Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220140002&lang=pt vol. 32 num. 63 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Leituras, educação e linguagens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Cenas de vida numa favela: adaptação teatral de um romance de Dalcídio Jurandir]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Descreve-se aqui uma oficina teatral realizada em 2013/2014 com professores e alunos de uma escola pública de ensino médio na periferia de Belém, metrópole da Amazônia. Trata-se da adaptação cênica do romance Chão dos Lobos (1976), de Dalcídio Jurandir (1909-1979), que apresentou de forma pioneira o fenômeno das favelas, onde hoje em dia moram 54% da população dessa cidade. O ambiente social da favela é retratado em cinco pares de cenas: 1) a interação do protagonista adolescente com moradores da favela; 2) a questão de como motivar um jovem a optar pelo magistério; 3) as tentativas de evasão de uma professora cansada; 4) o teatro do povo como lugar de socialização; 5) a viagem fuga do protagonista, sua desilusão e a volta para a periferia. Concluímos com a pergunta de como é que essa experiência de oficina teatral pode ser continuada em forma de uma pesquisa de campo.<hr/>This is a description of a theater workshop realized in 2013/2014 with a group of teachers and students of a public high school in a favela in Belém (Amazonia). We performed a scenic adaptation of the novel Chão dos Lobos [Territory of Wolves] (1976), written by Dalcídio Jurandir (1909-1979), a pioneer in representing the favelas, where nowadays 54% of the inhabitants of that city live. We portrayed the environment of the favela in five pairs of scenes: 1) the interaction of the young protagonist with several inhabitants of the favela; 2) the issue of how to motivate a student to become a teacher; 3) the attempts of an exhausted elderly teacher to escape; 4) the theater of the people as a place of socialization; 5) the flight of the protagonist, his disillusion and returning to the favela. We conclude asking how this experience of a theater workshop could be continued by forms of anthropological and pedagogical fieldwork. <![CDATA[Nos interstícios da identidade nacional e cultural: posicionamentos das professoras na fronteira Brasil-Uruguai]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Motivados pela constante marcação identitária nacional e cultural na fronteira entre Brasil e Uruguai, problematizamos os discursos das professoras que atuavam no Projeto de Escolas Bilíngues de Fronteira entre Jaguarão/Brasil e Rio Branco/Uruguai. O que significam as identidades brasileira e uruguaia em um contexto fronteiriço? Trabalhamos com a dispersão dos discursos e investigamos tópicos: identidade cultural, nacional, ambivalente. Nesse espaço fronteiriço, as professoras são confrontadas e se movem entre pertencimentos simbólicos e culturais. A posição que elas ocupam nos discursos produz efeito, retroalimenta-se, forma as identidades ao mesmo tempo em que é formada por elas. Identificamos que esses discursos reforçam a diferença cultural. A diferença nacional e cultural é um problema, como no caso da língua, que se resume em identidade. Nesse espaço há uma luta discursiva entre as identidades, mas que resvala na pura ambivalência fronteiriça.<hr/>Motivated by the constant national and cultural identity marking the border between Brazil and Uruguay, we have problematized the discourses of teachers who worked in the Bilingual Border School Project between Jaguarão/Brazil and Rio Branco/Uruguay. What do Brazilian and Uruguayan identities mean in a context of borders? We have worked with the dispersion of discourses and investigated the following topics: cultural, national, and ambivalent identity. In the borders, the teachers are confronted and move between symbolic and cultural affiliations. The position they occupy in the discourses produces effects, it feeds itself, it shapes the identities while it is formed by them. We have seen that these discourses reinforce the cultural difference. The national and cultural difference is a problem, as in the case of language, which is summarized in identity. In this space, there is a discursive struggle between identities, but it slips into pure border ambivalence. <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Motivados pela constante marcação identitária nacional e cultural na fronteira entre Brasil e Uruguai, problematizamos os discursos das professoras que atuavam no Projeto de Escolas Bilíngues de Fronteira entre Jaguarão/Brasil e Rio Branco/Uruguai. O que significam as identidades brasileira e uruguaia em um contexto fronteiriço? Trabalhamos com a dispersão dos discursos e investigamos tópicos: identidade cultural, nacional, ambivalente. Nesse espaço fronteiriço, as professoras são confrontadas e se movem entre pertencimentos simbólicos e culturais. A posição que elas ocupam nos discursos produz efeito, retroalimenta-se, forma as identidades ao mesmo tempo em que é formada por elas. Identificamos que esses discursos reforçam a diferença cultural. A diferença nacional e cultural é um problema, como no caso da língua, que se resume em identidade. Nesse espaço há uma luta discursiva entre as identidades, mas que resvala na pura ambivalência fronteiriça.