Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220170001&lang=pt vol. 35 num. 69 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O corpo, a voz, o gesto imperceptível, a ficção.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722017000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[The literary chronicle and the communication of knowledge through body and voice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722017000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El artículo propone una lectura crítica de dos crónicas latinoamericanas contemporáneas: “Escrito en el cuerpo” de Josefina Licitra y “La esquina es mi corazón (o los New Kids del bloque)” de Pedro Lemebel. En ambos casos la crónica vehiculiza una experiencia de la historia, recuperando para la memoria colectiva historias minoritarias, excluidas del régimen de verdad de la “historia monumental” en términos de Nietzsche, y por lo tanto, ajenas a la circulación del saber. El “saber oficial”, que configura y controla la circulación de los discursos en las instituciones escolares, ha excluido -por sus propios imperativos epistemológicos- las historias minoritarias. En esta perspectiva crítica, el artículo postula la necesidad de hacer valer las crónicas como herramientas de comunicación de un saber que hace a la identidad de nuestros pueblos y que configura nuestra experiencia colectiva.<hr/>Abstract: This article proposes a critical reading of two contemporary Latin American chronicles: “Escrito en el cuerpo” by Josefina Licitra and “La esquina es mi corazón (o los New Kids del bloque)” by Pedro Lemebel. In both cases the chronicle conveys an experience of history, recovering minority stories excluded from the paradigm of “monumental history” in Nietzsche’s terms, and therefore, alien to the circulation of knowledge. The “official knowledge,” which shapes and controls the circulation of institutional discourse, has excluded minority stories by its own epistemological imperatives. In this critical perspective, the article postulates the need to assert the chronicles as tools to communicate a knowledge that makes the identity of our people and shapes our collective experience. <![CDATA[Qual é o lugar da ficção na educação?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722017000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Elege-se a fotografia como elemento ficcional para aproximá-la da Educação. O movimento aqui descrito procura pensar a produção de visualidades (que se dá dentro e fora das instituições de ensino), na tentativa de reconhecer o potencial emancipatório pedagógico da imagem - neste caso, a fotografia. Para tanto, expõe-se o interesse sobre as interfaces entre Ficção e Educação, atenta-se ao que acontece no espaço da fronteira, do “entre”, onde a fotografia é capaz de promover a e-ducação do olhar. Este exercício (descentralizado) articula o ver e o pensar. Entende-se que a emancipação do sujeito e a transformação do presente pode se dar na/pela ficção.<hr/>Abstract: Photography is chosen here as a fictional element to be approached in education. The movement described in this paper is an atempt to understand the production of visualities (produced inside and outside instituitions of education), trying to recognize the potential of the pedagogical emancipation of the image, in this case, photography. In order too do so, the interfaces between fiction and education are explored, focusing in what happens in the frontier space, the “in-between” space, where photography is capable of promoting the e-ducation of the eye. This (decentralized) exercise articulates seeing and thinking. The emancipation of the subject and the transformation of the present can take place in/through fiction. <![CDATA[Gestos imperceptíveis: cidades em (des) ocupações... (des)territorializações...]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722017000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Expressões de cidades em experimentação através de imagens a nos auxiliar a responder as seguintes questões que essa escritapesquisa lança: o que podem as imagens quando não pretendem explicar, ilustrar, registrar as cidades? Ocupações (im)prováveis? Desterritorializações (im)possíveis? Dois momentos de produção de imagens que (se) pretendem des...: um evento de grafite em um distrito de Feira de Santana, BA - Bonfim da Feira - e oficinas de fotografias em Ichu, no sertão baiano, realizadas com alunos do ensino médio de uma escola pública. Grafites-muros, ruas-diagramas a desorganizarem o senso comum, a implodirem uma busca estrita da recognição, fissuras na política de pensar o já pensado. Outras (des)ordens, linhas de potência em gestos imperceptíveis. Re-a-linhar o pensar a sensação para o plano educação, desconsiderando movimentos que levem a concretizações, centralidades e determinações seja da ciência, da arte, do tempo, da produção de conhecimento ou do próprio pensamento. Outros modos de existência em (des)ocupações...