Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220180002&lang=en vol. 36 num. 73 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Diferença e educação: pensando essa composição]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Presentation - Difference, cinema and education: what enquiry is there in this composition?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Ourselves and the others: diversity and caring of the self and of each other]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen En este trabajo se intenta aprovechar la potencia del cine para gestar encuentros singulares y habilitar el cuidado de sí y del otro desde los encuentros en lugar de aplastarlo bajo los imperativos morales. Hacer lugar a la diversidad supone aceptar la radical singularidad de toda existencia. Para ello es preciso abandonar la moral del juicio con sus valores abstractos para embeberse en el paisaje de la vida. Nuestra cultura se ha organizado desde una perspectiva identitaria y normalizadora que nos lleva a deshabitar la experiencia del encuentro. De ese modo la diversidad se licúa y queda subsumida en la diferencia, capturada por lo normal como patrón de comparación.<hr/>Abstract In this paper we have worked the idea of taking advantage of the power of the cinema to manage singular encounters and to enable the care of self and of each other in gatherings, without smothering it according to moral imperatives. Making room for diversity presupposes accepting the radical singularity of every existence. In order to do so, we must abandon the moral of the judgment, with its abstract values, and delve into the landscape of life. Our culture has been organized around an identitarian and normalizing perspective, which leads to disabling the experience of the encounter. Diversity, therefore, is liquefied and is subsumed in difference, captured by the normal as a pattern of comparison. <![CDATA[Boca de lixo: o outro, o nome e o encontro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000200033&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio é um esforço para pensar o documentário Boca de lixo, de Eduardo Coutinho, como uma expressão estética que nos permite abordar os sentidos e os efeitos provocados por algumas das suas passagens e ampliar um dos conceitos com os quais trabalhamos há um tempo: o encontro. O encontro como espaço de conversação e como contorno metodológico possível para as pesquisas que interpelam a diferença e as relações de alteridade como questões para o campo da Educação. Para isso, ensaiamos algumas cenas de sentido. O Outro: o que há nele? e A pergunta e seus efeitos em nós: cenas que se ampliam a partir da abertura de um campo problemático e do conceito de encontro e suas condições de possibilidade para que a diferença seja mantida na sua radicalidade.<hr/>Resúmen Este ensayo es un esfuerzo para pensar el documental Boca de Lixo de Eduardo Coutinho como una expresión estética que nos permite abordar los sentidos y efectos provocados por algunos de sus pasajes y ampliar uno de los conceptos con el que trabajamos hace un tiempo: el encuentro. El encuentro como espacio de conversación y como contorno metodológico posible para las investigaciones que interpelan la diferencia y las relaciones de alteridad como cuestión para el campo de la Educación. Para ello, ensayamos algunas escenas de sentido. El otro: qué hay en él? y La pregunta y sus efectos en nosotros: escenas que se amplían a partir de la apertura de un campo problemático y del concepto de encuentro y sus condiciones de posibilidad para que la diferencia sea mantenida en su radicalidad. <![CDATA[Doing and undoing gender in Billy Elliot]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000200051&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O convite deste artigo é colocar o pensamento sob suspeita: por que se pensa o que se pensa? Como os pensamentos organizam as ações no mundo e as relações pessoais? São estas questões que estão no foco das problematizações que se tomam como desafio a partir do filme Billy Eliot, a história de um menino que insiste em romper com a tradição familiar de lutadores de boxe, para se arriscar no balé. A partir deste drama cinematográfico, discute-se a construção dos gêneros pela perspectiva de Judith Butler, ou seja, como o masculino pode ser entendido dentro do projeto de fazer e desfazer o gênero.