Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220140001&lang=pt vol. num. 37 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Interferências culturais: @ pesquisador@ integral na vacuidade amorosa.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir dos conceitos de vigilância amorosa e de vacuidade amorosa procuramos orientações éticas e epistemológicas para pesquisas interculturais. O símbolo dá acesso aos aspectos luar e cruel do conhecimento, ignorados pela ciência eurodescendente, mas presentes nas epistemologias afrodescendente e indígenas, na forma de Oxum e da Onça. Daí a ampliação da epistemologia solar eurodescendente para conexões energéticas indígenas e africanas, rumo à formação d@ pesquisador@ integral, que integra o Cruel e o Carinhoso num pensar com o coração. Podem ser desenvolvidas ciências interculturais a partir dos enraizamentos filosóficos de cada povo. Após Bergson erigindo a intuição em método entramos no transe como método, principalmente em referência ao contato budista com a vacuidade e à pratica de dispositivos dançantes. Assim se cria a transculturalidade pela extinção do Ego, inclusive, acadêmico - e pela entrada na quinta dimensão do saber. <hr/>Abstract Based on the concepts of Loving Surveillance and Loving Emptiness we seek ethical and epistemological orientations for intercultural research. The symbol gives access to both moonlight and cruel aspects of knowledge, ignored by euro-descendant science, but present in the afro-descendant and indigenous epistemologies, as Oxum and Ounce. Hence the expansion of eurodescendant solar epistemology for Native and African energetic connections, towards the formation of the Integral Researcher, who integrates the Cruel and the Affectionate in a way of Thinking-with-the-Heart. Intercultural sciences can be developed from the philosophical rootedness of each people. After Bergson erecting the intuition in a method, we entered the trance like method, primarily in reference to the Buddhist contact with emptiness and the practice of dancing devices. Thus the transculturality for the ego’s extinction is created (including the academic one) - and for the entry in the Fifth Dimension of Knowledge. <![CDATA[Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão e o diálogo com as culturas ancestrais: uma construção difícil, mas possível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir dos conceitos de vigilância amorosa e de vacuidade amorosa procuramos orientações éticas e epistemológicas para pesquisas interculturais. O símbolo dá acesso aos aspectos luar e cruel do conhecimento, ignorados pela ciência eurodescendente, mas presentes nas epistemologias afrodescendente e indígenas, na forma de Oxum e da Onça. Daí a ampliação da epistemologia solar eurodescendente para conexões energéticas indígenas e africanas, rumo à formação d@ pesquisador@ integral, que integra o Cruel e o Carinhoso num pensar com o coração. Podem ser desenvolvidas ciências interculturais a partir dos enraizamentos filosóficos de cada povo. Após Bergson erigindo a intuição em método entramos no transe como método, principalmente em referência ao contato budista com a vacuidade e à pratica de dispositivos dançantes. Assim se cria a transculturalidade pela extinção do Ego, inclusive, acadêmico - e pela entrada na quinta dimensão do saber. <hr/>Abstract Based on the concepts of Loving Surveillance and Loving Emptiness we seek ethical and epistemological orientations for intercultural research. The symbol gives access to both moonlight and cruel aspects of knowledge, ignored by euro-descendant science, but present in the afro-descendant and indigenous epistemologies, as Oxum and Ounce. Hence the expansion of eurodescendant solar epistemology for Native and African energetic connections, towards the formation of the Integral Researcher, who integrates the Cruel and the Affectionate in a way of Thinking-with-the-Heart. Intercultural sciences can be developed from the philosophical rootedness of each people. After Bergson erecting the intuition in a method, we entered the trance like method, primarily in reference to the Buddhist contact with emptiness and the practice of dancing devices. Thus the transculturality for the ego’s extinction is created (including the academic one) - and for the entry in the Fifth Dimension of Knowledge. <![CDATA[The interculturalism pitfalls]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El presente articulo trae una reflexión acerca del concepto de la interculturalidad y sus trampas. Partiendo de un ejercicio de bilingüismo en el cual la piel de cada uno es un primer dato que marca las diferencias entre los hablantes, nos aproximamos a las condiciones de un posible diálogo entre personas diferentes. La cultura sólo se ve y se percibe a través de la piel que habitamos; esta cultura es un sistema de comunicación mediante el parentesco, el intercambio de bienes y la reciprocidad de mensajes y símbolos. La interculturalidad supone el reconocimiento pleno de la diferencia de la piel del otro y no hay interculturalidad cuando la piel delotro, especialmente lo que dice con su lengua - que precisamente llamamos lengua- es negada, despreciada e incluso maltratada. Pero tampoco hay interculturalidad cuando uno mismo no quiere reconocer y amar su propia piel, la cubre y la disfraza. <hr/>Abstract This article presents a reflection on the concept of multiculturalism and its pitfalls. Starting