Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220190001&lang=pt vol. 24 num. 50 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Construir uma teoria crítica na educação, inspirada por Paulo Freire, na França - um exemplo: um site na Internet sobre as discriminaçãos na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Résumé: L'article propose une présentation de ce que peut être une théorie critique dans le champ de la philosophie de l'éducation en France. L'enjeu d'une approche critique en éducation est de lutter contre la récupération néo-libérale des pratiques pédagogiques à visées émancipatrices. Pour cela, une philosophie critique en éducation en France doit s'appuyer sur les apports de la sociologie de l'éducation. Cela d'autant plus que la France est un des pays de l'OCDE qui reproduit le plus les inégalités scolaires liées à l'origine sociale. Cela conduit à essayer d'élaborer une théorie critique qui repose sur une approche matérialiste des rapports sociaux en prenant comme base l'enjeu du travail éducatif. Cette théorie critique en éducation a servi de cadre théorique à la conception d'un site Internet de lutte contre les discriminations en éducation. Ce site s'adresse aux enseignants de l'école maternelle à l'Université.<hr/>Resumo: O artigo propõe uma apresentação do que pode ser uma teoria crítica no campo da filosofia da educação na França. O desafio de uma abordagem crítica na educação é lutar contra a recuperação neoliberal das práticas de ensino que tem objetivos emancipatórios. Para isso, uma filosofia crítica na educação na França deve basear-se sobre as contribuições da sociologia da educação. Sobre tudo porque a França é um dos países da OECD que mais reproduz as desigualdades educacionais ligadas à origem social. Isso justifica à tentativa de desenvolver uma teoria crítica baseada em uma abordagem materialista das relações sociais em ligação com a questão do trabalho educativo. Esta teoria crítica na educação serviu como um quadro teórico para a concepção de um site para lutar contra a discriminação na educação. Este site é destinado a professores do jardim de infância até à Universidade.<hr/>Resumen: El artículo propone una presentación de lo que puede ser una teoría crítica en el campo de la filosofía de la educación en Francia. El desafío de un enfoque crítico en educación es luchar contra la recuperación neoliberal de las prácticas de enseñanza con fines emancipatorias. Para esto, una filosofía crítica en educación en Francia debe basar-se sobre las contribuciones de la sociología de la educación. Sobre todo que Francia es uno de los países de la OECD que más reproduce las desigualdades educativas vinculadas al origen social. Esto lleva a tentar de desarrollar una teoría crítica basada en un enfoque materialista de las relaciones sociales vinculadas con el tema del trabajo educativo. Esta teoría crítica en educación sirvió como marco teórico para el diseño de un sitio web para luchar contra la discriminación en la educación. Este sitio está destinado a los profesores del jardín de infancia desde la Universidad. <![CDATA[Sapo Campus - uma ferramenta colaborativa em contexto de formação contínua de professores em tecnologias digitais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A capacidade em usar as tecnologias digitais emerge atualmente como uma componente fundamental na área educativa, notando-se um crescente interesse na implementação e desenvolvimento de ações de formação contínua a docentes no domínio das tecnologias de informação e comunicação. Nessa linha, há um reconhecimento pela comunidade educativa na necessidade de implementação e definição de estratégias para o uso de tecnologias, por constituírem ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento do processo educativo, permitindo, genericamente, interpretar, armazenar, produzir e transmitir informação. Nesse sentido, o presente artigo aborda os contornos concetuais e metodológicos de uma ação de formação a docentes, a partir da Direção Regional de Educação da Madeira, sobre uma ferramenta tecnológica colaborativa especialmente indicada para contextos educativos - o Sapo Campus. Para além dessa componente, integrou-se na plataforma Sapo Campus a exploração de outras ferramentas e materiais pedagógicos apoiados no uso de tecnologias digitais, com potencial para serem utilizadas em contexto escolar na construção de trabalhos multimédia para a comunidade educativa. A ação de formação foi orientada por dois formadores e desenvolvida por quinze docentes de diversas áreas de ensino, tendo-se obtido, a partir de um inquérito por questionário, uma avaliação muito positiva, tanto no que concerne aos conceitos abordados configurados na utilização da plataforma, como relativamente à metodologia adotada para o desenvolvimento da atividade formativa.<hr/>Abstract: The ability to use digital technologies has appeared in our days as a fundamental component in education, with a growing interest being shown in the implementation and development of on-going training activities for teaches in the field of information and communication technologies. In line with this, there is an acknowledgement by the educational community of the need to implement and define strategies for the use of technologies, as they are indispensable tools for the development of the educational process, generically allowing the interpretation, storage, production, and transmission of information. Accordingly, this article addresses the conceptual and methodological outlines of a training action for teachers, which the Madeira Regional Directorate of Education offered in relation to a collaborative technological tool especially designed for education contexts - Sapo Campus. Besides this component, the Sapo Campus platform was expanded to include the exploration of other pedagogical tools and materials based on the use of digital technologies that have the potential for use in a school context in the construction of multimedia works for the educational community. The training action was overseen by two trainers and carried out by fifteen teachers from various areas of teaching. A survey made using a questionnaire resulted in a very positive evaluation, both in regard to the concepts covered and in relation to the methodology adopted for the carrying out of the training activity.