Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220140001&lang=pt vol. 32 num. 62 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Por leituras sem margens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A leitura, entre as ciências naturais e as ciências sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Meninas em jogos de meninos: um estudo de caso na literatura infantil brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de estudos sobre literatura infantil e estudos de gênero, este entendido como marca identitária construída social e culturalmente, o objetivo do artigo é analisar, em livros infantis, o potencial de subversão das representações de gênero em relação a um esporte tradicionalmente definidor da masculinidade: o futebol, e de uma brincadeira correlata: o jogo de bolitas. Tal contestação se concretiza em tramas com protagonistas meninas jogadoras de futebol ou de bolita, cujo conflito narrativo se constrói na luta por espaços femininos em tais práticas. Analisam-se as obras Nariz em pé, Joana Banana e Menina não entra, observando-se que elas apresentam passagens marcadas por um viés formativo que foge a padrões estéticos. Por fim, verifica-se a forma de filiação das obras analisadas ao que Colomer (2003) aponta como tendência da literatura infantil mais recente: a aproximação das características atribuídas aos dois sexos.<hr/>Drawing on studies on children’s literature and gender studies, and considering gender as socially and culturally constructed identity marks, this paper aims to analyze the subversive potential of gender representations in children’s books concerning a traditionally male sport, soccer, and a related game, marbles. This argument becomes reasonable in plots with female protagonists as soccer or marble players, in which the narrative conflict is constructed around the struggle for female spaces in these practices. We have analyzed the books Nariz em pé, Joana Banana and Menina não entra, noting that they provide excerpts that are characterized by a style that escapes aesthetical standards. As a conclusion, we have observed that these works are related to what Colomber (2003) sees as a tendency in recent children’s literature: features assigned to both genders are getting closer. <![CDATA[Letramentos e alfabetizações na cibercultura: crianças e jovens em rede, desafios para educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute potenciais das tecnologias digitais e suas apropriações socioculturais por crianças e jovens na contemporaneidade. Discute características do perfil cognitivo do leitor imersivo, noções de letramento e alfabetização digital a partir de revisão de literatura e de um caso empírico vivenciado pelas autoras. Por fim, apresenta os potenciais das tecnologias digitais, mais especificamente o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (avas), para a instituição de práticas curriculares e formativas. Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem a convergência de linguagens e mídias, o que pode potencializar práticas de letramentos e alfabetização em situações formais de aprendizagem e formação, uma vez que crianças e jovens já se apropriam direta ou indiretamente de tais potenciais.<hr/>The article discusses the potential of digital technologies and their socio-cultural appropriation by children and young people nowadays. It discusses the characteristics of the cognitive profile of the immersive reader, notions of literacy and digital literacy within the literature review and an empirical case experienced by the authors. Finally, it presents the potential of digital technologies, specifically of the use of virtual learning environments (vle), for the emergence of curricular and educational practices. The virtual learning environments allow the convergence of media and languages , which can enhance literacy and literacy practices in formal learning and preparation, since children and young adults have already directly or indirectly appropriated such potential. <![CDATA[Uma discussão sobre a produção de sentidos na leitura: entre Bakhtin e Vygostsky]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, interessado em discutir o processo de produção de sentidos em atividades de leitura, apresenta preceitos teóricos de Bakhtin e Vygotsky, estudiosos que, embora não tenham se voltado especificamente à questão da leitura, oferecem embasamento para analisá-la enquanto processo histórica e ideologicamente situado. Para atingir esse objetivo, com base nesses estudiosos, a linguagem é enfocada como um evento social, caracterizada pela historicidade dos sujeitos e pelo contexto imediato e conjuntural, pela contradição e pelo dialogismo. Abordamos também a importância do papel do outro como elemento central na constituição dos sujeitos e de sentidos, seja nas interações sociais em que acontecem os enunciados e se estabelecem relações de zona de desenvolvimento proximal (zpd) ou no dialogismo e no caráter responsivo dos enunciados. Finalmente, apresentamos a leitura como um momento em que o sujeito-leitor resgata os sentidos já produzidos em outras situações e em que novos sentidos podem ser produzidos.