an exercise of bilingualism in which the skin of each one is the first data/sign that makes differences between speakers, we approach the conditions of a possible dialogue between different people. Culture only seen and perceived through the skin we inhabit and this culture is a system of communication through kinship, the exchange of goods and reciprocity of messages and symbols. Interculturalism entails full recognition of the difference in someone else and there is not multiculturalism when the skin of the other person, especially what he says with his language precisely call is denied, neglected and even maltreat. But there is not interculturalism when each one do not want recognize and love their own skin, covers and disguises. <![CDATA[Delimitación de fronteras territoriales interculturales a partir de experiencias colegiadas de formación Intercultural territorial borders delimitation from collegiate training experiences.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este articulo pretendo dar cuenta de los orígenes de una escuela de pensamiento que estamos impulsando en México, en distintos estados de la República, cuyo propósito es poner en práctica un trabajo formativo basado en el interaprendizaje intercultural y colegiado del territorio a lo largo y ancho de latinoamérica. Si bien hablaré de sus orígenes, me abocaré primordialmente a la experiencia llevada a cabo en el estado de Puebla, que es la que hemos desarrollado con un equipo de trabajo interestatal de maestros indígenas y no indígenas. La misión grupal es la puesta en práctica de modelos de formación de-coloniales para construir una escuela para el arraigo (BERTELY, 2006, 2008, 2009) basada en la fuerza de los conocimientos indígenas sin dejar de relacionar los saberes occidentales.<hr/>Abstract In the present article we try to describe the origins of the school of thought that we are promoting in México in various locations of the Republic; its object is to put into practice a formative work based on a shared intercultural learning all along the Latin American geography. Although I will be talking of the origins, I will concentrate primordially on the field experience I carried out in the area of Puebla, which is the work we have developed among a team of indigenous and non-indigenous teachers of the zone. The shared - collective mission is the undertaking of puting into practice the decolonizing models of formation to construct a school for the grounding (BERTELY, 2006, 2008, 2009) based on the force of the indigenous knowledge with out displacing its relations to western knowledge. <![CDATA[Intercultural educational development: legal and institutional permeated borders but ethno cultural and socio transitions in social game.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100071&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Las regulaciones jurídicas incluyentes y de pluralismo han creado mejores condiciones sociales e institucionales para instalar plenamente la interculturalidad en las escuelas actuales. Sin embargo, las transiciones etnoculturales y sociolingüísticas no operan con las reglas legales. Uno de los retos fundamentales de la educación intercultural es comprender adecuadamente las dinámicas del bilingüismo social, de la comunicación intercultural de facto y las innovadoras confi guraciones de las identidades. <hr/>Abstract The inclusive pluralism and legal regulations have created battier social and institutional conditions to fully install multiculturalism in today’s schools. However, ethno-cultural and socio-transitions do not operate with the legal rules. One of the fundamental challenges of intercultural education is properly understand the dynamics of social bilingualism, intercultural communication de facto and innovative configurations of identities. <![CDATA[Interculturalidade, identidade e decolonialidade: desafios políticos e educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100089&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A conceituação de interculturalidade tem sido importante para a implementação de políticas educacionais. Entretanto constitui um campo complexo de debate entre múltiplas perspectivas que não podem ser reduzidas a um esquema universal. Nesse contexto, as lutas por justiça social e por construção de uma sociedade plural, democrática, requerem a compreensão dos fundamentos epistemológicos da sociedade moderno-colonial, bem como a problematização dos processos de subalternização e racialização inerentes à constituição do sistema-mundo atual. Estudos recentes, referenciados neste artigo, problematizam o modelo político de Estado-Nação e estudam suas implicações na vida e nas políticas dos povos indígenas na América Latina, considerando que o reconhecimento dos povos originários como sujeitos de sua história implica rever criticamente o imaginário produzido no processo colonizatório sustentado pelas culturas hegemônicas globalizadas. A desconstrução da matriz colonial do poder implica desarmar o dispositivo de “raça”, que vem sendo historicamente acionado para a distribuição, dominação e exploração da população mundial no contexto capitalista-global do trabalho. E, do ponto de vista do saber, torna-se necessária uma ressignificação epistemológica do conhecimento, que desconstrua o pressuposto moderno colonial da “universalidade” das “ciências” e considere as complexidades e as ambivalências produzidas no encontro