Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220150001&lang=pt vol. 33 num. 64 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Leitura e abertura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Crianças, Histórias e Segredos: representações de infâncias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os contos de fadas têm um papel importante na educação infantil. As histórias e os livros ilustrados que delas derivam e carregam suas mensagens são instrumentos poderosos que modelam as infâncias. As histórias também fazem parte de todo jardim de infância e dos centros de educação infantil, e o ato de contá-las é uma atividade diária. Este texto sustenta que as histórias, sob qualquer forma, têm por intenção moldar as crianças e as infâncias. Isso é visível por meio das representações de infâncias e crianças contidas nessas histórias e este texto apresenta exemplos de várias culturas e sociedades e de certos sujeitos infantis que são produzidos. As histórias selecionadas aqui ilustram diversas visões sobre a infância e, em particular, seu lugar na Nova Zelândia na atual condição neoliberal. Este texto problematiza a importância das histórias utilizadas com crianças, uma vez que considera potenciais enredos ocultos que permanecem secretos e invisíveis, mas que produzem um discurso igualmente poderoso. O texto analisa o que há por debaixo dos significados óbvios dos belos textos e ilustrações das histórias, sejam elas impressas ou encenadas. Por fim, este texto defende a seleção cuidadosa de histórias para uso em ambientes de primeira infância e difunde a visão de que as histórias são sempre complexas e multifacetadas.<hr/>Fairy tales have a substantial role in early childhood education. Stories and picture books, that derive from them and carry their messages, are powerful instruments that shape childhoods. Stories are also part of every kindergarten and early childhood centre, and the act of narrating the stories they tell is an everyday activity. Th is article argues that stories, in any form, aim to shape children and childhoods. This is visible through representations of childhoods and children in these stories, and this article presents examples of this from various cultures and societies and certain child subjects that are produced. The selected stories illustrate various views on childhood and in particular its place in the current neoliberal New Zealand condition. This article problematizes the importance of the stories used with children, as it considers potential hidden transcripts of stories that remain secret and invisible, but which produce an equally powerful discourse. This article analyses what lies beneath the obvious meanings of the text and beautiful pictures of stories, either published or performed. Finally, this article argues for the careful selection of stories for use in early childhood settings and promotes a view that stories are always complex and multifaceted. <![CDATA[Hierarquização e racialização das crianças negras na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000100031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada em um Centro de Educação Infantil da região metropolitana de Campinas. Trata-se de uma investigação etnográfica, envolvendo crianças de três anos. O objetivo é apresentar o impacto da racialização sobre a construção das culturas infantis. A partir dos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância, relacionados às Relações Raciais no Brasil, procuramos entender a influência macro desse processo nas construções performáticas dos estereótipos sobre crianças negras. Os resultados apontam a existência da reprodução dos preconceitos referentes à categoria racial e a legitimação das hierarquizações sociais que reafi rmam as desigualdades.<hr/>This paper presents the results of a survey conducted in a Children Educational Center in the metropolitan region of Campinas. This is an ethnographic research involving children three years. The objective is to present the impact of racialization on the construction of children's cultures. From the theoretical assumptions of the sociology of childhood, related to Race Relations in Brazil, we tried to understand the influence of this process in the performing macro constructs stereotypes of black children. The results indicate the existence of reproduction of prejudices regarding racial category and the legitimation of social hierarchies that legitimize inequality. <![CDATA[Páginas fechadas, à espera de leitores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000100049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discorre sobre o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), um dos sustentáculos do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Criado em 1997 pelo Ministério da Educação (MEC), com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Educação Básica (SEB), o programa garante a distribuição de acervos literários, obras de referência e de pesquisa a estudantes e professores de escolas públicas do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. O Programa é reconhecido como ímpar no mundo não apenas pelos altos investimentos, mas também pelo seu alcance, visto que todas as regiões brasileiras são contempladas em razão do cadastro anual das escolas feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Embora ricos acervos literários sejam enviados às escolas, o impasse da leitura permanece, e os livros ainda não foram incorporados ao contexto escolar.