Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220220003&lang=en vol. 27 num. 61 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Currículos culturais não escolares: sobre um campo em constante expansão, invenção e criação para afirmação da vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The curriculum “imitates” art: border relations potentiated in Pina Bausch’s dance-theater]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O texto em tela parte do mote “O Currículo ‘imita’ a Arte”, visando suscitar reflexões sobre o campo curricular como um movimento fluido que não se encerra nos muros da escola. Trazemos ao debate experiências de experimentações artísticas e a dança-teatro de Pina Bausch, as quais mobilizam debates que extrapolam lógicas binárias, incidindo sobre a concepção de significação como processo fluido, híbrido. Nas fronteiras entre a tradição do ballet e as próprias performances dessa tradição, os palcos de Pina trazem a dança como experiência, algo ambivalente, em que o novo sempre eclode, rompendo essa tradição, em função dos processos de enunciação cultural. Nesse percurso, trazemos Homi Bhabha e Jacques Derrida, os quais, em diálogo com a dança-teatro de Pina Bausch, permitem-nos adensar uma perspectiva discursiva pós-estrutural sobre currículo como movimento que se hibridiza na relação com o outro em que as tentativas de reprodução – imitação – são processos de diferimento. Assim, as apropriações que fazemos para o campo do currículo – e que trazemos neste texto – nos permitem problematizar os sentidos de currículo como um novo contaminado. Defendemos, portanto, a provisoriedade e a experiência sempre outra da produção curricular que é sempre fronteiriça, tal qual nos propõe a dança bauschiana.<hr/>Abstract The text on screen starts from the motto “The Curriculum ‘imitates’ Art”, aiming to provoke reflections on the curricular field as a fluid movement that does not end in the walls of the school. We bring to the debate experiences of artistic experimentation and the dance-theater of Pina Bausch that mobilize debates that go beyond binary logics, focusing on the conception of meaning as a fluid, hybrid process. On the borders between the ballet tradition and the performances of this tradition, Pina’s stages bring dance as an experience, something ambivalent in which the new always breaks out, breaking this tradition, due to the processes of cultural enunciation. In this path, we bring Homi Bhabha and Jacques Derrida, who, in dialogue with Pina Bausch’s dance-theater, allow us to deepen a post-structural discursive perspective on curriculum as a movement that hybridizes in the relationship with the other in which the attempts of reproduction – imitation – are deferral processes. Thus, the appropriations that we make to the curriculum field – and that we bring in this text – allow us to problematize the meanings of curriculum as a new contaminated. We defend, therefore, the provisionality and the always other experience of the curricular production that is always borderline, as proposed by Bauschian dance.<hr/>Resumen El texto en pantalla parte del lema “El Currículo ‘imita’ al Arte”, para provocar reflexiones sobre el campo curricular como un movimiento fluido que no termina en las paredes de la escuela. Traemos al debate experiencias de experimentación artística y la danza-teatro de Pina Bausch, las cuales movilizan debates que van más allá de las lógicas binarias, centrándose en la concepción del sentido como un proceso fluido, híbrido. En las fronteras entre la tradición del ballet y las representaciones de esta tradición, los escenarios de Pina traen la danza como experiencia, algo ambivalente en el que irrumpe siempre lo nuevo, rompiendo esta tradición, debido a los procesos de enunciación cultural. En este camino, traemos a Homi Bhabha y Jacques Derrida, quienes, en diálogo con la danza-teatro de Pina Bausch, nos permiten profundizar una perspectiva discursiva posestructural sobre el currículo como un movimiento que se hibridiza en la relación con el otro, en el que los intentos de reproducción – imitación – son procesos de diferimiento. Así, las apropiaciones que hacemos al campo curricular – y que traemos en este texto – nos permiten problematizar los sentidos del currículo como un nuevo contaminado. Defendemos, por tanto, la provisionalidad y la siempre otra experiencia de la producción curricular siempre fronteriza, como propone la danza bauschiana. <![CDATA[Schooling, pedagogical imaginaries, and Latin American childhoods in El Chavo del Ocho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300031&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O texto em tela parte do mote “O Currículo ‘imita’ a Arte”, visando suscitar reflexões sobre o campo curricular como um movimento fluido que não se encerra nos muros da escola. Trazemos ao debate experiências de experimentações artísticas e a dança-teatro de Pina Bausch, as quais mobilizam debates que extrapolam lógicas binárias, incidindo sobre a concepção de significação como processo fluido, híbrido. Nas fronteiras entre a tradição do ballet e as próprias performances dessa tradição, os palcos de Pina trazem a dança como experiência, algo ambivalente, em que o novo sempre eclode, rompendo essa tradição, em função dos processos de enunciação cultural. Nesse percurso, trazemos Homi Bhabha e Jacques Derrida, os quais, em diálogo com a dança-teatro de Pina Bausch, permitem-nos adensar uma perspectiva discursiva pós-estrutural sobre currículo como movimento que se hibridiza na relação com o outro em que as tentativas de reprodução – imitação – são processos de diferimento. Assim, as apropriações que fazemos para o campo do currículo – e que trazemos neste texto – nos permitem problematizar os sentidos de currículo como um novo contaminado. Defendemos, portanto, a provisoriedade e a experiência sempre outra da produção curricular que é sempre fronteiriça, tal qual nos propõe a dança bauschiana.<hr/>Abstract The text on screen starts from the motto “The Curriculum ‘imitates’ Art”, aiming to provoke reflections on the curricular field as a fluid movement that does not end in the walls of the school. We bring to the debate experiences of artistic experimentation and the dance-theater of Pina Bausch that mobilize debates that go beyond binary logics, focusing on the conception of meaning as a fluid, hybrid process. On the borders between the ballet tradition and the performances of this tradition, Pina’s stages bring dance as an experience, something ambivalent in which the new always breaks out, breaking this tradition, due to the processes of cultural enunciation. In this path, we bring Homi Bhabha and Jacques Derrida, who, in dialogue with Pina Bausch’s dance-theater, allow us to deepen a post-structural discursive perspective on curriculum as a movement that hybridizes in the relationship with the other in which the attempts of reproduction – imitation – are deferral processes. Thus, the appropriations that we make to the curriculum field – and that we bring in this text – allow us to problematize the meanings of curriculum as a new contaminated. We defend, therefore, the provisionality and the always other experience of the curricular production that is always borderline, as proposed by Bauschian dance.<hr/>Resumen El texto en pantalla parte del lema “El Currículo ‘imita’ al Arte”, para provocar reflexiones sobre el campo curricular como un movimiento fluido que no termina en las paredes de la escuela. Traemos al debate experiencias de experimentación artística y la danza-teatro de Pina Bausch, las cuales movilizan debates que van más allá de las lógicas binarias, centrándose en la concepción del sentido como un proceso fluido, híbrido. En las fronteras entre la tradición del ballet y las representaciones de esta tradición, los escenarios de Pina traen la danza como experiencia, algo ambivalente en el que irrumpe siempre lo nuevo, rompiendo esta tradición, debido a los procesos de enunciación cultural. En este camino, traemos a Homi Bhabha y Jacques Derrida, quienes, en diálogo con la danza-teatro de Pina Bausch, nos permiten profundizar una perspectiva discursiva posestructural sobre el currículo como un movimiento que se hibridiza en la relación con el otro, en el que los intentos de reproducción – imitación – son procesos de diferimiento. Así, las apropiaciones que hacemos al campo curricular – y que traemos en este texto – nos permiten problematizar los sentidos del currículo como un nuevo contaminado. Defendemos, por tanto, la provisionalidad y la siempre otra experiencia de la producción curricular siempre fronteriza, como propone la danza bauschiana. <![CDATA[YouTube’s cultural curriculum constituting subjects of gender and sexuality]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300049&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo apresenta discussões a partir de uma pesquisa de Mestrado em Educação, com foco nos discursos de gênero e sexualidade que circulam nos vídeos do youtuber Felipe Neto. Tomamos os vídeos como artefatos culturais, cujas pedagogias constituem sujeitos. Nossa análise está centrada em um currículo cultural que ensina modos de ser e de estar no mundo, instituindo modos de regular condutas e interpelando os sujeitos a estabelecerem com seus conteúdos relações de negociação. Elegemos para o artigo as análises relativas a dois dos vídeos presentes no canal do youtuber. O foco dos vídeos é em conselhos e questionamentos sobre práticas e condutas sexuais, envolvendo negociações no uso de preservativos, monogamia, contaminação pelas infecções sexualmente transmissíveis (IST) e construção de masculinidades a partir do exercício de uma sexualidade viril. As pedagogias culturais de gênero e sexualidade, alinhadas a discursos médicos, fazem dos vídeos artefatos potencialmente educativos, à medida que investem na construção de sujeitos interpelados a estabelecer relações consigo mesmos e com as verdades instituídas socialmente.