Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220130001&lang=es vol. num. 35 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[History and historiography of educational policies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A presente comunicação é um exercício de historiografia. O estudo elege, para objeto de análise, três coletâneas organizadas, respectivamente, por Neves (2005), Dourado (2009) e Saviani (2010). Revela que a primeira coletânea busca a unidade teórica e metodológica na qual todos os autores se utilizam do mesmo referencial, ou seja, categorias gramscianas e marxistas. A segunda coletânea tem por eixo uma questão-problema a que se tenta responder com os recursos de várias disciplinas ou ciências sociais. A terceira coletânea é pautada pela organização diacrônica: “das origens aos dias atuais”. Aproximando-se as três obras referenciadas, e guardando-se as suas diferenças, é possível concluir que, em conjunto, oferecem precioso material para a análise das políticas educacionais brasileiras do passado e do presente. Há ampla diversidade de temas e de abordagens.<hr/>Abstract This communication is an exercise in historiography. The study elects to object analysis, three compilations organized respectively by Neves (2005), Dourado (2009) and Saviani (2010). It reveals that the first collection, quest theoretical and methodological unity, in which all authors have used the same reference, Gramscian and Marxist categories. The second collection is a matter-shaft problem that tries to answer with the resources of several disciplines or social sciences. The third collection is guided by diachronic organization: “origins to the present day”. Approaching the three works referenced, and adhering to their differences, it is possible to conclude that, together, they provide valuable material for analysis of the Brazilian educational policies of the past and present. There is a wide diversity of topics and approaches. <![CDATA[The political formation in Rousseau: an introduction]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100027&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Apesar do elogio que Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) tece à educação doméstica na obra Emílio ou da Educação, seu intento educacional não é a formação de um homem isolado, fora do contexto social no qual vive, mas o homem no sentido pleno, isto é, preparado para viver em qualquer sociedade e até mesmo participar da vida política. Nisso, o Do contrato social serve de lição ao Emílio como um parâmetro para julgar as sociedade existentes e servir de base para que o educando possa compreender os princípios de uma sociedade justa.<hr/>Abstract Despite the praise that Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) weaves the domestic education in the book Emile or Education, his intent is not to form an isolated man, outside the social context, but man in a full sense of the term, prepared to live in any society and even participate in political life. In this, the Social Contract serves as a lesson to Emile as a parameter to judge the existing society and serve as a basis for the student to understand the principles of a just society. <![CDATA[Knowledge, interest and educational research: a possible dialogue between Bourdieu and Habermas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100043&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho toma a relação conhecimento e interesse, enquanto par dialético que constitui a produção de conhecimento e é dela inseparável. Busca analisar, no pensamento de Bourdieu e Habermas, os fatores que influenciam a escolha dos objetos de estudo. Propõe uma discussão a partir de reflexões acerca da realidade social como totalidade e das relações entre sujeito e objeto, teoria e método, tentando desvelar os condicionantes que estão na base e no interior da produção do conhecimento e que podem ser analisados à luz da relação entre conhecimento e interesse.<hr/>Abstract This paper takes the relationship knowledge and interest as a dialectical pair that builds it up inseparable the production of knowledge, when is trying to analyze in the thought of Habermas and Bourdieu the factors that influence the choice of objects to study. It purposes a discussion based on reflections and social reality as a totality and a whole relationship between subject and object, theory and method. Everything is trying to uncover the conditions that were in the basis and within the knowledge production and that can be analyzed from the relationship between knowledge and interest. <![CDATA[A sketch of the genesis of the field of socio- -educational practices in Brazil: applying the concept of social field of Bourdieu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100059&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A partir de revisão bibliográfica, aplico a noção de campo social de Bourdieu para criar um esboço do campo das práticas socioeducativas no Brasil. Avalio a noção de campo de Bourdieu, apresentando referenciais para a sua análise, em destaque doxa e nomos. Avalio os principais agentes deste campo no que se refere ao seu processo de legitimação: mercado social, Estado e universidades. Avalio, enfim, três diferentes candidatos à elaboração da doxa deste campo: educação popular, educação não formal e pedagogia social. Na atualidade, a pedagogia social parece ter ganhado a hegemonia, com sua proposta que associa o “social” à exclusão, e o “educativo”, à inclusão, cuidado e prevenção.