Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220180002&lang=pt vol. 23 num. 48 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação social: perfil de acesso, aspectos motivacionais e determinantes desta escolha de estudos. Estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Empleamos una metodología no experimental, de carácter exploratorio, descriptivo y transversal, tipo encuesta, y analizamos los factores endógenos y exógenos que influyeron en el proceso de toma de decisiones de los estudiantes que eligieron la carrera de Educación Social en nuestra universidad. La muestra estuvo compuesta por 128 alumnos, voluntarios, elegidos mediante un muestreo incidental, por accesibilidad. El cuestionario, diseñado ad hoc para los objetivos del estudio, demostró tener unos adecuados índices de validez y fiabilidad. Los datos evidencian que la elección de esta carrera es mayoritariamente femenina y sus expectativas de desarrollo profesional están mediatizadas por estereotipos de género. Los estudiantes valoran como determinantes de esta opción de estudios, los aspectos sociales de esta profesión, su aporte cultural, y la posibilidad de conciliación con la vida familiar, entre otros aspectos. Los resultados se discuten en términos de igualdad de oportunidades en el acceso a los estudios y la posterior inserción socio-laboral.<hr/>Resumo: Utilizamos uma metodologia não experimental, exploratória, descritiva e transversal, do tipo pesquisa, e analisamos os fatores endógenos e exógenos que influenciaram o processo decisório dos alunos que escolheram a carreira de Educação Social em nossa universidade. A amostra foi composta por 128 estudantes, voluntários, escolhidos por amostragem incidental, por acessibilidade. O questionário, elaborado ad hoc para os objetivos do estudo, mostrou índices adequados de validade e confiabilidade. Os dados mostram que a escolha dessa carreira é predominantemente feminina e suas expectativas de desenvolvimento profissional são mediadas por estereótipos de gênero. Os estudantes valorizam como determinantes dessa opção de estudos, os aspectos sociais dessa profissão, sua contribuição cultural e a possibilidade de conciliação com a vida familiar, entre outros aspectos. Os resultados são discutidos em termos de igualdade de oportunidades no acesso aos estudos e subseqüente inserção sócio-trabalhista.<hr/>Abstract: We used a non-experimental, exploratory, descriptive and cross-sectional methodology, based on survey procedure, to analyze the endogenous and exogenous factors that influenced the decision-making process of the students who chose Social Education studies in our university. The sample was composed by 128 students in total, selected incidentally and not randomly, who agreed to participate voluntarily in our study. The questionnaire, designed ad hoc for the objectives of the study, proved to have adequate indexes of validity and reliability. The data obtained have shown that the choice of this professional career is mainly female and their expectation of professional development is influenced by gender stereotypes. The surveyed students value as a determining element of this option of studies, the social aspects of their work functions, their cultural contribution and what they perceive as a possibility of reconciliation with their family life. The results of the current research are discussed in terms of equal opportunities in access to studies and subsequent socio-employment. <![CDATA[O manual escolar de Língua Portuguesa do 1º Ciclo do Ensino Básico: inquietações em torno da desigualdade de género na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo tem como objetivo fundamental alertar para a desigualdade de género que poderá estar presente nos manuais escolares. Essa sensibilização para o tema afigura-se-nos pertinente na medida em que, em Portugal, existe um dispositivo legislativo e normativo, relativamente sólido, que procura prevenir esse tipo de situação. Contudo, na nossa opinião, não será suficiente. Nesse sentido, o artigo propõe como paradigma pedagógico adequado à escola da sociedade moderna o paradigma do professor como profissional reflexivo, crítico e problematizador, sendo este o principal interlocutor do discurso pedagógico oficial junto das crianças. O artigo apresenta uma análise de conteúdo realizada ao Manual de Língua Portuguesa do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, inspirada na metodologia proposta por vários autores, entre eles Eugénio Brandão, nos anos 70 em Portugal, a partir da qual se poderá verificar o desequilíbrio na veiculação das imagens no feminino e no masculino assim como a sugestão de criação de territórios simbólicos de significados assentes nos estereótipos de género. A análise é efetuada ao nível das imagens e ao nível dos textos e conclui que existe uma significativa desigualdade de género no referido material de estudo. A questão central que se coloca é que os manuais escolares integram a vida escolar e quotidiana das crianças, podendo conduzir à cristalização de ideias preconcebidas sobre o género através do processo de socialização. <hr/>Abstract: The main objective of this article is to alert to the gender inequality that may be present in school textbooks. This awareness of the issue is relevant because, in Portugal, there is a relatively strong legislative and regulatory mechanism which seeks to prevent this type of situation. However, in our view, it The main objective of this article is to alert to the gender inequality that may be present in school textbooks. This awareness of the issue is relevant because, in Portugal, there is a relatively strong legislative and regulatory mechanism which seeks to prevent this type of situation. However, in our view, it will not be enough. In this sense, the article proposes as pedagogical paradigm appropriate to the school of modern society the paradigm of the teacher as a reflexive, critical and problematizing professional, being this the main interlocutor of the official pedagogical discourse with the children. The article presents an analysis of the contents of the Manual of Portuguese Language of the 4th year of primary school education, inspired by the methodology proposed by several authors, among them Eugénio Brandão in the 1970s in Portugal, from which one can verify the imbalance in the transmission of images in the feminine and masculine, as well as the suggestion of creation of symbolic territories of meanings based on gender stereotypes. The analysis is carried out at the level of the images and at the level of the texts and concludes that there is a significant gender inequality in said study material. The central issue is that textbooks integrate children's school and daily life and may lead to the crystallization of preconceived ideas about gender through the process of socialization.