<hr/>Abstract The article presents discussions based on a master’s degree research in education, focusing on gender and sexuality discourses that circulate in the videos of youtuber Felipe Neto. We take the videos as cultural artifacts, whose pedagogies constitute subjects. Our analysis is centered on a cultural curriculum that teaches ways of being and being in the world, instituting ways of regulating conduct and challenging subjects to establish negotiation relationships with their content. We chose for the article analyzes related to two of the videos present on the youtuber channel. The focus of the videos is on advice and questions about sexual practices and conduct, involving negotiations on the use of condoms, monogamy, contamination by sexually transmitted infections (STIs) and the construction of masculinities based on the exercise of a virile sexuality. Cultural pedagogies of gender and sexuality, aligned with medical discourses, make videos potentially educational artifacts, as they invest in the construction of subjects called upon to establish relationships with themselves and with socially established truths.<hr/>Resumen El artículo presenta discusiones de una investigación de Maestría en Educación, centrándose en los discursos de género y sexualidad que circulan en los videos del youtuber Felipe Neto. Tomamos los videos como artefactos culturales, cuyas pedagogías constituyen sujetos. Nuestro análisis se centra en un currículo cultural que enseña modos de ser y estar en el mundo, instituyendo modos de regular comportamientos e invocando a los sujetos a establecer relaciones de negociación con sus contenidos. Elegimos para el artículo los análisis relacionados con dos de los videos presentes en el canal de youtuber. El foco de los videos son los consejos y cuestionamientos sobre prácticas y conductas sexuales, involucrando negociaciones sobre el uso del preservativo, la monogamia, la contaminación por ITS y la construcción de masculinidades a partir del ejercicio de una sexualidad viril. Las pedagogías culturales de género y sexualidad, alineadas con los discursos médicos, hacen de los videos artefactos potencialmente educativos, en tanto invierten en la construcción de sujetos interpelados a establecer relaciones consigo mismos y con las verdades socialmente instituidas. <![CDATA[Curriculum-slasher and catastrophization device: in the guts of a zombie subjectivity]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300071&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo, filiado ao campo das pesquisas pós-críticas em Educação e inspirado em obras do horror gore e slasher, objetiva utilizar a imagem do zumbi para significá-lo como um modo de subjetivação em marcha. O argumento é o de que a subjetividade zumbi é um composto de posições de sujeito que carrega traços de um planeta em colapso e que urde um caráter de modelização e serialização dos sujeitos. Embora essa subjetividade possa ser demandada em diferentes instâncias e espaços, operamos com o currículo das narrativas midiáticas seriadas como um dos principais articuladores que atualizam as linhas de um “dispositivo da catastrofização”. Tal dispositivo tem servido para responder à necessidade de se definir o que conta, em um mundo em ruínas, como vivível ou matável. Concluímos o artigo afirmando que embora o currículo das narrativas seriadas acione uma necropolítica que objetive eliminar o que desordena as normas, ele terá de enfrentar uma resistência tão inventiva, astuciosa e agitadora quanto o poder que exerce.<hr/>Abstract The article, affiliated with the field of post-critical research in Education and inspired by horror gore and slasher movies, aims to use the image of the zombie to signify it as a mode of subjectivation in progress. The argument is that zombie subjectivity is a compound of subject positions that carry traces of a collapsing planet and that weaves a character of modeling and serialization of subjects. Although this subjectivity can be demanded in different instances and spaces, we operate with the curriculum of serial narratives as one of the main articulators that update the lines of a “catastrophization device”. Such a device has served to respond to the need to define what counts, in a world in ruins, as liveable or killable. We conclude that although the curriculum of serial narratives triggers a necropolitics that aims to eliminate what disrupts the rules, it will have to face resistance as inventive, crafty, and agitating as the power it exerts.<hr/>Resumen El articulo, adscrito al ámbito de la investigación postcrítica en Educación e inspirado en obras de terror gore y slasher, pretende utilizar la imagen del zombi para significarla como modo de subjetivación en marcha. El argumento es que la subjetividad zombi es un compuesto de posiciones de sujeto que lleva las huellas de un planeta que se derrumba e insta a un carácter de modelado y serialización de los sujetos. Aunque esta subjetividad puede ser exigida en diferentes instancias y espacios, operamos con el currículo de las narrativas seriadas como uno de los principales articuladores que actualizan las líneas de un “dispositivo de catastrofización”. Este dispositivo ha servido para responder a la necesidad de definir lo que cuenta, en un mundo en ruinas, como habitable o matable. Concluimos el artículo afirmando que, aunque el currículo de las narrativas seriadas desencadena una necropolítica que pretende eliminar lo que desordena las normas, tendrá que enfrentarse a una resistencia tan inventiva, astuta y agitadora como el poder que ejerce. <![CDATA[Pedagogy of affection: articulations among teaching, gender and sexuality in cinema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300095&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo retoma os principais resultados de uma pesquisa de Doutorado realizada no Sul do Brasil, que investiga de que modos gênero, em articulação com a sexualidade, constitui a docência no âmbito do filme Entre os muros da escola, filme francês, dirigido por Laurent Cantet (2008). A pesquisa dialoga com os campos dos Estudos de Gênero numa perspectiva pós-estruturalista, dos Estudos Queer, dos Estudos sobre Docência, dos Estudos sobre Cinema e dos Estudos Culturais. Por meio do procedimento metodológico de etnografia de tela, busca-se descrever e analisar o filme, a partir de uma perspectiva de que esse é um artefato cultural pedagógico, mas que se propõe a representar, de modo central, a escola, o currículo escolar e a docência em seu cotidiano. Os resultados aqui apresentados estão sustentados também por um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero”. Para este artigo, destaca-se que, a partir da análise do artefato cultural pedagógico em questão, pode-se sustentar a tese de que gênero, articulado à sexualidade, constitui um modo de ser docente que, ao ser colocado em exercício, opera constituindo o que se pode chamar de uma “pedagogia do afeto”.<hr/>Abstract This article resumes the main results of a Doctoral research carried out in the South of Brazil, which investigates how gender, in articulation with sexuality, constitutes teaching in the context of the film The Class, a French film, directed by Laurent Cantet (2008). The research dialogues with the fields of Gender Studies in a poststructuralist perspective, Queer Studies, Teaching Studies, Film Studies, and Cultural Studies. Through the methodological procedure of screen ethnography, the study seeks to describe and analyze the film, from the perspective that this is a pedagogical cultural artifact, but that proposes to represent, in a central way, the school, the school curriculum, and teaching in their daily routine. The results presented here are also supported by a broader research project entitled “The production of meanings about affection, love and care in initial teacher education from a gender perspective”. For this article, it is emphasized that from the analysis of the pedagogical cultural artifact in question, the supported thesis is that gender, articulated with sexuality, constitutes a way of being a teacher that, when it is putting into practice, it operates by constituting what can be called as “pedagogy of affection”.