Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220160001&lang=es vol. 34 num. 66 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Leituras, democracia e liberdade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Writing and Reading about identity, difference and loneliness]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Talvez o único sentido, a única razão da escrita e da leitura seja escrever. Sem ter razões para fazê-lo. Não escrever nem ler para assumir uma posição a partir da qual ver o mundo, nem para autorizar que outros assumam essas ou outras posições. Na escrita e na leitura não há outra razão senão o amor e o desamor pelas palavras, a paixão e o desassos­sego pelas palavras, a atração e a repulsa pelas palavras. Se a escrita e a leitura já não são o que eram, trata-se de se perguntar se ainda vale a pena pensar o que era a escrita (e o que era a leitura) que agora não é, o que é essa escrita (e o que é essa leitura) que agora, sim, é. Com Manoel de Barros, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Stefan Zweig, entrelaça-se neste texto a escrita (e a leitura) ao pensamento sobre identidade, diferença e solidão.<hr/>Perhaps writing is the only reason for writing and reading. There should be no reasons for having to do it. We should not write or read to take a stand in the world nor should we write to entitle others to take their stands. Writing and reading should be guided by love and lovelessness of the words, by passion and restlessness of the words, attraction and repulsion of words. If writing and reading are no longer what they used to be, maybe we should wonder whether it is even worth thinking about what writing used to be (and what reading was) now that it is no longer the same, or what writing is (and what reading is) now. In this paper, with Manoel de Barros, Clarice Lispector, Fernando Pessoa and Stefan Zweig, writing (and reading) is brought closer to the thought of identity, difference and loneliness. <![CDATA[Notes to think of reading... The learning of Zarathustra's creative will]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000100031&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente ensaio objetiva destacar breve nota sobre o primeiro estágio da segunda parte da obra Assim falou Zaratustra, de Friedrich Nietzsche. O fio condutor de leitura será a ideia de vontade criadora. O personagem central, Zaratustra, pretende reeducar os seus discípulos pelo excesso de amor e busca ensinar-lhes a mais alta afirmação da vida, exigindo do criador um exercício trágico de criação. Então, criar para a superação é inseparável da destruição, da dor e do sofrimento. Para fomentar esse exercício criador, faz-se fundamental a coragem de olhar para o abismo. Zaratustra promove a reeducação dos seus discípulos, ao mesmo tempo em que faz sua própria abertura para o aprendizado de si mesmo.<hr/>The article intention is to highlight a note in the first stage of the second part of the work Thus Spoke Zarathustra, by Friedrich Nietzsche. This reading is guided by the idea of creative will. The main character, Zarathustra, intends to re-educate his disciples through love and tries to teach them the highest affirmation of life, demanding a tragic exercise of creation from the creator. Therefore creating for overcoming is inseparable from destruction, pain and suffering. In order to stimulate this creative exercise, the courage to look into the precipice is essential. Zarathustra promotes the rehabilitation of his disciples while opening to the learning of himself. <![CDATA[Interpretation gestures in favor of a multiple reading]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000100047&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho é compreender os gestos de leitura e interpretação de que o sujeito-aluno lança mão diante do texto e a forma como se constitui autor a partir deles. Para isso, analisar-se-á a descrição escrita de uma tirinha em quadrinhos lida pelos alunos em uma oficina de escrita na escola em que estudam em Pouso Alegre-MG. A base teórico-metodológica é a Análise de Discurso de linha francesa. Com esse estudo con­cluiu-se que é constitutivo do sujeito o caráter heterogêneo da língua: os alunos possuem diferentes relações com a língua(gem), e o trabalho com textos autênticos, relevantes e valorizados socialmente pode contribuir para melhorar a leitura escolar e o posicionamento como autor do que escreve.<hr/>The objective of this work is to analyze the student's gestures of reading and in­terpreting while working on the text and the authorship features of these gestures. In order to do so, we have analyzed the written description of a comic strip read by students during a writing workshop class organized by the school where they study in Pouso Alegre, in the state of Minas Gerais. The theoretical and methodological basis is the French Discourse Analysis. Based on this study, we have concluded that the heterogeneous character of the language is constitutive of the subject: the students show different relationships with the language and the work with relevant, authentic and socially valued written material can help to improve school reading and serve as a tool for authorship when one writes. <![CDATA[Reading and its alimentary metaphors]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000100061&lng=es&nrm=iso&tlng=es A popularização da leitura solitária e silenciosa a partir do século XVIII foi acompanhada da exclusão do corpo, tão presente na prática da leitura pública e em voz alta. Frente à insistência na imobilidade e na interiorização abstrata como elementos principais do ato de ler, as metáforas alimentares da leitura rapidamente desmentiram a ausência das atividades corporais e até mesmo viscerais do leitor. Este trabalho procura investigar as reverberações semânticas das metáforas alimentares, sobretudo naquilo que tange à sub­versão da atividade puramente espiritual da leitura e ao levantamento, a partir de uma pers­pectiva mais acolhedora com relação ao corpo, de problemas teóricos da recepção estética.