Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220200001&lang=en vol. 25 num. 53 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação do Dossiê “Internacionalização na universidade ibero-americana: políticas, desenvolvimentos e desafios”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Internationalization of Higher Education: redefinitions, justifications and strategies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste texto de cunho teórico, tratamos de três aspectos que consideramos relevantes para a compreensão do tema da internacionalização da Educação Superior: (1) conceitos de internacionalização da Educação Superior, destacando as diferentes perspectivas de sua definição; (2) razões ou rationales da internacionalização da Educação Superior, sintetizadas em duas grandes categorias por alguns autores - razões políticas e econômicas e razões culturais e educacionais - ou em quatro por outros autores - razões política, econômica, sociocultural e acadêmica; e (3) estratégias de internacionalização da Educação Superior, traduzidas num conjunto de atividades que operacionalizam a política da instituição universitária. A implementação da política de internacionalização implica comprometimento efetivo, seja no nível estatal, seja no nível institucional, com sua incorporação explícita nos propósitos e funções atuais da universidade contemporânea.<hr/>Abstract: The purpose of this theoretical paper is to analyze the issue of Higher Education internationalization in three relevant aspects: definitions, rationales and strategies. The definitions of Higher Education internationalization are approached from different perspectives. The rationales of Higher Education internationalization are synthesized by some authors in two broad categories − political/economical and cultural/educational reasons − and by others in four categories − political, economic, sociocultural and academic reasons. The strategies for Higher Education internationalization are translated into a set of strategies and activities that operationalize the politics of the university institution. The implementation of internationalization policy implies effective commitment at the state level, and at the institutional level, with its explicit incorporation into the current purposes and functions of contemporary university.<hr/>Resumen: En este texto de cuño teórico tratamos de tres aspectos que consideramos relevantes para la comprensión del tema de la internacionalización de la Educación Superior: (1) conceptos de internacionalización de la Educación Superior, señalando las distintas perspectivas de su definición; (2) razones o rationales de la internacionalización de la Educación Superior, sintetizadas en dos grandes categorías por algunos autores - razones políticas y económicas y razones culturales y educacionales - o en cuatro por otros autores - razones políticas, económicas, socioculturales y académicas; y (3) estrategias de internacionalización de la Educación Superior, traducidas en un conjunto de actividades que operacionalizan la política de la institución universitaria. La implementación de la política de internacionalización implica el comprometimiento efectivo, sea en nivel estatal, sea en nivel institucional, con su incorporación explícita en los propósitos y funciones actuales de la universidad contemporánea. <![CDATA[Higher Education and internationalization: actors and challenges]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100035&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo discute a internacionalização do Ensino Superior a partir dos atores que atuam no campo das políticas educacionais. O problema investigativo caracteriza-se pela pergunta: quais os sentidos da internacionalização a partir de seus atores? O objetivo é apresentar como a internacionalização é tratada pelos atores que participam da arena de debate das políticas educacionais. A pesquisa é exploratória, com coleta de dados documental. O sentido de internacionalização nos documentos evidencia uma forte tendência de valorização de políticas que garantam o desenvolvimento econômico, em desfavor de políticas de internacionalização que valorizem a diplomacia e as redes solidárias de conhecimento. Para tanto, pode-se inferir que as políticas de internacionalização apresentam várias facetas e intencionalidades oriundas dos atores envolvidos no campo universitário.<hr/>Abstract: The article discusses the internationalization of Higher Education from the actors who work in the field of educational policies. The investigative problem is characterized by the question: what are the meanings of internationalization from its actors? The goal is to present how the internationalization is treated by the actors who participate in the educational policy debate arena. The research is exploratory with documentary data collection. The sense of internationalization present in the documents evidences a strong tendency to value policies that guarantee the economic development, to the detriment of internationalization policies that value diplomacy and knowledge networks. Therefore, it is possible to infer that the internationalization policies present several facets and intentionalities deriving from the actors involved in the university field.<hr/>Resumen: El artículo discute la internacionalización de la Enseñanza Superior a partir de los actores que actúan en el campo de las políticas educacionales. El problema investigativo se caracteriza por la cuestión: ¿Cuáles los sentidos de la internacionalización a partir de sus actores? El objetivo es presentar como la internacionalización es tratada por los actores que participan de la arena de debate de las políticas educacionales. La investigación es exploratoria, con colecta de datos documental. El sentido de internacionalización presente en los documentos evidencia una fuerte tendencia de valoración de políticas que garantan el desarrollo económico, en detrimento de políticas de internacionalización que valoran la diplomacia y las redes solidarias de conocimiento. Para tanto se puede inferir que las políticas de internacionalización presentan varias facetas e intencionalidades provenientes de los actores envueltos en el campo universitario. <![CDATA[Global rankings, quality and convergence with the internationalization of Higher Education in Latin America]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100061&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo, realizado no bojo das pesquisas do Grupo Gestar/CNPq/UFSM, refere-se à temática de internacionalização da Educação Superior (ES) e se insere no debate sobre os rankings e a qualidade. Tem por objetivo geral traçar um panorama sobre a convergência entre os indicadores definidos em destacados rankings globais, os quais buscam medir a qualidade a partir das ações de internacionalização e a interlocução com a percepção latino-americana. Caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com fulcro em revisão teórica, averiguação das declarações emitidas em conferências regionais e mundiais e relatórios de organismos internacionais, a exemplo da UNESCO e do Banco Mundial. No mundo globalizado, a universidade se posiciona como um dos atores estratégicos que contribuem para o desenvolvimento. Assim, estabelecem-se a sociedade do conhecimento e o fortalecimento do processo de mercantilização da ES. Com o avanço da transnacionalização, os rankings internacionais se propõem a classificar as melhores instituições. Verificou-se que os mais influentes rankings globais têm critérios próprios, tais como a produtividade da pesquisa e as citações. Sob a lente de teóricos e da UNESCO, a qualidade é um conceito multidimensional que requer reflexão constante e que deve estar articulada com a pertinência. Constatou-se que a garantia de qualidade, sob a perspectiva do capitalismo universitário, tende a valorizar a ES como commodity, mais do que, propriamente, alcançar um conceito determinado de “qualidade” de ensino.