entre os diferentes saberes e culturas. <hr/>Abstract The concept of interculturalism has been important for the educational policies. However, it is a complex field of debate among multiple perspectives that cannot be reduced to a universal scheme. In this context, the struggles for social justice and and building a pluralistic and democratic society requires an understanding of the epistemological foundations of modern-colonial society, as well as the questioning of the processes of racialization and subordination inherent to the current world system. Recent studies, referenced in this article, problematize the Nation-State political model and study its implications in life and politics of indigenous peoples in Latin America. The recognition of indigenous peoples as subjects of their stories implies critically review the imagery produced the colonization process supported by globalized hegemonic cultures. The deconstruction of the colonial matrix of power implies disarm the device of “race “, which has been historically triggered for distribution, domination and exploitation of the world’s population in the capitalist global context. And from the standpoint of knowledge, it is necessary an epistemological reframing of knowledge that deconstructs the modern colonial assumption of “universality” of “science” and consider the complexities and ambivalences produced in the encounter between different cultures and knowledges. <![CDATA[Formação de professores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada: breves considerações.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo é um convite à reflexão acerca da importância da formação de educadores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada voltada para sociedades caracterizadas não apenas pela diversidade cultural e desigualdade social, mas sobretudo, por possuírem uma herança escravista e colonial que a estrutura, e suas relações, como é o caso da sociedade brasileira. Trata-se de um dos mais importantes problemas que nos desafiam a todos, professores, pesquisadores e alunos cuja centralidade é o compromisso da produção de conhecimentos nos campos conformados pela educação e pelas relações étnico-racial, social, política e ideológica problematizando, ressignificando e a instituindo em um processo efetivamente democrático na perspectiva de negros e indígenas. Esse foi o tema do V Seminário Internacional: Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão - inter/multiculturalidade e formação de educadores, realizado em 2012, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Mato Grosso do Sul. <hr/>Abstract The article is an invitation to reflect on the importance of teacher training in the perspective of a culturally diverse education facing societies characterized not only by the diversity and cultural and social inequalities but also they have a slave and colonial heritage that structure them and their relationships as is the case of Brazilian society. This is one of the most important issues that challenge us all, teachers, researchers and students whose centrality is located on the commitment to produce knowledge in the field of thematic formed by formed by education and ethnic-racial, social relations, political and ideological questioning, redefining and establishing this production in a truly democratic sense from the perspective of blacks and indigenous. That was the theme of the Fith International Seminary: Ethnic and Cultural Boundaries and Exclusion - inter / multicultural education and educators, happened in 2012, in Dom Bosco Catholic University (UCDB) in Mato Grosso do Sul, Brazil. <![CDATA[Inter/multiculturalidade e formação continuada de educadores: o protagonismo do movimento social negro por uma Pedagogia Decolonial.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo traz reflexões sobre a formação de educadores na perspectiva inter/multicultural, no contexto das lutas e pressões protagonizadas pelo Movimento Negro brasileiro que historicamente reivindicou o direito à educação para a população afro-brasileira. Tem como escopo abordar as conquistas desse movimento no que tange a implementação de políticas educacionais voltadas para a superação do racismo, da desigualdade racial e a desobediência epistêmica da formação docente. O trabalho ancora-se nos teóricos pós-coloniais e nas mudanças trazidas pelas legislações que possibilitaram questionar a lógica hegemônica de uma cultura comum, de base ocidental e eurocêntrica, que silenciou e inviabilizou outras lógicas e outros saberes. O desafio posto é ressignificar as marcas deixadas pela colonialidade e a desconstrução dos currículos monoculturais, assim, a formação inicial e continuada dos professores, para a decolonização epistêmica, deve ser uma das estratégias que possibilitará a pedagogia decolonial. <![CDATA[Direitos humanos e educação intercultural: as fronteiras da exclusão e as minorias sub-representadas - os indígenas no ensino superior.