Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220110002&lang=pt vol. 29 num. 57 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[As formas criativas da ausência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Entrevista com Jean Hébrard]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Alunos, professores e bibliotecários: uma rede a ser construída]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa, inicialmente, os dados de pesquisa sobre leituras de professores e bibliotecas escolares do Oeste Paulista, concluída em 2009. Em seguida aborda os problemas estruturais que impedem o efetivo funcionamento das bibliotecas, entre eles a desconsideração pela função do bibliotecário escolar, apesar dos dispositivos legais recentes, importantes, mas ambíguos. Posteriormente, propõe a reconfiguração do conceito de biblioteca e de sua organização com a incorporação da sala de informática, atualmente dela apartada e com maior aporte estrutural e financeiro. Finalmente, o autor mostra ser necessário rever, além do conceito de biblioteca, o ensino do ato de ler, para compreendê- lo como ato cultural a ser apropriado pelas novas gerações no interior das escolas e de suas renovadas bibliotecas, com a presença imprescindível do bibliotecário.<hr/>Abstract The article examines, initially, data from research on reading for teachers and school libraries in the Western Paulista completed in 2009. Then addresses the structural problems which prevent the effective functioning of libraries, including the disregard for the role of the school librarian, despite recent legal devices, important but ambiguous. Subsequently, it proposes reconfiguration of the library concept and its organization with the incorporation of the computer room, now it apart and greater structural and financial contribution. Finally, the writer believes it would be necessary to review, beyond the concept of the library, the teaching of the act of reading to understand it as a cultural act to be appropriated by the younger generations within the schools and their renewed libraries with the indispensable librarian. <![CDATA[Envolver para desenvolver: por uma política de dinamização da leitura a partir das bibliotecas escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquanto instituições vinculadas às práticas de leitura, as bibliotecas são entendidas, no imaginário popular, como lugares regulados pela organização metódica, pelo silêncio, pelo mistério (ou pelo proibido), por uma série de regras que, de alguma forma, inibem a liberdade e a vontade do leitor não iniciado, afastando, assim, aqueles que, por uma razão ou por outra, não se consideram leitores. Compreender parte da nossa herança cultural por meio da história das bibliotecas é um dos caminhos para que se possa contemplar as circunstâncias nas quais se produzem as relações entre leitores e livros nas bibliotecas brasileiras contemporâneas, sobretudo nas bibliotecas escolares.<hr/>Abstract As institutions linked to the practice of reading, libraries are assumed in the popular imaginary as places controlled by methodical structures, by the silent, by the “mystery” (or the “forbidden”) and by a series of rules that, somehow, inhibit the freedom and the will on the not “initiated” readers, moving over those who, for any sort of reason, do not consider themselves as readers. Understand part of our cultural inheritance through the history of libraries is one of the possibilities to contemplate the circumstances in which the relations between readers and books in the contemporary Brazilian libraries are established, especially in the school libraries. <![CDATA[Ensino da leitura e formação do professor mediador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste texto é apresentar reflexões sobre a formação do professor mediador e o desenvolvimento das práticas de leitura na escola. Para tanto, foram eleitos discursos de professores sobre as dificuldades que cercam o ensino e a aprendizagem da leitura. Três tipos de discursos são analisados: aqueles em que os professores apresentam um diagnóstico sobre as dificuldades de seus alunos; os que revelam suas próprias dificuldades para ensinar o aluno a ler; e, por fim, os discursos sobre como se dá o ensino da leitura. Os dados analisados resultaram de pesquisas desenvolvidas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, de 2003 a 2010. A partir das análises, assumo a hipótese de que a formação do professor mediador ainda continua sendo um dos grandes desafios a serem enfrentados no interior dos cursos de licenciaturas. A concepção dialógica de linguagem e sujeito, conforme defendida por Bakhtin, é mobilizada como ponto de sustentação desta reflexão.