Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220140002&lang=pt vol. num. 38 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O audiovisual no ensino em ambientes virtuais: dos videogramas à cultura participativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O ensino a distância permaneceu durante logo tempo refém de um manual e de produções audiovisuais e sonoras (videogramas e audiogramas) endógenos - produzidos pelas próprias instituições com objetivos específicos de ensino de matérias específicas. O desenvolvimento da cultura participativa, da cultura de convergência e da criação de recursos educacionais partilhados deram ao ensino uma outra abertura e maior complexidade que, em nosso entender, poderá contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo dos estudantes. Persiste-se, no entanto, na produção e apresentação de videoaulas. Fará sentido essa produção e utilização do audiovisual no ensino em ambientes virtuais ou perspetivar-se-ão formas mais ativas de integração do audiovisual no ensino online?<hr/>Abstract Distance learning has remained hostage of manual, sound and audiovisual productions (videos and audiograms) endogenous - produced by the institutions themselves with specific educational goals, for a long time. The development of participative culture, the culture of convergence and the creation of educational resources shared gave teaching another opening and greater complexity that, in our view, may contribute to the development of critical and creative thinking of students. However, we insist on the production and presentation of video lessons. Does it make sense this production and use of audiovisual in teaching in virtual environments or are there perspectives for more active forms of audiovisual integration in teaching online? <![CDATA[Aprendizado ao longo da vida como uma forma de bem-estar e envelhecimento saudável]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract When we were born, we 'received' a script saying how our life would be. We would go to school, and then to the University, begin to work, marry, have children, then grandchildren and retire. What about after retirement? Nobody told us what to do for the next 20, 30, 40 years of our existence. In this scenario, education has an important role to keep older adults as active members in the society, incraesing their quality of life. This paper explores the importance of educational programs for older adults; it describes some of these programs; and discusses the importance and necessity for planning these educational programs, according to the target audience, their needs, and wishes. Finally, this paper offers some recommendations and conclusions about older adult education according to the existing literature.<hr/>Resumo Quando nascemos, recebemos um 'script' dizendo como será a nossa vida. Nascer, brincar, ir para a escolar, para a Universidade, começar a trabalhar, casar, ter filhos, netos e se aposentar. E depois da aposentadoria? Ninguém nos ensinou o que fazer nos próximos 20, 30, 40 anos de nossa existência. Neste cenário, a educação tem um papel importante para manter os idosos como membros ativos da sociedade, melhorando sua qualidade de vida. Este artigo explora a importância de programas educacionais para idosos; descreve alguns desses programas; e discute a importância e necessidade para o planejamento destes programas educacionais, de acordo com o público-alvo, suas necessidades e desejos. Finalmente, este artigo oferece algumas recomendações e conclusões sobre a educação de idosos, de acordo com a literatura existente. <![CDATA[Juventude, gadgets e educação: reflexões contempo râneas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A proposição que orienta as reflexões deste trabalho é a de que existem valores sociais centrais na contemporaneidade - influenciados pelo imaginário de ser jovem - que são facilitados com uso de novas tecnologias voltadas para a comunicação. Para além de seu caráter utilitário implícito na troca de informações, esses objetos - os gadgets, propiciam outro, o simbólico, que permeia as ideias de conectividade e de socialidade. Entretanto, no mundo universitário e acadêmico, adepto, geralmente, do processo conservador e positivista que tem na hierarquia o seu pilar maior de sustentação, as palavras Juventude, Gadget e Educação são gerúndios: estão sempre iniciando, crescendo, aprendendo, concluindo, escolhendo, esperando, entre outros. Nada parece habitar o presente, seus tempos são o futuro.<hr/>Abstract The proposition that guides the reflections of this work is that there are central social values in contemporaneity - influenced by the imagery of being young - that are facilitated by the use of new technologies for communication. Beyond its utilitarian character, implicit in the exchange of information, these objects - the gadgets - provide another, the symbolic character, which perme ates the ideas of connectivity and sociality. However, in universities and the academic world, which are generally adept to the conservative and positivist process that has in the hierarchy its greatest sustentation pillar, the words Youth, Education and Gadget are gerunds: are always starting, grow ing, learning, finishing, choosing, waiting, among others. Nothing seems to inhabit the present, their times are the future. <![CDATA[Contextos de apropriação tecnológica e pedagógica do laptop na prática de professores em formação no Projeto UCA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo visa analisar dois contextos de apropriação