<hr/>Resumen Este artículo reanuda los principales resultados de una pesquisa de Doctorado realizada en el Sur de Brasil, que investiga de qué modos género, en articulación con la sexualidad, constituye la docencia en el ámbito de la película Entre los muros, película francesa, dirigida por Laurent Cantet (2008). La pesquisa dialoga con los campos de los Estudios de Género bajo una perspectiva postestructuralista, de los Estudios Queer, de los Estudios sobre Docencia, de los Estudios sobre Cine, y de los Estudios Culturales. A través del procedimiento metodológico de etnografía de pantalla, se busca describir y analizar la película, bajo la perspectiva de que esa es un artefacto cultural pedagógico, pero que se propone a representar, de modo central, la escuela, el programa educativo y la docencia en su cotidiano. Los resultados aquí presentados están apoyados también por un proyeto de pesquisa más amplio, intitulado “La producción de sentidos sobre afecto, amor y cuidado en la formación inicial docente bajo la perspectiva de género”. Para este artículo, se destaca que, a partir del análisis de la producción cinematográfica en cuestión, se puede mantener la tesis de que género, articulado a la sexualidad, constituye un modo de ser docente que, al ser puesto en ejercicio, opera constituyendo lo que se puede llamar de una “pedagogía del afecto”. <![CDATA[Pedagogy of eroticism in the bareback curriculum: the transgression of the norms of condom use in porn videos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300117&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Considerando a dimensão educacional dos filmes pornôs, descrevemos e analisamos, neste texto, a pedagogia do erotismo na perspectiva pós-crítica curricular. Compreendemos que currículo não se restringe às disciplinas escolares, mas se constitui em diferentes espaços e artefatos culturais. A metodologia utilizada na investigação que subsidia este artigo articulou elementos da netnografia e análise do discurso de inspiração foucaultiana. Na produção de informações, nomeamos um conjunto heterogêneo de ditos, vídeos e imagens publicados no ciberespaço de currículo bareback. Nosso foco de análise aqui é um conjunto de vídeos pornôs. O argumento desenvolvido é o de que os vídeos pornôs divulgados nesse currículo têm uma função de divulgar o bareback como uma prática transgressiva dos valores socialmente sancionados sobre o uso do preservativo nas relações sexuais entre homens. Incita-se a violação à norma do uso compulsório da camisinha, contribuindo, assim, para tornar a prática bareback objeto de desejo, por meio do estímulo de fantasias eróticas específicas.<hr/>Abstract Considering the educational dimension of porn films, we describe and analyze, in this text, the pedagogy of eroticism in the post-critical curriculum perspective. We understand that the curriculum is not restricted to school subjects, but is constituted in different spaces and cultural artifacts. The methodology used in the investigation that supports this article articulated elements of netnography and Foucauldian-inspired discourse analysis. In the production of information, we name a heterogeneous set of sayings, videos and images published in the cyberspace of bareback curriculum. Our analysis focus here is a set of porn videos. The argument developed is that the porn videos released in this curriculum have a function of publicizing bareback as a transgressive practice of socially sanctioned values about the use of condoms in sexual relations between men. Violation of the norm of compulsory condom use is encouraged, thus contributing to making the bareback practice an object of desire, through the stimulation of specific erotic fantasies.<hr/>Resumen Considerando la dimensión educativa de las películas pornográficas, describimos y analizamos, en este texto, la pedagogía del erotismo en una perspectiva curricular poscrítica. Entendemos que el currículo no se restringe a las materias escolares, sino que se constituye en diferentes espacios y artefactos culturales. La metodología utilizada en la investigación que sustenta este artículo articuló elementos de netnografía y análisis del discurso de inspiración foucaultiana. En la producción de información, nombramos un conjunto heterogéneo de dichos, videos e imágenes publicados en el ciberespacio curricular a pelo. Nuestro enfoque de análisis aquí es un conjunto de videos porno. El argumento desarrollado es que los videos porno divulgados en este currículo tienen una función de publicitar el bareback como una práctica transgresora de los valores socialmente sancionados sobre el uso del preservativo en las relaciones sexuales entre hombres. Se fomenta la transgresión de la norma de uso obligatorio del preservativo, contribuyendo así a hacer de la práctica bareback un objeto de deseo, a través de la estimulación de fantasías eróticas específicas. <![CDATA[“Here respect reigns, but ...”: the pedagogical dimensions of the Grindr application in Campo Grande, MS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300141&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O estudo tem por objetivo analisar as discursividades produzidas pelos(as) usuários(as) do aplicativo Grindr, este usado principalmente por homens em busca de relações, sobretudo sexuais, com homens. A pesquisa foi realizada no período de setembro de 2021 a julho de 2022, em Campo Grande, MS. Assim, apoiando-se nos amplos processos pedagógicos provenientes dos discursos circulantes no Grindr, vemos este como sendo um artefato abundante em conteúdo. A intenção, a partir desse conhecimento, foi de estar no aplicativo para compreender o que se aprende, ensina, descobre e transforma ao se entender as dinâmicas que medeiam as discursividades no Grindr enquanto estratégias que se disseminam por meio dos discursos. Para tal, criamos uma conta gratuita para obtenção de prints, e, a partir desses, foi possível observar três dimensões pedagógicas presentes nas discursividades. Dessas, a primeira faz menção às dinâmicas do cancelamento, que perpassa todas as dimensões; a segunda revela a masculinidade hegemônica marcada pela discrição, pelo sigilo e pelo homem com jeito de homem que converge à norma. Por fim, a terceira dimensão alcança as rupturas presentes nas discursividades contrahegemônicas, dissidentes à norma.<hr/>Abstract The study aims to analyze the discourses produced by users of the Grindr application, used mainly by men in search of relationships, especially sexual relations, with men. The survey was conducted from September 2021 to July 2022 in Campo Grande, MS. Thus, based on the ample pedagogical processes coming from the discourses circulating on Grindr, we see it as being an artifact abundant in content. The intention, through knowledge, was to be in the app to understand what is learned, taught, discovered, and transformed by understanding the dynamics that mediate the discursivities on Grindr as strategies that are disseminated through discourses. To this end, we created a free account to obtain prints, and from these, it was possible to observe three pedagogical dimensions present in the discursivities. Of these, the first mentions the dynamics of cancellation, which permeates all dimensions; the second reveals the hegemonic masculinity marked by discretion, secrecy, and by the man with a man’s way of being that converges to the norm. Finally, the third dimension reaches the ruptures present in the counter-hegemonic discursivities, dissidents to the norm.