<hr/>Resumen: El presente artículo tiene como objetivo fundamental alertar sobre la desigualdad de género que podrá estar presente en los manuales escolares. Esta toma de conciencia del tema que nos parece relevante en la medida en que, en Portugal, hay un dispositivo legislativo y reglamentario, relativamente sólido, que busca prevenir este tipo de situaciones. Sin embargo, en nuestra opinión, no será suficiente. En este sentido, el artículo propone como paradigma pedagógico adecuado a la escuela de la sociedad moderna el paradigma del profesor como profesional reflexivo, crítico y problematizador, siendo éste el principal interlocutor del discurso pedagógico oficial entre los niños. El artículo presenta un análisis de contenido realizado en el Manual de la Lengua Portuguesa cuarto grado del 1er ciclo de la educación básica, inspirado en la metodología propuesta por varios autores, entre ellos Eugenio Brandão en los años 70 en Portugal, a partir del cual se puede verificar el desequilibrio en la transmisión de las imágenes en el femenino y en el masculino, así como la sugerencia de creación de territorios simbólicos de significados basados ​​en los estereotipos de género. El análisis se efectúa al nivel de las imágenes y al nivel de los textos y concluye que existe una significativa desigualdad de género en el referido material de estudio. La cuestión central que se plantea es que los manuales escolares integran la vida escolar y cotidiana de los niños, pudiendo conducir a la cristalización de ideas preconcebidas sobre el género a través del proceso de socialización. <![CDATA[O que revelam os artigos citados nas teses e dissertações em educação indígena?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Na longa trajetória desde as primeiras ações catequéticas dos jesuítas, na segunda metade do século XVI, até os dias atuais, a educação dos povos indígenas que habitam o território brasileiro tem sido alvo de controvérsias e discussões nos níveis governamental e acadêmico, o que tem gerado inúmeros estudos. O objetivo deste trabalho é, a partir da análise de citações, verificar como se configura a produtividade e a frente de pesquisa dos autores, bem como identificar quais são os periódicos, os idiomas e as tipologias das autorias dos artigos citados em teses e dissertações sobre educação indígena. Para tanto, foram elaborados indicadores bibliométricos de análise de citações presentes nas teses e dissertações sobre educação indígena disponíveis na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelaram que os autores que publicam com a temática desta pesquisa são oriundos de várias áreas de conhecimento, o que denota interdisciplinaridade na constituição desse campo.<hr/>Abstract: In the long trajectory since the first catechetical actions of the Jesuits in the second half of the sixteenth century to the present day, the education of indigenous peoples living in the Brazilian territory has been the subject of controversies and discussions at governmental and academic levels, which has generated numerous studies. The objective of this work is, based on the analysis of citations, to verify how the authors' productivity and the research front are configured, as well as to identify the periodicals, languages and typologies of authorship of articles quoted in thesis and dissertations on Indigenous education. For that, bibliometric indicators of the analysis of citations present in theses and dissertations on indigenous education were prepared in the Brazilian Library of Theses and Dissertations (BDTD). The results show that the authors that publish with the theme of this research come from several knowledge areas, which denotes interdisciplinarity in the constitution of this field.<hr/>Resumen: En la larga trayectoria desde las primeras acciones catequéticas de los jesuitas en la segunda mitad del siglo XVI hasta los días actuales la educación de los pueblos indígenas que habitan el territorio brasileño ha sido objeto de controversias y discusiones en los niveles gubernamental y académico, lo que ha generado innumerables estudios. El objetivo de este trabajo es, a partir del análisis de citas, verificar cómo se configura la productividad y el frente de investigación de los autores, así como detectar cuáles son los periódicos, los idiomas y las tipologías de las autorías de los artículos citados en tesis y disertaciones sobre Educación indígena. Para ello, se elaboraron indicadores bibliométricos de análisis de citas presentes en las tesis y disertaciones sobre educación indígena en la Biblioteca Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Los resultados revelan que los autores que publican con la temática de esa investigación proceden de varias áreas del conocimiento, lo que denota interdisciplinaridad en la constitución de ese campo. <![CDATA[Formação, saberes e práticas avaliativas: um estado da questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200091&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem por finalidade estabelecer um quadro de estudos relacionados à temática acerca da tríade formação, saberes e práticas avaliativas no curso de licenciatura em Matemática. