Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220130002&lang=es vol. num. 36 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Mario Alighiero Manacorda: a Marxist in the service of full freedom and all]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto trata do falecimento de Mario Alighiero Manacorda em Roma no dia 17 de fevereiro de 2013, um dos maiores intelectuais marxistas italianos do século XX. Ao longo do texto é tratado sobre a sua formação sob o regime fascista, como professor, pesquisador, militante e, por fim um adeus a um grande homem que soube distinguir a cultura ideal comunista da prática do socialismo real.<hr/>Abstract The paper deals with the death of Mario Alighiero Manacorda in Rome on 17 of February of 2013, one of the largest Italian Marxist intellectuals of the twentieth century. Throughout the text is treated on their training under the fascist regime, as a teacher, researcher, activist, and finally a farewell to a great man who knew how to distinguish the ideal communist culture of the practice of real socialism. <![CDATA[Adornian essay practice and philosophizing in education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200033&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Em “O ensaio como forma”, Theodor Adorno critica o pensamento filosófico dominante que, por diferentes vias, manifesta a pretensão de compreender o real em sua totalidade, em que o caráter universal do conceito anula a singularidade do objeto. Adorno vislumbra no ensaio a possibilidade de se pensar aspectos do objeto os quais foram, de modo coercitivo, negados pelo caráter identitário da razão. O nosso objetivo neste artigo foi pensar a importância do ensaio para a filosofia da educação enquanto um modo de reflexão sobre e na educação. O ensaio, nos termos adornianos, nos instiga a pôr em dúvida valores, crenças e estereótipos que limitam nossa experiência educativa, ao mesmo tempo em que nos possibilita resgatar nela o que foi esquecido pela razão, pelos saberes e pelas práticas pedagógicas, na atualidade.<hr/>Abstract In “Essay as Form”, Theodor Adorno criticizes the dominant philosophical thinking that, by different means, claims understanding the reality as a whole, in which the universal nature of the concept nullifies the singularity of the object. Adorno considers the essay as a possibility of thinking about aspects of the object that were, coercively, denied by the identity nature of reason. Our aim in this article is to reflect on the importance of the essay in philosophy of education as a way of reflection on education. The essay, in adornian terms, encourages us to question values, believes, and stereotypes that restrain our educational experience, and at the same time, it enable us to retrieve, within such experience, what has been forgotten by reason, by knowledge, and by pedagogical practices of the present days. <![CDATA[Contributions of the bakhtinian social-interactionism and the french Discourse Analysis to language teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200049&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições que as teorias sociointeracionista bakhtiniana e a Análise do Discurso de linha francesa podem oferecer ao ensino de linguagens, sobretudo, no que diz respeito à formação de leitores e às diversas possibilidades de produção de sentidos que os textos apresentam. Ressalta-se a necessidade de uma mudança de postura tanto dos professores quanto dos alunos frente aos textos, com o intuito de ampliar a capacidade discursiva dos alunos, libertá-los da pressão de ter de achar um único sentido do texto, uma única resposta correta, que sempre foi a do professor ou do livro didático.<hr/>Abstract This article aims to highlight the contributions that the Bakhtinian social interaction theories and what the French Discourse analysis can offer to the teaching languages, especially, so far regarding the reading formation and the various possibilities of meaning production that the texts present. We emphasize the need of a posture change by teachers and students on the texts, with the aim of increasing the students’ discursive capacity, freeing them of the pressure of having to find a single meaning for the text, a single correct answer that was always the teacher or textbook ones. <![CDATA[Democratic management: the approach in non-formal places of education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200063&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto buscou analisar a concepção de gestão democrática implícita nas ações educativas ofertadas por dois espaços não formais de ensino. O estudo foi realizado na Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, FASE, mediante o enfoque do Curso Capacitação de Agentes Sociais e Conselheiros Municipais, e no Instituto Ayrton Senna, a partir da abordagem do Programa Gestão Nota 10. O referencial teórico utilizado no estudo enfatizou a dimensão política que os espaços não formais de ensino podem assumir sem defender a diminuição do papel do Estado na oferta da educação pública. As reflexões respaldam a concepção de gestão democrática adotada no texto. O estudo traz as contribuições sobre a possibilidade de construção de uma nova relação com o saber na análise das ações educativas investigadas. