Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220130002&lang=es vol. 31 num. 61 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Agenciamentos em torno do ato de ler]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Remediating tinker bell: exploring the foundations of transmedia through a century-long narrative system]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A trajetória de 100 anos da travessa personagem Sininho, desde a peça “Peter Pan”, de J. M. Barrie, de 1904, até a atual franchise Disney Fadas, é uma metanarrativa de adaptação e remidiação através da qual a mídia e a “infância” podem ser vistas como forças que se inter-relacionam. Com foco na mídia e nas narrativas infantis contemporâneas, este artigo analisa as encarnações de uma franchise da mídia, em intervalos de 50 anos. O procedimento close de leitura nos ofereceu novas formas de perceber a relação reflexiva entre as construções sociais da infância, a evolução da narrativa na literatura infantil e o desenvolvimento da mídia para o público infantil, desde o período eduardiano. Usando a Sininho como exemplo de um fenômeno, descobrimos que, à medida que evoluem a narrativa e a mídia infantis, de forma a aumentar o potencial da agência da infância, as formulações comerciais estrategicamente moldam essa agência, através da estruturação do acesso e da participação.<hr/>Abstract The 100-year trajectory of the mischievous Sininho, from J.M Barrie’s 1904 play Peter Pan to the present-day Disney Fairies franchise, is a metanarrative of adaptation and remediation through which media and “childhood” can be seen to interrelate as mutually constitutive forces. With a focus on contemporary children’s media and narrative, this paper examines incarnations of a media franchise at 50-year intervals. Our close reading yields insights into the reflexive relationship between the social constructions of childhood, the evolution of narrative in children’s literature, and the development of media for child audiences since the Edwardian era. Using Tinkerbell as exemplar for a phenomenon, we find that as children’s narrative and children’s media evolve in ways that increase the potential for childhood agency, commercial formulations strategically shape this agency by structuring access and participation. <![CDATA[Changes in family structure in highly recommended Canadian and Brazilian children’s books]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um projeto de pesquisa sobre livros literários para crianças altamente recomendados, produzidos no Canadá e no Brasil recentemente. O projeto foi realizado com apoio do Governo do Canadá, por meio do Understanding Canada Program. Duas instituições canadenses tiveram papel importante na investigação inicial: The Canadian Children’s Book Centre (CCBC), em Toronto, e The Centre for Research in Young People’s Texts and Cultures (CRYTC), da Universidade de Winnipeg, em Winnipeg. No Brasil, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) constituiu fonte importante de pesquisa. Os objetivos principais do projeto são: investigar livros canadenses literários para crianças, recentemente publicados e recomendados, tendo como foco de atenção os modos como estariam representadas mudanças na estrutura familiar, especialmente no que concerne à figura do pai; identificar possíveis semelhanças e diferenças entre livros infantis canadenses e brasileiros, também recentes e recomendados.<hr/>The objective of this article is to present the results of a research project on highly recommended children’s books produced in Canada and Brazil recently. The project was undertaken with the assistance of the Government of Canada, through the Understanding Canada Program. Two Canadian institutions had an important role in the initial investigation: The Canadian Children’s Book Centre (CCBC), in Toronto, and The Centre for Research in Young People’s Texts and Cultures (CRYTC), at The University of Winnipeg, in Winnipeg. In Brazil, The National Foundation of Children’s and Youth Books (FNLIJ) was an important source of research. The main goals of the project are: to investigate highly recommended Canadian children’s picture books that have been recently published, with a special focus on changes in family structures, particularly concerning the father figure; to identify similarities and differences between Canadian and Brazilian children’s books. <![CDATA[Writing in mathematics classes: diversity of note taking and their strengths]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo No presente artigo apresento resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sob minha orientação e que têm como foco as questões relativas à escrita nas aulas de matemática da escola