<hr/>Resumen: La capacidad en usar las tecnologías digitales emerge actualmente como un componente fundamental en el área educativa, con un creciente interés en la implementación y desarrollo de acciones de formación continua a docentes en el ámbito de las tecnologías de información y comunicación. En esta línea, hay un reconocimiento por la comunidad educativa en la necesidad de implementación y definición de estrategias para el uso de tecnologías, por constituir herramientas indispensables para el desarrollo del proceso educativo, permitiendo, en general, interpretar, almacenar, producir y transmitir información. En este sentido, el presente artículo aborda los contornos conceptuales y metodológicos de una acción de formación a docentes, a partir de la Dirección Regional de Educación de Madeira, sobre una herramienta tecnológica colaborativa especialmente indicada para contextos educativos - el Sapo Campus. Además de este componente, se integró en la plataforma Sapo Campus la exploración de otras herramientas y materiales pedagógicos apoyados en el uso de tecnologías digitales, con potencial para su utilización en contexto escolar en la construcción de trabajos multimedia para la comunidad educativa. La acción de formación fue orientada por dos formadores y desarrollada por quince docentes de diversas áreas de enseñanza. A partir de una encuesta por cuestionario se obtuvo una evaluación muy positiva, tanto en lo que concierne a los conceptos abordados configurados en el uso de la plataforma, como en relación con la metodología adoptada para el desarrollo de la actividad formativa. <![CDATA[Políticas Públicas Educacionais para a Educação Pré-Escolar e as reformulações curriculares de 2016 em Portugal: o caso da Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Analisou-se a influência das políticas económicas voltadas para a Globalização e o Neoliberalismo sobre o cotidiano Educação Pré-Escolar; os estudos do currículo, sua implementação e repercussão no desenvolvimento no trabalho pedagógico, desde o início da institucionalização da Educação Pré-Escolar até as novas reformulações curriculares (2016). Na busca de validação do tema, foi realizado um levantamento de estudos académicos no Repositório Científico Académico de Portugal, no período de 2006-2016. Desse inventário, foi possível perceber que a grande maioria das pesquisas são referentes às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as práticas pedagógicas centradas na preocupação do cumprimento do currículo. Para tanto, privilegiam-se os estudos do currículo sobre a educação da infância e as práticas pedagógicas para que se aponta, nomeadamente, sobre a matemática.<hr/>Abstract: We analyze the influence of the economic policies focused on Globalization and Neoliberalism on the daily Pre-School Education; curricular studies, their implementation and development repercussions in the pedagogical work, from the beginning of the institutionalization of PreSchool Education to the new curricular reformulations (2016). In the search for validation of the theme, a study was carried out in the Academic Scientific Repository of Portugal in the period 2006-2016. From this inventory it was possible to perceive that the great majority of the researches are referring to the Curricular Orientations for Pre-School Education and the pedagogical practices centered in the preoccupation of the fulfillment of the curriculum. In order to do so, we focus on studies of the curriculum on the education of children and the teach pedagogical practices, especially on mathematics.<hr/>Resumen: Se analizó la influencia de las políticas económicas dirigidas a la Globalización y el Neoliberalismo sobre el cotidiano Educación Pre-Escolar; los estudios del currículo, su implementación y repercusión en el desarrollo en el trabajo pedagógico, desde el inicio de la institucionalización de la Educación Preescolar hasta las nuevas reformulaciones curriculares (2016). En la búsqueda de validación tema, se realizó una encuesta de los estudios académicos en el Repositorio Científico Académico de Portugal en el período 2006-2016. De ese inventario fue posible percibir que la gran mayoría de las encuestas son referentes a las Orientaciones Curriculares para la Educación Preescolar y las prácticas pedagógicas centradas en la preocupación del cumplimiento del currículo. Para ello, se privilegian estudios del currículo sobre la educación de la infancia e las prácticas pedagógicas para que se apunte, en particular sobre las matemáticas. <![CDATA[Educação superior no Brasil e modalidades de colaboração intercultural - espaço estratégico de construção da autodeterminação dos povos indígenas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El presente texto tiene por objetivo presentar una reflexión teórica, a partir de la convivencia con estudiantes indígenas en las licenciaturas específicas y cursos regulares, en las universidades del estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Desde hace tiempo, estos pueblos originarios aceden a la educación superior, pero, en los últimos años, esa presencia es cada vez más significativa. Tenemos, así, una expresiva cantidad de indígenas estudiando grado y posgrado, inseridos en un contexto que provoca inúmeras reflexiones, siendo una de ellas el lugar de los llamados conocimientos tradicionales y las prácticas de colaboración intercultural. Esta relación entre los llamados conocimientos científicos (occidentales, eurocéntricos), y los conocimientos tradicionales serán objetos de estudio teniendo como base el concepto de interculturalidad y de las discusiones de los autores conocidos como poscoloniales. Veremos que las estrategias y modalidades de colaboración intercultural, tienen como meta la construcción de la autonomía y autodeterminación de estos pueblos tradicionales. Todo esto, se presenta como una de las salidas a la superación del que llamamos aquí de universidad monocultural.