Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220120001&lang=pt vol. 30 num. 58 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Contracombates à homogeneização na escuta do mundo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Compreensão e interpretação literárias: duplo risco, da escola ao liceu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O exame dos problemas de compreensão e de interpretação dos textos literários, da escola ao liceu,2 pode ser um bom indicador das diferenças culturais entre e primeiro e o segundo graus. As variações no modo de abordagem dos problemas cognitivos nos textos oficiais, nas representações dos professores, nas práticas das salas de aula refletem um desconhecimento frequente de continuidades que, entretanto, existem; elas se baseiam em concepções diferentes dos ensinos da leitura e da literatura e correm o risco, afinal, de acentuar suas rupturas. Pesquisas, experiências, inovações permitem, contudo, explorar, nesse contexto, novas vias para assegurar uma continuidade, apesar da necessidade de certas rupturas. <![CDATA[Modos de ler e estratégias para ler: crianças: leitura e literatura infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto promove duas ações reflexivas que se pretendem complementares: a primeira é discutirmos em que medida podemos viabilizar a formação de leitores no primeiro ciclo de ensino fundamental (1o ao 5o ano) em face da criação da necessidade de ler literatura infantil. Para tanto, buscamos o diálogo com os norte -americanos, como Hampton & Resnick (2008), Harvey & Goudvis (2007), Fisher, Frey & Lapp (2009), que nos apresentam princípios e pressupostos teórico-metodológicos para esse trabalho pautado no ensino das estratégias de leitura, a fim de que possamos criar situações propícias para o aprendizado, desenvolvimento e formação da competência leitora. Em outra frente, analisamos resultados de pesquisa de campo - de abordagem etnográfica - à luz da teoria estudada. Trata -se de parte da análise dos dados da terceira fase da pesquisa Literatura na escola: espaços e contextos − a realidade brasileira e portuguesa, que versa sobre o letramento literário. Em sua frente realizada no Brasil, a pesquisa analisa conceitos e práticas de professores da rede pública de ensino do oeste do estado de São Paulo, cujas ações estão direcionadas a contribuir para o reordenamento das políticas públicas de leitura, a fim de que, cada vez mais, um maior número de crianças possa ter acesso ao texto literário. Considerando parte dos resultados eleitos a serem divulgados neste artigo, podemos afirmar que: para os professores que, no tateio dessa abordagem do ensino das estratégias de leitura, buscaram uma implementação contextualizada e adequada ao aprendizado da leitura da literatura infantil à realidade de seus alunos, comprovamos, corroborando com essa proposta, o quanto as crianças sentem -se capazes e ativas em seu processo de apropriação da leitura literária, tacitamente, lutando por seu processo de humanização no/do letramento literário<hr/>This text promotes two reflections that are intended to be complementary: one is to discuss to what extent we can facilitate formation of readers in the first cycle of basic education (1st to 5th grades) due to the creation of the need to read children's literature. To this end, we seek dialogue with the Americans, as Hampton & Resnick (2008), Harvey & Goudvis (2007), Fisher, Lapp & Frey (2009), we have theoretical and methodological principles for the work outlined in teaching of reading strategies, so that we can create situations conducive to learning, training and development of reading competence. On another front, we analyzed the results of field research − an ethnographic approach − in light of theory examined. This is part of the data analysis of the 3rd phase of the research “Literature in school: spaces and contexts − the Brazilian and Portuguese reality”, which deals with literary literacy. In Brazil, the research examines concepts and practices of teachers in public schools in western São Paulo State, whose actions are directed at contributing to the redevelopment of public policies on reading, so that each time, a greater number of children can have access to the literary text. Considering some of the results to be released elected this article, we could say that for teachers, groping in that this approach to the teaching of reading strategies, sought to implement a proper context and to the reading of children's literature to the reality of their students, agreeing with this proposal, how the children feel capable and active in its process of appropriating the literary reading, by implication, fighting for its humanization process in/on literary literacy. <![CDATA[O manuscrito escolar de histórias em quadrinhos: a imagem -texto na construção do tópico discursivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Inserido no campo de estudo da Genética Textual e assumindo como base teórico -metodológica os estudos sobre manuscritos escolares e processos de escritura em ato de alunos recém -alfabetizados (CALIL, 2008, 2009), este trabalho analisa a construção do tópico discursivo (LINS, 2008) a partir da sequência de imagens oferecida por uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. Nosso objeto de investigação é o manuscrito “O Cebolinha Atrapalhado”, escrito por duas alunas do segundo ano do Ensino Fundamental. Constatamos que o tópico discursivo construído pela interpretação das alunas é feito a partir do destaque de alguns elementos imagéticos relacionados à ação isolada do personagem e de cada quadrinho e não pela articulação narrativa entre eles.