Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220220002&lang=en vol. 27 num. 60 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Community, society, and property: REDD+ and indigenous groups in Mato Grosso (Brazil)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract: The article investigates the impact of REDD+ programs on indigenous livelihoods. Referring to Ferdinand Tönnies’ distinction, it argues that the involvement of indigenous groups with REDD+ fosters a transition from locally oriented, self-sustaining “communities” towards individualistic and market-oriented “societies” that are integrated into the global REDD+ architecture. Although international REDD+ initiatives attempt to integrate indigenous perspectives with the help of consultative procedures, the necessary conditions for a context-sensitive transformation remain unfulfilled, as long as indigenous groups do not obtain secure property titles for their lands. The inherent contradictions of the prevailing REDD+ approach create social tensions and dilemmas both for the participating indigenous groups and the initiators of these projects. Based on semi-structured interviews and participant observations, these dynamics are illustrated by the interplay between indigenous groups, public officials, non-governmental organizations (NGOs), and international REDD+ financers in Mato Grosso (Brazil).<hr/>Resumo: O artigo investiga o impacto dos programas de REDD+ nos meios de subsistência indígenas. Referindo-se à distinção de Ferdinand Tönnies, argumenta que o envolvimento de grupos indígenas com REDD+ promove uma transição de “comunidades” autossustentáveis e orientadas localmente para “sociedades” individualistas e orientadas para o mercado, que são integradas à arquitetura global de REDD+. Embora as iniciativas internacionais de REDD+ tentem integrar as perspectivas indígenas com a ajuda de procedimentos consultivos, as condições necessárias para uma transformação sensível ao contexto permanecerão insatisfeitas enquanto os grupos indígenas não obtiverem títulos de propriedade seguros de suas terras. As contradições inerentes à abordagem predominante de REDD+ criam tensões e dilemas sociais tanto para os grupos indígenas participantes quanto para os iniciadores desses projetos. Com base em entrevistas semiestruturadas e observações participantes, essas dinâmicas são ilustradas pela interação entre grupos indígenas, funcionários públicos, organizações não governamentais (ONGs) e financiadores internacionais de REDD+ em Mato Grosso (Brasil).<hr/>Resumen: El articulo investiga el impacto de los programas de REDD+ en los medios de subsistencia indígenas. Refiriéndose a la distinción de Ferdinand Tönnies, argumenta que la participación de los grupos indígenas con REDD+ promueve una transición de “comunidades” autosustentables y orientadas localmente para “sociedades” individualistas y dirigidas al mercado que están integradas a la arquitectura global de REDD+. Si bien las iniciativas internacionales de REDD+ intenten direccionar las perspectivas indígenas con la ayuda de procedimientos de consulta, las condiciones necesarias para una transformación sensible al contexto permanecerán insatisfechas mientras los grupos indígenas no obtengan títulos de propiedad seguros de sus tierras. Las contradicciones inherentes al enfoque predominante de REDD+ crean tensiones y dilemas sociales tanto para los grupos indígenas participantes como para los iniciadores de estos proyectos. Con base en entrevistas semiestructuradas y observaciones participantes, estas dinámicas se ilustran mediante la interacción entre grupos indígenas, funcionarios públicos, organizaciones no gubernamentales (ONG) y financiadores internacionales de REDD+ en Mato Grosso (Brasil). <![CDATA[Protagonism of Terena teachers from Aldeia Tereré in Mato Grosso do Sul in the construction of community well-being]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200035&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo é parte dos resultados da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), vinculado à linha de pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena. A pesquisa teve como objetivo geral investigar e entender o protagonismo dos professores Terena da Escola Indígena Cacique João Batista Figueiredo na construção do bem viver na comunidade indígena da Aldeia Tereré, Terra Indígena Buriti, no município de Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada para produção e análise dos dados foi de caráter qualitativo, utilizando o método da história oral, das técnicas de diário de campo, entrevistas, análise documental e revisão bibliográfica. Procurou-se entender como os professores indígenas Terena têm construído sua educação escolar indígena, diante dos mais de 500 anos de história de submissão e exclusão, buscando diálogos com as lideranças tradicionais e políticas a fim de entender o processo de construção do bem viver comunitário. Os resultados da pesquisa apontaram que suas reivindicações são legítimas e justas, como a luta pela demarcação dos seus territórios tradicionais, pelo cumprimento das leis da educação escolar indígena, bem como pelo atendimento da saúde básica de qualidade para a comunidade.<hr/>Abstract: This article forms part of the results of the master thesis defended in the Postgraduate Program in Education at the Dom Bosco Catholic University linked to the Cultural Diversity and Indigenous Education Research Line. The general objective of the research was to investigate and understand the role of the Terena teachers of the Indigenous School Cacique João Batista Figueiredo in the construction of the well living in the indigenous community of the Tereré Village, Buriti Indigenous Land, in the municipality of Sidrolândia in Mato Grosso do Sul. The methodology used for the production and data analysis was qualitative, using the oral history method, field diary techniques, interviews, documental analysis, and bibliographic review. We sought to understand how Terena indigenous teachers built their indigenous school education in the face of more than 500 years of history of submission and exclusion, seeking dialogues with traditional and political leaders to understand the process of building community life. The investigation results showed that their claims are legitimate and just, such as the fight for the demarcation of their traditional territories, for the fulfillment of the laws of indigenous school education, as well as for the basic health care of quality for the community.