Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220230002&lang=en vol. 28 num. 63 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Contributions to professional construction in a collaborative network]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Internship is a central axis in teacher training, forcing the mobilization and articulation of different types of knowledge, both personal and professional. Becoming a teacher is, thus, an individual and collective process that requires the internal symbiosis of action, experience, and emotion, to constitute itself as a total action of a person in the performance of a specific profession. This text is based on an approach to the basic principles of teacher training, and then we proceed to make a report on teacher training courses in Portugal, in the so-called post-Bologna period, with a specific focus on internship. Given the relative autonomy of the construction and development of the courses in higher education, which we will address, we will use the master’s course in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle, that takes place at the Institute of Education - University of Minho, as a case from which the internship will be explained. This is realized with the support of a collaborative network, constituted by the intern, by the cooperating teacher, and by the supervising teacher, in a process of action and reflection, in which pedagogical research has a very relevant meaning.<hr/>Resumo O estágio é um eixo central na formação de professores, forçando a mobilização e articulação de diferentes tipos de conhecimento, tanto pessoais quanto profissionais. Tornar-se professor é, assim, um processo individual e coletivo que requer a simbiose interna de ação, experiência e emoção, para se constituir como uma ação total de uma pessoa no desempenho de uma profissão específica. Este texto começa com uma abordagem aos princípios básicos da formação de professores para, em seguida, apresentar os cursos de formação de professores em Portugal, no chamado período pós-Bolonha, com um foco específico no estágio. Dada a relativa autonomia da construção e desenvolvimento dos cursos no ensino superior, utilizaremos o curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, que ocorre no Instituto de Educação - Universidade do Minho, como um caso a partir do qual o estágio será explicado. Isso é realizado com o apoio de uma rede colaborativa, constituída pelo estagiário, pelo professor cooperante e pelo professor orientador, num processo de ação e reflexão, no qual a pesquisa pedagógica tem um significado muito relevante.<hr/>Resumen La pasantía es un eje central en la formación de profesores, que obliga a la movilización y articulación de diferentes tipos de conocimiento, tanto personales como profesionales. Convertirse en profesor es, por lo tanto, un proceso individual y colectivo que requiere la simbiosis interna de acción, experiencia y emoción, para constituirse como una acción total de una persona en el desempeño de una profesión específica. Este texto comienza con un enfoque en los principios básicos de la formación de profesores y luego presenta los cursos de formación de profesores en Portugal, en el llamado período post-Bolonia, con un enfoque específico en la pasantía. Dada la relativa autonomía en la construcción y desarrollo de los cursos en educación superior, utilizaremos el curso de maestría en Educación Preescolar y Enseñanza del Primer Ciclo, que se lleva a cabo en el Instituto de Educación - Universidad do Minho, como un caso desde el cual se explicará la pasantía. Esto se realiza con el apoyo de una red colaborativa, conformada por el pasante, el profesor colaborador y el profesor supervisor, en un proceso de acción y reflexión en el cual la investigación pedagógica tiene un significado muy relevante. <![CDATA[Pedagogical coordinator difficulties in the continuing education of teachers of the Full-Time Education Program “Escola da Autoria” in MS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200025&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No presente artigo, procuramos refletir sobre as dificuldades encontradas pelo coordenador pedagógico, na condução do processo de formação continuada em serviço, com os professores, no espaço escolar em que atua. Na realização do trabalho, orientamo-nos por uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental na análise de documentos norteadores da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, bem como de materiais produzidos por estudiosos como Placco e Almeida (2012, 2015), Silva (2022) e Pulchério (2022). Além disso, utilizamos o conceito de “reflexão na ação” abordado por Schön (1992) e a experiência relatada por Mattas, Pedroso e Mattos (2021), na formação continuada em serviço, de uma escola pública da rede estadual de Mato Grosso do Sul. Para tanto, procuramos elucidar as dificuldades atuais enfrentadas pelo coordenador pedagógico em diferentes escolas que ofertam o Programa de Educação em Tempo Integral, denominado “Escola da Autoria”, na etapa do ensino fundamental, vistas como empecilhos para o desenvolvimento de formação dos professores de acordo com suas necessidades individuais e coletivas. O estudo realizado apontou que, para desenvolver a formação continuada em serviço com os professores, o coordenador pedagógico encontra situações que podem privar a escola de aprimorar o conhecimento e aprofundar discussões teórico-metodológicas que possibilitem contribuir para as mudanças efetivas no trabalho pedagógico da instituição escolar.