Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220150001&lang=pt vol. num. 39 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Da aula convencional para a aula invertida - ferramentas digitais para a aula de hoje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nos últimos tempos, a ideia de alterar radicalmente o formato educacional - a sala de aula - tornou-se algo que vale a pena discuti r. A emergência de uma transformação das práticas pedagógicas tornou-se um imperativo. O número de professores que utiliza a metodologia da aula inverti da - flipped classroom - na sua atividade tem vindo gradualmente a crescer, embora ainda haja alguns que nunca ouviram falar dessa metodologia. Esse modelo utiliza a Internet para facilitar o processo de aprendizagem em sala de aula, proporcionando aos professores mais tempo para interagir com seus alunos, personalizando o processo de ensino/aprendizagem, e gastando menos tempo de aula a debitar conteúdos. A aula inverti da destina-se a facilitar a aprendizagem e não necessariamente para incrementar as competências de ensino. Na verdade, para tirar o máximo proveito dessa metodologia, os professores podem precisar de reconsiderar alguns hábitos organizacionais na sala de aula bem como o uso da Internet. No entanto a resposta dos professores que já experimentaram e continuam a uti lizar esse método nas salas de aula de hoje é extremamente positiva, e mostra que "inverter" as coisas pode atear a paixão pela aprendizagem, que de outra forma se pode perder. Grande parte da literatura sobre flipped classroom foca sobretudo como inverter tecnologicamente a sala de aula, centrando a sua análise em ferramentas para gravação de vídeos explicativos. Neste texto, irei abordar a definição de aula inverti da, apresentando um suporte tecnológico variado, com base em ferramentas gratuitas da web 2.0, que proporcionam oportunidades de incorporar estratégias de aprendizagem criativas dentro desse novo modelo de ensino e aprendizagem, com vista a maximizar a construção do conhecimento dos alunos.<hr/>Abstract In recent times, the idea of radically changing the educational format - the classroom - has become something worth discussing. The emergence of a transformation of teaching practices has become an imperative. The number of teachers who uses the methodology of the inverted teaching - flipped classroom - in their activity is gradually growing, although there are still some who have never heard of this methodology. This model uses the Internet to facilitate the learning process in the classroom, giving teachers more ti me to interact with their students, personalizing the teaching/learning process, and spending less ti me in class debiting content. The inverted classroom is intended to facilitate learning and not necessarily to increase the teaching skills. In fact, to get the most out of this methodology, teachers may need to reconsider some organizational habits in the classroom as well as Internet use. However, the response of teachers who have tried and continue to use this method in today's classrooms is extremely positive, and shows that "reverse" things can kindle a passion for learning, which otherwise might be lost. Much of the literature on flipped classroom focuses primarily as technologically reverse the classroom, focusing its analysis tools for recording explanatory videos. In this paper I will focus on the definition of flipped classroom, presenting a varied technological support, based on free Web 2.0 tools, which provide opportunities to incorporate creative learning strategies within this new teaching and learning model, to maximize the construction of knowledge of students. <![CDATA[Classificações e reflexões de estudantes universitários sobre o valor das tecnologias em sua aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The Measuring Technologies Value to Learning (MTVL) survey instrument was developed and deployed to collect data on the value learners place on 37 specific technologies and in some cases, the processes they facilitate. Administered to university students in three different locations in the spring of 2014, findings provide evidence to educators on the value to learning of measured items. Surprisingly, "writing with a word processor" was rated number one for its value to learning (n=386). The constructivist and didactic deployment of technologies was also surveyed for their value to learning. Constructivist usages with technology ranked four of the top five and didactic learning from technology occupied four out of the top ten and eight of the top 15 value rated positions, indicating value of both types of use. Respondents indicated a high degree of meta-awareness of technologies value to learning and a higher degree of ability to communicate and collaborate in-person compared to through social networking or any other online tools. Findings support the pedagogical use of technologies and show relative value of different tools.