<hr/>Abstract The purpose of this text is to present reflections on teacher training and development of mediator practice reading at school. For this, teachers’ speeches were elected on the difficulties surrounding the teaching and learning of reading. Three types of speech are analyzed: that teachers have a diagnosis about the difficulties of their students, those who present their own difficulties to teach the student to read, finally, are also analyzed speeches about how is the teaching of reading. The data analyzed were the result of research carried out in two states of the Brazilian federation, São Paulo and Minas Gerais, during the period 2003 to 2010. From our analysis, we assume the hypothesis that teacher training remains a potent mediator of the major challenges being faced within the course degrees. The dialogic conception of language and subject, as defended by Bakhtin, is mobilized to support this point of reflection. <![CDATA[Afetividade e o processo de constituição do leitor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto articula reflexões formuladas a partir da crítica a uma visão dualista do homem (razão × emoção) e a uma educação centrada exclusivamente na cognição. Com o apoio teórico de Wallon e Vygotsky, explora os impactos da dimensão afetiva na constituição dos leitores, apresentando considerações baseadas em resultados de pesquisas.<hr/>Abstract This text articulates ideas formulated from the critique of a dualistic view of man (reason × emotion) and an education focused exclusively on cognition. With the theoretical support of Wallon and Vygotsky, the text explores the impacts of the affective dimension in the constitution of readers, presenting considerations based on research results. <![CDATA[Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil- quatro anos: balanços e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto articula reflexões formuladas a partir da crítica a uma visão dualista do homem (razão × emoção) e a uma educação centrada exclusivamente na cognição. Com o apoio teórico de Wallon e Vygotsky, explora os impactos da dimensão afetiva na constituição dos leitores, apresentando considerações baseadas em resultados de pesquisas.<hr/>Abstract This text articulates ideas formulated from the critique of a dualistic view of man (reason × emotion) and an education focused exclusively on cognition. With the theoretical support of Wallon and Vygotsky, the text explores the impacts of the affective dimension in the constitution of readers, presenting considerations based on research results. <![CDATA[O sagrado e a intertextualidade bíblica em “As crônicas de Nárnia”, de C. S. Lewis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo traça um panorama histórico sobre a presença do sagrado na literatura inglesa e sobre o conceito de Deus a partir do ponto de vista judaico -cristão. Aborda também a intertextualidade bíblica e o conceito do divino presente na construção do personagem Aslam, dos eventos e da ambientação usada no enredo de dois livros da série “As crônicas de Nárnia” - O sobrinho do mago e O leão, a feiticeira e o guarda -roupa -, do autor inglês Clives Staples Lewis.<hr/>Abstract This article traces a historical panorama about the presence of sacred in English Literature and about the concept of God from the judeo -cristian point of view. It also discusses biblical intertextuality and the concept of divine in the construction of the character Aslan, the events and the space used in the plot of two of the books from the series “The Chronicles of Narnia” - The Magician’s Nephew and The Lion, the Witch and the Wardrobe, by the English writer Clives Staples Lewis. <![CDATA[Uma produção além- mares: livros brasileiros para jovens leitores portugueses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que tem como objetivo inventariar a presença e o volume da produção livresca brasileira - do interesse ou não por determinada obra ou autor, da atuação mais ou menos marcante de editoras, da edição de projetos editoriais distintos de uma mesma obra - para os jovens leitores portugueses. Especialmente, indaga sobre a preferência por alguns (poucos) autores e obras como marca de construção de uma tradição no gosto e na apreciação da produção brasileira. Para tal, seleciona, dentro do corpus do trabalho, apenas duas obras: Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado. São obras e autores que obtiveram sucesso no Brasil e também em Portugal, embora nem sempre tenham alcançado prestígio na mesma intensidade com a crítica literária brasileira, o que incita esta investigação.