Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220100001&lang=pt vol. 27 num. 54 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Leitura e cultura: permeabilidade na (in)formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Leitura: fusão de culturas, olhares e linguagens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apontamentos sobre bibliotecas de escolas públicas do Oeste Paulista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa informações referentes a bibliotecas de escolas estaduais e municipais do Oeste do Estado de São Paulo. Par tindo de entrevistas semiestruturadas com responsáveis pelas bibliotecas de cerca de 110 escolas, além de observação in loco, procura -se a articulação das informações e alguma análise acerca do discurso sobre a biblioteca presente no interior da escola. O texto mostra a falta de sintonia entre o discurso oficial e as práticas de uso da biblioteca escolar.<hr/>This paper analises data about public schools libraries from west of São Paulo State. By means of interviews with 110 school libraries co-ordinators and visits in loco, this text forms the school libraries profile. The main conclusion is the lack of dialogue between formal discourse and libraries school customs. <![CDATA[Notas sobre máquinas para ler, escrever e praticar hipertextualidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a proposição de máquinas de ler e escrever, como as dos cientistas norte-americanos Vannevar Bush e Theodore Nelson, denominados, respectivamente, Memex e Xanadu, e suas relações com os processos de leitura e produção escrita. Faz-se também um retorno à roda de Ramelli, máquina de leitura múltipla inventada séculos antes. Posicionando-se criticamente em relação à hipótese da existência de leitura não linear em qualquer momento histórico, este texto conclui que, a despeito de modelos supostamente originais, a hipertextualidade inerente aos processos de leitura e escrita apenas volta à tona na história da produção intelectual.<hr/>En este artículo hace una discusión sur la propuesta de las máquinas para leer y escribir, como aquellas de los cientistas Vannevar Bush y Theodore Nelson, llamadas respectivamente, Memex y Xanadu, y sus relaciones con los procesos de producción de la lectura y la escritura. También hace un regreso a la rueda de Ramelli, máquina de múltiple lectura inventada siglos antes. Nuestro posicionamiento es crítico en relación a la hipótesis de la existencia de lectura no lineal, en cualquier momento histórico. Este texto concluye que, a pesar de los supuestos modelos originales, la hipertextualidad inherente de los procesos de lectura y escritura sólo está de retorno a la superficie en la historia de la producción intelectual. <![CDATA[Leituras escolares do século XX: a representação do feminino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo “Leituras escolares do século XX: a representação do feminino” analisa o terceiro volume da obra Corações de crianças, da professora Rita de Macedo Barreto. O objetivo deste texto consiste em observar as práticas de leitura em instituições públicas brasileiras do século XX, verificando como as leituras destinadas às primeiras séries do Ensino Fundamental caracterizavam o sexo feminino.<hr/>The article “School readings of the 20th century: feminine representation” analyses the third volume of the work Child hearts, by professor Maria Rita Barreto. The objective consists in observing reading practices in Brazilian public institutions of the 20th century, verifying how the reading, destinated to first grades of the Elementary School, characterized the feminine sex. <![CDATA[Leitura, do consume ao diálogo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho explora alguns aspectos da leitura no campo de intersecção da Filosofia e da Literatura. Levanta como questão central a oposição entre a leitura como consumo e a leitura como diálogo, tomando como (pre)textos alguns escritos expressivos de Platão, Descartes e Schopenhauer.<hr/>This work explores some aspects of reading in the Philosophy’s and Literature’s intersection field. The main question that it sets up is the opposition between reading as consume and reading as dialogue, taking as (pre)texts some expressive writings by Plato, Descartes and Schopenhauer. <![CDATA[Práticas de letramento cotidianas e escolares: confrontos na sala de aula da educação de pessoas jovens e adultas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute sobre os modos como as alunas e os alunos da Educação de Jovens e Adultos significam as práticas de letramento escolares. As investigações nesse campo de pesquisa sugerem-nos que os sujeitos adultos pouco escolarizados constroem modos de pensar e atitudes em relação às práticas de letramento a partir das relações sociais que vivenciam. Ao mesmo tempo, a análise de situações de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita indica-nos que esses sujeitos, no esforço de apropriar-se das práticas de letramento escolares, mobilizam práticas culturais vivenciadas em outros cenários sociais, que ora estarão em consonância com a forma como a escola trata e concebe as práticas de leitura e escrita, ora não estarão. Assim, o letramento não se restringe a um conjunto de habilidades neutras a serem adquiridas, e o processo de sua aprendizagem é permeado por valores e crenças construídos socialmente.