<hr/>Resumen: Este artículo es parte de los resultados de la tesis de maestría defendida en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Católica Dom Bosco (UCDB), vinculado a la línea de investigación Diversidad Cultural y Educación Indígena. El objetivo general de la investigación fue investigar y comprender el papel de los profesores Terena de la Escuela Indígena Cacique João Batista Figueiredo en la construcción de bien vivir en la comunidad indígena de la Aldea Tereré, Tierra Indígena Buriti, en el municipio de Sidrolândia en Mato Grosso do Sul. La metodología utilizada para la producción y análisis de datos fue cualitativa, utilizando el método de la historia oral, técnicas de diario de campo, entrevistas, análisis documental y revisión bibliográfica. Se buscó comprender cómo los maestros indígenas Terena han construido su educación escolar indígena frente a más de 500 años de historia de sometimiento y exclusión, buscando diálogos con líderes tradicionales y políticos para comprender el proceso de construcción del bien vivir comunitario. Los resultados de la investigación mostraron que sus reclamos son legítimos y justos, como la lucha por la demarcación de sus territorios tradicionales, por el cumplimiento de las leyes de educación escolar indígena, así como por la atención básica de salud de calidad para la comunidad. <![CDATA[Student writings about the School of Peace: fraternity and possible overcoming of violence in school?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200057&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo objetiva apresentar análise a partir de trabalhos realizados por alunos de escolas públicas de Campo Grande, MS, sobre o tema “Como é a Escola da Paz para você?”. Esta ação faz parte do projeto desenvolvido pelo Grupo de Trabalho “Superação da Violência nas Escolas”, da Arquidiocese de Campo Grande, MS, coordenado pela Profa. Dra. Sonia da Cunha Urt e pela Profa. Maria Aparecida Borges. Tal realização foi desencadeada pela Campanha da Fraternidade 2018, intitulada “Fraternidade e Superação da Violência”, cujo propósito foi identificar e mapear o que discentes pensam a respeito desta temática e o que acreditam que deve ser feito para que a paz seja promovida no espaço escolar. Com base no aporte da Psicologia Histórico-Cultural e dos produtos apresentados, considera-se que é necessário dialogar acerca da violência no contexto da escola. É preciso relativizar e desmistificar os fenômenos da violência e da paz e considerá-los dialeticamente, a fim de que, em prol da paz, haja relações mais humanizadoras, tolerantes e respeitosas no ambiente escolar, porém sem naturalizá-las.<hr/>Abstract: This article aims to present an analysis based on works carried out by students from public schools in Campo Grande, MS, on the theme “What is the School of Peace like for you?”. This action is part of the project developed by the Working Group “Overcoming Violence in Schools”, of the Archdiocese of Campo Grande, MS, coordinated by the Professor Sonia da Cunha Urt and by Professor Maria Aparecida Borges. Such achievement was triggered by the 2018 Fraternity Campaign, entitled “Fraternity and Overcoming Violence”, whose purpose was to identify and map what students think about this theme and what they believe should be done so that peace is promoted in the school space. Based on the contribution of Historical-Cultural Psychology and the products presented, it is considered that it is necessary to dialogue about violence in the school context. It is necessary to relativize and demystify the phenomena of violence and peace and consider them dialectically so that, in favor of peace, there are more humanizing, tolerant, and respectful relationships in the school environment but without naturalizing them.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar un análisis basado en trabajos realizados por estudiantes de escuelas públicas de Campo Grande, MS, sobre el tema “¿Cómo es la Escuela de Paz para ti?”. Esta acción es parte del proyecto desarrollado por el Grupo de Trabajo “Superando la Violencia en las Escuelas”, de la Arquidiócesis de Campo Grande, MS, coordinado por la Profa. Dra. Sonia da Cunha Urt y Profa. Maria Aparecida Borges. Tal logro fue impulsado por la Campaña de Fraternidad 2018, titulada “Fraternidad y Superación de la Violencia”, cuyo propósito fue identificar y mapear lo que los estudiantes piensan sobre este tema y lo que creen que se debe hacer para que se promueva la paz en el espacio escolar. Con base en el aporte de la Psicología Histórico-Cultural y los productos presentados, se considera que es necesario dialogar sobre la violencia en el contexto escolar. Es necesario relativizar y desmitificar los fenómenos de violencia y paz y considerarlos dialécticamente, para que, a favor de la paz, haya relaciones más humanizadoras, tolerantes y respetuosas en el ámbito escolar, pero sin naturalizarlas. <![CDATA[Homophobic bullying and religiosity: social representations of Pedagogy Course academics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200083&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A homofobia é um fenômeno constantemente reiterado na escola; sua prática tende a causar nas pessoas LGBTQIA solidão, rejeição, resistência de pertença, sujeição e insegurança em relação aos demais. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é verificar se a homofobia faz parte do núcleo central das representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a prática de bullying nas escolas. Participaram da pesquisa 261 acadêmicos e, para a coleta de dados, foi utilizado o Teste de Associação Livre de Palavras. A Teoria das Representações Sociais orientou a análise dos resultados, os quais revelam que o bullying homofóbico não faz parte do núcleo central das representações sociais dos universitários, porém é um elemento que compõe as representações periféricas. Isto posto, considera-se necessária a proposição de estratégias de enfrentamento às diferentes formas de violência contra as pessoas LGBTQIA no contexto escolar.<hr/>Abstract: Homophobia is a phenomenon constantly reiterated in school; its practice tends to cause on LGBTQIA people loneliness, rejection, resistance of belonging, subjection, and insecurity when dealing with others. In this sense, this study aimed to verify if homophobia is part of the central nucleus of social representations presented by the Pedagogy Course academics on the practice of bullying in schools. Two hundred and sixty-one students participated in this research, and the Free Word Association Test was used to collect data. The Theory of Social Representations guided our analysis of the results, which reveal that homophobic bullying is not part of the central nucleus of university social representations but is an element that composes the peripheral representations. Therefore, it is considered necessary to propose strategies for coping with different forms of violence against LGBTQIA people in the school context.