<hr/>Resumen El estudio tiene como objetivo analizar los discursos producidos por los usuarios de la aplicación Grindr, esta utilizada principalmente por hombres en busca de relaciones, especialmente sexuales, con hombres. La encuesta se realizó de septiembre de 2021 a julio de 2022 en Campo Grande, MS. Así, apoyándonos en los amplios procesos pedagógicos procedentes de los discursos que circulan en Grindr, vemos que se trata de un artefacto abundante en contenido. La intención, a partir de este conocimiento, fue estar en la aplicación para comprender lo que se aprende, se enseña, se descubre y se transforma, al entender las dinámicas que median las discursividades en Grindr como estrategias que se difunden a través de los discursos. Para ello, creamos una cuenta gratuita para obtener prints, y a partir de ellas, fue posible observar tres dimensiones pedagógicas presentes en las discursividades. De ellas, la primera hace mención a la dinámica de la cancelación, que impregna todas las dimensiones; la segunda revela la masculinidad hegemónica marcada por la discreción, por el secreto y por el hombre con una forma de hombre que converge a la norma. Finalmente, la tercera dimensión alcanza a las rupturas presentes en las discursividades contrahegemónicas, disidentes a la norma. <![CDATA[The street curriculum: ephemeral, movable and fight instances for the right to the city]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300165&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo traz resultados de uma pesquisa realizada para a tese de doutorado que investigou o que chamamos de Currículo das Errâncias com a Pedagogia da Hesitação. A partir de procedimentos retirados da Filosofia da Diferença, de Gilles Deleuze, da noção de Corpos em Aliança, de Judith Butler, este artigo detalha alguns signos desencadeados pelo currículo clandestino da rua, mostrando como funcionam e quais os encontros/saberes que provocam. O argumento desenvolvido é que aprender da/na rua exige, acima de tudo, estar sensível às variações materiais que ocorrem em nosso imaginário. O artigo mostra que muito se aprende com o corpo em trânsito pelas ruas quando o corpo consegue se abrir aos signos políticos, desencadeados pelos artivismos urbanos.<hr/>Abstract The article brings the results of research carried out for the doctoral thesis that investigated what we call the Curriculum of Wandering with the Pedagogy of Hesitation. Using procedures taken from Gilles Deleuze’s philosophy of difference, from Judith Butler’s notion of bodies in alliance, this article details some signs triggered by the clandestine street curriculum, showing how they operate and what encounters/knowledge they provoke. The argument developed is that learning from/on the streets demands, above all, to be sensitive to the material variations that take place in our imagination. The article shows that a lot is learned from the body in transit through the streets when the body is able to open itself to political signs, triggered by urban artivisms.<hr/>Resumen El artículo trae resultados de una investigación realizada para la tesis doctoral que investigó lo que llamamos el Currículum de las Andanzas con la Pedagogía de la Hesitación. Utilizando procedimientos tomados de la filosofía de la diferencia, de Gilles Deleuze, de la noción de cuerpos en alianza, de Judith Butler, este artículo detalla algunos signos desencadenados por el currículo callejero clandestino, mostrando cómo operan y qué encuentros/conocimientos provocan. El argumento desarrollado es que aprender de/en la calle exige, sobre todo, ser sensibles a las variaciones materiales que se producen en nuestra imaginación. El artículo muestra que mucho se aprende del cuerpo en tránsito por las calles cuando el cuerpo es capaz de abrirse a los signos políticos, desencadenados por artivismos urbanos. <![CDATA[Gender, education and fashion: curricular perambulations in a museum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300187&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo é um recorte da investigação de Pós-Doutorado em Educação realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os anos de 2020 e 2021, que teve como foco problematizar as relações de gênero ditas, não ditas e interditas no acervo de diferentes museus da cidade de Belo Horizonte, MG. À luz dos estudos pós-críticos de gênero e currículo, foram realizados encontros, observações e interlocuções imaginativas com discentes e docentes de escolas públicas, bem como com as equipes do setor educativo de cada espaço, durante as visitas aos museus. Nessa fricção, foi concebida a ideia de currículo-museu, isto é, um artefato cultural que ensina e produz leituras sobre o mundo, podendo acontecer em territórios outros, como o museu. Para a construção do texto, foi escolhido o Museu da Moda e selecionados três (des)objetos museais, compreendidos como um exercício discursivo de estranhamento de gênero no museu – uma antiga máquina de costura, uma bolsa de veludo e um chapéu de palha – como elementos problematizados na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu oportuniza potentes composições com (des)objetos em museus, gerando deslocamentos na prática do aprender sobre gênero. Por fim, o estudo sinaliza a relevância de uma prática curricular ampliada pautada no debate das relações de gênero e da diversidade no museu.<hr/>Abstract This article is a sample of a post-doctoral research in Education carried out at the Federal University of Minas Gerais (UFMG) between the years 2020 and 2021, which focused on problematizing the gender relations said, not said and forbidden in the collection of different museums in the city of Belo Horizonte, MG. In the light of post-critical studies of gender and curriculum, meetings, observations and imaginative interlocutions were held with students and teachers from public schools, as well as with the teams from the educational sector of each space, during visits to the museums. In this friction, the idea of curriculum-museum was conceived, that is, a cultural artifact that teaches and produces readings about the world, which can happen in other territories, such as the museum. For the construction of the text, the Fashion Museum was chosen and three museum (de)objects were selected, understood as a discursive exercise of gender estrangement in the museum – an old sewing machine, a velvet handbag and a straw hat – as problematizing elements in the theoretical and empirical research. The results show that a museum-curriculum provides opportunities for powerful compositions with (de)objects in museums, generating shifts in the practice of learning about gender. Finally, the study signals the relevance of an expanded curricular practice based on the debate of gender relations and diversity in the museum.<hr/>Resumen Este artículo es una muestra de la investigación de un Post-Doctorado en Educación realizado en la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG) entre los años 2020 y 2021, que se centró en la problematización de las relaciones de género dichas, no dichas y prohibidas en el acervo de diferentes museos de la ciudad de Belo Horizonte, MG. A la luz de los estudios post-críticos sobre el género y el currículo, se llevaron a cabo reuniones, observaciones e interlocuciones imaginativas con estudiantes y profesores de escuelas públicas, así como con los equipos del sector educativo de cada espacio, durante las visitas a los museos. En este roce, se concibió la idea de currículo-museo, es decir, un artefacto cultural que enseña y produce lecturas sobre el mundo, lo que puede ocurrir en otros territorios, como el museo. Para la construcción del texto, se eligió el Museo de la Moda y se seleccionaron tres (des)objetos museísticos, entendidos como ejercicio discursivo de extrañamiento de género en el museo – una antigua máquina de coser, un bolso de terciopelo y un sombrero de paja – como elementos problematizados de la investigación teórica y empírica. Los resultados demuestran que un currículo-museo ofrece oportunidades para realizar potentes composiciones con (des)objetos en los museos, generando cambios en la práctica del aprendizaje sobre el género. Por último, el estudio señala la pertinencia de una práctica curricular ampliada basada en el debate de las relaciones de género y la diversidad en el museo. <![CDATA[The feminine soul in catholic holy cards]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300205&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo discute os santinhos como elemento de reiteração de condutas na atribuição de uma alma feminina. A análise utiliza elementos teórico-analíticos de estudos de gênero e performatividade, arqueogenealógicos, de estudos culturais e de estudos sobre imagem e comunicação. Aborda-se um corpus de análise constituído de santinhos da iconografia católica, interpolando-o com enunciados de outros materiais culturais para dar visibilidade à rede interdiscursiva e a aspectos performativos que marcam a posição de um sujeito com uma alma feminina.<hr/>Abstract The article discusses the holy cards as an element of reiteration of behaviors in the attribution of a feminine soul. The analysis uses analytical theoretical elements from gender and performativity studies, from archeogenealogical studies, from cultural studies and from studies on image and communication. A corpus of analysis made up of holy cards of Catholic iconography is approached to which statements from other cultural materials are interpolated to give visibility to the interdiscursive network of statements and to performative aspects that mark the position of a subject with a feminine soul.