<hr/>This paper discourses about the National School Library Programme (PNBE), one of the pillars of the National Book and Reading Policy (PNLL). Created in 1997 by the Ministry of Education (MEC) with support from the National Fund for Education Development (FNDE) and the Department of Basic Education (SEB), the programme ensures the distribution of literary collections, reference works and research to students and teachers in public schools, from Primary to Middle Education, and Youth and Adults Education. The PNBE is recognized as unique in the world not only for the amount of public investment, but also for its scope, considering that all Brazilian regions are covered due to the annual registration of schools conducted by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). Although very rich literary collections are sent to schools, the reading´s deadlock still continues, and the books have not yet been incorporated into the school context. <![CDATA[Estágio de docência e metodologia de ensino de língua portuguesa: literatura como caminho para a formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000100065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto analisa uma experiência desenvolvida no Estágio de Docência na disciplina Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa em um Curso de Graduação em Pedagogia em uma universidade brasileira. O texto traz a visão da professora, da doutoranda que fazia o estágio de docência, e da aluna de graduação em Pedagogia, a partir de práticas e interações observadas. As análises se apoiam em uma concepção dialógica da linguagem, em particular na linguística discursiva de Mikhail Bakhtin e na filosofia de Paulo Freire, principais referências teóricas da disciplina em questão. O primeiro item apresenta os objetivos e estratégias, de acordo com o programa e o ponto de vista da professora. O segundo traz os principais conceitos trabalhados na disciplina. Os itens seguintes contêm, respectivamente, o relato da estagiária e da aluna. A partir do programa, das práticas e análises emerge o caminho da literatura como alternativa de formação.<hr/>This text analyzes the experience developed in a teacher education practicum held in the university, in a Portuguese language teaching undergraduate course. The text brings the teacher´s point of view, as well as the doctorate student´s point of view and the graduate student´s point of view based on the practice and the interactions that were observed. The analyzes are based on a dialogical conception of language, especially in the discursive language of Mikhail Bakhtin and the philosophy of Paulo Freire, the main theoretical references of the subject in question. The first item presents the objectives and strategies, according to the program and to the point of view of the teacher. The second item brings the main concepts studied in the course. The following items presents the doctorate and the graduate student reports. It is worth saying that the program, practices and analyses indicates literature as alternative path to education. <![CDATA[De Metrópolis a Matrix: arte e filosofia na formação de pesquisadores em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000100097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a experiência em uma disciplina de mestrado conduzida segundo uma abordagem baseada na sensibilização estética, por meio de obras do cinema, da literatura e da filosofia, como forma de questionar o maniqueísmo fundamentado nos discursos utópicos e distópicos que se alternam nas mídias e na literatura acadêmica acerca das tecnologias na educação. Examinando extremos que desconsideram ambivalências e valorizando as experiências trazidas pelos alunos, a disciplina os estimulou a refletir sobre a Educação, a sociedade contemporânea e a presença das tecnologias. Participaram da primeira turma 18 alunos que, ao longo do semestre, propuseram um total de 295 questões. O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência e os achados decorrentes de uma análise temática dessas questões. Apesar da forte presença de perguntas binárias, analógicas, comparativas ou que essencializam objetos e instituições, a experiência sugere que a arte e a filosofia podem desafiar convicções assentadas, porém, acríticas.