<hr/>Cet article met en discussion certaines manières avec lesquelles les élèves de l’Éducation de Jeunes et d’Adultes signifient les pratiques scolaires de letramento. Les investigations dans ce champ de recherche nous suggèrent que les individus adultes peu scolarisés construisent des façons de penser et des attitudes par rapport aux pratiques de letramento a partir des relations sociales qu’ils vivent. Au même temps, l’analyse des situations d’enseignement et de l’apprentissage de la lecture et de l’écriture nous indique que ces sujets, dans l’effort de s’approprier des pratiques scolaires de letramento, mobilisent des pratiques culturelles vécues dans d’autres scénarios sociaux, qui tantôt seront en relation avec la manière dont l’école traite et conçoit les pratiques de lecture et d’écriture, tantôt ne le seront pas. Ainsi, le letramento ne se réduit pas à un ensemble d’habilités neutres a être acquises et le processus de l’apprentissage est traversé par des valeurs et des croyances socialement construits. <![CDATA[Para cada obra, muitas histórias: uma obra infantil e seus entornos e contornos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem o objetivo de apresentar e discutir a obra literária voltada para o público infantil Felpo Filva, da autora Eva Furnari, publicada pela primeira vez em 2006 pela Editora Moderna. O trabalho estrutura-se em três partes principais: a primeira procura contextualizar a obra no plano de sua edição e em sua circulação; a segunda recupera algumas indicações que exemplificarão a natureza assumida em sua recepção. Por último momento, será esboçada uma conclusão inicial que acentuará a historicidade da obra, com a reflexão sobre os dispositivos literários e as convenções literárias e sociais ali inscritos. Espera-se, assim, ilustrar a compreensão da fabricação de livros para a infância no polo da mediação autoral e editorial.<hr/>This text aims to introduce and discuss the children’s book Felpo Filva, written by Eva Furnari, published for the first time in 2006 trough Editora Moderna. The text is divided into three main parts: the first contextualizes the work in terms of its editing and its circulation; the second indicates some information that exemplify the reaction of people towards the book. In a last moment, the text draws an initial conclusion that emphasizes the book inside History, in accordance with literary tools (literary, social conventions) written there. It is expected to show understanding of the production of books for children in the center of copyright and publishing mediation. <![CDATA[O corpo da voz no corpo do texto: experiências de leitura em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da montagem de um sarau e de um CD em uma escola particular de Campinas, procura-se, neste artigo, narrar e refletir sobre as instâncias da leitura no trabalho com poesia, de forma que o texto esteja vinculado às experiências dos alunos e não seja tomado como assimilação de conteúdos, de informações. Sendo assim, busca-se uma visão de leitura e escrita que leve em conta seu papel formador, transformador, atravessando o sujeito e a própria estruturação da linguagem. Para construirmos uma visão dinâmica, interativa da língua, é necessário pensar a linguagem em linguagens, tendo em vista uma comunicação global. O verbo não pode ser pensado fora desse entrelaçamento, já que a comunicação acontece em situações de produção concreta, nas quais não há separação entre palavras, gestos, sons etc. Dessa forma, talvez os alunos, ao escreverem e lerem seus poemas, estejam, não só implodindo em palavras instâncias humanas (acontecidas em diferentes linguagens), mas saboreando, tateando, experimentando a produção verbal: manuseio, ofício, tessitura.<hr/>This text intends to discuss about reading in classes of poetry, work realized in a private school of Campinas, where took place a CD production and a soirée. The purpose is to think about writing and reading as activities that not only form someone or the language itself, but also transform them. To concept language as something dinamics is necessary to see it as a global comunication, or better, it´s important not to separate words from voices or from sounds. In this way, the pupils, when are writing or reading their poems, are not only imploding in language human experiences, but also are tasting, touching verbal production. <![CDATA[Literatura e identidade: tecendo narrativas em rodas de leitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto é fruto de uma pesquisa que investigou de que forma a literatura, através de rodas de leitura e a partir da ótica dos seus participantes, influi na formação do sujeito, sendo significativa na constituição de sua identidade. Os participantes eram alfabetizandos de um curso supletivo, no Rio de Janeiro. Nessa pesquisa, busquei responder a duas questões: na primeira delas entram os temas da formação e da identidade: qual o significado da literatura, no âmbito das rodas de leitura, na transformação da subjetividade do sujeito?; como criar o gosto e o hábito da leitura em quem, em princípio, por ela não se interessa? A fundamentação teórico--metodológica, de base etnográfica, pautou -se pela observação das relações entre sujeitos e sujeitos e entre sujeitos e “objetos”, buscando seus significados, sistemas simbólicos e de classificação, práticas, valores e atitudes. Roger Chartier, Umberto Eco, Michel Foucault e Paulo Freire foram alguns autores com quem mantive interlocução.