básica. Parto das discussões sobre as atuais necessidades de inserir novas perspectivas metodológicas em sala de aula, com ênfase nas práticas de letramento, aqui consideradas como práticas sociais pautadas em gêneros escritos. Discuto também a importância da escrita para a formação do pensamento matemático. Finalizando o texto, apresento alguns gêneros textuais utilizados por professores que ensinam matemática e destaco as potencialidades de cada gênero<hr/>Abstract In the article my aim is to present results from the research which is being developed under my supervision, focusing on the issue of writing in Mathematics classes in basic education. The work is based on the discussions related to the current need of inserting new methodological perspectives in the classroom, with an emphasis on literacy practice, here seen as social practices based on writing genres. The importance of writing for building up mathematical thought is also discussed. The article is concluded with some texts produced by teachers who teach Mathematics, followed by the strengths we have seen in them. <![CDATA[Reflexive writings in mathematics teacher training.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es As escritas reflexivas permitem que se possam compreender os discursos pedagógicos norteadores das práticas escolares de licenciandos e de professores da Educação Básica que ensinam Matemática, revelando as aprendizagens que ocorrem durante o processo de constituírem-se profissionais do ensino. Assim, com o objetivo de contribuir para o debate sobre o papel das escritas reflexivas na formação de professores, apresentaremos alguns contextos de ensino e de pesquisa que promovem vivências com escritas e as aprendizagens explicitadas pelos licenciandos e professores, enquanto se formam. As escritas indicam que as aprendizagens de licenciandos e de professores da Educação Básica não se restringem apenas aos aspectos teóricos, didáticos e metodológicos referentes ao ensino de conceitos matemáticos. Estão relacionadas à visão de mundo, de escola e de homem que está sendo educado no cenário atual.<hr/>Abstract The study of reflective writings allows us to understand the pedagogical discourses that guide the practices of undergraduate students and elementary teachers who teach mathematics, revealing the learning that takes place in their own process of becoming teaching professionals. With the objective of contributing to the debate on the role of reflective writing in teacher education, we will present contexts of teaching and research that promote writing experiences and reveal university students’ and teachers’ learnings, while they are in preparation. The writings indicate that the learnings of student teachers and teachers of basic education are not restricted to theoretical, didactic and methodological features of teaching mathematical concepts. They are related to certain ways of viewing the world, the school and the man being educated in the current scenario <![CDATA[(Auto)Biographies and cultural reading practices: rural school screams, resistances and hearings]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto discute questões concernentes às pesquisas (auto)biográficas no campo educacional brasileiro e suas interfaces com as práticas de formação de leitores na escola, ao tomar narrativas biográficas de professoras atuantes em territórios rurais, a partir de cenas recortadas de leitura, na perspectiva da reinvenção dos tempos da leitura no cotidiano escolar de classes multisseriadas. Escolas rurais do território da Chapada Diamantina compõem o cenário no qual as docentes parecem transgredir o trato usual dado à literatura, como um dos dispositivos de superação de silenciamentos em contraposição a currículos tradicionais na abordagem dos textos literários. Tomamos entrevistas narrativas como fonte, para que pudéssemos apreender movimentos que forjam tais práticas, especialmente no contexto da educação rural/multisseriação, como forma de enfrentamento, através de gritos, resistências e escutas, das diversas ruralidades que configuram os territórios rurais do Brasil/Bahia. As narrativas possibilitam entrever aberturas nas condições institucionais adversas do trabalho do professor indicando possíveis desafios que enfrentam as docentes e os alunos na reconceitualização do trabalho com a literatura e com as práticas culturais de leitura.