<hr/>Abstract: This study, conducted in the field of research by the Gestar/CNPq/UFSM Group, refers to the theme of internationalization of Higher Education (ES) and is inserted in the debate on rankings and quality. Its general objective is to draw an overview of the convergence between the indicators defined in outstanding global rankings, which seek to measure quality from internationalization actions and the dialogue with Latin American perception. It is characterized by a bibliographical research of qualitative approach, with fulcrum in theoretical review, investigation of the statements issued at regional and world conferences and reports of international organizations, such as UNESCO and the World Bank. In the globalized world, the university is positioned as one of the strategic actors that contribute to development. Thus, the knowledge society is established and the process of commodification of ES is strengthened. With the advance of transnationalization, the international rankings propose to classify the best institutions. It was found that the most influential global rankings have their own criteria, such as research productivity and citations. Under the lens of theorists and UNESCO, quality is a multidimensional concept that requires constant reflection and that must be articulated with pertinence. It was found that quality assurance, from the perspective of university capitalism, tends to value Higher Education as a commodity, rather than properly achieving a determined concept of “quality” of teaching.<hr/>Resumen: Este estudio, realizado en el campo de la investigación del Grupo Gestar/CNPq/UFSM, se refiere al tema de la internacionalización de la Educación Superior (ES) y se inserta en el debate sobre rankings y calidad. Su objetivo es trazar una visión general de la convergencia entre los indicadores definidos en los rankings mundiales destacados, que buscan medir la calidad desde las acciones de internacionalización y el diálogo con la percepción latinoamericana. Se caracteriza por una investigación bibliográfica de enfoque cualitativo, con fulcro en revisión teórica, investigación de las declaraciones emitidas en conferencias regionales y mundiales e informes de organizaciones internacionales, como la UNESCO y el Banco Mundial. En el mundo globalizado, la universidad se posiciona como uno de los actores estratégicos que contribuyen al desarrollo. Así, se establece la sociedad del conocimiento y se fortalece el proceso de mercantilización de la ES. Con el avance de la transnacionalización, los rankings internacionales proponen clasificar a las mejores instituciones. Se encontró que los rankings mundiales más influyentes tienen sus propios criterios, como la productividad de la investigación y las citas. Bajo la mirada de los teóricos y la UNESCO, la calidad es un concepto multidimensional que requiere una reflexión constante y que debe articularse con pertinencia. Se encontró que la garantía de calidad, desde la perspectiva del capitalismo universitario, tiende a valorar la Educación Superior como una commodity, en lugar de, correctamente, lograr un concepto determinado de “calidad” de la enseñanza. <![CDATA[Internationalized universities or World Class University? Problematization and trends from the Latin American context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100081&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o lugar da internacionalização para edificação de Universidades de Classe Mundial (UCMs) e, de forma mais específica, como a internacionalização vem assumindo a “dianteira” na corrida pela excelência acadêmica/ou um perfil determinado de UCM nos países latino-americanos. Para isso, em termos metodológicos, utiliza-se a análise de documentos de Organismos Internacionais, de Planos de Desenvolvimento Institucionais de universidades latino-americanas com melhores posições nos rankings internacionais e de dados de questionários respondidos por pesquisadores do tema Educação Superior/Políticas de Educação Superior de Países da América Latina e do Caribe, a partir de uma plataforma on-line. Em linhas gerais, constata-se que há uma espécie de UCM de segundo tipo sendo forjada para os países que não compõem o eixo dinâmico do capital, garantindo a difusão do modelo, ainda que com adaptações. Nesse sentido, a internacionalização aparece como o grande eixo promotor da excelência para os países da região.<hr/>Abstract: The aim of this paper is to analyze the place of internationalization for the construction of World Class Universities (WCUs), and, more specifically, how internationalization has been taking the lead in the race for academic excellence/or a determined profile of WCU in the Latin American countries. For this, in methodological terms, it is used the analysis of documents from International Organizations, Institutional Development Plans of Latin American universities with the best positions in the international rankings and data from questionnaires answered by researchers of Higher Education/Higher Education Policies in Latin American and Caribbean countries from an online platform. In general, it can be seen that there is a kind of second type of WCU being forged for countries that do not make up the dynamic axis of capital, ensuring the diffusion of the model, even with adaptations. In this sense, internationalization appears as the great axis that promotes excellence for the countries of the region.<hr/>Resumen: El objetivo de este trabajo es analizar el lugar de internacionalización para la construcción de Universidades de Rango Mundial (URMs) y, más específicamente, cómo la internacionalización ha estado tomando la delantera en la carrera por la excelencia académica/o un perfil determinado de URM en los países latinoamericanos. Para esto, en términos metodológicos, se utiliza el análisis de documentos de Organizaciones Internacionales, Planes de Desarrollo Institucional de universidades latinoamericanas con las mejores posiciones en los rankings internacionales y datos de cuestionarios respondidos por investigadores de Educación Superior/Políticas de Educación Superior de Países de la América Latina y el Caribe desde una plataforma en línea. En general, se puede ver que hay una especie de segundo tipo de URM que se está forjando para países que no conforman el eje dinámico del capital, asegurando la difusión del modelo, incluso con adaptaciones. En este sentido, la internacionalización aparece como el gran eje que promueve la excelencia para los países de la región. <![CDATA[The Bologna Process and the internationalization of Higher Education in Europe: a multicultural experience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100103&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O