Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220150002&lang=pt vol. 33 num. 65 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Por rastros e riscos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A leitura: "uma prática cultural polimorfa"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pesquisas universitárias, avaliações nacionais e internacionais (em específico o PISA) identificaram, entre um número significativo de adolescentes, dificuldades de compreensão dos textos, dificuldades para tratar informações e, sobretudo, para inferir e interpretar. Ressaltaram ainda uma tendência a rejeição, crescente e preocupante, das leituras literárias escolares, em especial no ensino médio. Essa situação de crise não é insuperável. Na verdade, os jovens leem. As pesquisas em didática têm apontado novos rumos para o ensino de estratégias destinadas à promoção de uma leitura eficiente e sugerem uma oferta de leitura que estabeleça pontes entre a herança cultural clássica e as criações contemporâneas. A implementação e o êxito de tal ação pedagógica pressupõem o entendimento da leitura como uma aprendizagem cultural polimorfa que se abre a uma rede de gêneros e de práticas culturais.<hr/>University research and national and international standardized assessments (in particular PISA) have identified, among a significant number of adolescents, difficulties in understanding texts, difficulties in processing information and, above all, in inference and interpretation. They have also pointed to a growing and worrying tendency to rejection of school recommended literary readings, especially in high school. This situation of crisis is not undefeatable. In fact, young people read. Research on education has indicated new directions for teaching strategies for the promotion of efficient reading and suggests a kind of reading that establishes bridges between classical cultural heritage and contemporary creations. The implementation and success of such pedagogical action adopt the understanding of reading as a polymorphous cultural learning that opens to a network of genres and cultural practices. <![CDATA[A leitura do livro como experiência: reflexões a partir da obra de Walter Benjamin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000200035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é discutir a leitura do livro à luz do conceito de experiência de Walter Benjamin. A principal pergunta que norteia essa discussão é se a leitura literária pode ser qualificada como "experiência de leitura", ou se a leitura do livro é contraditória com a experiência. Embora o conceito não receba uma definição unívoca no pensamento de Benjamin, muitos de seus sentidos dialogam com problemas pertinentes à crítica e à literatura, contribuindo para a reflexão em pauta. O lamento sobre a crise da experiência é discutido em função do declínio da narrativa, paralela à ascensão do romance e ao incremento da venda de livros. Destaca-se a importante articulação entre a experiência e a leitura literária, propondo uma reflexão sobre a efetividade de se eleger títulos mais ou menos capazes de favorecer uma experiência de leitura.<hr/>This article aims to discuss reading books according to Walter Benjamin's concept of experience. The main issue discussed in this paper is whether literary reading can be qualified as "reading experience", or whether reading books is contradictory with experience. Although this concept is not presented in only one way in Benjamin's writings, many of its senses dialogue with relevant problems of criticism and literature, contributing to the present reflection. The lament over the crisis of experience is related to the decline of narratives, the rise of novels and the increase in book sales. We have highlighted the important connection between experience and literary reading, proposing a reflection on the effectiveness of electing titles that are more or less able of fostering a reading experience. <![CDATA[Livro didático de ciências e a mediação da leitura de seus textos em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000200053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Muito, e de há muito, e sob diversos enfoques se tem falado sobre o livro didático. No entanto, há poucos trabalhos que problematizem os aspectos relacionados à linguagem dos livros didáticos e seus usos no espaço escolar. Mesmo com a democratização do acesso ao livro didático, a dúvida recai sobre a sua utilização em sala de aula. Considerando essa problemática, parte-se da concepção de linguagem como produtora de sentidos para discutir a relação que se estabelece entre o livro didático de ciências (LDC) e a mediação pedagógica das leituras de seus textos em sala de aula. Discorre-se sobre as características do LDC, sobre as demandas que essas características impõem às práticas de leitura, e analisa-se o desenvolvimento de uma mediação específica. Objetiva-se, assim, contribuir para o debate sobre essas questões, voltando a atenção para os usos do texto didático na sala de aula por meio de leituras mediadas pelo professor.