Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220170002&lang=pt vol. 22 num. 45 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Estado Ensino, subsidiariedade e da liberdade de educação. Processo de formação privatização no Chile do ponto de vista dos agentes (1973-1990)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822017000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: La finalidad del presente artículo es analizar el proceso de privatización educacional chileno durante la Dictadura Cívico Militar (1973-1990), desde la publicación de la Directiva N° 87 en enero de 1974 y la promulgación de la Ley Orgánica Constitucional de Enseñanza en marzo de 1990. En base al estudio de documentos relativos a la implementación del proceso de municipalización y descentralización de la educación en el sistema educativo chileno - en especial las Actas de las sesiones de la Junta Militar, del Consejo de Estado y de las Comisiones Legislativas que dieron lugar a la Ley Orgánica Constitucional de Enseñanza-, la investigación describe las líneas de acción y propuestas de diversos actores civiles y militares, y expone un análisis discursivo de las bases de la política educacional de la Dictadura Cívico Militar, considerando la introducción y consolidación del principio de subsidiariedad y la defensa de la libertad de enseñanza, pilares del sistema educacional nacional actual.<hr/>Abstract: The aim of this paper is to analyze the process of Chilean educational privatization during the Military-Civic Dictatorship (1973-1990), since the publication of Act No. 87 in January 1974 and the promulgation of the Organic Constitutional Law of Education in March 1990. Based on the study of documents related to the implementation of the process of municipalization and decentralization of education in the Chilean educational system-especially the Minutes of the meetings of the Military Junta, the Council of State and the Legislative Commissions that gave-, the research describes the lines of action and proposals of various civil and military actors and presents a discursive analysis of the bases of the educational policy of the Military Civic Dictatorship, considering the introduction and consolidation of the Principle of subsidiarity and the defense of Freedom of education, pillars of the current national educational system.<hr/>Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o processo de privatização durante o educativo Cívico-Militar ditadura chilena (1973-1990), desde a publicação da Directiva n. 87 em janeiro de 1974 e a promulgação da Lei Orgânica Constitucional de Educação em março de 1990. Com base no estudo de documentos relacionados com a implementação do processo de municipalização e descentralização da educação no sistema educacional chileno - especialmente as atas das reuniões da Junta Militar, o Conselho de Estado e das Comissões legislativas que gave -, o pesquisa descrever as linhas de ação e propostas de vários militares e atores civis e apresenta uma análise discursiva dos fundamentos da política educativa da Ditadura Civic Militar, considerando a introdução e consolidação do princípio da subsidiariedade e da defesa da liberdade de educação, pilares do atual sistema educativo nacional. <![CDATA[Percepções acerca da produção acadêmica docente em Instituições de Ensino Superior brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822017000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O cenário que envolve a Educação Superior Brasileira é marcado pela forte expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) com vistas à ampliação da oferta de cursos de graduação. O foco quase que exclusivo na atividade de ensino, faz com que a atividade de pesquisa, mesmo sendo requisito legal, seja relegada a um segundo plano, de forma a desestimular a produção acadêmica docente na graduação. O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir as percepções acerca da produção acadêmica docente, assim como seus fatores de influência, no contexto do ensino de graduação presencial de IES brasileiras. Para atingir os objetivos propostos, partiu-se do referencial teórico sobre as questões que envolvem a pesquisa acadêmica, seu ambiente e suas condições; realizou-se um estudo de campo com docentes da educação superior, compondo uma amostra aleatória e de perfil heterogêneo, com respondentes de todas as regiões brasileiras e de IES públicas e privadas, por meio de questionário estruturado on-line. Na apresentação e análise dos resultados, buscou-se um entendimento abrangente sobre os principais aspectos que cercam a produção acadêmica docente em IES. Dentre os pontos mais relevantes, evidenciou-se de forma geral: falta de clareza nas políticas e ações de estímulo à pesquisa e à produção acadêmica, por parte das IES; e dificuldade em organizar o tempo para a pesquisa, o que indica que o aumento simplesmente de carga horária para esse fim pode não surtir efeitos. Dessa forma, os resultados do estudo podem enriquecer as discussões sobre o tema e fornecer subsídios que possam contribuir com as IES que anseiem a melhoria da produção acadêmica docente.<hr/>Abstract: The scenario involving the Brazilian Higher Education, marked by strong expansion of Higher Education Institutions (IES) aiming to increase the supply of undergraduate. The almost exclusive focus on teaching activity, makes the research activity, even being legal requirement, is relegated to the background in order, which ends up discouraging the professors' academic production at the undergraduate. This paper is aims to present and discuss the perceptions about of professors' academic production, as well as their influencing factors in the context of campus undergraduate teaching brazilian IES. To achieve the proposed goals, starting by referential theoretical on issues involving academic research, their environment and their conditions, was performed out a field study with higher education professors, creating a random sample and heterogeneous profile with respondents from all regions Brazilian, including public and private IES, through structured questionnaire online. In the presentation and analysis of results, we sought a comprehensive understanding of the main issues surrounding the professors' academic production in IES. Among the most relevant points, it was evident in general: lack of clarity in policies and actions to stimulate research and academic production by the IES; and difficulty in organizing the time to the research, which indicates that simply increasing the workload for this purpose may not have any effect. Thus, the study results can enrich the discussions on the subject and provide subsidies that can contribute to the IES that want to improve the professors' academic production.