<hr/>Abstract This text discusses issues concerning (auto)biographical research in the Brazilian educational context and its interfaces with school reader development practices by taking biographical narratives of teachers working in rural areas, in reading scenes, in the perspective of reinventing reading periods in the daily school life of multigrade classrooms. Rural schools in Chapada Diamantina set the scene in which teachers seem to transgress the usual treatment given to literature, as a dispositive to overcome silencing in contrast to the traditional curriculum approach of literary texts. Narrative interviews have been taken as primary sources, in order to allow us to grasp the movements that shape these practices, especially in the context of rural/multigrade education, as a way of confrontation, through screams, resistances and hearings, of the various ruralities that configure rural territories of Brazil/Bahia. The narratives allow us to perceive gaps in the adverse institutional conditions of the teaching role, indicating possible challenges that teachers and students face in the reconceptualization of the work with literature and cultural practices of reading <![CDATA[A sala de aula em cena: imagem e narrativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda os modos como podemos ler cenas de sala de aula, através das imagens que estudantes em formação inicial para a docência produzem das suas próprias práticas pedagógicas, no decorrer do estágio supervisionado no ensino de ciências. O texto pretende pensar modos de leitura que não submetam a imagem à narrativa, ou vice-versa. Nessa direção, indaga-se sobre o que se potencializa ver na sala de aula em cena, quando, na leitura da imagem, tiramos do foco seu caráter de registro, de ilustração de uma prática pedagógica. O artigo articula-se a uma pesquisa sobre imagem, ambiente e educação, com inspiração no campo dos estudos culturais. O ensaio é tecido argumentativamente a partir de uma única imagem, produzida por professores de ciências e de biologia em formação inicial.<hr/>The article discusses the ways we read classroom scenes through the analysis of images taken by students, in initial teacher training, of their own teaching practices during the science teaching supervised program. The text aims to consider ways of reading that do not submit image to narrative or vice versa. In this direction, we wonder what there is to be seen in the classroom scene when reading the image as we change its focus from a documentary perspective, from an idea of illustration of a pedagogical practice. The article is part of a research on image, environment and education, inspired by cultural studies theories. The essay is argumentatively based on a single image produced by science and biology teachers in initial training <![CDATA[A través del ojo de la cerradura: el voyeurismo, la fotografía y la ruina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Espiar pelo buraco da fechadura... O que te parece? Aqui, pistas oscilam entre a veracidade de fatos e o caráter ficcional das fotos. Coloco-me a pensar sobre falsas perspectivas... textos (in)visíveis que-se-fazem-pensantes. Quatro momentos estruturam esta reflexão. Primeiro, surge o voyeur aquele que se esconde para “espiar” cenas do campo privado - associado à produção fotográfica de Kohei Yoshiyuki. Em seguida, observamos a ação do voyeur como aquele que pode eleger uma cena (neste caso, fotografias) para examiná-la por diferentes perspectivas. O terceiro momento visa estabelecer uma espécie de jogo de fusão no qual se questiona o sentido que já está dado ao voyeur, para evidenciar a aposta em uma nova leitura sobre a figura do voyeur e o (re)significado do próprio termo. Por fim, busca-se entrelaçar o voyeurismo, a fotografia e a ruína benjaminiana, que aqui talvez se configure como o componente mais perspicaz deste pensamento. Um jogo ousado, porém, desejável...<hr/>Espiar a través del ojo de la cerradura... ¿Qué te parece? Aquí, las pistas oscilan entre la veracidad de los hechos y la ficción. Me puse a pensar en falsas perspectivas... textos (in)visibles que se tornan pensamientos. Cuatro momentos estructuran esta reflexión. En primer lugar, está el voyeur - aquel que se esconde para “espiar” las escenas de campo privado - asociados con la producción fotográfica de Kohei Yoshiyuki. Luego se observa la acción de voyeur como el que puede elegir una escena (en este caso fotografías) para examinarla desde diferentes perspectivas. El tercer paso es establecer una especie de juego en el que la fusión está cuestionando el sentido que ya se ha dado al voyeur, para mostrar la apuesta por una nueva lectura de la figura del voyeur y el (re)significado del propio término. Por último, se busca entretejer el voyerismo, la fotografía y la ruina de Walter Benjamín que estableció aquí como quizás la parte más interesantes de este pensamiento. Un juego audaz, pero deseable... <![CDATA[Introduction.