Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220160002&lang=pt vol. 34 num. 67 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Dar a ler e a pensar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A necessidade do impossível: pensar, ensinar, ler... a filosofia de uma escola popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A partir da necessidade de uma educação para o pensar, o presente texto apresenta Simón Rodríguez, autor venezuelano do século XIX, muito significativo na história das ideias pedagógicas latino-americanas. O texto justifica e contextualiza o pensar de Rodríguez, que afirma que o pensar deve estar entre as primeiras preocupações das práticas educacionais como se, nos primeiros passos, fosse o pensamento o eixo de todo ensinamento, muito mais ainda que o ler e escrever. Finalmente, ele conclui que fazer do pensar o sentido primeiro da vida educacional seja hoje um dos paradoxos mais imperativos para poder continuar a pensar que nós, os que habitamos estas terras latino-americanas, podemos viver uma outra vida e uma outra sociedade que a presente.<hr/>Resumen: A partir de la necesidad de una educación para pensar, el presente texto presenta a Simón Rodríguez, un autor venezolano del siglo XIX, muy significativo en la historia de las ideas pedagógicas latino-americanas. El texto justifica y contextualiza el pensamiento de Rodríguez, quien afirma que el pensar debe estar entre las primeras preocupaciones de las prácticas educativas, como si, en los primeros pasos, fuese el pensamiento el eje de toda enseñanza, mucho más que el leer y escribir. Finalmente, concluye que hacer del pensar el sentido primero de la vida educacional es hoy unos de las paradojas más imperativas para poder seguir pensando que los que habitamos esta tierra latino-americana podemos vivir otra vida y otra sociedad que la presente. <![CDATA[Os Congressos de Leitura (COLEs) e a crise de leitura, então e agora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000200027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Nos anos 1980, por ocasião dos primeiros Congressos de Leitura (COLEs) e da fundação da Associação de Leitura do Brasil, o debate relativo à(s) crise(s) de leitura apoiava-se em concepções de livro, literatura e leitor articuladas entre si e que privilegiavam obras impressas e canônicas. Aquelas concepções, no contexto das mudanças ocorridas nas últimas décadas, talvez não mais se sustentem, indicando que o conceito de leitura, ele mesmo, encontra-se em crise, o que implica a necessidade de propor políticas de formação do leitor que levem em conta a situação diferenciada experimentada no novo milênio.<hr/>Abstract: In the 1980s, during the first Reading Conferences of Brazil [COLE] and the founding of the Brazilian Reading Association [ALB], the debate on the crisis of reading was based on the ideas of book, literature and reader as articulated with each other, favoring printed and canonical works. In the context of the changes in recent decades, those concepts may no longer be maintained, indicating that the concept of reading itself is in crisis, which implies the need to propose public policies that take into account the different situation experienced in the new millennium. <![CDATA[Do romance à história em quadrinhos: dupla restrição da transposição narrativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000200039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A adaptação de um romance em história em quadrinhos (HQ) constitui para o autor de HQ um paradoxo: conservar na narrativa seu aspecto literário, representando- o por completo em pranchas de imagens percebidas simultaneamente. Por trás desse desafio se encontra a questão mais geral da narração visual. A sequência de imagens narrativas fixas é, como no romance, uma forma moderna da epopeia. Em um e outro, a história passa pela representação imitada de personagens em discurso. A narrativa em quadrinhos é, então, uma representação de eventos, marcada pela linearidade, pela sucessão e pela transformação. Por terem os quadrinhos sua lógica própria, esses princípios sofrem, entretanto, algumas deformações: a narrativa procede da oscilação permanente entre identidade e diferença de quadros justapostos; ela progride de uma imagem à outra pelo encadeamento de enunciados representados. A essa restrição habitual, a transposição de um romance traz uma injunção paradoxal suplementar, marcada pelo duo disposição/composição: disposição enunciativa (quadros, balões) que tece o texto fonte; composição icônica (imagem, prancha) que o duplica para criar uma narração visual inédita. O exemplo de Sem família (de Hector Malot), adaptado por Yann Dégruel, mostra que esse duo, disposição/composição, trabalha a obra como uma restrição produtiva.