<hr/>Resumo: O presente texto tem por objetivo apresentar uma reflexão teórica, a partir da convivência com estudantes indígenas nas licenciaturas específicas e cursos regulares, nas universidades do estado de Mato Grosso do Sul / Brasil. Há tempos, estes povos originários chegam à educação superior, porém, nos últimos anos, essa presença é cada vez mais significativa. Temos, assim, uma expressiva quantidade de indígenas estudando graduação e pós-graduação, inseridos em um contexto que provoca inúmeras reflexões, sendo uma delas o lugar dos chamados conhecimentos tradicionais e as práticas de colaboração intercultural. Esta relação entre os chamados conhecimentos científicos (Ocidentais, eurocêntricos), e os conhecimentos tradicionais serão objetos de estudo, tendo como base o conceito de interculturalidade e as discussões dos autores conhecidos como pós-coloniais. Veremos que as estratégias e modalidades de colaboração intercultural, possuem como meta a construção da autonomia e autodeterminação destes povos tradicionais. Tudo isto, se apresenta como uma das saídas para a superação do chamamos aqui de universidade monocultural.<hr/>Abstract: The present text intends to present theoretical reflection, from the coexistence with indigenous students in the specific bachelor's degrees and regular courses, in the universities of the state of Mato Grosso do Sul, Brazil. For some time now, these indigenous peoples have attained higher education, but in recent years, this presence has become increasingly significant. We have, thus, an expressive amount of indigenous people studying undergraduate and post-grade, a context that provokes innumerable reflections, one of them being the place of the so-called traditional knowledge and intercultural collaboration practices. This relationship between the so-called scientific knowledge (Western, Eurocentric), and traditional knowledge will be the result of an analysis based on the concept of interculturality and the discussions of authors known as post-colonial. We will see that the strategies and modalities of intercultural collaboration have the goal of building the autonomy and self-determination of these traditional peoples. All this, is presented as one of the ways out of which we call here a monocultural university. <![CDATA[O poder da branquitude e racismo institucional: percepções sobre o acesso à diplomacia brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O Instituto Rio Branco (IRBr), única instituição oficial de formação de diplomatas do Ministério da Relações Exteriores (MRE) brasileiro, tem registrado uma sub-representação de afro-brasileiros e de afro-brasileiras na sua carreira diplomática. Nesse sentido, Oliveira (2011) postula em seus estudos que, até 2010, apenas 0,07% dos diplomatas do IRBr eram afro-brasileiro(a)s, dado este que comprova essa sub-representação de membros desse grupo étnico-racial naquela carreira. Nesse contexto, este artigo, como parte de uma pesquisa mais ampla, buscou investigar os critérios de seleção ao cargo de diplomata, se tais critérios estão permeados pelos racismos pessoal e institucional mediados pela atualização da agenda eugênica no Brasil, bem como as impressões que os diplomatas tanto afro-brasileiros e brancos que ingressam no IRBr possuem sobre a carreira. Numa perspectiva sócio-histórica, foram levantados os enfrentamentos pelos quais os diplomatas tanto afro-brasileiros como brancos têm vivido em suas trajetórias. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica, de análise qualitativa, na qual foram utilizados, como procedimentos metodológicos, a análise bibliográfica, a documental, entrevista semiestruturada, questionário aberto e a Análise Crítica do Discurso (ACD). A análise está elucidada nas impressões dos diplomatas sobre a carreira, de suas concepções sobre o racismo institucional e nas experiências que os diplomatas afro-brasileiros têm ao ingressarem na diplomacia.<hr/>Abstract: The Rio Branco Institute (IRBr), the only official institution for training diplomats of the Brazilian Ministry of Foreign Affairs (MRE), has registered a sub-representation of Afro-Brazilians and Afro-Brazilians in their diplomatic career. In this sense, Oliveira (2011) postulates in his studies that, until 2010, only 0.07% of IRBr’s diplomats were Afro-Brazilian, as this proves this under-representation of members of this ethnic-racial group in that career. In this context, this article, as part of a wider research, sought to investigate the selection criteria for the position of diplomat, if such criteria are permeated by personal and institutional racism mediated by the updating of the eugenic agenda in Brazil, as well as the impressions that diplomats both Afro-Brazilians and whites who enter the IRBr have on the career. It is a phenomenological research, of qualitative analysis, in which methodological procedures were used, the bibliographic analysis, the documentary, semi-structured interview, open questionnaire and the Critical Discourse Analysis (ACD). The analysis is elucidated in diplomats’ impressions of the career, their conceptions of institutional racism, and the experiences that Afro-Brazilian diplomats have in entering diplomacy.