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Espiar pelo buraco da fechadura... O que te parece? Aqui, pistas oscilam entre a veracidade de fatos e o caráter ficcional das fotos. Coloco-me a pensar sobre falsas perspectivas... textos (in)visíveis que-se-fazem-pensantes. Quatro momentos estruturam esta reflexão. Primeiro, surge o voyeur aquele que se esconde para “espiar” cenas do campo privado - associado à produção fotográfica de Kohei Yoshiyuki. Em seguida, observamos a ação do voyeur como aquele que pode eleger uma cena (neste caso, fotografias) para examiná-la por diferentes perspectivas. O terceiro momento visa estabelecer uma espécie de jogo de fusão no qual se questiona o sentido que já está dado ao voyeur, para evidenciar a aposta em uma nova leitura sobre a figura do voyeur e o (re)significado do próprio termo. Por fim, busca-se entrelaçar o voyeurismo, a fotografia e a ruína benjaminiana, que aqui talvez se configure como o componente mais perspicaz deste pensamento. Um jogo ousado, porém, desejável...<hr/>Espiar a través del ojo de la cerradura... ¿Qué te parece? Aquí, las pistas oscilan entre la veracidad de los hechos y la ficción. Me puse a pensar en falsas perspectivas... textos (in)visibles que se tornan pensamientos. Cuatro momentos estructuran esta reflexión. En primer lugar, está el voyeur - aquel que se esconde para “espiar” las escenas de campo privado - asociados con la producción fotográfica de Kohei Yoshiyuki. Luego se observa la acción de voyeur como el que puede elegir una escena (en este caso fotografías) para examinarla desde diferentes perspectivas. El tercer paso es establecer una especie de juego en el que la fusión está cuestionando el sentido que ya se ha dado al voyeur, para mostrar la apuesta por una nueva lectura de la figura del voyeur y el (re)significado del propio término. Por último, se busca entretejer el voyerismo, la fotografía y la ruina de Walter Benjamín que estableció aquí como quizás la parte más interesantes de este pensamiento. Un juego audaz, pero deseable... <![CDATA[Tupi or not Tupi: schooling since birth, who does it serve? Education is not schooling… Especially when we are talking about early childhood education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Frente à crescente institucionalização das crianças pequenas, nos centros urbanos, cabe indagar: qual é a educação infantil oferecida às crianças? A provocação contida na proposição Tupi or not tupi: escolarização desde o nascimento, a quem serve? faz percorrer dois caminhos de análise: aquele que relaciona as instituições e propostas para a pequena infância a diferentes concepções de infância e interesses; e um segundo, que levanta posições e constata a ambiguidade em relação ao que pode ser melhor para as crianças pequenas na educação infantil. O texto é finalizado com a reafirmação de que os espaços de educação infantil são o principal locus de experiência social das crianças pequenas, onde, com seus pares e com os adultos, (re)produzem culturas, constituindo a identidade dessa etapa da educação básica.<hr/>In face of the growing institutionalization of young children in urban centers, we should inquire: what kind of education has been offered to children? The provocation contained in the proposition Tupi or not tupi: shooling since birth, who does it serve? leads us to two possibilities of analysis: one that relates the institutions and proposals for young children to different conceptions of childhood and interests; and a second, that raises positions and highlights the ambiguity regarding what may be best for young children in early childhood education. The paper concludes with the reaffirmation that the spaces of early childhood education are the primary locus of social experience of young children, where they (re)produce cultures with peers and adults, constituting the identity of this stage of education. <![CDATA[Encuentro con las diferencias en la educación infantil: niños y niñas en las fronteras del género]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo problematiza o conceito de infância, buscando revelar as diferenças que meninos e meninas carregam e as suas ações sociais, constitutivas de infâncias plurais, destacando suas particularidades e diferenças. Aborda as interações entre professoras e crianças em geral e, especialmente, as crianças que transgridem os padrões de gênero que lhes são impostos, dando significados e estruturando suas experiências sociais. Com o foco nos estudos de gênero busca um exercício de superação das amarras do pensamento único, propõe um trabalho de desconstrução da naturalização dos conceitos de criança e de infância que implica questionar a sua relação com os adultos, buscando compreender a ordem que constrange as suas vivências. Destaca a educação infantil como um espaço coletivo, um espaço de reflexões