<hr/>Resumen: El escenario que involucra a la Educación Superior Brasileña, marcado por la fuerte expansión de Instituciones de Educación Superior (IES) con vistas a la ampliación de la oferta de carreras y programas de graduación. El enfoque casi exclusivo en la actividad de enseñanza, hace que la actividad de investigación, aun siendo requisito legal, sea relegada a un segundo plano, de forma a desalentar la producción académica de profesores en la graduación. El presente artículo tiene como objetivo presentar y discutir las percepciones acerca de la producción académica de profesores, así como, sus factores de influencia, en el contexto de graduación de IES brasileñas. Para alcanzar los objetivos propuestos, se empezó por el referencial teórico acerca de las cuestiones que involucran la investigación académica, su ambiente y sus condiciones, se realizó un estudio de campo con profesores de la educación superior, haciendo una muestra aleatoria con perfil heterogéneo, con respondedores de todas las regiones brasileñas y de IES públicas y privadas, a través de un cuestionario estructurado on-line. En la presentación y análisis de los resultados, se ha buscado un entendimiento amplio acerca de los principales aspectos que rodean la producción académica de profesores en IES. Entre los puntos más relevantes, se evidenció de forma general: falta de claridad en las políticas y acciones de estímulo a la investigación ya la producción académica, por parte de las IES; y dificultad en organizar el tiempo para la investigación, lo que indica que el aumento simplemente de carga horaria para este fin puede no surtir efectos. De esta forma, los resultados del estudio pueden enriquecer las discusiones acerca del tema y proporcionar subsidios que puedan contribuir con las IES que anhelan la mejora de la producción académica de profesores. <![CDATA[O enfermeiro docente no ensino superior: atuação e formação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822017000200043&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A pesquisa foi desenvolvida junto a enfermeiros que atuam como docentes, em instituições de ensino superior localizadas no Sul de Minas Gerais. Objetivou investigar a formação desses docentes (específica e pedagógica) estabelecendo possíveis relações com a atuação docente. A investigação se constituiu de questionários, enviados para todos os docentes que atuam na região, tendo respondido quarenta e um docentes. Constatou-se que a entrada na carreira docente se deu, em muitos casos, simultânea ao início da atuação na enfermagem; muitos docentes têm formação pedagógica e a consideram importante para a docência; os participantes da pesquisa também afirmaram que a docência tem se constituído na/da relação com a experiência profissional em contextos de Saúde; os profissionais disseram ainda da história e da trajetória, de reflexões sobre a formação e a atuação profissional.<hr/>Abstract: The research was developed with nurses who work as teachers in higher education institutions located in the south of Minas Gerais. It aimed to investigate the education of these teachers (specific and pedagogical) establishing possible relationships with the teaching performance. The investigation consisted of questionnaires, sent to all teachers who work in the region. Forty-one teachers answered the questionnaires. It was verified that the entrance in the teaching career occurred, in many cases, simultaneously to the beginning of the nursing action; Many teachers have pedagogical training and consider it important for teaching; The participants of the research also said that teaching has been constituted in the relation with the professional experience in contexts of Health; The professionals also talked about the history and the trajectory, the reflections on education and the professional performance.<hr/>Resumen: La encuesta fue desarrollada con enfermeras que trabajan como profesores en instituciones de educación superior ubicado en el sur de Minas Gerais. Pretende investigar la formación de estos profesores (pedagógico y) establecer posibles relaciones con el profesor temporario. La investigación se constituyó de cuestionarios enviados a todos los maestros que trabajan en la región, habiendo contestado 41 profesores. Se observó que la entrada en la carrera docente llevó a cabo, en muchos casos, simultáneamente al inicio de la actuación en enfermería; muchos profesores tienen formación pedagógica y que es importante a la enseñanza; encuestados afirmó también que la enseñanza se ha constituido en la relación con la experiencia profesional en contextos de salud; los profesionales, dijo la historia y trayectoria, reflexiones sobre la formación y desempeño profesional. <![CDATA[Desafios interdisciplinares na formação docente: questões teóricas e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822017000200059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo relacionar a qualificação acadêmica com a experiência prática dos profissionais da educação. Discute questões relacionadas à interdisciplinaridade, destacando sua fundamentação filosófica, a prática educativa e os princípios éticos. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental, aprofundada com depoimentos de alguns dos participantes da formação docente analisada nesta pesquisa. Os dados são analisados com autores e leituras de outras pesquisas que tratam da mesma temática. A pesquisa evidencia o propósito de superar, nos espaços acadêmicos analisados, a lógica disciplinar e fragmentadora do conhecimento, indicando desafios para repensar a formação de professores numa perspectiva interdisciplinar, com a atitude e a sabedoria do diálogo, da troca de saberes e experiências, buscando o entendimento. Dessa forma, sugere-se passar do paradigma disciplinar para o interdisciplinar, tendo a intersubjetividade como fundamento ético-antropológico para a efetivação de uma proposta interdisciplinar, tanto de investigação quanto de formação.<hr/>Abstract: This article aims to link the academic qualifications with practical experience of education professionals. Discusses issues related to interdisciplinary, emphasizing its philosophical foundation, educational practice and ethical principles. The methodology is based on qualitative research that used the approach of desk research, in-depth interviews with some of the participants of teacher training analyzed in this research. The data are analyzed with authors and readings from other surveys dealing with the same theme. The research highlights the purpose of overcoming, in academic areas analyzed, the disciplinary logic and fragmenting knowledge, indicating challenges to rethink teacher training in an interdisciplinary perspective, with the attitude and the wisdom of dialogue, exchange of knowledge and experiences, seeking the understanding. Thus, it is suggested over disciplinary paradigm for interdisciplinary, and inter-subjectivity as ethical and anthropological foundation for the realization of an interdisciplinary approach, both as research training.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo vincular la titulación académica con la experiencia práctica de los profesionales de la educación. Discute temas relacionados con interdisciplinaria, destacando sus bases filosóficas, la práctica educativa y principios éticos. La metodología se basa en la investigación cualitativa utilizando el enfoque de la investigación documental, entrevistas en profundidad con algunos de los participantes de la formación del profesorado a partir de entrevistas abiertas. Los datos se analizan dialogando con autores y lecturas de otros estudios que tratan el mismo tema. La investigación pone de relieve el propósito de superar, en las áreas académicas analizados, la lógica disciplinar y fragmentar del conocimiento, lo que indica desafíos para repensar la formación del profesorado en una perspectiva interdisciplinaria, la actitud y la sabiduría del diálogo, el intercambio de conocimientos y experiencias, buscando comprensión del proyecto colectivo. Por lo tanto, se analizan los desafíos de la transición desde el paradigma disciplinario por interdisciplinario e inter-subjetividad como fundamento ético y antropológico para la realización de un enfoque interdisciplinario, tanto como la formación en investigación. <![CDATA[O uso do calendário socioecológico na estruturação do currículo das escolas indígenas: uma proposta interdisciplinar e intercultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822017000200079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste trabalho, analisamos a trajetória de um grupo de professores indígenas da etnia Xakriabá, que vivem no Norte de Minas Gerais, e que, nos últimos anos, tem se voltado para a incorporação e valorização da sua cultura no currículo de suas escolas. Como instrumento teórico-metodológico, esses professores têm se amparado no Calendário Socioecológico proposto por Gasché. A partir das entrevistas realizadas com dois professores, buscamos os limites e as possibilidades que vivenciaram ao longo desse processo: Que conteúdos construíram para o currículo, a partir do uso do calendário socioecológico? Que dificuldades encontraram? Por meio de uma abordagem qualitativa, procuramos apreender a dinâmica, a complexidade e o desenrolar da trama curricular na escola, a partir dos significados atribuídos por seus atores ao cumprimento da tarefa. Apoiados no referencial do francês René Kaës, buscamos os impasses vividos e as saídas encontradas pelos professores, de forma a aprofundar nosso conhecimento sobre a função social da escola para os povos indígenas. As respostas obtidas nos evidenciaram as dificuldades de se incorporar a "cultura indígena" em articulação com os saberes acadêmicos. Conclusões importantes sobre os desafios na implementação de experiências curriculares inovadoras são mencionadas, bem como são indicados alguns impactos para a formação docente.<hr/>Abstract: In this paper we analyze the path of a group of indigenous teachers Xakriabá ethnicity, living in the North of Minas Gerais. In recent years, they have focused on the development and appreciation of their culture in the curriculum of their schools. As a methodological tool, these teachers have used the socioecological Calendar. Through a qualitative approach, we conducted interviews with two teachers, we seek the limits and possibilities experienced throughout this process: What content built into the curriculum, from the use of socio-ecological calendar? What difficulties encountered? We seek to grasp the dynamics, complexity and the development of curriculum development at the school, from the meanings assigned by their actors to fulfill the task. Supported on psychoanalysis French René Kaës, we seek the lived impasses and outputs by the teachers, in order to deepen our knowledge of the school's social role for indigenous peoples. The analysis showed the difficulties of incorporating the "indigenous culture" in conjunction with academic knowledge. Conclusions on the challenges in implementing innovative curricular experiences are mentioned and are given some impact on teacher training.