<hr/>Motivated by the constant national and cultural identity marking the border between Brazil and Uruguay, we have problematized the discourses of teachers who worked in the Bilingual Border School Project between Jaguarão/Brazil and Rio Branco/Uruguay. What do Brazilian and Uruguayan identities mean in a context of borders? We have worked with the dispersion of discourses and investigated the following topics: cultural, national, and ambivalent identity. In the borders, the teachers are confronted and move between symbolic and cultural affiliations. The position they occupy in the discourses produces effects, it feeds itself, it shapes the identities while it is formed by them. We have seen that these discourses reinforce the cultural difference. The national and cultural difference is a problem, as in the case of language, which is summarized in identity. In this space, there is a discursive struggle between identities, but it slips into pure border ambivalence. <![CDATA[Curriculum intercultural, redes e comunidades globais de apredizagem colaborativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Motivados pela constante marcação identitária nacional e cultural na fronteira entre Brasil e Uruguai, problematizamos os discursos das professoras que atuavam no Projeto de Escolas Bilíngues de Fronteira entre Jaguarão/Brasil e Rio Branco/Uruguai. O que significam as identidades brasileira e uruguaia em um contexto fronteiriço? Trabalhamos com a dispersão dos discursos e investigamos tópicos: identidade cultural, nacional, ambivalente. Nesse espaço fronteiriço, as professoras são confrontadas e se movem entre pertencimentos simbólicos e culturais. A posição que elas ocupam nos discursos produz efeito, retroalimenta-se, forma as identidades ao mesmo tempo em que é formada por elas. Identificamos que esses discursos reforçam a diferença cultural. A diferença nacional e cultural é um problema, como no caso da língua, que se resume em identidade. Nesse espaço há uma luta discursiva entre as identidades, mas que resvala na pura ambivalência fronteiriça.<hr/>Motivated by the constant national and cultural identity marking the border between Brazil and Uruguay, we have problematized the discourses of teachers who worked in the Bilingual Border School Project between Jaguarão/Brazil and Rio Branco/Uruguay. What do Brazilian and Uruguayan identities mean in a context of borders? We have worked with the dispersion of discourses and investigated the following topics: cultural, national, and ambivalent identity. In the borders, the teachers are confronted and move between symbolic and cultural affiliations. The position they occupy in the discourses produces effects, it feeds itself, it shapes the identities while it is formed by them. We have seen that these discourses reinforce the cultural difference. The national and cultural difference is a problem, as in the case of language, which is summarized in identity. In this space, there is a discursive struggle between identities, but it slips into pure border ambivalence. <![CDATA[O cinema como linguagem potencializadora dos processos de aprender-ensinar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetiva-se, a partir de problematizações decorrentes de processo de pesquisa com alunos de escolas públicas de ensino fundamental, utilizando o cinema, relacionar o tempo vivido, afetivo e percebido no cotidiano escolar com os conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo em sua composição como clichês e como possíveis "cristais do tempo". Tomam-se, como intercessores teóricos privilegiados, Henri Bergson (2006) e Gilles Deleuze (1985, 1990). Utiliza-se, como estratégia metodológica, a pesquisa-intervenção em redes de conversações com os alunos, tendo como disparadora das redes de diálogos a linguagem cinematográfica. Aponta-se que, por meio dos usos de imagens-cinema, alunos ampliam os processos de invenções para outros novos modos de aprender, pois as narrativas cinematográficas possibilitam desconstruir e deslocar os conhecimentos clichês petrificados nos cotidianos escolares, assim como, movimentam o pensamento em busca de abertura para outros modos e outras composições de estar escola.