<hr/>Abstract In this article, we seek to reflect on the difficulties encountered by the pedagogical coordinator, in conducting the process of continuing education in service, with the teachers, in the school space in which they work. In the achievement of this work, we were guided by a bibliographical and documentary research in the analysis of guiding documents from the State Department of Education of Mato Grosso do Sul, as well as materials produced by scholars such as Placco and Almeida (2012, 2015), Silva (2022), and Pulchério (2022). In addition, we used the concept of “reflection in action” addressed by Schön (1992) and the experience reported by Mattas, Pedroso, and Mattos (2021), in continuing education in service, of a public school in the state network of Mato Grosso do Sul. To this end, we seek to elucidate the current difficulties faced by the pedagogical coordinator in different schools that offer the Full-Time Education Program, called “Escola da Autoria”, in the elementary school stage, seen as obstacles to the development of teacher training in accordance with their individual and collective needs. The presented study pointed out that, in order to develop in-service continuing education with teachers, the pedagogical coordinator encounters situations that may deprive the school of improving knowledge and deepening theoretical-methodological discussions that can enhance to effective changes in the pedagogical work of the school institution.<hr/>Resumen En el presente artículo, buscamos reflexionar sobre las dificultades encontradas por el coordinador pedagógico, en la conducción del proceso de formación continua en curso, con los profesores, en el espacio escolar en que actúa. Este trabajo se basa en una investigación bibliográfica y documental en el análisis de documentos orientadores de la Secretaría de Estado de Educación de Mato Grosso do Sul, así como materiales producidos por estudiosos como Placco y Almeida (2012, 2015), Silva (2022) y Pulchério (2022). Además, utilizamos el concepto de “reflexión en la acción” abordado por Schön (1992) y la experiencia relatada por Mattas, Pedroso y Mattos (2021), en la formación continua en curso en una escuela pública de la red estadual de Mato Grosso do Sul. Para ello, se buscó dilucidar las dificultades actuales enfrentadas por el coordinador pedagógico en diferentes escuelas que ofrecen el Programa de Educación en Tiempo Integral, denominado “Escuela de Autoría”, en la etapa de enseñanza primaria, vistas como obstáculos para el desarrollo de la formación de los profesores de acuerdo con sus necesidades individuales y colectivas. El estudio señaló que, para desarrollar la formación continua en servicio con los profesores, el coordinador pedagógico se encuentra con situaciones que pueden privar la escuela de potenciar los conocimientos y profundizar las discusiones teóricas y metodológicas que permitan contribuir con cambios efectivos en el trabajo pedagógico de la institución escolar. <![CDATA[Initial and continuing teacher education in the context of educational reforms]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200047&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo foi o de analisar as influências propostas pelo Marco de Ação da Educação 2030 nas Resoluções n. 02/2019 e n. 01/2020 do Conselho Nacional de Educação (CNE) para formação inicial e continuada de professores. As propostas foram acordadas no Fórum Mundial de Educação (2015), realizado por organismos internacionais e que teve o Brasil como um de seus signatários. Foi realizada a análise da legislação educacional e dos documentos: “Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável” (2016); Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014); Resoluções CNE n. 02/2015, n. 02/2019 e n. 01/2020; e Base Nacional Comum Curricular (2017 e 2018). A partir das propostas de reformulação implantadas pós-Incheon, é possível perceber diversas modificações no projeto educacional para atender às demandas globais de adequação tecnológica, de formação de mão de obra e de colaborações e parcerias com o setor privado. Novas diretrizes foram publicadas sem a devida discussão ou participação da sociedade, mesmo que o documento supranacional alegue apoiar a luta pelo direito à participação de todas as partes interessadas. As resoluções atuais descaracterizam o trabalho docente como atividade de formação humana, suprimem a autonomia das instituições de Ensino Superior e deixam clara a intenção de assegurar a manutenção das relações de produção.<hr/>Abstract The purpose of this article was to analyze the influences proposed by the Education 2030 Framework for Action in the Resolutions n. 02/2019 e n. 01/2020 of the National Board of Education (CNE) about initial and continuing education for teachers. The proposals were agreed in the World Education Forum (2015), carried out by international organizations, with Brazil as one of its signatories. An analysis was made of the educational legislation and the documents: Incheon Declaration and Framework for Action for the implementation of the Sustainable Goals (2016), National Education Plan (BRASIL, 2014), National Board of Education Resolutions n. 02/2015, n. 2/2019, and n. 01/2020, and National Curricular Basis (2017 and 2018). Based on the proposals to reformulation implanted post-Incheon, it is possible to notice several changes in the educational project to meet global demands for technological adequacy, workforce training, collaborations, and partnerships with the private sector. New guidelines were published without the discussion or participation of society, even if the supranational document claims to support the fight for the right to participate of all interested parties. Current resolutions remove the human formation activity from the teaching work, suppress the autonomy of higher education institutions and make clear the intention to ensure the maintenance of relations of production.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo fue analizar las influencias propuestas por el Marco de Acción de la Educación 2030 en las Resoluciones n. 02/2019 y n. 01/2020 del Consejo Nacional de Educación (CNE) sobre formación inicial y continua de profesores. Las propuestas fueron acordadas en el Foro Mundial de Educación (2015), realizado por organismos internacionales y que tuvo a Brasil como uno de sus signatarios. Fue realizado un análisis de la legislación educativa y de los documentos: “Declaración de Incheon y Marco de Acción para la implementación del Objetivo de Desarrollo Sustentable” (2016); Plan Nacional de Educación (BRASIL, 2014); Resoluciones CNE n. 02/2015, n. 02/2019 y n. 01/2020; y Base Nacional Común Curricular (2017 y 2018). A partir del análisis de las propuestas de reformulación, implantadas post-Incheon, es posible percibir diversas modificaciones en el proyecto educativo para atender las exigencias globales de adecuación tecnológica, de formación de mano de