<hr/>Abstract From literature review, I apply the notion of Bourdieu’s social field to create a sketch of the field of socioeducational practices in Brazil. I evaluate the notion of field Bourdieu, featuring references to its analysis, highlighted doxa and nomos. I evaluate the key players in this field refers to the process of legitimation: the social market, State and universities. I evaluate, finally, three different candidates for the development of this field doxa: popular education, non-formal education and social pedagogy. Currently, social pedagogy seems to have gained hegemony, with its proposal that associates the “social” to exclusion and “educational” to inclusion, care and prevention. <![CDATA[Virtues and conceptions of moral education to autonomy’s development]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100079&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O problema deste artigo consiste na seguinte pergunta: há virtudes e concepções de educação moral que podem auxiliar o desenvolvimento da autonomia dos educadores? Este texto procura discutir a questão das virtudes e concepções de educação moral, a partir de Aristóteles, utilizando Puig como intérprete, principalmente, da mesma forma que discorrendo sobre a questão da autonomia, utilizando Zatti e Freire. Do ponto de vista do método, o trabalho é realizado a partir de revisão bibliográfica. O percurso metodológico, isto é, a análise de textos dos autores citados, justifica-se na busca da ressignificação da educação moral para o desenvolvimento da autonomia de educadores. Os resultados esperados consistem na possibilidade de o educador conseguir compreender, de forma mais rigorosa, as virtudes e concepções de educação moral.<hr/>Abstract The issue in this article consists in the following question: are there virtues and conceptions of moral education that can assist the development of the autonomy of the educators? This text searches to discuss the matter of the virtues and conceptions of moral education, as of Aristotle, utilizing Puig as an interpreter, mainly, the same way discoursing over the matter of autonomy, using Zatti and Freire. From the method’s point of view, the work is conducted from literature review. The methodological approach, that is, the analysis of texts from the mentioned authors, is justified in the search of resignification of moral education to the development of the educator’s autonomy. The awaited results consist in the possibility of the educator being able to understand, in a rigorous way, the virtues and conceptions of moral education. <![CDATA[Social inequality and access to media in school environments and family]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100099&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Nas relações estabelecidas entre desigualdades sociais e possibilidades educacionais favorecidas pela apropriação crítica das tecnologias de informação e comunicação, emerge a seguinte questão: como crianças e jovens, pertencentes a diferentes classes sociais, concretizam a sua relação / utilização das mídias? Para responder a essa indagação foram ouvidos gestores, professores e alunos de duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. O estudo, de natureza qualitativa, evidenciou que os alunos dessas escolas, pertencentes a classes sociais menos privilegiadas, não podem ser caracterizados como excluídos digitais, pois, além do acesso às diversas mídias, demonstram possuir diversas habilidades na utilização delas.<hr/>Abstract In the relationships established between social inequality and educational opportunities, favored by the critical appropriation of information and communication technologies, the following question emerges: how do children and young people, belonging to different social classes, realize their media relationship/ usage? To answer these question managers, teachers and students from two public municipal schools of Rio de Janeiro were heard. The study, of a qualitative nature, showed that students of these schools, belonging to underprivileged social classes, cannot be characterized as digitally excluded, because, in addition to digital access to a great variety of media, they have demonstrated having several skills in using them. <![CDATA[Traffic and transport in the city: ways proposed by children for greater mobility in Maringá, PR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100117&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo é analisar as opinições e propostas das crianças para o transporte, trânsito e mobilidade urbana no município de Maringá, PR. Os resultados mostram que estão insatisfeitas com a falta de segurança, de respeito dos motoristas com a sinalização e com as regras do trânsito, bem como com as poucas oportunidades que têm de se deslocarem pela cidade. Suas sugestões indicam-nos que querem transitar com mais freqência pelos espaços. Concluímos que é fundamental que o município ofereça às crianças possibilidades para que vivenciem suas experiências lúdicas, culturais e políticas em seus espaços, exercitando a sua autonomia, liberdade e participação. Mobilidade urbana é uma ação política que deve ser promovida pelo poder público para a efetivação da participação infantil no território urbano.<hr/>Abstract The aim of this article is to analyze opinions and proposals made by children for transport, traffic and urban mobility in the city of Maringá, PR. The results show that they are unsatisfied with the lack of security, with drivers’ disrespect with signaling and traffic rules, and with the few opportunities they have to move around in the city. Their suggestions indicate that they want to move around in the city more frequently. We have concluded that it is essential that the city offers possibilities to children, in order to allow them to experience their playful, cultural and political experiences, exercising their autonomy, freedom and participation. Urban mobility is a political action that must be promoted by public authorities to realize children’s participation in the urban territory. <![CDATA[Formação política e profissional: um desafio do Núcleo de Ensino Profissional Livre Nova Piratininga (1979-1996)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100137&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo visa a investigar a formação política e profissional dos trabalhadores do Núcleo de Ensino Profissional Livre Nova Piratininga desde sua fundação nos anos de 1979, época da ditadura militar do Brasil e seu percurso até o ano de 1996. O objetivo principal é verificar a concepção de formação adotada pela instituição fundada por um grupo de sindicalistas que fazia oposição ao sindicato metalúrgico estabelecido. Ela oferecia cursos profissionalizantes apoiado em conhecimentos técnicos, formação política e ensino acadêmico aos trabalhadores. A formação do trabalhador exige um nível de especialização e de análise crítica da sociedade na busca da identificação das demandas sociais que constituem o centro de sua prática. Assim, pretendemos reconstituir a trajetória desta escola e de seus principais agentes, através do contexto histórico. As fontes orais com as narrativas de trabalhadores e professores que vivenciaram esse processo da criação, e a documentação oficial, permitiram resgatar as principais tendências, dentre as quais focalizam a resistência política e as mudanças ocorridas na formação dos novos militantes que possuíam, como principal preocupação, os ideais de uma sociedade mais justa e democrática.<hr/>Abstract This article aims to investigate the formation of political and professional employees of the Center for Professional Teaching Free New Piratininga years since its founding in 1979, during the military dictatorship in Brazil and its course until the year 1996. The main objective is to verify the design of training adopted by the institution founded by a group of unions that opposed the union metalworker established. It offered training courses supported by technical expertise, training, policy and academic education to workers. The training of the worker requires a level of expertise and critical analysis of society in order to identify the social demands that are at the center of their practice. Thus, we intend to reconstruct the history of this school and its key players through the historical context. The oral sources with the narratives of workers and teachers who have experienced this process of creation, and the official documentation, to reclaim the key trends, among which focus on political resistance and changes in the training of new members who had, as its main concern, the ideals of a fairer and more democratic. <![CDATA[Teaching practices and confrontations: from an intervention model to a care model]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100157&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto reflete sobre o tema do cuidado nas práticas docentes, focando desafios que esse tipo de tema sugere ao cotidiano universitário. Cuidado e práticas docentes são considerados linhas passíveis de avizinharem-se em uma composição momentânea, cuja análise sugere possibilidade de reinvenção das práticas docentes a partir do cuidado e da alteridade. Isso implica demandas de uma estética da existência em que se tenha coragem de transformar-se lentamente e uma sensibilidade à provocação em relação ao fazer viver potências performáticas e ao denunciar/romper axiomas estáticos. Essa coragem traduz-se em ser capaz de viver a vida e experienciar a existência como espaço de manifestação intolerável da verdade, em que verdade desmascara a incapacidade da pretensão de fazer do outro o projeto que se tem para ele e desvela a sempre aberta possibilidade de viver outro projeto.<hr/>Abstract This paper think over the way care is addressed in teaching practices, by focusing on the challenges that this kind of theme may suggest to the university environment. Care and teaching practices are considered as lines that can become closer in a momentary composition, whose analysis suggests the possibility of reinvention of teaching practices considering care and otherness. This implies demands for aesthetics of existence in which one has both courage to slowly transform oneself and sensitivity to provocation to make performatic potencies live and denounce/disrupt static axioms. Such courage is translated into being able to live life and experience existence as a space of intolerable manifestation of truth, in which truth uncovers the incapacity of the pretention of making the other the project that one has for him/her and reveals the ever-open possibility of living other project. <![CDATA[Education and the teaching of...: relations thread in compositions whose common ground is learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100173&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Objetiva-se problematizar a composição curricular na pós-graduação stricto sensu no Brasil, que concebe a educação como campo da “pesquisa básica” em cursos de mestrado acadêmico e o ensino de... como campo da “ciência aplicada”, profissionalizante, centrada em conteúdos específicos que se apresentam como mestrados profissionais. Questionando a fragmentação dos saberes no contexto da sociedade em rede, pontua-se que tais cursos são complementares, nunca antagônicos, devendo ser integrados pela aprendizagem inventiva, pela inteligência coletiva, pela constituição do comum via ensino democráticocolaborativo. Conclui-se que, se qualquer aprendizagem é constituída por relações, necessitamos compor educação e ensino de... tornando-nos capazes de amarrar essas relações<hr/>Abstract It aims at problemtizing the curriculum composition at strictu sensu post graduation in Brazil, which understands education as a “basic research” field in academic masters and the teaching of… as a - professionalizing - “applied sciences” field, centered in specific contents that come out in professional masters. Questioning the comminuting of knowledge in the web society context, it points out that these courses are complementary, never antagonist, needing