<hr/>Resumo O instrumento de pesquisa "Valor de Mensuração das Tecnologias para a Aprendizagem" (MTVL) foi desenvolvido e implantado para coletar dados sobre o valor que os alunos atribuem a 37 tecnologias específicas e, em alguns casos, aos processos que elas facilitam. Aplicado a estudantes universitários em três locais diferentes na primavera de 2014, os resultados fornecem evidência aos educadores sobre o valor para a aprendizagem dos itens mensurados. Surpreendentemente, "escrever com um processador de texto" foi classificado número 1 de valoração para a aprendizagem (n = 386). A implantação construtivista e didática das tecnologias também foi levantada como um item de valoração para a aprendizagem. Os usos construtivistas com tecnologia foram classificados quatro dos cinco primeiros e a aprendizagem didática a par ti r da tecnologia ocupou quatro classificações entre as 10 primeiras e 8 classificações entre as 15 primeiras, indicando valor a ambos os tipos de uso. Os respondentes indicaram um alto grau de meta-consciência em relação ao valor das tecnologias para a aprendizagem e um grau maior à habilidade de se comunicar e de colaborar via face-a-face comparada à via rede social ou a outras ferramentas online. Os resultados sustentam o uso pedagógico das tecnologias e mostram valor relative das diferentes ferramentas. <![CDATA[Mulher, esposa, doméstica, mãe, educadora: subsídios para uma reflexão sobre os provérbios moçambicanos no contexto escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, identifico e analiso os valores culturais preconizados pelos provérbios de vários grupos étnicos do norte, centro e sul de Moçambique. Mostro que tanto nas sociedades matrilineares como nas sociedades patrilineares circulam provérbios que valorizam a mulher nos seus papéis tradicionais de esposa, dona de casa, mãe e educadora de crianças (filhos). Há também provérbios que perpetuam os estereótipos de género, pois exprimem uma dicotomização e complementariedade entre o masculino e o feminino, determinando os papéis do homem e da mulher no trabalho de campo e no lar. Esse conhecimento irá permitir a incorporação dos provérbios nos livros e manuais escolares das várias disciplinas curriculares e a reflexão crítica sobre os valores culturais neles representados. Irá também permitir que professores e alunos ganhem consciência dos estereótipos de género que podem impedir a participação efetiva das mulheres em várias atividades que promovem o desenvolvimento económico e social de Moçambique.<hr/>Abstract In this article, I identify and analyse cultural values portraid by proverbs of various ethnic groups from north, center, and south of Mozambique. I demonstrate that in both matrilineal and patrilineal societies circulate proverbs that value the woman in her traditional roles of spouse, housewife, mother, and child caretaker. There are also proverbs perpetuating gender stereotypes, because they express the dichotomy and complementarity between masculinity and femininity, determining the roles that men and women should play both in the field work and in the household. This knowledge will allow the use of proverbs in school textbooks of various disciplines and a critical reflection on cultural values represented in those proverbs. It will also allow teachers and students to be conscious about gender stereotypes that might prevent women from being effectively engaged in various activities that promote social and economic development of Mozambique. <![CDATA[Aprendizagem da linguagem escrita: reflexões sobre a mediação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100073&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O ensino da língua escrita, no Brasil, é ainda um grande desafio para educadores e pesquisadores da área. Ancorados no entendimento de que a aprendizagem da linguagem escrita não é espontânea e deve ser um processo consciente por parte do aluno, o que envolve um ensino sistematizado, e no objetivo de refletir sobre as implicações da mediação docente nesse processo, desenvolvemos uma intervenção pedagógica com um aluno participante de um projeto de extensão voltado ao atendimento de crianças com dificuldades escolares em uma universidade estadual do estado do Paraná. Esse aluno apresentava dificuldades no processo de escolarização e, de modo mais pontual, no processo de alfabetização. O desenvolvimento da proposta contribuiu para a compreensão de que a organização e realização de atividades pedagógicas que ultrapassem a forma mecânica de ensino deve ser o alvo do trabalho docente, como também deve ser alvo desse trabalho o ensino que ultrapasse a crença na forma espontaneísta de aprender.