Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220180001&lang=pt vol. 36 num. 72 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[In-vestir]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A máquina fílmica e a tela preta/branca como ferramentas de desterritorialização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho1 explora os papéis e as funções da tela preta e branca no cinema. Toma como base a filosofia de Gilles Deleuze em geral e sua teoria do cinema em especial, fazendo uma análise transversal dos quadros conceituais. Explorando as abordagens contemporâneas do cinema menor, e através de uma comparação com o conceito de “literatura menor” de Deleuze e Félix Guattari, examina-se a tela preta/branca como uma ferramenta de desterritorialização da linguagem cinematográfica hegemônica e como uma introjeção da gagueira e do mutismo nas obras. Defende-se que as telas pretas e brancas são empregadas no cinema como um método de desterritorialização ou como uma forma de “tornar estranho” o regime de significação dominante dos códigos e práticas de Hollywood. Esses cortes pretos ou brancos contrapõem-se à História oficial no singular e à grande narrativa enquanto totalidades, introduzindo na obra uma multiplicidade de outras possíveis narrativas (histórias).<hr/>Abstract: This paper explores the roles and functions of the black/white screen in cinema. Drawing extensively, but not exclusively, on Gilles Deleuze’s philosophy in general and his theory of cinema in particular, we conduct a transversal analysis of conceptual frameworks. Based on contemporary approaches to minor cinema, and through a comparison with Deleuze and Félix Guattari’s concept of “a minor literature,” I examine the black/ white screen as a tool of deterritorialization of the major cinematographic language and an introjection of stuttering and mutism in the “filmmaking machine.” I argue that black/ white screens are employed in cinema as a method of deterritorializing or “making strange” the dominant signifying regime of Hollywood codes and practices. These black and white edits counteract official History in the singular and grand master narrative as totalities, introducing instead a multiplicity of other possible narratives (stories). <![CDATA[Natação como metáfora da leitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000100029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo debruça-se sobre a imagem da natação enquanto uma metáfora da leitura. Partindo das representações da navegação marítima caras à hermenêutica, tais como, por exemplo, o naufrágio com espectador, e nas quais a distância estética se vê afirmada, o texto propõe contemplar alguns dos efeitos emocionais da fruição, tais como o humor, em meios aos quais a distância não mais pode ser mantida.<hr/>Abstract: The paper analyses the image of swimming as a metaphor of reading. Taking as its starting point the representations of maritime navigation valorized by the hermeneutics, such as for instance the shipwreck with spectator, and by which the esthetic distance is affirmed, the text aims to contemplate some of emotional effects, for example humor, in which the distance can no more be sustained. <![CDATA[Mafalda e a escola: representações da educação argentina em cinco tirinhas de Quino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000100043&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Ainda que, na atualidade, a história em quadrinho seja reconhecida tanto pelo seu alcance quanto por ser veiculadora de ideologias e conflitos, as HQs são uma fonte ainda pouco explorada pelos pesquisadores de um modo geral. Somente nos anos 1970 surgiram trabalhos que questionaram a ausência dos quadrinhos nos discursos acadêmicos e sua classificação como gênero menor. Este artigo entende os quadrinhos como uma importante forma de manifestação cultural e de representação de uma determinada época e contexto. Nesse cenário, analisa o impacto visual e constrói relações entre Mafalda - ícone das historietas - e o cenário educacional argentino da época em que a personagem foi produzida. Além das representações do ambiente escolar, o diálogo com essa fonte documental se faz articulando estudos históricos e estudos sobre a cultura visual, reconhecendo as especificidades da fonte em suas características estéticas e como produção cultural e artística, para propor leituras e interpretações.<hr/>Abstract: Although comic book stories have been recognized by both its scope and the ability to communicate ideologies and conflicts, they have still been little explored as a source by researchers in general. Only in the 1970s studies started questioning the absence of comics of academic fields and its classification as gender less. This article considers the comics as an important cultural manifestation that represents a certain time and context. In this scenario, we have analyzed their visual impact and we have related Mafalda - the icon of historietas - and the Argentinian education at the time that was produced. In addition to the representations of the school environment, the dialogue with this source is presented by articulating historical studies and the studies on visual culture, recognizing the specificities of the source in its aesthetic characteristics and as cultural and artistic production in order to propose readings and interpretations. <![CDATA[Cinema e intensidades: close-up e esgotamento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000100059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A partir da produção audiovisual Jamais seque lágrimas sem luvas, buscamos analisar a construção das imagens em si, aceitando o convite de pensá-las em sua capacidade não de representar o movimento da realidade ou a realidade do movimento, mas talvez de conjugar, ou até conjurar, um outro plano de movimento e sentido, em especial, as formas de movimentação da câmera de aproximação ou close-ups e suas potências de construção de um sentido de esgotamento. As questões que nos