<hr/>Resumen: El Instituto Rio Branco (IRBr), única institución oficial de formación de diplomáticos del Ministerio de Relaciones Exteriores (MRE) brasileño ha registrado una sub-representación de afrobrasileños y afrobrasileñas en su carrera diplomática. En este sentido, Oliveira (2011) postula en sus estudios que, hasta 2010, sólo el 0,07% de los diplomáticos del IRBr eran afro-brasileños, dado que demuestra esta subrepresentación de miembros de ese grupo étnico-racial en aquella, carrera. En este contexto este artículo, como parte de una investigación más amplia, buscó investigar los criterios de selección al cargo de diplomático, si tales criterios están impregnados por los racismos personal e institucional mediados por la actualización de la agenda eugenésica en Brasil, así como las impresiones que los diplomáticos tanto afro-brasileños y blancos que ingresan en el IRBr poseen sobre la carrera. Se trata de una investigación fenomenológica, de análisis cualitativo, en la cual se utilizaron como procedimientos metodológicos, el análisis bibliográfico, la documental, entrevista semiestructurada, cuestionario abierto y el Análisis Crítico del Discurso (ACD). El análisis está elucidado en las impresiones de los diplomáticos sobre la carrera, de sus concepciones sobre el racismo institucional y en las experiencias que los diplomáticos afro-brasileños tienen al ingresar en la diplomacia. <![CDATA[A escola pública como máquina de guerra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Objetiva este artigo discutir a escola como dispositivo pedagógico no capitalismo contemporâneo. Discute como, na sociedade contemporânea, os corpos encontram-se atravessados por gigantescos processos de dessubjetivação2, que visam à reprodução da máquina de governo das pessoas, das populações, das instituições - dentre, essas, as escolas públicas desconectadas da vida política, atuando como equipamento coletivo em relações regidas por automatismos, sem resistência ao instituído. Debate como Rousseau e Kant, por caminhos diferentes, deram suporte às duas grandes vertentes do pensamento pedagógico moderno e seus reflexos na configuração da atual escola pública. Defende a possibilidade de a escola pública atuar como máquina de guerra, movimentando nosso pensamento e nossas ações para outros modos de estar escola e coletivo. Apresenta como possibilidade o caso brasileiro da escola pública como máquina de guerra: a escola pública aprendente de Paulo Freire.<hr/>Abstract: It aims to discuss the school as a pedagogical device in contemporary capitalism. It discuss how, in contemporary society, bodies are crossed by huge processes of desubjectivation, which objective to reproduce the machinery of governance of the people, of the populations, of the institutions - among these, public schools disconnected from political life, acting as collective equipment through relations governed by automatism, without resistance to instituted. Debate as Rousseau and Kant, by different paths, supported the two great strands of modern pedagogical thinking and its reflexes in the configuration of today public school. It defends the possibility of the public school acting as a war machine, moving our thinking and our actions to other ways of being school and collective. It presents as a possibility the Brazilian case of the public school as a war machine: Paulo Freire’s public school.<hr/>Resumen: Objetiva discutir la escuela como dispositivo pedagógico en el capitalismo contemporáneo. En la sociedade contemporânea, los cuerpos se encuentran atravessados por gigantescos processos de desubjetivación, que apuntan a la reproducción de la máquina de gobierno de las personas, de las poblaciones, de las instituciones, entre ellas las escuelas públicas desconectadas de la vida política, actuando como equipamiento colectivo en relaciones regidas por automatismos, sin resistência al instituído. Debate como Rousseau y Kant, por caminos diferentes, apoyaron las dos grandes vertientes del pensamento pedagógico moderno y sus reflejos en la configuración de la actual escuela pública. Defiende la posibilidad de que la escuela pública actúe como máquina de guerra, moviendo nuestro pensamento y nuestras acciones hacia otros modos de estar escuela y colectivo. Se presenta como posibilidad el caso brasileño de la escuela pública aprendiente de Paulo Freire. <![CDATA[Infância <em>YouTuber</em>: problematizando representações de crianças inseridas na cultura de sucesso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo tem como propósito principal problematizar as representações infantis postas em circulação a partir de vídeos postados em canais do YouTube e protagonizados por três youtubers mirins que estiveram, ao longo dos anos de 2017 e 2018, no ranking de mais acessados, com grande índice de visualizações e inscritos. Para empreender as análises, foram selecionados 27 vídeos publicados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2017, a partir dos quais foram analisadas as imagens e as falas das crianças youtubers, bem como foram discutidos alguns comentários postados por seus seguidores. A partir do campo teórico dos Estudos Culturais em Educação, de viés pós-estruturalista, as análises centraram-se na discussão do modo como as crianças youtubers propagam e reforçam representações em decorrência das quais podem ser produzidas identidades infantis voltadas à cultura de sucesso, a qualcompreende tanto o status de ser uma criança famosa, considerada uma celebridade, quanto a posição de uma criança empreendedora, que, com o seu próprio ganho financeiro, consegue adquirir bens de consumo e investir na sua carreira de youtuber.<hr/>Abstract: The main purpose of the article is to question the representations of children put into circulation through YouTube videos and led by three YouTubers who throughout 2017 and 2018 have been in the most-viewed ranking, with a high number of views and subscribers. 