<hr/>Abstrait: Abstrait: Expressions des villes dans l’expérimentation à travers les images pour nous aider à répondre aux questions suivantes que cette écriturerecherche nous pose: qu’est-ce que les images peuvent faire quand elles ne veulent pas expliquer, illustrer, enregistrer les villes? Les prendre? Les quitter? Dé-territorialisations (im)possible? Deux moments de production d’image avec l’intention des ...: un événement des graffiti dans un quartier de Feira de Santana, BA - Bonfim da Feira - et des ateliers de photographie à Ichu, dans les régions arides de Bahia, réalisés avec les lycéens d’une école publique. Graffiti-murs, des rues, des diagrames, de la pensée avec Deleuze, qui perturbent les sens commun et implosent une recherche stricte de la reconnaissance, des fissures dans la pensée politique du déjà pensé. Autres (dés) ordre, les lignes des puissance, gestes imperceptibles. A-ligner le penser de sensation pour le plan de l’éducation, sans tenir compte des mouvements qui conduisent à des formes de concrétion, centralités et déterminations qui ce soit sur l’art, le temps, la production de connaissances ou de la pensée elle-même. D’autres modes d’existence dans (dis) occupations ... <![CDATA[O protagonismo da leitura no projeto de formação integralista: livros no jornal <em>Flamma Verde</em> - Florianópolis (SC) - entre 1936-1938]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722017000100057&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste artigo é dar visibilidade à coluna “Bibliografia”, publicada no jornal integralista Flamma Verde, editado em Florianópolis (SC) entre 1936-1938. Nessa coluna, constante em diversas edições desse jornal, foi indicada uma série de livros que apresentavam breves comentários cujo objetivo era “controlar” mais de perto a leitura e seus sentidos ligados ao projeto de formação integralista. A partir da análise de algumas dessas obras e de seus comentários, busca-se tecer considerações sobre aspectos relativos ao modelo de formação posto em circulação pela difusão dessa série de livros.<hr/>Abstract: This article aim is to give visibility to the column “Bibliografia”, published in the integralist newspaper Flamma Verde elaborated in Florianópolis (SC) between 1936-1938. This column, published in many of these newspaper editions, indicated a series of books with brief comments that intended to “control”, in a closer way, its reading and the senses related to the integralist action project. Through the analysis of some of those books and its comments, we intend to discuss the formation model disseminated in this series of books. <![CDATA[Da implicância à implicação: possibilidades de ocupação da posição de professor no ensino de escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722017000100073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A partir da análise de um relato de experiência docente, este artigo objetiva discutir saídas para o discurso de vitimização que caracteriza a ocupação da posição de professor de línguas, em especial no que diz respeito à escrita. Com base na mobilização de algumas noções da psicanálise lacaniana, a formação e o processo de ensino-aprendizagem são abordados, de modo a reivindicar que a transmissão do saber implique o investimento subjetivo, sendo impulsionada pela transferência. As considerações da análise do relato apontam que uma maior implicação na posição de professor estaria na dependência de uma relação criativa entre sujeito e saber, possibilitando ao docente abrir mão de um discurso de vitimização para assumir uma postura inventiva e responsável sobre a posição de professor.<hr/>Abstract: Through analyzing a teaching experience report, this article aims to discuss solutions to the victimization discourse which characterizes the discursive position of language teachers, especially in regards to the teaching of writing. Based on certain notions of the Lacanian psychoanalysis, teacher education and the language teaching-learning process are addressed, in order to support the idea that the transmission of knowledge depends on subjective investment, being prompted by the transfer process. In the report’s analysis it is pointed out that a higher involvement in taking up the teacher position would be closely related to a creative relationship between subject and knowledge, allowing the educator to let go of a discourse of victimization in order to assume an inventive and responsible posture about the position of the teacher. <![CDATA[Da noção de subjetividade de Benveniste à leitura como ato enunciativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722017000100087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O propósito deste artigo é, a partir da noção de subjetividade pensada por Émile Benveniste, abordar a leitura como um ato enunciativo. A reflexão teórica construída, com base nos artigos de Benveniste e em estudiosos da teoria da enunciação, como Flores, Barbisan, Teixeira e Normand, permite associar a leitura ao ato do sujeito que, de maneira individual, mobiliza a língua para enunciar-se. A subjetividade, na atividade da leitura, apresenta-se como a capacidade do leitor/locutor de apropriar-se da língua e atualizá-la, reconstituindo sentidos e posicionando-se no discurso como sujeito que diz eu.<hr/>Abstract: This article aims to approach the reading as an act of enunciation, from the notion of subjectivity thought by Emile Benveniste. The theoretical reflection constructed, based on the papers written by Benveniste and enunciation theory students, such as Flores, Barbisan, Teixeira and Normand, consents to associate reading with the act of the subject that, individually, mobilizes the language to enunciate. In the activity of reading, the subjectivity is presented as the capacity of the readers/speakers to appropriate and update the language, rebuilding meanings and positioning themselves in the speech as subject that says I. <![CDATA[Diálogos sobre os fazeres pedagógicos em um curso de formação continuada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722017000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A reflexão tornou-se uma ação importante na formação do professor e de outros profissionais da educação, como