movimentam são: por que essas imagens e palavras estão aqui? Que intensidades e encontros nos provocam? E, nos encontros com as provocações de Gilles Deleuze: o que a leitura dessas imagem ensinam?1 <hr/>Abstract: From the audiovisual production Don’t ever wipe tears without gloves, we have analyzed the construction of the images themselves, accepting the invitation to think the images in their ability not to represent the movement of reality or the reality of the movement but, perhaps, to combine or even conjure another plane of movement ou another plane of senses, in particular, the movements of the camera, like the close-ups and its potency for the construction of a sense of exhaustion. The questions that have driven us are: why are these images and words here? What strengths and meetings do they provoke? And, in the encounter with Deleuze’s ideas: what do the readings of these images teach us? <![CDATA[A sorte deste mundo: percursos de Marília de Dirceu no século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000100073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Num dia incerto de fevereiro de 1810 desaparecia, na ilha de Moçambique, o magistrado, jurista e poeta Tomás Antônio Gonzaga. Nascido na cidade do Porto em 1744, tornou-se célebre por sua participação - suposta ou verdadeira, mas sempre negada por ele - na Inconfidência Mineira (1788-1789), posteriormente erigida como instante fundador da brasilidade pela história oficial. Mas ele figura sobretudo como autor, entre outras obras, de um dos mais difundidos livros escritos em língua portuguesa: Marília de Dirceu, conjunto de poemas líricos inicialmente publicado, em quatro edições acrescidas, de 1792 a 1802. As inúmeras edições desses versos, entretanto, nunca foram acompanhadas de certa investigação bibliográfica talvez elementar. É dela que este artigo trata.<hr/>ABSTRACT: In an uncertain day of February 1810, the magistrate, jurist and poet Tomás Antônio Gonzaga disappeared in the island of Mozambique. Born in Porto in 1744, he had became famous for his participation - supposed or real, but always denied by him - in the “Inconfidência Mineira” or The Minas Conspiracy (1788-1789), later established as a founder instance of Brazilianness according to official history. He mainly figures, however, as the author, among other works, of one of the most widely known books written in Portuguese: Marília de Dirceu, a set of lyrics first published in four changed editions, from 1792 to 1802. The numerous editions of these verses, however, have never been object of bibliographic research, even elementary. This paper deals with that. <![CDATA[Errâncias: cartografias em trajetos de-formativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000100085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Convocamos fragmentos de andanças de duas professoras, duas proposições de escrita em trajetos diversos que se compõem, lendo a formação como devir, abertura para novos encontros. Uma delas coloca-se um pouco à deriva, com Jack Kerouac, Suely Rolnik, clowns e mais. Outra passeia com Félix Guattari, Fernanda Eugénio e João Fiadeiro, por cidades, catando. Ambas se encontram com Agnès Varda. Territórios que se desfazem enquanto novas composições se delineiam, num processo sem fim de leituras e aberturas de mundos.<hr/>Resumé: Nous convoquons des fragments de cheminements de deux enseignantes, deux propositions d’écriture suivant des trajets différents qui se composent et lisent la formation comme devenir, ouverture à de nouvelles rencontres. L’une d’elles se met un peu à la dérive, avec Jack Kérouac, Suely Rolnik, les clowns et d’autres. L’autre se promène avec Félix Guattari, Fernanda Eugénio et João Fiadeiro à travers les villes et glane. Toutes deux rencontrent Agnès Varda. Territoires qui se défont alors que de nouvelles compositions se dessinent, en un processus sans fin de lectures et d’ouvertures de mondes. <![CDATA[Gêneros textuais nos livros didáticos do Ensino Médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000100099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisa o conjunto de textos de terceiros constantes em livros didáticos aprovados pelo MEC em 2015, dentro do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Partindo da referência de gênero textual amparada pelas diretrizes curriculares nacionais, avaliam-se as coleções mais distribuídas no país, observando-se os gêneros empregados, os domínios discursivos a que os gêneros se referem, as condições de apresentação e finalidades dos textos. Observam-se ainda características que ajudam a explicar o sucesso da coleção mais distribuída no PNLEM/2015.<hr/>Abstract: This article analyzes the set of third-party texts in textbooks approved by the MEC in 2015, within the Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Based on the concept of textual gender supported by the national curricular guidelines, the most distributed textbooks collections in the country are evaluated, observing the genres, the discursive domains, the presentation conditions and the texts’ purposes. There are also aspects that explain the success of the most distributed collection in PNLEM/2015. <![CDATA[Variações em torno das pesquisas em educação e arte com imagens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000100115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo trata da produção de pesquisas, sobretudo em educação, que, ao buscar outros parâmetros de produção/validação, se envolvem em alguma medida com arte. Entendendo que as facetas da produção artística são inúmeras e não necessariamente visuais, o recorte mais preciso que foi escolhido para se debruçar é o do uso de materiais visuais em geral nessas investigações. Nesse sentido, após transitar por algumas concepções de arte com as quais os autores têm trabalhado e de discutir sob o ponto de vista teórico a gênese de metodologias artísticas no campo das investigações em educação, uma cena será, ao final do texto, mais especificamente tratada: a da utilização que o autor fez em sua tese de doutorado (orientada pela coautora deste artigo), das imagens de algumas obras da artista visual Shannon Rankin, como disparador visual para constituir o que na pesquisa foi nomeado de ‘sobrejustaposições’ enquanto estratégia metodológica.