objetivo deste estudo é contribuir para uma reflexão conjunta sobre problemáticas de internacionalização das instituições de ensino superior (IESs) no quadro do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES). Embora a construção do EEES/Processo de Bolonha (PB) (1999) seja hoje em dia frequentemente criticada como projeto político legitimando a lógica economicista no quadro da globalização neoliberal em curso, e não ao serviço do desenvolvimento humano de carácter cooperativo e emancipatório, é inegável que algo se conseguiu na internacionalização das IESs na Europa. Neste trabalho, por meio de uma análise de conteúdo documental, analisam-se estratégias seguidas pelas IESs aderentes ao PB; por exemplo: (i) organização curricular de modo a mais facilmente transferirem internacionalmente as aquisições curriculares obtidas por intermédio de um novo sistema de unidades de crédito transferíveis (ECTS); (ii) oferta de novos programas de mobilidade (Erasmus +) para docentes e estudantes; (iii) processos de integração transnacionais em redes. Num segundo tempo, apresentam-se cenários possíveis de internacionalização. Os cenários, embora não sejam únicos, representam possibilidades de entender a internacionalização e ajudam a refletir sobre o campo de estudo e a partilha de ideias. Neste contexto, especifica-se o caso da universidade de Aveiro, Portugal, que integra a Rede Ibero-Americana GIEPES. Nas notas finais, discute-se o eventual interesse na criação de um espaço latino-americano de Educação Superior.<hr/>Abstract: This study aims to contribute to a joint reflection on problems of internationalization of Higher Education Institutions (HEIs) in the context of the European Higher Education Area (EHEA). Although the construction of the EHEA/Bologna process (BP) (1999) is nowadays often criticized as legitimizing political project in the context of neo-liberal globalization in progress, and not at the service of human development of cooperative and emancipating character, it is undeniable that something has been achieved in the internationalization of HEIs in Europe. This paper, through a content analysis of documents, discusses strategies followed by the HEIs; for example: (i) the curriculum organization in order to more easily transfer internationally curricular acquisitions obtained through a new system of transferable credit units ECTS (European Credit Transfer System); (ii) new mobility programs (Erasmus +) for teachers and students; (iii) cross-border integration processes in networks. Secondly, it presents possible scenarios of internationalization. The scenarios, though not unique, represent opportunities to understand the internationalization and may help to reflect on the field of study and sharing of ideas. In this context, it is specified the case of the University of Aveiro, Portugal, integrating the Iberoamerican Network GIEPES. In the end notes, possible interest in creating a Latin American Higher Education space is discussed.<hr/>Resumen: El objetivo de este estudio es contribuir a una reflexión conjunta sobre temas de internacionalización de las Instituciones de Educación Superior (IESs) en el contexto del Espacio Europeo de Educación Superior (EEES). Aunque la construcción del EEES/Proceso de Bolonia (PB) (1999) hoy en día a menudo se critica como legitimación de proyecto político en el contexto de la globalización neoliberal, y no al servicio del desarrollo humano de carácter cooperativos y emancipador, es innegable que algo se ha logrado en la internacionalización de las IESs en Europa. En este trabajo, a través de un análisis de contenido de documentos, se discuten estrategias seguidas por las IESs; por ejemplo: (i) organización de plan de estudios para transferir internacionalmente las adquisiciones curriculares obtenido por medio de un nuevo sistema de unidades de crédito transferibles (ECTS); (ii) oferta de nuevos programas de movilidad (Erasmus +) para profesores y estudiantes; (iii) procesos de integración transnacionales en redes. En un segundo momento se presentan escenarios posibles de la internacionalización. Los escenarios, aunque no sean únicos, representan una oportunidad para entender la internacionalización y ayudan a reflexionar sobre el campo de estudio y el compartimiento de ideas. En este contexto, se especifica el caso de la Universidad de Aveiro, Portugal, integrando la Rede Ibero-Americana GIEPES. En las notas finales, se analiza el posible interés en la creación de un espacio de Educación Superior de América Latina. <![CDATA[The commitment of the University of Granada in the internationalization: a case study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100121&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: Las instituciones de Educación Superior deben aprender a valorar y gestionar las consecuencias que derivan de los nuevos escenarios sociopolíticos, económicos y culturales de naturaleza transnacional. En las dos últimas décadas, la universidad ha experimentado un proceso de transformación y expansión internacional, aunque no exento de polémica. Junto a las presiones que apelan a su compromiso con el desarrollo económico, influidas por la política neoliberal, se unen aquellas otras que reivindican su contribución al desarrollo sociocultural, los valores humanistas y los derechos humanos. La situación actual de la Educación Superior es compleja y las iniciativas dirigidas a potenciar su internacionalización se han intensificado. Este trabajo describe las actuaciones emprendidas por la Universidad de Granada (España) para impulsar su proyección internacional. Para ello se analizan los siguientes documentos: Plan Propio de Internacionalización, Plan Propio de Investigación y Transferencia, Plan de Formación e Innovación Docente y Plan Propio de Cooperación al Desarrollo. Los resultados evidencian el esfuerzo realizado en materia de movilidad, internacionalización de la investigación y cooperación al desarrollo, pero deja al descubierto importantes desafíos. El artículo concluye enfatizando el carácter transversal de la internacionalización y los peligros que comporta la adopción de enfoques exclusivamente económicos, el auge de los nacionalismos o la regresión económica.<hr/>Resumo: As instituições de Ensino Superior devem aprender a valorizar e gerir as consequências dos novos cenários sociopolíticos, econômicos e culturais de natureza transnacional. Nas últimas duas décadas, a universidade passou por um processo de transformação e expansão internacional, embora não sem controvérsia. Junto das pressões que apelam ao seu compromisso com o desenvolvimento econômico, influenciado pela política neoliberal, há outras que reivindicam a sua contribuição para o desenvolvimento sociocultural, os valores humanistas e os direitos humanos. A atual situação do Ensino Superior é complexa e as iniciativas destinadas a reforçar a sua internacionalização intensificaram-se. Este trabalho descreve as ações realizadas pela Universidade de Granada (Espanha) para promover sua projeção internacional. Para o efeito, são analisados os seguintes documentos: Plano de Internacionalização, Plano de Investigação e Transferência, Plano de Formação de Professores e Inovação e Plano de Cooperação para o Desenvolvimento. Os resultados mostram o esforço realizado nos domínios da mobilidade, da internacionalização da investigação e da cooperação para o desenvolvimento, mas revelam desafios importantes. O artigo conclui enfatizando a natureza transversal da internacionalização e os perigos envolvidos na adoção de abordagens exclusivamente econômicas, a ascensão do nacionalismo ou a regressão econômica.