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pretendemos neste texto traçar algumas reflexões acerca da temática da diversidade e sua interface com a educação intercultural, a partir dos direitos das minorias sub-representadas, neste caso, os indígenas. Para isso, optamos como referência autores do campo teórico conhecido como Estudos Culturais, assim como dos Estudos Pós-coloniais: Bhabha, Canclini, Stuart Hall, Grosfoguel e Dussel, mas também autores brasileiros, como Paulo Freire, Silva e Candau. A partir destes referenciais tomamos por base empírica a realidade dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, em particular a situação dos estudantes indígenas nas Instituições de Ensino Superior do estado, as relações de saberes e os direitos básicos destas sociedades. Basicamente trata-se de estudo teórico, tendo por base experiências no trabalho com povos indígenas, o acesso e permanência na Universidade como um direito à diversidade cultural. <hr/>Abstract This papers wants to present some reflections on the theme of diversity and its interface with intercultural education, and the rights of underrepresented minority groups, at this case indigenous people. Thus, we chose the cultural studies field and its authors as reference, as well as Postcolonial Studies: Bhabha, Canclini, Stuart Hall, Grosfoguel and Dussel, also brazilian authors such as Paulo Freire, Silva and Candau. From these references and empirically based on indigenous peoples condition in Mato Grosso do Sul, in particular situation of indigenous grad students at public university - the knowledge relations and their basic rights. Finally, It is a theoretical study which is based on experiences at work among indigenous peoples in Mato Grosso do Sul. <![CDATA[Estudos curriculares no Brasil: o (não) lugar dos conceitos de interculturalidade, multiculturalismo, hibridismo, raça, etnia e gênero.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa o (não) lugar dos conceitos de hibridismo, interculturalidade, multiculturalismo, raça, etnia e gênero no campo do currículo, cuja centralidade ou não produz um conjunto de efeitos para esse campo. Para fazer a análise, foram lidos e examinados todos os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho Currículo (GT 12) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) no período 2008-2012, totalizando 69 trabalhos. A análise mostrou que os conceitos são utilizados mais como adjetivos para qualificar diferentes realidades do que como substantivos e que o seu significado é pouco explicitado nos trabalhos apresentados. Também foi observada pouca presença (não-centralidade) dos conceitos e temáticas de gênero e relações étnico-raciais, bem como de questões ligadas à interculturalidade e ao multiculturalismo no campo do currículo. Ainda que essa presença contribua para a ressignifi cação do campo do currículo, concluímos que ela seria maior se houvesse uma centralidade desses conceitos e uma preocupação maior em explicitá-los. <hr/>Abstract This paper analyzes the (non) place of the concepts of hybridism, interculturality, multiculturalism, race, ethnicity and gender in the curriculum field, showing that either their centrality or the lack of it produces a range of effects on this field. In order to perform this analysis, all the papers presented in the Curriculum Work Group (GT12) of the National Association of Post-Graduation and Research in Education (ANPEd) in the 2008-2012 period were read and examined, making up the total of 69 papers. The analysis has shown that the concepts were more otien used as adjectives to qualify different realities than as nouns, and their meanings were barely explicit in the papers. Concepts and themes related to gender and ethnic-racial relations were scarcely evidenced in the papers (non-centrality), and so were issues concerning interculturality and multiculturalism in the curriculum field. Although such presence contributes to the re-signification of the curriculum field, we have concluded that it would be increased if such concepts were seen as more central and the concern with their explicitation were greater. <![CDATA[Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100167&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Discutem-se o papel do formador na formação continuada e os modelos e estratégias formativos para o desenvolvimento docente. Parte-se da análise do papel do formador, situando a complexidade de conceituar esse termo, assim como as fragilidades ainda presentes em sua formação. Defende-se a ideia de que a coerência entre a formação desejada para os professores e a formação de seus formadores é um aspecto fundamental para promover o desenvolvimento docente. Em seguida, denotam-se diversos modelos e estratégias de formação continuada, com suporte na literatura científica e de estudos realizados pelos autores. Ao final, esboçam-se propostas para a melhoria da formação continuada desde a perspectiva do desenvolvimento docente, a serem implementadas pelos órgãos gestores e/ou pelas escolas. <![CDATA[Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente, SP: uma contribuição para o desenvolvimento profissional do professor.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100187&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo tem como objeto as necessidades formativas docentes e tem como objetivo investigar as necessidades formativas dos professores estaduais do ciclo I das escolas do município de Presidente Prudente, SP. A pesquisa teve caráter quanti-qualitativo e, como procedimento metodológico, foi aplicado um questionário para setenta e dois professores. Os resultados obtidos foram analisados a partir de autores que discutem o sentido atual da educação escolar, a formação de professores enquanto desenvolvimento profissional e a colaboração da análise de necessidades de formação como diagnóstico para a o planejamento de ações de formação continua de professores. A pesquisa possibilitou a elaboração de indicadores de necessidades formativas dos professores pesquisados.