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico, realizado em diferentes instrumentos de busca, denominado Estado da Questão. Para coleta de dados, utilizamos a análise bibliográfica dos trabalhos científicos extraídos do Portal de Periódicos da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O referencial teórico básico ancorou-se nos estudos de Tardif (2014), Gauthier et al (1998), Nóbrega-Therrien; Therrien (2011), dentre outros. Como resultado, a pesquisa apontou para o distanciamento das discussões sobre avaliação da aprendizagem nas licenciaturas em matemática e acerca da necessidade, segundo os docentes pesquisados, de uma formação no âmbito das universidades a respeito da avaliação que favorecessem suas práticas no sentido de ultrapassar os aspectos técnicos e aproximarem-se de uma avalição na perspectiva formativa.<hr/>Abstract: The purpose of this article is to establish a framework of studies related to the theme of the triad, training, knowledge and evaluation practices in the degree course in Mathematics. The methodology used was the qualitative research, through a bibliographical survey, carried out in different search instruments, called the State of the Question. For data collection we used the bibliographic analysis of the scientific works extracted from the Portal of Periodicals of the Coordination of Improvement of Higher Level Personnel (CAPES) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The basic theoretical framework was anchored in the studies of Tardif (2014), Gauthier et al (1998), Nóbrega-Therrien; Therrien (2011), among others. As a result, the research pointed to the distance from the discussions about the evaluation of the learning in the degrees in mathematics and the necessity, according to the teachers studied, of a formation in the scope of the universities with respect to the evaluation that favored their practices in order to surpass the aspects technical and approach a formative evaluation.<hr/>Resumen: Este artículo tiene por finalidad establecer un cuadro de estudios relacionados con la temática acerca de la tríada, formación, saberes y prácticas evaluativas en el curso de licenciatura en Matemáticas. La metodología utilizada fue la investigación cualitativa, por medio del levantamiento bibliográfico, realizado en diferentes instrumentos de búsqueda, denominado Estado de la Cuestión. Para la recolección de datos utilizamos el análisis bibliográfico de los trabajos científicos extraídos del Portal de Periódicos de la Coordinación de perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES) y de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). El referencial teórico básico se ancló en los estudios de Tardif (2014), Gauthier et al (1998), Nóbrega-Therrien; Therrien (2011), entre otros. Como resultado, la investigación apuntó al distanciamiento de las discusiones sobre evaluación del aprendizaje en las licenciaturas en matemáticas y acerca de la necesidad, según los docentes investigados, de una formación en el ámbito de las universidades respecto a la evaluación que favorecieran sus prácticas para superar los aspectos técnicos y aproximarse a una evaluación en la perspectiva formativa. <![CDATA[Processos de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A pesquisa teve como objetivos realizar levantamento e analisar publicações em periódicos sobre os processos de ensino-aprendizagem em inglês no ensino fundamental, em periódicos indexados na base Google Scholar e SciELO (Scientific Electronic Library Online). As análises se guiaram pela teoria sociointeracionista e pelas diretrizes do ensino de segunda língua. Os artigos analisados são do período de 2012 a 2016 de periódicos de relevância das áreas de línguas na interface com a psicologia da educação e possibilitaram organizar as informações com incidência nas subtemáticas Interação nas ações pedagógicas, Elementos da linguagem e linguísticos, Material didático e Recursos tecnológicos. Esse levantamento é ilustrativo do baixo interesse no estudo de processos de ensino-aprendizagem de inglês no ensino fundamental. Considera-se a relevância da temática e a necessidade da continuidade de pesquisas que possam evidenciar o interesse da comunidade acadêmica e das políticas públicas no letramento dos alunos do ensino fundamental. <hr/>Abstract: This research had as subject a survey and bibliographical analysis of publications in periodicals, regarding English teaching and learning process in Elementary Education, in journals indexed on the bases Google Scholar and SciELO site (Scientific Electronic Library Online) databases. The theoretical framework of cultural-historical and the guidelines of teaching a second language conducted the analysis. The analyzed articles are from 2012 to 2016 of relevant language and linguistic journals for the academic community with psychological education interface and enabled to organize the information with incidence to the subthemes: Interaction in the pedagogical actions, Elements of the language and linguistic, Didactic material and Technological resources. This survey illustrates the low interest in the study of English teaching and learning process in elementary school. It is considered the relevance of the theme and the needs for further research might demonstrate the interest of the academic community and public policies in the literacy of elementary school students.