orientadores pedagógicos, diretores, agentes de Educação Infantil, entre outros. Entretanto, que ações reflexivas são possíveis em ambientes de formação continuada? Na tentativa de dialogar sobre essa questão e inserido na vertente do profissional reflexivo, o presente texto propõe apresentar o contexto de um curso de formação continuada desenvolvido por uma Prefeitura Municipal do Estado de São Paulo. Intitulado “Do Planejamento ao Registro: as implicações dessas práticas para/no cotidiano da Educação Infantil”, esse curso buscou dialogar sobre diferentes práticas pedagógicas e, além disso, promover trocas de experiência e reflexão; e elaborar e registrar, com narrativas, as atividades que poderiam ser desenvolvidas no ambiente educacional com crianças pequenas. A reflexão, neste texto, parte da relação estabelecida entre experiência vivida e contada nesse curso, num caminho também apoiado por referenciais teóricos.<hr/>Abstract: Reflection has become an important task in teacher preparation and in the training of other professionals in education such as counselors, principals, Child Education teachers. What reflective actions, however, are possible in on-going education settings? In an attempt to deal with this issue, and whithin the realm of the reflexive professional, this article presents the context of a on-going education program developed by a City Council in the State of São Paulo. Called “From Planning to Note-taking: the implications of these practices for/in the quotidian of Child Education”, this course aimed at discussing different pedagogical practices and promoting the sharing of experiences and reflection; and it was also designed to train the writing, in narratives, of the activities that could be developed in the education of young children. Reflection, in this article, is part of the established and shared relations presented in the course, in a production sustained by theoretical references. <![CDATA[A formação de leitores assumida como proposta pedagógica: das contradições às congruências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722017000100115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo busca, a partir de uma investigação com um grupo de professores de uma escola pública de rede municipal, através de entrevistas semiestruturadas, pensar os entraves da atuação de professores na formação de leitores, considerando o vasto discurso utilizado pelos docentes com o advento do letramento. O referencial teórico adotado concentra-se mormente nos preceitos teóricos de Paulo Freire (e seus comentadores), bem como de autores outros que se destinam a pesquisar a leitura. Como conclusão, propõe-se que as práticas sociais cotidianas adentrem os programas escolares em projetos assumidos pelos professores, enquanto movimento realizado na própria instituição, problematizando o que se entende como tarefa da escola para a formação de leitores e buscando indicativos que enfrentem os limites concretos que o processo de escolarização vem imprimindo ao conhecimento cultural e cientificamente organizado.<hr/>Abstract: Based on a research with a group of teachers from a public municipal school, through semi-structured interviews, the present article seeks to explore the barriers of the performance of teachers, taking into consideration the vast empty discourse adopted by teachers with the advent of literacy. The theoretical framework chosen focuses mainly on the theoretical principles of Paulo Freire (and his followers), as well as other authors who research reading. In conclusion, it is proposed that daily social practices step into school programs as projects undertaken by the teachers, as a movement carried out in the institution itself, questioning what they understand as a responsibility of the school regarding the development of readers and searching for indicators that deal with the concrete limits that the educational process has been impressing on the cultural and scientifically structured knowledge. <![CDATA[Encontros em zonas de fronteiras: contaminações entre estágio supervisionado e linguagens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722017000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Como levar vida aos corpos-estudantes-professores nos estágios supervisionados? É em torno dessa pergunta que esse ensaio busca apontar os estágios de licenciatura como encontros em zonas de fronteiras onde o imprevisto teria força para se constituir como matéria viva para encontros intensivos, onde ocorrem contágios diversos que levam vida aos corpos dos estudantes e aos demais corpos ali encontrados, inclusive o corpo- -educação, o corpo-linguagem, o corpo-imagem. Apresentam-se crônicas escritas pelos estudantes-estagiários onde traços dessas intensidades dos encontros atravessam a escrita, testemunhando desfigurações das figuras já existentes - aprisionadoras do pensamento - do bom professor.<hr/>Abstract: How to bring life to bodies-students-teachers in the supervised teacher practices? Dealing with this question, this essay presents the supervised teacher practices as encounters in frontier zones where the unforeseen would have the force to be understood as living matter for intensive encounters, where several contagions occur, bringing life to the students’ bodies and also to other bodies engaged, including the education-body, the language-body, the image-body. Chronicles written by students are presented, showing traits of the intensities of these encounters which traverse the writing, as witnesses of the disfigurations of the already existing figures - imprisioners of thought - of the good teacher.