obra y de colaboraciones y parcerías con el sector privado. Nuevas directrices fueron publicadas sin la debida discusión o participación de la sociedad, aunque el documento supranacional declare apoyar la lucha por el derecho a la participación de todas las partes interesadas. Las resoluciones actuales desmontan el trabajo docente como actividad de formación humana, quitando la autonomía de las Instituciones de Educación Superior, dejando clara la intención de asegurar el mantenimiento de las relaciones de producción. <![CDATA[Evaluation and autonomy of children in Early Childhood Education: case study in a Montessorian orientation school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200069&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo sistematiza os dados e reflete sobre as informações coletadas com quatro professores e equipe gestora de uma escola montessoriana, com o objetivo de explicitar como acontece o processo de avaliação na Educação Infantil com ênfase na Pedagogia Montessoriana, bem como procura compreender o processo de desenvolvimento da autonomia das crianças inseridas nesta Pedagogia. A pesquisa foi realizada em uma escola de uma cidade do oeste do Estado de Santa Catarina, com a utilização de questionário aplicado via Google Forms. A análise dos dados segue a perspectiva qualitativa. A base teórica do estudo compõe-se por autores como Vasconcellos (1998), Villas Boas (2004), Montessori (1965, 1992, 2017), Hoffmann (2012a), Barlow (2006), dentre outros. Os resultados permitem entender e conceituar a avaliação na perspectiva montessoriana, bem como compreender de que maneira ela ocorre no contexto da Educação Infantil. Identificou-se que o foco do processo avaliativo está voltado para o desenvolvimento do educando, dando vazão ao exercício da liberdade de expressão, dentro do ritmo de cada criança, valendo-se do espaço e tempo próprio da infância que resulta no desenvolvimento de sua plena autonomia.<hr/>Abstract The article systematizes the data and reflects on the information collected with four teachers and the management team of a Montessorian school, with the objective of explaining how the evaluation process in Early Childhood Education takes place, with an emphasis on Montessorian Pedagogy, as well as seeking to understand the development process of the autonomy of the children included in this Pedagogy. The research was carried out in a school in a city in the west of the state of Santa Catarina, using a questionnaire applied via Google Forms. Data analysis follows a qualitative perspective. The theoretical basis of the study is composed of authors such as Vasconcellos (1998), Villas Boas (2004, 2008), Montessori (1965, 1992, 2017), Hoffmann (2012a), Barlow (2006), among others. The results allow understanding and conceptualizing the evaluation in the Montessorian perspective, as well as understanding how it occurs in the context of Early Childhood Education. It identified that the focus of the evaluation process is on the development of the student, giving vent to the exercise of freedom of expression, within the rhythm of each child, taking advantage of the space and time of childhood that results in the development of their full autonomy.<hr/>Resumen El artículo sistematiza los datos y reflexiona sobre la información recolectadas con cuatro docentes y el equipo directivo de una escuela montessoriana, con el objetivo de explicar cómo se da el proceso de evaluación en Educación Infantil, con énfasis en la Pedagogía Montessoriana, así como buscar comprender el proceso de desarrollo de la autonomía de los niños incluidos en esta Pedagogía. La investigación se llevó a cabo en una escuela de una ciudad del oeste del estado de Santa Catarina, utilizando un cuestionario aplicado a través de Google Forms. El análisis de datos sigue una perspectiva cualitativa. La base teórica del estudio está compuesta por autores como Vasconcellos (1998), Villas Boas (2004, 2008), Montessori (1965, 1992, 2017), Hoffmann (2012a), Barlow (2006), entre otros. Los resultados permiten comprender y conceptualizar la evaluación en la perspectiva montessoriana, así como comprender cómo se da en el contexto de la Educación Infantil. Se identificó que el enfoque del proceso de evaluación está en el desarrollo del estudiante, dando cauce al ejercicio de la libertad de expresión, al ritmo de cada niño, aprovechando el espacio y tiempo de la niñez que redunda en el desarrollo de su plena autonomía. <![CDATA[BNCC and its ways of conducting teaching in the initial years of Elementary School]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200091&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo é decorrente de uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo geral examinar os efeitos produzidos pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas privadas de um município gaúcho. Em especial, o estudo buscou examinar as formas de ser docente constituídas pela efetivação da BNCC em instituições privadas. As bases teóricas utilizadas sustentam-se nas teorizações de Foucault e seus comentadores. O material empírico foi formado por enunciações de dez educadoras, obtidas em entrevistas, ao longo de 2021, sobre suas práticas escolares, mobilizadas pela execução da BNCC. A estratégia analítica posta em ação para operar sobre esse conjunto de enunciações foi a análise do discurso, como proposto por Foucault. O escrutínio do material mostrou que a implementação da BNCC gera um sujeito professor (des)territorializado, realocando-o em um outro local, no qual as regras estão bem definidas, dizendo o que e como os alunos devem aprender e como o docente deve ensinar, garantindo, assim, o funcionamento da racionalidade neoliberal.