<hr/>Resumen: Una investigación realizada con objetivos de levantamiento y análisis de publicaciones en los periódicos sobre los procesos de enseñanza-aprendizaje en la lengua inglesa no ensino elemental, en los periódicos indexados en la base Google Scholar e SciELO, Esta pesquisa, "Ensino de Inglés y Ensino Fundamental" y "Proceso enseñanza y aprendizaje del Inglés". Como análises se guiaram por el aporte teórico del socio-interacionismo y por las orientaciones del sistema de segunda lengua. Los artículos analizados son el período de 2012 a 2016 de periódicos de relevancia para una comunidad acadêmica, las áreas de idiomas en la interfaz con una psicología de la educación. Se seleccionaron diez artículos en cinco periódicos y como análises de posibilidades. Organizaciones con información sobre las subtemáticas, Elementos didácticos y lingüísticos, Material didáctico y recursos tecnológicos. Este levantamiento, aunque no exaustivo, es ilustrativo de bajo interés, no hay estudio de procesos de enseñanza-aprendizaje de la lengua inglesa, por ausencia de publicaciones sobre el tema en periódicos de educación y psicología. Considera-se una relevancia de la temática y una necesidad de la continuidad de las investigaciones que evidencian el interés de la comunidad académica y las políticas públicas. <![CDATA[A produção científica sobre gênero: questões epistemológicas e curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo tem como objetivo analisar a produção científica sobre gênero veiculada em periódicos classificados como A1 pela área de Educação da CAPES, no período 2010-2014. A análise centrou-se nas contribuições epistemológicas e curriculares desses estudos e mostrou que a produção de gênero tem colaborado para desconstruir a ideia de que existe uma epistemologia neutra e desinteressada, evidenciando que a ciência moderna é sexista, heterossexual e machista. Dessa forma, esta análise contribui para construir outras epistemologias, notadamente epistemologias que reconhecem o caráter político de toda e qualquer ciência. Em termos curriculares, os estudos de gênero auxiliam a mostrar que os currículos nas escolas continuam pautados na heteronormatividade, reproduzindo hierarquizações e violências de gênero. Contribuem, ainda, para demonstrar que a problematização das relações de gênero nos currículos é fundamental, pois o silenciamento e a não problematização têm sido estratégias eficientes de manutenção da heteronormatividade.<hr/>Abstract: This paper aims to analyze the scientific production on gender in journals ranked as A1 by CAPES Education area in the 2010-2014 period. The analysis focused on the epistemological and curricular contributions from those studies and showed that the production on gender has contributed to deconstruct the idea that there is a neutral, disinterested epistemology by evidencing that modern science is sexist, heterosexual and male chauvinist. Hence, this analysis contributes to the construction of other epistemologies, particularly those that acknowledge the political character of every kind of science. In terms of curriculum, gender studies have shown that school curricula are still grounded on heteronormativity, thus reproducing gender hierarchization and violence. They have also evidenced that the problematization of gender relations in the curricula is fundamental, as silence and non-problematization have been effective strategies to maintain heteronormativity.<hr/>Resumen: El artículo tiene como objetivo analizar la producción científica sobre género difundida en periódicos clasificados como A1 por el área de educación de la CAPES, en el periodo 2010-2014. El análisis se centró en las contribuciones epistemológicas y curriculares de estos estudios, y mostró que la producción de género ha contribuido para acabar con la idea de que existe una epistemología neutra y desinteresada, evidenciando que la ciencia moderna es sexista, heterosexual y machista. De esta forma, este análisis contribuye para construir otras epistemologías, especialmente epistemologías que reconocen el carácter político de toda y cualquier ciencia. En términos curriculares, los estudios de género contribuyen para mostrar que los programas en las escuelas continúan pautados en la heteronormatividad, reproduciendo jerarquizaciones y violencia de género. Contribuyen para demostrar que la problematización de las relaciones de género en los programas de estudio es fundamental, ya que el silenciamiento y la no-problematización han sido estrategias eficientes de manutención de la heteronormatividad. <![CDATA[Professores de uma escola pública paulista analisam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200153&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O ensino médio está em evidência nas atuais discussões políticas sobre educação no Brasil. A reforma que altera significativamente a LDB 9.394/96 coloca em debate as reais e conflitivas demandas dessa etapa de ensino. Em momento paralelo à polêmica da Lei de Reforma do Ensino Médio, tornaram-se públicas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), gerando novas discussões na sociedade. Procuramos contribuir para esse debate sobre o ensino médio buscando compreender a perspectiva de professores sobre as repercussões do Exame Nacional do Ensino Médio na sua prática profissional. A análise dos dados de entrevistas com professores de uma escola pública estadual paulista revela que eles consideram que as mudanças constantes no plano curricular prejudicam o ensino médio e dificultam a definição de sua identidade. A partir da literatura sobre política educacional e estudos sobre a docência, aponta-se que os participantes dão novo significado às políticas educacionais no contexto em que as vivenciam como docentes e, assim, evidenciam as contradições no processo de busca por uma identidade para o ensino médio e para a mudança nas práticas docentes.<hr/>Abstract: The High School is in evidence at the current political discussions about education in Brazil. The reform it through a bill which significantly alters the Education Law (LDB) 9.394/96 and puts in debate the real and conflicting demands from this stage of education. In parallel to the controversy of the High School Reform, the results of the High School National Exam (ENEM) were made public, generating new discussions from the society. We aim to contribute to this debate about the High School education seeking to understand teachers' perspectives about the repercussions of the High School National Exam in their professional practices. The analysis of the data from interviews with teachers from a public school of the state of São Paulo reveals that they consider the constant changes in the curriculum plan harm the High School education and complicate the process of defining its identity. Based on the literature about educational policy and studies on teaching, it is believed that the participants produce a new signification to the educational policies in the context that they live it as teachers and, therefore, highlight the contradictions in the process of the search for an identity for the High School and for the change at teaching practices.