<hr/>The popularization of the practice of reading as a solitary and silent act since the 18th century had as its result the elimination of the body experience manifested in public and oral reading. In response to this emphasis on immobility and the abstract assimilation as main features of the act of reading, the alimentary metaphors quickly subverted the absence of reader's corporal and visceral activities. This paper investigates some of the semantic reverberations of the alimentary metaphors of reading, especially those in touch with the subversion of the reader's activity as purely spiritual, and with the questioning, from a point of view receptive to the body relations, of some aesthetic notions. <![CDATA[Comic strips in teaching situations and reaching for the reader]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000100075&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é resultado da análise das propostas referentes à leitura de tirinhas em um 6º ano de uma escola pública em Amambai-MS. Observando 73 tirinhas trabalhadas ao longo do ano, verifica-se quantitativamente que: (i) a maioria das atividades trata as tirinhas como gêneros discursivos, focalizando aspectos relevantes de leitura; (ii) a minoria é utilizada como pretexto para o ensino de gramática. Embora isso represente um quadro positivo, ainda se negligencia a questão da leitura em várias atividades. Na condução do uso do material didático, observa-se que se dedica maior tempo às atividades mais próximas da tradição gramatical, embora representem a minoria. Esse tipo de encaminhamento parece funcionar como clichê, lugar de esvaziamento dos sentidos. Fazer do aluno um leitor é estar diante da possibilidade de se perder, ao fugir do que é corriqueiro - risco do qual muitos se distanciam, apesar de duas décadas de orientações inovadoras nos documentos oficiais.<hr/>This article is the result of the analysis of the proposals related to the reading of comic strips in a 6th grade public school in Amambai-MS. Analyzing 73 strips worked throughout the year, we have found quantitatively that: (i) most of the activities deal with strips as genres, focusing on relevant aspects of reading; (ii) the minority is used as a pretext for the grammar teaching. Although this represents a positive situation, it still neglects the issue of reading in various activities. We have observed that, whenever the teaching mate­rials are used, a greater amount of time is dedicated to the activities which are closer to the grammatical tradition, although they represent a minority. This type of teaching seems to function as clichés, which are, in turn, empty of meaningful learning. Making the student a reader is facing the possibility of losing oneself to escape from what is commonplace - a risk that many drift away from, despite two decades of innovative guidance in official documents. <![CDATA[Turn the page! Reading mediation and the process of creation of a picture book]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000100093&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute o processo de criação do livro de imagem no que tange a sua especi­ficidade narrativa, tendo como foco a mediação da leitura. Propõem-se como material de análise imagens partilhadas em dinâmica de leitura realizada com um grupo de crianças pré-escolares e um artista. As imagens fazem parte de uma narrativa visual construída na interlocução entre o artista e essas crianças. As dificuldades de leitura e expectativas de continuação dão-nos indí­cios de como as crianças realizam a leitura das imagens. Por outro lado, evidenciam-se algumas expectativas dos autores em relação à leitura, as quais, por vezes, não correspondem ao previsto.<hr/>This article discusses the process of creation of a picture book according to its specific narrative, focusing on reading mediation. We have proposed the analysis of the images shared in a reading workshop with a group of preschool children and an artist. The images are part of a visual narrative constructed in the dialogue between the artist and these children. Reading difficulties and continued expectations give us clues of how children read images. On the other hand, they show part of the authors' expectations concerning reading, which sometimes do not correspond to the readers. <![CDATA[The dichotomies of reading on basic education: thinking about the "literary text" and the "non-literary text"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000100111&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho visa discutir as concepções de leitura que perpassam a Educação Básica brasileira, com destaque para as eventuais implicações da distinção entre "texto literário" e "texto não literário" nas práticas de leitura promovidas nos diferentes ciclos. Dá-se especial atenção às diretrizes e orientações presentes nos documentos oficiais, a fim de entender o papel e os desdobramentos das demais relações dicotômicas que compõem esse contexto, tal como a estabelecida entre "ensino de língua" e "ensino de literatura". Trata-se, portanto, de uma reflexão atenta aos pontos de tensão que envolvem a reivindicação e o exercício da prática de leitura nas escolas, e não de uma análise focada na solução de aparentes binarismos.