<hr/>Abstract The article is the result of a Master’s research whose general aim was to examine the effects produced by the implementation of the Brazilian National Common Core Curriculum (Base Nacional Comum Curricular, or BNCC, in Portuguese) in teaching the initial years of Elementary School in private schools in a city in Rio Grande do Sul. In particular, the study sought to examine the ways of being a teacher constituted by the implementation of the BNCC in private institutions. The theoretical bases used are based on the theories of Foucault and his commentators. The empirical material was formed by statements of ten educators, obtained in interviews, throughout 2021, about their school practices, mobilized by the execution of the BNCC. The analytical strategy used to operate on this set of utterances was discourse analysis, as proposed by Foucault. The scrutiny of the material showed that the implementation of the BNCC generates a (de)territorialized teacher subject, relocating him to another place, in which the rules are well defined, saying what and how students should learn, and how the teacher should teach, thus guaranteeing the functioning of neoliberal rationality.<hr/>Resumen El artículo es resultado de una investigación de Maestría cuyo objetivo general fue examinar los efectos producidos por la implementación de la Base Curricular Nacional Común (BNCC) en la enseñanza de los años iniciales de la Enseñanza Primaria en escuelas privadas de un municipio de Rio Grande do Sul. En particular, el estudio buscó examinar los modos de ser docente constituidos por la implementación de la BNCC en instituciones privadas. Las bases teóricas utilizadas se basan en las teorías de Foucault y sus comentaristas. El material empírico estuvo formado por declaraciones de diez educadores, obtenidas en entrevistas, a lo largo de 2021, sobre sus prácticas escolares, movilizadas por la ejecución de la BNCC. La estrategia analítica utilizada para operar sobre este conjunto de enunciados fue el análisis del discurso, tal como lo propone Foucault. El escrutinio del material mostró que la implementación de la BNCC genera un sujeto docente (des)territorializado, reubicándolo en otro lugar, en el que las reglas están bien definidas, diciendo qué y cómo deben aprender los estudiantes, y cómo debe enseñar el docente, garantizando así el funcionamiento de la racionalidad neoliberal. <![CDATA[Early Childhood Education Project in Latin America and the Caribbean: focusing on the poverty infantilization and intersectoriality]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200111&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Abordamos, neste trabalho, as políticas atuais destinadas à educação da infância na América Latina e no Caribe como forma de combate às crises do capital, recomendadas pelos organismos multilaterais (OM). Buscamos analisar o projeto de educação da infância latino-americana e caribenha e suas intencionalidades, sobretudo visando a servir, estrategicamente, às crises do capital dos últimos anos. Nesse ínterim, realçamos o papel da CEPAL e da UNESCO com a emergência dos discursos sobre a infantilização da pobreza e a intersetorialidade, associada às estratégias de focalização de ações e de políticas sociais, dentre estas, as de educação e ações não formais como meio de contenção de crises. O método de pesquisa elencado para análise do fenômeno assenta-se no materialismo histórico, pois a natureza do objeto está organicamente ligada ao movimento circundante socioeconômico e histórico. Congregando ao procedimento analítico-científico proposto, a natureza qualitativa da pesquisa permite a interpenetração dos contrários por meio de pesquisa documental, utilizando-se de variáveis primárias e secundárias em documentos oficiais, parlamentares e jurídicos. Na análise dos programas em nível local, examinamos o Marco Legal pela Primeira Infância (BRASIL, 2016), que demonstrou que a infantilização da pobreza e da intersetorialidade no Brasil é produto das relações contraditórias, utilizadas, sobretudo, como estratégias de conversão do ideológico em natural. Constatamos que o projeto de educação da infância é estreitamente ligado à naturalização da pobreza e das suas formas de manutenção, agregando o binômio educação-economia das redes entre Estado e Mercado como forma de gerenciar a pobreza e produzir o novo ethos individualista e o esforço pessoal das habilidades.<hr/>Abstract In this work, we approach the current policies aimed at Early Childhood Education in Latin America and the Caribbean as a way of combating the crises of capital, recommended by multilateral organizations (OM). We seek to analyze the Latin American and Caribbean childhood education project and its intentions, especially with a view to serving, strategically, the capital crises of recent years. In the meantime, we highlight the role of ECLAC and UNESCO with the emergence of discourses on the infantilization of poverty and intersectoriality, associated with strategies for focusing actions and social policies, among them education and non-formal actions as a means of crisis containment. The research method chosen to analyze the phenomenon is based on historical materialism, as the nature of the object is organically linked to the surrounding socioeconomic and historical movement. In conjunction with the proposed analytical-scientific procedure, the qualitative nature of the research allows for the interpenetration of opposites through documentary research, using primary and secondary variables in official, parliamentary, and legal documents. In the analysis of programs at the local level, we examined the Marco Legal pela Primeira Infância (BRASIL, 2016), which demonstrated that the infantilization of poverty and intersectoriality in Brazil is the product of contradictory relations, used, above all, as strategies for converting the ideological into natural. We found that the childhood education project is closely linked to the naturalization of poverty and its forms of maintenance, adding the binomial education-economy of the networks between the State and Market as a way of managing poverty and producing the new individualist ethos and personal effort of skills.