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como instrumentos de coleta de dados: análise documental e entrevistas com os coordenadores pedagógicos das duas Organizações do Terceiro Setor. Os resultados encontrados na pesquisa indicaram que nas ONGs estudadas as diferenças sobre a dimensão política da gestão educacional são acentuadas.<hr/>Abstract This paper analyzes the concept of democratic management implicit in educational activities offered by two spaces non-formal education. The study was performed in Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, FASE, upon the focus of the Training Course of Social Agents and Municipal Councillors, and the Instituto Ayrton Senna, from the approach of the Program Management Note 10. The theoretical framework used in the study underscores the political dimension of the spaces non-formal education can take without defending the diminishing role of the state in the provision of public education. The reflections advocated a conception of democratic management adopted in the text. The study brings the contributions about the possibility of building a new relationship with knowledge in the analysis of educational investigated. The qualitative study used as instruments of data collection: document analysis and interviews with the coordinators of two Third Sector Organizations. The findings in the study indicated that the NGOs studied the differences on the political dimension of educational management are emphasized. <![CDATA[Collaborative actions: possibilities for building up knowledge on teaching practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200077&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto buscou analisar a concepção de gestão democrática implícita nas ações educativas ofertadas por dois espaços não formais de ensino. O estudo foi realizado na Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, FASE, mediante o enfoque do Curso Capacitação de Agentes Sociais e Conselheiros Municipais, e no Instituto Ayrton Senna, a partir da abordagem do Programa Gestão Nota 10. O referencial teórico utilizado no estudo enfatizou a dimensão política que os espaços não formais de ensino podem assumir sem defender a diminuição do papel do Estado na oferta da educação pública. As reflexões respaldam a concepção de gestão democrática adotada no texto. O estudo traz as contribuições sobre a possibilidade de construção de uma nova relação com o saber na análise das ações educativas investigadas. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como instrumentos de coleta de dados: análise documental e entrevistas com os coordenadores pedagógicos das duas Organizações do Terceiro Setor. Os resultados encontrados na pesquisa indicaram que nas ONGs estudadas as diferenças sobre a dimensão política da gestão educacional são acentuadas.<hr/>Abstract This work aimed to analyse the possibilities for teachers building up knowledge on teaching practices and representations of students with deficiencies through collaborative actions. It consists in a qualitative research which was done based on meetings between the researcher and a teacher of a 1st grade (primary school) classroom from a municipal school in the countryside of the state of São Paulo. All the meetings were recorded and/or registered in a field diary. The meetings consisted in moments in which it was possible to discuss about the student with deficiencies and his modes of participation, as well as about the possibilities of pedagogical practices. The collaborative work provides space for the teacher to reflect on his/her practice, find ways to change it, and get more confident about his/her educational action. <![CDATA[Role of teacher educators, formative models and strategies in teacher development]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200091&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Discutem-se o papel do formador na formação continuada e os modelos e estratégias formativos para o desenvolvimento docente. Parte-se da análise do papel do formador, situando a complexidade de conceituar esse termo, assim como as fragilidades ainda presentes em sua formação. Defende-se a ideia de que a coerência entre a formação desejada para os professores e a formação de seus formadores é um aspecto fundamental para promover o desenvolvimento docente. Em seguida, denotam-se diversos modelos e estratégias de formação continuada, com suporte na literatura científica e de estudos realizados pelos autores. Ao final, esboçam-se propostas para a melhoria da formação continuada desde a perspectiva do desenvolvimento docente, a serem implementadas pelos órgãos gestores e/ou pelas escolas.<hr/>Abstract The role of teacher educator in continuing teacher education and models and strategies for teacher development are discussed. It starts with the analysis of the role of the teacher educator, placing the complexity of conceptualizing this term, as well as still present weaknesses in his formation. The idea that consistency between the training required for teachers and training of their teacher educators is a key aspect to promote teacher development is supported. Then, different models and strategies for continuing teacher education are presented based on scientific literature and studies of the authors. Finally, proposals for the improvement of continuing teacher education from the perspective of teacher development are outlined to be implemented by government agencies and/or by