<hr/>This article examines a post-graduate teaching and learning experience conducted with basis on an approach that explores aesthetic awareness via fi lm, literature and philosophy, as a means to challenge polarised views of the relationship between technology and education, which are represented in utopian and dystopian discourses in both the media and the pertinent academic literature. The subject was intended to value the students' experiences and to encourage them to reflect upon education, contemporary society and the presence of technologies, questioning extreme positions that ignore ambivalences. The first time the subject was introduced 18 students participated, and they proposed 295 questions along the semester. The article presents a reflection on the experience and the findings of a thematic analysis of these questions. Despite the strong presence of binary, analogic, and comparative questions, in addition to questions that essentialize objects and institutions, the experience suggests that art and philosophy can challenge established, yet uncritical, convictions. <![CDATA[Expressões de cultura e educação nas obras literárias: a leitura em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000100111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo é fruto da análise das obras de literatura infanto-juvenil Tiquinho do Pantanal - o dia-a-dia de um pantaneirinho, de Marcela Lemos Monteiro e Pantanal- amor baguá, de José Hamilton Ribeiro. Pretende-se elaborar, a partir dele, uma proposta de trabalho de leitura com as crianças da região pantaneira. Na discussão ensejada o binômio educação e cultura é o alvo privilegiado, revelando que as obras em questão nos oferecem dados para encontrar, no cenário pantaneiro, a presença do homem como expressão importante. Considera-se que esta investigação oferecerá aos professores e alunos da região pantaneira um material relevante como estímulo à leitura nas salas de aula das escolas, oportunizando a esses sujeitos reconhecerem-se como construtores de sua história, ao mesmo tempo em que se apropriam dos produtos construídos pela cultura.<hr/>This study is the result of the analysis in children's literature works Tiquinho do Pantanal - o dia-a-dia de um pantaneirinho writt en by Marcela Lemos Monteiro and Pantanal - amor bagua writt en by José Hamilton Ribeiro. Our goal is to make, from him, a reading work proposal with the children from Pantanal region. The bonomial of education and culture is the aim of our discussion it is revealing that the results of these works offer us to find data on pantaneiro scenario, the presence of man as an important expression. We understand that this research will offer teachers and students of the Pantanal region an important material as reading stimulus in classrooms of schools, providing opportunities to these individuals see themselves as builders of their history, while , take the products already constructed by culture. <![CDATA[Narrativas orais indígenas em sala de aula: música, interação social e transformação histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000100129&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As narrativas orais indígenas muitas vezes são classificadas como lendas, um gênero menor da literatura, ou como mitos, que não merecem credibilidade como fontes histórias. Frequentemente, também são entendidas apenas como uma manifestação da palavra falada numa perspectiva homogênea de língua e não como um complexo processo de comunicação verbal, que pode envolver os gestos, a pintura, a voz, a música. Em 2010, durante a realização do projeto Crianças Suruí-Aikewára: entre a tradição e as novas tecnologias na escola, foram produzidos três livros e quatro filmes a partir das narrativas orais desta sociedade indígena. Este artigo, fundamentado na definição de interação social, analisa alguns resultados deste projeto, as possibilidades didáticas das narrativas orais indígenas e suas transformações históricas.<hr/>Indigenous oral narratives are oft en classified as legends, a minor genre of literature or as myths, they do not deserve credibility as sources stories. Oft en, they are also understood only as a manifestation of the spoken word in a homogeneous perspective of language and not as a complex process of verbal communication, which may involve gestures, painting, voice, music. In 2010, during realization of the project Children Surui-Aikewára: between tradition and new technologies in school, we produced three books and four movies from the oral narratives of this indigenous society. In this article, based on the definition of social interaction, we analyze some results of this project, the didactic possibilities of indigenous oral narratives and their historical transformations. <![CDATA[Desrazão e Imaginação - Borges e(m) Outros e(m) fragmentos e(m) imagens-criações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000100145&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Algumas vezes nossa mente só acredita naquilo que nossos olhos veem. "Algumas vezes" porque nossos olhos não veem todas as coisas existentes - há coisas existentes que são invisíveis e a visão é apenas mais um sentido do nosso corpo. Entretanto, sem a visão (e os outros sentidos), a imaginação pode revelar coisas até então consideradas invisíveis e/ou inimagináveis. Coisas realmente invisíveis? Ou essas coisas são consideradas invisíveis por causa do nosso pobre conhecimento de mundo? Pobre? Não poderia ser "puro"? Questões como essas nos convidam a uma nova leitura de mundo - uma leitura por entre surreais fragmentos poéticos escritos pelo argentino Jorge Luís Borges e imagens criadas a partir de uma outra leitura do "livro da natureza"; imagens que não são vistas pelos olhos da carne. Loucura? Insanidade? Possibilidades para uma arte da vida e da morte, do vivo e do morto, das palavras e das coisas.