<hr/>Abstract: Higher Education institutions must learn to value and manage the consequences that derive from the new sociopolitical, economic and cultural scenarios of a transnational nature. In the last two decades, the university has undergone a process of transformation and international expansion, although not exempt from polemic. Along with the pressures that appeal to their commitment to economic development, influenced by neoliberal politics, are joined others that claim their contribution to sociocultural development, humanistic values ​​and human rights. The current situation of Higher Education is complex and initiatives aimed at strengthening its internationalization have intensified. This work describes the actions undertaken by the University of Granada (Spain) to boost its international projection. To do this, an analysis of the following official documents have been done: Internationalization Plan, Research and Transfer Plan, Teacher Training and Innovation Plan and Development Cooperation Plan. The results obtained show the effort made in terms of mobility, internationalization of research and development cooperation, but reveals important challenges. The article concludes by emphasizing the transversal nature of internationalization and the dangers of adopting only an economic approach, the rise of nationalisms or economic regression. <![CDATA[Internationalization in institutions of Higher Education: the case of the Pontifical Catholic University of Valparaíso, Chile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100143&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: El desarrollo de la Internacionalización en las instituciones de Educación Superior se ha convertido en un aspecto fundamental para abordar las demandas del medio, en un contexto de mayor interacción e integración de países en aspectos económicos, culturales y sociales, instalando progresivamente la dimensión internacional en los distintos espacios del quehacer académico y gestión institucional. El presente estudio tiene como objetivo describir los procesos de internacionalización de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV) en lo referido a movilidad estudiantil. Para ello, se desarrolló un estudio documental cuantitativo (BAENA, 1985), recolectándose información a través de análisis de documentos y estadísticas de fuentes internas de la Universidad. Los resultados muestran que la movilidad estudiantil se ha instalado como una de las acciones de internacionalización fundamentales en su Plan de Desarrollo Estratégico, para consolidar la Cooperación Académica Internacional a través de la creación y fortalecimiento de redes de cooperación para la movilidad estudiantil, por medio de los programas de intercambio para cursar un semestre en universidades extranjeras en convenio con la PUCV y de certificación del español como lengua extranjera. Dichas acciones han posicionado a la PUCV como la segunda institución de Educación Superior con mayor movilidad de estudiantes del país. Sin embargo, la cantidad de estudiantes de la PUCV que se movilizan a universidades extranjeras es muy menor en relación a los estudiantes de universidades extranjeras que cursan estudios en la PUCV.<hr/>Resumo: O desenvolvimento da internacionalização nas instituições de Ensino Superior tornou-se um aspecto fundamental para atender às demandas do meio, em um contexto de maior interação e integração dos países nos aspectos econômico, cultural e social, instalando progressivamente a dimensão internacional nos diferentes espaços de trabalho acadêmico e gestão institucional. O presente estudo tem como objetivo descrever os processos de internacionalização da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (PUCV) em relação à mobilidade estudantil. Para isso, foi desenvolvido um estudo documental quantitativo (BAENA, 1985), coletando informações através da análise de documentos e estatísticas de fontes internas da Universidade. Os resultados mostram que a mobilidade estudantil foi instalada como uma das ações fundamentais de internacionalização em seu Plano Estratégico de Desenvolvimento, para consolidar a Cooperação Acadêmica Internacional através da criação e do fortalecimento de redes de cooperação para a mobilidade estudantil, por meio de programas de intercâmbio para cursar um semestre em universidades estrangeiras conveniadas com a PUCV e de certificação do espanhol como língua estrangeira. Essas ações posicionaram a PUCV como a segunda instituição de Ensino Superior com maior mobilidade de estudantes no país. No entanto o número de estudantes da PUCV que se mudam para universidades estrangeiras é muito pequeno em relação aos estudantes de universidades estrangeiras que estudam na PUCV.<hr/>Abstract: The development of Internationalization in Higher Education institutions has become a fundamental aspect to address the demands of the environment, in a context of greater interaction and integration of countries in economic, cultural and social aspects, progressively installing the international dimension in the different spaces of academic work and institutional management. The objective of this study is to describe the internationalization processes of the Pontifical Catholic University of Valparaíso (PUCV) in relation to student mobility. For this, a quantitative documentary study was developed (BAENA, 1985), collecting information through analysis of documents and statistics from internal sources of the University. The results show that student mobility has been installed as one of the fundamental internationalization actions in its Strategic Development Plan, to consolidate International Academic Cooperation through the creation and strengthening of cooperation networks for student mobility, through exchange programs for a semester in foreign universities affiliated with the PUCV and certification of Spanish as a foreign language. These actions have positioned the PUCV as the second institution of Higher Education with greater mobility of students in the country. However, the number of PUCV students who move to foreign universities is very small in relation to students from foreign universities studying at the PUCV. <![CDATA[Internationalization of Higher Education and academic mobility at the public university of Uruguay]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100159&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: En el artículo se propone describir las bases conceptuales con las que la Universidad de la República del Uruguay (Udelar) aborda el fenómeno de la internacionalización de la Educación Superior. Se intenta describir las políticas y los programas de inserción regional y de internacionalización en el período que va desde 1985 a 2019. El trabajo se organizó a partir de datos recogidos en el marco del Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES). Complementariamente, se empleó el análisis documental. Se considera que Universidad de la República desarrolló desde 1990 respuestas proactivas a los cambios del contexto regional y global que se expresaron en políticas y prácticas de internacionalización, las cuales priorizaron el contexto regional. Dada la peculiar conformación de la Educación Superior uruguaya, en la que la Udelar fue históricamente la única universidad pública, dichas políticas y prácticas contribuyeron a configurar la política nacional en la materia, así como configurar en forma estable algunos de los actuales mecanismos regionales en la Educación Superior. También se da cuenta de iniciativas de internacionalización e integración en la frontera uruguayo-brasileña. Se concluye en que la internacionalización de la Udelar es el resultado de su agenda política de transformación interna, desarrollada desde 1985, en la que se incluye el proceso de descentralización, especialmente relevante en la zona de frontera. Al mismo tiempo que permitía reconvertirse a la institución, fue también una respuesta a algunos desafíos externos estratégicos.