<hr/>Resumen: La homofobia es un fenómeno constantemente presente en la escuela; su práctica suele ocasionar en las personas LGBTQIA la soledad, rechazo, resistencia de pertenencia, sujeción e inseguridad en relación con los demás. En ese sentido, el objetivo de este estudio es verificar si la homofobia forma parte del núcleo central de las representaciones sociales de académicos de la carrera de Pedagogía sobre la práctica de bullying en las escuelas. Participaron de la investigación 261 académicos y para la recolección de datos, se ha utilizado el Test de Asociación Libre de Palabras. La Teoría de las Representaciones Sociales ha orientado el análisis de los resultados, los cuales revelan que el bullying homofóbico no forma parte del núcleo central de las representaciones sociales de los universitarios, pero es un elemento que compone las representaciones periféricas. Con eso puesto, se considera necesaria la proposición de estrategias de enfrentamiento a las distintas formas de violencia contra las personas LGBTQIA en el ambiente escolar. <![CDATA[Teacher training and perceptions about multiculturalism: inclusion of students from Paraguay]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200105&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este estudo aborda a diversidade cultural existente no Brasil, fazendo um recorte na fronteira entre Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), na perspectiva educacional. No contexto em questão, existe a presença de três idiomas principais: a Língua Portuguesa, o Guarani e o Espanhol. A problemática abrange questionamentos sobre a educação, como, por exemplo, de que forma ela é desenvolvida devido à variação linguística e à presença de estudantes paraguaios em escolas brasileiras. Assim, este artigo tem o objetivo de descrever acerca da formação e das percepções de professores quanto ao multiculturalismo e suas implicações junto às práticas pedagógicas para inclusão dos estudantes oriundos do Paraguai, em escolas brasileiras. A metodologia de pesquisa adotada foi a qualitativa e houve a participação de oito educadores de duas escolas públicas, sendo uma pertencente à rede estadual e a outra à rede municipal de ensino. As informações para este estudo foram obtidas mediante questionário e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que as formações continuadas centraram-se na área de educação especial inclusiva, sendo esta a mais citada pelos entrevistados. Constatou-se também que há educadores com conhecimento sobre o multiculturalismo e que a maior parcela deles reconhece que é preciso trabalhar essa temática na escola, em todas as instâncias. Eles demonstraram interesse numa formação continuada que contemple o multiculturalismo.<hr/>Abstract: This study addresses the cultural diversity existing in Brazil, taking a cut on the border between Ponta Porã (Brazil) and Pedro Juan Caballero (Paraguay), from an educational perspective. In the context in question, there are three main languages: Portuguese, Guarani, and Spanish. The issue encompasses questions about education, such as how it is developed due to linguistic variation and the presence of Paraguayan students in Brazilian schools. Thus, this article aims to describe the training and perceptions of teachers regarding multiculturalism and its implications for pedagogical practices for the inclusion of students from Paraguay in Brazilian schools. The research methodology adopted was qualitative, and there was the participation of eight educators from two public schools, one belonging to the state network and the other to the municipal education network. Information for this study was obtained through a questionnaire and semi-structured interviews. The results showed that continuing education focused on the inclusive special education area, being this the most mentioned by the interviewees. It was also found that there are educators who have knowledge about multiculturalism and that most of them recognize that it is necessary to work on this issue at school in all instances. They showed interest in continuing education that includes multiculturalism.<hr/>Resumen: Este estudio aborda la diversidad cultural existente en Brasil, tomando un corte en la frontera entre Ponta Porã (Brasil) y Pedro Juan Caballero (Paraguay), desde una perspectiva educativa. En el contexto en cuestión, hay tres idiomas principales: Portugués, Guaraní y Español. El tema engloba preguntas sobre la educación, como, por ejemplo, cómo ella se desarrolla debido a la variación lingüística y la presencia de estudiantes paraguayos en las escuelas brasileñas. Así, este artículo tiene como objetivo describir la formación y las percepciones de los docentes sobre la multiculturalidad y sus implicaciones para las prácticas pedagógicas para la inclusión de estudiantes de Paraguay en las escuelas brasileñas. La metodología de investigación adoptada fue cualitativa y hubo la participación de ocho educadores de dos escuelas públicas, una perteneciente a la red estatal y otra a la red educativa municipal. La información para este estudio se obtuvo a través de un cuestionario y entrevistas semiestructuradas. Los resultados mostraron que la educación continua se centró en el área de educación especial inclusiva, siendo la más mencionada por los entrevistados. También se encontró que hay educadores que tienen conocimientos sobre la multiculturalidad y que la mayoría reconoce que es necesario trabajar este tema en la escuela, en todas las instancias. Ellos mostraron interés en la educación continua que incluye el multiculturalismo. <![CDATA[Formative trajectories of the Physical Education-PIBID ex-scholarships from Feevale University on inclusive practices and the perception of the supervisory former professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200125&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente estudo busca examinar as trajetórias formativas de ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Feevale, do subprojeto de Educação Física, sobre as práticas inclusivas, e analisar a percepção do ex-professor supervisor. A partir disso, a fundamentação teórica é estruturada mediante a contextualização histórica da educação especial no Brasil. Sendo assim, utilizou-se como método de pesquisa a etnografia da trajetória social, com abordagem qualitativa, por meio de coletas de dados de entrevistas não diretivas realizadas com três ex-bolsistas e um ex-professor supervisor. Analisando-se os dados, na primeira categoria – construção e a execução de práticas inclusivas –, concluiu-se que, nos esportes e nas atividades adaptadas, os alunos precisavam incluir os colegas nas diferentes deficiências, exercer a cidadania e a alteridade. Contudo, as limitações do projeto PIBID vincularam-se na centralidade das práticas inclusivas somente nas aulas de Educação Física. Com efeito, sobre a segunda categoria – para além de práticas inclusivas do projeto PIBID e suas contribuições –, evidenciou-se que essas práticas inclusivas tornaram os sujeitos do estudo mais conscientes diante da diversidade humana e mais preparados para trabalhar com a inclusão social em diversos contextos escolares e não escolares.<hr/>Abstract: This study seeks to examine the formative trajectories of the Institutional Scholarship Program for Beginner Teachers (PIBID) alumni at the Universidade Feevale of the Physical Education subproject on inclusive practices and analyze the perception of the ex-supervisor teacher. From this, the theoretical foundation is structured through the historical contextualization of special education in Brazil. Thus, the ethnography of the social trajectory was used as a research method, with a qualitative approach, through data collection from non-directive interviews carried out with three ex-scholarship holders and one ex-supervisor. Analyzing the data, in the first category – construction and execution of inclusive practices – it was concluded that, in sports and in adapted activities, students needed to include their colleagues in different disabilities, exercise citizenship and alterity. However, the limitations of the PIBID project were linked to the centrality of inclusive practices only in Physical Education classes. In fact, in the second category – furthermore to the inclusive practices of the PIBID project and its contributions – it was evident that these inclusive practices made the study subjects more aware of human diversity and more prepared to work with social inclusion in different school and non-school contexts.