<hr/>Resumen: La enseñanza secundaria está en evidencia en las discusiones políticas actuales sobre educación en Brasil. La reforma, que cambia de manera considerable la LDB 9.394/96, pone en debate las demandas reales y conflictivas de esta etapa de enseñanza. En momento paralelo a la polémica de la Ley de la Reforma de la enseñanza secundaria, se publicaron las notas del Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria (ENEM), generando nuevas discusiones en la sociedad. Buscamos contribuir para este debate sobre la enseñanza secundaria intentando comprender la perspectiva de profesores sobre las repercusiones del ENEM en su práctica profesional. El análisis de los datos de las entrevistas con los profesores de una escuela pública estadual paulista revela que ellos consideran que los cambios constantes en el plan curricular perjudican la enseñanza secundaria y dificultan la definición de su identidad. Desde la literatura sobre política educacional y estudios sobre la docencia, se puede observar que los participantes dan nuevo significado a las políticas educacionales en el contexto en el que las vivencian como docentes y, así, evidencian las contradicciones en el proceso de búsqueda por una identidad para la Enseñanza Secundaria y para el cambio en las prácticas docentes. <![CDATA[As políticas de educação e o Plano Nacional de Educação (2014-2024): análise da materialização das propostas do plano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo apresenta reflexões acerca do atual Plano Nacional de Educação. Esse Plano configura-se como um documento resultante de uma política de Estado. As reflexões propostas buscam apresentar um panorama do processo de materialização de suas metas considerando os três primeiros anos de sua vigência. O Plano em estudo passou por um longo processo de estudos e reflexões, e uma das suas marcas foi a participação da sociedade civil na Conferência Nacional de Educação (CONAE) ocorrida em 2010. Essa Conferência, além de possibilitar um espaço de grande participação da sociedade política e civil, foi um momento de debate democrático que proporcionou a discussão dos rumos da educação brasileira. Pautado em pesquisas, documentos e autores, o estudo exibe uma breve análise dos principais marcos legais que contribuíram para o processo de elaboração da Lei 13.005/2014. Destaca ainda algumas fragilidades, limites e desafios do documento que norteia as ações destinadas ao campo da educação que prevê metas e estratégias a todos os níveis da educação brasileira. Nas análises, identifica-se a dificuldade de o plano avançar conforme previsto nas datas estabelecidas. Completado três anos de vigência da Lei supracitada, verifica-se que o proposto não se efetiva de acordo com as expectativas elencadas no documento.<hr/>Abstract: The article presents reflections about the current National Education Plan. This Plan is configured as a document resulting from a State policy. The proposed reflections seek to present a panorama of the process of materialization of its goals considering the first three years of its validity. The Plan under study went through a long process of studies and reflections, and one of its marks was the participation of civil society in the National Conference of Education (CONAE) held in 2010. This Conference, besides making possible a space of great participation of society political and civil, was a moment of democratic debate that provided the discussion of the directions of Brazilian education. Based on research, documents and authors, the study presents a brief analysis of the main legal frameworks that contributed to the process of drafting Law 13,005 / 2014. It also highlights some weaknesses, limits and challenges of the document that guides actions aimed at the field of education that provides goals and strategies at all levels of Brazilian education. The analysis identifies the difficulty of the plan to advance as scheduled on the established dates. After three years of validity of the aforementioned Law, it is verified that the proposal does not comply with the expectations set forth in the document.<hr/>Resumen: El artículo presenta reflexiones acerca del actual Plan Nacional de Educación. Este Plan se configura como un documento resultante de una política de Estado. Las reflexiones propuestas buscan presentar un panorama del proceso de materialización de sus metas considerando los tres primeros años de su vigencia. El Plan en estudio pasó por un largo proceso de estudios y reflexiones, y una de sus marcas fue la participación de la sociedad civil en la Conferencia Nacional de Educación (CONAE) ocurrida en 2010. Esta Conferencia, además de posibilitar un espacio de gran participación de la sociedad política y civil, fue un momento de debate democrático que proporcionó la discusión de los rumbos de la educación brasileña. El estudio muestra un breve análisis de los principales marcos legales que contribuyeron al proceso de elaboración de la Ley 13.005 / 2014. Destaca aún algunas fragilidades, límites y desafíos del documento que orienta las acciones destinadas al campo de la educación que prevé metas y estrategias a todos los niveles de la educación brasileña. En los análisis se identifica la dificultad del plan avanzar según lo previsto en las fechas establecidas. Completado tres años de vigencia de la Ley arriba mencionada se verifica que el propuesto no se efectúa de acuerdo con las expectativas enumeradas en el documento. <![CDATA[Diagnóstico da evasão universitária nas séries iniciais dos cursos presenciais da graduação da UEMS em 2014: um estudo comparativo entre os