to be integrated by inventive learning, by collective intelligence, by the constitution of common by means of democratic-collaborative teaching. It concludes that, if any learning consists of relations, we need to put together education and teaching of…, becoming capable of tying these relations. <![CDATA[Sexuality and affectivity in EFA-Purism, MG: parental control and religious families]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100185&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A presente pesquisa qualitativa foi realizada em uma Escola Família Agrícola (EFA-PURIS) localizada na Zona da Mata/Minas Gerais no ano de 2011, quando foram problematizados os temas afetividade e sexualidade e realizados levantamentos de dados junto aos pais dos educandos da EFA. O objetivo geral do trabalho foi identificar os significados de tais temas junto a esses atores. O trabalho partiu da premissa de que, os pais possuem uma preocupação com os contatos entre os estudantes, encarando inclusive um possível relacionamento como ameaça para o objetivo traçado para os estudantes, no caso a formação escolar. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas e registros de depoimentos.<hr/>Abstract This study was conducted on a Family Farm School (EFA-puris) located in the Zona da Mata/Minas Gerais in 2011, when the issues were problematized affectivity and sexuality, and survey data conducted with parents of students os EFA. The overall objective of this study was to identify the meanings of these themes among these actors. The work started from the premise that parents have a concern with regard to contacts between students, even facing a possible relationship as a threat to the objective set for students, for college tuition. For data collection, interviews were conducted and records of interviews. <![CDATA[Higher education policies and programs of permanence for public universities - 2003-2010]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100199&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta a análise dos programas de permanência implementados nas universidades públicas de Mato Grosso do Sul, em específico a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), de 2003 a 2010, no âmbito das políticas de expansão da educação superior. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: a) análise documental e de legislação; b) entrevistas semiestruturadas com alunos bolsistas dos programas de permanência da UFMS. Os resultados indicam que no governo de Luiz Inácio Lula da Silva foram implementados e/ou regulamentados programas de educação superior para possibilitar a permanência dos estudantes nesse nível de ensino, como por exemplo, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Demonstram também que a permanência na IES pública não se restringe à matrícula, mas às condições econômicas para arcar com as despesas mínimas exigidas para cursar a educação superior. Conclui-se que as políticas públicas não devem garantir apenas o acesso; necessário propiciar também a permanência e a conclusão do curso em que o aluno está matriculado.<hr/>Abstract This article presents an analysis of the programs implemented in the remaining public universities of Mato Grosso do Sul, in particular the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), from 2003 to 2010, under the policies of expansion of higher education. Methodological procedures were used: a) document analysis and legislation, b) semi-structured interviews with students scholarship programa remain UFMS. The results indicate that the government of Luiz Inácio Lula da Silva, have been implemented and/ or regulated higher education programs to enable students stay in this level of education, such as the Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Also show that the permanence in public HEIs is not limited to registration, but economic conditions to afford the minimum expenditure required attending the higher education. We conclude that public policies should not only ensure access; also need to provide permanence and completion of the course in which the student is enrolled. <![CDATA[Graduation of teachers: history of education interfacing the teaching of History in Paraná (1973-2003)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100219&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Objetiva-se integrar o campo de estudos acerca dos processos de apropriação e circulação dos saberes afetos ao ensino e à pesquisa em História da Educação. A temporalidade dos documentos eleitos está circunscrita aos de 1983 a 2003. A análise amparou-se na postura que compreende currículos ou programas disciplinares como dispositivos que tendem a legitimar discursos no campo educacional, gestando “verdades”. Ao concluir, reafirma-se que os documentos analisados e considerados como desdobramentos do ensino e da pesquisa em História da Educação no Paraná, observando-se possíveis interfaces com o conteúdo prescrito para o ensino de história, que aí figuram e possibilitam discernir o que foi culturalmente selecionado para o conhecimento de professores e alunos.