<hr/>This paper, starting from issues raised within the research process with elementary schools students, using cinema, aims to relate the lived, affective and perceived time in every day school life and the concepts of movement-image and time-image in their composition as clichés and possible "crystals of time". We have taken Henri Bergson (2006) e Gilles Deleuze (1985, 1990) as privileged theoretical intercessors. We have used, as a methodological strategy, the intervention-research in networks of conversations with students, having the cinematic language as a trigger of dialogues in the networks. We argue that, through the use of movie images, the students extend the processes of inventions to other new ways of learning, because the cinematic narratives allow them to deconstruct and displace the knowledge petrified in everyday school life; they move thought, as well, in search of other ways and other compositions to be part of school. <![CDATA[Devir-música da escrita: experimentações de linguagem para uma leitura sensível em corpo-educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No tablado do artigo, um o quê se apresenta: texto experiência. Um porquê se mostra: experimentações de linguagem junto à educação. Um para quê se propõe: tecer uma escrita próxima ao corpo sensível. Um como se dá: escrever usando letras de música. Um efeito se quer: produção de sensações e devires junto à leitura em corpo-educação.<hr/>On the platform of this article a what shows up: experience-text. A why reveals itself: language experimentations within education. A what for is proposed: to weave writing near the sensitive body. A how takes place: to write using song lyrics. An effect is wanted: the production of sensations and becomings close to reading in education-body. <![CDATA[O que dizem as crianças: rascunhos, rasuras, traçados intensivos de imagens curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta, a partir dos movimentos de produção curriculares desenvolvidos nos parques da cidade de Vitória, a possibilidade de inscrições singulares de si. Linguagens, expressões, intensidades, sonoridades, deslocamentos pelas superfícies de aderências, afetos, emoção, afecções que rascunham, na imanência dos encontros, imagens singulares de um currículo com a educação infantil. Ao trazer algumas problematizações que afirmam a vida no mais alto grau de potência, esses movimentos apostam na possibilidade de o conhecimento se constituir como o mais potente dos afetos: pulsante, vibrante, intenso. Assim, afirma que a produção curricular imanente se constitui como um acontecimento de ações, afetos, sensações e enunciações que vão se configurando em meio ao traçado rizomático de mapas intensivos e extensivos que deixam ver outro modo de problematizar o currículo, a docência e o trabalho com a linguagem na educação infantil.<hr/>The paper presents, from the movement of curricular production developed in playgrounds located in the city of Vitória, in the state of Espírito Santo, the possibility of singular inscriptions of oneself. Languages, expressions, intensities, sonorities, displacements through the surfaces, affections and emotion that draft, in the immanence of gatherings, singular images of a curriculum with children's education. By bringing some discussions that ensure life in the highest power degree, these movements count on the possibility that knowledge constitutes the most powerful of all affections: pulsating, vibrating and intense. Therefore, we claim that the immanent curricular production is constituted as an event of actions, affections, feelings and enunciations that are configured amid the rhizomatic delineation of intensive and extensive maps that enable other ways of seeing the curricular discussion, teaching and the work with language in children's education. <![CDATA[Encontros entre literatura e cinema e pensamentos: artes da existência na produção curricular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute as relações diferenciais disparadas pelos diversos encontros entre imagens e pensamentos na produção do currículo escolar. O objetivo é pensar nos devires que emergem no encontro da criança e do professor com o "outro" de seu pensamento. Busca cartografar a potência desestabilizadora das imagens que ilustram livros de literatura infantil e/ou de imagens cinematográficas, na tentativa de tecer linhas de fuga dos modelos recognitivos para o aprender, o ensinar e o constituir-se, provocando processos de produção de conhecimentos e de vida mais sensíveis nas escolas. Para tanto, mobiliza o encontro das crianças com as imagens da história "O Pequeno Príncipe" e o encontro dos professores com o filme "O balão vermelho". Como intercessores teóricos, as autoras tomam as contribuições de Corazza (2008) ao problematizar o devir-docência; de Deleuze (2006) ao debater sobre o pensamento não dogmático; de Foucault (2006) ao explicitar a ética e estética da existência; e de Rolnik (2007) ao falar de dar língua aos afetos. Em relação aos encontros produzidos entre imagens e pensamentos, não interessa a promoção de um modelo de ensino ou de aprendizagem, ou um modo de ser e estar criança e/ou professor e professora nas escolas. Importou entender o que, nesses encontros, tem-se produzido de novo. E em que sentido a relação entre imagens e pensamentos tem afetado o movimento do pensamento na produção do currículo escolar.