<hr/>Abstract The teaching of the written language, in Brazil, is still a big challenge to educators and researchers of the area. Anchores in unsderstanding that the learning of the written language is not spontaneous and it must be a conscious process by the students, what envolves a schematized teaching, and having by objective reflecting over the implications of the mediation of the teacher in this process, we developed a pedagogic intervention with a student who had educational difficulties in a Paraná state university. This student presented difficulties in the educational process and, more specifically, at the literacy process. The development of the proposition contributed to the comprehension that the organization and realization of the pedagogic activities surpass the mechanical way of teaching must be the target of the teacher's work, as it must be the target of that work the teaching that surpasses the belief in the spontaneous way of learning. <![CDATA[Cotidiano escolar e formação de competência leitora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste texto é pensar a formação de leitores e ouvintes, especialmente por meio de experiências infantis advindas do espaço formal, escolar, colhidas de uma prática docente no Ensino Fundamental, na sua articulação com a literatura, a linguagem narrativa e a prática de leitura. Contribui para pensar outras possibilidades de falar/escrever, ensinar e aprender na escola, considerando que os diferentes textos e contextos, valorizam outros espaços-tempos e outras práticas. Propomo-nos a refletir a respeito da oralidade e da leitura para observar a influência na produção da escrita abordando princípios que regem a organização e produção de discursos e a relação que se dá entre o/a leitor/a e os coadjuvantes deste processo.<hr/>Abstract The purpose of this paper is to think the formation of readers and listeners, especially through childhood experiences arising from the formal school environment, harvested from a teaching practice in elementary school, in their relationship with literature, narrative language and the practice of reading. It helps to think of other possibilities to talk / write, teach and learn in school, considering that different texts and contexts, value other space-times and other practices. We propose to reflect on the oral and reading to observe the influence on production of written addressing principles governing the organization and production of discourse and the relationship between the reader and the this process' supporting. <![CDATA[A complexidade da docência nos anos iniciais do ensino fundamental: a percepção dos acadêmicos de Educação Física em situação de Estágio Curricular Supervisionado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta investigação objetivou analisar a complexidade da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental na percepção de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio Curricular Supervisionado (ECS), enfatizando o seu papel de professor, os seus sentimentos e os seus desafios. A metodologia caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Os participantes foram quinze acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III (Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Constatou-se uma realidade educacional complexa e desafiadora para a atuação do acadêmico de Educação Física em situação de ECS nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, decorrente disso, uma variedade de sentimentos, tanto positivos quanto negativos, nos futuros docentes.<hr/>Abstract This research aimed to analyze the complexity of teaching in the First Years of Elementary Education in the perception of academics the degree in Physical Education of Center Physical Education and Sports (CEFD) of Federal University of Santa Maria (UFSM) in Situation of Supervised, emphasizing their role of teacher, the their feelings and the their challenges. The methodology characterized by the phenomenological approach in the form of a case study with qualitative approach. The instrument utilized for data collection was a questionnaire with open questions. The interpretation of information was the content analysis. The participants were fifteen (15) academics from the 7th semester of the Degree in Physical Education of CEFD/UFSM, enrolled in the discipline of Supervised III (Series/First Years of Elementary Education). It has been found a complex and challenging educational reality for the performance of academics of physical education in situations of Supervised in the first years of elementary education and, as a result, a variety of feelings, both positive and negative, in the future teachers. <![CDATA[A pesquisa sobre as práticas dos educadores e os princípios referenciais salesianos: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado em Educação sobre o entendimento e o desenvolvimento dos princípios educacionais salesianos elaborados por Dom Bosco e que servem de referencial para os professores do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB) da Escola Salesiana São José, Campinas, SP. O objetivo deste artigo é apresentar os aspectos metodológicos da pesquisa e a análise sobre a prática docente, buscando interpretar os modos pelos quais são desenvolvidos os princípios educacionais salesianos nos fazeres dos professores do CPDB. Essa busca permite indagar sobre os procedimentos metodológicos usados a fim de se refletir sobre o grau de fidelidade do projeto e da prática educativa dessa instituição com o ideal proposto pelo fundador Dom Bosco, na Itália do século XIX.