<hr/>Inserted in the field of study of Textual Genetics and assuming as a basis theoretical -methodological studies on school manuscripts of the processes and scripture in act of students newly -literate (CALIL, 2008, 2009), this work analyzes the construction of the topic discursive (LINS, 2008) from the sequence of images offered by a history in comics of Monica’s Gang. Our object of research is the manuscript “O Cebolinha Atrapalhado”, written by two students of 2 year of Basic Education, and use program ELAN to transcribe and analyze the dialog between the students. We note that the topic discursive built by the interpretation of the students is done from the highlight of some elements of image isolated related to the action of the character and each comic and not by the articulation narrative between them. <![CDATA[A escrita soberana de um palhaço]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O palhaço como soberano. A ideia movente deste artigo é constituir um manifesto através do qual a soberania do palhaço possa se estabelecer como texto. Como se escreve o texto -palhaço? Tendo por base o conceito de soberania e estado de exceção tomado principalmente por Agamben e Bataille, se estabelece o que seria uma possibilidade de enfrentamento e destituição destas condições partindo -se da imagem e constituição do palhaço como um texto aberto soberano. Uma soberania extremamente torpe, delicada e lúdica, mas nem por isso menos política e contundente. Para tanto são estruturadas peças ou, como na imagem conceitual proposta por Deleuze, blocos que se articulam em diversas relações regidas pelo acontecimento e acabam por estabelecer, de forma delicada e sutil, aquilo que se poderia chamar de soberania do palhaço<hr/>]The clown as sovereign. The moving idea of this article is to compose a manifest by which the sovereignty of the clown can establish itself as text. How to write the text -clown? Based on the concept of Sovereignty and State of Exception taken mainly by Agamben and Bataille, is established which would be a possibility of confrontation and removal of these conditions starting from the image and constitution of the clown as an open sovereign text. A sovereignty extremely clumsy, delicate and playful, but not less political and trenchant. For this, pieces are structured or, how in the proposed image by Deleuze, conceptual blocks that fit together in various relationships governed by the occurrence and that often establish, delicately and subtly, something that could be called the sovereignty of the clown. <![CDATA[Ler e escolher livros para crianças e jovens: uma tarefa docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem o propósito de colocar em pauta o tema das escolhas de livros para a leitura de crianças e jovens por parte dos professores, identificando possibilidades que se apresentam para o acompanhamento e a apreciação dessa produção. Destaca -se a concorrência de autoridade de instâncias de mediação envolvidas com a produção e o consumo dos livros destinados à leitura das novas gerações. Nessa perspectiva, se enfoca como a comunidade dominante de escritores e críticos de literatura - a qual assume um discurso competente de avaliação dessa produção - se opõe a determinada forma de consumo de livros. Os professores, representantes da cultura escolar, emergem para estas comunidades como atores cuja capacidade de apreciação do “literário” encontrar -se -ia pouco qualificada e carente - o que o texto pretende iniciar em problematização.<hr/>Abstract This text wants to bring to the center of the debate the teachers' choices about books to be readen by children and teenagers, identifying opportunities of monitoring and assessment of the production. The article highlights the concurrence of various levels of mediation involved in the production and consumption of reading books specially designed to the new generations. From this perspective, we focuses as the dominant community of writers and critics − which assumes the authority of the assessment of speech production − is opposed to some form of consumption of books. Teachers, representatives of the school culture, are often seen by these communities as actors who appreciate what is "literary" with difficulties - a position that this text discusses. <![CDATA[Escola e leitura: Carlos Drummond de Andrade no livro didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta -se o resultado de uma pesquisa bibliográfica em que se analisou um livro didático de língua portuguesa e literatura para o Ensino Médio, publicado recentemente no Brasil, tendo como recorte a poesia de Carlos Drummond de Andrade. O estudo fundamentou -se teórica e metodologicamente no pensamento de Roger Chartier, e concluiu que as representações culturais são matrizes de discursos e de práticas de leitura às quais interessa a didatização do mundo. Nosso trabalho se insurge contra o apagamento da dimensão de prática (e, portanto, de atividade) que toda leitura encerra, tendo em vista a proposição de objetos culturais que materializem representações menos lineares, monolíticas e homogêneas do mundo, subvertendo, assim, as visões hegemônicas de leitura, literatura e materiais didáticos<hr/>We will present the results of a biographic research in which didactic book of Portuguese language and literature for secondary schools, published in Brazil, is analyzed as cultural objects, considering the Brazilian writer Carlos Drummond de Andrade. This study is theoretically and methodologically based on Roger Chartier, and its conclusion is that the cultural representations identified form the matrix for discourse and reading practices of interest to the didacticism of the world. Our research goes against erasing the dimension of practice (and, therefore, of activity) each reading includes, and will consider the proposition of other cultural objects, those which materialize less linear, monolithic and homogeneous