<hr/>The work presents differential relations triggered by encounters between images and thoughts regarding the production of the academic curriculum. The purpose of the research is to think of becomings that emerge from the child and the teacher in their encounter with the "other one" of their thought. It aims at mapping the destabilizing power of the pictures illustrating children's literature books and/or cinematographic images, in the attempt of weaving lines of flight from the recognitive models related to learning, teaching and becoming someone, leading to more sensitive processes of knowledge production and living in the schools. In order to do so, it was necessary to promote the children's encounter with the pictures from the novel "The Little Prince" and the teachers' encounter with the movie "The Red Balloon". As theoretical intercessors, we have taken the contributions of Corazza (2008), when discussing the becoming-teaching; Deleuze's (2006), while debating on the non-dogmatic thought; Foucault's (2006), when the ethics and esthetics of existence are explicit; and Rolnik's (2007), when it is about nominating affects. In relation to the encounters produced between images and thoughts, the promotion of a teaching or learning model is disregarded, just as the presentation of a way of being a child and/or teacher at schools. It was important to understand, in these encounters, the new things produced. Also how the relation between images and thoughts has been affecting the thinking movement considering the academic curriculum production. <![CDATA[Estive na escola e conheci o Wellington: práticas da Formação Continuada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute as relações diferenciais disparadas pelos diversos encontros entre imagens e pensamentos na produção do currículo escolar. O objetivo é pensar nos devires que emergem no encontro da criança e do professor com o "outro" de seu pensamento. Busca cartografar a potência desestabilizadora das imagens que ilustram livros de literatura infantil e/ou de imagens cinematográficas, na tentativa de tecer linhas de fuga dos modelos recognitivos para o aprender, o ensinar e o constituir-se, provocando processos de produção de conhecimentos e de vida mais sensíveis nas escolas. Para tanto, mobiliza o encontro das crianças com as imagens da história "O Pequeno Príncipe" e o encontro dos professores com o filme "O balão vermelho". Como intercessores teóricos, as autoras tomam as contribuições de Corazza (2008) ao problematizar o devir-docência; de Deleuze (2006) ao debater sobre o pensamento não dogmático; de Foucault (2006) ao explicitar a ética e estética da existência; e de Rolnik (2007) ao falar de dar língua aos afetos. Em relação aos encontros produzidos entre imagens e pensamentos, não interessa a promoção de um modelo de ensino ou de aprendizagem, ou um modo de ser e estar criança e/ou professor e professora nas escolas. Importou entender o que, nesses encontros, tem-se produzido de novo. E em que sentido a relação entre imagens e pensamentos tem afetado o movimento do pensamento na produção do currículo escolar.<hr/>The work presents differential relations triggered by encounters between images and thoughts regarding the production of the academic curriculum. The purpose of the research is to think of becomings that emerge from the child and the teacher in their encounter with the "other one" of their thought. It aims at mapping the destabilizing power of the pictures illustrating children's literature books and/or cinematographic images, in the attempt of weaving lines of flight from the recognitive models related to learning, teaching and becoming someone, leading to more sensitive processes of knowledge production and living in the schools. In order to do so, it was necessary to promote the children's encounter with the pictures from the novel "The Little Prince" and the teachers' encounter with the movie "The Red Balloon". As theoretical intercessors, we have taken the contributions of Corazza (2008), when discussing the becoming-teaching; Deleuze's (2006), while debating on the non-dogmatic thought; Foucault's (2006), when the ethics and esthetics of existence are explicit; and Rolnik's (2007), when it is about nominating affects. In relation to the encounters produced between images and thoughts, the promotion of a teaching or learning model is disregarded, just as the