schools. <![CDATA[Social policies and “new strategy” for comprehensive education in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200109&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O trabalho analisa o Programa Mais Educação, como “nova estratégia” do governo federal para promoção da educação integral, focalizando as funções sociais atribuídas aos programas esportivos, artísticos e recreativos realizados no contraturno escolar, como forma de “ocupação” do “tempo livre” de crianças e jovens do ensino fundamental. Também analisa os espaços e os equipamentos disponibilizados para tais ações, considerando-os indicadores de efetividade da proposta de criação de territórios educativos. Trata de alguns dos resultados de pesquisa financiada pelo CNPq. Tais resultados revelam que, sob o discurso de promover a educação integral, a escola pública brasileira vem ampliando suas responsabilidades, diminuindo a escolarização e aumentando o disciplinamento da pobreza.<hr/>Abstract The paper analyzes the More Education Program, as “new strategy” of the federal government to promote comprehensive education, focusing on social functions allocated to sports programs, arts and entertainment held in the shift from school as a form of “occupation” of “free time” children and youth in elementary school. It also examines the spaces and equipment available for such actions, considering the indicators of effectiveness of the proposed educational establishment of territories. It addresses some of the results of research fundeb by CNPq. These results show that, in the speech to promote the integral education, the Brasilian public school has been expanding its responsibilities, decreasing enroolment and increasing the discipline of poverty. <![CDATA[Educational Evaluation: conceptions of graduatings in Pedagogy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200129&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente texto descreve experiência vivenciada na disciplina Avaliação Educacional. Parte-se de conhecimentos teóricos e da prática docente dos alunos/professores envolvidos, que, até então, demonstravam pouco conhecimento da temática abordada e encontravam-se, em sua maioria, enraizados em uma postura tradicional de avaliação. Com discussões, exemplificações, metodologias, a concepção de avaliação foi alterada, concebendo-a como construção do conhecimento, integrante de um processo contínuo e duradouro, que envolve todo o processo educacional.<hr/>Abstract This paper describes the experience lived in Educational Evaluation discipline. This is based on theoretical knowledge and practical teaching of students and teachers involved, who have since demonstrated little knowledge about the thematic addressed and were mostly rooted in a traditional posture of evaluation. With discussions, exemplifications, methodologies, the conception of evaluation was changed, conceiving it as a knowledge building, integrant of a continuous and lasting process, involving the entire educational process. <![CDATA[Conditions of teaching work in Brazil and Spain: considerations from TALIS research (OECD-2009)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200143&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Propõe-se, neste artigo, apresentar um breve panorama sobre alguns aspectos relacionados às condições de trabalho oferecidas pelas escolas aos docentes, publicado em 2009 no relatório TALIS (Teaching and Learning International Survey), programa de pesquisa desenvolvido pela OECD. Sem a pretensão de esgotar as análises comparativas, a finalidade é ressaltar os resultados do Brasil e da Espanha. Em primeiro lugar, destacam-se algumas considerações sobre os limites e a abrangência de pesquisas dessa natureza, bem como sua interferência na proposição de políticas educacionais. Em seguida, foram selecionados alguns aspectos relevantes do ambiente escolar para identificar a magnitude dos problemas relatados, posicionando os dois países selecionados em relação aos resultados gerais apresentados no relatório.<hr/>Abstract This paper presents an overview about working conditions offered by schools for teachers, published in 2009 in the report TALIS research program (Teaching and Learning International Survey), developed by the OECD. Without pretending to exhaust the comparative analyzes, the purpose is to highlight the results of Brazil and Spain. At first, it emphasizes some considerations about the limits and the scope of this kind of research, as well as its interference in educational policies. Secondly, were selected some aspects of the school environment to identify the magnitude of the problems reported, positioning the two selected countries in relation to the overall results. <![CDATA[Biographical report: an attempt to understand the teaching practices of teachers of early childhood education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200161&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho procede de duas pesquisas que objetivaram investigar a concepção de professoras da Educação Infantil sobre essa etapa da educação básica, e conhecer como desenvolvem suas práticas pedagógicas, respectivamente. Constatamos, salvo raras exceções, a inconsistência entre o discurso e a prática das professoras. Logo, nos sentimos instigadas a realizar uma nova pesquisa, tendo por objetivo compreender como as experiências de vida influenciam na prática pedagógica das professoras. Utilizamos o método autobiográfico, sob a forma de relatos de história de vida pelo fato de o nosso estudo configurar-se num instrumento, ao mesmo tempo, de formação e de pesquisa. Obtivemos 12 relatos que foram organizados em três categorias: Formação inicial, Formação continuada e Experiência de vida. Os resultados revelam a necessidade de promover estudos sobre profissionalidade docente, desmistificação da prática em detrimento da teoria e um aprofundamento no conceito de formação continuada.