27 videos posted between January 2014 and December 2017 were chosen for analysis, through which the images and the speeches of YouTuber children were analyzed, and some comments posted by their followers were discussed. Based on the theoretical field of Cultural Studies in Education and with a post-structuralist bias, the analyses focused on the discussion of how YouTuber children propagate and reinforce representations as an outcome of which children’s identities aimed at the culture of success can be produced. Since the culture of success comprises both the status of being a famous child, considered a celebrity, and the position of an entrepreneurial child who earns their own financial resources, and manages to acquire consumer goods and invest in their YouTube career.<hr/>Resumen: El artículo tiene como propósito principal problematizar las representaciones infantiles puestas en circulación a partir de vídeos publicados en canales de YouTube y protagonizados por três pequenos youtubers que en los años de 2017 y 2018 estuvieron en la clasificación de más accedidos, con un gran índice de visualizaciones e inscripciones. Para empreender los análisis se seleccionaron 27 vídeos publicados entre enero de 2014 y diciembre de 2017, a partir de los cuales se analizaron las imágenes y las palabras de los niños youtubers, así como se discutieron algunos comentarios publicados por sus seguidores. A partir del campo teórico de los Estudios Culturales en Educación, de tendência pos estructuralista, los análisis se centraron en la discusión del modo como los niños youtubers propagan y refuerzan representaciones a consecuencia de las cuales se pueden producir identidades infantiles inmersas en la cultura del éxito. Siendo así que la cultura de éxito comprende tanto el estatus de ser un niño famoso, considerado una celebridad, como la posición de un niño emprendedor, que con su propia ganancia financiera logra adquirir bienes de consumo e invertir en su carrera YouTuber. <![CDATA[A leitura de poesias medievais adaptadas ao processo de alfabetização. Contribuições da História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, exploramos o estudo de poesias ou cantigas medievais e, a partir disso, apresentamos uma possibilidade de adaptação desse gênero literário para que elas sejam conhecidas pela criança em fase escolar. Consideramos que o conhecimento da poesia na formação do professor é crucial para a sua atuação. Apresentamos três poesias medievais portuguesas, adaptadas de forma lúdica e com temas do cotidiano infantil. Acreditamos que a adaptação possibilita uma iniciação da criança à literatura medieval. Como se trata de um gênero literário que envolve rimas, falas curtas que remetem a historietas e situações diversas, a nosso ver, constituirá um estímulo às crianças em relação à leitura. Assim, por meio de nossa formação e do conceito de educação, propomos um diálogo sobre a necessidade e a importância da literatura na formação da criança e do docente.<hr/>Abstract: In this article we explore the study of medieval poetry or songs, and from this we present a possibility of adaptation of this literary genre so that they are known by the child in the school stage. We consider that knowledge of poetry in teacher training is crucial to its performance. We present three Portuguese medieval poems, adapted in a playful way and with daily children’s themes. We believe that adaptation enables the child to be initiated into medieval literature. As it is a literary genre that involves rhymes, short speeches that refer to comics and various situations, in our view, will be a stimulus to children in relation to reading. Thus, through our training and the concept of education, we propose a dialogue about the necessity and importance of literature in the formation of children and teachers.<hr/>Resumen: En este artículo exploramos el estudio de poesías o cantigas medievales y, a partir de eso, presentamos una posibilidad de adaptación de ese género literario para que sean conocidas por el niño en fase escolar. Consideramos que el conocimiento de la poesía en la formación del profesor es crucial para su actuación. Presentamos tres poemas medievales portugueses, adaptados para jugar y con los temas cotidianos niño. Creemos que la adaptación posibilita una iniciación del niño a la literatura medieval. Como se trata de un género literario que envuelve rimas, palabras cortas que remiten a historietas y situaciones diversas, a nuestro ver, constituirá un estímulo a los niños en relación a la lectura. Así, por medio de nuestra formación y del concepto de educación, proponemos un diálogo sobre la necesidad y la importancia de la literatura en la formación del niño y del docente. <![CDATA[Docência & qualidade de educação: significantes em disputa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100157&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No texto são analisadas disputas em torno do significante docência associado à defesa de uma qualidade da educação apoiada na centralidade do conhecimento científico como eixo da formação docente. Disputas que tiveram lugar no processo de reformulação curricular da Licenciatura em Pedagogia de uma instituição de ensino superior localizada na Região Sudeste, ao longo de 2016. A análise busca romper com a lógica de que os sujeitos precedem aos projetos que defendem para pensar as políticas de uma perspectiva pós-estrutural, analisando como elas assumem novas configurações no contexto estudado e dando ênfase as formas pelas quais sentidos atribuídos à política são disputados, negociados e ressignificados, problematizando fundamentos teóricos que sustentam essas disputas. O estudo se insere em um conjunto de reflexões produzidas no campo do currículo, motivadas pela compreensão de que é necessário reativar sentidos de mundo, de educação, de currículo e de formação que sofrem ao longo do tempo tentativas de bloqueio em nome de fundamentos que configuram e organizam aquilo que entendemos por modernidade.