<hr/>Abstract This article is based on a Master's thesys in Education on the understanding and development of the Salesian educational principles developed by Dom Bosco serving as a reference for teachers of St. Joseph Salesian School, Campinas Dom Bosco Vocational Centre (CPDB), SP. The objective of this paper is to present the methodological aspects of research and analysis on the teaching practice. From this, the article seeks to interpret the ways in which the Salesians are developed educational principles in the doings of teachers CPDB. This search allows to inquire about the methodological procedures used in order to reflect on the fidelity degree of the design and educational institution practice with the ideal proposed by founder Dom Bosco, in the nineteenth century Italy. <![CDATA[O olhar do formador sobre o ensino e a aprendizagem em cursos de pedagogia na modalidade EaD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto trata de pesquisa que teve o objetivo de investigar as percepções do formador sobre o ensino e a aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Pedagogia - EaD, considerando o alto crescimento do número de cursos nessa modalidade, no Brasil, neste início do século XXI e os vários questionamentos que sobre eles são levantados. Optou-se por uma abordagem qualiquantitativa, utilizando levantamento documental e pesquisa de campo. Foi aplicado um questionário, respondido por 21 professores, e entrevista semiestruturada, realizada com 9 deles, em duas Instituições do Triângulo Mineiro, MG. Pode-se constatar que as percepções dos participantes em relação às aprendizagens são altamente positivas, atribuindo grande responsabilidade ao aluno, ao estabelecer como elementos essenciais para a aprendizagem, a disciplina, o esforço e a persistência. No que respeita às formas de organização do ensino, pode-se inferir, a partir das entrevistas, que a mediação didático-pedagógica - a relação professor-aluno-conhecimento, incluindo diferentes elementos mediadores, carece de cuidados, de pesquisas e de investimentos.<hr/>Abstract This text is about research aimed to investigate the perceptions of the educator on teaching and learning in the Undergraduation Courses of Pedagogy, considering the high growth in the number of courses in this modality in Brazil at the beginning of the XXI century and the many questions that are raised about them. It was chosen a qualitative and quantitative approach, using documentary survey and field research. A questionnaire was answered by 21 teachers, and semistructured interviews was applied with nine of them in two institutions of Triangulo Mineiro, MG. It was possible to verify that the participants' ideas in relation to learning were highly positive, allowing great responsibility to the student. Regarding the organization of educational activities, it can be inferred that the conditions of teachers' work and how Virtual Learning Environments are used, the didactic and pedagogical mediation is limited and with li�� le interaction and scientific dialogue, because are predominant the activities evaluative. <![CDATA[A formação do professor de dança: um estudo da licenciatura em Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo analisa a formação do professor de dança e o currículo proposto pelo curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) desde a sua implantação, em 2010, até sua reformulação, em 2014. Realizado por meio da análise de documentos (Projeto Pedagógico do Curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS, Atas de reuniões e Matriz Curricular do Curso), apresenta a implantação e a estrutura do curso. Relata as atividades e ações propostas durante os seus quatro primeiros anos de existência e reflete sobre a formação dos professores no âmbito dessa proposta. Traz um breve histórico dos cursos de graduação em dança no país e destaca a importância da formação docente para que o artista possa atuar como professor. Conclui que a Educação e a Arte são campos de conhecimento pelos quais transita o professor de Arte/Dança na escola e que ter o professor bem formado é uma das condições para a melhoria do ensino da Arte nas escolas.