<hr/>This article, concerning the discussion on the process of the meaning production in reading activities, presents Bakhtin’s and Vygotsky’ theoretical precepts, scholars who, although not specifically focused on reading issues, offer foundations to analyze it as a historical and ideologically situated process. To achieve this goal, based on these scholars, language is seen as a social event, characterized by the subjects’ historicity and the immediate and short-time context, by contradiction and dialogism. We also analyze the other person’s role as a central element in the constitution of subjects and meanings, whether in social interactions in which the statements happen and the ZPD relationships are established or in the dialogism and responsive nature of expressions. Finally, we present reading as a moment in which the reader rescues the meanings already produced in other situations and in which new meanings can be produced. <![CDATA[Vozes que emergem em sala de aula: a importância do dialogismo nas dinâmicas de produção de texto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade São Francisco e da disciplina Produção Escrita em Língua Materna, da Universidade Estadual de Campinas. Nele, discutimos a importância de se abrir um espaço para a interação verbal em sala de aula. Pautamo-nos em autores que enfatizam o caráter constitutivo da linguagem e daqueles que levam em conta a produção a partir de seu caráter dialógico. Visamos analisar uma das produções realizadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que tinha como primórdio a produção de livros a serem expostos na Feira Cultural da escola e, em seguida, depositados na biblioteca da escola para empréstimo aos demais alunos.<hr/>Abstract: This article is the result of a Master’s research, developed during the postgraduation program in Education at Universidade São Francisco, and also of the discipline Written Production in Mother Language, a course taken at Universidade Estadual de Campinas. In this work, we discuss the importance of the classroom as a place for verbal interaction. We have based our studies on authors who emphasize the constitutive character of the language and in the considerations of those who take into account the production from a dialogic perspective. This work aims at highlighting the importance of promoting text production dynamics based on dialogism; it also aims at analyzing one of the written productions by 6th grade students in basic education in a private school that intended to show those productions during the school Cultural Fair. After that, they would leave those productions in the school library in order to share them with the other students <![CDATA[Música e imagem: construindo relações de sentido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A música é uma forma de linguagem altamente abstrata e possibilita diversos modos de audição, que vão desde uma relação mais sensorial (ouvir predominantemente com o corpo: vontade de dançar, de bater os pés, de se movimentar etc.), passam por apreensões de caráter mais referencial (ouvir estabelecendo relações com referências extrassonoras: lembrar eventos passados, pessoas, situações etc.), podendo chegar ainda a uma escuta mais propriamente estética (ouvir considerando as relações internas à materialidade sonoro-musical: relacionar obras a estilos, épocas, formas específicas etc.). Discute-se aqui a possibilidade de que o ouvinte não-músico amplie seus modos de apropriação significativa da música, dando especial ênfase à sua dimensão estética. Com esse intuito, apresenta como recurso metodológico uma aproximação entre a linguagem musical e a imagem (pictórica, gráfica, fotográfica e videográfica), num esforço de oferecer uma alternativa mais “concreta” ao abstracionismo musical, fazendo com que sejam criadas referências que possibilitem atingir uma escuta de natureza mais estética do que apenas sensorial ou referencial. A linguagem imagética é utilizada não apenas por ser absolutamente dominante na sociedade contemporânea, mas sobretudo por guardar profundas relações de sentido com a música, que vão desde possíveis associações de caráter até relações mais propriamente estruturais, tais como o ritmo, a energia (variações de intensidades), os modos de organização dos eventos, entre outros.