<hr/>Resumen: El presente estudio busca examinar las trayectorias formativas de los ex becarios del Programa de Becas de Iniciación a la Docencia Institucional (PIBID) de la Universidad Feevale, del subproyecto de Educación Física, a cerca de las prácticas inclusivas, y analizar la percepción del ex profesor supervisor. A partir de eso, la fundamentación teórica se estructura a través de la contextualización histórica de la educación especial en Brasil. Por lo tanto, utilizó como método de investigación la etnografia de la trayectoria social, con enfoque cualitativo, a través de la recolección de datos a partir de entrevistas no directivas realizadas a tres ex becarios y un ex profesor supervisor. Analizando los datos, en la primera categoría – construcción y ejecución de prácticas inclusivas –, se concluyó que, en el deporte y en las actividades adaptadas, los estudiantes necesitaban incluir los colegas en diferentes discapacidades, ejercer la ciudadanía y la alteridad. Sin embargo, las limitaciones del proyecto PIBID estaban vinculadas a la centralidad de las prácticas inclusivas solo en las clases de Educación Física. Con efecto, en cuanto a la segunda categoría – además de las prácticas inclusivas del proyecto PI BI D y sus aportes –, se evidenció que estas prácticas inclusivas tornaron a los sujetos de estudio más conscientes de la diversidad humana y más preparados para trabajar con la inclusión social en diferentes contextos escolares y no escolares. <![CDATA[“Life is beautiful”: to read subtitles and to humanize yourself]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200147&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A aprendizagem de atos de ler em ambientes escolares pode resultar do encontro de crianças com a pluralidade de gêneros dos enunciados, com suportes vários e mídias. Filmes legendados oferecem às crianças as condições para que aprendam a negociar, no silêncio, os sentidos das legendas. Este artigo relata uma atividade de pesquisa e de extensão com o filme italiano “La vita è bella” (“A vida é bela”), desenvolvida com um pequeno grupo de crianças, entre 6 e 10 anos, em uma organização não governamental (ONG), em Marília, SP, apoiada nos princípios de metodologia das ciências humanas desenvolvidos por Bakhtin e no conceito de massa aperceptiva de Jakubinskij. Os diálogos entre crianças e pesquisadores, gravados e analisados sob a lente desse referencial, evidenciam que as crianças aprendem a negociar rapidamente sentidos; interessam-se por debater temas tensos, como a opressão e a violência contra crianças e minorias étnicas e, por essa razão, humanizam-se; tornam-se também, pouco a pouco, apreciadoras de filmes com boa qualidade estética.<hr/>Abstract: Learning acts of reading in school environments can result from the encounter of children with the plurality of genres of utterances, with various supports and media. Subtitled films offer children the conditions for them to learn to negotiate, in silence, the meanings of subtitles. This article reports a research and extension activity with the Italian film “La vita è bella” (“Life is beautiful”), developed with a small group of children, between 6 and 10 years old, in an nongovernment organization (NGO), in Marília, SP, supported by the principles of methodology in the human sciences developed by Bakhtin and in the concept of apperceptive mass by Jakubinskij. The dialogues between children and researchers, recorded and analyzed under the lens of this reference, show that children learn to quickly negotiate meanings; they are interested in debating tense issues such as oppression and violence against children and ethnic minorities and, for this reason, they are humanized; they also gradually become fond of films with good aesthetic quality.<hr/>Resumen: Los actos de aprendizaje de la lectura en entornos escolares pueden resultar del encuentro de los niños con la pluralidad de géneros de enunciados, con diversos soportes y medios. Las películas subtituladas ofrecen a los niños las condiciones para que aprendan a negociar, en silencio, los significados de los subtítulos. Este artículo relata una actividad de investigación y extensión con la película italiana “La vita è bella” (“La vida es bella”), desarrollada con un pequeño grupo de niños, entre 6 y 10 años, en una organización no gubernamental (ONG), en Marília, SP, apoyada por los principios de metodología en las ciencias humanas desarrollados por Bakhtin y en el concepto de masa aperceptiva por Jakubinskij. Los diálogos entre niños e investigadores, registrados y analizados bajo el lente de esta referencia, muestran que los niños aprenden a negociar significados rápidamente; les interesa debatir temas tensos, como la opresión y la violencia contra los niños y las minorías étnicas y por ello, están humanizados; también se vuelven, poco a poco, apreciadores de películas con buena calidad estética. <![CDATA[Multi-referential curriculum in cyber-research-training: a conversation with the “Avatar” movie]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200173&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste artigo, subproduto de uma pesquisa realizada numa turma de um curso de graduação de educação, desenvolvido em uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro, as autoras, num movimento de aproximação entre educação e artes, estabelecem a interface entre o currículo e práticas comunicativas mediadas pelo cinema, tendo como base o filme “Avatar”. Nessa perspectiva, objetivam, no âmbito de uma ciberpesquisa-formação, mostrar como o diário online pode ser usado como dispositivo catalisador e potencializador de atos de currículo, que levam em conta o heterogêneo na tessitura do conhecimento. Amparadas no paradigma da complexidade, nos princípios da multirreferencialidade e na abordagem da pesquisa com os cotidianos, procuram transcender a simples utilização do cinema como criação artística e ilustração da realidade, para englobar aspectos culturais, históricos, literários, pedagógicos e políticos que lhes são inerentes.