<hr/>Abstract The study analyzes the formation of a dance teacher and the curriculum proposed by the course of Performing Arts and Dance at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS) since its inception in 2010 until its reformulation in 2014. Developed by analyzing documents (Education Program Course for the Performing Arts and Dance of UEMS, minutes of meetings and curriculum of the course), presents the implementation and structure of the course. Reports the activities and actions proposed during its first four years of existence and reflects on teacher training under this proposal. Presents a brief history of dance in undergraduate courses in the country and highlights the importance of teacher training so that the artist can act as a teacher. Concludes that the Education and Art are fields of knowledge through which transits Professor of Art / Dance in school and have well trained teacher is one of the conditions for improving art education in schools. <![CDATA[A atitude do professor ensina, seu gesto fala: a trama da dimensão ética no campo da docência universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100199&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Num mundo marcado por inúmeros desafios, dentre eles o desafio da instrumentalização do mundo da vida pela racionalidade técnico/instrumental, a formação acadêmica encontra-se num contexto de crise paradigmática, em que não somente a ideia de verdade e os ideais educacionais entram em crise. A própria razão perde seu status de auto sufi ciente e passa a ser convidada a colocar-se na escuta e no entendimento do "Outro", demandando aos processos formativos, particularmente à formação docente, todo um processo pautado na instituição de relações baseadas no respeito e no "cuidado ético". Por entender que a formação do sujeito ético só é possível mediante processo pedagógico que envolva necessariamente exercícios de reflexão sistemática, conduzida para que os alunos possam integrar a preocupação e a atitude ética durante sua formação, neste ensaio refletimos sobre a dimensão ética da docência como possibilidade de ajudar a aflorar uma radical "sensibilidade ética" entre os professores no seu processo formativo. Afinal, se essa mediação pedagógica faltar na formação docente, poderá não ocorrer o desenvolvimento da sensibilidade ética entre os professores, o que também faltará no seu agir cotidiano nas escolas.<hr/>Abstract In a world marked by numerous challenges, including the challenge of instrumentalization of the life world by technical rationality/instrumental, academic training is in a crisis context paradigm, in which not only the idea of truth and the ideal educational experience a crisis. Reason itself loses its status as a self-sufficient and shall be invited to put themselves in listening and understanding the "Other", demanding the formation process, particularly for teacher training, a whole based institution grounded in relationships based on respect and "ethical care." Understanding that the formation of the ethical subject is only possible through the educational process that necessarily involves reflection exercises systematically conducted for students to integrate the concerns and ethical attitude during its formation, this essay reflect on the ethical dimension of teaching as possible help bring out radical "ethical sensitivity" among teachers in their formation process. After all, if this mediation training lacking in teacher training may not occur the development of ethical sensitivity among teachers, which also fail to act in their everyday life in schools. <![CDATA[Fraude acadêmica: estudo comparativo entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este é um estudo comparativo que trata de um tipo de fraude acadêmica, comumente conhecida no Brasil como cola, fila ou pesca e seus efeitos. A cola é entendida como uma estratégia utilizada pelo estudante para simular o domínio de conhecimentos, nas avaliações. Em um estudo com estudantes de universidades das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, foi aplicado um questionário para identificar o uso de cola, em que situações e por que era praticada. Os resultados mostraram que essa prática tem uma incidência significativa, indicando que vem se tornando cada vez mais comum nas universidades. Considerando os resultados obtidos e a importância do trabalho realizado pela universidades, propõe-se que se definam, com urgência, códigos de conduta para mobilizar e orientar os alunos a refletirem sobre as consequências de suas ações e decisões.