tecnológica e pedagógica do uso do laptop na prática de professores em formação no Projeto Um Computador por Aluno (UCA). No primeiro contexto, buscamos entender as relações estabelecidas entre professores e o uso do laptop no processo de ensino e aprendizagem e, no segundo contexto, compreender as escolhas que os professores fazem sobre os materiais didáticos digitais. Os dois contextos referem-se a uma escola pública estadual localizada no município de Terenos no Estado de Mato Grosso do Sul e a uma es cola pública municipal localizada no município Campo Limpo Paulista, aproximadamente 60 km da capital do Estado de São Paulo. Esta pesquisa não teve a intenção de comparar os dois contextos, mas evidenciar possíveis aproximações e/ou distanciamentos da prática de professores com o uso do laptop. Os resultados mostram um movimento dos professores nessa apropriação tecnológica e pe dagógica, mostrando disposição, interesse e vontade no enfrentamento dos desafios do Projeto UCA.<hr/>Abstract This article aims to examine two contexts of technological and pedagogical appropriation of lap top use in practice of teachers in training in Project One Computer per Student (UCA). In the first context, we seek to understand the relationships established between teachers and laptop use in teaching and learning process and in the second context, to understand the choices that teachers make about digital learning materials. The two contexts refer to a state school in the municipa lity of Terenos in the State of Mato Grosso do Sul and a public school located in the municipality Campo Limpo Paulista, approximately 60 km from the state capital of São Paulo. This research did not intend to compare the two contexts, but to evidence possible approaches and / or distances from the practice of teachers using the laptop. The results show a movement of teachers in this technological and pedagogical appropriation, showing willingness, interest and desire to face the challenges of the UCA Project. <![CDATA[Algumas reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professores de educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo objetivamos analisar conceitos de alfabetização e letramento apresentados por profes soras de educação infantil. Apresentamos algumas reflexões acerca da apropriação da linguagem escrita, destacando a relação entre os processos de alfabetização e letramento compreendendo-os, respectivamente como: aprendizagem de habilidades necessárias para os atos de ler e escrever; estado ou condição do sujeito que incorpora práticas sociais de leitura e escrita. Tais reflexões fundamentaram a análise dos conceitos apresentados por professoras de educação infantil. Por fim, consideramos ser também papel da educação infantil enriquecer o processo de letramento das crianças e estimular sua alfabetização, de acordo com as possibilidades e limites desse nível de escolaridade. Isso requer reconhecer que tais processos são indissociáveis e interdependentes, porém distintos. Essa conclusão transportou-nos para a necessidade de repensar a formação inicial e continuada de professores.<hr/>Abstract On this article we aim to analyze the literacy and lettering concepts presented by teachers of chil dhood education. Introducing some reflections about the appropriation of the written language, highlighting the connection between the literacy processes and literacy understanding them res pectively as: learning skills necessary for the acts of reading and writing, estate or condition of the person that incorporates social practices of reading and writing. Such reflections are based on the analysis of the concepts presented by teachers from childhood education. Lastly, we also consider to be the role of early childhood education to enrich the literacy process of children and stimulate their literacy, based on the possibilities and limits of this scholarity level. This requires recognizing that such processes are inseparable and interdependent, but distinct. This conclusion transported us to the necessity of rethinking the initial and continuing teachers education. <![CDATA[O processo de objetivação nas representações sociais de escola para crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As representações são explicações da realidade, criadas mediante dois processos: objetivação e ancoragem. Neste artigo, discute-se o processo de objetivação a parti r de uma pesquisa sobre as representações sociais de escola entre crianças. Participaram da investigação 60 crianças de escolas municipais de Recife, PE. A análise de conteúdo guiou a interpretação dos dados, coletados através da entrevista e desenho. Os resultados revelaram no processo de objetivação da representação de escola o mascaramento de alguns elementos e acentuação de outros. O núcleo figurativo dessa representação apresentou duas faces: vida melhor, reservada aos escolarizados, e condição de subalternidade, reservada aos não escolarizados. Para as crianças, a escola está objetivada como fonte de superação das adversidades e reconhecimento social.<hr/>Abstract The representations are explanations of reality, created by two processes: anchoring and objectification. In this article discusses the process of objectification from a survey of the social representations of school among children. 