<hr/>Resumen: En este trabajo se analiza la trayectoria de un grupo de maestros indígenas Xakriabá etnia, que viven en el norte de Minas Gerais. En los últimos años, se han centrado en el desarrollo y la valoración de su cultura en el plan de estudios de sus escuelas. Como herramienta metodológica, estos profesores han utilizado el Calendario socioecológica Gasché. A través de un enfoque cualitativo, se realizaron entrevistas con dos maestros, buscamos los límites y posibilidades experimentado a lo largo de este proceso: ¿Qué contenido incorporado en el plan de estudios, a partir de la utilización de calendario socio-ecológica? ¿Qué dificultades encontradas? Buscamos captar la dinámica, la complejidad y el desarrollo de desarrollo curricular en la escuela, a partir de los significados asignados por sus actores para cumplir la tarea. Apoyado en el psicoanálisis francés René Kaës, buscamos los puntos muertos duración y salidas de los profesores, con el fin de profundizar en el conocimiento de la función social de la escuela para los pueblos indígenas. El análisis mostró las dificultades de incorporar la "cultura indígena", en relación con el conocimiento académico. Conclusiones sobre los desafíos en la implementación de experiencias curriculares innovadoras se mencionan y se les da un cierto impacto en la formación de profesores. <![CDATA[O que nos ensinam e o que aprendem os alunos de EJA em seus processos educativos? Contribuições da educação popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822017000200099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa de mestrado em Educação Sociocomunitária na qual foram investigadas as concepções de 76 alunos acerca do ensinar e do aprender na Educação de Jovens e Adultos (EJA I - anos iniciais) em relação ao seu papel como educandos, ao papel do/a professor/a, à educação, à escola, entre outras. A partir desses dados, buscamos levantar possíveis mediações da Educação Popular (EP). Para a coleta de dados, utilizamos como suporte um questionário com perguntas geradoras a partir de referencial teórico específico, que foi socializado e problematizado em rodas de conversa. Os resultados apontaram aproximações entre as concepções dos participantes e algumas premissas da Educação Popular, tais como: participação, autonomia e emancipação. A EP preconiza que, mais que levar em conta a realidade do educando, devemos partir dela, trabalhando com atividades significativas que contribuam para a construção de conhecimentos, mediatizadas pelo diálogo. Muito embora alguns considerem que as questões levantadas nessa investigação estejam superadas e/ou ultrapassadas, nossas experiências empíricas, nossos aportes teóricos e os resultados da pesquisa indicam que a reflexão sobre a prática educativa e a necessária humanização dos processos pedagógicos persistem como uma exigência fundamental e urgente na Educação de Jovens e Adultos.<hr/>Abstract: This study is a master's research in socio-communitarian education in which we investigated the conceptions of 76 students about teaching and learning in the Youth and Adult Education (EJA) in relation to its role as learners, the teacher's role, education, school, among others. From these data we seek to raise possible contributions from Popular Education (EP). To collect the data we used to support a questionnaire with generating questions from specific theoretical framework, which was socialized and questioned in conversation circles. The results showed similarities between the views of the participants and some assumptions of Popular Education, such as: participation, autonomy and emancipation. The EP, more to take into account the reality of educating, should be based on the same reality, working with meaningful activities that contribute to the construction of knowledge, mediated by the dialogue. While some consider that the issues raised in this research are overcome and / or exceeded, our empirical experience, the theoretical support and the results of the research indicate that the reflection on educational practice and the necessary humanization of pedagogical processes persist as a fundamental and urgent requirement in the Youth and Adult Education.<hr/>Resumen: El presente trabajo trata de una investigación de maestría en Educación Socio comunitaria en la que se investigaron las concepciones de 76 alumnos acerca de la enseñanza y el aprendizaje en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA I - años iniciales) en relación a su papel como educandos, al papel del (de la) profesor/a, a la educación, a la escuela, entre otras. A partir de esos datos, buscamos levantar posibles mediaciones de la Educación Popular (EP). Para la recolección de datos, utilizamos como soporte un cuestionario con preguntas generadoras a partir de referencial teórico específico, que fue socializado y problematizado en ruedas de conversación. Los resultados apuntaron acercamientos entre las concepciones de los participantes y algunas premisas de la Educación Popular, tales como: participación, autonomía y emancipación. La EP preconiza que, más allá de que tener en cuenta la realidad del educando, debemos partir de ella, trabajando con actividades significativas que contribuyan a la construcción de conocimientos, mediatizadas por el diálogo. Aunque algunos consideran que las cuestiones planteadas en esta investigación están superadas y/o sobrepasadas, nuestras experiencias empíricas, nuestros aportes teóricos y los resultados de la investigación indican que la reflexión sobre la práctica educativa y la necesaria humanización de los procesos pedagógicos persisten como una exigencia fundamental y urgente en la Educación de Jóvenes y Adultos. <![CDATA[Olhar ecológico das crianças sobre o processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822017000200121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Children can express their experiences within the school environment and through