Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220110001&lang=pt vol. 29 num. 56 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A leitura em fragmentos, dobras e vazios: querida pluralidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O polímata: a história cultural e social de um tipo intelectual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A mente, essa ninguém pode escravizar: Maria Firmina dos Reis e a escrita feita por mulheres no Maranhão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa duas obras de Maria Firmina dos Reis: o romance Úrsula (1859) e o conto “A escrava” (1887), em que a autora maranhense, nascida em São Luís, em 1825, discute a relação entre senhores e escravos, colocando- se como uma voz abolicionista no Maranhão do século XIX. Na análise dessas duas obras, procura- se também discutir a autoria feminina no Brasil ao longo do século XIX.<hr/>The present article focuses on two works of Maria Firmina dos Reis: the novel Úrsula (1859) and the short story “The slave” (1887). In these writings, the author, who was born in São Luís, Maranhão, in 1825, discusses the relation between gentlemen and slaves, placing herself as a abolitionist voice in Maranhão as of the 19th century. The analysis of these two works has also considered the feminine authorship in Brazil throughout that period. <![CDATA[A articulação das dimensões política, ética e técnica como fomentadora da formação docente crítico- transformadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a importância da articulação das dimensões política, ética e técnica no processo de ensino e aprendizagem. Para que isso ocorra, os cursos de formação docente necessitam de propostas fundamentadas numa concepção que enxergue a educação e a formação humana como práticas constituídas pelas relações sociais. Buscamos apontar possíveis caminhos que subsidiem as práticas dos futuros docentes quando saírem para seus campos de atuação, campos esses não tão ideais como sonhados, mas permeados também por conflitos psicossociais, indiferenças e desmotivações.<hr/>Abstract This article discusses the main politic articulation and dimension as well ethical and technical through the process of teaching and learning. For this happens the course for teaching stuff formation needs fundamental proposals under a conception that see the education and human formation from practices resulted by social relations. We are looking forward to possible ways that subsume the practices of future teaching stuff, when they start into field of activity, not well as they have dreamed, but also permeate by psychosocial conflicts, indifferences and less motivations. We’re seeking possible ways that subsume the practices of future teaching stuff, when they are ready and starting to their field activity, not well as they have dreamed, but also permeate by psychosocial conflicts, indifferences and poor motivations <![CDATA[Um livro, diferentes modos de ler]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho objetiva apresentar modos de ler de leitores distintos, denominados aqui guardadores de seu primeiro material de leitura, na tentativa de compreender como se dão as práticas de leitura em diferentes tempos e lugares. A partir do depoimento de pessoas acima de cinquenta anos que relatam suas experiências de leitura ocorridas e vivenciadas com/sobre um objeto -livro, o presente trabalho questiona o que as práticas ledoras efetuadas em ambientes escolares e não escolares podem revelar e desencadear no leitor no decorrer do tempo. Embasado nas concepções de Darnton e de Chartier a respeito da história da leitura e do livro, o texto procura discutir questões como a materialidade do impresso e as práticas de leitura que o acompanham.<hr/>Abstract This work aims to present ways of reading from different readers, called savers in first reading material, in an attempt to understand how they constitute the practice of reading at different times and places. From the statement of persons above 50 years of reading experiences occurred with an object -book, this present work answer what reading of practices made in school environments and non- -school may reveal and trigger in the reader over time. Based in conceptions of Darnton and Chartier about the history of reading and book, the text seeks to discuss issues such as materiality of printed and practice of reading that accompany it. <![CDATA[Literatura infantil: a palavra e a imagem se entrelaçando na história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sabemos que há muito tempo a literatura destinada a crianças e jovens vem tomando espaço nas pesquisas acadêmicas; e a imagem, conhecida como ilustração, também tem seu valor garantido na literatura infantil e juvenil. Especialmente nas últimas décadas, os livros ilustrados tomam espaços nas prateleiras de livrarias e bibliotecas, fornecendo aos leitores o acesso aos mais variados tipos de arte. Este artigo pretende elaborar um histórico da literatura infantil e suas ilustrações, elencando dados e informações relevantes desde o surgimento dessa literatura até a contemporaneidade.<hr/>Abstract We know that long time ago the literature aimed at children and young people is taking place in academic research, and the image in children and youth literature, known for illustration, also has your value guaranteed. Especially in recent decades, the picture books take spaces on the shelves of bookstores and libraries, giving readers access to all kinds of art. This article intends to develop a history of children’s literature and illustrations, listing relevant data and information from the emergence of this literature to the contemporary. <![CDATA[O contar como narrativa das leituras feitas: Meu avô sabe contar muita história porque ele lia muito”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto traz alguns dos resultados de uma tese desenvolvida por intermédio de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada em quatro campos de pesquisa: um espaço cultural, uma escola pública, uma particular e um blog. