Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220100002&lang=es vol. 28 num. 55 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Praticar a leitura: desafio de sempre e para sempre!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Enseñanza de la literatura: de teorías y lecturas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Ler o discurso político: sons e imagens na produção da verdade em pronunciamentos eleitorais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir da alusão à divisão do trabalho entre a escrita e a alocução de pronunciamentos, pretendemos refletir sobre um aspecto da construção da autoria no discurso político, porque, comumente, o político não é o autor de suas intervenções. O locutor do discurso político deve despender recursos de diversas ordens para simular uma coincidência entre a origem e a performance do dizer. A fim de ilustrar a reflexão, realizaremos uma análise de dois fragmentos de fala de Lula, em contexto eleitoral.<hr/>From the allusion to the division of work between the writing and the articulating address, we intend to reflect upon one aspect of the authorship construction on the political discourse. Because in general the author of the interventions is not the speaker of the political discourse himself, he must expend several sorts of devices in order to simulate a coincidence of the origin and the performance of the utterance. With the purpose of illustrating the reflection, we will carry out an analysis of two fragments of Lula’s speech in a voting context. <![CDATA[O estudo das práticas de professores alfabetizadores no ensino da leitura e da escrita (1980 a 2005): “O mudar é muito difícil”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo que investigou o que as pesquisas dos Programas de Pós -Graduação em Educação do Estado de São Paulo produzidas entre 1980 e 2005, com foco no trabalho de professores alfabetizadores, dizem a respeito dos procedimentos, práticas e saberes que caracterizam a atuação desses docentes. Primeiramente, fazemos uma breve contextualização da alfabetização. Em seguida, destacamos a análise do corpus (oito teses e 32 dissertações) nos focos temáticos: procedimentos de alfabetização, práticas docentes e saberes docentes. Os dados apresentados neste artigo permitem apontar permanências e indícios de alterações nas práticas dos alfabetizadores e, consequentemente, nas pesquisas sobre estas.<hr/>In this paper, we present some results of a study which considered what the researches produced by São Paulo Education postgraduate programs from 1980 to 2005, whose focus was literacy teachers’ work, reveal about literacy teachers’ procedures, practices and knowledge. In the first part, we presented a brief survey on the Brazilian literacy context. Then, we focus the analysis of corpus (8 Ph.D. Dissertations and 32 MS Theses) which was divided in three areas: literacy procedures, teachers’ practices and teachers’ knowledge. Data allow us to shape continuities and changing tracks in the literacy teachers’ practices and in the research on their practices. <![CDATA[Audiolivro: um suporte para a educação literária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Introduzir o audiolivro como suporte para a educação literária dos alunos é o propósito deste estudo. O audiolivro, ou livro falado, está sendo descoberto aos poucos no Brasil. Dados revelam que a competência leitora é ainda frágil entre crianças e jovens brasileiros e que o gosto de ler literatura ainda não é um dado cultural em nosso país. Com o objetivo de atrair e despertar o interesse dos alunos para a leitura, incluímos o audiolivro na metodologia de trabalho. Desenvolvido com alunos de quinta série do Ensino Fundamental de uma escola municipal, o projeto comprova resultados bastante animadores e conclui que esse novo suporte pode ser usado com sucesso em aulas de leitura e de literatura. A proposta enseja contato com gêneros textuais diversos, impressos e/ou eletrônicos, e propicia novas circunstâncias de leitura, estendendo o universo da metodologia das aulas de Língua Portuguesa para além do suporte de papel.<hr/>Introducing the audiobook as a support for the students’ literary education is the aim of this study. The audiobook, or spoken book, is little by little being discovered in Brazil. Data show that the reading competence is still fragile among Brazilian children and young people, and that the taste of reading literature is not a cultural data in our country yet. With the objective of attracting and arousing the interest of the students in reading, we included the audiobook in the methodology of work. Developed with students of a 5th grade of a municipal school, the project confirms very stimulating results and concludes that this new support can be used with success in classes of reading and literature. The proposal attempts contact with several textual genres, printed and/or electronic, and propitiates new circumstances of reading, extending the universe of the Portuguese classes methodology beyond the support of the paper. <![CDATA[Literatura juvenil contemporânea: dilemas da pluralidade cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho examina o conceito de polifonia à luz dos ensinamentos de Mikhail Bakhtin, para problematizar uma amostra da literatura juvenil contemporânea no Brasil. A noção bakhtiniana de polifonia contempla pressupostos como o da refração do ser na linguagem, encontrando na luta de classes seu palco privilegiado. Procuramos incluir perspectivas de gênero e de raça no corpus examinado para ampliar o referencial teórico do pensador em questão, tornando a discussão mais densa e culturalmente mais atualizada. Dessa forma, apontamos, por um lado, como a realização da interlocução se dá somente com um projeto narrativo contra -hegemônico e, por outro lado, como a pluralidade cultural se concretiza com a revelação de elementos conflitantes procedentes também, mas não só, da luta de classes.