<hr/>Resumen En este trabajo, abordamos las políticas vigentes dirigidas a la Educación Infantil en América Latina y el Caribe como forma de combatir las crisis del capital, recomendadas por organismos multilaterales (OM). Buscamos analizar el proyecto educativo de la niñez latinoamericana y caribeña y sus intenciones, especialmente con miras a atender, estratégicamente, las crisis capitales de los últimos años. En tanto, destacamos el papel de la CEPAL y la UNESCO con el surgimiento de discursos sobre la infantilización de la pobreza y la intersectorialidad, asociada a estrategias de focalización de acciones y políticas sociales, entre ellas, la educación y las acciones no formales como medio de contención de crisis. El método de investigación escogido para analizar el fenómeno se basa en el materialismo histórico, ya que la naturaleza del objeto está orgánicamente ligada al movimiento socioeconómico e histórico que lo rodea. En conjunto con el procedimiento analítico-científico propuesto, el carácter cualitativo de la investigación permite la interpenetración de opuestos a través de la investigación documental, utilizando variables primarias y secundarias en documentos oficiales, parlamentarios y judiciales. En el análisis de los programas a nivel local, examinamos el Marco Legal pela Primeira Infância (BRASIL, 2016), que demostró que la infantilización de la pobreza y la intersectorialidad en Brasil es producto de relaciones contradictorias, utilizadas, sobre todo, como estrategias para convirtiendo lo ideológico en natural. Encontramos que el proyecto de educación infantil está íntimamente ligado a la naturalización de la pobreza y sus formas de mantenimiento, sumando el binomio educación-economía de las redes entre Estado y Mercado como forma de gestionar la pobreza y producir el nuevo ethos individualista y el esfuerzo personal de habilidades. <![CDATA[High School Integrated to Professional Education: human formation in all dimensions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200137&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio versa sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), como meio capaz de promover a formação humana em suas diversas dimensões. Examina características do EMIEP e por que nele deve estar presente a formação humana com o propósito de alargar o debate sobre esta forma de ensino, analisando o seu significado e explicitando os fundamentos que evidenciam a formação humana a partir dos princípios da politecnia e da omnilateralidade. Caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, foi desenvolvido seguindo abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, com incidência em obras de autores que pesquisam sobre a temática. Trata das principais características que constituem o EMIEP e discorre sobre indicadores que demonstram a formação humana em suas dimensões no desenvolvimento do EMIEP. As repercussões indicam que o EMIEP deve ser instrumento para superar a formação dual, segmentada e utilitária e formar para a dimensão do trabalho em seus sentidos ontológico e histórico, garantindo as dimensões indissociáveis do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia e a promoção da formação humana integral.<hr/>Abstract This essay is about s High School Integrated with Professional Education (EMIEP) as a means of promoting human formation in its various dimensions. It examines the characteristics of the EMIEP and why it should be present human formation with the purpose of broadening the debate about this form of education, analyzing its meaning and explaining the foundations that highlight the human formation from the principles of polytechnics and omnilateralism. Characterized as exploratory and descriptive research, it was developed following a qualitative approach by means of bibliographic research with incidence on the works of authors who research on the theme. It deals with the main characteristics that constitute the EMIEP and discusses indicators that demonstrate the human formation in its dimensions in the development of the EMIEP. The repercussions indicate that the EMIEP should be an instrument to overcome the dual, segmented and utilitarian training and form for the dimension of work in its ontological and historical meanings, ensuring the inseparable dimensions of work, science, culture and technology, and the promotion of integral human training.<hr/>Resumen Este ensayo trata del Bachillerato Integrado a la Educación Profesional (EMIEP), como medio para promover la formación humana en sus diversas dimensiones. Examina las características de la EMIEP y por qué debe estar presente la formación humana con el fin de ampliar el debate sobre esta forma de educación, analizando su significado y explicando los fundamentos que destacan la formación humana desde los principios de la politécnica y la omnilateralidad. Caracterizada como investigación exploratoria y descriptiva, se desarrolló siguiendo el enfoque cualitativo a través de la investigación bibliográfica con incidencia en obras de autores que investigan sobre el tema. Aborda las principales características que constituyen el EMIEP y discute los indicadores que demuestran la formación humana en sus dimensiones en el desarrollo del EMIEP. Las repercusiones indican que el EMIEP debe ser un instrumento para superar la formación dual, segmentada y utilitaria y formar para la dimensión del trabajo en sus significados ontológicos e históricos, asegurando las dimensiones inseparables del trabajo, la ciencia, la cultura y la tecnología y la promoción de la formación humana integral. <![CDATA[Prison education in a federal prison: the challenges of teachers facing this reality]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200155&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo apresentar algumas políticas de educação aos privados de liberdade e discutir os desafios dos professores de se educar em contexto do sistema prisional. Iniciamos problematizando a experiencia de se estar entre as grades e as paredes da prisão, com foco nos privados de liberdade. Apresentaremos algumas políticas articuladas à educação nas prisões brasileiras e a escola como espaço de ressocialização. Por fim, trazemos o professor e os desafios de se educar na contemporaneidade e em sistema prisional, considerando que compreender e valorizar as diferenças requer ressignificações de saberes, experiências, vivências, concepções para aprender e ensinar em contextos de currículos abertos, vivos, complexos e diversos que emergem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com os privados de liberdade. Muitos são os desafios enfrentados pelos professores que desenvolvem este trabalho docente, como refletir sobre sua prática constantemente, valorizando aspectos da inclusão, da autonomia, além de formar-se e formar o outro em espaços de trocas e de diálogos. Considerar que os privados de liberdade também são representantes e pertencentes da sociedade em que estamos inseridos é indispensável.