<hr/>Textbook discussion has been discussed a lot, for a long time, and under various approaches. However, there are few papers that problematize the aspects related to the language of textbooks and their uses in the classroom. Even with the democratization of the access to textbooks, most papers deal with textbook use in the classroom only. Considering this problem, we have started from the theoretical conception of language as a producer of meaning in order to discuss the relationship between a Science textbook (ST) and the pedagogic mediation of its readings in the classroom. We have studied the characteristics of the ST, the demands that these characteristics impose on reading practices, and have analyzed the development of a specific mediation. Our objective is to contribute to the debate on these issues, focusing on the use of the textbook in the classroom through mediated readings by the teacher. <![CDATA[Capitães da Areia, romance e filme em diálogo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000200071&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sob a perspectiva dos Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, este estudo tem como objetivo comparar o romance Capitães da Areia (1937) e o filme homônimo (2001), discutindo como a construção da personagem principal pode refletir o contexto histórico em que essas obras operam, e também como tal elemento narrativo marca os projetos políticos e estéticos de seus respectivos autores. Desta forma, tentamos mostrar como, de formas diferentes, o processo de constituição do personagem Pedro Bala pode ser representante de um sujeito histórico em diferentes contextos.<hr/>From the perspective of Comparative Studies of Literature in Portuguese, this study aims to compare the novel Capitães da Areia (1937) and the homonymous fi lm (2001), discussing how the construction of the main character can reflect the historical context in which these works operate, and also how it marks the political and aesthetic projects of their respective authors. By doing so, we present how, in distinct ways, the process of constitution of the character Pedro Bala can be representative of a real historical subject in different contexts. <![CDATA[Um cotejamento da obra literária Capitães da Areia: uma história sobre pobreza, miséria e meninos de rua]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000200087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo o objetivo é demonstrarmos a articulação existente entre uma obra literária e o contexto social de sua produção, além de apresentarmos a atualidade da temática mesmo após terem se passado setenta e oito anos da publicação do romance escolhido, qual seja: a obra literária Capitães da Areia, de Jorge Amado. Fundamentamonos teoricamente, para a análise, em Mikhail M. Bakthin, por entender a linguagem como uma construção em que se expressam sentidos e valores, organizados nos/pelos próprios eventos humanos. Oferecemos aqui um exemplo de como é possível ler uma crítica à organização social, já que os fatos constantemente remetem à realidade.<hr/>The aim of this article is to demonstrate the existing link between a literary work and the social context of its production, and to present the relevance of the theme after seventy-eight years of the publication of the novel Captains of the Sands by Jorge Amado. Our analysis is theoretically based on Mikhail Bakthin, who understands language as a construct in which meanings and values are expressed, always organized in/by human events. We offer in this paper an example of reading a critique to social organization, since the facts constantly refer to reality. <![CDATA[Letramento literário na formação inicial do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000200099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Inserir os alunos nas práticas letradas de uso da língua escrita tem sido considerado como uma das funções da escola. Para isso é necessário que o professor tenha uma formação cultural ampla. Entendendo que essa formação deve ser implementada desde o início da graduação, o subprojeto Saberes, práticas educativas e letramento: a formação inicial e o diálogo com a formação continuada, que integrou o Prodocência UFG 2011/2012, desenvolveu ações que buscaram ampliar o letramento dos licenciandos. O projeto foi realizado em encontros com professoras do Curso de Pedagogia e alunos da graduação. As ações foram voltadas para a promoção de atividade envolvendo a literatura, o cinema e a música. No âmbito deste artigo discutir-se-ão atividades realizadas com a leitura de contos e livros. As ações possibilitaram aos participantes tanto a vivência de práticas de leitura e fruição estética como a socialização das experiências do docente leitor e formador de leitores.<hr/>Include the students in literate practices of using written language, has been placed as one of the functions of the school. For this, is necessary that the teacher has a broad cultural training. Understanding that such training should be implemented from the beginning of the course, the subproject: Knowledge, educational and literacy practices: initial dialogue with continuing training, that compose the "Prodocência UFG 2011/2012," developed initiatives that sought to expand the literacy of undergraduates. The project was performed in meetings among teachers the education course and undergraduate students. The actions were geared towards promoting activity involving literature, cinema and music. Within this article, we will discuss activities with reading stories and books. The actions allowed the participants to experience both practical and aesthetic enjoyment of reading as socialization experiences of the reader