<hr/>This article aims to discuss the conceptions of reading which underlie the Brazilian primary education, emphasizing the potential impact of the difference between "literary text" and "non-literary text" on the reading practices promoted in different stages. It focuses on instructions and guidelines provided by official documents, in order to understand the role and the developments of other dichotomous relations that embrace this context, as it's been established between "teaching of Portuguese Language" and "teaching of Literature". This work aims, therefore, to develop a careful reflection about the practice of reading at schools, which doesn't mean finding a solution to the binarisms of education. <![CDATA[Niños huérfanos procedentes del Reino a la América portuguesa: el mestizaje cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000100125&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa cartas jesuíticas que descrevem a vinda de meninos órfãos do Reino português, do Colégio dos Órfãos de Lisboa, para a América Portuguesa, para o Colégio dos Meninos de Jesus, de Salvador, e acompanha a narrativa dos padres sobre a peregrinação dos meninos pelas matas, pelas aldeias, pelos aldeamentos. Apresenta-se também o encanto e, por vezes, o desencanto no relato dos missivistas sobre a ação dos meninos órfãos com os habitantes das selvas e sua cultura. As cartas revelam, nas descri­ções da ação junto aos nativos, possíveis encontros e desencontros de culturas e algumas misturas que estão nas bases da formação da cultura brasileira.<hr/>Este artículo analiza las cartas jesuitas que describen la llegada de los niños huérfanos del reino portugués, del Colégio de Órfãos de Lisboa, a América portuguesa, al Colégio dos Meninos de Jesus, de Salvador, y sigue el relato de los curas a respecto de la peregrinación de los niños por las florestas, los pueblos y las aldeas. También muestra el encanto y, a veces, la desilusión de los escritores sobre la acción de los niños huérfanos con los habitantes de la selva y su cultura. Las cartas revelan en las descripciones de la acción con los nativos, posibles encuentros, choques culturales y algunas mezclas que están en la base de la formación de la cultura brasileña. <![CDATA[Lives among books: Plínio Doyle and José Mindlin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000100143&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendo dedicado suas existências à preservação do livro e à valorização da leitura, Plínio Doyle (1906-2000) e José Mindlin (1914-2010) foram mais do que bibliófilos. Donos de uma largueza de espírito e de uma generosidade inata, os dois autores contribuíram decisivamente para a vida literária e cultural do País com diversas iniciativas ao longo das décadas. Parte delas é apresentada neste texto, que se ocupa, ainda, da visão de cada um deles sobre sua própria trajetória. Para tanto, considera-se a leitura de Uma vida, livro de memórias de Doyle, publicado em 1999, e de Uma vida entre livros: reencontros com o tempo, de José Mindlin, lançado no ano de 1997.<hr/>Having dedicated their lives to book preserving and reading appreciation, Plinio Doyle (1906-2000) and José Mindlin (1914-2010) were more than bibliophiles. Proving broad-mindedness and innate generosity, both of them definitely contributed to the country's literary and cultural life with a variety of initiatives throughout the decades. Part of which is presented in this text that still relates the point of view of each of them about their own course. In order to achieve so, one considers the reading of One life (Uma vida), a book of memories, published by Doyle in 1999, and A life among books: reencounters with time (Uma vida entre livros: reencontros com o tempo) by José Mindlin, launched in the year 1997. <![CDATA[Visiting history through human artifacts]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000100155&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendo dedicado suas existências à preservação do livro e à valorização da leitura, Plínio Doyle (1906-2000) e José Mindlin (1914-2010) foram mais do que bibliófilos. Donos de uma largueza de espírito e de uma generosidade inata, os dois autores contribuíram decisivamente para a vida literária e cultural do País com diversas iniciativas ao longo das décadas. Parte delas é apresentada neste texto, que se ocupa, ainda, da visão de cada um deles sobre sua própria trajetória. Para tanto, considera-se a leitura de Uma vida, livro de memórias de Doyle, publicado em 1999, e de Uma vida entre livros: reencontros com o tempo, de José Mindlin, lançado no ano de 1997.<hr/>Having dedicated their lives to book preserving and reading appreciation, Plinio Doyle (1906-2000) and José Mindlin (1914-2010) were more than bibliophiles. Proving broad-mindedness and innate generosity, both of them definitely contributed to the country's literary and cultural life with a variety of initiatives throughout the decades. Part of which is presented in this text that still relates the point of view of each of them about their own course. In order to achieve so, one considers the reading of One life (Uma vida), a book of memories, published by Doyle in 1999, and A life among books: reencounters with time (Uma vida entre livros: reencontros com o tempo) by José Mindlin, launched in the year 1997.