<hr/>Resumé Ce texte s’agit d’une partie des résultats d’une recherche, dans l’intention de inventorier la présence et la quantité de la production livresque brésilienne pour les portugais jeunes lecteurs notamment si un oeuvre ou un auteur précis, attire ou n’attire pas l’attention, de l’attitude à peu près remarquable des éditrices, ou encore l’édition de projets éditoriaux distincts dans le même oeuvre. Particulièrement, il se renseigne sur la préférence par quelques-uns, comme par exemple, des auteurs et des oeuvres auxquels sont la marque de la construction d’une tradition que est présent selon le goût et l’aperçu de la production brésilienne. Pour cela, il sélectionne dans le corpus du travail, seulement deux oeuvres: Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, et O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado. Ceux -ci ont eu un grand succès au Brasil et au Portugal aussi, malgré qu’ils n’aient pas eu le même prestige avec la critique littéraire brésilienne et c'est ce sujet -là qui instigue cette recherche <![CDATA[Um problema de formação: reflexões sobre literatura, leitura e ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, discute -se a questão da leitura na escola, sob o ponto de vista da formação do leitor de literatura. Partindo do princípio de que a interferência do professor no processo de escolhas e decisões de cada indivíduo conforme seus interesses vai de encontro à noção de liberdade e arbítrio, que deveria nortear a formação do que se compreende como leitor crítico e realmente senhor de suas escolhas, reconhece- -se que a literatura, ao falar ao leitor, dirige -se a ele com uma voz própria, que tem a lhe dizer mais do que é possível prever nos limites de uma didática pré -configurada. Torna- se recomendável, pois, uma atitude de suspeita, capaz de nos ensinar hoje, talvez, mais sobre essa voz do que muito do que se especula - por sugestão das modernas escolas de crítica e de teoria - acerca das relações entre literatura, sociedade e cultura, determinantes no ato de ler, para além de possíveis conjeturas acerca de sua finalidade, utilidade ou “alteridade” no universo da cultura<hr/>Abstract This article discusses the question of reading at school, under the point of view of the formation of the literature reader. Assuming that the interference of the professor in the process (of choices and decisions that each individual carries in accordance with their interests) goes against the notion of freedom and free choice that should guide the formation of a critical reader, master of his/her choices, this work tries to recognize that literature, as it addresses the reader, turns to him with a proper voice which has more to say than it is possible to foresee in the limits of a pre -configured didactics. So an attitude of suspicion is recommendable, because it can show us, perhaps, more about that voice than much of what is speculated today - by suggestion of the modern schools of criticism and theory - concerning the relations between literature, society and culture, determinative in the act of reading, beyond eventual conjectures about its purpose, utility or “otherness” in the universe of culture <![CDATA[Mídias audiovisuais e literatura: amor à narrativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata da relação entre as novas tecnologias de informação e comunicação e o fascínio pelas diferentes narrativas, ficcionais ou não, da literatura, do cinema, da televisão. Com base na filosofia de Foucault e Deleuze, faz- se o diálogo com algumas produções literárias e midiáticas, tendo como foco a formação de docentes quanto às possibilidades de criação a partir desses materiais.<hr/>Abstract In this paper we discuss the relationships between new information and communication technologies and our fascination with different literature, cinema and television narratives. As theoretical references, we used the philosophical studies of Michel Foucault and Gilles Deleuze. By establishing a dialog with media and literature productions, we focus on questions about teacher’s education and creativity based on those different materials. <![CDATA[O círculo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A fotografia, o cinema e a literatura criam movimentos para pensar o currículo pelas provocações da filosofia de Gilles Deleuze. Objetos expositivos em instituição escolar podem gerar acontecimentos. O que podemos conhecer a respeito desta instauração do fragmento no currículo? Como apreender o movimento e os fluxos por onde extravasam os (sem) sentidos das imagens no currículo? <![CDATA[Por leituras plurais das nossas línguas brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722011000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A fotografia, o cinema e a literatura criam movimentos para pensar o currículo pelas provocações da filosofia de Gilles Deleuze. Objetos expositivos em instituição escolar podem gerar acontecimentos. O que podemos conhecer a respeito desta instauração do fragmento no currículo? Como apreender o movimento e os fluxos por onde extravasam os (sem) sentidos das imagens no currículo?