ingressantes pelo regime de cotas e os de ampla concorrência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200195&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste trabalho foi levantar o índice de evasão anual dos alunos cotistas negros das primeiras séries dos cursos presenciais de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Dourados, no ano de 2014. A taxa de evasão anual da UEMS, no período analisado, corresponde a 35,8% nas vagas gerais, que abrange o total de vagas ofertadas (ampla concorrência, indígena, negro). Por modalidade de ingresso, a evasão anual girou em torno de 36,5% na categoria ampla concorrência; 27%, no regime de cotas para a população indígena; e 33,8%, nas vagas reservadas para a população de pretos e pardos. Para uma melhor compreensão das causas da evasão, combinou-se a análise quantitativa com as entrevistas de seis alunos negros que desistiram dos seus cursos. Essas entrevistas destacaram como fatores da evasão: a dificuldade socioeconômica, a distância entre domicílio e universidade, falta de afinidade com o curso escolhido, como também a falta de acolhimento por parte da instituição. A ínfima diferença do número de evasão, entre os estudantes ingressantes pela ampla concorrência e os ingressantes pelo regime de cotas, mostra que a evasão é um problema amplo, não específico aos ingressantes pelo regime de cotas, reconhecendo a importância das ações afirmativas para o acesso e a diversificação étnico-racial do ensino superior brasileiro.<hr/>Abstract: The objective of this work was to survey the annual evasion rate of black students admitted through the quota system in the first term of undergraduate programs from Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campus Dourados, in 2014. UEMS'annual evasion rate in the analyzed period corresponds to 35.8% in general vacancies, which covers the total number of vacancies offered (wide competition, indigenous, black). By way of admission, annual evasion was around 36.5% in the wide competition category, 27% in the quota system for the indigenous population and 33.8% in the vacancies reserved for black people. To better understand the causes of dropout, a quantitative analysis was combined with interviews with six black students who dropped out of their courses. These interviews highlighted as factors of evasion: socioeconomic difficulties, distance between home and university, lack of affinity with the chosen course, as well as lack of reception by the institution. The very small difference in the number of students who are entering the competition by admission to the quota system shows that evasion is a broad problem, not specific to entrants by the quota system, recognizing the importance of affirmative action for access and diversification ethnic-racial higher education in Brazil.<hr/>Resumen: El objetivo de este trabajo fue levantar el índice de evasión anual de los alumnos cotistas negros de las primeras series de los cursos presenciales de graduación de la Universidad Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidad Universitaria de Dourados año 2014. La tasa de evasión anual de la UEMS en el período analizado corresponde al 35,8%, en las vacantes generales, la cual abarca el total de vacantes ofrecidas (amplia competencia, indígena, negro). Por modalidad de ingreso, la evasión anual giró en torno al 36,5% en la categoría amplia competencia, el 27% en el régimen de cuotas para la población indígena y el 33,8% en las plazas reservadas para la población de negros y pardos. Para una mejor comprensión de las causas de la evasión se combinó el análisis cuantitativo con entrevistas con seis alumnos negros que desistieron de sus cursos. Estas entrevistas destacaron como factores de la evasión: las dificultades socioeconómicas, la distancia entre domicilio y universidad, falta de afinidad con el curso escogido, así como la falta de acogida por parte de la institución. La ínfima diferencia del número de evasión entre estudiantes ingresados por la amplia competencia y de los ingresantes por el régimen de cuotas, muestra que la evasión es un problema amplio, no específico a los ingresantes por el régimen de cuotas, reconociendo la importancia de las acciones afirmativas para el acceso y diversificación étnico-racial de la enseñanza superior brasileña. <![CDATA[Os currículos praticados no cotidiano escolar na educação de surdos: entre a prescrição e a emancipação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo apresenta pesquisa realizada em Programa de Pós-Graduação em Educação. Buscou-se compreender a relação entre as prescrições e as práticas curriculares de duas professoras dos anos iniciais do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A metodologia envolveu a observação participante e entrevistas semiestruturadas. O estudo apresenta um breve panorama da história do INES, destacando seu espaço na educação de surdos no Brasil e reflexões acerca da importância do estudo curricular na educação de sujeitos surdos, considerando as especificidades da surdez e a importância da linguagem para a integração social e para a aprendizagem. Optando por uma análise de base intercultural, o resultado aponta para duas perspectivas curriculares de regulação: uma prescritiva e outra que ultrapassa a prescrição, por meio de práticas curriculares que valorizam os conhecimentos, referentes ao cotidiano, trazidos pelos estudantes e, portanto, regulações que contribuem para emancipação dos estudantes e dos docentes.<hr/>Abstract: This article presents a research carried out in the Graduate Program in Education. It was sought to understand the relationship between the prescriptions and curricular practices of two teachers from the initial years of the College of Application of the National Institute of Education of the Deaf (INES). The methodology involved participant observation and semi-structured interviews.The study presents a brief overview the history of INES, with emphasis on its space in the education of the deaf in Brazil, considering the specificities of deafness and the importance of language for social integration and for learning. Opting for an intercultural analysis, the result points to two curricular perspectives of regulation: one prescriptive and one that goes beyond prescription, through curricular practices that value the knowledge, referring to the daily life, brought by students and, therefore, regulations that contribute to the emancipation of students and teachers.