<hr/>Abstract This work comes from two studies that aimed to: investigate the conception of kindergarten teachers about this stage of basic education, and learn how to develop their teaching practices, respectively. We found with few exceptions the inconsistency between the discourse and practice of teachers. Therefore, we feel urged to perform a new research with the objective to understand how life experiences influence the teachers’ pedagogical practice. We used the autobiographical report method in the form of reports of life experiences due to the fact of our study set up a training and research instrument at the same time. We got 12 reports that have been organized into three categories: Initial formation, Continuing Education and Life Experience. The results revealed the need to promote studies on the teacher professionalism, demystification of the practice rather than theory and a deepening in the concept of continuing education. <![CDATA[To think about education: production of subjectivities, affections and sunflowers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200177&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Somos seres prenhes de necessidade e imaginação, atravessados por fluxos que nos afetam e nos produzem. Olhares e dizeres pronunciados, insinuados e interditados. Identidades e diferenças nos compõem como mosaicos. A identidade é uma história narrada, e a diferença, uma contingência velada. Nossa história é uma narrativa criada, contada, ouvida, repetida, inacabada. Tanto mais fidedigna, quanto a repetição e o testemunho. A potência humana é um mistério que se realiza ao acaso, por afecções. Assim, sugere-se que os espaços e ações educativas assumam a intencionalidade de colaborar com processos de singularização, estimulando o vigor e a potência de cada ser. Portanto este texto é uma narrativa sobre educação, dando ênfase à produção de subjetividades e diferenças no âmbito do educar e do existir.<hr/>Abstract We are beings full of needs and imagination, crossed by streams that affect us and produce us. Pronounced glances and sayings, insinuated and interdicted. Identities and differences form us as mosaics. Identity is a story narrated, and difference is a contingency veiled. Our history is a created narration, reported, heard, repeated, unfinished. It is more trusted the more it is repeated and witnessed. The human power is a mystery that happens by chance, by affecting conditions. Thus, it is suggested that educational spaces and actions take the intent of collaborating with the processes of singularization, stimulating the potential and vigor of every being. Therefore, this text is a narrative on education, emphasizing the production of subjectivities and differences in the field of education and existence. <![CDATA[Bioexpression: a proposal of integral formation of the Pedagogy students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200189&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho apresenta a síntese de pesquisa de Mestrado que teve por objetivo geral analisar a Bioexpressão como possibilidade de formação integral dos graduandos do Curso de Pedagogia de uma universidade federal mineira. A Bioexpressão é um conjunto de conhecimentos teórico-vivenciais que visa à compreensão de si e das dificuldades de expressão própria que dificultam a vida, o exercício profissional e as inter-relações, considerando o desenvolvimento do ser em sua integralidade, o que abarca as dimensões cognitiva, afetiva, corporal, social e espiritual. O trabalho tem sua base nas teorias de Wilhelm Reich e seus continuadores - Alexander Lowen, Stanley Keleman e David Boadella. As atividades bioexpressivas se mostram como possibilidades de estimular o autoconhecimento do profissional em formação, seu olhar para o outro e seu entorno, gerando reflexões e propostas de novas formas de atuação.<hr/>Abstract This study presents the synthesis of research of Master’s Degree having a general goal to analyze the Bioexpression as a possibility of integral formation of the Pedagogy students of a Federal University of Minas Gerais. The Bioexpression is a set of theoretical and experiential knowledge which aims self-understanding and of the difficulties self-expression that make life difficult, professional practice and inter-relationships, considering the development of human being in its integrality, which includes the dimensions cognitive, affective, bodily, social and spiritual. The work has its basis in the theories of Wilhelm Reich and his followers - Alexander Lowen, Stanley Keleman and David Boadella. The activities of the bioexpression are shown as possibilities for stimulating the self of the trainees, their look for anothet and their enviroment, generating reflections and proposals for new ways of acting. <![CDATA[The Oppressor and Oppressed language present in the work “Pygmalion” by Bernard Shaw]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200207&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta os aspectos da linguagem do opressor em oposição à do oprimido, na obra “Pygmalion”, de Bernard Shaw. Depois de ler a peça, buscou-se a versão cinematográfica “My Fair Lady” de forma a ter a sustentação necessária para tratar da linguagem oral presente no texto. Eliza Doolittle é a voz do oprimido na peça. Ela passa de uma vendedora de flores a uma mulher da burguesia. E, ao ter sua postura e fala modificadas, perde sua identidade.