60 of public schools in Recife, PE, children participated in the investigation. Content analysis guided the interpretation of data collected by interview and drawing. The results revealed the process of objectification of representation School masking elements and emphasizing others. The nucleus of this representation presented two faces: better life, reserved for the educated and the condition of inferiority, reserved for the uneducated. For children, the school is objectified as a source of overcoming adversity and social recognition. <![CDATA[Promoção em saúde e educação sociocomunitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A saúde é vista não somente como ausência de doenças, mas como uma ação coletiva e política, que deve se preocupar com as práticas preventivas e com a experiência sociocomunitária. O objetivo deste trabalho foi mostrar a contribuição da educação sociocomunitária para a nova visão de promoção em saúde. Desenvolveu-se um levantamento bibliográfico aprofundando o conhecimento e respondendo aos questionamentos específicos da realidade social. As dificuldades referentes ao trabalho em equipe (interdisciplinar) é ainda o reflexo da mudança de um modelo pedagógico centrado em um trabalho linear, institucionalizado, hierárquico, com a utilização de técnicas específicas - fragmentadas, parciais e isoladas - de uma determinada área de formação. O trabalho interdisciplinar (e transdisciplinar) exige mudanças e desafios inerentes à própria convivência social no local de trabalho. A educação sociocomunitária vem promover as relações entre profissionais, e profissionais e destinatários.<hr/>Abstract Health is seen not only as the absence of disease, but as a collective and political action, which should worry about preventive practices and the socio-community experience. The aim of this study was to show the contribution of the socio-community education to the new vision for health promotion. We have developed a literature survey deepening the knowledge and responding to specific questions of the social reality. The difficulties related to (interdisciplinary) teamwork is still a reflection of the change of a pedagogical model centered on a linear, institutionalized, hierarchical work, with the use of specific techniques - which are fragmented, party al and isolated - of a particular area of training. Interdisciplinary (and transdisciplinary) work requires changes and challenges inherent to the social harmony in the workplace. Socio-community education promotes the relations between professionals and practitioners and addressees. <![CDATA[Estudo bibliométrico sobre educação do campo para jovens e adultos deficientes.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200129&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, focalizamos a produção científica acadêmica brasileira sobre a Educação do Campo (EC) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como subsídio para estabelecer a relação com a Educação Especial (EE) visando reconhecer a existência de pesquisas que retratem a preocupação da escolarização de jovens e adultos do campo com deficiência. Do ponto de vista metodológico, o estudo está ancorado na Bibliometria, recurso que permite analisar a produção científica de uma área de conhecimento ou tema específico a ser investigado. A despeito da interface entre EJA, Educação do Campo e Educação Especial estar presente na realidade educacional brasileira, os resultados obtidos indicaram uma lacuna na produção científica nacional haja vista o baixo percentual de trabalhos acadêmicos com esse enfoque.<hr/>Abstract This article focuses on the scientific production on Rural Education (CE) and the Education of Youth and Adults (EJA) as support to establish the relationship with the Special Education (EE) in order to recognize the existence of research that reflect the concern with the schooling youth and adults with disabilities in the field. From the methodological point of view the study is anchored on Bibliometrics, resource that allows you to analyze the scientific production of an area of knowledge or specific theme to be investigated. Despite the interface between EJA, Rural Education and Special Education being present in the Brazilian educational reality, the results indicated a gap in scientific production in view of the low percentage of academic papers with this focus. <![CDATA[A concepção de in/exclusão da pessoa com deficiência visual na perspectiva histórica.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo contextualizar/historicizar como a sociedade, em cada época, concebe a pessoa com deficiência visual, desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, Moderna e Contemporânea. Esse processo histórico repercutiu no Brasil, bem como na unidade federada Mato Grosso do Sul. Como resultado da análise histórica, observa-se que há um processo histórico de discriminação. Mas há também um processo histórico de luta pela inclusão das pessoas com deficiência visual, o que resultou em políticas públicas, incluindo políticas públicas educacionais que vêm possibilitando avanços significativos, como a inclusão das pessoas com deficiência nas escolas regulares e a implantação das salas de recursos multifuncionais.<hr/>Abstract This paper aims to contextualize/historicize how society has conceived visually impaired people over time, since Antiquity through the Middle Ages, Modern Times and Contemporaneity. This historical process has reverberated in Brazil as well as in the State of Mato Grosso do Sul. As a result of the historical analysis, we have noticed a historical process of discrimination, but also a historical process of fight for inclusion of visually impaired people which resulted in public policies, including public education policies that have allowed significant developments, such as inclusion of visually impaired people in regular schools and implantation of multifunctional resource rooms. <![CDATA[Educação não formal, os registros e a oralidade.