<hr/>This article goes over the concept of polyphony under the light of Mikhail Bakhtin’s thought. It focuses on a sample of contemporary literary writings for teenagers in Brazil. The notion of polyphony includes the refraction of being in language, finding in class struggle its utmost horizon. We have endeavored to update the discussion and to broaden the theoretical framework developed by the Russian thinker by including gender and race perspectives This way, we point out, on the one hand, how interlocution can occur only via a counter -hegemony project, and on the other hand, how cultural plurality becomes real upon the unveiling of conflicting elements, stemming also, but not only, from class struggle. <![CDATA[Leitura, escrita e livro: determinantes de práticas culturais e desenvoltura social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, busca-se discutir a importância da leitura, da escrita e do livro no desempenho do sujeito leitor em sociedade. Essa discussão procura situar o papel desses elementos no tempo e no espaço social e delinear como essas práticas culturais de leitura e de escrita, aliadas ao suporte livro, podem determinar a desenvoltura do sujeito, quando capaz de acessar essas tecnologias eficazmente. Os resultados esperados situam-se na derrubada de aspectos superficiais e de senso comum acerca da leitura, do livro e da escrita, contribuindo para a ampliação das discussões sobre esses temas. Espera-se ampliar o debate que já vem sendo desenvolvido no âmbito educacional sobre leitura, livro e escrita, além da análise da relação resultante da desenvoltura do sujeito na sociedade e das suas habilidades de leitura e de escrita.<hr/>In this article we aim to discuss the importance of reading, writing and the book in the subject’s performance in society. This discussion tries to put these elements in time and social space. Therefore we want to show how these cultural practices of reading and writing, combined with the book can determine the development of the subject, when able to access these technologies effectively. The expected results are the change of the superficial aspects and common sense about reading, books and writing. Hope that it contributes to the expansion of the discussions on these themes. We hope to collaborate to the discussion which is being developed within the educational context on reading, books and writing, and the relationship resulting from the development of the subject in society and their ability to read and write. <![CDATA[Leitura literária e aula de língua: notas para uma abordagem aplicada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo retoma a questão da disciplinarização do texto literário e da leitura literária pela prática escolar, ou seja, os modos com que passam a integrar historicamente a ordem de uma disciplina escolar - língua portuguesa (e, em alguns casos, a disciplina literatura) -, o que implica considerar os projetos curriculares que materializam as finalidades da escola e do ensino de língua/literatura, além dos modos com que esses projetos ganham corpo no contexto específico da prática didática. O foco nesses aspectos complementares permite levantar algumas hipóteses sobre as possibilidades didáticas de tratamento da leitura literária na escola brasileira da atualidade.<hr/>Cet article reprend la question de la transposition du texte et de la lecture littéraires dans la pratique scolaire, autrement il dit la façon dont l’un et l’autre se sont historiquement intégrés à l’ordre d’une discipline scolaire, en l’occurrence la langue portugaise et/ou la littérature. Cela implique de considérer les finalités de l’enseignement de la langue ou de la littérature et aussi d’examiner la manière dont ces finalités prennent corps dans les dispositifs didactiques (outils didactiques, activités de lecture, production textuelle, etc.). En se focalisant sur ces aspects, on peut émettre des hypothèses quant aux possibilités de traitement didactique de la lecture littéraire dans l’école brésilienne d’aujourd’hui. <![CDATA[Odisseu e o silêncio das sereias: da virtude guerreira à virtude política]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata do sublime e mortífero canto poético, o canto das sereias, seu deleite e seu perigo. Aborda, ainda, no canto XII, da Odisseia, o momento em que o mais astuto dos generais gregos, Odisseu, o protegido da deusa da inteligência, Atena, prevenido/esclarecido pela deusa Circe, é amarrado à carlinga do barco para ouvir o canto das sereias e narrar para a posteridade o que se passou em Troia, ensinar para as gerações e gerações de gregos a virtude guerreira. Mas fala, sobretudo, do silêncio do canto poético na Polis, na República, de Platão, de primazia da razão, a busca pela virtude política.