<hr/>Abstract: In this article, a by-product of a research carried out in a class of an undergraduate education course, developed at a public university in the State of Rio de Janeiro, the authors, in a movement to bring education and arts closer, establish the interface between the curriculum and communicative practices mediated by cinema, based on the movie “Avatar”. In this perspective, within the scope of a cyber-research-training, they aim to show how the online diary can be used as an catalyst and enhancer of curriculum acts, that consider the heterogeneous in the fabric of knowledge. Supported by the paradigm of complexity, by the principles of multi-referentiality and by the research approach to everyday life, they seek to transcend the simple use of cinema as artistic creation and illustration of reality, to encompass cultural, historical, literary, pedagogical and political aspects that are inherent to it.<hr/>Resumen: En este artículo, producto de una investigación realizada en una clase de un curso de graduación, desarrollado en una universidad pública del Estado de Rio de Janeiro, los autores, en un movimiento de aproximación entre la educación y las artes, establecen la interfaz entre el currículo y las prácticas comunicativas mediadas por el cine, a partir de la película “Avatar”. Desde esta perspectiva, pretenden, en el ámbito de una ciber-investigación-formación, mostrar cómo el diario en línea puede ser utilizado como dispositivo catalizador y potenciador de actos curriculares, que tengan en cuenta lo heterogéneo en el tejido del conocimiento. Sustentadas en el paradigma de la complejidad, en los principios de la multirreferencialidad y el abordaje de la investigación con la cotidianidad, buscan trascender el simple uso del cine como creación artística e ilustración de la realidad, para abarcar aspectos culturales, históricos, literarios, pedagógicos y políticos que les son inherentes. <![CDATA[BNCC and large-scale evaluations: utterances in media discourses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200197&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: estudo assume como empiria artigos de opinião publicados durante o ano de 2017, em dois grandes jornais, O Estado de S. Paulo e O Globo, abordando as temáticas BNCC e avaliações em larga escala. A partir de uma abordagem pós-estrutural, especificamente a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, os artigos são assumidos como práticas discursivas atravessadas por múltiplas relações de poder na sociedade e que contribuem para o processo de hegemonização de sentidos de qualidade da educação. Os artigos selecionados são assumidos como discursos e analisados com o objetivo de interpretar a produção e a circulação de sentidos de qualidade de educação articulados a sentidos de avaliação que favorecem a hegemonização de um discurso em que a BNCC é significada como capaz de gerar melhoria na qualidade da educação. A escolha da empiria se justifica na medida em que os meios de comunicação se configuram em um espaço privilegiado de produção e articulação de discursos políticos que estão em disputa na sociedade, por sua popularização como fonte de informação.<hr/>Abstract: The study assumes as empirical opinion articles published during 2017, in two major newspapers, O Estado de S. Paulo and O Globo, addressing BNCC themes and large-scale evaluations. From a post-structural approach, specifically the Discourse Theory of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, the articles are assumed as discursive practices traversed by multiple power relations in society and that contribute to the process of hegemonization of meanings of quality in education. The selected articles are taken as discourses and analyzed with the aim of interpreting the production and circulation of educational quality meanings linked to assessment meanings that favor the hegemonization of a discourse in which the BNCC is meant as capable of generating improvement in quality of education. The choice of empiricism is justified insofar as the means of communication are configured in a privileged space for the production and articulation of political discourses that are in dispute in society, due to its popularization as a source of information.<hr/>Resumen: El estudio asume como empíricos artículos de opinión publicados durante 2017, en dos grandes periódicos, O Estado de S. Paulo y O Globo, que abordan temas de BNCC y evaluaciones a gran escala. Desde un enfoque postestructural, específicamente la Teoría del Discurso de Ernesto Laclau y Chantal Mouffe, los artículos se asumen como prácticas discursivas atravesadas por múltiples relaciones de poder en la sociedad y que contribuyen al proceso de hegemonización de significados de calidad educativa. Los artículos seleccionados son tomados como discursos y analizados con el objetivo de interpretar la producción y circulación de significados de calidad educativa vinculados a significados de evaluación que favorezcan la hegemonización de un discurso en el que el BNCC se entiende como capaz de generar mejora en la calidad de la educación. La elección del empirismo se justifica en la medida en que los medios de comunicación se configuran en un espacio privilegiado para la producción y articulación de discursos políticos que se encuentran en disputa en la sociedad, por su popularización como fuente de información. <![CDATA[Social and emotional skills of the college professor in the covid-19 pandemic: a stimulus to the “new” normal?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200215&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Professores universitários estão sofrendo de esgotamento mental e psicológico, impulsionado pela pandemia da covid-19, que provocou o fechamento provisório das Instituições de Ensino Superior (IES) e mudou drasticamente o modo de ensinar e aprender. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar alguns discursos socioemocionais a partir dos olhares dos professores universitários brasileiros durante a realização do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para fundamentar este texto, utilizamos autores como Bardin (2016), Charlot (2020), Dewey (1959) e Perrenoud (2000). Como metodologia, teve abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e exploratória, buscando ancorar as respostas dos entrevistados com a utilização de um recurso virtual denominado “nuvem de palavras” para, posteriormente, aplicação da análise do discurso e conteúdo. Os resultados, baseados nas 510 pessoas entrevistadas, no período de junho a novembro de 2020, apontam o perfil comportamental, os níveis de estresse e de adaptabilidade das competências socioemocionais dos professores universitários, nativos do ensino presencial, que enfrentam os desafios impostos ao uso excessivo das tecnologias educacionais para fomentar discussões e alternativas de ensino e aprendizagem, a fim de lidar com esse “novo normal” no contexto educacional.