical activities for the collection of historical sources produced by public administrations on Education, such as statistical reports and bulletins. Narratives about teaching practice were used. It was found that the situation in which rural schools in Rondônia were created is a precarious situation and the absence of public policies. <![CDATA[Construindo a universidade que queremos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta produção resulta da participação da autora no SemiEDU 2020: Educação Intercultural e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia, subtema: Direitos Humanos e Educação das Relações Étnico-Raciais. Incorporam-se também alguns aspectos apresentados na XIII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira, promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE/UFMT), realizada em 2019. O propósito deste artigo consiste em evidenciar, a partir das referências consultadas, os enfrentamentos necessários para construir uma instituição pública que, corroendo a sua finalidade original, coloque as suas funções a serviço da promoção da população brasileira, em particular dos negros e de outros grupos socialmente deserdados. Percebe-se que há um processo em curso, perpassado pela necessidade de avançar em busca de novas conquistas.<hr/>Abstract This production results from the author’s participation in SemiEDU 2020: Inter-cultural Education and Human Rights in a Time of Pandemic, sub-theme: Human Rights and Ethnic-Racial Relations Edu-cation. Some aspects presented in the XIII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira, promoted by Núcleo de Estu-dos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE/UFMT), in 2019. The purpose of this article is to highlight, from the references consulted, the confrontations necessary to build a public institution that, undermining its original purpose, places its functions at the service of the promotion of the Brazilian population, in particular bla-cks and other socially disinherited groups. It is noticed that there is an ongoing process, permeated by the need to move forward in search of new achievements. <![CDATA[Educação ambiental no currículo de uma instituição de ensino superior: o processo de ambientalização curricular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100224&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo tem como objetivo discutir as questões envolvidas na inserção da educação ambiental no currículo dos cursos de uma instituição de ensino superior. Apresentamos um estudo de caso de abordagem qualitativa realizada por meio de um questionário diagnóstico com os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação de uma universidade particular do oeste do estado de São Paulo. Os resultados indicaram que a discussão ambiental na universidade ainda é um processo novo, repleto de desafios e anseios dos sujeitos envolvidos, mas que está iniciando as demandas para uma formação socioambiental.<hr/>Abstract This study aims to discuss the issues involved in the insertion of environmental education in the curriculum of courses of a higher education institution. We present a case study of a qualitative approach conducted through a diagnostic questionnaire with the coordinators of undergraduate and postgraduate courses of a private university in the western state of São Paulo. The results indicated that the environmental discussion at the university is still a new process, full of challenges and anxieties of the subjects involved, but that is beginning the demands for a social and environmental formation. <![CDATA[Políticas públicas, produções acadêmicas e mestrados profissionais em educação: qual é o lugar ocupado pelos professores?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo promove uma discussão sobre o lugar ocupado pelos professores nas esferas políticas e acadêmicas e defende os Mestrados Profissionais em Educação (MPEs) como espaços de ressignificação da profissão. Respaldada em autores do campo da profissionalização do ensino e num estudo exploratório, a pesquisa estrutura-se, a partir da análise documental dos aparatos legais e, posteriormente, do levantamento do tipo estado da arte das produções na área. Os dados analisados revelam a permanência do tecnicismo nas políticas de formação e na proposição dos MPEs. Já as produções, anunciam perspectivas inovadoras, na efetivação dos programas, reconhecendo os professores como pesquisadores do campo profissional.<hr/>Abstract This article promotes a discussion about the place occupied by teachers in the political and academic spheres and defends the Professional Master's Degrees in Education (MPEs) as spaces where a re-signification of the profession can occur. Supported by authors from the teaching professionalization field and by an exploratory study, the research is structured from the documentary analysis of the legal apparatus and, subsequently, a survey of productions in the area. The data analyzed reveals that technicality remains in the training policies and the proposition of the MPEs. On the other hand, the works in the area announce innovative perspectives in the implementation of the program, recognizing the teachers as researchers of the professional field. <![CDATA[Da formação contínua de professores ao desenvolvimento docente – o grupo colaborativo e seu potencial mediador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100226&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo refere-se a uma pesquisa que objetivou compreender o processo de desenvolvimento profissional docente no movimento de um grupo colaborativo. Baseado na Pesquisa Colaborativa realizou-se um curso de extensão, cujas audiogravações foram analisadas segundo a proposta dos Núcleos de Significação. Concluiu-se que o grupo colaborativo se consolidou como mediador relevante para o desenvolvimento docente; que a mediação do outro e os dramas vividos pelos professores são propulsores de desenvolvimento e que as decisões pedagógicas pautadas pela afetividade são determinantes num grupo. Por fim, apresentou-se pressupostos para inspirar a construção de grupos colaborativos como proposta de formação contínua para professores.