<hr/>Abstract This article is an excerpt from a doctoral research and aims to present some education policies for incarcerated individuals and discuss the challenges of educating within the prison system. We begin by problematizing the experience of being between bars and walls in prison, focusing on the incarcerated individuals. We will present some policies related to education in Brazilian prisons and the school as a space for resocialization. Finally, we discuss the challenges faced by teachers in contemporary times and the prison system, considering that understanding and valuing differences requires re-significations of knowledge, experiences, concepts, and practices for learning and teaching in contexts of open, vibrant, complex, and diverse curricula that emerge in Adult and Youth Education (EJA) and with incarcerated individuals. Teachers face many challenges in this educational work, such as reflecting on their practice constantly, valuing aspects of inclusion and autonomy, and forming themselves and others in spaces of exchange and dialogue. It is essential to consider that incarcerated individuals are also representatives and members of the society in which we are all inserted.<hr/>Resumen Este artículo es un extracto de una investigación doctoral y tiene como objetivo presentar algunas políticas educativas para los privados de libertad y discutir los desafíos de los profesores para educar en el contexto del sistema penitenciario. Comenzamos problematizando la experiencia de estar entre rejas y paredes en prisión, centrándonos en los privados de libertad. Presentaremos algunas políticas relacionadas con la educación en las prisiones brasileñas y la escuela como espacio de resocialización. Por último, abordamos los desafíos que enfrentan los profesores en la contemporaneidad y en el sistema penitenciario, considerando que comprender y valorar las diferencias requiere resignificaciones de conocimientos, experiencias, vivencias, conceptos y prácticas para aprender y enseñar en contextos de planes de estudios abiertos, vibrantes, complejos y diversos que emergen en la educación de jóvenes y adultos (EJA) y con los privados de libertad. Los profesores enfrentan muchos desafíos en este trabajo educativo, como reflexionar constantemente sobre su práctica, valorar aspectos de inclusión, de autonomía, y formarse y formar a otros en espacios de intercambio y diálogo. Es esencial considerar que los privados de libertad también son representantes y miembros de la sociedad en la que todos estamos insertos. <![CDATA[“Mom, There’s a Drag Queen Telling Stories!”: curriculum, (re)existence and investment in imagination and self-production in the community]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200177&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente trabalho tem o objetivo de analisar a atividade literária Drag Queen Story Hour (DQSH) e suas potencialidades. Iniciada na cidade de São Francisco (Califórnia, EUA), no ano de 2015, a ação vem permeando fronteiras e se vendo diante de diferentes enfrentamentos ao movimento neoconservador. Sendo assim, também nos interessa examinar os investimentos do movimento neoconservador e seu projeto moral neoliberal, que, aliado ao pânico moral e ficções, como os valores tradicionais de família, deseja silenciar, invisibilizar e estigmatizar sujeitos e processos de vida que coloquem as falácias neoliberais sob suspeita e desnudam os processos de subalternização das diferenças segundo os interesses da onda neoconservadora, promovendo um ambiente crítico à ressignificação de saberes, práticas, valores e, consequentemente, aos processos de educação. Como perspectiva teórico-metodológica, buscamos aporte em contribuições de perspectivas pós-modernas, como os estudos foucaultianos e os estudos de gênero e sexualidade, refletindo acerca do caráter produtivo da linguagem, assim como suas possibilidades de (re)existência e subversão. Assim, defendemos que produzir uma pedagogia outra envolve reconhecer a pluralidade e particularidade de nossa sociedade e seus indivíduos, bem como permitir que cada pessoa possa falar, ser ouvida e construir sua própria história.<hr/>Abstract This paper aims to analyze a literary activity called Drag Queen Story Hour (DQSH) and its potentialities. The action, which was initiated in San Francisco (California - USA) in 2015, has been permeating borders and facing different confrontations from the neoconservative movement. Consequently, it is also our interest to examine the investments of the neoconservative movement and its neoliberal moral project that, allied to the moral panic and fictions such as the traditional family values, desires to silence, make invisible, and stigmatize subjects and life processes that put under suspicion neoliberal fallacies, and reveal the subalternization processes of the difference according to the interests of the neoconservative wave, promoting a critical environment to resignifications of knowledge, practices, values and, consequently, to education processes. From theoretical and methodological perspectives we seek support in contributions from postmodern perspectives such as Foucault studies and Gender and Sexuality studies, considering the productive character of language in addition to its possibilities of (re)existence and subversion. Therefore, we defend that, producing another pedagogy involves recognizing the plurality and particularity of our society and its individuals, as well as permitting that each person be able to speak, to be heard, and to write their own story.