<hr/>Abstract: University professors are suffering from mental and psychological exhaustion, driven by the pandemic of covid-19, which caused the temporary closure of Higher Education Institutions (HEI) and drastically changed the way of teaching and learning. In this sense, the objective of this article is to present some socio-emotional discourses from the perspective of Brazilian university professors during the realization of Emergency Remote Education (ERE). To support this text, we used authors such as Bardin (2016), Charlot (2020), Dewey (1959), and e Perrenoud (2000). As a methodology, it had a qualitative, descriptive, bibliographic, documentary and exploratory approach, seeking to anchor the respondents’ answers with the use of a virtual resource called “word cloud” for later application of discourse and content analysis. The results, based on the 510 people interviewed, in the period from June to November 2020, point to the behavioral profile, the levels of stress and adaptability of the socio-emotional skills of university teachers, native to face-to-face education, who face the challenges imposed by the excessive use of educational technologies to encourage discussions and alternatives for teaching and learning, to deal with this “new normal” in the educational context.<hr/>Resumen: Los profesores universitarios sufren un agotamiento mental y psicológico, impulsado por la pandemia de COVID-19, que provocó el cierre provisional de las Instituciones de Educación Superior (IES) y cambió drásticamente la forma de enseñar y aprender. En este sentido, el objetivo de este artículo es presentar algunos discursos socioemocionales desde la perspectiva de profesores universitarios brasileños durante la realización de Educación Remota de Emergencia (ERE). Para sustentar este texto, utilizamos autores como Bardin (2016), Charlot (2020), Dewey (1959) y Perrenoud (2000). Como metodología, tuvo un enfoque cualitativo, descriptivo, bibliográfico, documental y exploratorio, buscando anclar las respuestas de los encuestados con el uso de un recurso virtual denominado “nube de palabras” para posterior aplicación del análisis de discurso y contenido. Los resultados, basados en las 510 personas entrevistadas, en el período de junio a noviembre de 2020, apuntan al perfil conductual, los niveles de estrés y adaptabilidad de las habilidades socioemocionales de los docentes universitarios, nativos de la educación presencial, que enfrentan los desafios que impone el uso excesivo de tecnologías educativas para incentivar discusiones y alternativas de enseñanza y aprendizaje, a fin de enfrentar esta “nueva normalidad” en el contexto educativo. <![CDATA[College graduates’ perceptions about training in the Physiotherapy course at the University of Sorocaba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200241&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O estudo tem por objetivo detalhar o perfil dos egressos do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba (UNISO) e analisar as percepções desses egressos sobre sua formação superior relacionada à atuação profissional, de forma que possam contribuir para o aprimoramento do curso. Quanto à metodologia, realizou-se um estudo de caso, de caráter qualitativo e quantitativo, com questionário autoaplicável, em uma amostragem não probabilística intencional, abordando aspectos como: identificação, percurso na graduação, inserção no mercado de trabalho, mobilidade educacional, avaliação do processo de formação em Fisioterapia e satisfação com o curso e a profissão. Nos resultados e na discussão, pode-se constatar que os egressos do curso de Fisioterapia da UNISO são, em sua maioria, mulheres, de cor branca, abaixo de 28 anos, que frequentaram ensino médio em escola pública, cujo pais não cursaram ensino superior, realizam pós-graduação, consideram-se satisfeitos com a profissão e com o curso de Fisioterapia, especialmente com os conteúdos práticos, específicos e relacionados a uma formação humanista e integral. Entraram rapidamente no mercado de trabalho e obtiveram ascensão social trabalhando como fisioterapeutas, mas apontam insatisfação referente à remuneração e sugerem direcionamento do curso em aspectos relacionados ao empreendedorismo e preparo para o mercado de trabalho.<hr/>Abstract: The study aims to detail the profile of the graduates of the Physiotherapy course at the University of Sorocaba (UNISO) and analyze the views of these graduates regarding their higher education related to professional performance, so that it can contribute to the improvement of the course. As for the methodology, a qualitative and quantitative case study was carried out, with a self-administered questionnaire, employing an intentional non-probabilistic sampling method, covering aspects such as: identification, graduation path, access into the labor market, educational mobility, evaluation of the process of training in physiotherapy and satisfaction with the course and profession. In the results and discussion, it can be seen that the graduates of the UNISO Physiotherapy course are mostly white women, under 28 years old, who attended public high school and whose parents did not study higher education. They study postgraduaton, consider to be satisfied with the profession they chose and the course, especially the practical, specific and related to a humanistic and integral training. They quickly entered the job market and achieved social ascension by working as physiotherapists, but refer to dissatisfaction regarding remuneration and suggest targeting the course in aspects related to entrepreneurship and preparation for the job market.<hr/>Resumen: El estudio pretende detallar el perfil de los egresados del curso de Fisioterapia de la Universidad de Sorocaba (UNISO) y analizar las percepciones de estos egresados sobre su formación superior relacionada con el desempeño profesional, para que puedan contribuir a la mejora del curso. En cuanto a la metodología, se realizó un estudio de caso, de carácter cualitativo y cuantitativo, con cuestionario auto administrado, en un muestreo no probabilístico intencional, abordando aspectos como: identificación, curso de graduación, inserción en el mercado laboral, movilidad educativa, evaluación de la formación en Fisioterapia y satisfacción con el curso y la profesión. En los resultados y discusión, se puede ver que la mayoría de los egresados de la carrera de Fisioterapia de la UNISO son mujeres, blancas, menores de 28 años, que cursaron el bachillerato en un colegio público, cuyos padres no cursaron estudios superiores, realizan estudios de posgrado, se consideran satisfechas con la profesión y con el curso de Fisioterapia, especialmente con los contenidos prácticos, específicos y relacionados con una formación humanística e integral. Ingresaron rápidamente al mercado laboral y lograron ascensión social trabajando como fisioterapeutas, pero señalan insatisfacción en cuanto a la remuneración y sugieren orientar el rumbo en aspectos relacionados con el emprendimiento y la preparación para el mercado laboral. <![CDATA[Identification of high abilities in women in Higher Education: a study case]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200265&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: En la literatura especializada, existe una gran brecha en relación a la identificación de estudiantes con altas capacidades en la Educación Superior, y más aún cuando se refiere a estudiantes extranjeros. Por lo tanto, el objetivo principal de este artículo fue identificar evidencias de altas capacidades en estudiantes extranjeros hispano hablantes en la Educación Superior. La investigación se configuró como descriptiva, con un enfoque cualitativo. Las participantes fueron dos mujeres, siendo una estudiante extranjera regularmente matriculada en un curso de la Educación Superior a nivel de maestría de una universidad pública del interior del estado de São Paulo, Brasil, titulada como P2, y una persona indicada por la estudiante como segunda fuente, F2. Los resultados indicaron que P2 alcanzó los puntajes mínimos establecidos de 70% en todos los instrumentos y fue indicada en las áreas: Musical, Lingüística, Espacial e Intrapersonal, Liderazgo, Creatividad, Actividades Artísticas y Deportivas. Se infiere la importancia de la continuación de los estudios con esta populación estudiantil.