<hr/>Abstract: The current study analyzes the disputes about the signifier ‘teaching’ in defense of a quality of education that finds support in the central role played by scientific knowledge as the axis of teacher’s education. Such disputes took place in the reformulation process applied to the Pedagogy Degree curriculum of a higher education institution located in the Southeast region, throughout 2016. The analysis breaks with the logic that the subjects precede the projects they defend in order to think about policies from the post-structural perspective, analyze how they take on new configurations in the studied context, emphasize the ways the meanings attributed to policies are disputed, negotiated and resignified, as well as problematize the theoretical foundations that support these disputes.<hr/>Resumen: En el texto se analizaron disputas con relación a la significante docencia que se asocia a la defensa de una calidad de la educación, cuyo apoyo está en la centralidad del conocimiento científico como eje de la formación docente. Conflictos que tuvieron lugar en el proceso de reformulación curricular de la Licenciatura en Pedagogía de uma institución de educación superior situado en la región sureste, a lo largo de 2016. El análisis procura romper con la lógica de que los sujetos preceden a los proyectos que defienden para pensar las políticas de una perspectiva pos estructural, al analizar como ellas asumen nuevas configuraciones en el contexto estudiado y al dar énfasis a las formas por las cuales se atribuyen sentidos a la política que son disputados, negociados y revalidados. Así se problematizan fundamentos teóricos que sostienen esas disputas. El estudio se inserta en un conjunto de reflexiones producidas em el campo del currículo motivados por el entendimento de que es necessário reactivar los sentidos del mundo, el currículo y la formación que sufren con el tiempo los intentos de bloquear em nombre de los fundamentos que estabelecen y organizan lo que entendemos por la modernidade. <![CDATA[A atuação do Estado Brasileiro nas Políticas Públicas para Educação Profissional nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100177&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo discute as principais políticas públicas voltadas à educação profissional dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) no contexto da fase de acumulação flexível do capital. Focaremos nossas discussões nos programas PLANFOR e PROEP para o período de 1995 a 2002; para o período de 2003 a 2010, nos programas e ações: fortalecimento e expansão da Rede Federal de Ensino Técnico, criação da Rede e-TEC Brasil, no programa Brasil Profissionalizado; por fim, no acordo de gratuidade com o Sistema S. Essa é uma pesquisa documental e bibliográfica ancorada nos conceitos de “Estado” de Gramsci (1991). É possível afirmar que, no período estudado, as diferentes articulações entre a educação e o trabalho foram mediadas pelo Estado em âmbito federal, por meio de políticas públicas voltadas à educação profissional, as quais atenderam, em maior parte, aos interesses de organismos internacionais e grupos de empresários nacionais os quais requisitavam força de trabalho mais flexível adaptada às novas demandas do sistema produtivo na fase de acumulação flexível do capital.<hr/>Abstract: This article discusses the main public policies focused on the professional education of the governments Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) in the context of the phase of flexible capital accumulation. We will focus our discussions on the PLANFOR and PROEP programs for the period 1995-2002; already for the period from 2003 to 2010 we will focus on the programs and actions: strengthening and expansion of the Federal Network of Technical Education, creation of e-TEC Brazil Network, in the Brasil Profissionalizado program; finally, in the agreement of gratuity with Sistema S. This is a documentary and bibliographical research anchored in the concepts of “State” of Gramsci (1991). It is possible to affirm that in the studied period the different articulations between education and work were mediated by the State at the federal level through public policies focused on professional education, which mostly served the interests of international organizations and groups of entrepreneurs which required a more flexible labor force adapted to the new demands of the productive system in the phase of flexible capital accumulation.<hr/>Resumen: Este artículo discute las principales políticas públicas para la educación profesional de los gobiernos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) y Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) en el contexto de la fase de acumulación flexible del capital. Centraremos nuestras discusiones en los programas PLANFOR y PROEP para el período de 1995 a 2002; para el período de 2003 a 2010, en los programas y acciones: fortalecimiento y expansión de la Red Federal de Enseñanza Técnica, creación de la Red e-TEC Brasil, en el programa Brasil Profesionalizado; finalmente, en el acuerdo de gratuidad con el Sistema S. Es una investigación documental y bibliográfica anclada en los conceptos de “Estado” de Gramsci (1991). Se puede afirmar que en el período estudiado, las diferentes articulaciones entre la educación y el trabajo fueron mediadas por el Estado en ámbito federal por medio de políticas públicas para la educación profesional que atendieron, en mayor parte, los intereses de organismos internacionales y grupos de empresarios nacionales, los cuales exigen fuerza de trabajo más flexible adaptada a las nuevas demandas del sistema productivo en la fase de acumulación flexible del capital. <![CDATA[Intelectuais paranaenses e a Escola Nova, durante a Era Vargas (1930-1945)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100199&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Os intelectuais, detentores de linguagem própria, fomentaram mudanças culturais, sociais e econômicas, articuladamente com políticas de governo, e no campo da educação, historicamente, vêm ocupando lugar de destaque. Das mudanças promovidas e disseminadas com o auxílio de intelectuais, destaca-se o projeto de renovação da