<hr/>Abstract Our interest in this article is to place thought under suspicion: why do we think what we think? How do our thoughts organize our actions in the world and our personal relationships? These questions are the focus of the problematizations that we have taken as a challenge from the film Billy Eliot, the story of a boy who insists on breaking the familiar tradition of boxing fighters to take a chance at the ballet. From this cinematographic drama we will discuss the construction of genders from the perspective of Judith Butler, that is, how the masculine can be understood within the project of doing and undoing gender. <![CDATA[For between afternoons and the effects of meetings with Margueritte or misplaced of an ethopoiesis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000200069&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho é feito por meio de uma aproximação ética, estética e política entre a formulação foucaultiana de escrita de si, e o filme “Minhas tardes com Margueritte”, de Jean Becker. Aposta na tessitura de bons encontros, para problematizar uma prática de constituição de um sujeito ético no presente. Encontros são tomados, conforme propõe Gilles Deleuze, como o que pode fazer vibrar e revigorar a força de um acontecimento. O trabalho é dividido em dois momentos: amizade e seus efeitos ethopoiéticos; e práticas de si e seus entrelaçamentos com cinema e diferença. A força de um bom encontro é revigorada quando ela é posta numa perspectiva que desloca os pontos de vista dos personagens do filme, fazendo com que as imagens movimento e tempo mostrem feituras, apostando na força alegre de uma prática de si, para poder diferir e inventar modos outros de viver.<hr/>Abstract This work is based on an ethical, aesthetic and political approach between Michel Foucault’s writing the self and Jean Becker’s “My Afternoons with Margueritte”. We have focused on the tessitura of good encounters, in order to problematize a practice of the constitution of an ethical subject in the present. The encounters are taken, as proposed by Gilles Deleuze, as situations that can make the force of an event vibrate and invigorate. The work is divided into two moments: friendship and its ethopoietic effects; and practices of the self and how they interwine with cinema and difference. Such moments show that the strength of a good encounter is re-invigorated when it is understood in a perspective that shifts the points of view of the characters of the film, making the movement-images and time-images show feats and the joyful force of a practice of the self, so as to differ and create other ways of living. <![CDATA[When the word did not exist yet: “M” (1931)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000200087&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho provoca a pensar acerca dos processos educativos a partir do envolvimento do cinema como um dispositivo que compõe as redes educativas de docentes e discentes, nos projetos de pesquisa “Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente - o caso do cinema, suas imagens e sons” (2012-2017) e “Processos curriculares e movimentos migratórios: os modos como questões sociais se transformam em questões curriculares nas escolas” (2017-2022), desenvolvidos com a criação de cineclubes, esses ‘praticantespensantes’ das escolas em alguns municípios do Rio de Janeiro. Esses projetos têm como objetivos: identificar os mundos culturais dos docentes, bem como os modos como questões sociais graves entram nos currículos escolares. O filme em torno do qual se trabalha neste artigo é M - o vampiro de Dusseldorf (1931), do diretor alemão Fritz Lang, exibido em encontros dos cineclubes. Um filme provocativo, inovador para sua época, coloca questões acerca da presença do desvio social em contextos cotidianos e os modos como agem ou podem agir autoridades públicas e ‘praticantespensantes’ de cotidianos quanto a esta questão.<hr/>Abstract This study is an invitation to think about the educational processes that take place with the involvement with cinema as a dispositive that makes up in the educational network of teachers and students, in the research projects “Educational networks, cultural flows and teaching work - the case of the cinema, its images and sounds” (2012-2017) and “Curricular process and migratory movements: the ways how social issues are transformed in curricular issues at school” (2017-2022), developed with the creation of cineclubs, these ‘practitionersthinkers’ that exist in schools of a few cities in the state of Rio de Janeiro. These projects have, as objectives, identifying the cultural worlds of the teachers, as well as the way how serious social issues affect the school curriculum. The movie we have worked with in this article is “M” - Eine Stadt sucht einen Mörder (1931, Germany), shown in cineclubs meetings. A provocative movie, innovative for its time, it shows us questions about social deviation in everyday life contexts and the way public authorities and the ‘practitionersthinkers’ may and will deal with them. <![CDATA[Ética como juego de escena]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000200105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Tendo