<hr/>This text is the result of research that investigated how literature, through reading circles and from the point of view of those who participate in them, affects the formation of the person and is meaningful in the constitution of their identity. The participants were adults acquiring literacy in an adult learning course in Rio de Janeiro. I looked for answers to two questions within these circles: what does literature mean (in the scope of the reading circles) to the transformation of subjectivity by the subject (this is where the topics of formation and identity come in) and how to bring about the love and the habit of reading, in those who it would seem had no interest in it? The theoretical -methodological standpoint based on ethnography is supported by the observation of the relation between subjects and subjects and subjects and “objects”, looking for their meanings, symbolic systems and of classification, practices, values and attitudes. Roger Chartier, Umberto Eco, Michel Foucault and Paulo Freire were some of the authors with whom I dialog. <![CDATA[Como representar onomatopeias? Um estudo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos escritas por alunos do 2o ano do Ensino Fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute a manifestação de formas de representação de onomatopeias em histórias em quadrinhos inventadas por alunos de um 2o ano do Ensino Fundamental. Inicialmente apresentamos uma breve descrição desse fenômeno linguístico que, segundo Ullman, tem na “repetição” e “reduplicação” uma de suas propriedades mais importantes; em seguida, analisamos algumas de suas relações com a linguagem gráfico -visual de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Os manuscritos escolares coletados são os produtos de doze propostas de produção de texto feitas a partir do projeto didático “Gibi na sala”, desenvolvido no segundo semestre de 2008 em uma escola pública de Maceió. Escolhemos um manuscrito produzido por uma díade em que aparecem cinco onomatopeias, para poder exemplificar as relações estabelecidas entre essas onomatopeias e as imagens que as suscitaram. Apesar da aparente evidência que possa haver na representação onomatopaica de um personagem chorando ou cantando, os alunos apresentam formas linguísticas que, embora preservem em parte as propriedades de “repetição” e “reduplicação”, não se diferenciam em relação à imagem que representam.<hr/>This paper discusses the manifestation of forms the onomatopoeias representation in comics invented for students from second year elementary education. Initially, we presented a brief description this linguistic phenomenon that, according to Ullman, has in “repetition” and “reduplication” one of their most important properties. Then we analyzed some of their relations with the graphic -visual language the Mônica´s Gang comic. The schools manuscripts collected are the products of 12 proposals the production of text made from the teaching project “Comic in the classroom” developed in the second semester in 2008 in a state school in Maceió. We chose a manuscript produced for a double which appears 5 onomatopoeias to exemplify the established relations between their onomatopoeias and images that have risen. Although this apparent evidence that can be in onomatopoeic representation a character crying or singing the students present linguistics forms which preserve in part of “repetition” and “reduplication the properties”, but does not differ in relation to the image represented. <![CDATA[Reminiscência de um viajante: 101 episódios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute a manifestação de formas de representação de onomatopeias em histórias em quadrinhos inventadas por alunos de um 2o ano do Ensino Fundamental. Inicialmente apresentamos uma breve descrição desse fenômeno linguístico que, segundo Ullman, tem na “repetição” e “reduplicação” uma de suas propriedades mais importantes; em seguida, analisamos algumas de suas relações com a linguagem gráfico -visual de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Os manuscritos escolares coletados são os produtos de doze propostas de produção de texto feitas a partir do projeto didático “Gibi na sala”, desenvolvido no segundo semestre de 2008 em uma escola pública de Maceió. Escolhemos um manuscrito produzido por uma díade em que aparecem cinco onomatopeias, para poder exemplificar as relações estabelecidas entre essas onomatopeias e as imagens que as suscitaram. Apesar da aparente evidência que possa haver na representação onomatopaica de um personagem chorando ou cantando, os alunos apresentam formas linguísticas que, embora preservem em parte as propriedades de “repetição” e “reduplicação”, não se diferenciam em relação à imagem que representam.