<hr/>Este artículo trata del sublime y mortífero canto poético, el canto de las sirenas, y también de su deleite y de su peligro. Tiene además como objetivo abordar el canto XII de la Odisea; más específicamente, el momento en que el más astuto de los generales griegos, Odiseo, el protegido de Atenea, la diosa de la sabiduría, es prevenido y esclarecido por la diosa Circe al ser amarrado a la carlinga del barco para oír el canto de las sirenas y, posteriormente, narrar para la posteridad y generaciones futuras, lo que se pasó en Troya, enseñando sobre la virtud guerrera. Sin embargo, el enfoque directriz está direccionado al silencio del canto poético en la Polis - de la República de Platón - de primacía de la razón, a la búsqueda de la virtud política. <![CDATA[A imagem da diferença: um estudo sobre a ilustração na literatura infantil contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta uma análise da coleção de livros infantis denominada Ciranda das diferenças, com ênfase em suas ilustrações. Com base nos estudos realizados por Umberto Eco, na década de 1960, sobre a assim chamada “cultura de massa”, apresenta-se a hipótese de que muitos livros brasileiros contemporâneos de histórias que se destinam a grandes públicos infantis servem -se de estratégias estéticas e estruturais muito semelhantes às de outros artefatos culturais voltados para o consumo em larga escala, tais como desenhos animados e histórias em quadrinhos, entre outros. Os dois principais traços empregados nesses artefatos são, de acordo com Umberto Eco, a “pré -fabricação” e a “imposição do efeito”, levando a uma espécie de ética da felicidade e do consumo. Desse modo, por mais paradoxal que pareça, os livros da série analisada acabam transformando a própria diferença em produto de entretenimento e consumo.<hr/>The present article deals with the set of books called Ciranda das diferenças and it focuses on its visual illustrations. Based on the studies carried out by the Italian semiotician Umberto Eco in the sixties about the so called “mass culture”, the article brings up the following hypothesis: contemporary Brazilian children’s fiction addressed to massive consumption makes use of aesthetic and structural strategies that are akin to strategies currently used by other cultural artifacts addressed to a large range of consumers, like e.g. animation or comics. Their two main aesthetic traits are, according to Eco, “prefabrication” and “effect of imposition”, which lead to a kind of “ethics of happiness linked to consumerism”. Therefore, as paradoxical as it may sound, the books that were analyzed turned out to transform the differences they approach into products of entertainment and consumerism. <![CDATA[Teatro e educação: da imersão no texto à emersão de subjetividades nos subtextos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo apresento uma reflexão sobre a formação de leitores/autores a partir do fazer teatral e, lendo relatos de experiências com alunos de Ensino Fundamental, parto para pensar as práticas curriculares. Desse processo de reflexão, destaco algumas motivações que levam o teatro a aflorar afetividades quando da vivência do texto e do subtexto proporcionados pela prática teatral; e, portanto, acredito ser o teatro uma ferramenta eficaz quando nos propomos a uma formação integral e ética dos estudantes.<hr/>This paper presents a reflection on readers’/authors’ education through theatrical performance. In addition to that, framed on experience reports written by students from elementary school, I also discuss curriculum practices. Within this reflection process, I focus on some motivations that trigger affectivity in the theater due to the experience lived with the text and subtext provided by theatrical practice. Therefore, I regard the theater as an effective tool for an ethical and integral education. <![CDATA[Possibilidades de leitura na escola: o olhar de professores de diferentes disciplinas das séries finais do Ensino Fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es No exercício da docência, nas séries finais do Ensino Fundamental, os professores são chamados a tratar dos saberes específicos de uma determinada área de conhecimento e também da forma de ensiná-los como conteúdos disciplinares. A leitura surge como habilidade imprescindível tanto para a aquisição de conteúdos conceituais e procedimentais dos diferentes campos do saber, como para o exercício da crítica e para a expressão de ideias, sentimentos e criação artística. Este trabalho investiga as possibilidades da leitura como componente integrador das diferentes especialidades em um estudo com cinco professores experientes das séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que é possível, em conjunto, elaborar proposta, na própria escola, para ampliar as possibilidades de leitura, em um processo permanente de formação de professores, que pode ocorrer em momentos específicos de estudo e planejamento, como no horário das Atividades Complementares, envolvendo a direção, a coordenação e os professores.