<hr/>Abstract: Music is a form of highly abstract language and it enables various listening possibilities, which range from a more sensorial approach (listening predominantly with the body: feeling like dancing, stomping our feet, moving around, and so on), to experiencing its more referential potentials (listening and establishing relationships with extra-sonorous references: remembering past events, people, situations, etc.), and even reaching a more properly aesthetical listening (listening considering the internal sound-musical materiality relationships: relating works to styles, time frames, specific forms…). We present, in this paper, the possibility of non-musician listeners expanding their modes of significant retaining of music, with special emphasis on its aesthetical dimensions. In order to achieve this aim, as a methodological resource, we present an approximation between musical language and image (pictorial, graphic, photographic and video graphic imagery) in an effort to offer a more “concrete” alternative to musical abstraction, proposing that references be created in order to achieve listening in a more aesthetical way, beyond its sensorial or referential nature. The imagery language is used not only for the fact it is absolutely dominant in our contemporary society, but above all for keeping deep meaningful relations with the music, ranging from possible associations of character to more properly structural relationships, such as rhythm, energy (variations in intensity), the modes of organization of events, among others. <![CDATA[Por um ensino literário complexo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto propõe uma discussão sobre o ensino da literatura no âmbito das discussões que envolvem as questões paradigmáticas, quer dizer, nossa argumentação leva em consideração como a filiação a determinado paradigma influencia o modo como vemos o potencial do texto literário e, consequentemente, como ele deve ser ensinado, sobretudo, na escola básica.<hr/>In this text we discuss literature teaching considering paradigmatic issues, or, in other words, we argue that the acceptance of a certain paradigm influences how the potential of the literary text is perceived. This perception directs the way the literary object is taught, especially in basic education. <![CDATA[Cruor: a escrita da crueldade nos Cantos de Maldoror]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura rastrear e compreender, no processo de escrita, as formas de expressão da violência que atravessa os Cantos de Maldoror, de Lautréamont, um dos textos fundadores da nossa modernidade.<hr/>Cet article essaie de suivre et de comprendre, dans son écriture, les formes d’expression de la violence qui traverse Les Chants de Maldoror, l’un des textes fondateurs de notre modernité <![CDATA[A tragicidade de Selva Trágica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo imediato deste artigo é discutir o trágico no romance do paulista Hernâni Donato, Selva trágica, desenvolvendo, primeiramente, uma análise do conceito de trágico, através de um percurso histórico-filosófico, para depois observar o sentido que ele ganha no romance. O sentido que o termo trágico agrega, ou desloca, no romance Selva trágica, em relação ao contexto histórico-filosófico desse conceito, é fundamentalmente importante para a compreensão da estrutura geral da obra, já que, desde o título, permeia os espaços deste romance.<hr/>Abstract: The article aims to discuss the concept of tragedy in the book by Hernâni Donato, Selva trágica. First, by developing an analysis of the concept, through a historicalphilosophical approach, and then observing how its meaning changes in the novel. The meaning that the concept aggregates or displaces in Donato’s novel, in its historical-philosophical context, is an important aspect to be considered when understanding of the general structure of the book, for it permeates the spaces from the beginning, even the title. <![CDATA[Escuta inumana: murmúrios de uma vida irrepresentável pelo grito arquivista...]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sons penetrantes e alaridos constantes são emitidos com força por fotografias e mapeamentos genéticos que estão entranhados num movimento contemporâneo - do qual participam ciências e artes - que quer afirmar: arquivar é não desaparecer! Mas, como diz Gilles Deleuze, “quando o poder toma assim a vida como objeto ou objetivo, a resistência ao poder passa a invocar a vida, e volta-a contra o poder” (Deleuze, 2005a, p.124). Aceitar o convite deste filósofo e exercitar uma escuta inumana, capaz de dar a ouvir que os gritos deixam escapar algo impossível, intolerável e precário: o testemunho do desaparecimento. Geram uma decepção que dá a ver algo de irrepresentável nas imagens, palavras e sons. Para José Gil, o vazio, a diferença, o irrepresentável, abriria tensões, permitiria não um preenchimento, mas uma circulação infinita de forças: “em que possível se reúne ao infinito” (2005, p.32). Pensamentos que quero expandir em conexões com A Biblioteca dos Enganos, de Walmor Corrêa, e Arquivo para uma obra acontecimento, de Suely Rolnik, para pensar como estas obras se inventam desde dentro do grito arquivista. Não recusam, nem denunciam os arquivos. Também não aderem a eles. Promovem um esvaziamento vital da política arquivista, transformando-a em objeto de experimentação. Criam superfícies murmurantes, subtraindo a orça de morte e memória dos arquivos e extraindo uma vida que faz parte da própria força arquivista. Uma vida que se efetua como a capacidade de resistir da própria força. Ouvimos um mar...