this manifestation, some have demonstrated an "ecological look". Through this look children can know the world and transform that knowledge into social awareness and practice. The present study aimed to investigate the perception and interpretation of the children about the schooling process and the feelings about the approval and disapproval in the first years of elementary school. A qualitative research was carried out with twenty - three children of the third year, through play strategies and recorded conversations. The results of this research indicate that children perceive the adversities faced in the schooling process and know how to express their feelings of success in the face of approval or frustration with the disapproval in the first cycle of the elementary school years. The children understand that disapproval may be due to lack of effort and study of the student, as well as problems and lack of support from family members. Contrary to what many adults believe, children have a look at and build expectations about the situation in which they are immersed and can point out what may be best for them.<hr/>Resumo: As crianças podem expressar as suas vivências dentro do ambiente escolar e através dessa manifestação, algumas demonstraram um "olhar ecológico". Através desse olhar, as crianças podem conhecer o mundo e transformar esse conhecimento em consciência e prática social. O presente estudo teve como objetivo investigar a percepção e interpretação das crianças acerca do processo de escolarização e os sentimentos diante da aprovação e reprovação nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com vinte e três crianças do terceiro ano, através de estratégias lúdicas e conversas gravadas. Os resultados dessa pesquisa apontam que as crianças percebem as adversidades enfrentadas no processo de escolarização e sabem expressar os sentimentos de sucesso diante da aprovação ou frustração com a reprovação no primeiro ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As crianças entendem que a reprovação pode ocorrer pela falta de esforço e estudo do educando, assim como problemas e ausência de apoio dos familiares. Diferentemente do que muitos adultos acreditam, as crianças têm um olhar e constroem expectativas a respeito da situação na qual estão imersas e sabem apontar o que pode ser melhor para elas.<hr/>Resumen: Los niños pueden expresar sus experiencias en el ámbito escolar ya través de esta manifestación, algunos han demostrado una "mirada ecologica". Por medio de esta aspecto los niños pueden conocer el mundo y convertir este conocimiento en la conciencia y la práctica social. Este estudio tiene como objetivo investigar la percepción e interpretación de los niños sobre el proceso de la educación y sentimientos antes de la aprobación y desaprobación en los primeros años de la escuela primaria. una investigación cualitativa con veinte y tres hijos del tercer año, a través de estrategias lúdicas y conversaciones grabadas se llevó a cabo. Los resultados de esta investigación demuestran que los niños se dan cuenta de las dificultades que enfrentan en el proceso de aprendizaje y saben cómo expresar los sentimientos de éxito en la aprobación o la frustración con el fracaso en el primer ciclo de los primeros años de la escuela primaria. Los niños entienden que el no puede ocurrir por falta de esfuerzo y estudio del alumno, así como los problemas y la falta de apoyo familiar. A diferencia de muchos adultos creen que los niños tienen un aspecto y construyen las expectativas sobre la situación en la que están inmersos y saben señalar lo que puede ser mejor para ellos. <![CDATA[História e memória do percurso educativo de Célia Goiana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822017000200137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo foi compreender as práticas educativas, leituras e representações que eram tecidas pela educadora Célia Goiana, uma professora cearense que participou ativamente do processo educativo do estado. O percurso metodológico utilizado na pesquisa foi a história oral biográfica, com ênfase na trajetória formativa e educativa. A entrevista híbrida, gravada, transcrita, textualizada e validada foi utilizada como fonte primária e associada a outras fontes secundárias - documentos pessoais, prêmios e fotos - com o intuito de desvelar os meandros pertinentes à história e à memória da educação no Ceará na primeira metade século XX. Os resultados demonstraram que Célia Goiana foi uma educadora à frente de seu tempo, pois rompeu paradigmas sociais ao se dedicar à educação e contrariar os anseios de seus pais, que pretendiam formar uma filha médica, principalmente quando atuou nas classes menos favorecidas, mesmo possuindo uma formação educativa elitizada. Ela se dedicou com afinco à profissão docente, atuando na educação infantil, com alfabetização de crianças; no ensino fundamental, com escolas em comunidades carentes e em colégios mais elitistas; e no nível superior, com formação de profissionais para o magistério. Nesse nível de educação, consagrou-se personagem de referência para a história do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará; suas memórias imortalizam não apenas a história do curso, mas da própria instituição, que não possuía o cuidado de arquivar documentos.