<hr/>Abstract This article is about a research that aims to understand the professional process development of teachers in a perspective of the movement of a collaborative group. Based on a Collaborative Research, an extension course was carried out, whose audio recordings were subsequently analyzed by two Significance Centers. It was concluded that the collaborative group consolidated itself as a relevant mediator for teacher development; that mediation of other and dramas experienced by teachers are propellers of development and that pedagogical decisions based on affectivity are determinant in our group. Finally, it is proposed to inspire the construction of collaborative groups as a proposal for continuing teacher education. <![CDATA[O abandono da docência por professoras universitárias iniciantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100227&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No trabalho objetivamos compreender os motivos do abandono da docência das professoras iniciantes na educação superior. A pesquisa, qualitativa e empírica, utilizou entrevistas para a coleta de dados junto a cinco ex-professoras com até cinco anos de experiência na docência superior, as quais se desligaram da profissão por adversidades profissionais e pessoais. O abandono docente é o fim de um longo processo de lutas que envolve múltiplas intercorrências, relacionadas ao nível pessoal, profissional e institucional. Ressaltamos a importância do acompanhamento do ingresso na carreira e de ações formativas que contribuam com a construção de identidades docentes e ambientes de trabalho favoráveis.<hr/>Abstract In the work we aim to understand the reasons for the abandonment of teaching by teachers beginning in higher education. The research, qualitative and empirical, used interviews for data collection with five former teachers with up to five years of experience in higher education, who left the profession due to professional and personal adversities. Teacher abandonment is the end of a long process of struggles that involves multiple complications, related to the personal, professional and institutional level. We emphasize the importance of monitoring career entry and training actions that contribute to the construction of teaching identities and favorable work environments. <![CDATA[A identidade profissional de coordenadores pedagógicos: tensões e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100228&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo integra investigação maior que problematizou a implementação de um Programa denominado Sistema de Gestão Pedagógica, no contexto do trabalho da coordenação pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Tem como propósito discutir a relação entre a institucionalização do recurso tecnológico e a constituição da identidade profissional de coordenadores pedagógicos. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos sociológicos sobre identidade profissional. A pesquisa, de caráter qualitativo, lançou mão da análise de fontes documentais, da observação participante, e da realização de entrevista compreensiva para desvelar o fenômeno investigado. O foco deste artigo está nas etapas desenvolvidas no campo de pesquisa. A inclusão do Programa no trabalho dos coordenadores pedagógicos revela novas possibilidades de atuação profissional, repercutindo assim, na (re) construção da identidade profissional.<hr/>Abstract This article integrates a larger investigation that problematized the implementation of a Program, Pedagogical Management System, in the context of the work of pedagogical coordination in the Municipal Education Network of São Paulo. Its purpose to discuss the relationship between the institutionalization of the technological resource and the constitution of the professional identity of pedagogical coordinators. The theoretical foundation is anchored in sociological studies on professional identity. The research, of a qualitative character, made use of the analysis of documentary, participant observation, and accomplishment of a comprehensive interview to unveil the investigated phenomenon. The focus of this article is on the steps developed in the research field. The inclusion of the Program in the work of pedagogical coordinators reveals new possibilities for professional performance, thus affecting the (re) construction of professional identity. <![CDATA[Repertórios profissionais da docência no contexto do ensino de Ciências e Biologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta uma síntese de doutorado em Ensino de Ciências que teve como objetivo investigar as relações entre as interações dialógicas professor-pesquisador e professor-aluno com dimensões estimadas e relevantes de “Repertórios Profissionais da Docência. Os dados empíricos foram produzidos a partir de sessões de autoscopia, por meio de seleção de episódios gravados, nas aulas de Biologia de uma professora da rede pública estadual de São Paulo. Os resultados demostraram que, após reflexões sobre suas próprias práticas, a professora de Biologia demonstrou indícios de uma possível mudança de práticas pedagógicas que inicialmente caracterizavam serem pautadas em uma educação bancária.