<hr/>Resumo: Na literatura especializada, existe uma grande lacuna em relação à identificação de estudantes com altas capacidades no Ensino Superior, e mais ainda quando se trata de estudantes estrangeiros. Assim, o objetivo principal deste artigo foi identificar evidências de altas capacidades em estudantes estrangeiros falantes de Espanhol no Ensino Superior. A pesquisa configurou-se como descritiva, com abordagem qualitativa. As participantes foram duas mulheres, sendo uma estudante estrangeira regularmente matriculada em um curso de Ensino Superior no nível de mestrado de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, Brasil, nomeada como P2, e uma pessoa indicada pela estudante como segunda fonte, F2. Os resultados apontaram que P2 atingiu os escores estabelecidos de 70% em todos os instrumentos e foi indicada nas áreas: Musical, Linguística, Espacial e Intrapessoal, Liderança, Criatividade, Atividades Artísticas e Esportivas. Infere-se a importância da continuidade de estudos com essa população de estudantes.<hr/>Abstract: In the specialized literature, there is a large gap concerning the identification of students with high abilities in Higher Education, and even more when it refers to foreign students. Therefore, this article aimed to identify evidence of high abilities in Spanish-speaking foreign students in Higher Education. The research was configured as descriptive with a qualitative approach. The participants were two women, one foreign student regularly enrolled in a Higher Education course at the master’s level of a public university in the inland of the State of São Paulo, Brazil, named P2, and a person indicated by the student as a second source, F2. The results showed that P2 reached the established minimum scores of 70% in all the instruments and was indicated in the areas: Musical, Linguistic, Spatial and Intrapersonal, Leadership, Creativity, Artistic and Sports Activities. It is important to continue the studies with this student population. <![CDATA[Enrollments indicators of the target audience of Special Education in College Education in Brazil (2008-2018)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200287&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que versa sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Superior. Pretendeu-se analisar os indicadores de matrículas do público-alvo da Educação Especial (PAEE) na Educação Superior no Brasil entre 2008 e 2018. Os procedimentos metodológicos consistiram no levantamento dos resultados disponíveis nos resumos técnicos e microdados do Censo da Educação Superior, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Para a leitura dos microdados, utilizou-se o software IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os dados foram analisados em diálogo com a literatura referente ao processo de inclusão dos estudantes PAEE. Os microdados mostram que, em 2009, o Brasil apresentou 1.122 matrículas de estudantes PAEE na graduação; e, em 2018, registraram-se 62.724 matrículas. Embora a presença de estudantes PAEE na Educação Superior no Brasil tenha, nos últimos anos, aumentado gradativamente, o número de matrículas do PAEE ainda é significativamente inferior às matrículas gerais nesse nível de ensino.<hr/>Abstract: This article is a result of a master’s dissertation that deals with the inclusion of Special Education’s target audience in College Education. It was intended to analyze the enrollment indicators of the target audience of Special Education (PAEE) in College Education in Brazil between 2008 and 2018. The methodological procedures consisted of surveying the results available in the technical and microdata summaries of the College Education Census, published by the National Institute of Educational Studies and Research (INEP). The IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software was used to read the microdata. The data were analyzed in dialogue with the literature regarding the process of inclusion of PAEE students. The microdata shows that, in 2009, Brazil had 1,122 enrollments of PAEE students in graduation, and in 2018 there were 62,724 enrollments. Although the presence of PAEE students in College Education in Brazil has recently increased gradually, the number of PAEE enrollments is still significantly lower than the general enrollments at this level of education.<hr/>Resumen: Este artículo es resultado de una tesis de maestría que versa sobre la inclusión de estudiantes que son público de la Educación Especial en la Educación Superior. Se pretendió analizar los indicadores de matrículas del público de la Educación Especial (PAEE) en la Educación Superior en Brasil entre 2008 y 2018. Los procedimientos metodológicos consistieron en el registro de los resultados disponibles en los resúmenes técnicos y microdatos del Censo da Educación Superior, publicados por el Instituto Nacional de Estudios e Pesquisas Educacionales (INEP). Para la lectura de los microdatos, se utilizó el software IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Los datos fueron analizados en diálogo con la literatura referente al proceso de inclusión de los estudiantes PAEE. Los microdatos muestran que, en 2009, Brasil presentó 1.122 matrículas de estudiantes PAEE en la graduación; y en 2018, se registraron 62.724 matrículas. Aunque la presencia de estudiantes PAEE en la Educación Superior en Brasil tenga, en los últimos años, aumentado gradualmente, el número de matrículas del PAEE aún es significativamente inferior a las matrículas generales en ese nivel de enseñanza. <![CDATA[Generator theme: an approach to teaching methodology based on reading Freirean epistemology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200307&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a concepção da metodologia de ensino de investigação temática, por meio da leitura da epistemologia freiriana, como possibilidade pedagógica para uma educação transformadora. Referenciando-nos na obra de Paulo Freire e em teóricos de linhagem freiriana, a configuração dessa abordagem temática se apoia no dialogismo e na problematização das situações vivenciadas pelos educandos por meio da investigação de um tema gerador, com base nos conteúdos programáticos e nos conhecimentos referentes a uma dada realidade. Tal investigação possibilita que os sujeitos dialoguem com diferentes conhecimentos e percepções, em busca de respostas para as situações colocadas pelo método de problematizar a realidade. Com a leitura da epistemologia freiriana, é possível observar uma organização da ação pedagógica do educador pela busca de temáticas significativas para, só então, realizar a seleção de conhecimentos sistematizados da sua área de conhecimento – interdisciplinar ou disciplinar –, do conteúdo programático, e, assim, preparar o seu plano de aula e as atividades. Como resultado do mergulho na episteme freiriana, fica a convicção de que uma educação transformadora só será possível com base em uma relação horizontal entre educador e educando mediada pelo diálogo, e é nessa relação que surge a problematização, para acercar uma temática significativa, tendo como pressuposto que quem ensina também aprende.