<hr/>Abstract: The aim of this study was to understand the educational practices, readings and representations that were woven by educator Célia Goiana, one teacher from Ceará who actively participated in the education process of the state. The methodological approach used in the research was biographical oral history, with emphasis on training and educational trajectory. Hybrid interview recorded, transcribed, textualized and validated was used as a primary source and associated with other secondary sources - personal documents, awards and photos - in order to uncover the facts pertaining to the history and education of memory in Ceará in the first half century XX. The results showed that the educator Célia Goiana was ahead of her time because she broke social paradigms to devote to education and be against the wishes of her parents who wanted to form a medical daughter, especially when she served in the lower classes even having an elitist educational training. She dedicated herself in a very hard way to the teaching profession, working: in early childhood education, with literacy of children; in primary education, with schools in poor communities and school more elitist; and at the higher level, training professionals for teaching. At this level of education, was consecrated reference character to the story of UECE at Education Course, your memories immortalizing not only the story of the course, but also the own institution, which did not have attempted by archiving the documents.<hr/>Resumen: El objetivo era comprender las prácticas educativas, lecturas y representaciones que se tejieron por la educadora Célia Goiana un maestro cearense que participó activamente en el estado del proceso educativo. El enfoque metodológico utilizado en la investigación fue la historia biográfica oral, con énfasis en la formación y la trayectoria educativa. entrevista híbrido, grabada, transcrita, textualizada y validado, se utilizó como fuente primaria y asociada con otras fuentes secundarias - documentos personales, premios y fotos - con el fin de revelar las complejidades relevantes de la historia y la memoria de la educación en Ceará primera mitad del siglo XX. Los resultados mostraron que Célia Goiana fue un educador delante de su tiempo, ya que rompió paradigmas sociales para dedicarse a la educación y la lucha contra los deseos de sus padres, que querían formar una hija médico, especialmente cuando se sirve en las clases más bajas, ni siquiera tener una entrenamiento educativo elitista. Ella se dedicó difícil de la profesión docente, en calidad: en la educación infantil, con niños de alfabetización; en la enseñanza primaria, con las escuelas en las comunidades pobres y colegios de élite; y en el nivel superior , con la formación profesional de los maestros. En este nivel de educación, era el carácter de referencia dedicada en la historia de la Universidad Estatal de Ceará Escuela de Educación; inmortalizar sus recuerdos no sólo la historia, por supuesto, pero la propia institución, que no tienen el cuidado de los documentos de archivo. <![CDATA[A educação escolar primária na Primeira República (1889-1929)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822017000200159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo se propõe a refletir sobre a relação entre os projetos educacionais da Primeira República no Brasil (1899-1929) e o pensamento moderno e iluminista. A Primeira República se caracterizou pela implantação de reformas de ensino em diferentes estados brasileiros. Esses projetos, embora possuíssem particularidades de estado para estado, em termos gerais, partilharam do ideal de normalizar, profissionalizar e sistematizar a escolarização das camadas populares. Em termos de finalidades formativas, a escola possuía objetivos explícitos de aculturação e socialização. Por meio dela, por exemplo, as crianças se tornariam homens e mulheres com sentimentos nacionais e subjugados à autoridade não pelo temor, mas pela razão que julga e decide. Esse novo mecanismo de controle, feito de racionalidade, a ser desenvolvido pela escola, pode ser observado nas intenções estruturadoras da escola primária e nos conhecimentos por ela transmitidos. Ao mesmo tempo, esses projetos intencionavam homogeneizar costumes, hábitos e quereres, delineando um sistema de ensino dirigido e controlado, de forma a produzir a unificação da nação brasileira e produzir a equidade requerida pela democracia moderna.<hr/>Abstract: This article aims to reflect about the relation between educational projects in the First Brazilian Republic (1899-1929) and modern and enlightened thinking. The First Republic was characterized by the implementation of educational reforms in different Brazilian States. These projects, although having particularities from state to state, in general terms, shared the ideal of normalizing, professionalizing and systemizing the schooling of the popular classes. In terms of formative purposes, the school had explicit acculturation and socialization goals. By means of the school, for example, children would become adult men and women with national feelings and subdued to authority not by means of fear, but by the reason that judges and decides. This new control mechanism, made of rationality, to be developed by the school, can be observed in the structuring intentions of primary school and on the knowledge by it transmitted. At the same time, these projects intended to homogenize mores, habits and desires, outlining a directed and controlled education system, thus producing unification of the Brazilian Nation and producing the required equity by modern democracy.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la relación entre los proyectos educativos de la Primera República en Brasil (1899-1929) y el pensamiento moderno e iluminista. La Primera República se caracterizó por la aplicación de reformas educativas en diferentes estados brasileños. Estos proyectos, aunque que tuvieran diferentes características de un estado a otro, en general, compartieron el ideal de normalizar, profesionalizar y sistematizar la escolaridad de las clases populares. Con respecto a las finalidades de formación, la escuela tenía objetivos explícitos de la aculturación y socialización. A través de ella, por ejemplo, los niños se convertirían en hombres y mujeres con sentimientos nacionalistas y sometidos a la autoridad, no por el miedo sino por la razón que juzga y decide. Este nuevo mecanismo de control, racional, que será desarrollado por la escuela se evidencia en las intenciones de la estructuración de la escuela primaria y en el conocimiento por ella