sobre o respeito à diversidade e também um espaço para favorecer a diversidade das infâncias<hr/>El artículo aborda el concepto de infancia, tratando de revelar las diferencias de los niños y niñas y sus acciones sociales, constitutivas de infancia plural, destacando sus peculiaridades y diferencias. Discute las interacciones entre maestras y niños y niñas en general, y en especial los niños y las niñas que transgreden las normas de género que se les imponen, dando significados y estructura a sus experiencias sociales. Con el foco en los estudios de género busca un ejercicio de superación de las ataduras del pensamiento, la haciendo el trabajo de deconstrucción de los conceptos de naturalización de los niños, las niñas y la infancia que implica cuestionar su relación con los adultos, tratando de entender el orden que limita su experiencias. Destaca la educación infantil como espacio colectivo, un espacio de reflexión sobre el respeto de la diversidad, así como un espacio para promover la diversidad de las infancias <![CDATA[E quando a inclusão excludente é com crianças de 0 a 12 anos? Infância e resistência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendo como inspiração alguns textos do poeta, estudioso da infância e desenhista Mário de Andrade, o presente artigo busca refletir, a partir dos desenhos criados por meninas e meninos, quais resistências estão presentes e são inventadas por eles e elas em seu cotidiano. Nos desenhos compreendidos como exercício cotidiano de vida, artefatos culturais e fontes documentais, encontram-se traços de infâncias que criam e mostram-se em diferentes culturas. Provocam a pensar sobre atos que excluem crianças e suas lógicas, ainda tão desconhecidas<hr/>S’inspirant des textes du poète, savant de l’enfance et artiste Mário de Andrade, cet article cherche à refléter, à partir des dessins créés par les filles et les garçons, qui résistances sont présents et sont inventées par eux et ils dans leur vie quotidienne. Dans les dessins compris comme l’exercice de la vie quotidienne, des objets culturels et des sources documentaires, il ya des traces d’enfance qui créent et se présentent dans différentes cultures. Susciter la réflexion sur les actes qui excluent les enfants et leur logique, et pourtant si inconnus. <![CDATA[Infância e resistência: resistir a quê?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo procura analisar a questão da infância brasileira escolarizada através do conceito foucaultiano de governamentalidade. Argumenta em torno da tese de que estaria em curso no Brasil a prática de uma “governamentalidade democrática”, que consiste em governar pela cidadania. São examinados dois documentos do Ministério da Educação para mostrar que o governo da infância está sendo feito na medida em que cada criança é tomada pelo Estado como um “cidadão”, portanto parte de uma biopolítica. Nesse contexto, a última parte do artigo retoma a noção de “povo criança”, trabalhada pelo filósofo francês Alain no começo do século XX, como forma de resistir a esse governamento.<hr/>Cet article fait l’analyse de le scolarisation de l’enfance brésilienne à partir du concept foucauldien de gouvernementalité. L’article présente la thèse qui affirme que aujourd’hui, au Brésil, le gouvernement opère à travers d’une “gouvernementalité démocratique”, qui consiste en faire gouverner pour la citoyenneté. Pour démontrer cette thèse, y sont analysés deux documents produits pour le Ministère de l’Éducation du Brésil. Dans sa dernière partie, l’article reprends la notion de “peuple enfant”, crée par Alain au début du xxème. siècle comme possibilité de faire résistance au gouvernement de l’enfance. <![CDATA[El tiempo y lo cotidiano: tiempo para vivir la infancia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Compreendemos o tempo como uma das variáveis fundamentais de uma pedagogia para a educação infantil. Nos espaços coletivos de educação frequentados pelos bebês e pelas crianças pequenas: creches e pré-escolas, a velocidade e a produtividade têm sido a tradução mais constante do tempo. A partir da análise de Félix Guatarri (1985) sobre as creches como iniciadoras no tempo do capital procuro tecer algumas reflexões criticas sobre essa compreensão de tempo e sugerir formas de resistência a essa intervenção do mundo do capital nas vidas cotidianas de professores e crianças e na formação das subjetividades contemporâneas.