como foco o documentário Jogo de cena, de Eduardo Coutinho, o artigo objetiva propor questionamentos acerca das posturas dominantes de interpretação sobre o sujeito de uma história narrada. Deseja também apresentar outras possibilidades de sentido do que seja a alteridade no convívio com a diferença. O filme, ao situar a cena da fala como um jogo aberto, se desloca da busca de uma estável verdade sobre si que o outro revelaria. Esse deslocamento desprivatiza a esfera do íntimo, possibilitando a produção de uma obra aberta, que torna inoperante uma leitura única. Inspirado nas contribuições de Walter Benjamin, entre outros autores, pretende-se ressaltar a aposta de uma ética que promova percepções de mundo que não se esgotem na tentativa de classificar uma narrativa no âmbito identitário ou privatizante da subjetividade. A ética como jogo político onde histórias recusam a conclusividade do fim.<hr/>Abstract Focusing on Eduardo Coutinho’s documentary Jogo de Cena, this article proposes questioning dominant postures of interpretation of characters of a narrated story. It also presents other possible meanings to what otherness is when dealing with difference. The film, by situating the speech scene as an open game, shifts from the search for a stable truth that the other might reveal. This shift de-privatizes the intimate sphere, enabling the production of an open artwork, which renders a single reading inoperative. Inspired on contributions by Walter Benjamin, among other autors, we have emphasized the commitment of an ethics that promotes perceptions of the world that are not exhausted in the attempt of classifying a narrative in the identity or privatizing scope of the subjectivity. Ethics is understood as a political game where stories refuse the conclusiveness of an end. <![CDATA[Heterotopias and trajectivities: places for differences in nomad subjecitivities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000200119&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A partir de duas experiências cinematográficas, Omar e The giver (O doador de memória) como agenciamentos de signos da arte, busca-se, ao longo do texto, explorar a ideia de que heterotopias e trajetividades são noções importantes para se pensarem as diferenças no sentido de experiências de subjetividades nômades. Para tanto, é preciso combater a máquina de produção de subjetividades sedentárias. Dessa maneira, em um primeiro momento, desde uma hipótese proustiana, intenta-se entender o que são experiências com as heterotopias e as trajetividades, sobretudo a partir do filme Omar. Em segundo lugar, a partir de uma questão extraída do filme The giver, explora-se como o campo problematizador das diferenças pode ser afirmado entre a confrontação da máquina de produção de subjetividade sedentária e a máquina de produção de subjetividade nômade.<hr/>Abstract Taking two cinematographic experiences as assemblages of the signs of art, Omar and The Giver, this article explores the idea that hererotopias and trajectivities are relevant notions to think of differences toward the experiences of nomad subjectivities. In order to do so, it is necessary to fight against the production machine of sedentary subjectivities. Therefore, on one hand, the text proposes a comprehension of the experiences as heterotopias and trajectivities, especially in the case of the Omar movie. On the other hand, from The Giver, the text explores how the fields of the differences can be asserted between the confrontation of the production machine of sedentary subjectivity and the production machine of nomad subjectivity. <![CDATA[An invitation to create: transformative experiences with literary writing in school classes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000200137&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, discutimos o tema do convite à criação na escola, especialmente em relação à leitura e à escrita, a fim de pensá-lo como invenção de outros modos de experienciar as palavras em uma narrativa literária. Pensamos o tema do convite a partir das noções de sensibilidade, limite e comoção, junto a autores como Michel Foucault, Anton Tchékhov, Agnès Varda e Wim Wenders. Guardadas as distâncias, as autorias e as condições de produção, os materiais artísticos e filosóficos produzidos por esses autores são mobilizados, lado a lado, na discussão de dois contos produzidos por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. No enlace entre filosofia, arte e escrita literária, problematizamos a leitura e a escrita na escola, como convite ao deslocamento.