transmitido. Al mismo tiempo, estos proyectos tenian la intención de homogenizar costumbres, hábitos y anhelos, bosquejando un sistema de educación orientada y controlada, con el objetivo de alcanzar la unificación de la nación brasileña y la equidad requerida por la democracia moderna. <![CDATA[Investigações científicas e produções sobre Didática na região Centro-Oeste]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822017000200173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo apresenta o estado da arte da Didática, no âmbito da pós-graduação em Educação, na região Centro-Oeste do Brasil. As análises são resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar "quanto", "o que", "sobre o que" e "onde" as linhas de pesquisa da área de Didática têm pesquisado e produzido, no período de 2004 a 2010. A amostra foi de 40% dos programas credenciados junto à Capes no ano de 2010, nos quais foram levantadas e analisadas as pesquisas e produções desenvolvidas pelos professores vinculados a essas linhas. Os dados revelam que 30% das pesquisas e 35% das publicações aí realizadas não são sobre Didática, o que evidencia uma distorção no interior dessas linhas. Quando observados os campos da Didática, nota-se uma concentração no campo investigativo, seguida do profissional e do disciplinar. O estudo das dimensões denota que a de fundamentos concentra as investigações, seguida das dimensões de modos e condições. Mais da metade das publicações ocorrem em anais de eventos. Os livros, capítulos de livros e os artigos em periódicos (veículos de maior valoração acadêmica) ocupam apenas 40% do total de publicações da área na região. Esses dados revelam o lugar que a Didática tem ocupado, sinalizando para a necessidade de um olhar crítico para o que se tem produzido na área, bem como para o que se demanda de investimentos acadêmico-políticos que a recoloquem no centro das investigações acadêmico-pedagógicas e permitam sua devida valorização.<hr/>Abstract: This paper presents didactics' scenery in post -graduate education in the Centro-Oeste Region of Brazil. The analyzes are the results of research carried out to identify "how", "what", "about what" and "where" the lines of research in the field of didactics have researched and produced in the period 2004-2010. A sample of 40% of registred by the Capes in 2010 had been raised and analyzed. The data have revealed that 30 % of searches and 35 % of the publications within them are not about didatics, which shows a distortion. within the lines of didactics. When we observe the fields of didactics we see a concentration that both the researches and productions are concentrated in the field of research, followed by the professional and, at a very low frequency, of the disciplinary.The study of dimensions denotes that both in research and in productions the dimension of foundations concentrates the investigations, followed by the dimensions of modes and, finally, of conditions. The data also reveal that more than half of the publications in conference proceedings occur. The data also show that more than half of the publications are in conference proceedings. Books, book chapters and journal articles (vehicles of highest academic rating) represent only 40 % of the total area publications in the region. These data signaling the need for a critical look at the place didactics occupied and what has been produced in the area as well as to demand that the academic- political investments that at the center of academic and pedagogical research and enable its due appreciation.<hr/>Resumen: El presente artículo presenta el estado del arte de la Didáctica, en el ámbito del postgrado en Educación, en la región Centro-Oeste de Brasil. Los análisis son resultados de investigación desarrollada con el objetivo de identificar "cuánto", "qué", "sobre qué" y "dónde" las líneas de investigación del área de Didáctica han investigado y producido, en el período de 2004 a 2010. La muestra fue del 40% de los programas acreditados junto a Capes en el año 2010, en los cuales se levantaron y analizaron las investigaciones y producciones desarrolladas por los profesores vinculados a esas líneas. Los datos revelan que el 30% de las investigaciones y el 35% de las publicaciones allí realizadas no son sobre Didáctica, lo que evidencia una distorsión en el interior de esas líneas. Cuando se observan los campos de la Didáctica, se nota una concentración en el campo investigativo, seguida del profesional y del disciplinar. El estudio de las dimensiones denota que la de fundamentos concentra las investigaciones, seguida de las dimensiones de modos y condiciones. Más de la mitad de las publicaciones se producen en los anales de eventos. Los libros, capítulos de libros y artículos en periódicos (vehículos de mayor valoración académica) ocupan sólo el 40% del total de publicaciones del área en la región. Estos datos revelan el lugar que la Didáctica ha ocupado, señalando para la necesidad de una mirada crítica hacia lo que se ha producido en el área, así como para lo que se demanda de inversiones académico-políticas que la recogen en el centro de las investigaciones académico-pedagógicas y permitan su debida valorización. <![CDATA[Mounier e a condição da mulher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822017000200195&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Em 1936, saiu um número de Esprit intitulado A mulher também é uma pessoa, com artigo no qual Mounier denuncia que houve revoluções contra a opressão dos proletários, mas nenhuma em defesa de um proletariado muito maior, o das mulheres. Contra a rejeição quase geral, 13 anos após, vê positivamente, embora com reservas, o livro de S. Beauvoir O Segundo Sexo. Retoma o tema "a condição da mulher" nos livros Manifesto a serviço do Personalismo, Tratado do caráter, Quando a cristandade morre, O Personalismo. As posições de Mounier em defesa da dignidade da mulher e suas denúncias dos preconceitos da época contra ela e das concepções da Igreja, justificando seu confinamento doméstico e sua total submissão ao homem, são amplamente resgatadas por estudiosos como Giulia P. Di Nicola, Michelle Perrot e Attilio Danese. Sua visão de mundo e de Igreja fazem-no precursor leigo do Vaticano II. A mulher que busca sua libertação como indivíduo, enfrentará, mesmo na liberdade conquistada, os limites e as amarras do individualismo, se não puder abrir-se, como pessoa, à alteridade e à transcendência, na plenitude de sua vocação humana.