<hr/>Abstract This article presents a synthesis of a doctorate in Science Teaching that aimed to investigate the relationship between teacher-researcher and teacher-student dialogic interactions with estimated and relevant dimensions of “Professional Teaching Repertoires”. Empirical data were produced from autoscopy sessions, through the selection of recorded episodes, in the Biology classes of a public school teacher from São Paulo network. The results showed that, after reflections on her own practices, the Biology teacher showed signs of a possible change in pedagogical practices that initially characterized being based on banking education. <![CDATA[Espaços educadores sustentáveis: um retrato dos processos educativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100230&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo retrata processos educativos evidenciados na Pousada Vitória e Gaia Village (ambos em SC/Brasil) e NaturGut Ophoven (Alemanha), visando à constituição de Espaços Educadores Sustentáveis. A pesquisa qualitativa, pautada na Fenomenologia da Percepção, envolveu entrevistas junto às coordenadoras, observação participante, estudo dos registros de campo e dos documentos. Dentre os processos, emergem: vivências em museu interativo, espaços de convivência e ao ar livre; estimular atividades na agricultura orgânica, manejo sustentável; bioconstrução; inclusão de pessoas de diferentes situações econômicas, nacionalidades e culturas. Vislumbramos a imersão em uma Educação Ambiental que abrigue a dimensão afetiva e transcendental do ser humano.<hr/>Abstract The article portrays educational processes evidenced in Vitoria Inn and Gaia Village (both in SC/Brazil) and NaturGut Ophoven (Germany), aiming at the establishment of Sustainable Educating Spaces. The qualitative research based on the Phenomenology of Perception, involved interviews with the coordinators, participant observation, study of field records and documents. Among the processes, emerge: experiences in interactive museum, living spaces and outdoors; stimulate activities in organic agriculture, sustainable management; bioconstruction; inclusion of people from different economic backgrounds, nationalities and cultures. We glimpse the immersion in an Environmental Education that houses the affective and transcendental dimension of the human being. <![CDATA[Projetos de formação de cursos técnicos de nível médio em saúde: análise crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo É significativa a atuação dos trabalhadores técnicos no cuidado em saúde. O objetivo deste estudo é analisar quais são os objetivos, finalidades e concepções adotados nos planos de cursos de educação profissional técnica de nível médio na área da saúde, de escolas públicas e privadas no estado de São Paulo. Pesquisa qualitativa, documental, fundamentada em perspectiva histórico-dialética. Os objetivos e concepções adotados trazem à tona a tensão entre formação humana e formação para o mercado e suas implicações em termos de afastamentos e aproximações em relação ao SUS.<hr/>Resumen Es significativa la actuación de los trabajadores técnicos en el cuidado en salud. El objetivo de este estudio es analizar cuales son las finalidades/objetivos y las concepciones adoptadas en los planos de cursos técnicos de nivel medio del área de la salud, de escuelas públicas y privadas que ofertan educación profesional técnica de nivel medio en el estado de São Paulo. Investigación cualitativa, documental, fundamentada en perspectiva histórico-dialéctica. Los objetivos y concepciones adoptados traen a tono la tensión entre formación humana y formación para el mercado y sus implicaciones en términos de distanciamientos y aproximaciones a la formación para el Sistema Único de Salud. <![CDATA[Pontos e contrapontos da infância governada: o controle nas práticas pedagógicas com crianças pequenas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100232&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto objetiva refletir sobre o governo da infância e o controle das crianças por meio da efetivação das práticas pedagógicas. O governamento que circunda a educação das crianças pequenas está relacionado ao objetivo de produção de corpos dóceis de que a sociedade moderna necessita. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada nos estudos de Foucault (1979; 1995; 2008; 2014) e de autores como Veiga-Neto (2015). Foram coletados dados em duas instituições de Educação Infantil por meio de observações e entrevistas, com o intuito de problematizar as relações de poder que permeiam as vivências das crianças de 0 a 3 anos de idade. Analisadas sob perspectiva foucaultiana, verificamos que as práticas pedagógicas com crianças pequenas assumem um caráter fortemente regulador, cujas estratégias de controle atuam sobre o comportamento infantil por meio de vigilância e punições que buscam ajustar e moldar corpos e pensamentos.<hr/>Abstract The text aims to reflect on the governance of childhood and the control of children through the implementation of pedagogical practices. The governance that surrounds the education of young children is related to the objective of producing docile bodies that modern society needs. It is a qualitative research, based on the studies of Foucault (1979, 1995, 2008, 2014) and authors such as Veiga-Neto (2015). Data were collected in two institutions of Early Childhood Education through observations and interviews, in order to problematize the power relations that permeate the experiences of children from 0 to 3 years of age. Analyzed from a Foucaultian perspective, we verified that pedagogical practices with young children assume a strongly regulating character, whose control strategies act on child behavior through vigilance and punishments that seek to adjust and shape bodies and thoughts. <![CDATA[Fotografia e estética para a pedagogia da imagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste ensaio abordamos o tema da pedagogia da imagem e intencionamos responder à seguinte questão: o que revela a fotografia para uma pedagogia da imagem? Ao examinarmos a imagem técnica e dialética amparados na filosofia de Vilém Flusser e Walter Benjamin temos como objetivo estabelecer uma relação entre imagem fotográfica, estética e pedagogia. Como resultado, argumentamos que, mesmo na incessante reprodução técnica, enxergamos caminhos para uma pedagogia da imagem a partir da fotografia quando esta tem o potencial de ecoar além da técnica e dos aparelhos fotográficos, possibilitando processos de criação e imaginação que superam a vida automatizada pelos aparelhos.