<hr/>Sometimes our mind can only believe in what our eyes see. "Sometimes", because our eyes cannot see all the existing things - there are existing things that are invisible and the vision is just another sense from our body. However, without the vision (and other senses), the imagination can reveal things hitherto considered invisible and/or unimaginable. Really invisible things? Or these things are considered invisible because our poor knowledge of the world? Poor? Could not be "pure"? Questions like these that invite us to a new reading of the world - a reading between surreal poetic fragments written by the Argentine Jorge Luis Borges and the images created from another reading of the "book of nature"; created images that are not seen by the eyes of the flesh. Madness? Insanity? Possibilities for an art of life and death, of living and dead, of words and things. <![CDATA[Leitura política de um projeto de leitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000100163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse texto se propõe a descrever uma experiência de projeto de leitura desenvolvido numa unidade escolar da rede pública estadual do Rio de Janeiro, na região serrana, financiado pelo Governo Federal - Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) - através do Programa Ensino Médio Inovador. Tal projeto se baseou, além dos documentos disponibilizados pela Secretaria, nas indicações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no que diz respeito às interlocuções e cooperações entre as Instituições de Educação Superior (IES) e a rede pública de educação básica. Inicialmente, o texto discute a relevância e as articulações para a efetivação de qualquer projeto escolar (de leitura), em seguida descreve sucintamente o projeto realizado. A questão de fundo é que tão importante quanto um projeto de leitura é a leitura político-administrativa do que está envolvido em sua execução.<hr/>Ese artículo se propone a describir una práctica de proyecto de lectura desarrollado en un centro secundário público de la región serrana de la autonomia del Rio de Janeiro, fi nanciado por el Gobierno Federal de Brasil - Secretaria General de Educación Básica del Ministério de Educación (SEB/MEC) - a traves del Programa Ensino Médio Inovador. Este proyecto ha llevado em cuenta los documentos dispuestos por la SEB/MEC, pero también las indicaciones de la Coordenación de Mejoramiento Personal de Nivel Superior (Capes) respecto las interlocuciones y cooperaciones entre las Instituciones de Educación Superior (IES) y la red pública de educación general básica. El artículo presenta inicialmente la relevancia de las colaboraciones para la efectuación de cualquier proyecto escolar (de lectura), y posteriormente describe sucintamente el proyecto ejecutado. El eje es lo siguiente: la lectura político-administrativa de como se hará el proyecto es tan relevante cuanto el proyecto de lectura. <![CDATA[Andarilhar para pensar a docência desde outros lugares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000100615&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta alguns aspectos de uma experimentação em linhas de escrita sobre a docência a partir de um modo de pesquisa andarilho, em que o pesquisador, ao longo de suas andanças, recolhe coisas, perambula por 'entre' o instituído, sem se fixar. Articulado a esta concepção, pensamos o espaço liso, onde o pesquisador andarilho ganha velocidade, e o espaço estriado, que procura contê-lo. Com isso, buscamos pensar a docência a partir de elementos (poesias, narrativas, fotografias e experimentações artísticas) recolhidos em nossas andarilhagens pelas pesquisas, experimentados a partir do que dispararam em nós, pegos pelos seus vazios que intentam ser mais habitados que preenchidos; uma docência na qual é possível manter ou cavar um vazio que se possa habitar de diferentes maneiras, através do encontro com o outro.<hr/>In this article, we present what we have overflowed in writing about teaching through a type of research we call wanderer. We understand the wandering researcher as the one who walks, collects things as he/she wanders, and perambulates 'between' what is instituted and what has no fixed address. Within this conception we think a smooth space where the wandering researcher speeds, and a striated one which restrains him/her (Deleuze; Guattari, 1997). We aim at thinking the teaching process from elements (poetry, narratives, photographs, and art experiments) which we have collected along our wanderings in the research, elements experienced through what is thrown at us, taken by their empty spaces, which are intended to be more inhabited than fulfilled. Thus, we aim at thinking a teaching process in which maintaining or digging an empty space is possible so that we can inhabit it in different ways through the meeting with the other.