<hr/>Abstract The objective is to integrate field studies on the processes of appropriation and circulation of knowledge concerned the teaching and research in History of Education. The temporality of the chosen documents is limited from 1983 to 2003. The analysis is bolstered on position that comprises curriculum or disciplinary programs such as devices that tend to legitimize discourses on the educational, managing “truths”. In conclusion, it reaffirms the documents reviewed and considered as a development of teaching and research in History of Education in Parana, it also observes possible interfaces with the prescribed content for teaching history therein and allows discerning what was culturally selected for the knowledge of teachers and students. <![CDATA[The choice and the use of the textbook by teachers in the areas of Natural Sciences and Mathematics: researches on this topic]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100241&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo refere-se a uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil a respeito da seleção e do uso do livro didático (LD) pelos professores das áreas de Ciências Naturais (Ciências, Biologia, Física e Química) e Matemática. Foram analisadas teses e dissertações cadastradas na base de dados da CAPES (www.capes.gov.br). Verificou-se a escassez de trabalhos sobre o tema. As pesquisas priorizam os professores das escolas públicas como sujeitos de seus estudos. A escolha do LD, de modo geral, ocorre de forma solitária, aligeirada, sem consulta ao Guia do PNLD e, às vezes, sofre interferência dos órgãos gestores. O livro escolhido é aquele mais afinado com as orientações curriculares das Secretarias de Educação e que contém textos claros e simples, além de boas ilustrações e exercícios. O LD apoia o professor principalmente na gestão do tempo das aulas e na sequência e aprofundamento dos conteúdos.<hr/>Abstract The study refers to an analysis of academic research conducted in Brazil regarding the selection and the use of Textbooks by teachers of Natural Sciences (Sciences, Biology, Physics and Chemistry) and Mathematics. Were analyzed the registered researches in CAPES (www.capes.gov.br) database. It was found a paucity of studies on the subject. The researches prioritize public school teachers as subjects of their studies. The choice of textbooks generally occurs solitarily, lightly, without consulting the Textbook Guide and sometimes the management agencies interfered on this process. The chosen book is the one more in tune with the Department of Education curriculum guidelines, contains clear and simple texts and good illustrations and exercises as well. The textbook supports the teacher in his class management and the sequence and depth of content. <![CDATA[Contemporary challenges about curriculum and basic school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100269&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo refere-se a uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil a respeito da seleção e do uso do livro didático (LD) pelos professores das áreas de Ciências Naturais (Ciências, Biologia, Física e Química) e Matemática. Foram analisadas teses e dissertações cadastradas na base de dados da CAPES (www.capes.gov.br). Verificou-se a escassez de trabalhos sobre o tema. As pesquisas priorizam os professores das escolas públicas como sujeitos de seus estudos. A escolha do LD, de modo geral, ocorre de forma solitária, aligeirada, sem consulta ao Guia do PNLD e, às vezes, sofre interferência dos órgãos gestores. O livro escolhido é aquele mais afinado com as orientações curriculares das Secretarias de Educação e que contém textos claros e simples, além de boas ilustrações e exercícios. O LD apoia o professor principalmente na gestão do tempo das aulas e na sequência e aprofundamento dos conteúdos.<hr/>Abstract The study refers to an analysis of academic research conducted in Brazil regarding the selection and the use of Textbooks by teachers of Natural Sciences (Sciences, Biology, Physics and Chemistry) and Mathematics. Were analyzed the registered researches in CAPES (www.capes.gov.br) database. It was found a paucity of studies on the subject. The researches prioritize public school teachers as subjects of their studies. The choice of textbooks generally occurs solitarily, lightly, without consulting the Textbook Guide and sometimes the management agencies interfered on this process. The chosen book is the one more in tune with the Department of Education curriculum guidelines, contains clear and simple texts and good illustrations and exercises as well. The textbook supports the teacher in his class management and the sequence and depth of content. <![CDATA[Uma Salada Científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000100296&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo refere-se a uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil a respeito da seleção e do uso do livro didático (LD) pelos professores das áreas de Ciências Naturais (Ciências, Biologia, Física e Química) e Matemática. Foram analisadas teses e dissertações cadastradas na base de dados da CAPES (www.capes.gov.br). Verificou-se a escassez de trabalhos sobre o tema. As pesquisas priorizam os professores das escolas públicas como sujeitos de seus estudos. A escolha do LD, de modo geral, ocorre de forma solitária, aligeirada, sem consulta ao Guia do PNLD e, às vezes, sofre interferência dos órgãos gestores. O livro escolhido é aquele mais afinado com as orientações curriculares das Secretarias de Educação e que contém textos claros e simples, além de boas ilustrações e exercícios. O LD apoia o professor principalmente na gestão do tempo das aulas e na sequência e aprofundamento dos conteúdos.<hr/>Abstract The study refers to an analysis of academic research conducted in Brazil regarding the selection and the use of Textbooks by teachers of Natural Sciences (Sciences, Biology, Physics and Chemistry) and Mathematics. Were analyzed the registered researches in CAPES (www.capes.gov.br) database. It was found a paucity of studies on the subject. The researches prioritize public school teachers as subjects of their studies. The choice of textbooks generally occurs solitarily, lightly, without consulting the Textbook Guide and sometimes the management agencies interfered on this process. The chosen book is the one more in tune with the Department of Education curriculum guidelines, contains clear and simple texts and good illustrations and exercises as well. The textbook supports the teacher in his class management and the sequence and depth of content.