<hr/>Abstract The subject of this research is the teacher’s training needs and its aim is directed to finding out what are the training needs of the teachers of the so-called “ciclo I” (First Stage) of teaching in state schools in the city of Presidente Prudente, São Paulo state. The research was developed through the quantitative-qualitative point of view and the methodological produce used was the application of a questionnaire to seventy-two teachers. We were based in autors who discuss themes like the meaning of the school education nowadays, the professional development of teachers and the contribution of the analysis of the teacher’s training needs like a diagnosis to plane action to the formation of this professional. The investigation has enabled the definition of indices of the interviewed teacher’s training needs. <![CDATA[Um estudo sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo é resultado pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indagou- se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Optou-se pela pesquisa qualitativa interpretativa. Analisou-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso e os depoimentos de oito professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública municipal de Rondonópolis, MT. Os resultados evidenciam que os desafios enfrentados para ensinar a Matemática nos primeiros anos de escolarização se inserem em questões centradas, na formação do professor e na organização da escola, e têm, primordialmente, natureza pedagógica.<hr/>Abstract This article is the result of a research conducted on the Master’s Program in Mato Grosso Federal University on teacher education and the teaching of Mathematics. It was questioned: what challenges does the graduated Pedagogy teacher, in order to teach Mathematics, in Elementary School, face? It was chosen interpretative qualitative research. It was analyzed, five pedagogy licensing courses curriculum organization in the state of Mato Grosso and eight teachers’ testimonies who work with public Elementary School, in the municipal district from Rondonópolis, MT. The results make evident that the challenges faced, to teach Mathematics in the Elementary School, are inserted in questions like teachers’ education and school organization, and they have, primarily, pedagogical nature. <![CDATA[A racionalidade subjacente à práxis do professor no contexto da educação superior.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo pretende desenvolver uma análise sobre alguns princípios fundantes da racionalidade subjacente a práxis do professor bacharel no ensino superior. Inserida numa abordagem qualitativa de educação, a pesquisa se classifica como estudo de caso tendo como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), campus Maracanaú, CE. Como estratégia de coleta de dados, realizou-se entrevista semi-estruturada com três professores. Os dados revelam as dificuldades enfrentadas pelos entrevistados no início de suas carreiras e apontam a necessidade de formação pedagógica para uma melhoria de seu trabalho. Destaca-se a importância dos estudos sobre a formação para a docência universitária, pela valorização e ressignificação do saber prático do professor constantemente reconstruído em processos intersubjetivos, reconhecendo na práxis a dialeticidade da relação teoria e prática. <hr/>Abstract This study intends to develop an analysis of some founding principles of the subjacent rationality of the BA teacher’s praxis in higher education. Inserted in an educational qualitative approach, the research is classified is a case study as having the locus Instituto Federal de Educacao Ciência e Tecnologia (IFCE) in campus Maracanau, CE. As strategy of data collection it was held semi-structured interviews conducted with three teachers. The data reveal the difficulties faced by those interviewed early in their careers and highlight the need for pedagogical training to improve their work. We emphasize the importance of studies on university education for teachers; the recovery and redefinition of the teacher’s practical knowledge constantly rebuilt on inter subjective processes, recognizing the practice of dialectic relationship between theory and practice. <![CDATA[O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100227&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta o resultado da pesquisa de Mestrado desenvolvida durante o ano de 2010 e 2011 sobre o trabalho do profissional de apoio em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental que possuem sujeitos da Educação Especial matriculados nos municípios de Florianópolis e São José. Investigou-se como a atuação destes profissionais tem sido organizada para o atendimento aos sujeitos da Educação Especial nas classes comuns. A partir desta pesquisa, foram evidenciadas as problemáticas existentes neste cargo que agregadas, constituem elementos de um processo de precarização e intensificação do trabalho docente e demonstram, de forma explícita, o modelo de inclusão escolar que está sendo difundido nas políticas nacionais para Educação Especial. <hr/>Abstract This article presents the results of the master research developed during 2010 and 2011 about the work of the professional of support in classes of Kindergarten and Elementary School which have special students registered in Special Education in the cities of Florianópolis and São José. It was investigated how the performance of these professionals has been organized to meet to help the special students of Special Education in common classes. Considering this research, the existing problems were evidenced in this work position, if aggregated, constitute elements of a process of precariousness and intensification of teachers' work and demonstrate explicitly the model of school inclusion which is being broadcast on national policies for Special Education. <![CDATA[Educação e inclusão em escolas de educação básica: análise preliminar.