<hr/>Abstract: For a comic book author, adapting a novel is a paradoxical operation. This one implies to keep the narrative’s linear appearance, while representing things in a series of simultaneously perceived picture frames. A challenge that leads us back to the broader issue of visual storytelling. Let’s consider the sequence of narrative pictures is - like a novel - a modern form of the epic genre. In both of them, the story involves the imitated representation of characters into discourse. Thus, the picture narrative is representation of events, marked by linearity, succession and transformation. Because comic books have their own logic, these principles will somehow suffer some strain: the narrative proceeds from the constant oscillation between identity and difference in juxtaposed pictures, and its reading proceeds from one image to another through the linking of represented utterances. The transposition of a novel brings to this constraint a further double bind, marked by the opposition between arrangement and composition. On one side, the enunciative arrangement of frames and balloons weaving the source text and on the other, the iconic and frame compositions reflecting a new visual narrative. The example of Sans famille (by Hector Malot) adapted by Yann Dégruel shows that this layout/composition couple is indeed a productive constraint. <![CDATA[Uma apresentação do manuscrito inédito de João Köpke: Versos para os pequeninos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000200051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste estudo apresentamos, à luz da História Cultural, Versos para os pequeninos, manuscrito inédito e escrito do próprio punho por João Köpke (1852-1926), educador, autor de livros escolares, intelectual republicano do século XIX. Nosso objetivo é explorar a configuração composicional desse manuscrito interrogando sua materialidade, práticas e finalidades de leitura e de escrita, previstas para uso escolar de leitores infantis. Situamos tal manuscrito no contexto da produção para crianças desse período e no contexto das próprias obras publicadas por Köpke. Concluimos destacando a singularidade desse manuscrito e o reconhecemos como pertencente a um gênero discursivo pouco pesquisado na história da leitura e dos livros para crianças, distinto das publicações no período histórico-cultural- educacional em que ele se encontra circunscrito, e ainda bastante distinto da produção impressa do próprio João Köpke.<hr/>Resumen: En este estudio presentamos, a la luz de la Historia Cultural, Versos para os pequeninos, manuscrito inédito y escrito de puño y letra por João Köpke (1852-1926), educador, autor de libros escolares, intelectual republicano del siglo XIX. Situamos tal manuscrito en el contexto de la producción para niños de este período y en el contexto de las propias obras publicadas por Köpke. Destacamos la singularidad de este manuscrito como distinto de la producción impresa de Köpke, destinada al mercado editorial (nicho escolar); distinto en relación a los intereses y necesidades de aquel mercado; distinto en su configuración composicional en relación a los libros impresos y destinados a niños y conocidos por los actuales estudios aportados por la historia de la educación y de la literatura. La conclusión es que este manuscrito se constituye en un género discursivo poco explorado en la historia de la lectura y de los libros. <![CDATA[A compreensão e conceituação de livro num jogo de representações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000200069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Com a finalidade de se compreender quais representações são construídas a respeito da obra impressa, este artigo objetiva-se a apresentar algumas concepções descritas a respeito do livro, enquanto objeto concreto de estudo e materialização das palavras. Para tanto, o trabalho destina-se a uma reflexão teórica, ao articular um espaço de exposição e dialogicidade sobre as principais proposições e discussões que abordam sobre a temática do livro impresso. Assim, destaca-se a linguagem como processo discursivo de Bakhtin, articulada à concepção de livro de Deleuze e Guattari, de Sartre e à perspectiva da História Cultural nos estudos referentes à materialidade e à história do livro de Chartier e Darnton, entre outros autores que dialogam com a temática.<hr/>Abstract: In order to understand which representations are made regarding the printed work, this article aims to present some described concepts about the book as a concrete object of study and materialization of words. In order to do so, the work offers a theoretical reflection, as it articulates a means of presentation and dialogism on key proposals and discussions that address the subject of the printed book. Therefore, we highlight Bakhtin’s language as a discursive process, in articulation with Deleuze and Guattari’s and Sartre’s philosophical conception of a book, and the perspective of Cultural History about studies concerning the materiality and the history of the book by Chartier and Darnton, among other authors that dialogue with the theme. <![CDATA[A literatura em provas e exames]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000200083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Pretendeu-se, com este trabalho, verificar como se dá a abordagem da literatura em provas e exames vestibulares. Especificamente, investigamos como foi tratada a