<hr/>Abstract The subject of this paper is the invitation to create in school classes, particularly in regards to reading and writing, in order to urge new ways to experience with the written work of literary narratives. We have proposed to operate with the idea of invitation, working from the relations between notions of sensibility, limit and commotion, drawing from authors like Michel Foucault, Anton Tchékhov, Agnès Varda and Wim Wenders. Despite authorship, different contexts and possible gaps, the artistic and philosophical materials produced by these authors are presented here in association with two short stories written by middle school students. Reading and writing at school can be an invitation to new and transformative experiences, considering the interrelationship between philosophy, art and literary writing. <![CDATA[The challenges for the formation of students readers: the analysis of an experience at school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000200155&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta os resultados de estudo de caso que teve o objetivo de analisar uma experiência em uma escola pública de cidade do interior do estado de São Paulo, denominada Projeto Sarau Literário, visando a desenvolver nos alunos o gosto pela leitura literária. O Projeto propõe diversas atividades, envolvendo o universo literário, que colaboram para aproximar os alunos de novas expressões culturais e estéticas relacionadas com a literatura. Pautados pela teoria histórico-cultural, identificamos, no projeto, fatores que contribuem ou dificultam a aproximação dos alunos da literatura e da leitura literária. Nesse recorte, destacamos a mediação pedagógica e as mudanças no comportamento de leitor dos alunos. Os resultados contribuem para as reflexões sobre a qualidade e a natureza da mediação e sua relação com a formação de leitores. Também evidenciaram que o Projeto Sarau Literário constitui proposta promissora para a formação de alunos leitores.<hr/>Abstract This paper shows the results of a case study that aimed at analysing an experience in a public school in the State of São Paulo that was called “Projeto Sarau Literário” targeting at developing good feelings, among students, for literary reading. The project proposed many activities involving the literary universe that collaborated to bring students closer to new cultural and aesthetic expressions related to literature. Based on a historical-cultural theory, we have identified, in the projetc, factors that contribute or hinder the students’ approach to literature and literary reading. In this sense, we highlight the pedagogical mediation and the changes in students’ reading behavior. The result contributes for the reflections about the quality and the constitution of mediations and its relation with reader development. We have evidence that the “Projeto Sarau Literário” constitutes a promising proposal for reading development. <![CDATA[Digital literacy: cognitive and affective processes in the written production of young people]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000200173&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Em contextos cada vez mais tecnológicos, torna-se cada vez mais urgente repensar o processo de ensino e aprendizagem a fim de levar em consideração a formação integral dos discentes. Ensinar e aprender em tempos digitais tem sido o grande desafio da escola contemporânea já que os inúmeros meios de interação e comunicação, que são as redes sociais da Internet, têm competido consideralvelmente com a escola. O presente artigo problematiza o trabalho com a produção escrita na escola, defendendo que a cognição e a afetividade encontram-se indissóciáveis, em busca de uma formação integral dos educandos. Defende-se não só a formação acadêmico-científica, mas a formação emocional dos estudantes. Por meio da literatura especializada e a partir de nossa experiência na docência, procuramos apresentar uma discussão sobre o tema das novas tecnologias e as subjetividades contemporâneas na educação, principalmente no que diz respeito à produção escrita.<hr/>Abstract In increasingly technological contexts, it becomes increasingly urgent to rethink the process of teaching and learning in order to obtain the integral formation of the students. Teaching and learning in digital times have been the great challenge of the contemporary school, for the innumerable means of interaction and communication that are the social networks of the Internet have considerably competed with the school. This article problematizes the importance of thinking about the written production in the school environment, when cognition and affectivity are indissoluble, in search of an integral formation of the learner. We defend both the academic and the emotional preparation. According to specialized literature and based on our own experience in teaching, we present a discussion on the topic of new technologies and contemporary subjectivities in education, especially with regard to written production.