<hr/>Abstract This paper presents aspects of the language of the oppressor as opposed to the oppressed, in the book “Pygmalion” by Bernard Shaw. After reading this play, the film version “My Fair Lady” was looked for in order to have the necessary support to address oral language in the text. Eliza Doolittle is the voice of the oppressed in the play. She goes from a flower girl to a woman of the bourgeoisie. And as she have her speech and posture changed, she loses her identity. <![CDATA[The differents practices at the “Japanese Language and Bording School” in Pilar do Sul: rituals and festivals]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200221&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Os resultados apresentados neste artigo fazem parte de pesquisa que investigou o campo escolar de Pilar do Sul, SP. Em meados da década de 50, esse campo era constituído por quatro escolas, entre as quais a Escola de Língua Japonesa. Este trabalho busca compreender a história dessa escola, analisando os rituais e festas do cotidiano escolar como parte de suas práticas que compõem as “culturas escolares” no período referente a 1950, ano de fundação, a 1970, ano de fechamento da escola. Foram utilizadas fontes escritas, orais e iconográficas, considerando a posição de Le Goff (1990) sobre a ampliação da noção do documento. A análise evidenciou, entre outros aspectos, que os rituais e festas eram mais do que atividades escolares, eram momentos propícios para a difusão de conhecimentos, normas e valores legitimados pela escola e pela comunidade japonesa.<hr/>Abstract The results presented in this paper are part of a research carried out about schools in Pilar do Sul, SP. In the middle of the 50s, the city only had four schools, including the Japanese language and boarding school. This paper looks at understanding the history of this school, analysing the habits and festivals and the schools routine as part of it´s practices that makes up the schools culture from 1950 to 1970 (from the opening of the school to the closing of the school) We used written, oral and iconographic sources, following Le Goff (1990) guidelines about the expansion of the document concept. The analysis showed, among other things that the rituals and festivities were more than simple school activities, these were prosperous times to share knowledge, values and norms legitimized by the school and by the Japanese community. <![CDATA[Brazilian press in eighteen hundred and history of education: Hipólito da Costa and the “Correio Braziliense”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200237&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo É um estudo sobre a relação imprensa e educação. A imprensa brasileira dos oitocentos é vista como uma fonte profícua para o entendimento do processo educativo ao qual se submeteu a sociedade brasileira em meio à construção de uma dada ideia de Nação nos albores do século XIX. Hipólito da Costa e o jornal Correio Braziliense são, então, objetos de estudo, no qual o objetivo é analisar o debate travado em nome da aplicação das ideias liberais em oposição ao absolutismo, cujo resultado consistiu na formação dos brasileiros e contribuiu para levá-los ao movimento da independência, na medida em que contribuiu com ideias necessárias ao enfrentamento político contra a metrópole portuguesa.<hr/>Abstract It is a study on the relationship the press and education. The Brazilian press of the eighteen century is seen as a fruitful source for understanding the educational process to which Brazilian society was submitted through the construction of a given idea of nation at the dawn of the nineteenth century. Hipólito da Costa and the newspaper “Correio Braziliense” are then objects of study, in which the goal is to analyze the debate made on behalf of the application of liberal ideas in opposition to absolutism, whose result was the formation of the Brazilian, and helped lead them to the movement of independence, in that it contributed to the necessary ideas for the political confrontation against the Portuguese metropolis. <![CDATA[From Eve to Mary: the Church and catholic marriage - religious education and standards codes of conduct for women]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200253&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo busca resgatar a condição histórica das mulheres marcada pelo domínio masculino, sob a perspectiva do vínculo matrimonial católico e sua interface com a educação religiosa. Historicamente esquecidas e ignoradas, as mulheres foram atingidas por estereótipos, culturalmente originados na Igreja Católica, em relação à sexualidade humana. Alvos de extremada contenção no seio da Igreja, que incutiu paradoxos, valores e princípios baseados na pureza e meritocracia de fundo sexual, as mulheres foram as principais destinatárias da ideologia religiosa. Nestas, especialmente, incidiam as penalidades ou perda de direitos religiosos em caso de transgressão. A educação religiosa, objeto de severas normas de conduta dentro do matrimônio católico, se erigia ad eternum para a edificação moral das mulheres e as tornava reféns de ligações matrimoniais irresolutas com a plenitude individual.