<hr/>Resumen El artículo trata de las tarjetas sagradas como elemento de reiteración de comportamientos en la atribución de un alma femenina. El análisis utiliza elementos teóricos analíticos de estudios de género y performatividad, de estudios arqueogenealógicos, de estudios culturales y de estudios sobre imagen y comunicación. Se aborda un corpus de análisis conformado por tarjetas sagradas de la iconografia católica al que se interpolan enunciados de otros materiales culturales para dar visibilidad a la red interdiscursiva de enunciados y a aspectos performativos que marcan la posición de un sujeto con alma femenina. <![CDATA[Family literacy and the government of women-mothers: the curriculum of Conta pra Mim and the conformation of female-bodies in the domestic space]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300227&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em que se analisou um documento disponibilizado pela Política Nacional de Alfabetização no Brasil (PNA), o Guia de Literacia Familiar. Este artefato cultural é parte central do programa do Governo Federal Conta pra Mim, que foi lançado em 2019, com o objetivo de incentivar um modo de praticar a leitura, a escrita e estímulos ao desenvolvimento da oralidade, com as crianças e suas famílias, em casa. Embora tenha objetivos que se vinculam ao currículo escolar, o Guia se direciona para as famílias, constituindo-se, portanto, como um currículo não escolar, que convoca as famílias a assumirem determinadas posturas que comumente são esperadas da escola. O objetivo deste trabalho é mostrar, com base nos estudos pós-críticos de currículo, como o Guia de Literacia Familiar atua como currículo cultural e recorre a técnicas de biopoder para operar conformando corpos-femininos no espaço doméstico de diferentes formas. Argumenta-se que este currículo, implementado para ser efetivado na esfera doméstica, que aciona evidências científicas com relação ao “hábito materno” para se legitimar, intenciona convocar as mulheresmães para acatarem essa responsabilidade, uma vez que elas ainda são a maioria entre as pessoas que ocupam o espaço doméstico.<hr/>Abstract This article presents an excerpt from a Master’s research in which a document made available by the National Literacy Policy in Brazil (PNA), the Family Literacy Guide, was analyzed. This cultural artifact is a central part of the Federal Government’s Conta pra Mim program, which was launched in 2019 with the aim of encouraging a way of practicing reading, writing and encouraging the development of orality, with children and their families, at home. Although it has objectives that are linked to the school curriculum, the Guide is aimed at families, constituting itself, therefore, as a non-school curriculum, which calls on families to assume certain postures that are commonly expected from the school. The objective of this work is to show, based on post-critical curriculum studies, how the Family Literacy Guide acts as a cultural curriculum and uses biopower techniques to operate by shaping female bodies in the domestic space in different ways. It is argued that this curriculum, implemented to be effective in the domestic sphere, which uses scientific evidence regarding the “maternal habit” to legitimize itself, intends to summon women-mothers to accept this responsibility, since they are still the majority among the people who occupy the domestic space.<hr/>Resumen Este artículo presenta un extracto de una investigación que analizó un documento puesto a disposición por la Política Nacional de Alfabetización de Brasil (PNA), la Guía de Alfabetización Familiar. Este artefacto cultural es parte central del programa Conta pra Mim del Gobierno Federal, que fue lanzado en 2019 con el objetivo de incentivar una forma de practicar la lectura, la escritura y fomentar el desarrollo de la oralidad, con los niños y sus familias, en el hogar. Aunque tiene objetivos que se vinculan con el currículo escolar, la Guía se dirige a las familias, constituyéndose, por tanto, como un currículo no escolar, que llama a las familias a asumir determinadas posturas que comúnmente se esperan de la escuela. El objetivo de este trabajo es mostrar, a partir de estudios curriculares poscríticos, cómo la Guía de Alfabetización Familiar actúa como un currículo cultural y utiliza técnicas de biopoder para operar moldeando los cuerpos-femeninos en el espacio doméstico de diferentes maneras. Se argumenta que este currículo, implementado para ser efectivo en el ámbito doméstico, que utiliza evidencias científicas sobre el “hábito materno” para legitimarse, pretende convocar a las mujeres-madres a asumir esa responsabilidad, ya que todavía son mayoría entre las personas que ocupan el espacio doméstico. <![CDATA[Cultural curriculum in History class: a case study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300251&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Partimos da compreensão de que os diferentes espaços sociais em que circulamos divulgam e instituem práticas discursivas, que podem ser lidas como currículo que fomenta modos de vida e que participam do jogo da produção de verdades. Isso signifi ca dizer que seguimos as perspectivas teóricas pós-críticas que entendem que os currículos não se restringem às disciplinas escolares e aos saberes nelas constituídos, mas se fazem presentes em diversas culturas e artefatos culturais. É o conceito de currículo cultural que nos conduz a problematizações em torno de um artefato cultural que foi utilizado como suporte para uma aula de História sobre os silenciamentos na Revolução Russa realizada numa escola pública federal, em 2022. Trata-se de um vídeo com o discurso da vereadora Marielle Franco, no Dia Internacional da Mulher. Nosso propósito é assumir a problematização como metodologia, a qual nos convida a pensar os discursos que organizam a fala, assim como a utilização do vídeo como artefato cultural potente para pensar as relações entre currículo escolar e currículo cultural não escolar.<hr/>Abstract We start from the understanding that the different social spaces in which we circulate disseminate and institute discursive practices, which can be read as a curriculum that promotes ways of life and that participate in the game of producing truths. This means that we follow the post-critical theoretical perspectives that understand that curricula are not restricted to school subjects and the knowledge constituted in them, but are present in different cultures and cultural artifacts. It is the concept of cultural curriculum that leads us to problematize around a cultural artifact that was used as a support for a History class on the silencing in the Russian Revolution held in a federal public school, in 2022. It is a video with the speech of councilor Marielle Franco, on International Women’s Day. Our purpose is to assume problematization as a methodology that invites us to think about the discourses that organize speech, as well as the use of video as a powerful cultural artifact to think about the relationships between school curriculum and non-school cultural curriculum.<hr/>Resumen Partimos de la comprensión de que los diferentes espacios sociales en los que circulamos difunden e instituyen prácticas discursivas, que pueden leerse como un currículo que promueve formas de vida y que participa del juego de producir verdades. Esto significa que seguimos las perspectivas teóricas poscríticas que entienden que los currículos no se restringen a las materias escolares y los saberes constituidos en ellas, sino que están presentes en diferentes culturas y artefactos culturales. Es el concepto de currículo cultural lo que nos lleva a problematizar en torno a un artefacto cultural que sirvió de apoyo a una clase de historia sobre los silenciamientos en la Revolución Rusa realizada en una escuela pública federal, en 2022. Se trata de un video con el discurso de la concejala Marielle Franco, en el Día Internacional de la Mujer. Nuestro propósito es asumir la problematización como una metodología que invita a pensar los discursos que organizan el discurso, así como el uso del video como un poderoso artefacto cultural para pensar la relación entre el currículo escolar y el currículo cultural no escolar. <![CDATA[Game-Formation of the Eternal Return]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300273&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Partindo de fabulações de uma outra de nós, com argumentos que deslizam, apoiados na teoria dos jogos, pelo pós-moderno, notadamente, o pós-estruturalismo e o pós-fundacional, escrevemos este artigo como autoficção. A personagem é Maria, uma outra de nós, que participa de um jogo-formação. Operando em condição performativa de quatro fases em branco, fabulou cenários escolares em um agenciamento de saberes e fazeres para mobilizar singulares contextos de práticas a partir de quatro cartas, a saber: Absurdo, de Camus; Niilismo, de Nietzsche; Literatura Menor, de Deleuze e Guattari; e Ontologia Fraca, de Vattimo. Ciente do eterno retorno do jogo, Maria transitou pelo experimentalismo como opção metodológica, considerando cada carta como um tema, quatro lentes que possibilitaram experimentos com o pensar, para reivindicar e fabular cenários escolares. Ela estava disposta a dar o seu melhor possível, até um dizer sim a cada carta, nas jogadas dilemáticas sobre o papel social da escola, sem atribuir uma única carta como argumento de certeza, mas enxergar a potência de cada uma delas e jogá-las de forma que desejasse jogar de novo.