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata dos registros feitos por educadores em suas práticas educativas, no campo da Educação não formal como instrumento imprescindível para o exercício da autonomia, da reflexão sobre os fazeres e saberes, constituindo-se em uma educação ao longo do tempo e permanente. É um elemento que congrega memórias e histórias de diferentes sujeitos, dos processos e da própria instituição educativa. Os registros podem envolver diferentes linguagens, como: escrita, imagética e sonora e diferentes suportes, bi e tridimensionais. Os registros das ações educativas fornecem indicadores que permitem pensar em "tecnologias do eu", no sentido de permitir a subjetivação, capacidade que abre espaço para a reflexão e apropriação do fazer docente.<hr/>Abstract This article focuses on the records made by educators in their educational practices in the field of non-formal education. Records are fundamental tools and the basis for the exercise of autonomy, reflection on the activities and knowledge, thus becoming an education over time, permanent, constant. The records are also elements that preserve memories and stories of different subjects, of the processes and of the educational institution. These records may include different languages such as: writing, imagery and sound and can be done in different media: two-dimensional and three dimensional. Records of educational indicators that provide allows us to think of them as "technologies of the self" in order to allow the subjectivity of the teachers, the ability to open space for reflection and appropriation to the teacher. <![CDATA[Adolescentes em privação de liberdade na Fundação Casa - Sorocaba, SP: ato infracional e processo educativo.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200183&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo é resultado do trabalho de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Entre os objetivos da pesquisa cujos resultados são aqui relatados, está investigar a relação entre o processo de marginalização de 18 adolescentes que se envolveram com atos infracionais e a educação escolar e não escolar vivida por eles na Fundação Casa de Sorocaba, SP. Os resultados da pesquisa permitiram identificar: (i) os motivos que levam adolescentes a se envolverem com atos infracionais; (ii) a relação entre a situação escolar vivida pelos adolescentes e o envolvimento com atos infracionais; (iii) o processo "disciplinar"-educativo vivido pelos adolescentes no interior da Fundação Casa; e (iv) elaboração de um esboço do perfil étnico, escolar, familiar, econômico e infracional de adolescentes em Sorocaba.<hr/>Abstract This article is a work of research funded by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Among the objectives of the research is to investigate the relationship between the process of marginalization of 18 teenagers involved in illegal acts and education experienced by them at the House Foundation Sorocaba, SP. The research results have identified: (i) the reasons why adolescents engage in illegal acts, (ii) the relationship between the school situation experienced by adolescents and involvement in illegal acts, (iii) the process "disciplinary" education-experienced by adolescents within the Foundation, and (iv) compiled of ethnic profiling, economic, educational and family of teenagers Sorocaba. <![CDATA[A interculturalidade com origem na escola do 'branco' - as contribuições da Educação Física e da Geografia para a temática indígena em sala de aula.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Aprender a conviver é um dos grandes desafios que nossa sociedade enfrenta atualmente. Isso ocorre porque grande parte da sociedade ignora as diferenças e busca a hegemonia de determinadas raças e credos. A escola presente nesse meio é o típico retrato da sociedade onde a diversidade é evidente e os valores de respeito devem ser construídos e moldados em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. O objetivo deste estudo foi mostrar a contribuição da pesquisa-ação por meio das representações sociais de 103 crianças de uma unidade pública de ensino. Para isso essas crianças 'brancas' conviveram com índios Kaingang e Krenak e algumas das tradições da cultura indígena. Ao final, concluiu-se que as representações iniciais dos alunos foram se modificando ao longo de todo o estudo e solidificadas ao final da pesquisa-ação.<hr/>Abstract Living toghether is one of the greatest challenges we face in the society nowadays. This happens because a great part this society ignores the differences and seeks hegemony of certain races and creeds. The present school in the modern society is the typical Picture where diversity is evident and the respect values must be built and molded to seek a more correct and uniform society. The aim of this study was to show the the contribution of action research thorough social representations of 103 children from a public school. These 'white' lived together with Kaingang and Krenak indians and some traditions of the indigenous culture. At the end, it was concluded that the initial representations of the students were modified throughout the study and solidified at the end of the action research. <![CDATA[O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores que ensinam matemática.