educação brasileira, inspirado pela pedagogia da Escola Nova. Apesar dos ideais escolanovistas terem ganhado força desde as décadas finais do século XIX, no Brasil, a consolidação da pedagogia da Escola Nova ocorreu durante a década de 30 a meados da década de 40 do século XX, durante a chamada Era Vargas. Assim como no restante do país, o Paraná também teve seus intelectuais que atuaram na promoção dessa renovação. O artigo buscou identificar alguns estudos que voltaram seus olhares para intelectuais paranaenses que atuaram em prol da Escola Nova, no período da Era Vargas (1930-1945). Como objetivos específicos, procurou-se compreender alguns aspectos políticos, econômicos e sociais que ocorreram durante o período da Era Vargas (1930-1945), que se conectaram às mudanças ocorridas na educação, e identificar alguns estudos que pesquisaram intelectuais paranaenses que atuaram nesse contexto. A pesquisa possui caráter bibliográfico, fundamentada nos estudos de Miguel (1997); Gomes e Hansen (2016); e Cabral e Magalhães (2016). A metodologia, denominada estado do conhecimento, foi essencial para identificar estudos que se debruçaram acerca das trajetórias de intelectuais paranaenses. A sistematização do conhecimento produzido acerca das trajetórias dos intelectuais contribuiu para alicerçar novas pesquisas, bem como para identificar agentes que auxiliaram na promoção de mudanças no campo da educação.<hr/>Abstract: The intellectuals, holders of their own language, have fostered cultural, social and economic changes, articulated with government policies, and in the field of Education, historically they have occupied a prominent place. Of the changes, promoted and disseminated with the help of intellectuals, stands out the project of renewal of the Brazilian Education inspired by the pedagogy of the New School. Although escolanovista ideals had gained strength since the late nineteenth century, in Brazil the consolidation of New School pedagogy occurred during the 1930s to the mid-1940s during the so-called Era Vargas. As in the rest of the country, Paraná also had its intellectuals who worked to promote this renewal. The article sought to identify some studies that turned their attention to the intellectuals of Paraná who worked for the New School in the period of the Era Vargas (1930-1945). As specific objectives, it was tried to understand some political, economic and social aspects that occurred during the period of Vargas Era (1930-1945) that connected with changes occurred in Education; and to identify some studies that investigated intellectuals from Paraná who acted in this context. The research has a bibliographic character, based on the studies of Miguel (1997); Gomes and Hansen (2016); and Cabral and Magalhães (2016). The methodology called the state of knowledge was essential to identify studies that dealt with the trajectories of intellectuals from Paraná. The systematization of the knowledge produced about the trajectories of the intellectuals contributes to the foundation of new research, as well as helps to identify agents who have helped to promote changes in the field of Education.<hr/>Resumen: Los intelectuales, poseedores de lenguaje propio, han fomentado cambios culturales, sociales y económicos, articuladamente con políticas de gobierno, y en el campo de la Educación, históricamente vienen ocupando un lugar destacado. De los cambios, promovidos y diseminados con el auxilio de intelectuales, se destaca el proyecto de renovación de la Educación brasileña inspirado por la pedagogía de la Escuela Nova. A pesar de que los ideales escogiantes han ganado fuerza desde las décadas finales del siglo XIX, en Brasil la consolidación de la pedagogía de la Escuela Nueva ocurrió durante la década del 30 a mediados de la década del 40 del siglo XX, durante la llamada Era Vargas. Así como en el resto del país, el Paraná también tuvo sus intelectuales que actuaron en la promoción de esa renovación. El artículo buscó identificar algunos estudios que volvieron sus miradas hacia intelectuales paranaenses que actuaron en pro de la Escuela Nova, en el período de la Era Vargas (1930-1945). Como objetivos específicos se buscó comprender algunos aspectos políticos, económicos y sociales que ocurrieron durante el período de la Era Vargas (1930-1945) que se conectaron con cambios ocurridos en la Educación; e identificar algunos estudios que investigaron intelectuales paranaenses que actuaron en ese contexto. La investigación tiene carácter bibliográfico, fundamentada en los estudios de Miguel (1997); Gomes y Hansen (2016); y Cabral y Magallanes (2016). La metodología denominada estado del conocimiento fue esencial para identificar estudios que se abordaron acerca de las trayectorias de intelectuales paranaenses. La sistematización del conocimiento producido sobre las trayectorias de los intelectuales contribuye a fundamentar nuevas investigaciones, así como ayuda a identificar agentes que ayudaron en la promoción de cambios en el campo de la Educación. <![CDATA[A escola isolada: contribuições e processos de escolarização em Novo Hamburgo, RS (1940-1952)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo é analisar como a escola isolada contribuiu para os processos de escolarização em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, a partir de memórias de professores e alunos de duas escolas isoladas, do bairro Lomba Grande. Os aportes teóricos sustentam-se na história cultural a partir de Roger Chartier e Escolano Benito, bem como se vale da metodologia da história oral. Ao reconstruir o cotidiano das aulas nessa região rural, a partir da análise das memórias foi possível compreender um significativo percurso da história do ensino público municipal rural desse município. Nesse sentido, a forma de acesso à escolarização formal, entre 1940-1952, deu-se prioritariamente em escolas isoladas. A presença de escola nesse lugar cumpriu seu propósito de ensinar a ler, escrever, contar, além de colaborar para imprimir valores nesses sujeitos. Esses aspectos, analisados coletivamente, sugerem a constituição de identidades de pertencimento evidenciada nas memórias sobre culturas escolares.