<hr/>Entendemos el tiempo como una de las variables clave en una pedagogía para la educación de la primera infancia. La educación en los espacios colectivos, frecuentados por los bebés y niños pequeños, en jardines de infantes y preescolares, tiene en la velocidad y la productividad la traducción más constante del tiempo. A partir del análisis de Félix Guattari (1985) acerca de las crèches como iniciadoras en el tiempo de lo capital busco hacer algunas reflexiones críticas sobre esta comprensión del tiempo y sugerir formas de resistencia a la intervención del mundo del capital en la vida cotidiana de los maestros y los niños y en la formación de las subjetividades contemporáneas <![CDATA[“Antes de los portugueses lo Brasil había descubierto la felicidad”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresento, com uma tessitura brincante de palavras, o (im)provável diálogo entre o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade (1928) e os achados da pesquisa de doutoramento (2001-2006), na Aldeia Pirakuá, Bela Vista/ms. A definição metodológica buscou trilhas não colonizadoras, no exercício de, sabendo-me impregnada pela colonização, ser capaz de, dialeticamente, lutar, antropofagicamente, para ser menos tirana em minhas estadas na aldeia. As crianças foram reconhecidas como protagonistas de suas vidas, capazes de aprender e de ensinar, sem rótulos teóricos colonialistas. Passados sete anos, arrisco afirmar que fragmentos da magia brasileira gritada no Manifesto se fazem presentes no cotidiano dessa aldeia “[...] que tinha descoberto a felicidade” antes das invasões e das colonizações. Apresento algumas experiências vividas de mãos dadas com as crianças e com os adultos que ali vivem. Convido para atravessar o rio e chegar do lado de lá, onde estão as crianças em suas “humanas aventuras”.<hr/>Presento, con una tesitura divertida de palabras, lo (im)probable diálogo entre el Manifiesto Antropófago de Oswald de Andrade (1928) y los hallazgos de la investigación doctoral (2001-2006), en la Aldea Pirakuá, ubicada en la ciudad de Bela Vista/MS. La definición metodológica buscó senderos no colonizadores, en el ejercicio de, sabiendo impregnada por la colonización, ser capaz de, dialécticamente, luchar, antropofágicamente, para ser menos tirana en mis estancias en la aldea. Se reconoció a los niños como protagonistas de sus vidas, capaces de aprender y de enseñar, sin rótulos teóricos colonialistas. Después de siete años, arriesgo afirmar que fragmentos de la magia brasileña gritada en el manifiesto se presentó en el cotidiano de esa aldea “[…] que había descubierto la felicidad” antes de las invasiones y de las colonizaciones. Presento algunas experiencias vividas y de manos dadas con los niños y con los adultos que allí viven. Te invito a cruzar el río y a llegar al lado de allá, donde están los niños en sus “humanas aventuras”. <![CDATA[Definições de infância na Amazônia ocidental indígena: a perspectiva local e o etnocentrismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722013000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Meu objetivo, neste texto, é examinar algumas representações de um grupo de professores indígenas que estão conduzindo investigações de cunho sociolinguísticos em suas aldeias, de modo a terem subsídios para implementar políticas linguísticas capazes de assegurar a continuidade de suas línguas tradicionais. O foco de análise recairá, dentre outras questões, sobre algumas visões conflitantes entre os modos como esses professores e suas formadoras não-indígenas definem a categoria “infância”, categoria essa contemplada em um dos instrumentos de pesquisa por eles utilizados. Além de argumentar que a não consideração dessas diferenças de perspectivas pode constituir obstáculo importante em processos de formação de professores-pesquisadores indígenas, pretendo chamar a atenção para o fato de que, por um lado, a categoria local precisa ser sempre lida com parcimônia e, por outro, que o conceito de etnocentrismo nem sempre é suficiente para explicar todos os complexos problemas de que se investem as relações interculturais<hr/>The aim of this paper is to examine discursive representations of a group of indigenous teachers who are presently conducting sociolinguistic research projects in their villages in order to produce knowledge that will help them devise linguistic policies capable of strengthening their heritage languages. The analysis will focus, among other issues, on some conflicting views these teachers-researchers and their teacher educators have on how the category “infancy” should be defined, as this is one of the categories used in their data- collecting instruments. Besides arguing that disregarding such different perspectives may result in serious constraints in their professional education as teachers-researchers, it is also claimed that references to local - as a category - should always be interpreted carefully, and that the concept of ethcentrism is not always sufficient to explain all conflicts embedded in intercultural relations