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa em andamento (2012-2013) que visa produzir dados sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de uma universidade comunitária na região Centro-Serra do Estado do Rio Grande do Sul. Neste texto, problematizamos as narrativas de bolsistas "pibidianos" dos Cursos de Pedagogia e Matemática, discutindo seus efeitos de verdade na formação docente dos mesmos. Na produção de dados, utilizamos a técnica do Grupo de Discussão (GD). O material de pesquisa foi organizado a partir da transcrição das entrevistas coletivas e dos registros no diário de campo. Na análise realizada, problematizamos o PIBID como um espaço de relações de poder que promovem a normalização no sentido de instrumentalizar os futuros professores. Deste modo, ao pensarmos nas experiências vivenciadas pelos alunos no PIBID, é possível inferir que elas instituem verdades sobre a formação docente de professores que ensinam matemática.<hr/>Abstract This paper aims at presenting the results of an ongoing research (2012-2013) that has sought to produce data about the Institutional Scholarship Program of Teacher Induction (PIBID) in a communarratives of "Pibidian" students taking Pedagogy and Mathematics courses and discuss the effects of truth on their education. In order to produce data, we used the Discussion Group (DG) technique. The research material was organized through the transcription of collective interviews and field notes. In the analysis, we problematized PIBID as a space of power relations that have fostered both normalization to instrumentalize future teachers. Hence, by thinking about the experiences lived by students participating in PIBID, it is possible to infer that such experiences have established truths about mathematics teacher education. <![CDATA[Ensino secundário ou educação secundária? Controvérsias e singularidades na escrita de sua história.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A historiografia sobre Ensino Secundário no Brasil apresenta como sinônimos, educação secundária, ensino secundário e ensino médio. Este artigo problematiza os distintos sentidos e a forma como se constituiu a categoria "ensino secundário", desde sua organização de forma sistemática, primeira metade do século XIX, e a sua consolidação, no século XX. Identificam-se as distintas denominações do ensino secundário e as principais características a elas associadas, em cada momento histórico. Analisam-se as diferentes formas de designação encontradas na legislação brasileira, de 1837 até 1971, e nos estudos e relatórios produzidos no âmbito do governo federal no período. Conclui-se que a definição da identidade do ensino secundário abre questionamentos sobre o caráter de nível intermediário de escolarização, seu desdobramento em etapas e a equiparação com outras modalidades.<hr/>Abstracts In Brazilian historiography the expressions: secondary education, secondary school and middle school are often synonymous. This article discusses the different senses and how they formed the category "Ensino Secundário" in the historical period since its organization in a systematic way, first half of the nineteenth century and its consolidation in the twentieth century. In each historical moment we identified different denominations of secondary education and the main characteristics associated with them. We analyze the different forms of description found in Brazilian law, in that period, and in the studies and reports produced within the federal government in the same period. It was concluded that the definition of the identity of secondary education opens questions about the character of intermediate level, its unfolding in stages and the equivalence with other modalities. <![CDATA[As políticas educacionais no Brasil.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200251&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo ora apresentado discorre sobre as investigações acerca das políticas educacionais relacionadas à formação docente para Educação de Jovens e adultos (EJA) no Brasil. Diante dessa temática, elegemos como questão síntese a ser respondida: como se caracterizam e com quais problemas se defrontam as políticas para EJA no Brasil? Para o melhor equacionamento dessa questão, efetuamos um recorte temporal a ser investigado, situado entre o final dos anos 1990 até a presente data. Com essa problemática, objetivamos descrever e analisar as políticas educacionais do Brasil, no que se refere à formação docente na EJA, no contexto das transformações políticas no decorrer da evolução da sociedade e como foi se constituindo a política até tornar-se política educacional. Nesse sentido, com a elaboração e consolidação da Lei de Diretrizes e Bases, 9394/96, a EJA passou a ser reconhecida como modalidade de ensino, bem como as políticas de formação para atuarem na modalidade EJA receberam maior atenção por parte do Estado e da legislação. Para atingir o objetivo proposto, o caminho empírico foi o bibliográfico e descritivo-analítico. O texto com nossos achados está estruturado em duas seções que se complementam: na primeira, descrevemos a educação como política educacional no Brasil e realizamos comentários acerca da participação das Organizações Internacionais (OI's), suas imposições e representações, nas políticas, bem como as suas determinações nos resultados políticos e analisamos a correlação de forças presentes na formulação dessas políticas; na segunda seção, apresentamos discussões acerca das políticas educacionais de formação para a EJA e discutimos a tarefa da LDB nessas políticas, bem como o direito dos jovens e adultos ao ensino e a importância da habilitação docente para atuar na modalidade EJA.