<hr/>Abstract Starting from the fables of another of us, with arguments that slide, supported by game theory, through the postmodern, notably, poststructuralism and the post-foundational, we write this article as autofiction. The character is Maria, another one of us, who participates in a game-formation. Operating in a performative condition of four blank phases, he created school scenarios in an assemblage of knowledge and actions to mobilize singular contexts of practices from four letters, namely: Camus’ Absurdity, Nietzsche’s Nihilism, Deleuze and Guattari’s Minor Literature, and Vattimo’s Weak Ontology. Aware of the eternal return of the game, Maria moved through experimentalism as a methodological option, considering each letter as a theme, four lenses that allowed experiments with thinking, to claim and fable school scenarios. She was willing to give her best, even saying yes to each card, in the dilemmatic plays on the social role of the school, without attributing a single card as an argument of certainty, but seeing the potency of each of them and positively playing them so that you want to play again.<hr/>Resumen Partiendo de las fábulas de otra de nosotras, con argumentos que se deslizan, apoyados en la teoría de juegos, por lo posmoderno, en particular, el posestructuralismo y el posfundacionalismo, escribimos este articulo como autoficción. El personaje es María, otra de nosotras, que participa en un juego-formación. Operando en una condición performativa de cuatro fases en blanco, creó escenarios escolares en un ensamblaje de saberes y acciones para movilizar contextos singulares de prácticas a partir de cuatro letras, a saber: El Absurdo, de Camus; el Nihilismo, de Nietzsche; Literatura Menor, de Deleuze y Guattari; y Ontología Débil, de Vattimo. Consciente del eterno retorno del juego, María transitó por la experimentalidad como opción metodológica, considerando cada letra como un tema, cuatro lentes que permitían experimentar con el pensamiento, reivindicar y fabular escenarios escolares. Estaba dispuesta a dar lo mejor de sí misma, incluso diciendo que sí a cada carta, en los juegos dilemáticos sobre el rol social de la escuela, sin atribuir una sola carta como argumento de certeza, sino viendo la potencia de cada una de ellas y jugándolas en una forma positiva para que quieras volver a jugar. <![CDATA[Narratives of literacy teachers about teacher training and practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300303&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As nuances vivenciadas na formação inicial e continuada dos professores reverberam na prática pedagógica e na identidade profissional. Este estudo tem por objetivo compreender a formação docente inicial e aquela desenvolvida por intermédio do Programa Alfabetização na Idade Certa, a partir dos significados produzidos por professores alfabetizadores que atuam no 2º ano do ensino fundamental. Com esteio nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, a investigação, de natureza qualitativa, tem suporte no método (auto)biográfico e possui como objeto de estudo as narrativas de dois docentes coletadas por meio de entrevistas narrativas. Os resultados evidenciaram: que a escolha profissional foi influenciada pelas relações familiares; que a trajetória formativa inicial foi aligeirada e precária, não capacitando para o exercício docente na escola; e que a formação no referido Programa levava os professores a acreditarem que orientações padronizadas e prescritivas eram regra de conduta, significando-as como positivas, ainda que pouco considerassem o contexto sócio-histórico. Conclui-se que há a necessidade de investir em formação continuada crítica, ressignificando os processos formativos pragmáticos, de modo que favoreçam a autonomia e a reflexão, com os professores no centro das discussões, a partir de suas realidades diversas.<hr/>Abstract The nuances experienced in the initial and continuing teachers’ training reverberate in pedagogical practice and professional identity. This study aims to understand the initial teacher training and the one developed through the Programa Alfabetização na Idade Certa, based on the meanings obtained from literacy teachers who work in the 2nd year of elementary school. Based on the assumptions of Historical-Cultural Psychology, an investigation of a qualitative nature is supported by the (auto)biographical method and has as its object of study as narratives of two teachers collected through narrative interviews. The results showed that family relationships influenced the professional choice; that the initial formative trajectory was lightened and precarious, not qualifying for teaching exercise at school; and that training in that Program led teachers to believe that standardized and prescriptive guidelines were a rule of conduct, meaning them as positive even though they took little account of the socio-historical context. It concluded that there is a need to invest in continuous critical training, reframing the pragmatic formative processes so that they favor autonomy and reflection, with teachers at the center of discussions, from their diverse realities.<hr/>Resumen Los matices vividos en la formación inicial y continua del profesorado repercuten en la práctica pedagógica y en la identidad profesional. Este estudio tiene como objetivo comprender la formación inicial del profesorado y la que se desarrolla a través del Programa Alfabetização na Idade Certa, a partir de los significados producidos por los alfabetizadores que laboran en el 2º año de la escuela primaria. Partiendo de los supuestos de la Psicología Histórico-Cultural, la investigación, de carácter cualitativo, se sustenta en el método (auto)biográfico y tiene como objeto de estudio las narrativas de dos docentes recogidas a través de entrevistas narrativas. Los resultados mostraron: que la elección profesional estaba influenciada por las relaciones familiares; que la trayectoria formativa inicial fue ligera y precaria, no calificando para el ejercicio docente en la escuela; y que la formación en ese Programa llevó a los docentes a creer que los lineamientos estandarizados y prescriptivos eran una regla de conducta, entendiéndolos como positivos, aunque consideraban poco el contexto socio-histórico. Se concluye que existe la necesidad de invertir en la educación continua crítica, resignificando los procesos formativos pragmáticos, para que favorezcan la autonomía y la reflexión, con los docentes en el centro de las discusiones a partir de sus diversas realidades. <![CDATA[Pedagogical dimension of School Management: curriculum planning, evaluation and practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300325&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta uma análise da relação gestão escolar-currículo, a partir do olhar de gestores de escolas públicas de uma rede municipal de ensino da região metropolitana do Recife, PE. Situamos o planejamento, a avaliação e a prática do currículo como eixos da atuação da gestão escolar, numa perspectiva que considera a dimensão pedagógica como centro do trabalho do gestor ou da gestora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual adotamos a abordagem metodológica da pesquisa-ação. Com isso, temos o propósito de investigar de que maneira a dimensão pedagógica pode ser potencializada por meio da implementação do currículo na escola. Constatamos elementos que apontam o campo semântico do conceito de currículo, contextos de atuação da política educacional em curso e as especificidades dos papéis de cada segmento envolvido nas práticas curriculares desenvolvidas na escola.