<hr/>Abstract In this essay we approach the theme of image pedagogy and intend to answer the following question: what does photography reveal for an image pedagogy? When examining the technical and dialectical image supported by the philosophy of Vilém Flusser and Walter Benjamin, we aim to establish a relationship between photographic image, aesthetics and pedagogy. As result, we argue that, even in the incessant technical reproduction, we see ways for a pedagogy of image from photography, when it has the potential to echo beyond the technique and photographic devices, enabling creation and imagination that overcome life automated by gadgets. <![CDATA[Fracasso, evasão e abandono escolar de pessoas trans: algumas reflexões necessárias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100234&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo analisa e contextualiza cenas de fracasso escolar vivenciadas por homens e mulheres trans na Educação Básica do interior do Estado do Rio de Janeiro. Sustenta-se na análise do discurso e na correlação de fontes bibliográficas, documentais e empíricas, portanto, numa perspectiva qualitativa de investigação ancorada teoricamente nas teorias pós-críticas. Concluiu-se que há uma série de tecnologias das quais a escola se apropria no sentido de "normalizar" os corpos que escapam da norma cis/heterossexual e que como resultado, produzem a repetência, o abandono e a evasão escolar.<hr/>Abstract This study analyzes and contextualizes scenes of school failure experienced by trans men and women in Basic Education in small towns inside the State of Rio de Janeiro. It is based on discourse analysis and the correlation of bibliographic, documentary and empirical sources, therefore, it has a qualitative perspective of research theoretically anchored in post-critical theories. It was concluded that there are a series of technologies that the school appropriates in order to "normalize" the bodies that escape the cis / heterosexual norm and that, as a result, produce school failure and dropout. <![CDATA[Curiosidades matemáticas na revista O Echo (1914-1931)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100235&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa as curiosidades matemáticas na revista O ECHO. O estudo qualitativo e documental se ampara na história cultural para análise das 216 edições da revista editada pelo Colégio Anchieta de Porto Alegre, entre 1914 e 1931. O público-alvo era a comunidade escolar e a mocidade católica brasileira, apresentando conteúdos religiosos e morais e de formação geral. A Matemática está presente em enigmas e charadas, valorizando o raciocínio lógico do leitor e premiando as soluções corretas. As curiosidades matemáticas envolvem Aritmética e Álgebra, com foco no cálculo escrito e mental, na resolução de problemas e na História da Matemática.<hr/>Abstract The article analyzes the mathematical curiosities in the magazine The ECHO. The qualitative and documentary study relies on cultural history for the analysis of 216 editions of the magazine, published by the College Anchieta of Porto Alegre, between 1914 and 1931. The target audience was the school community and the Brazilian Catholic youth, introducing religious and moral content and training in general. The Mathematics is present in puzzles and riddles, valuing the logical reasoning of the reader and rewarding the correct solutions. The mathematical curiosities involving arithmetic and algebra, with focus on mental and written calculation, problem solving and History of Mathematics. <![CDATA[Círculos formativos: contribuições e desafios na formação do professor de matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100236&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo objetiva averiguar as contribuições e limitações dos círculos formativos, por intermédio das experiências vivenciadas por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública cearense, no âmbito do PIBID. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação e o diário de campo. Os círculos formativos propiciaram a integração entre a universidade e a escola, estabelecendo relações pautadas em um trabalho colaborativo, visando a aprendizagem da profissão, mediada pela equidade entre teoria e prática e pelo contato entre futuros professores e professores em exercício.<hr/>Abstract The present study aims to investigate the contributions and limitations of the training circles, through the experiences of a group of undergraduate students in Mathematics of a public university in Ceará, within the scope of PIBID. The study is linked to the qualitative approach. Observation and the field diary were used as instruments for data collection. The training circles provided the integration between the university and the school, establishing relationships based on collaborative work, aimed at learning the profession, mediated by the equity between theory and practice and by the contact between future teachers and teachers in office. <![CDATA[PÉREZ, T. G. (Org.). Identidades docentes: la renovación del oficio de enseñar. Valência: Tirant Humanidades Edita: Tirand Lo Blanch, 2017. 233 Páginas.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972021000100237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Identidades docentes: la renovación del oficio de enseñar (2017) se trata de uma relevante obra reflexiva sobre a formação docente nas diversas épocas e contextos. O texto apresenta uma coletânea de textos acerca da formação e identidade docentes, tema amplamente discutido na atualidade nos diversos congressos e eventos científicos. Sob a organização de Tereza González Pérez, este livro instiga no leitor a curiosidade sobre a identidade docente em diversos períodos explicitados, bem como nos desafia a refletir sobre as transformações ocorridas nos planos de ensino da formação docente e peculiaridades próprias de cada nação.