<hr/>This paper discusses the manifestation of forms the onomatopoeias representation in comics invented for students from second year elementary education. Initially, we presented a brief description this linguistic phenomenon that, according to Ullman, has in “repetition” and “reduplication” one of their most important properties. Then we analyzed some of their relations with the graphic -visual language the Mônica´s Gang comic. The schools manuscripts collected are the products of 12 proposals the production of text made from the teaching project “Comic in the classroom” developed in the second semester in 2008 in a state school in Maceió. We chose a manuscript produced for a double which appears 5 onomatopoeias to exemplify the established relations between their onomatopoeias and images that have risen. Although this apparent evidence that can be in onomatopoeic representation a character crying or singing the students present linguistics forms which preserve in part of “repetition” and “reduplication the properties”, but does not differ in relation to the image represented. <![CDATA[Caminho suave]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute a manifestação de formas de representação de onomatopeias em histórias em quadrinhos inventadas por alunos de um 2o ano do Ensino Fundamental. Inicialmente apresentamos uma breve descrição desse fenômeno linguístico que, segundo Ullman, tem na “repetição” e “reduplicação” uma de suas propriedades mais importantes; em seguida, analisamos algumas de suas relações com a linguagem gráfico -visual de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Os manuscritos escolares coletados são os produtos de doze propostas de produção de texto feitas a partir do projeto didático “Gibi na sala”, desenvolvido no segundo semestre de 2008 em uma escola pública de Maceió. Escolhemos um manuscrito produzido por uma díade em que aparecem cinco onomatopeias, para poder exemplificar as relações estabelecidas entre essas onomatopeias e as imagens que as suscitaram. Apesar da aparente evidência que possa haver na representação onomatopaica de um personagem chorando ou cantando, os alunos apresentam formas linguísticas que, embora preservem em parte as propriedades de “repetição” e “reduplicação”, não se diferenciam em relação à imagem que representam.<hr/>This paper discusses the manifestation of forms the onomatopoeias representation in comics invented for students from second year elementary education. Initially, we presented a brief description this linguistic phenomenon that, according to Ullman, has in “repetition” and “reduplication” one of their most important properties. Then we analyzed some of their relations with the graphic -visual language the Mônica´s Gang comic. The schools manuscripts collected are the products of 12 proposals the production of text made from the teaching project “Comic in the classroom” developed in the second semester in 2008 in a state school in Maceió. We chose a manuscript produced for a double which appears 5 onomatopoeias to exemplify the established relations between their onomatopoeias and images that have risen. Although this apparent evidence that can be in onomatopoeic representation a character crying or singing the students present linguistics forms which preserve in part of “repetition” and “reduplication the properties”, but does not differ in relation to the image represented. <![CDATA[Leitura sem moral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute a manifestação de formas de representação de onomatopeias em histórias em quadrinhos inventadas por alunos de um 2o ano do Ensino Fundamental. Inicialmente apresentamos uma breve descrição desse fenômeno linguístico que, segundo Ullman, tem na “repetição” e “reduplicação” uma de suas propriedades mais importantes; em seguida, analisamos algumas de suas relações com a linguagem gráfico -visual de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Os manuscritos escolares coletados são os produtos de doze propostas de produção de texto feitas a partir do projeto didático “Gibi na sala”, desenvolvido no segundo semestre de 2008 em uma escola pública de Maceió. Escolhemos um manuscrito produzido por uma díade em que aparecem cinco onomatopeias, para poder exemplificar as relações estabelecidas entre essas onomatopeias e as imagens que as suscitaram. Apesar da aparente evidência que possa haver na representação onomatopaica de um personagem chorando ou cantando, os alunos apresentam formas linguísticas que, embora preservem em parte as propriedades de “repetição” e “reduplicação”, não se diferenciam em relação à imagem que representam.<hr/>This paper discusses the manifestation of forms the onomatopoeias representation in comics invented for students from second year elementary education. Initially, we presented a brief description this linguistic phenomenon that, according to Ullman, has in “repetition” and “reduplication” one of their most important properties. Then we analyzed some of their relations with the graphic -visual language the Mônica´s Gang comic. The schools manuscripts collected are the products of 12 proposals the production of text made from the teaching project “Comic in the classroom” developed in the second semester in 2008 in a state school in Maceió. We chose a manuscript produced for a double which appears 5 onomatopoeias to exemplify the established relations between their onomatopoeias and images that have risen. Although this apparent evidence that can be in onomatopoeic representation a character crying or singing the students present linguistics forms which preserve in part of “repetition” and “reduplication the properties”, but does not differ in relation to the image represented.