<hr/>Abstract The paper presented here discusses the investigations concerning educational policies related to teacher training for Youth and Adults (EJA) in Brazil. Given this thematic synthesis elected as the question to be answered: how to characterize and problems which confront the policies for adult education in Brazil? Better solution for this issue effected a time frame to be investigated, situated between the late 1990s until the present date . With this issue we describe and analyze educational policies in Brazil, with regard to teacher training in adult education in the context of political changes during the evolution of society and how the policy was constituted to become educational policy. Accordingly, with the development and consolidation of the Law of Guidelines and Bases, 9394/96, the EJA has become recognized as a teaching modality as well, training policies to work in EJA modality received greater attention from the state and the legislation. To achieve the proposed objective, empirical way was the bibliographic and descriptive - analytical. The text with our findings is structured in two sections that complement each other: the first described education as educational policy in Brazil and performed reviews on the participation of International Organizations (OI 's) , their charges and representations, policies, and its determinations on policy outcomes, and analyzed the correlation of forces in the formulation of these policies. In the second section we present arguments about the educational policies of training for adult education and discuss the task of LDB these policies, as well as the right of young people and adults to education and the importance of teaching qualification to work in the EJA mode. <![CDATA[Tecnologia e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822014000200263&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo ora apresentado discorre sobre as investigações acerca das políticas educacionais relacionadas à formação docente para Educação de Jovens e adultos (EJA) no Brasil. Diante dessa temática, elegemos como questão síntese a ser respondida: como se caracterizam e com quais problemas se defrontam as políticas para EJA no Brasil? Para o melhor equacionamento dessa questão, efetuamos um recorte temporal a ser investigado, situado entre o final dos anos 1990 até a presente data. Com essa problemática, objetivamos descrever e analisar as políticas educacionais do Brasil, no que se refere à formação docente na EJA, no contexto das transformações políticas no decorrer da evolução da sociedade e como foi se constituindo a política até tornar-se política educacional. Nesse sentido, com a elaboração e consolidação da Lei de Diretrizes e Bases, 9394/96, a EJA passou a ser reconhecida como modalidade de ensino, bem como as políticas de formação para atuarem na modalidade EJA receberam maior atenção por parte do Estado e da legislação. Para atingir o objetivo proposto, o caminho empírico foi o bibliográfico e descritivo-analítico. O texto com nossos achados está estruturado em duas seções que se complementam: na primeira, descrevemos a educação como política educacional no Brasil e realizamos comentários acerca da participação das Organizações Internacionais (OI's), suas imposições e representações, nas políticas, bem como as suas determinações nos resultados políticos e analisamos a correlação de forças presentes na formulação dessas políticas; na segunda seção, apresentamos discussões acerca das políticas educacionais de formação para a EJA e discutimos a tarefa da LDB nessas políticas, bem como o direito dos jovens e adultos ao ensino e a importância da habilitação docente para atuar na modalidade EJA.<hr/>Abstract The paper presented here discusses the investigations concerning educational policies related to teacher training for Youth and Adults (EJA) in Brazil. Given this thematic synthesis elected as the question to be answered: how to characterize and problems which confront the policies for adult education in Brazil? Better solution for this issue effected a time frame to be investigated, situated between the late 1990s until the present date . With this issue we describe and analyze educational policies in Brazil, with regard to teacher training in adult education in the context of political changes during the evolution of society and how the policy was constituted to become educational policy. Accordingly, with the development and consolidation of the Law of Guidelines and Bases, 9394/96, the EJA has become recognized as a teaching modality as well, training policies to work in EJA modality received greater attention from the state and the legislation. To achieve the proposed objective, empirical way was the bibliographic and descriptive - analytical. The text with our findings is structured in two sections that complement each other: the first described education as educational policy in Brazil and performed reviews on the participation of International Organizations (OI 's) , their charges and representations, policies, and its determinations on policy outcomes, and analyzed the correlation of forces in the formulation of these policies. In the second section we present arguments about the educational policies of training for adult education and discuss the task of LDB these policies, as well as the right of young people and adults to education and the importance of teaching qualification to work in the EJA mode.