presentation of a way of being a child and/or teacher at schools. It was important to understand, in these encounters, the new things produced. Also how the relation between images and thoughts has been affecting the thinking movement considering the academic curriculum production. <![CDATA[O navio fantasma atracou na terceira margem do rio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute as relações diferenciais disparadas pelos diversos encontros entre imagens e pensamentos na produção do currículo escolar. O objetivo é pensar nos devires que emergem no encontro da criança e do professor com o "outro" de seu pensamento. Busca cartografar a potência desestabilizadora das imagens que ilustram livros de literatura infantil e/ou de imagens cinematográficas, na tentativa de tecer linhas de fuga dos modelos recognitivos para o aprender, o ensinar e o constituir-se, provocando processos de produção de conhecimentos e de vida mais sensíveis nas escolas. Para tanto, mobiliza o encontro das crianças com as imagens da história "O Pequeno Príncipe" e o encontro dos professores com o filme "O balão vermelho". Como intercessores teóricos, as autoras tomam as contribuições de Corazza (2008) ao problematizar o devir-docência; de Deleuze (2006) ao debater sobre o pensamento não dogmático; de Foucault (2006) ao explicitar a ética e estética da existência; e de Rolnik (2007) ao falar de dar língua aos afetos. Em relação aos encontros produzidos entre imagens e pensamentos, não interessa a promoção de um modelo de ensino ou de aprendizagem, ou um modo de ser e estar criança e/ou professor e professora nas escolas. Importou entender o que, nesses encontros, tem-se produzido de novo. E em que sentido a relação entre imagens e pensamentos tem afetado o movimento do pensamento na produção do currículo escolar.<hr/>The work presents differential relations triggered by encounters between images and thoughts regarding the production of the academic curriculum. The purpose of the research is to think of becomings that emerge from the child and the teacher in their encounter with the "other one" of their thought. It aims at mapping the destabilizing power of the pictures illustrating children's literature books and/or cinematographic images, in the attempt of weaving lines of flight from the recognitive models related to learning, teaching and becoming someone, leading to more sensitive processes of knowledge production and living in the schools. In order to do so, it was necessary to promote the children's encounter with the pictures from the novel "The Little Prince" and the teachers' encounter with the movie "The Red Balloon". As theoretical intercessors, we have taken the contributions of Corazza (2008), when discussing the becoming-teaching; Deleuze's (2006), while debating on the non-dogmatic thought; Foucault's (2006), when the ethics and esthetics of existence are explicit; and Rolnik's (2007), when it is about nominating affects. In relation to the encounters produced between images and thoughts, the promotion of a teaching or learning model is disregarded, just as the presentation of a way of being a child and/or teacher at schools. It was important to understand, in these encounters, the new things produced. Also how the relation between images and thoughts has been affecting the thinking movement considering the academic curriculum production. <![CDATA[Na figura do professor, o amor do mundo é central]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute as relações diferenciais disparadas pelos diversos encontros entre imagens e pensamentos na produção do currículo escolar. O objetivo é pensar nos devires que emergem no encontro da criança e do professor com o "outro" de seu pensamento. Busca cartografar a potência desestabilizadora das imagens que ilustram livros de literatura infantil e/ou de imagens cinematográficas, na tentativa de tecer linhas de fuga dos modelos recognitivos para o aprender, o ensinar e o constituir-se, provocando processos de produção de conhecimentos e de vida mais sensíveis nas escolas. Para tanto, mobiliza o encontro das crianças com as imagens da história "O Pequeno Príncipe" e o encontro dos professores com o filme "O balão vermelho". Como intercessores teóricos, as autoras tomam as contribuições de Corazza (2008) ao problematizar o devir-docência; de Deleuze (2006) ao debater sobre o pensamento não dogmático; de Foucault (2006) ao explicitar a ética e estética da existência; e de Rolnik (2007) ao falar de dar língua aos afetos. Em relação aos encontros produzidos entre imagens e pensamentos, não interessa a promoção de um modelo de ensino ou de aprendizagem, ou um modo de ser e estar criança e/ou professor e professora nas escolas. Importou entender o que, nesses encontros, tem-se produzido de novo. E em que sentido a relação entre imagens e pensamentos tem afetado o movimento do pensamento na produção do currículo escolar.