<hr/>Resumen: Este artículo presenta una investigación realizada en el Programa de Postgrado en Educación. Se buscó comprender la relación entre las prescripciones y las prácticas curriculares de dos profesoras de los años iniciales del Colegio de Aplicación del Instituto Nacional de Educación de Sordos (INES). La metodología implicó la observación participante y entrevistas semiestructuradas. O estudio presenta un breve panorama de la historia del INES, con destaque para su espacio en la educación de sordos en Brasil, reflexiones acerca de la importancia del estudio curricular en la educación de sordos, considerando las especificidades de la sordera y la importancia del lenguaje para la integración social y para el aprendizaje. optando por un análisis de base intercultural, y describe las perspectivas curriculares de regulación presentes en el cotidiano de dos clases de los años iniciales del INES, bajo la perspectiva de los estudios interculturales. El resultado apunta a dos perspectivas curriculares de regulación: una prescriptiva y otra que supera la prescripción, por medio de prácticas curriculares que valoran los conocimientos, referentes a lo cotidiano, traídos por los estudiantes y, por lo tanto, regulaciones que contribuyen a la emancipación de los estudiantes y de los docentes. <![CDATA[Alunos surdos e desafios do atendimento especializado para a aquisição de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas municipais de Dourados, MS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A aquisição de linguagem e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo aluno surdo nos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda é pouco estudada no meio acadêmico. Este artigo tem como objetivo discutir os desafios de atendimento especializado para a aquisição de linguagem/Libras de alunos surdos matriculados nas escolas municipais de Dourados, MS. O estudo fundamenta-se na perspectiva dos Estudos Surdos e na teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner. Teve como metodologia a análise documental, a observação em sala de aula, as entrevistas com o professor surdo e com os intérpretes educacionais. Os resultados indicaram que: os alunos surdos chegam à escola sem o domínio de uma língua de comunicação; há baixa frequência ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Conclui-se que os intérpretes educacionais, além da função de interpretar as aulas, acabam por ensinar os alunos surdos, uma vez que os alunos pesquisados não frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e aprendem Libras por meio do intérprete educacional (IE) em sala de aula.<hr/>Abstract: The acquisition of language and Libras by the deaf student in the initial years of Elementary School is still little studied in the academic world. This article aims to discuss the challenges of special educational service for the Sign Language acquisition for deaf students enrolled at municipal schools in the city of Dourados, MS, Brazil. The study is based upon the perspective of Deaf Studies and Bronfenbrenner´s Ecological Theory of Development Human. The methodologies used were: document analysis, classroom observation, interviews with deaf teachers and sign language interpreters. Results showed that deaf students come to school with no command for any communication. Low attendance to Special Educational Service (AEE). It can be concluded sign language interpreters have a double function, because they not only interpret the classes but also teach deaf students, since students do not attend the Multifunction Resources Rooms (SRMs) and learn Sign Language by having the sign interpreters in the classroom.<hr/>Resumen: La adquisición del lenguaje y de Libras por el alumno sordo en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental todavía es poco estudiada en el medio académico. Este artículo tiene como objetivo discutir los desafíos de la atención especializada para la adquisición del lenguaje/Libras de alumnos sordos matriculados en las escuelas municipales de Dourados, MS, Brasil. El estudio se fundamenta en la perspectiva de los Estudios Sordos en la teoría Ecológica del Desarrollo Humano de Bronfenbrenner. Tuvo como metodología el análisis documental, la observación en aula, las entrevistas con el profesor sordo y con los intérpretes educacionales. Los resultados indicaron que: los alumnos sordos están en la escuela sin el dominio de una lengua de comunicación; hay baja frecuencia a la Atención Educacional Especializada (AEE). Se conclui que los intérpretes educacionales allá de su función de interpretar las clases, también enseñan los alumnos sordos, una vez que los alumnos investigados no frecuentan las Salas de Recursos Multifuncionales-SRM, aprendiendo Libras por el medio del intérprete educacional (IE) en aula, en el momento de la traducción e interpretación. <![CDATA[Imprensa jornalística e educação protestante na cidade de Sorocaba no final do século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar como a imprensa jornalística sorocabana foi utilizada estrategicamente para divulgar a escola protestante em Sorocaba no final do século XIX. Concentramos nossa atenção nos jornais que circularam em 1870-1894, período de maior circulação de notícias relacionadas à inserção do presbiterianismo, implantação da escola protestante em Sorocaba, e também por representar um momento marcado por um acentuado processo de politização, que atribuía à educação a responsabilidade de solidificar os ideais defendidos por republicanos, maçons e protestantes. Entre as escolas que compunham o campo educacional sorocabano, estava a escola protestante organizada pela professora Palmira de Cerqueira Leite. Após a saída da referida professora, assumiu a direção da escola o professor e pastor José Zacharias de Miranda e Silva, que, além de mudar o nome da escola, construiu aproximações com agentes sociais republicanos e maçons, que viam essa instituição educacional como moderna.