teaching and training of readers. <![CDATA[Fotografia, dobra e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000200115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O que podemos aprender do encontro de Gilles Deleuze com a questão da dobra e a fotografia conceitual de Duane Michals? O convite aqui é pensar sobre o valor da superfície das imagens fotográficas e seu jogo de forças que por vezes engana, inventa, inova e provoca dobras como na série fotográfica Things are queer. A arte parecer brincar com o imaginário tornando visível aquilo que antes não víamos; transformando o elemento invisível em algo perceptivo. Deleuze se atenta aos pontos de fuga de cada cruzamento e nos ajuda a buscar a dobra, os desdobramentos, a redobra que a fotografia produz. Parece que o pensamento interrompe o curso da narrativa, se desmancha e é forçado a se reordenar de quadro em quadro. Aqui, proponho pensar a travessia (a nossa travessia) para/com a fotografia em três momentos e, quiçá, articular e/ou deslocar conceitos para outras (novas) leituras na educação.<hr/>What can we learn from the encounter of Gilles Deleuze and the issue of the fold and the conceptual photography of Duane Michals? This article is an invitation to think about the value of the surface of the photographic images and the force interplay that sometimes deceives, invents, innovates and leads to folds such as the photographic series Things are queer. Art seems to play with the imaginary, as it makes visible that which we had not seen before; making the invisible element something perceptive. Deleuze pays attention to lines of flight in each intersection and he helps us find the fold, the unfoldings, the double folds produced by photography. Thought seems to interrupt the course of the narrative, it is dismantled and forced to regroup, frame by frame. Here, I propose thinking of our journey to/with photography in three moments and, perhaps, linking and displacing concepts to other (new) readings in education. <![CDATA[A (re)constituição da relação entre sujeito e escrita: análise de uma vivência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000200133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Neurolinguística Discursiva, analisaremos um recorte das atividades realizadas com uma criança de 11 anos que apresentava queixas de problemas de aprendizado de leitura e escrita. Realizada durante seu acompanhamento individual no Centro de Convivência de Linguagens - CCazinho - na Unicamp, ela consistiu na escrita, no computador, de um perfil dos personagens do filme Star Wars sugerida pelo sujeito. As análises nos mostraram que a escrita desse perfil, devido ao seu interesse pelo filme e uso do computador, proporcionou uma relação de troca entre o sujeito e a sua interlocutora, assim como mostrou uma mudança de visão da criança em relação à sua própria escrita.<hr/>Based on the theoretical and methodological assumptions of Neurolinguistic Discourse, we have analyzed an activity performed by an 11-year-old child, who presented issues in reading and writing. Th e activities took place during his individual follow-up in the Centro de Convivência de Linguagens - CCazinho - Unicamp, which consisted of writing, on the computer, a profile of the characters from the movie Star Wars, suggested by the subject. The analysis showed that the writing of this profile, inspired by his interest in fi lm and computer use, changed the relationship between the subject and his interlocutor, and it changed the child's vision regarding his own writing as well. <![CDATA[Vidas entrelaçadas: uma experiência intergeracional na educação não-formal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000200151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo baseia-se em uma experiência educacional realizada com sujeitos de diferentes faixas etárias, frequentadores de uma organização não-governamental, localizada em Campinas (SP). Essa experiência proporcionou vivências intergeracionais, apostando na ampliação do repertório cultural e na melhoria da autoestima dos participantes. A prática educacional relatada aproximou a leitura e as linguagens escrita e pictórica. Ela contou com dez oficinas com o objetivo de favorecer a imersão dos participantes nas dimensões da subjetividade, buscando criar ambientes propícios para o desenvolvimento de capacidades expressivas e afetivas que pudessem promover o envolvimento social intergeracional, o fortalecimento dos laços de pertencimento e a reconstrução da memória compartilhada. A experiência possibilitou a interface entre a cultura do adulto e a cultura da criança e do adolescente, evidenciando preferências estéticas, diferentes modos de pensar e conhecimentos de mundo, estreitando as fronteiras entre gerações e subvertendo as práticas educacionais tradicionais sedimentadas e esvaziadas de significação.