<hr/>Abstract This article presents an analysis of the management-curriculum relationship, from the perspective of managers of public schools in a municipal education network in the metropolitan region of Recife, PE. We identified the planning, evaluation and practice of the curriculum as axes of action in school management in a perspective that considers the pedagogical dimension as the center of the manager’s work. Our object of study is school management, with the purpose of investigating how the pedagogical dimension can be enhanced through the implementation of the curriculum at school. We adopt the methodological approach of action research. We found elements that point to the semantic field of the curriculum concept, contexts of action of the current educational policy and the specific roles of each segment involved in the curricular practices developed at school.<hr/>Resumen Este artículo presenta un análisis de la relación gestión escolar-currículo, desde la perspectiva de gestores de escuelas públicas de un sistema escolar municipal de la región metropolitana de Recife, PE. Verificamos la planificación, evaluación y práctica del currículo, como ejes de la actuación de la gestión escolar en una perspectiva que considera la dimensión pedagógica como centro del trabajo del directivo. Se trata de una investigación cualitativa, en la que adoptamos el enfoque metodológico de investigación acción. Con esto, pretendemos investigar cómo se puede potenciar la dimensión pedagógica a través de la implementación del currículo en la escuela. Encontramos elementos que apuntan al campo semántico del concepto curricular, contextos de acción de la política educativa en marcha y las especificidades de los roles de cada segmento involucrado en las prácticas curriculares desarrolladas en la escuela. <![CDATA[Early Childhood Education curriculum policies: is it possible to talk about differences?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300349&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Discutir currículo na Educação Infantil implica, acima de tudo, pensar o que é ser criança, o que significa esse tempo da vida em uma sociedade marcada por desigualdades sociais. É refletir sobre quais bases teóricas estão pautadas as orientações curriculares para a Educação Infantil e se estas levam em conta a diversidade dos grupos infantis. O presente estudo toma como referência as teorias pós-críticas de currículo, as políticas púbicas e curriculares para a Educação Infantil e a sociologia da infância. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, busca analisar as diferenças que se expressam por meio da classe social, do pertencimento étnico-racial, de gênero, cultura, entre outros, que estão devidamente referenciadas e contempladas nas orientações curriculares para a Educação Infantil, especialmente nos documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que uma proposta de educação emancipatória para a primeira infância se mostra ameaçada quando as políticas uniformizam cada vez mais as orientações curriculares e caminham em uma perspectiva de exclusão da diversidade, do silenciamento das diferenças, o que representa um retrocesso às conquistas sociais e aos direitos das crianças.<hr/>Abstract Discussing curriculum in Early Childhood Education implies, above all, thinking about what it means to be a child, what this time of life means in a society marked by social inequalities. It is to reflect on which theoretical bases are the curricular guidelines for Early Childhood Education based on and whether these consider the diversity of children’s groups. The study took as reference the post-critical theories of curriculum, public and curricular policies for Early Childhood Education and childhood sociology. From a qualitative methodological approach, it sought to analyze how the differences that are expressed through social class, ethnic-racial belonging, gender, culture, among others, are duly referenced and contemplated in the curriculum guidelines for Early Childhood Education, especially in the documents: National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education and Common National Curriculum Base. The results indicate that a proposal for emancipatory early childhood education is threatened when policies increasingly standardize curricular guidelines and move towards a perspective of exclusion from diversity silencing differences, which represents a setback to social and children’s rights.<hr/>Resumen Hablar del currículo en Educación Infantil implica, sobre todo, pensar en qué significa ser niño, qué significa esta época de la vida en una sociedad marcada por las desigualdades sociales. Se trata de reflexionar sobre qué bases teóricas se pautan los lineamientos curriculares de Educación Infantil y si estostienen en cuenta la diversidad de grupos de niños. El estudio tomó como referencia las teorías poscríticas del currículo, las políticas públicas y curriculares para la Educación Infantil y la sociología de la infancia. Desde un enfoque metodológico cualitativo, se buscó analizar cómo las diferencias que se expresan a través de clase social, pertenencia étnico-racial, género, cultura, entre otros, son debidamente referenciadas y contempladas en los lineamientos curriculares de Educación Infantil, especialmente en los documentos: Directrices del Plan de Estudios Nacional para la Educación de la Primera Infancia y Base del Plan de Estudios Nacional Común. Los resultados indican que una propuesta de educación infantil emancipadora se ve amenazada cuando las políticas estandarizan cada vez más los lineamientos curriculares y avanzan hacia una perspectiva de exclusión de la diversidad, silenciando las diferencias, lo que representa un retroceso para los derechos sociales y de la niñez. <![CDATA[The exercise of teaching in mathematics education: the “same old same old” and the “imperative of deficit”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300369&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo trata da(s) docência(s) de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A reflexão apresentada emerge de uma pesquisa que investigou: o que dizem os professores que ensinam Matemática em tempos de pandemia sobre a docência nos anos finais do Ensino Fundamental? e de que forma esses ditos provocam outros modos de pensar a docência? O material de pesquisa foi gerado por meio de questionário on-line pensado para entender o exercício docente em tempos pandêmicos e não pandêmicos. A analítica empreendida mostra que as docências em tempos de pandemia, sobretudo no ensino remoto, tendem a reproduzir o mesmo modo ritualizado do ensino presencial e a potencializar o que nomeamos de “imperativo da falta”: falta de interesse, de participação, de compreensão da linguagem matemática, de acesso à Internet. A partir disso, destaca-se a importância do tempo para o exercício do pensamento e para a produção de experiências que toquem e transformem a vida, de modo que o ser-fazer da docência seja compreendido também como uma potência humanizadora.<hr/>Abstract This article deals with the teaching practice(s) of teachers who teach Mathematics in the final years of Elementary School. The reflection presented emerges from research that investigated: what teachers who teach Mathematics say in times of pandemics about teaching in the final years of Elementary School? and how do these sayings provoke other ways of thinking about teaching? The research material was generated through an online questionnaire designed to understand the teaching practice in pandemic and non-pandemic times. The analysis undertaken shows that teaching in times of pandemics, especially in remote education, tends to reproduce the same ritualized mode of classroom teaching and to enhance what we call the “imperative of deficit”: deficit of interest, of participation, of understanding of mathematical language and of Internet access. From this, the importance of time for the exercise of thought and for the production of experiences that touch and transform life is highlighted, so that the being-doing of teaching is also understood as a humanizing power.