<hr/>Abstract: In 1936 an issue of Esprit entitled: The woman is also a person, with an article in which Mounier denounces that there have been revolutions against the oppression of the proletarians, but none in defense of a much larger proletariat, the one of the women. Against the rejection almost general, 13 years after, he sees it positively, albeit with reservations, the book by S. Beauvoir: The Second Sex. He resumes the theme "the status of women" in these books: Manifest to the service of Personalism, Treaty of character, When Christianity dies, Personalism. Mounier's positions in defense of the dignity of the woman and his denounces to the prejudices of the time against her and to the conceptions of the Church, justifying her domestic confinement and her total submission to man, are widely rescued by scholars as Giulia P. Di Nicola, Michelle Perrot and Attilio Danese. His worldview and of Church make him a layman precursor of Vatican II. The woman who seeks his release as an individual, will face even in the conquered freedom, the limits and the bonds of individualism, if it can not be opened , as a person, to otherness and transcendence, in the fullness of their human vocation.<hr/>Resumen: En 1936 fue publicado un número de Esprit titulado La mujer también es persona, con un artículo en el que Mounier denuncia que hubo revoluciones contra la opresión de los proletarios, pero ninguna en defensa de un proletariado mucho más grande, el de las mujeres. Contra el rechazo casi general, 13 años después, ve positivamente, si bien con reservas, el libro de S. Beauvoir El Segundo Sexo. Retoma el tema "la condición de la mujer" en los libros Manifiesto a servicio del Personalismo, Tratado del carácter, Cuando muere la cristiandad, El Personalismo. Las posiciones de Mounier en defensa de la dignidad de la mujer y sus denuncias de los prejuicios de la época contra ella y de las concepciones de la Iglesia, justificando su confinamiento doméstico y su total sumisión al hombre, son ampliamente rescatadas por investigadores como Giulia P. Di Nicola, Michelle Perrot y Attilio Danese. Su visión de mundo y de Iglesia lo hacen precursor lego del Vaticano II. La mujer que busca su liberación como individuo, enfrentará, mismo en la libertad conquistada, los límites y las amarras del individualismo, si no se puede abrir, como persona, a la alteridad y a la transcendencia, en la plenitud de su vocación humana. <![CDATA[Formação cidadã para contrapor-se às práticas de consumo no século XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822017000200209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo objetiva aprofundar a relação entre formação cidadã e práticas de consumo. Resulta de pesquisa na literatura e ampara-se em marcos legais brasileiros e autores como Bauman (2007, 2008, 2009), Cardia e Bastos (2005), Reis (2009, 2013), dentre outros. O intuito é problematizar a respeito da função e responsabilidade da escola em propiciar uma educação de envergadura crítica e emancipadora que resulte em formação de cidadãos capazes de exercer a prerrogativa de questionar o mundo a partir dos saberes escolares. Dentre esses saberes, destacam-se os conhecimentos da área das Ciências Naturais que podem oferecer espaço para projetos interdisciplinares que oportunizem uma educação científica capaz de lançar luz na construção de uma consciência ambiental, lúcida, enquanto consumidores, capazes de agir de forma ativa e posicionar-se perante os apelos do mercado e do consumo.<hr/>Abstract: This article aims to deepen the relationship between citizen formation and consumption practices. It is the result of research in the literature, and it is supported by Brazilian legal frameworks and writers like Bauman (2007, 2008, 2009), Cardia and Bastos (2005), Reis (2009, 2013), and among others. The purpose is to discuss the role and the responsibility of the school in providing a meaningful and emancipatory education that results in the formation of citizens able to exercise the prerogative of questioning the world based on the academic knowledge. Within such knowledge, the focus is given to the knowledge in the natural sciences area, which can offer space for the development of interdisciplinary projects. These projects create opportunities to promote a scientific education that will shed light on the construction of a lucid and environmentally conscious moral sense as consumers able of acting actively and position themselves faced with the market appeals and the consumption.<hr/>Resumen: El artículo objetiva profundizar la relación entre formación ciudadana y prácticas de consumo. Resulta de investigación en literatura y se ampara en marcos legales brasileños y autores como Bauman (2007, 2008, 2009), Cardia y Bastos (2005), Reis (2009, 2013), entre otros. El intuito es problematizar respecto de la función y responsabilidad de la escuela en propiciar una educación de envergadura crítica y emancipadora que resulte en formación de ciudadanos capaces de ejercer la prerrogativa de cuestionar al mundo desde los saberes escolares. Entre esos saberes, se destacan los conocimientos del campo de las Ciencias Naturales que pueden ofrecer espacio para proyectos interdisciplinarios que aporten una educación científica capaz de arrojar luz a la construcción de una consciencia ambiental, lúcida, mientras consumidores, capaces de actuar de forma activa y posicionarse ante los llamamientos del mercado y del consumo.