<hr/>Abstract This is a comparative study that deals with the cheating in assessments, commonly known in Brazil as cola, fila or pesca and its effects. The cola is understood as a strategy used by the student to simulate the domain knowledge in the evaluations. In a study with students from universities in the Southeast and Northeast Brazil a questionnaire was applied to identify the use of cola, in what circumstances and why was practiced. The results showed that this practice has a significant effect, indicating that is becoming increasingly common in universities. Considering these results and the importance of the work done by the universities, it is proposed that define urgently, codes of conduct to mobilize and guide students to reflect on the consequences of their actions and decisions. <![CDATA[Iniciação científica: uma análise a partir da epistemologia de Fleck]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo relatado teve o objetivo de investigar o modo como professores da graduação inserem os estudantes no universo da pesquisa. As categorias epistemológicas de Fleck (1986; 2010), estilo de pensamento, coletivo de pensamento, círculos esotéricos e exotéricos e circulação intra e intercoletiva de ideias orientaram o estudo. Participaram da pesquisa 88 professores, orientadores de projetos de iniciação científica em cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento, em uma Universidade Comunitária do Oeste Catarinense. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionário, com foco nas atividades preconizadas pelos professores orientadores. O estudo aponta que os professores dão destaque para as atividades que promovem a apropriação dos aspectos conceituais, da linguagem específica e do método de pesquisa. Estimulam a atuação dos aprendizes em todas as etapas do processo, com ênfase na socialização dos resultados e participação nas atividades dos grupos de pesquisa.<hr/>Abstract The reported study was to investigate the way that graduation professors insert the students in the research universe. The epistemological categories of Fleck (1986; 2010): thinking style, collective thought, esoteric and exoteric circles and inter and intra-collective ideas circulation oriented the study. Eighty-eight professors participated in the research, advisors of scientific initiation projects in graduation courses from different areas of knowledge, in a Community University in the west of Santa Catarina. The data was collected through application of a questionnaire, with BREfocus in the activities recommended by the advisors professors. The study points that professors give prominence to the activities that promote the appropriation of the conceptual aspects, the specific language and the research method. They stimulate the perfomance of the apprentices in all the stages of the process, emphasizing the results socialization and the participation in the research groups activities. <![CDATA[Manual Pedagógico na Formação dos Professorandos da Escola Normal Secundária Amaral Fontoura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100253&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo centra-se na análise de um manual pedagógico amplamente adotado pelos professores da Escola Normal Secundária Amaral Fontoura, primeira escola para formação de professores primários instalada no ano de 1956, em Maringá, PR. Trata-se do manual intitulado Fundamentos da Educação..., de autoria de Afro do Amaral Fontoura, que trazia em seu conteúdo determinada concepção de educação, a qual deveria nortear a formação docente e a formação dos alunos das escolas primárias. Os vários manuais produzidos por Fontoura tornaram-se subsidiários das leituras obrigatórias recomendadas para as alunas da referida escola, logo, exerceu notável influência pedagógica no ensino normal maringaense. Por meio da análise do manual em questão, busca-se entender o tipo de leitura disponibilizada para as normalistas à época, bem como o conteúdo desenvolvido pelos professores formadores de professores.<hr/>Abstract This study is focused on the analysis of a teaching manual widely used by teachers of the Normal Secondary School Amaral Fontoura, the first school for training primary school teachers in Maringá, PR. The manual is entitled the Foundations of Education: a general introduction to the Renewed Education and Living School written by Amaral Fontoura with a special conception of education, which should guide the teacher training and the training of primary school pupils. The various manuals written by this author became subsidiaries of required readings recommended for students of such school, therefore, influenced considerably the normal education in Maringá. Through the analysis of this teaching manual, we seek to understand the reading type available for Normal School students at that time as well as the content developed by teacher educators. <![CDATA[O consenso no processo de desenvolvimento de reformas educacionais orientadas pela agenda globalmente estruturada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100271&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo visa compreender como se dá o consenso no processo de desenvolvimento das reformas educacionais orientadas pela agenda globalmente estruturada. Nesse sentido, busca-se discutir o conceito dessa agenda, em seguida, compreender como a agenda estabelece o processo de reformas para os países da América Latina, identificando os seus desdobramentos no âmbito das reuniões de Ministros da Educação com ênfase para a II Cúpula das Américas de Santiago no Chile de 1998.