<hr/>Resumen El presente trabajo tiene como objetivo analizar la actividad literaria Drag Queen Story Hour (DQHS) y sus potencialidades. Iniciada en la ciudad de San Francisco (California - EUA), en 2015, la acción ha ido traspasando fronteras y afrontando distintos enfrentamientos con el movimiento neoconservador. Por lo tanto, también nos interesa examinar las inversiones del movimiento neoconservador y su proyecto moral neoliberal, que, combinado con el pánico moral y las ficciones, como los valores tradicionales de la familia, quiere silenciar, invisibilizar y estigmatizar a los sujetos y procesos de vida que sitúan las falacias neoliberales bajo sospecha y exponen los procesos de subalternización de las diferencias según los intereses de la corriente neoconservadora, promoviendo un ambiente crítico para la resignificación de los saberes, las prácticas, los valores y, en consecuencia, los procesos de educación. Como perspectiva teórico-metodológica, buscamos aporte desde perspectivas posmodernas, como los estudios foucaultianos y los estudios de género y sexualidad, reflexionando sobre el carácter productivo del lenguaje así como sus posibilidades de (re)existencia y subversión. Así, defendemos que producir otra pedagogía implica reconocer la pluralidad y particularidad de nuestra sociedad y sus individuos, así como permitir que cada uno hable, se escuche y construya su propia historia. <![CDATA[“Why can’t you be normal?”: childhoods and cultural curricula in the animation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200195&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Por meio da animação “Float” (2019), um curta-metragem produzido pela Pixar e distribuído pela Disney, somos motivados/as a pensar sobre os fatores que tentam padronizar comportamentos. O curta, então, atua como um currículo cultural não escolar que remete à ideia de “normalidade”, a qual tem sido relacionada ao masculino, à branquitude, à jovialidade, à heterossexualidade, à cisgeneridade e à religião cristã, dentre outros marcadores identitários. Como as crianças que não se enquadram nessas condições acerca de “normalidade” são tratadas pelos/as demais? Para respondermos a esta pergunta, objetivamos analisar representações circuladas em artefatos da cultura visual, que contemplem temáticas afetas às diferenças e às infâncias. Para tanto, elaboramos uma pesquisa a partir dos Estudos de Gênero e Estudos da Cultura Visual, organizada em três momentos. O primeiro, uma apresentação de aspectos teóricos dando ênfase ao currículo cultural; o segundo, uma contextualização histórica sobre como as opressões de gênero têm atuado na produção de corpos, desde as infâncias; e o terceiro, uma análise do curta-metragem “Float” (2019).<hr/>Abstract Through the animation “Float” (2019), a short film produced by Pixar and distributed by Disney, we are motivated to think about the factors that try to standardize behaviors. The short film, then, acts as a non-school cultural curriculum that refers to the idea of “normality”, which has been related to masculinity, whiteness, joviality, heterosexuality, cisgenderism, and the Christian religion, among other identity markers. How are children who do not fit into these conditions about “normality” treated by others? To answer this question, we aim to analyze representations circulated in artifacts of visual culture, which include themes related to differences and childhood. To this end, we developed a research based on Gender Studies and Visual Culture Studies, organized in three moments. The first, a presentation of theoretical aspects emphasizing the cultural curriculum; the second, a historical contextualization on how gender oppressions have acted in the production of bodies, since childhood; and the third, an analysis of the short film “Float” (2019).<hr/>Resumen La animación “Float” (2019), cortometraje producido por Pixar y distribuido por Disney, nos motiva a reflexionar sobre los factores que intentan estandarizar conductas. El cortometraje, entonces, actúa como un currículo cultural no escolar que remite a la idea de “normalidad”, la cual ha sido relacionada con la masculinidad, la blanquitud, la jovialidad, la heterosexualidad, el cisgenerismo y la religión cristiana, entre otros marcadores identitarios. ¿Cómo son tratados por los demás los niños que no encajan en estas condiciones de “normalidad”? Para responder a esta pregunta, nuestro objetivo es analizar las representaciones que circulan en los artefactos de la cultura visual, que incluyen temas relacionados con las diferencias y la infancia. Para ello, desarrollamos una investigación basada en los Estudios de Género y los Estudios de Cultura Visual, organizada en tres momentos. El primero, una presentación de aspectos teóricos con énfasis en el currículo cultural; la segunda, una contextualización histórica sobre cómo han actuado las opresiones de género en la producción de los cuerpos, desde la niñez; y el tercero, un análisis del cortometraje “Float” (2019). <![CDATA[Sexual division of labor and its relationship to science, technology and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200223&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo do artigo é identificar a relação entre a ciência, a tecnologia e o trabalho no ambito da Divisão Sexual do Trabalho, com destaque para as implicações dessa relação para os campos do trabalho e da educação. O procedimento metodológico adotado foi bibliográfico, que consistiu em identificar dados e informações embasadas em literatura especializada sobre conceitos teóricos que relatam o tema. Este procedimento, ainda, assumiu uma atitude exploratória de caráter analítico e interpretativo. Por meio desse procedimento, foi possível identificar, nos âmbitos quantitativo e qualitativo, a ascensão das mulheres na carreira dentro da ciência, da tecnologia e do trabalho, mas também a forte masculinização dos cursos de tecnologia, por meio dos princípios primordiais da divisão sexual do trabalho: o da separação entre trabalho e conhecimento de acordo com o sexo e a hierarquização, em que o trabalho realizado majoritariamente pelo homem possui maior valorização social e financeira.<hr/>Abstract The objective of the article is to identify the relationship between science, technology, and work within the scope of the Sexual Division of Labor, highlighting the implications of this relationship for the field of work and education. The methodological procedure adopted was bibliographic, which consisted of identifying data and information based on specialized literature on theoretical concepts that report the theme. This procedure also assumed an exploratory attitude of an analytical and interpretive character. Through this procedure, it was possible to identify, in the quantitative as in the qualitative scope, a number of women on the rise in the career within science, technology, and work, but also the strong masculinization of technology courses, through the primordial principles of the sexual division of the work: the separation between work and knowledge according to sex and the hierarchy, in which the work performed mostly by men has greater social and financial appreciation.