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de sete a onze anos que participaram de oficinas de troca e produção de narrativas nesses campos; de coleta de posts no blog; e de entrevistas posteriores. O estudo justifica- se pela importância de entendimento do contexto vivido pelas crianças em sua relação com as narrativas e com os modos de narrar da atualidade. O “contar como narrativa das leituras feitas” foi um dos aspectos que sobressaíram na pesquisa, e esta análise dialoga com Walter Benjamin, em seus conceitos de narrativa e experiência, buscando perceber como se constituem as narrativas e as experiências das crianças em diferentes momentos do contar histórias nos campos pesquisados.<hr/>Abstract The presented study brings part of the results of the Doctoral research and it justifies itself by the importance of understanding the context lived by the children in their relation with narratives and the contemporary ways of narrating. The Thesis of which originated the present article was developed through a qualitative ethnographic research with children from 7 to 11 years old in various fields: a cultural space, two schools (a public and a private one) and a blog, being developed in about 8 workshops of narrative exchange and production, including also the posts collected from blog and subsequent interviews with some of the children who participated in the workshops. The dimension of the “storytelling as reading narratives that are made” was one of the aspects that excelled in the research, and to do such analysis, I dialogue with Walter Benjamin and his narrative and experience concepts, seeking to realize how the narratives and experiences of the children are constituted in the different moments of the storytelling in these researched fields <![CDATA[Um estudo sobre Compêndio de literatura infantil: para o 3<sup>o</sup> ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino da literatura infantil nos cursos normais no Brasil, apresentam -se resultados da análise da configuração textual de Compêndio de literatura infantil: para o 3o ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho (1915 -2008). Os resultados obtidos com essa análise têm propiciado constatar que esse manual de ensino foi o primeiro do gênero publicado no Brasil e nele se encontra um conjunto de saberes relativos à literatura infantil, considerados necessários para a formação do professor primário, que foram sendo gradativamente estruturados, de acordo com os programas oficiais de ensino, e contribuíram para a constituição da literatura infantil como disciplina dos cursos normais primários no Brasil<hr/>Abstract In order to contribute to understand an important moment of history of teaching children’s literature on elementary teacher education courses in Brazil, one presents results about the textual configuration analysis of Compêndio de literatura infantil: para o 3o ano normal (1959), by Bárbara Vasconcelos de Carvalho (1915 -2008). The results from this analysis have led to comprise that this teaching manual was the first published in Brazil and in it have a set of knowledge related to children’s literature considered necessary to the elementary teacher education, that it was gradually structured according to the official programs of teaching, contributing to the constitution of children’s literature as school subjects on elementary teachers education courses in Brazil. <![CDATA[As diversas mídias e o uso do celular na sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho se identifica com a pesquisa da história da escrita, sua evolução, a leitura de diferentes mídias e os novos espaços de comunicação. A proposta tem como objetivo mostrar a acessibilidade ao uso do celular em sala de aula como forma de ampliar o universo cultural e permitir um novo olhar para esse suporte de comunicação, proporcionando mudanças atitudinais nos alunos. Estabelece também as relações entre cultura do passado e do presente, a fim de compreender os vários suportes textuais ao longo da história, até o acesso às atuais fontes de informação no cotidiano escolar<hr/>Abstract This work is related to the research of history of writting, its evolution, the reading of different supports and new ways of communication. The aim is to show the acessibility to deal with cell phones in the classrooms, in order to expand the cultural background and to produce a new approach on this communication tool, providing personal changes in the students. Also, compose the relations between the past culture and the present one, aiming to comprehend the multiple textual supports through history until the current stage, marked by the access to the actual sources of information available in schools. <![CDATA[A educação nas revistas: entrelaçamento entre mídia, consumo e o dispositivo neoliberal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo problematiza o entrelaçamento entre mídia, consumo e dispositivo neoliberal nos textos das revistas. Supõe -se que essas mídias, quando pautam a educação, não apenas publicam informações, anúncios e opiniões. As matérias que problematizam a educação estão compondo textos culturais, produzindo formas de fazer, de aprender, de ensinar e, sobretudo, de ser e de compreender o mundo. Nos textos publicados são acionados discursos que atuam como dispositivos produtivos da articulação neoliberal, pois ao mesmo tempo que ela é produzida, também cria práticas e subjetividades férteis para a sua execução e para o incremento do consumo de serviços, produtos e ações encaminhadas ao âmbito da educação. A racionalidade e as práticas neoliberais constituintes do projeto político predominante na sociedade contemporânea estão presentes nas revistas, produzindo discursos conectados com essa perspectiva. O poder e as relações de poder neoliberais apresentam -se nos textos como práticas capilares, insidiosas, incorporadas nos discursos, publicados sem conotação repressora e autoritária, mas como verdades que circulam nos espaços públicos, interagindo produtivamente com os leitores das revistas.