<hr/>Resumo: O artigo propõe descrever as bases conceituais com as quais a Universidade da República do Uruguai (Udelar) aborda o fenômeno da internacionalização do Ensino Superior. É feita uma tentativa de descrever as políticas e os programas de inserção regional e de internacionalização no período de 1985 a 2019. O trabalho foi organizado com base em dados coletados no âmbito do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES). Além disso, foi utilizada a análise documental. Considera-se que a Universidade da República desenvolveu desde 1990 respostas proativas às mudanças no contexto regional e global que foram expressas nas políticas e práticas de internacionalização, as quais priorizaram o contexto regional. Dada a conformação peculiar do Ensino Superior uruguaio, em que a Udelar foi historicamente a única universidade pública, essas políticas e práticas contribuíram para configurar a política nacional sobre o assunto, além de configurar de forma estável alguns dos atuais mecanismos de regionalismo no Ensino Superior. Também realiza iniciativas de internacionalização e integração na fronteira entre o Uruguai e o Brasil. Conclui-se que a internacionalização da Udelar é o resultado de sua agenda política de transformação interna, desenvolvida desde 1985, que inclui o processo de descentralização, especialmente relevante na área de fronteira. Ao permitir a conversão da instituição, foi também uma resposta a alguns desafios estratégicos externos.<hr/>Abstract: The article proposes to describe the conceptual bases with which the University of the Republic of Uruguay (Udelar) addresses the phenomenon of the internationalization of Higher Education. An attempt is made to describe the policies and programs of regional insertion and internationalization in the period from 1985 to 2019. The work was organized based on data collected within the framework of the International Group of Studies and Research on Higher Education (GIEPES) in addition to documentary analysis. It is considered that the University of the Republic developed since 1990 proactive responses to changes in the regional and global context that were expressed in internationalization policies and practices, which prioritized the regional context. Given the peculiar conformation of Uruguayan Higher Education, in which the Udelar was historically the only public university, these policies and practices contributed to configure the national policy on the subject, as well as stably configure some of the current regional mechanisms in Higher Education. It also realizes initiatives of internationalization and integration in the Uruguayan-Brazilian border. It is concluded that the internationalization of the Udelar is the result of its internal transformation political agenda, developed since 1985, which includes the decentralization process, especially relevant in the border area. While allowing the institution to be converted, it was also a response to some strategic external challenges. <![CDATA[Internationalization of Higher Education: the issue of student mobility at the Federal University of Mato Grosso do Sul, UFMS (2011-2017)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100185&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Considerado um dos processos fundamentais para a Educação Superior na atualidade, a internacionalização abrange a participação em projetos conjuntos de pesquisa; a conformação de currículos interinstitucionais; a publicação em veículos internacionais etc. Entre suas várias facetas, destaca-se a mobilidade discente, envolvendo graduação e pós-graduação. Este é o objeto deste artigo, que discute a mobilidade discente internacional na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre 2011 e 2017. Para tal, foi priorizado o estudo do Programa Ciência sem Fronteiras e do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior, que contaram com financiamento da Capes e do CNPq. O objetivo geral do artigo é analisar como se deu a implementação desses programas na UFMS e alguns impactos das políticas ali desenvolvidas. Os dados foram coletados nos relatórios de gestão da UFMS, Capes e CNPq e na produção que analisa a mobilidade discente internacional no Brasil. Como conclusões, destaque-se a forma como tais políticas educacionais induziram o fazer científico na UFMS, ao privilegiar determinadas áreas do conhecimento e países de destino. Ao mesmo tempo que tais políticas deram forma à institucionalização da UFMS na sua internacionalização, o decréscimo do aporte financeiro para tais programas coloca em risco o seu andamento, visto que a instituição não tem autonomia financeira para viabilizar a continuidade desses programas.<hr/>Abstract: Considered one of the fundamental processes for Higher Education nowadays, internationalization encompasses participation in joint research projects; the conformation of interinstitutional curriculum; publication in international vehicles etc. Among its various facets, student mobility is highlighted, involving undergraduate and graduate students. This is the object of this article, which discusses the international student mobility at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), between 2011 and 2017. To this end, we prioritized the study of the Science without Borders Program and the Sandwich Doctorade Program Abroad, which counted on funding from Capes and CNPq. The general objective of the article is to analyze how the implementation of these programs in the UFMS and some impacts of the policies developed there. The data were collected in the management reports of the UFMS, Capes and CNPq, and in the production that analyzes the international student mobility in Brazil. As conclusions, we highlight the way in which such educational policies have induced scientific research in UFMS, by privileging certain areas of knowledge and destination countries. At the same time that these policies have shaped the institutionalization of the UFMS in its internationalization, the decrease of the financial contribution to such programs jeopardise its progress, since the institution has no financial autonomy to enable the continuity of these programmes.