representations of the world, thus subverting the hegemonic visions <![CDATA[Práticas de leitura na família e na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da ideia de que a família é um dos elementos principais na inserção da criança na cultura letrada, o presente trabalho estudou as relações da família com as práticas de leitura/escrita, no contexto de um grupo de crianças com queixas de dificuldades escolares que frequentam um serviço de fonoaudiologia. Pretendeu -se conhecer as atitudes da família e sua visão sobre a escrita, por meio da análise dos encontros realizados semanalmente, no mesmo horário em que as crianças participavam dos grupos de leitura e escrita. Foram conduzidas dezessete sessões de uma hora cada. A análise considerou os discursos dos sujeitos durante os encontros e os registros em diário de campo. Foi possível concluir que os encontros permitiram a emergência de experiências pessoais com a leitura/escrita e de sentimentos relacionados a elas, assim como mudanças na compreensão das dificuldades que as crianças enfrentam na aquisição da leitura e da escrita<hr/>A partir de la idea de que la familia es uno de los elementos principales para la entrada del niño en la cultura letrada, este trabajo estudió las relaciones de la familia con las prácticas de lectura/escritura, en un grupo de niños con quejas de dificultades escolares, que concurre a un servicio de fonoaudiología. Se pretendió conocer las actitudes de la familia y su vision sobre la escritura, por medio del análisis de los encuentros realizados semanalmente, durante el horario en que los niños participaban de grupos con foco en lectura y escritura. Fueron realizadas diecisiete sesiones de una hora. El análisis consideró los discursos de los sujetos durante los encuentros e los registros en diario de campo. Se concluye que los encuentros permitieron la emergencia de experiencias personales de leitura/escritura y de sentimientos relacionados a ellas, y de cambios en la comprensión de las dificultades que los niños enfrentan <![CDATA[Discurso, texto e leitura: espaço de (des)encontros do leitor com o autor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, refletimos sobre aspectos relacionados à prática da leitura no contexto escolar, atentando para os seguintes pontos: a) a leitura é o espaço/momento de interação entre autor e leitor, os quais são mediados pelo texto; b) leitor competente (a escola precisa formar leitores capazes de fazer uma leitura satisfatória dos textos que lhes são oferecidos); c) níveis de leitura de um texto (há um nível X a que os alunos precisam chegar). Considerando a impossibilidade de os sujeitos controlarem o sentido de suas palavras ou conseguirem apreender um sentido que seria a expressão daquilo que, supostamente, o autor de um texto tencionou produzir, problematizamos a ideia de interação na leitura, com base nas noções de função -autoria e de função -leitora. Advogamos a favor de uma prática de leitura que considere o contexto mais amplo de produção da linguagem, que é o discurso.<hr/>Themes related to reading practice within the school environment are analyzed, with special reference to the following items: a) reading is the space/instance of interaction between the author and the reader through the mediation of the text; b) competent readers (the school must form readers who are able to read in a satisfactory way the texts that are provided); the text’s reading levels (there is a certain level which the students must reach). Since it is impossible that subjects control the meaning of words or grasp a meaning that would express what allegedly the text’s author intended to produce, interacting in reading shall be problematized and complicated when foregrounded on notions involving function -authorship and function -reading. A reading practice is thus recommended which considers a wider context of language production; in other words, discourse <![CDATA[A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho propõe uma análise crítica das práticas artísticas na Educação Infantil. Ancorado na concepção de desenvolvimento humano de Vigotski e na concepção de linguagem de Bakhtin, discute algumas questões que se tornam relevantes quando se toma a arte efetivamente como uma forma de linguagem. Entre os pontos levantados, destacam -se as discussões sobre a importância das interações sociais e das questões de significação no trabalho com arte. A partir dessa análise, é possível pensar em caminhos mais integradores para a arte nesse contexto educativo, nos quais as linguagens artísticas sejam abordadas em total cumplicidade com as questões mais fundamentais do processo educacional.<hr/>This work proposes a critical analysis of artistic practices in Basic Education. Anchored in the conception of human development of L. S. Vigotski and in the conception of language of M. Bakhtin, it discusses some questions that become relevant when art is taken effectively as a language form. Among the mentioned points we underline the discussions on the importance of social interactions and the questions of meaning in the work with art. From this analysis, it is possible to think about more inclusive ways for art in this educative context, in which the artistic languages are approached in total complicity with the most fundamental questions of the educational process. <![CDATA[A atividade de leitura e escrita e o desenvolvimento da imaginação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo pôr em discussão a importância do trabalho pedagógico para o desenvolvimento da imaginação criadora da criança. Compreende a imaginação como um meio de organização dos conteúdos próprios do imaginário (ideias, emoções, percepções, modos de ver e sentir o mundo), de onde se alimenta, retirando daí os elementos que são reelaborados pela atividade do sujeito de modo a constituir com eles um produto original. No decorrer do texto, apresentamos algumas propostas de como realizar um trabalho pedagógico com a prosa de ficção e a poesia, objetivando o desenvolvimento da imaginação criadora do aluno. Consideramos que o trabalho com textos literários constitui -se como uma via para a mobilização do conteúdo “armazenado” no imaginário do aluno ao longo de sua existência, e sua organização em produções criativas, o que lhe permitirá apropriar -se de aprendizagens que levam ao desenvolvimento de capacidades fundamentais ao seu processo de humanização.