<hr/>Intense sounds and constant noises are strongly emitted by photographs and genetic mappings that are embedded in a contemporary movement - including arts and sciences - that wants to claim: archiving is non-disappearing! As Gilles Deleuze states, however, “when power takes life as its object or goal, resistance to power begins invoking life, and turns it against power itself” (Deleuze, 2005a, p.124). Accepting the invitation of this philosopher and exercising inhuman listening, being capable of hearing the screams that utter something impossible, intolerable and precarious: the testimony of the missing. They generate the disappointment that allows us to see something that is unrepresentable in images, words and sounds. For José Gil, the emptiness, the difference, the unrepresentable, would open tensions, would not allow fulfilment, but an infinite movement of forces “in which the possible is reunited to infinity” (Gil, 2005, p.32). These are the thoughts that I want to expand on connections with Library of Mistakes, by the artist Walmor Corrêa, and Arquivo para uma obra acontecimento, by Suely Rolnik, in order to consider how these works are invented from within an archivist’s cry. They do not refuse, nor do they denounce the files. They also do not adhere to them. They promote a vital void from the archivist policy, transforming it into an object of experimentation. They create whispering surfaces, subtracting the force of death and memory of files and extracting life that is part of the archivist’s own strength. A life that takes place just like the ability of resisting of the force itself. We hear a sea... <![CDATA[As diferentes faces do racismo e suas implicações na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sons penetrantes e alaridos constantes são emitidos com força por fotografias e mapeamentos genéticos que estão entranhados num movimento contemporâneo - do qual participam ciências e artes - que quer afirmar: arquivar é não desaparecer! Mas, como diz Gilles Deleuze, “quando o poder toma assim a vida como objeto ou objetivo, a resistência ao poder passa a invocar a vida, e volta-a contra o poder” (Deleuze, 2005a, p.124). Aceitar o convite deste filósofo e exercitar uma escuta inumana, capaz de dar a ouvir que os gritos deixam escapar algo impossível, intolerável e precário: o testemunho do desaparecimento. Geram uma decepção que dá a ver algo de irrepresentável nas imagens, palavras e sons. Para José Gil, o vazio, a diferença, o irrepresentável, abriria tensões, permitiria não um preenchimento, mas uma circulação infinita de forças: “em que possível se reúne ao infinito” (2005, p.32). Pensamentos que quero expandir em conexões com A Biblioteca dos Enganos, de Walmor Corrêa, e Arquivo para uma obra acontecimento, de Suely Rolnik, para pensar como estas obras se inventam desde dentro do grito arquivista. Não recusam, nem denunciam os arquivos. Também não aderem a eles. Promovem um esvaziamento vital da política arquivista, transformando-a em objeto de experimentação. Criam superfícies murmurantes, subtraindo a orça de morte e memória dos arquivos e extraindo uma vida que faz parte da própria força arquivista. Uma vida que se efetua como a capacidade de resistir da própria força. Ouvimos um mar...<hr/>Intense sounds and constant noises are strongly emitted by photographs and genetic mappings that are embedded in a contemporary movement - including arts and sciences - that wants to claim: archiving is non-disappearing! As Gilles Deleuze states, however, “when power takes life as its object or goal, resistance to power begins invoking life, and turns it against power itself” (Deleuze, 2005a, p.124). Accepting the invitation of this philosopher and exercising inhuman listening, being capable of hearing the screams that utter something impossible, intolerable and precarious: the testimony of the missing. They generate the disappointment that allows us to see something that is unrepresentable in images, words and sounds. For José Gil, the emptiness, the difference, the unrepresentable, would open tensions, would not allow fulfilment, but an infinite movement of forces “in which the possible is reunited to infinity” (Gil, 2005, p.32). These are the thoughts that I want to expand on connections with Library of Mistakes, by the artist Walmor Corrêa, and Arquivo para uma obra acontecimento, by Suely Rolnik, in order to consider how these works are invented from within an archivist’s cry. They do not refuse, nor do they denounce the files. They also do not adhere to them. They promote a vital void from the archivist policy, transforming it into an object of experimentation. They create whispering surfaces, subtracting the force of death and memory of files and extracting life that is part of the archivist’s own strength. A life that takes place just like the ability of resisting of the force itself. We hear a sea...