<hr/>Resumen: Considerado uno de los procesos fundamentales para la Educación Superior en la actualidad, la internacionalización envuelve la participación en proyectos conjuntos de investigación; la conformación de currículos interinstitucionales; la publicación en vehículos internacionales etc. Entre sus varias facetas destacase la movilidad estudiantil, englobando graduación y post graduación. Ese es el objeto de este artículo, que discute la movilidad estudiantil internacional en la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre 2011 y 2017. Para tanto, fue priorizado el estudio del Programa Ciencia sin Fronteras y el Programa de Doctorado Sándwich en el Exterior, que contaron con financiamiento de la Capes y del CNPq. El objetivo general del artículo es analizar cómo se materializó la implementación de esos programas en la UFMS y algunos impactos de las políticas allí desarrolladas. Los datos fueron levantados en los informes de gestión de la UFMS, Capes e CNPq y en la producción que analiza la movilidad estudiantil internacional en el Brasil. Como conclusiones, se destaca la forma como tales políticas educacionales indujeron la actividad científica en la UFMS, al privilegiar determinadas áreas del conocimiento y países de destino. Al mismo tiempo que esas políticas dieron forma a la institucionalización de la internacionalización en la UFMS, la disminución del aporte financiero para esos programas coloca en risco su andamiento, dado que la institución no tiene autonomía financiera para viabilizar la continuidad de esos programas. <![CDATA[Building academic mobility scenarios: the internationalization process at a community university]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100207&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo em tela retrata os resultados parciais de uma pesquisa quali/quantitativa sobre o processo de internacionalização no âmbito de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul, RS, situada na região noroeste do estado. O projeto, financiado pela Fapergs, foi desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Processos de Educação Superior (NEPPES), o qual integra a Rede GIEPES (Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior), e teve por objetivo: “Investigar como a URI tem construído seu processo de internacionalização, levando em consideração os documentos oficiais da universidade, os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, os Projetos dos Programas Stricto Sensu, tendo em vista que a internacionalização vem sendo considerada, hoje, a quarta missão da universidade”. Ao investigar a temática, foi possível concluir que houve um avanço no conceito de internacionalização e uma maior integração por meio de ações e convênios com universidades latino-americanas, contrariando os primeiros indícios de internacionalização que apontavam para um número muito mais expressivo de convênios assinados com universidades europeias; e, por fim, que, mesmo que o número de acadêmicos e professores que vivenciaram processos de mobilidade acadêmica pareça ser baixo em relação a grandes universidades, ele foi muito significativo se considerarmos o locus onde desenvolvemos a pesquisa.<hr/>Abstract: This article portrays the partial results of a quali/quantitative research about the internationalization process within a community university of Rio Grande do Sul, RS, located in the northwest of the state. The project, funded by Fapergs, was developed at the Center for Studies and Research in Higher Education Processes (NEPPES), which is part of the GIEPES Network (Network of the International Group for Studies and Research in Higher Education). It aimed: “To investigate how URI has built its internationalization process, taking into account the official documents of the university, the Pedagogical Projects of the Undergraduate Courses, the Projects of the Stricto Sensu Programs, seeing that the internationalization has been considered, nowadays, the fourth university mission”. By investigating the theme, it was possible to conclude that there was an advance in the concept of internationalization and a greater integration through actions and agreements with Latin American universities, contradicting the first signs of internationalization that pointed to a much more expressive number with signed agreements with European universities; and finally that, even though the numbers of academics and professors who have experienced academic mobility processes appear to be low relative to large universities, it has been very significant if we consider the locus where we develop the research.<hr/>Resumen: Este artículo retrata los resultados parciales de una investigación cualitativa/cuantitativa sobre el proceso de internacionalización dentro de una universidad comunitaria del Rio Grande do Sul, RS, ubicada en el noroeste del estado. El proyecto, financiado por la Fapergs, fue desarrollado en el Centro de Estudios e Investigación en Procesos de Educación Superior (NEPPES), que forma parte de la Red GIEPES (Grupo Internacional de Estudios e Investigación en Educación Superior), y tenía como objetivo: “Investigar cómo URI ha construido su proceso de internacionalización, teniendo en cuenta los documentos oficiales de la universidad, los Proyectos Pedagógicos de los cursos de pregrado, los Proyectos de los programas Stricto Sensu, teniendo en cuenta que se ha considerado la internacionalización, hoy, la cuarta misión de la universidad”. Al investigar el tema, fue posible concluir que hubo un avance en el concepto de internacionalización y una mayor integración a través de acciones y acuerdos con universidades latinoamericanas, contradiciendo los primeros signos de internacionalización que apuntaban a un número mucho más significativo de acuerdos firmados con las universidades europeas; y finalmente que, aunque el número de académicos y profesores que han experimentado procesos de movilidad académica parece ser bajo en relación con las grandes universidades, ha sido muy significativo si consideramos el lugar donde desarrollamos la investigación. <![CDATA[Internationalization of Higher Education in western of Santa Catarina: analysis from th e experience of a community university]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100233&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este texto é fruto de uma pesquisa desenvolvida em rede pelo Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior (GIEPES − UNICAMP), que investiga o processo de internacionalização da Educação Superior no território ibero-americano. O objetivo deste artigo consistiu em mapear e analisar os processos de internacionalização desenvolvidos em uma universidade caracterizada no modelo comunitário, situada no oeste catarinense, a UNOESC. A metodologia científica que norteou esta pesquisa foi a histórico-crítica. Com base nos dados coletados, evidenciou-se que, para a UNOESC, a internacionalização está presente em seus níveis de ensino, pesquisa e extensão. Além disto, a universidade desenvolve pesquisas com outros países, publicações conjuntas com pesquisadores internacionais e participa de redes de investigação. Possui um órgão próprio para a internacionalização, nomeado Coordenadoria de Relações Internacionais, bem como realiza visitas internacionais. A UNOESC está implantando e fortalecendo gradativamente os processos que envolvem a internacionalização.