<hr/>The work presents differential relations triggered by encounters between images and thoughts regarding the production of the academic curriculum. The purpose of the research is to think of becomings that emerge from the child and the teacher in their encounter with the "other one" of their thought. It aims at mapping the destabilizing power of the pictures illustrating children's literature books and/or cinematographic images, in the attempt of weaving lines of flight from the recognitive models related to learning, teaching and becoming someone, leading to more sensitive processes of knowledge production and living in the schools. In order to do so, it was necessary to promote the children's encounter with the pictures from the novel "The Little Prince" and the teachers' encounter with the movie "The Red Balloon". As theoretical intercessors, we have taken the contributions of Corazza (2008), when discussing the becoming-teaching; Deleuze's (2006), while debating on the non-dogmatic thought; Foucault's (2006), when the ethics and esthetics of existence are explicit; and Rolnik's (2007), when it is about nominating affects. In relation to the encounters produced between images and thoughts, the promotion of a teaching or learning model is disregarded, just as the presentation of a way of being a child and/or teacher at schools. It was important to understand, in these encounters, the new things produced. Also how the relation between images and thoughts has been affecting the thinking movement considering the academic curriculum production. <![CDATA[Cinema e Educação: outras formas de ver, ler e pensar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722014000200177&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute as relações diferenciais disparadas pelos diversos encontros entre imagens e pensamentos na produção do currículo escolar. O objetivo é pensar nos devires que emergem no encontro da criança e do professor com o "outro" de seu pensamento. Busca cartografar a potência desestabilizadora das imagens que ilustram livros de literatura infantil e/ou de imagens cinematográficas, na tentativa de tecer linhas de fuga dos modelos recognitivos para o aprender, o ensinar e o constituir-se, provocando processos de produção de conhecimentos e de vida mais sensíveis nas escolas. Para tanto, mobiliza o encontro das crianças com as imagens da história "O Pequeno Príncipe" e o encontro dos professores com o filme "O balão vermelho". Como intercessores teóricos, as autoras tomam as contribuições de Corazza (2008) ao problematizar o devir-docência; de Deleuze (2006) ao debater sobre o pensamento não dogmático; de Foucault (2006) ao explicitar a ética e estética da existência; e de Rolnik (2007) ao falar de dar língua aos afetos. Em relação aos encontros produzidos entre imagens e pensamentos, não interessa a promoção de um modelo de ensino ou de aprendizagem, ou um modo de ser e estar criança e/ou professor e professora nas escolas. Importou entender o que, nesses encontros, tem-se produzido de novo. E em que sentido a relação entre imagens e pensamentos tem afetado o movimento do pensamento na produção do currículo escolar.<hr/>The work presents differential relations triggered by encounters between images and thoughts regarding the production of the academic curriculum. The purpose of the research is to think of becomings that emerge from the child and the teacher in their encounter with the "other one" of their thought. It aims at mapping the destabilizing power of the pictures illustrating children's literature books and/or cinematographic images, in the attempt of weaving lines of flight from the recognitive models related to learning, teaching and becoming someone, leading to more sensitive processes of knowledge production and living in the schools. In order to do so, it was necessary to promote the children's encounter with the pictures from the novel "The Little Prince" and the teachers' encounter with the movie "The Red Balloon". As theoretical intercessors, we have taken the contributions of Corazza (2008), when discussing the becoming-teaching; Deleuze's (2006), while debating on the non-dogmatic thought; Foucault's (2006), when the ethics and esthetics of existence are explicit; and Rolnik's (2007), when it is about nominating affects. In relation to the encounters produced between images and thoughts, the promotion of a teaching or learning model is disregarded, just as the presentation of a way of being a child and/or teacher at schools. It was important to understand, in these encounters, the new things produced. Also how the relation between images and thoughts has been affecting the thinking movement considering the academic curriculum production.