<hr/>This article aims to focus the discussion on the importance of educational work for the development of the creative imagination of the child. It considers imagination as a means of organizing the content that is proper of the imaginary (ideas, emotions, perceptions, ways of seeing and feeling the world), from where it feeds itself, taking from it the elements that are reworked by the activity of the subject in order to transform them into an original product. Throughout the text, we present some proposals that suggest how to accomplish a pedagogical work with fiction prose and poetry, aiming to develop the creative imagination of the student. We believe that working with literary texts is an interesting way of mobilizing the content "stored" in the imaginary of the students throughout their existence, and its organization in creative output, allowing them to appropriate themselves of determined learning that leads to the development of capabilities that are fundamental to their process of humanization. <![CDATA[Leitura, cultura, infância: Lobato]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo pôr em discussão a importância do trabalho pedagógico para o desenvolvimento da imaginação criadora da criança. Compreende a imaginação como um meio de organização dos conteúdos próprios do imaginário (ideias, emoções, percepções, modos de ver e sentir o mundo), de onde se alimenta, retirando daí os elementos que são reelaborados pela atividade do sujeito de modo a constituir com eles um produto original. No decorrer do texto, apresentamos algumas propostas de como realizar um trabalho pedagógico com a prosa de ficção e a poesia, objetivando o desenvolvimento da imaginação criadora do aluno. Consideramos que o trabalho com textos literários constitui -se como uma via para a mobilização do conteúdo “armazenado” no imaginário do aluno ao longo de sua existência, e sua organização em produções criativas, o que lhe permitirá apropriar -se de aprendizagens que levam ao desenvolvimento de capacidades fundamentais ao seu processo de humanização.<hr/>This article aims to focus the discussion on the importance of educational work for the development of the creative imagination of the child. It considers imagination as a means of organizing the content that is proper of the imaginary (ideas, emotions, perceptions, ways of seeing and feeling the world), from where it feeds itself, taking from it the elements that are reworked by the activity of the subject in order to transform them into an original product. Throughout the text, we present some proposals that suggest how to accomplish a pedagogical work with fiction prose and poetry, aiming to develop the creative imagination of the student. We believe that working with literary texts is an interesting way of mobilizing the content "stored" in the imaginary of the students throughout their existence, and its organization in creative output, allowing them to appropriate themselves of determined learning that leads to the development of capabilities that are fundamental to their process of humanization. <![CDATA[TAN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722012000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo pôr em discussão a importância do trabalho pedagógico para o desenvolvimento da imaginação criadora da criança. Compreende a imaginação como um meio de organização dos conteúdos próprios do imaginário (ideias, emoções, percepções, modos de ver e sentir o mundo), de onde se alimenta, retirando daí os elementos que são reelaborados pela atividade do sujeito de modo a constituir com eles um produto original. No decorrer do texto, apresentamos algumas propostas de como realizar um trabalho pedagógico com a prosa de ficção e a poesia, objetivando o desenvolvimento da imaginação criadora do aluno. Consideramos que o trabalho com textos literários constitui -se como uma via para a mobilização do conteúdo “armazenado” no imaginário do aluno ao longo de sua existência, e sua organização em produções criativas, o que lhe permitirá apropriar -se de aprendizagens que levam ao desenvolvimento de capacidades fundamentais ao seu processo de humanização.<hr/>This article aims to focus the discussion on the importance of educational work for the development of the creative imagination of the child. It considers imagination as a means of organizing the content that is proper of the imaginary (ideas, emotions, perceptions, ways of seeing and feeling the world), from where it feeds itself, taking from it the elements that are reworked by the activity of the subject in order to transform them into an original product. Throughout the text, we present some proposals that suggest how to accomplish a pedagogical work with fiction prose and poetry, aiming to develop the creative imagination of the student. We believe that working with literary texts is an interesting way of mobilizing the content "stored" in the imaginary of the students throughout their existence, and its organization in creative output, allowing them to appropriate themselves of determined learning that leads to the development of capabilities that are fundamental to their process of humanization.