<hr/>Abstract: Objective is to analyze how isolated school contributed to the education processes in Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, from teachers and students of memories of two separate schools, neighborhood Lomba Grande. The theoretical framework and are based on cultural history from Roger Chartier e Escolano Benito, and if it’s oral history methodology. By reconstructing the daily life of the school in this rural region, from the analysis of the memories it was possible to realize a significant route of the history of rural municipal public education that municipality. In this sense, the form of access to formal schooling, between 1940-1952, occurred mainly in isolated schools. The presence of school in this place served its purpose of teaching reading, writing, counting, and collaborate to print values ​​and these subjects. These aspects, analyzed collectively suggest the establishment of belonging identity evidenced in the memories of school cultures.<hr/>Resumen: El objetivo es analizar cómo la escuela aislada contribuyó al proceso de escolarización en Novo Hamburgo , Río Grande do Sul , de los profesores y estudiantes de los recuerdos de dos escuelas separadas, vecindad Lomba Grande. El marco teórico y se basa en la historia cultural de Roger Chartier e Escolano Benito, y si se trata de la metodología de la historia oral. Con la reconstrucción de la vida cotidiana de la escuela en esta región rural, a partir del análisis de las memorias que era posible realizar una ruta importante de la historia de la educación pública municipal rural de ese municipio. En este sentido, la forma de acceso a la educación formal, entre 1940-1952, se produjo principalmente en las escuelas aisladas. La presencia de la escuela en este lugar sirve su propósito de enseñar a leer, escribir, contar y colaborar para imprimir valores y estos temas. Estos aspectos analizados en conjunto, sugieren el establecimiento de pertenencia de identidad se evidencia en las memorias de las culturas escolares. <![CDATA[A Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico na pesquisa em Geografia: análise de teses e dissertações presentes na Capes de 2012 a 2016]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000100239&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A Teoria das Representações Sociais (TRS) foi idealizada por Serge Moscovici no início da década de 1960 e tem sido utilizada em diferentes áreas do conhecimento para investigar como são produzidos, organizam-se e são veiculados os saberes sociais, utilizados para interpretar a realidade concreta na inter-relação dos grupos sociais. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso da TRS como referencial teórico-metodológico para o ensino da Geografia na educação básica. Para a realização deste trabalho, selecionamos pesquisas stricto sensu cadastradas no banco de teses e dissertações na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES), no período de 2012 a 2016. Analisamos quatro teses e 25 dissertações, para isso organizamos dois quadros e um gráfico nos quais distribuímos informações relevantes do material analisado. Além disso, organizamos semanticamente, as 29 pesquisas em cinco categorias de análise. Os resultados apontam que a TRS tem sido um importante referencial teórico-metodológico para compreender fenômenos da Geografia e das diversas implicações que envolvem essa disciplina escolar.<hr/>Abstract: The Social Representation Theory (SRT) was conceived by Serge Moscovici in the early 1960s and has been used in different areas of knowledge to investigate how social knowledge is produced, organized and used to interpret reality in the interrelation of social groups. The present research aims to analyze the use of SRT as a theoretical-methodological reference for the teaching of Geography in basic education. To carry out this work, we selected stricto sensu researches registered in the theses and dissertations database in the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES), from 2012 to 2016. We analyzed four theses and 25 dissertations, for this we organized two tables and one graph in which we distribute relevant information of the analyzed material. In addition, we organized semantically the 29 surveys into five categories of analysis. The results indicate that the SRT has been an important theoretical-methodological reference to understand phenomena of Geography and the diverse implications that involve this school subject.<hr/>Resumen: La Teoría de las Representaciones Sociales (TRS) fue idealizada por Serge Moscovici en el inicio de los años 1960 y se ha utilizado en diferentes áreas de conocimiento para investigar cómo son producidos, organizados y son transmitidos los saberes sociales utilizados para interpretar la realidad concreta en la interrelación de los grupos sociales. La presente pesquisa tiene como objetivo analizar el uso de TRS como referencial teórico metodológico para la enseñanza de la Geografía en la educación básica. Para la realización de este trabajo hemos seleccionado pesquisa stricto sensu registradas en el banco de tesis y disertaciones en la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal y Nivel Superior (CAPES), durante el período 2012 a 2016. Se revisaron cuatro tesis y 25 disertaciones, para eso fueran organizadas en dos cuadros y un gráfico en los cuales distribuimos informaciones relevantes del material analizado. Además, hemos organizado semánticamente, las 29 pesquisas en cinco categorías de análisis. Los resultados apuntan que la TRS ha sido un importante referencial teórico metodológico para comprender fenómenos de la Geografía y de las implicaciones diversas que envuelven esta disciplina escolar.