<hr/>Abstract: This article aims to present and discuss the conception of the teaching methodology for thematic research, through the reading of Freirean epistemology, as a pedagogical possibility for a transformative education. Referring to the work of Paulo Freire and theorists of Freirean lineage, the configuration of this thematic approach is supported by dialogism and the problematization of the situations experienced by students through the investigation of a generating theme, based on the syllabus and knowledge referring to a given reality. Such investigation allows the subjects to dialogue with different knowledge and perceptions, in search of answers to the situations posed by the method of problematizing reality. With the reading of Freirean epistemology, it is possible to observe an organization of the educator’s pedagogical action by the search for significant themes to, only then, carry out the selection of systematized knowledge of his area of knowledge – interdisciplinary or disciplinary –, of the programmatic content and, thus, prepare your lesson plan and activities. As a result of diving into the Freirean episteme, the conviction remains that a transformative education will only be possible based on a horizontal relationship between educator and student mediated by dialogue, and it is in this relationship that problematization arises, to approach a significant theme, having as assumption that the teacher also learns.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar y discutir el diseño de la metodología de enseñanza para la investigación temática, a través de la lectura de la epistemología de Freire, como una posibilidad pedagógica para una educación transformadora. Refiriéndose al trabajo de Paulo Freire y los teóricos del linaje freiriano, la configuración de este enfoque temático se apoya en el diálogo y la problematización de las situaciones experimentadas por los estudiantes a través de la investigación de un tema generador, basado en el programa y el conocimiento refiriéndose a una realidad dada. Dicha investigación permite a los sujetos dialogar con diferentes conocimientos y percepciones, en busca de respuestas a situaciones planteadas por el método de problematización de la realidad. Con la lectura de la epistemología freiriana, es posible observar una organización de la acción pedagógica del educador mediante la búsqueda de temas significativos para, solo entonces, llevar a cabo la selección del conocimiento sistematizado de su área de conocimiento – interdisciplinario o disciplinario - del contenido programático y por lo tanto, preparar su plan de lecciones y actividades. Como resultado de sumergirse en la episteme freiriana, la convicción sigue siendo que una educación transformadora solo será posible sobre la base de una relación horizontal entre educador y estudiante mediada por el diálogo, y es en esta relación que surge la problematización, para abordar un tema significativo, con el supuesto de que el maestro también aprende. <![CDATA[Research on conceptions of theory and practice from the perspective of beginning teachers: a State of the Question]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200323&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O trabalho, decorrente de exame teórico, apresenta um panorama de produções acadêmicas brasileiras – teses, dissertações e artigos de periódicos – que abordam concepções de teoria e prática na perspectiva de professores pedagogos iniciantes. Um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão foi realizado, no período de maio a novembro de 2019, com o intuito de examinar a atenção demandada ao tema concepções de teoria e prática na perspectiva de professores iniciantes, tendo como descritores “teoria e prática”, “concepções de professores”, “professores iniciantes” e “Pedagogia”. Foram localizadas 16 produções, sendo duas teses, onze dissertações e três artigos de periódicos, considerando o interstício de 2013 a 2019. A análise, de abordagem qualitativa, evidenciou que o interesse por discussões sobre o binômio teoria e prática, a partir das concepções de professores iniciantes, é emergente e escasso na produção acadêmica. Por fim, os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de aprofundamento de investigações sobre o tema no contexto nacional.<hr/>Abstract: The work, resulting from a theoretical examination, presents an overview of Brazilian academic productions – theses, dissertations, and journal articles – that address concepts of theory and practice from the perspective of beginning pedagogue teachers. A State of the Question bibliographic survey was carried out from May to November 2019 to examine the attention demanded to the theme conceptions of theory and practice from the perspective of beginning teachers, having as descriptors “theory and practice”, “teachers’ conceptions”, “beginning teachers”, and “Pedagogy”. Sixteen productions were located, two theses, eleven dissertations, and three journal articles, considering the period from 2013 to 2019. The analysis, with a qualitative approach, showed that the interest in discussions on the theory and practice binomial from the conceptions of teachers beginners is emerging and scarce in academic production. Finally, the findings of this research reinforce the need for in-depth investigations on the subject in the national context.<hr/>Resumen: El trabajo, resultado del examen teórico, presenta un panorama de las producciones académicas brasileñas - tesis, disertaciones y artículos de revistas - que abordan conceptos de teoría y práctíca desde la perspectiva de profesores pedagogos principiantes. Se realizó un relevamiento bibliográfico de Estado de la Cuestión, de mayo a noviembre de 2019, con el fin de examinar la atención que se demanda a las concepciones temáticas de la teoría y la práctíca desde la perspectiva de los docentes principiantes, teniendo como descriptores “teoría y práctíca”, “concepciones de docentes”, “maestros principiantes” y “Pedagogía”. Se localizaron dieciséis producciones, dos tesis, once disertaciones y tres artículos de revistas, considerando el período de 2013 a 2019. El análisis, con un enfoque cualitatívo, mostró que el interés por las discusiones sobre el binomio teoría y práctíca, desde las concepciones de los docentes principiantes, es emergente y escaso en la producción académica. Finalmente, los hallazgos de esta investígación refuerzan la necesidad de profundizar en la investígación del tema en el contexto nacional.