literatura na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - edição 2012, estabelecendo correlações com a prova de literatura do vestibular 2012-2013 da UFPE. Analisamos os dois instrumentos à luz de pressupostos teóricos sustentados por autores como Cosson (2009), Bordini e Aguiar (1983), Paulino (2005) e Soares (2004). Tentando verificar se as provas estavam em consonância com o princípio teórico-metodológico de formar leitores proficientes de textos literários, realizamos uma pesquisa documental, descritiva e interpretativa. Concluímos que a prova do ENEM representa um avanço no tratamento do texto literário, se comparada a exames tradicionais, como o da UFPE. Porém, ainda há o que melhorar na forma como a aprendizagem da literatura é avaliada tanto numa prova quanto noutra, se quisermos, de fato, formar leitores proficientes de textos literários.<hr/>Résumé: L’objectif de ce travail a été de vérifier comment se fait l’approche de la littérature dans les épreuves et les examens « vestibulares » (épreuves d’accès aux universités brésiliennes). Plus précisément, on a recherché comment la littérature a été traitée au contexte de l’ENEM (Examen National au niveau du lycée) édition 2012, en établissant des corrélations avec l’épreuve de littérature du « vestibular » 2012 / 2013 de l’UFPE. On a analysé les deux instruments à la lumière des hypothèses théoriques soutenues par des auteurs tels que Cosson (2009), Bordini et Aguiar (1983), Paulino (2005) et Soares (2004). Pour tenter de déterminer si les examens étaient compatibles avec le principe théorique et mé... <![CDATA[13 de maio de 2016 e o noticiário do dia: considerações a partir da teoria do jornalismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000200105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A crise econômica e política brasileira foi pauta recorrente dos noticiários em 2016, principalmente pelo envolvimento de políticos em casos de corrupção. Tendo como base as matérias publicadas em 13 de maio de 2016, data que marca a Abolição da Escravatura no Brasil, um dia após Michel Temer assumir interinamente a Presidência do país, este artigo apresenta uma abordagem teórica sobre o noticiário pautado pelo Portal UOL, tendo como referência as teorias do agendamento e dos definidores primários.<hr/>Abstract: Brazil’s political and economic crisis was a subject frequently mentioned in the news in 2016, especially because of the politicians’ involvements in corruption cases. Based on the news published on May 13, 2016, a date which which reminds us us of the Abolition of Slavery in Brazil (1888), the day after Michel Temer took the interim Presidency of the country, this paper presents a theoretical approach on the guided News by Portal UOL, referring to the theories of agenda-setting and primary definers. <![CDATA[“Professor, não tenho tempo para ler!” - a prática docente diante do hábito de não-leitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000200125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este ensaio é uma reflexão sobre a prática de não-leitura como parte do cotidiano do ensino superior no Brasil. O hábito de não-leitura parece estar sedimentado nos indivíduos como ação não-racional e funciona como estrutura estruturada e estruturante, de modo a perpetuar-se nas práticas de ensino e aprendizado. Já os recursos à disposição de docentes e discentes, enquanto sujeitos diretamente envolvidos neste processo, são demasiadamente escassos e pouco favorecem uma mudança.<hr/>Abstract: This paper is a reflection on the practice of non-reading as part of the context of higher education in Brazil. The habit of not-reading is internalized in the individuals as a non-rational action and it functions as a structured and structuring structure, and it tends to perpetuate in practices of teaching and learning. The resources available to the teachers and students as subjects directly involved in this process are too scarce and little encourage change. <![CDATA[Flor futura (com quatro poemas inéditos)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722016000200139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este ensaio é uma reflexão sobre a prática de não-leitura como parte do cotidiano do ensino superior no Brasil. O hábito de não-leitura parece estar sedimentado nos indivíduos como ação não-racional e funciona como estrutura estruturada e estruturante, de modo a perpetuar-se nas práticas de ensino e aprendizado. Já os recursos à disposição de docentes e discentes, enquanto sujeitos diretamente envolvidos neste processo, são demasiadamente escassos e pouco favorecem uma mudança.<hr/>Abstract: This paper is a reflection on the practice of non-reading as part of the context of higher education in Brazil. The habit of not-reading is internalized in the individuals as a non-rational action and it functions as a structured and structuring structure, and it tends to perpetuate in practices of teaching and learning. The resources available to the teachers and students as subjects directly involved in this process are too scarce and little encourage change.