<hr/>Abstract: This text is the result of a research developed in network by the International Group of Studies and Research of Higher Education (GIEPES − UNICAMP), which investigates the internationalization process of Higher Education in the Ibero-American territory. The objective of this paper was to map and analyze the internationalization processes developed in a university characterized in the community model, located in the west of Santa Catarina, UNOESC. The scientific methodology that guided this research was the historical-critical. Based on the data collected, it was evident that, for UNOESC, internationalization is present in its teaching, research and extension levels. In addition, the university conducts research with other countries, joint publications with international researchers and participates in research networks. It has its own internationalization body, named International Relations Coordination, as well as conducts international visits. UNOESC is gradually implementing and strengthening the processes involving internationalization.<hr/>Resumen: Este texto es el resultado de una investigación desarrollada en red por el Grupo Internacional de Estudios e Investigación de la Educación Superior (GIEPES − UNICAMP), que investiga el proceso de internacionalización de la Educación Superior en el territorio iberoamericano. El objetivo de este trabajo fue mapear y analizar los procesos de internacionalización desarrollados en una universidad caracterizada en el modelo comunitario, ubicada en el oeste de Santa Catarina, UNOESC. La metodología científica que guío esta investigación fue la histórica-crítica. Con base en los datos recopilados, fue evidente que, para UNOESC, la internacionalización está presente en sus niveles de enseñanza, investigación y extensión. Además, la universidad realiza investigaciones con otros países, publicaciones conjuntas con investigadores internacionales y participa en redes de investigación. Tiene su propio organismo de internacionalización, denominado Coordinación de Relaciones Internacionales, y también realiza visitas internacionales. La UNOESC está implementando y fortaleciendo gradualmente los procesos de internacionalización. <![CDATA[“Exchange is the key” − mobility students as vectors of internationalization at home]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100253&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A internacionalização pela mobilidade é dominante no contexto latino-americano. Todavia observa-se que três tendências afetam diretamente seus avanços: 1) o baixo número de estudantes estrangeiros que escolhem a América Latina como local de estudos; 2) a carência de políticas estratégicas nacionais e institucionais para internacionalização das Instituições de Educação Superior; e 3) a escassez de recursos para o envio de estudantes locais para o exterior. Assim, faz-se necessário ampliar a perspectiva de mobilidade, buscando novas alternativas de internacionalização que atinjam um público mais amplo e tragam benefícios para a sociedade como um todo. O presente trabalho tem por objetivo compreender como a experiência de estudantes brasileiros que realizaram mobilidade foi aproveitada no contexto local de suas instituições de origem. A metodologia é caracterizada como qualitativa. Foram conduzidas entrevistas com estudantes de Instituições de Educação Superior privadas e as análises foram produzidas com princípios de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam para o interesse dos estudantes em compartilhar suas vivências e a atuação em projetos diferenciados e interdisciplinares adquiridos no exterior. Todavia observa-se a falta de estratégias organizacionais para a utilização das competências adquiridas pelos estudantes em suas experiências de mobilidade.<hr/>Abstract: Internationalization through mobility is dominant in the Latin American context. However, three trends affect directly their progress: 1) the small number of foreign students choosing Latin America as the place of study; 2) the lack of national and institutional strategic policies for internationalization of Higher Education Institutions, and 3) lack of resources for sending local students abroad. Thus, it’s necessary to broaden the perspective of mobility, seeking alternatives that reach a wider public and bring benefits to all society. This paper aims to understand how the experience of Brazilian students, who made mobility, was used in the local context of their home institutions. The methodology is characterized as qualitative. Interviews were conducted with students from private Higher Education Institutions and the analyses were produced with the principles of Discursive Textual Analysis (ATD). The results point to the students interest in sharing their experiences developed aboard. However, there is a lack of organizational strategies to use the skills acquired by students in their mobility experiences.<hr/>Resumen: La internacionalización a través de la movilidad es dominante en el contexto latinoamericano. Sin embargo, tres tendencias afectan directamente su progreso: 1) el bajo número de estudiantes extranjeros que eligen a América Latina como su lugar de estudio; 2) la falta de políticas estratégicas nacionales e institucionales para la internacionalización de las Instituciones de Educación Superior; y 3) falta de recursos para enviar estudiantes locales al extranjero. Por lo tanto, es necesario ampliar la perspectiva de la movilidad, buscando nuevas alternativas de internacionalización que lleguen a un público más amplio y traigan beneficios a la sociedad en su conjunto. Este artículo tiene como objetivo comprender cómo se utilizó la experiencia de los estudiantes brasileños que hicieron movilidad en el contexto local de sus instituciones de origen. La metodología se caracteriza como cualitativa. Las entrevistas se realizaron con estudiantes de Instituciones de Educación Superior privadas y los análisis se produjeron con los principios del Análisis Textual Discursivo (ATD). Los resultados apuntan al interés de los estudiantes en compartir sus experiencias, así como su desempeño en proyectos diferenciados e interdisciplinarios adquiridos en lo período de movilidad. Sin embargo, faltan estrategias organizativas para utilizar las habilidades adquiridas por los estudiantes en sus experiencias de movilidad. <![CDATA[Analysis of political conception of the Curriculum São Paulo Faz Escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100275&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Assume-se a premissa de que todo currículo escolar esboça a ideologia de um governo e de seus agentes. Nesta investigação, analisou-se a concepção política presente no currículo do Estado de São Paulo, intitulado São Paulo Faz Escola. Esta é uma pesquisa crítico-interpretativa e adotou-se como procedimento metodológico a análise documental. Assumiu-se como referencial teórico e epistemológico o Método do Materialismo Histórico Dialético. Os resultados apontam que a política educacional praticada no referido estado confere ênfase ao discurso de competências e habilidades, em consonância com os cânones do neoliberalismo. Tais preceitos advêm das influências dos órgãos regulatórios internacionais que se encontram a serviço do capital e que privilegiam a educação voltada para a adaptação ao mercado de trabalho e a manutenção das relações sociais. Constatou-se, ainda, que o currículo é pragmático, sendo oferecida uma versão pronta e acabada para professores e estudantes, aspectos esses que esvaziam o sentido e significado da práxis-pedagógica, numa perspectiva transformadora.