<hr/>Abstract: This article aims to analyze how the journalistic press Sorocaba was used strategically to spread the Protestant school in Sorocaba in the late nineteenth century. We focused our attention on the newspapers that circulated in 1870-1894, the period of greater circulation of news related to the insertion of Presbyterianism, the establishment of the Protestant school in Sorocaba, and also because it represented a moment marked by a marked process of politicization, which responsibility to solidify the ideals defended by Republicans, Freemasons and Protestants. Among the schools that comprised the educational field of Sorocaba was the Protestant school organized by Professor Palmira de Cerqueira Leite. After leaving the said teacher, he took over the direction of the school, the teacher and pastor José Zacharias de Miranda e Silva, who in addition to changing the name of the school constructed approximations with social agents republicans and Masons, who saw this educational institution as modern.<hr/>Resumen: El presente artículo tiene como objetivo analizar cómo la prensa periodística serocabana fue utilizada estratégicamente para divulgar la escuela protestante en Sorocaba a finales del siglo XIX. Concentramos nuestra atención en los periódicos que circularon en 1870-1894, período de mayor circulación de noticias relacionadas con la inserción del presbiterianismo, implantación de la escuela protestante en Sorocaba, y también por representar un momento marcado por un acentuado proceso de politización, que atribuía a la educación a la educación, responsabilidad de solidificar los ideales defendidos por republicanos, masones y protestantes. Entre las escuelas que componían el campo educativo serocabano estaba la escuela protestante organizada por la profesora Palmira de Cerqueira Leite. Después de la salida de dicha profesora, asumió la dirección de la escuela, el profesor y pastor José Zacharias de Miranda e Silva, que además de cambiar el nombre de la escuela construyó acercamientos con agentes sociales republicanos y masones, que veían a esa institución educativa como moderna. <![CDATA[200 anos de Dom Bosco: a Pedagogia Salesiana, a universidade para a maioridade e a primazia da dignidade da pessoa humana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822018000200279&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, o nosso objeto de estudo é a experiência educativa de Dom Bosco (1815-1888) e os seus desdobramentos na formação educacional juvenil universitária salesiana, assim como o papel significativo na universidade católica como possibilidade contrária à mercantilização do ensino que reduz a dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, promovemos um diálogo entre Dom Bosco, Kant e Schelling para pensar a pedagogia salesiana como educação integral, a universidade e a primazia da dignidade humana no itinerário da formação dos jovens universitários nas instituições de matizes cristãs católicas, como contraponto ao processo de vulgarização mercantilista do ensino e aprendizagem no Ensino Superior que decreta a falência do pensamento em nome de um antiacademicismo apressado e preguiçoso, que não educa para a autonomia, para liberdade, para o sentido da vida e para o pensamento crítico e alargado do cidadão esclarecido e comprometido com a vida digna da pessoa humana na comunidade e na vida pública, o que visa ao bem comum de todos na sociedade e no Estado.<hr/>Abstract: In this article, our object of study is the educational experience of Don Bosco (1815-1888) and its developments in the Salesian university education as well the significant role in the Catholic university as a possibility contrary to the commodification of education that reduces the dignity of the person human. In this sense, we promote a dialogue between Don Bosco, Kant and Schelling in order to think of Salesian pedagogy as integral education, the university and the primacy of human dignity in the itinerary of the formation of young university students in Catholic Christian institutions, as a counterpoint to the process of popularization mercantilist of teaching and learning in Higher Education that decrees the bankruptcy of thought in the name of a rushed and lazy anti-academy that does not educate for autonomy, for freedom, for the meaning of life and for the critical and extended thinking of the enlightened and committed citizen with the dignified life of the human person in the community and in public life, wthat aims at the common good of all in society and in the State.<hr/>Resumen: En este artículo, nuestro objeto de estudio es la experiencia educativa de Don Bosco (1815-1888) y sus desdoblamientos en la formación educativa juvenil universitaria salesiana y el papel significativo en la universidad católica como posibilidad contraria a la mercantilización de la enseñanza que reduce la dignidad de la persona humana. En este sentido, promovemos un diálogo entre Don Bosco, Kant y Schelling para pensar la pedagogía salesiana como educación integral, la universidad y la primacía de la dignidad humana en el itinerario de la formación de los jóvenes universitarios en las instituciones de matices cristianos católicos, como contrapunto al proceso de vulgarización de la enseñanza y el aprendizaje en la Enseñanza Superior que decreta la quiebra del pensamiento en nombre de un antiacademicismo apresurado y perezoso que no educa para la autonomía, para la libertad, para el sentido de la vida y para el pensamiento crítico y ampliado del ciudadano esclarecido y comprometido con la vida digna de la persona humana en la comunidad y en la vida pública que apunta al bien común de todos en la sociedad y en el Estado.