<hr/>This article is based on an educational experiment conducted with subjects of different ages, regular members of a non-governmental organization based in Campinas (SP). This experience provided intergenerational experiences, focusing on increasing the cultural repertoire and improving the self-esteem of participants. The reported educational practice brought together reading and imagetic languages. The research included ten workshops in order to facilitate the immersion of the participants in the dimensions of subjectivity, seeking to create enagling environments for the development of expressive and affective capacities that could promote intergenerational social involvement, strengthening the bonds of belonging and the reconstruction of shared memory environments. The experience enabled the relationship between adult culture and the culture of children and adolescents, highlighting aesthetic preferences, different ways of thinking and knowledge of the world, narrowing the boundaries between generations and subverting traditional educational practices which have been sedimented and emptied of meaning. <![CDATA[Sobre a instabilidade de textos e autorias na Inglaterra dos séculos XVII e XVIII]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000200173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo baseia-se em uma experiência educacional realizada com sujeitos de diferentes faixas etárias, frequentadores de uma organização não-governamental, localizada em Campinas (SP). Essa experiência proporcionou vivências intergeracionais, apostando na ampliação do repertório cultural e na melhoria da autoestima dos participantes. A prática educacional relatada aproximou a leitura e as linguagens escrita e pictórica. Ela contou com dez oficinas com o objetivo de favorecer a imersão dos participantes nas dimensões da subjetividade, buscando criar ambientes propícios para o desenvolvimento de capacidades expressivas e afetivas que pudessem promover o envolvimento social intergeracional, o fortalecimento dos laços de pertencimento e a reconstrução da memória compartilhada. A experiência possibilitou a interface entre a cultura do adulto e a cultura da criança e do adolescente, evidenciando preferências estéticas, diferentes modos de pensar e conhecimentos de mundo, estreitando as fronteiras entre gerações e subvertendo as práticas educacionais tradicionais sedimentadas e esvaziadas de significação.<hr/>This article is based on an educational experiment conducted with subjects of different ages, regular members of a non-governmental organization based in Campinas (SP). This experience provided intergenerational experiences, focusing on increasing the cultural repertoire and improving the self-esteem of participants. The reported educational practice brought together reading and imagetic languages. The research included ten workshops in order to facilitate the immersion of the participants in the dimensions of subjectivity, seeking to create enagling environments for the development of expressive and affective capacities that could promote intergenerational social involvement, strengthening the bonds of belonging and the reconstruction of shared memory environments. The experience enabled the relationship between adult culture and the culture of children and adolescents, highlighting aesthetic preferences, different ways of thinking and knowledge of the world, narrowing the boundaries between generations and subverting traditional educational practices which have been sedimented and emptied of meaning. <![CDATA[Linguística textual e ensino de língua portuguesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722015000200177&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo baseia-se em uma experiência educacional realizada com sujeitos de diferentes faixas etárias, frequentadores de uma organização não-governamental, localizada em Campinas (SP). Essa experiência proporcionou vivências intergeracionais, apostando na ampliação do repertório cultural e na melhoria da autoestima dos participantes. A prática educacional relatada aproximou a leitura e as linguagens escrita e pictórica. Ela contou com dez oficinas com o objetivo de favorecer a imersão dos participantes nas dimensões da subjetividade, buscando criar ambientes propícios para o desenvolvimento de capacidades expressivas e afetivas que pudessem promover o envolvimento social intergeracional, o fortalecimento dos laços de pertencimento e a reconstrução da memória compartilhada. A experiência possibilitou a interface entre a cultura do adulto e a cultura da criança e do adolescente, evidenciando preferências estéticas, diferentes modos de pensar e conhecimentos de mundo, estreitando as fronteiras entre gerações e subvertendo as práticas educacionais tradicionais sedimentadas e esvaziadas de significação.<hr/>This article is based on an educational experiment conducted with subjects of different ages, regular members of a non-governmental organization based in Campinas (SP). This experience provided intergenerational experiences, focusing on increasing the cultural repertoire and improving the self-esteem of participants. The reported educational practice brought together reading and imagetic languages. The research included ten workshops in order to facilitate the immersion of the participants in the dimensions of subjectivity, seeking to create enagling environments for the development of expressive and affective capacities that could promote intergenerational social involvement, strengthening the bonds of belonging and the reconstruction of shared memory environments. The experience enabled the relationship between adult culture and the culture of children and adolescents, highlighting aesthetic preferences, different ways of thinking and knowledge of the world, narrowing the boundaries between generations and subverting traditional educational practices which have been sedimented and emptied of meaning.