<hr/>Abstract: It is assumed the premise that every school curriculum outlines the ideology of a government and its agents. This research analyzed the political conception present in the curriculum of the São Paulo State, entitled São Paulo Faz Escola. This is a critical-interpretive research and a document analysis was adopted as a methodological procedure. The Historical Dialectical Materialism Method was assumed as theoretical and epistemological reference. The results show that educational policies practiced in the São Paulo state gives emphasis to speech skills and abilities, in line with the canons of neo-liberalism. Such precepts derive from the influences of international regulatory agencies that are at the service of capital and which emphasize education aimed to adapt in the job market and the maintenance of social relations. It was found also that the curriculum is pragmatic, being offered a version ready and finished for teachers and students, aspects that empty the meaning and significance of practice-teaching in changing perspective.<hr/>Resumen: Se asume la premisa de que todo currículo escolar esboza la ideología de un gobierno y de sus agentes. En esta investigación se analizó la concepción política presente en el currículo del Estado de São Paulo, titulado São Paulo Faz Escola. Esta es una investigación crítico-interpretativa y se adoptó como procedimiento metodológico el análisis documental. Se asume como referencial teórico y epistemológico el Método del Materialismo Histórico Dialéctico. Los resultados apuntan que la política educativa practicada en dicho estado confiere énfasis al discurso de competencias y habilidades, en consonancia con los cánones del neoliberalismo. Tales preceptos provienen de las influencias de los órganos regulatorios internacionales que se encuentran al servicio del capital y que privilegian la educación orientada a la adaptación al mercado de trabajo y el mantenimiento de las relaciones sociales. Se constató, además, que el currículo es pragmático, siendo ofrecida una versión lista y acabada para profesores y estudiantes, aspectos que vacían el sentido y significado de la praxis pedagógica, en una perspectiva transformadora. <![CDATA[Liberals, Catholics and education of women: Afrânio Peixoto and Madre Peeters (Brazil, 1930-1950)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100297&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Trata-se da comunicação de resultados de investigação na área de História da Educação, cujo foco está relacionado ao exame da educação da mulher nas concepções liberal e católica, tendo como fonte privilegiada dois importantes livros em circulação no Brasil, desde a década de 1930, a saber: “Noções de Sociologia”, de Madre Peeters (1935), e a “A Educação da Mulher”, de Afrânio Peixoto (1936), nomeado “Eunice ou a Educação da Mulher” nas edições posteriores. Para tanto, houve cotejamento da bibliografia de referência com o conteúdo disposto nas duas obras mencionadas. Depreende-se do material analisado o reconhecimento dos antagonismos existentes na forma de liberais e de católicos tomarem o processo de formação da mulher e de seu papel na sociedade.<hr/>Abstract: This paper presents the results of investigation in the area of History of Education, with a focus on examination of education of women in the liberal and Catholic conceptions. Privileged sources of this investigation are two important books in circulation in Brazil from the 1930s, namely, “Noções de Sociologia” (“Concepts of Sociology”), by Madre Peeters (1935), and “A Educação da Mulher” (“Education of Women”), by Afrânio Peixoto (1936), entitled “Eunice ou a Educação da Mulher” (“Eunice or Education of Women”) in later editions. To undertake this study, the reference bibliography was compared with the content laid out in the two works mentioned. The material analyzed leads to recognition of the antagonisms in the way of liberals and the way of Catholics of taking up the process of education of women and understanding their role in society.<hr/>Resumen: Se trata de una comunicación de resultados de investigación en el área de la Historia de la Educación, cuyo foco está relacionado con el examen de la educación de la mujer en las concepciones liberal y católica, teniendo como fuente privilegiada dos importantes libros en circulación en Brasil, desde la década de 1930, a saber: “Nociones de Sociología”, de Madre Peeters (1935), y “La Educación de la Mujer”, de Afrânio Peixoto (1936), nombrado “Eunice o la Educación de la Mujer” en las ediciones posteriores. Para ello, existió un cotejamiento de la bibliografía de referencia con el contenido dispuesto en las dos obras mencionadas. Se desprende del material analizado el reconocimiento de los antagonismos existentes en las formas que liberales y católicos asumen el proceso de formación de la mujer y de su papel en la sociedad. <![CDATA[National Education Plans: hopes and contradictions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822020000100315&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract: This paper is the result of studies carried out in the masters in education. It aims to discuss the trajectory of educational plans, gathering important elements that explain its historical constitution and the importance of the participation of society in the choice of public educational policies implemented in the different periods delimited in this text. This research, based on documentary s2ources, has shown a contradictory link between economic planning and educational plans, which are important documents for the organization of education systems. The National Education Plans, as a state policy, did not take place, remaining like another document that expresses intentions for educational area.<hr/>Resumo: Este artigo é resultado de estudos realizados no mestrado em educação. Tem por objetivo discutir a trajetória dos planos de educação, reunindo elementos importantes que explicam a sua constituição histórica e a importância da participação da sociedade na escolha das políticas públicas educacionais desenvolvidas nos diferentes períodos delimitados neste texto. A investigação, com base em fontes documentais, mostrou um vínculo contraditório entre os planejamentos econômicos e os planos de educação, que são documentos importantes para a organização dos sistemas de ensino. Os Planos Nacionais de Educação, como uma política de Estado, não se efetivaram, permanecendo como mais um documento que expressa intenções para área educacional.<hr/>Resumen: Este artículo es el resultado de estudios realizados en la maestría en educación. Su objetivo es discutir la trayectoria de los planes educativos, reuniendo elementos importantes que explican su constitución histórica y la importancia de la participación de la sociedad en la elección de las políticas públicas educativas desarrolladas en los diferentes períodos delimitados en este texto. La investigación, basada en fuentes documentales, ha demostrado un vínculo contradictorio entre la planificación económica y los planes educativos, que son documentos importantes para la organización de los sistemas educativos. Los Planes Nacionales de Educación, como política estatal, no se materializaron, cayendo como otro documento que expresa intenciones para el área educativa.