<hr/>Abstract This article seeks to rescue the historical condition of women marked by male domination, from the perspective of catholic marriage bond and its interface on religious education. Historically forgotten and ignored, women were affected by stereotypes, culturally originated to the Catholic Church regarding human sexuality. Targets of extreme pure contention within the Church, which instilled paradoxes, values and principles based on purity and meritocracy deep sexual, women were the main recipients of religious ideology. In these especially focused penalties or loss of religious rights in case of transgression. Religious education, subject to strict standards codes of conduct within the catholic matrimony, if erected ad eternum for moral edification of women and made them hostages irresolute matrimonial connections with individual fulfillment. <![CDATA[Conflictos y disputas territoriais entre jesuitas y asuncenos - a Revolucao dos Comuneros e a suas consecuencias no espaco das misiones]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200265&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen A lo largo del siglo XVII, los jesuitas establecieron en el Paraguay unas treinta reducciones, que fueron por 150 años la prueba más fehaciente del éxito de su empresa evangelizadora en América. Sin embargo la expansión del frente misional produjo tensiones permanentes con los asunceños que terminaron por manifestarse en un conflicto de gran envergadura a principios del siglo XVIII que el P. Lozano llamó la Revolución de los Comuneros. El presente trabajo intenta, develar los conflictos suscitados entre asuncenos, jesuitas y guaraníes en la frontera del río Tebicuary y ahonda en las consecuencias de la intensa movilización de las milicias guaraníes durante ese período en el territorio misionero y busca dar cuenta del impacto de la Revolución de los Comuneros sobre la alianza jesuita guaraní.<hr/>Abstract Throughout the seventeenth century, the Jesuits established in Paraguay thirty settlements, which was for 150 years the best evidence of successful evangelization in America. However, the expansion of the mission produced permanent tensions with Asuncenos that eventually manifest in a major conflict in the early eighteenth century that the P. Lozano called the Revolution of the Communards on Paraguay. This study tries to reveal the conflicts arising between Asuncion, Jesuit and Guarani at the border of river Tebicuary and goes into greater detail about the consequences of the intense mobilization of militias Guarani during that period in the mission territory and seeks to account for the impact of the Revolution of the Communards on the alliance Jesuit- Guaraní. <![CDATA[Technical and professional education in agriculture: the case of Municipal Agricultural School Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200287&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste estudo é identificar, no plano legal, as políticas relacionadas à Educação Profissional de Ensino Médio Integrado, no contexto da reforma do Estado brasileiro. Esse objetivo parte da seguinte hipótese: a política pública do município de Campo Grande, MS, quando trata da implantação de políticas educacionais de ensino médio integrado à educação profissional - técnico em agropecuária - visa atender aos arranjos produtivos locais, formando profissionais para atender as novas formas de trabalho e produção. Para atingir o objetivo proposto, o caminho percorrido foi o histórico-analítico em que adotamos o procedimento da pesquisa documental.<hr/>Abstract The objective of this study was to identify the legal plan politics related to Integrated High School Vocational Education, in the context of the Brazilian State’s reform. This objective departs of the following hypothesis: the public policy of Campo Grande’s municipality, when dealing with the implementation of educational policies of high school integrated into the professional education - agricultural technician, aims to meet the local productive arrangements, forming professionals to meet the new forms of work and production. To achieve the objective proposed the road traveled was the analytical history that we adopted the procedure of documentary research. <![CDATA[The participation of indigenous teachers in the implementation of the National Policy of Territorial and Environmental Management of Indigenous Territories (PNGATI) in Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200303&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Essa pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), busca analisar em que medida a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), instituída através do Decreto Presidencial n. 7.747/2012, vem sendo implementada nas terras indígenas no Brasil, contribuindo com a proteção dos territórios de reconhecido valor cultural e ambiental, face às mudanças decorrentes da política de ocupação do solo no Brasil. Um dos focos dessa análise se dá junto aos professores indígenas alunos na Faculdade Indígena Intercultural da UNEMAT, Campus de Barra do Bugres, MT. A metodologia utilizada para levantamento e análise dos dados envolveu procedimentos e técnicas de pesquisa quali-quantitativa, através da pesquisa exploratória e de análise documental. Como resultado parcial, percebe-se que os professores indígenas reconhecem a PNGATI como um instrumento importante para a gestão territorial de suas áreas, contudo verifica-se a necessidade de maior participação destes na implementação dessa política, pois a participação efetiva dos povos indígenas é essencial para que os objetivos propostos na PNGATI sejam cumpridos.