<hr/>Resumen: El artigo trata de la producción de estudios, sobretodo en educación, que, al buscar otros equivalentes de producción/validación, se envuelven en alguna medida con arte. Entendiendo que las facetas de la producción artística son inúmeras y no necesariamente visuales, el recorte más preciso que se elegió para se profundizar es el del uso de materiales visuales en general en esas investigaciones. En ese sentido, después de transitar por algunas concepciones de arte con las cuales los autores han trabajado y de discutir bajo el punto de vista teórico la génesis de metodologías artísticas en el campo de las investigaciones en educación, una escena será, al final del texto, más específicamente tratada: la de la utilización que el autor hizo en su tesis de doctorado (dirijida por la coautora de este artículo), de las imágens de algunas obras de la artista visual Shannon Rankin, como disparador visual para constituir lo que en la investigación fue nombrado de ‘sobrejustaposições’ como estrategia metodológica. <![CDATA[Uma professora visitante na Faculdade de Educação da Unicamp]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000100135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este ensaio traz experiências, impressões e reflexões sobre minha atuação como professora visitante da Faculdade de Educação da Unicamp, no primeiro semestre de 2017, quando então ministrei a disciplina “Direito à Educação e à Infância: Educação Infantil em creches, uma história das mulheres”. Falo da minha surpresa ao participar de um edital aberto para ativistas, especialistas, o que para mim é algo inédito, e a emoção de uma ativista se transformar em professora visitante. Isto me fez voltar no tempo em que trabalhei numa creche municipal em São Paulo. Conto também dos impactos vividos todas as segundas- -feiras, ao entrar na sala e ver o interesse de alunas e alunos em conhecer os feminismos, a história das lutas por creche e a história das lutas das mulheres, em particular, sobre guerrilheiras que resistiram aos desmandos da ditadura em nosso país, sendo que muitas delas foram assassinadas pelos agentes da repressão. Em resumo, abordo aspectos que mais me impactaram sem deixar de apontar as dificuldades minhas e da própria vida acadêmica.<hr/>Abstract: This paper presents experiences, impressions and reflections about my role as a visiting professor at the Faculty of Education of the State University of Campinas during the first semester of 2017, when I conducted the course “The Right to Education and Childhood: Children’s education in dayly cares, a history of women”. I speak of my surprise in participating in the university open hiring notice for activists and specialists - what for me was something unheard of - and the thrill of an activist becoming a visiting professor. The whole process made me go back to the time I worked at a municipal day care in São Paulo. This text also brings what being exposed every Monday to the students’ interest in feminisms, the history of day care struggles and the history of women’s struggles meant to me. In this particular the women’s resistance during the military dictatorship (1964-1985) is to be highlighted, in which many were murdered by the agents of the repression. This paper approaches aspects that have impacted me the most, without leaving aside my own difficulties and the difficulties of academic life itself. <![CDATA[O que é lugar de fala?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000100153&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este ensaio traz experiências, impressões e reflexões sobre minha atuação como professora visitante da Faculdade de Educação da Unicamp, no primeiro semestre de 2017, quando então ministrei a disciplina “Direito à Educação e à Infância: Educação Infantil em creches, uma história das mulheres”. Falo da minha surpresa ao participar de um edital aberto para ativistas, especialistas, o que para mim é algo inédito, e a emoção de uma ativista se transformar em professora visitante. Isto me fez voltar no tempo em que trabalhei numa creche municipal em São Paulo. Conto também dos impactos vividos todas as segundas- -feiras, ao entrar na sala e ver o interesse de alunas e alunos em conhecer os feminismos, a história das lutas por creche e a história das lutas das mulheres, em particular, sobre guerrilheiras que resistiram aos desmandos da ditadura em nosso país, sendo que muitas delas foram assassinadas pelos agentes da repressão. Em resumo, abordo aspectos que mais me impactaram sem deixar de apontar as dificuldades minhas e da própria vida acadêmica.<hr/>Abstract: This paper presents experiences, impressions and reflections about my role as a visiting professor at the Faculty of Education of the State University of Campinas during the first semester of 2017, when I conducted the course “The Right to Education and Childhood: Children’s education in dayly cares, a history of women”. I speak of my surprise in participating in the university open hiring notice for activists and specialists - what for me was something unheard of - and the thrill of an activist becoming a visiting professor. The whole process made me go back to the time I worked at a municipal day care in São Paulo. This text also brings what being exposed every Monday to the students’ interest in feminisms, the history of day care struggles and the history of women’s struggles meant to me. In this particular the women’s resistance during the military dictatorship (1964-1985) is to be highlighted, in which many were murdered by the agents of the repression. This paper approaches aspects that have impacted me the most, without leaving aside my own difficulties and the difficulties of academic life itself.