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100247&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva foi estabelecida em 2008. Desde então, é cada vez maior a inserção de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação no ensino comum. Como está ocorrendo esse processo? De que modo estão se concretizando os princípios e determinações dos documentos norteadores da educação inclusiva? Em busca de respostas para essas questões realizamos uma pesquisa sobre educação básica e inclusão nas cinco regiões brasileiras. Os dados iniciais foram colhidos por meio de levantamento junto a 1200 professores e, na segunda etapa, foi realizado um estudo de campo com observação direta de atividades e entrevistas com profissionais, com professores das Salas de Recursos Multifuncionais e com gestores de 15 escolas das cinco regiões brasileiras. Os resultados indicam que ainda é grande o desafio de avançar para além do direito ao acesso e efetivar práticas educacionais voltadas para as especificidades dos alunos que não atendem os padrões de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos. <hr/>Abstract Brazilian policy for special education within the context of inclusive education was established in 2008. Henceforth there has been a wide inclusion of students with deficiencies and with development disorders or highly gitied children. How is the process being managed? How are the principles and determinations of guideline documents on inclusive education being managed? A research on basic education and inclusion has been undertaken in five Brazilian regions. Data were collected by a survey with 1200 teachers; later a field study with the direct observation of activities and interviews with professionals and teachers of Multifunctional Resource Classrooms and administers of 15 schools in the five Brazilian regions were undertaken. Results show that, besides the right for access, a huge chasm still exists in practice to effectively materialize educational practices for the specificities of children with deficiencies and who do not meet the established standard learning and development. <![CDATA[Avaliação e educação no Brasil: avanços e retrocessos.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100263&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A importância da avaliação para garantir a qualidade em educação é consenso no setor educacional, tarefa prevista na legislação e necessária para o direito de atuação da livre iniciativa na educação superior. No Brasil, a avaliação deveria ser conduzida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861/04. No entanto, é fundamental acompanhar a implantação deste Sistema, observando os atuais processos de regulação das Instituições de Ensino Superior e seus cursos, buscando discutir se o SINAES é um sistema implantado conforme sua concepção ou se estaria ameaçado por operações de fiscalização e controle por parte do Estado regulador. <hr/>Abstract The importance of evaluation to ensure quality in education is consensus in the educational sector, task required under the legislation to the right of operation of free initiative in higher education. In Brazil, a National Evaluation System of Higher Education (SINAES), established by Law 10.861/04, should conduct the evaluation. However, it is essential to monitor the implementation of this system, by observing the current processes for the regulation of higher education institutions and their courses, trying to discuss if the SINAES is an implanted system as its conception or if it was threatened by supervision and control operations by the regulatory state. <![CDATA[A expulsão dos mercadores do templo: um estudo da usura na pintura de Giotto di Bondone.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100275&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste texto é analisar a pintura de Giotto di Bondone (1267-1337), A expulsão dos vendilhões do templo. A investigação é desenvolvida pelo olhar da História da Educação e os pressupostos teóricos são provenientes da História Social, a qual nos permite dialogar com várias áreas do conhecimento e utilizar a produção imagética como fonte de pesquisa. Nossas reflexões serão direcionadas pelas inquietações acerca da expansão comercial do século XIII, advento que propiciou o surgimento de novas necessidades e questionou valores da tradição cristã. Em consequência, a Igreja se deparou com o embate em manter a crença em seus dogmas e legitimar atividades comerciais que mantinham o êxito da sociedade. Assim, nos dedicamos a estudar a pintura de Giotto investigando a hipótese de que a formação do homem do século XIII é direcionada pela necessidade de equilibrar os valores espirituais e terrestres. <hr/>Abstract The objective of this paper is to analyze the painting