<hr/>Abstract This article brings a discussion on the interface between media, consumption and the neoliberal device in magazine texts. When they have educational subjects, these kinds of media are supposed to offer not only information, advertising and opinions. The texts in which education is discussed make up cultural texts, producing ways to do, learn and teach things and, most importantly, ways of being and understanding the world. The published texts bear kinds of discourse that work as mechanisms to produce neoliberal arguments: while they are produced, they also create useful practices and subjectivities for their execution and for the increase on the consumption of services, products and actions in the field of education. The rationality and neoliberal practices that constitute the prevailing political project in society today are present in magazines, producing a discourse that is consonant with this perspective. Neoliberal power and power relations are in the texts like slender, insidious practices, embedded in the published discourse without any repressive or authoritarian sense. They appear like truths that go around in public spaces, in productive interaction with readers <![CDATA[Entre a alfabetização e a leitura na escola: Resenha de Estudos de história da alfabetização e da leitura na escola, de Cleonara Maria Schwartz, Eliane Peres e Isabel Cristina Alves da Silva Frade (Org.)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo problematiza o entrelaçamento entre mídia, consumo e dispositivo neoliberal nos textos das revistas. Supõe -se que essas mídias, quando pautam a educação, não apenas publicam informações, anúncios e opiniões. As matérias que problematizam a educação estão compondo textos culturais, produzindo formas de fazer, de aprender, de ensinar e, sobretudo, de ser e de compreender o mundo. Nos textos publicados são acionados discursos que atuam como dispositivos produtivos da articulação neoliberal, pois ao mesmo tempo que ela é produzida, também cria práticas e subjetividades férteis para a sua execução e para o incremento do consumo de serviços, produtos e ações encaminhadas ao âmbito da educação. A racionalidade e as práticas neoliberais constituintes do projeto político predominante na sociedade contemporânea estão presentes nas revistas, produzindo discursos conectados com essa perspectiva. O poder e as relações de poder neoliberais apresentam -se nos textos como práticas capilares, insidiosas, incorporadas nos discursos, publicados sem conotação repressora e autoritária, mas como verdades que circulam nos espaços públicos, interagindo produtivamente com os leitores das revistas.<hr/>Abstract This article brings a discussion on the interface between media, consumption and the neoliberal device in magazine texts. When they have educational subjects, these kinds of media are supposed to offer not only information, advertising and opinions. The texts in which education is discussed make up cultural texts, producing ways to do, learn and teach things and, most importantly, ways of being and understanding the world. The published texts bear kinds of discourse that work as mechanisms to produce neoliberal arguments: while they are produced, they also create useful practices and subjectivities for their execution and for the increase on the consumption of services, products and actions in the field of education. The rationality and neoliberal practices that constitute the prevailing political project in society today are present in magazines, producing a discourse that is consonant with this perspective. Neoliberal power and power relations are in the texts like slender, insidious practices, embedded in the published discourse without any repressive or authoritarian sense. They appear like truths that go around in public spaces, in productive interaction with readers <![CDATA[E?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo problematiza o entrelaçamento entre mídia, consumo e dispositivo neoliberal nos textos das revistas. Supõe -se que essas mídias, quando pautam a educação, não apenas publicam informações, anúncios e opiniões. As matérias que problematizam a educação estão compondo textos culturais, produzindo formas de fazer, de aprender, de ensinar e, sobretudo, de ser e de compreender o mundo. Nos textos publicados são acionados discursos que atuam como dispositivos produtivos da articulação neoliberal, pois ao mesmo tempo que ela é produzida, também cria práticas e subjetividades férteis para a sua execução e para o incremento do consumo de serviços, produtos e ações encaminhadas ao âmbito da educação. A racionalidade e as práticas neoliberais constituintes do projeto político predominante na sociedade contemporânea estão presentes nas revistas, produzindo discursos conectados com essa perspectiva. O poder e as relações de poder neoliberais apresentam -se nos textos como práticas capilares, insidiosas, incorporadas nos discursos, publicados sem conotação repressora e autoritária, mas como verdades que circulam nos espaços públicos, interagindo produtivamente com os leitores das revistas.<hr/>Abstract This article brings a discussion on the interface between media, consumption and the neoliberal device in magazine texts. When they have educational subjects, these kinds of media are supposed to offer not only information, advertising and opinions. The texts in which education is discussed make up cultural texts, producing ways to do, learn and teach things and, most importantly, ways of being and understanding the world. The published texts bear kinds of discourse that work as mechanisms to produce neoliberal arguments: while they are produced, they also create useful practices and subjectivities for their execution and for the increase on the consumption of services, products and actions in the field of education. The rationality and neoliberal practices that constitute the prevailing political project in society today are present in magazines, producing a discourse that is consonant with this perspective. Neoliberal power and power relations are in the texts like slender, insidious practices, embedded in the published discourse without any repressive or authoritarian sense. They appear like truths that go around in public spaces, in productive interaction with readers