<hr/>Resumen Este artículo reflete sobre la(s) docencias(s) de los profesores que enseñan Matemáticas en los últimos años de la Enseñanza Fundamental. El estudio que se presenta surge de una investigación que buscó posibles respuestas para las preguntas: ¿qué dicen los docentes que enseñan Matemáticas en tiempos de pandemia sobre la enseñanza en los últimos años de la Enseñanza Fundamental? Y ¿cómo estos dichos provocan otras formas de pensar la enseñanza? El material de investigación se generó a través de un cuestionario en línea diseñado para comprender la práctica docente en tiempos de pandemia y no pandemia. El análisis realizado muestra que la enseñanza en tiempos de pandemia, especialmente en la enseñanza a distancia, tiende a reproducir la misma forma ritualizada de la enseñanza presencial y a potenciar lo que llamamos el “imperativo de falta”: falta de interés, de participación, de comprensión de lenguaje matemático, de acceso a Internet. A partir de ahí, se destaca la importancia del tiempo para el ejercicio del pensamiento y para la producción de experiencias que toquen y transformen la vida, de modo que el ser-hacer del enseñar sea entendido también como potencia humanizadora. <![CDATA[Childhood Education: legal aspects of law and legal guarantees of day care vacancy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300391&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo abordar, a partir dos três principais fundamentos legais, os preceitos que garantem às crianças de zero a três anos de idade o direito ao acesso a vagas em creches no âmbito municipal e como o não cumprimento a tais preceitos tem desencadeado uma contínua execução de decisões judiciais. A instância jurídica por meio das sentenças estabelece a obrigatoriedade da matrícula pelo Poder Público, mesmo que essa matrícula ultrapasse a capacidade física da instituição escolar, venha comprometer a qualidade no atendimento das crianças em seu processo educativo, faça-se aleatoriamente ao andamento do período letivo e seja motivo de perplexidade dos educadores inconformados com a superlotação provocada e as múltiplas consequências de ordem organizacional e pedagógica. Apresenta a questão da judicialização e os efeitos para a política municipal de educação infantil, gerados pela interação entre o sistema de justiça e a Secretaria Municipal de Educação. Como referências, a legislação nacional, em suas instâncias mais significativas, e as proposições de teóricos e pesquisadores, com a consideração de alguns temas que discorrem sobre a criança escolar, como a história do surgimento da creche e a Educação Infantil na dimensão do desenvolvimento social e pedagógico da criança.<hr/>Abstract This article aims to address, from the three main legal foundations, the precepts that guarantee children from zero to three years of age the right to access places in daycare centers at the municipal level and, as the non-compliance with such precepts, has triggered continuous enforcement of court decisions. Juridical instances, through judgments, establish mandatory enrollment by the public authorities, even if enrollment exceeds the physical capacity of the school institution, compromises the quality of care for children in their educational process, is done at random during the course of the school year and be a cause of perplexity for educators who are unhappy with the overcrowding caused and the multiple organizational and pedagogical consequences. It presents the issue of judicialization and the effects for the municipal policy on early childhood education, generated by the interaction between the justice system and the Municipal Secretary of Education. As references to the national legislation in its most significant instances, the propositions of theorists and researchers, with the consideration of some themes that discuss the school child, such as the history of the emergence of the day care center and Early Childhood Education in the dimension of the child’s social and pedagogical development.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo abordar, a partir de los tres principales fundamentos jurídicos, los preceptos que garantizan a los niños de cero a tres años el derecho a acceder a las plazas en las guarderías a nivel municipal y cómo el incumplimiento de dichos preceptos ha desencadenado una continua ejecución de sentencias judiciales. Las instancias jurídicas, a través de sentencias, establecen la matrícula obligatoria por parte de los poderes públicos, aun cuando la matrícula exceda la capacidad física de la institución escolar, comprometa la calidad de la atención de los niños en su proceso educativo, se realice de manera aleatoria durante el curso del año escolar y ser una fuente de perplejidad para los educadores que están descontentos con la masificación provocada y las múltiples consecuencias organizativas y pedagógicas. Presenta el tema de la judicialización y los efectos para la política municipal de educación inicial, generados por la interacción entre la justicia y la Secretaría Municipal de Educación. Como referencias, la legislación nacional, en sus instancias más significativas, y las propuestas de teóricos e investigadores, con la consideración de algunos temas que abordan el niño escolar, como la historia del surgimiento de las guarderías y la Educación Infantil en la dimensión del desarrollo social y pedagógico del niño. <![CDATA[Guarani and Kaiowá knowledge: an analysis between western and traditional knowledge]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300409&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste texto, procuramos compreender como os saberes indígenas se relacionam aos saberes ocidentais no campo acadêmico, um campo que ainda tem muito da formatação ocidental. Diante do exposto, analisamos as pesquisas dos intelectuais Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, realizadas em diferentes instituições de ensino, buscando observar como os saberes indígenas escapam da ordem ocidental, ao se desenvolver e se sistematizar a partir das suas próprias cosmologias e epistemologias, negociando e traduzindo em uma relação outra, ao transitar nos “entre-lugares” e, assim, cumprir os rituais acadêmicos orientados pelos saberes universais.<hr/>Abstract In this text, we seek to understand how indigenous knowledge is related to Western knowledge in the academic area, an area that still has a lot of Western formatting. Considering the above, we analyzed the research of the Guarani and Kaiowá intellectuals of Mato Grosso do Sul, carried out in different educational institutions, seeking to observe how indigenous knowledge escapes from the western order, as it develops, developing and systematizing itself from the their own cosmologies and epistemologies, negotiating and translating into another relationship, when transiting in the “between-places” and, thus, fulfilling the academic rituals guided by universal knowledge.<hr/>Resumen En este texto, intentamos comprender como los saberes indígenas se relacionan con los saberes occidentales en el campo académico, un campo que aún posee mucho del formato occidental. Delante de lo expuesto, analizamos las investigaciones de los intelectuales Guaraní y Kaiowá de Mato Grosso do Sul, realizadas en diferentes instituciones educacionales, buscando observar como los saberes indígenas escapan del orden occidental, al desarrollarse y sistematizarse a partir de sus propias cosmologías y epistemologías, negociando y traduciendo en un otro relacionamiento, al transitar en los “entre lugares” y así, cumplir los ritos académicos orientados por los saberes universales. <![CDATA[ERRATA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000300436&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste texto, procuramos compreender como os saberes indígenas se relacionam aos saberes ocidentais no campo acadêmico, um campo que ainda tem muito da formatação ocidental. Diante do exposto, analisamos as pesquisas dos intelectuais Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, realizadas em diferentes instituições de ensino, buscando observar como os saberes indígenas escapam da ordem ocidental, ao se desenvolver e se sistematizar a partir das suas próprias cosmologias e epistemologias, negociando e traduzindo em uma relação outra, ao transitar nos “entre-lugares” e, assim, cumprir os rituais acadêmicos orientados pelos saberes universais.<hr/>Abstract In this text, we seek to understand how indigenous knowledge is related to Western knowledge in the academic area, an area that still has a lot of Western formatting. Considering the above, we analyzed the research of the Guarani and Kaiowá intellectuals of Mato Grosso do Sul, carried out in different educational institutions, seeking to observe how indigenous knowledge escapes from the western order, as it develops, developing and systematizing itself from the their own cosmologies and epistemologies, negotiating and translating into another relationship, when transiting in the “between-places” and, thus, fulfilling the academic rituals guided by universal knowledge.<hr/>Resumen En este texto, intentamos comprender como los saberes indígenas se relacionan con los saberes occidentales en el campo académico, un campo que aún posee mucho del formato occidental. Delante de lo expuesto, analizamos las investigaciones de los intelectuales Guaraní y Kaiowá de Mato Grosso do Sul, realizadas en diferentes instituciones educacionales, buscando observar como los saberes indígenas escapan del orden occidental, al desarrollarse y sistematizarse a partir de sus propias cosmologías y epistemologías, negociando y traduciendo en un otro relacionamiento, al transitar en los “entre lugares” y así, cumplir los ritos académicos orientados por los saberes universales.