of Giotto di Bondone (1267-1337), The Expulsion of the moneychangers from the temple. The research is developed by the perspective of the History of Education and the theoretical assumptions are from Social History, which allows us to engage with various areas of knowledge production and use imagery as a source of research. Our thoughts will be directed by concerns about the commercial expansion of the thirteenth century that gave rise to new needs and questioned the values of the Christian tradition. Consequently, the Church was faced with the struggle to maintain a belief in its dogmas and to legitimate business activities that kept the success of the society. Thus, we studied the pain�� ng of Giottio investigating the hypothesis that the formation of man of the thirteenth century is driven by the need to balance the spiritual and earthly values. <![CDATA[O velho Jornal: voz dos anseios socioeducativos em Sorocaba.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100295&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo realiza breve reflexão sobre o uso do jornal como fonte de pesquisa histórica. Tendo por referência o Jornal “O Operário”, apresenta aspectos importantes das mobilizações operárias no começo da século XX em Sorocaba, os interesses pela educação e as manifestações de articulistas feministas sobre o papel da mulher, o anarquismo e a luta social. <hr/>Abstract The article presents a brief reflection on the use of the newspaper as a source for historical research. With reference to the newspaper "O Operatic", it presents important aspects of the workers' mobilizations at the beginning of the twentieth century in Sorocaba, the interests in education and feminist writers' manifestations upon the role of women, anarchism and social struggle. <![CDATA[Tecnologias sociais e a educação para a práxis sociocomunitária.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho trata de revisão e atualização do tema tecnologias sociais do ponto de vista educativo, sendo uma abordagem teórica que propõe futuras atividades práticas de implementação das ideias aqui discutidas, do ponto de vista de educação para a práxis sociocomunitária, suportada pela tecnologia. Pretendemos que este trabalho gere informação significativa para agentes educativos e pesquisadores que queiram dar sequência à investigação do tema, e mesmo sua aplicação. Apresentamos aqui referências avaliativas para ações educacionais que possam ser desenvolvidas por agentes e centros comunitários, ONG’s (organizações não governamentais), sindicatos, partidos políticos, igrejas e educadores sociais, ações estas entendidas como práxis, onde a teoria afeta a prática, num processo de crescimento da pessoa e da comunidade. <hr/>Abstract The present work deals with the revision and update of the theme social technologies from the point of view of education, being a theoretical approach that proposes future practical activities for the implementation of the ideas discussed here, from the point of view of the educational communitarian praxis, supported by technology. We want this work to generate meaningful information for educational agents and researchers who want to give sequence to research on this subject, and even its application. We present here references to the evaluation of educational actions that may be conducted by community centers, NGOs (nongovernmental organizations), trade unions, political parties, churches and social educators, these actions understood as praxis, where the theory affects the practice, in a process of growth of the person and the community. <![CDATA[Pesquisar, bricolar, reinventar e subverter.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000100323&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho trata de revisão e atualização do tema tecnologias sociais do ponto de vista educativo, sendo uma abordagem teórica que propõe futuras atividades práticas de implementação das ideias aqui discutidas, do ponto de vista de educação para a práxis sociocomunitária, suportada pela tecnologia. Pretendemos que este trabalho gere informação significativa para agentes educativos e pesquisadores que queiram dar sequência à investigação do tema, e mesmo sua aplicação. Apresentamos aqui referências avaliativas para ações educacionais que possam ser desenvolvidas por agentes e centros comunitários, ONG’s (organizações não governamentais), sindicatos, partidos políticos, igrejas e educadores sociais, ações estas entendidas como práxis, onde a teoria afeta a prática, num processo de crescimento da pessoa e da comunidade. <hr/>Abstract The present work deals with the revision and update of the theme social technologies from the point of view of education, being a theoretical approach that proposes future practical activities for the implementation of the ideas discussed here, from the point of view of the educational communitarian praxis, supported by technology. We want this work to generate meaningful information for educational agents and researchers who want to give sequence to research on this subject, and even its application. We present here references to the evaluation of educational actions that may be conducted by community centers, NGOs (nongovernmental organizations), trade unions, political parties, churches and social educators, these actions understood as praxis, where the theory affects the practice, in a process of growth of the person and the community.