<hr/>Abstract This article aims to understand how the consensus in the development process of educational reforms oriented by globally structured agenda works. Therefore, we will discuss the concept of this agenda, then, understand how it defines the process of these reforms for the Latin Américan countries by identifying its consequences in the framework of Education Ministers' meetings with emphasis on the II Summit of the Américas in Santiago in Chile in 1998. <![CDATA[Tecnocracia e educação: a utopia político-social saintsimoniana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100289&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do presente estudo é o de identificar a fundamentação tecnocrática contida na obra de Saint Simon para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, bem como apontar a utilidade instrumental do campo educacional para a adequação dos sujeitos aos padrões definidos e/ou convencionados pela sociedade. Para tanto, optamos por empreender uma pesquisa de cunho bibliográfico, na razão em que acreditamos que os livros e as obras de referência constituem fonte perene da qual é possível retirar as evidências de que precisamos para sustentar teoricamente as nossas declarações e argumentações. No seio da utopia saintsimoniana, concluímos que a sociedade tecnocrática pode ser apreendida pela primazia da eficiência técnica produtiva, pela utilização e aplicação racional dos recursos materiais e intelectuais, pela valorização das atividades inerentes ao exercício da autoridade profissional na perspectiva de garantir o bem-estar individual e coletivo de toda a sociedade.<hr/>Abstract The objective of the present study is to identify the technocratic reasoning contained in the works of Saint Simon for the construction of a fairer and more egalitarian society, as well as pointing out the instrumental utility of educational field to the appropriateness of the subject to the standards set and/or contracted by the company. To this end, we undertake a search of bibliographic slant, in reason we believe that the books and works of reference are perennial source from which it is possible to remove the evidence we need to sustain our declarations and theoretical arguments. Within the saintsimonian utopia, we conclude that the technocratic society can be seized by the primacy of productive technical efficiency, by use and rational application of intellectual and material resources, the appreciation of the activities inherent in the exercise of professional authority in order to guarantee the individual and collective well-being of society as a whole. <![CDATA[Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822015000100313&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do presente estudo é o de identificar a fundamentação tecnocrática contida na obra de Saint Simon para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, bem como apontar a utilidade instrumental do campo educacional para a adequação dos sujeitos aos padrões definidos e/ou convencionados pela sociedade. Para tanto, optamos por empreender uma pesquisa de cunho bibliográfico, na razão em que acreditamos que os livros e as obras de referência constituem fonte perene da qual é possível retirar as evidências de que precisamos para sustentar teoricamente as nossas declarações e argumentações. No seio da utopia saintsimoniana, concluímos que a sociedade tecnocrática pode ser apreendida pela primazia da eficiência técnica produtiva, pela utilização e aplicação racional dos recursos materiais e intelectuais, pela valorização das atividades inerentes ao exercício da autoridade profissional na perspectiva de garantir o bem-estar individual e coletivo de toda a sociedade.<hr/>Abstract The objective of the present study is to identify the technocratic reasoning contained in the works of Saint Simon for the construction of a fairer and more egalitarian society, as well as pointing out the instrumental utility of educational field to the appropriateness of the subject to the standards set and/or contracted by the company. To this end, we undertake a search of bibliographic slant, in reason we believe that the books and works of reference are perennial source from which it is possible to remove the evidence we need to sustain our declarations and theoretical arguments. Within the saintsimonian utopia, we conclude that the technocratic society can be seized by the primacy of productive technical efficiency, by use and rational application of intellectual and material resources, the appreciation of the activities inherent in the exercise of professional authority in order to guarantee the individual and collective well-being of society as a whole.