<hr/>Abstract This research was developed in the Pos - graduation program of Environmental Science (Master), in the Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). It intends to analyse how the National Police of Territorial and Environmental Management of Indigenous Lands (PNGATI), instituted by the Presidential Decree n. 7.747/2012 has been implemented on indigenous lands in Brazil, contributing for the protection of the territories with an environmental and cultural value internationally recognized, due to changes in the soil occupation police in Brazil. One of the focuses of this analyze is with indigenous teachers that are students in the Faculdade Indígena Intercultural of UNEMAT, Campus Barra do Bugres, MT. The methodology used for the data collection and data analysis involved qualitative and quantitative techniques and procedures, through exploratory research and documental analyses. As a partial result it´s possible to notice that indigenous teachers recognize PNGATI as an important instrument for the territorial management of their areas, but it has been verified the need of a more expressive participation of the indigenous people in the implementation of this police in order to reach the objectives proposed in PNGATI. <![CDATA[Education and cultural diversity in journals InterMeio and Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200319&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta uma análise panorâmica das produções acadêmicas na temática “Educação e Diversidade Cultural”, publicadas em dois periódicos pertencentes aos dois primeiros Programas de Pósgraduação em Educação, no Mato Grosso do Sul, a saber: InterMeio, da UFMS, e Série-Estudos, da UCDB. Do ponto de vista metodológico, realizaram-se buscas com emprego de palavras-chave na temática da diversidade cultural. Organizamos o mapeamento destas, focalizando frequência, categorias, metodologias e concepções adotadas. Em síntese, foi possível compreender como as produções apresentam reflexões sobre a pluralidade no contexto escolar, embora, em consideração às pertenças étnico-culturais do referido estado, as produções sejam tímidas.<hr/>Abstract The present paper is the result of a research and presents an analysis of academic productions on the theme “Education and Diversity”, published in two journals from the oldest and most traditional pos graduated programs in Education in Mato Grosso do Sul - InterMeio, from UFMS, and Série-Estudos, from UCDB. The methodological approach was based on searching texts and journals with cultural diversity keywords. After that, these information were organized in frequency, categories, methodologies and concepts. For the analysis of results and discussions, Silva (2003) and Valente (1999) were used, among others authors. In summary, it was possible to understand that the productions talks about diversity at school, although the ethnic and cultural analysis referred specially to Mato Grosso do Sul are still insufficient. <![CDATA[Interações em Rede Network Interactions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822013000200335&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta uma análise panorâmica das produções acadêmicas na temática “Educação e Diversidade Cultural”, publicadas em dois periódicos pertencentes aos dois primeiros Programas de Pósgraduação em Educação, no Mato Grosso do Sul, a saber: InterMeio, da UFMS, e Série-Estudos, da UCDB. Do ponto de vista metodológico, realizaram-se buscas com emprego de palavras-chave na temática da diversidade cultural. Organizamos o mapeamento destas, focalizando frequência, categorias, metodologias e concepções adotadas. Em síntese, foi possível compreender como as produções apresentam reflexões sobre a pluralidade no contexto escolar, embora, em consideração às pertenças étnico-culturais do referido estado, as produções sejam tímidas.<hr/>Abstract The present paper is the result of a research and presents an analysis of academic productions on the theme “Education and Diversity”, published in two journals from the oldest and most traditional pos graduated programs in Education in Mato Grosso do Sul - InterMeio, from UFMS, and Série-Estudos, from UCDB. The methodological approach was based on searching texts and journals with cultural diversity keywords. After that, these information were organized in frequency, categories, methodologies and concepts. For the analysis of results and discussions, Silva (2003) and Valente (1999) were used, among others authors. In summary, it was possible to understand that the productions talks about diversity at school, although the ethnic and cultural analysis referred specially to Mato Grosso do Sul are still insufficient.