<hr/>The act of teaching, in the final grades of the basic education, teachers are summoned to deal with specific knowledge of a determined area and also with the way of teaching it as a disciplinary content. In this context, reading comes up as a fundamental ability not only for the conceptual content acquisition and for the different knowledge field procedures, but also for the critical exercise, the expression of ideas, feelings and artistic creation. In a study with five experienced teachers of the final grades basic education, this paper surveys the reading possibilities as an integrator activity of the grade different subjects. Results show that, together - teachers, supervisor and principal -, it is possible to have a school own proposal of reading expansion possibilities, which may turn out a permanent teacher education process that occurs during the school specific periods of studying and planning classes. <![CDATA[Cartografias da ditadura e suas moralidades: os seres que aprendemos a ser]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es No exercício da docência, nas séries finais do Ensino Fundamental, os professores são chamados a tratar dos saberes específicos de uma determinada área de conhecimento e também da forma de ensiná-los como conteúdos disciplinares. A leitura surge como habilidade imprescindível tanto para a aquisição de conteúdos conceituais e procedimentais dos diferentes campos do saber, como para o exercício da crítica e para a expressão de ideias, sentimentos e criação artística. Este trabalho investiga as possibilidades da leitura como componente integrador das diferentes especialidades em um estudo com cinco professores experientes das séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que é possível, em conjunto, elaborar proposta, na própria escola, para ampliar as possibilidades de leitura, em um processo permanente de formação de professores, que pode ocorrer em momentos específicos de estudo e planejamento, como no horário das Atividades Complementares, envolvendo a direção, a coordenação e os professores.<hr/>The act of teaching, in the final grades of the basic education, teachers are summoned to deal with specific knowledge of a determined area and also with the way of teaching it as a disciplinary content. In this context, reading comes up as a fundamental ability not only for the conceptual content acquisition and for the different knowledge field procedures, but also for the critical exercise, the expression of ideas, feelings and artistic creation. In a study with five experienced teachers of the final grades basic education, this paper surveys the reading possibilities as an integrator activity of the grade different subjects. Results show that, together - teachers, supervisor and principal -, it is possible to have a school own proposal of reading expansion possibilities, which may turn out a permanent teacher education process that occurs during the school specific periods of studying and planning classes. <![CDATA[Sobre a escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722010000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es No exercício da docência, nas séries finais do Ensino Fundamental, os professores são chamados a tratar dos saberes específicos de uma determinada área de conhecimento e também da forma de ensiná-los como conteúdos disciplinares. A leitura surge como habilidade imprescindível tanto para a aquisição de conteúdos conceituais e procedimentais dos diferentes campos do saber, como para o exercício da crítica e para a expressão de ideias, sentimentos e criação artística. Este trabalho investiga as possibilidades da leitura como componente integrador das diferentes especialidades em um estudo com cinco professores experientes das séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que é possível, em conjunto, elaborar proposta, na própria escola, para ampliar as possibilidades de leitura, em um processo permanente de formação de professores, que pode ocorrer em momentos específicos de estudo e planejamento, como no horário das Atividades Complementares, envolvendo a direção, a coordenação e os professores.<hr/>The act of teaching, in the final grades of the basic education, teachers are summoned to deal with specific knowledge of a determined area and also with the way of teaching it as a disciplinary content. In this context, reading comes up as a fundamental ability not only for the conceptual content acquisition and for the different knowledge field procedures, but also for the critical exercise, the expression of ideas, feelings and artistic creation. In a study with five experienced teachers of the final grades basic education, this paper surveys the reading possibilities as an integrator activity of the grade different subjects. Results show that, together - teachers, supervisor and principal -, it is possible to have a school own proposal of reading expansion possibilities, which may turn out a permanent teacher education process that occurs during the school specific periods of studying and planning classes.