<hr/>Resumen El objetivo del artículo es identificar la relación entre ciencia, tecnología y trabajo en el ámbito de la División Sexual del Trabajo, destacando las implicaciones de esta relación para el campo del trabajo y la educación. El procedimiento metodológico adoptado fue el bibliográfico, que consistió en identificar datos e informaciones a partir de literatura especializada sobre conceptos teóricos que relatan el tema. Este procedimiento asumió también una actitud exploratoria de carácter analítico e interpretativo. A través de este procedimiento, fue posible identificar, en el ámbito cuantitativo como cualitativo, un número de mujeres en ascenso en la carrera dentro de la ciencia, la tecnología y el trabajo, pero también la fuerte masculinización de los cursos de tecnología, a través de los principios primordiales de la división sexual del trabajo: el de la separación entre trabajo y saber según sexo y jerarquía, en el que el trabajo realizado mayoritariamente por hombres tiene mayor valor social y económico. <![CDATA[The process of inclusion in education in the context of the pandemic: challenges of teacher education in an inclusive perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200243&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, buscamos refletir sobre o processo de inclusão educacional no contexto da pandemia, problematizando o papel da universidade diante dos desafios da formação docente numa perspectiva inclusiva. A pandemia nos forçou a adotar como principal estratégia o ensino remoto emergencial, transpondo, para o ambiente virtual, desafios enfrentados no presencial quanto à inclusão e acessibilidade de pessoas que, por possuírem alguma deficiência ou outra necessidade educativa especial, enfrentam barreiras no ambiente escolar. Acreditamos que não podemos seguir adiante sem levar em conta as consequências que o ensino remoto nos trouxe. Assim, neste artigo, interessa-nos focalizar como se potencializaram os processos de exclusão daqueles alunos que, mesmo no ensino presencial, já enfrentavam barreiras à aprendizagem e participação, seja em razão das metodologias de ensino, seja em razão da organização curricular, da avaliação, da falta de conhecimento dos professores para responder às necessidades educacionais especiais dos estudantes e da organização dos espaços e tempos escolares. A realidade que se impôs nesse momento, somada ao histórico da formação docente no Brasil, mostrou-nos a urgência de a universidade promover e recriar propostas formativas que contemplem as questões relativas ao processo de inclusão em educação. Como demonstramos no texto, a extensão universitária, pela via da metodologia colaborativa, pode ser um espaço rico para refletir outras possibilidades de ensinar e aprender.<hr/>Abstract In this article, we seek to reflect about the process of educational inclusion in the context of the pandemic, questioning the role of the university in the face of the challenges of teacher education in an inclusive perspective. The pandemic forced us to adopt emergency remote teaching as the main strategy, transposing to the virtual environment challenges faced in the classroom regarding the inclusion and accessibility of people who, due to a disability or other special educational need, face barriers in the school environment. We believe that we cannot move forward without considering the consequences that remote learning has brought us. Thus, in this article, we are interested in focusing on how the processes of exclusion of those students who, even in face-to-face teaching, already faced barriers to learning and participation, whether due to teaching methodologies, curriculum organization, assessment, or lack of knowledge of teachers to respond to the special educational needs of students and the organization of school spaces and times. The reality that imposed itself at that time, added to the history of teacher education in Brazil, showed us the urgency of the university to promote and recreate training proposals that address issues related to the process of inclusion in education. As we demonstrated in the text, university extension, through the collaborative methodology, can be a rich space to reflect other possibilities of teaching and learning.<hr/>Resumen En este artículo, buscamos reflexionar sobre el proceso de inclusión en la educación en el contexto de la pandemia, cuestionando el rol de la universidad frente a los desafíos de la formación docente en una perspectiva inclusiva. La pandemia nos obligó a adoptar el aprendizaje remoto de emergencia como estrategia principal. Esta estrategia traspuso al entorno virtual los desafíos que se enfrentan en los espacios presenciales en cuanto a la inclusión y accesibilidad de personas que, por tener una discapacidad u otra necesidad educativa especial, enfrentan barreras de aprendizaje y participación. Creemos que no podemos avanzar sin tener en cuenta las consecuencias que nos ha traído la enseñanza a distancia. Así, en este artículo nos interesa centrarnos en cómo se potenciaron los procesos de exclusión de aquellos estudiantes que, aún en la enseñanza presencial, ya enfrentaban barreras para el aprendizaje y la participación, ya sea por las metodologías de enseñanza, o por de la organización curricular, la evaluación, el desconocimiento de los docentes para dar respuesta a las necesidades educativas especiales de los alumnos y la organización de los espacios y tiempos escolares. La realidad que se impuso en este momento, sumada a la historia de la formación docente en Brasil, nos mostró la urgencia de la universidad para promover y recrear propuestas formativas que aborden los temas que atraviesan el proceso de inclusión en la educación. Como demostramos en el texto, la extensión universitaria, a través de la metodología colaborativa, puede ser un espacio rico para pensar en otras posibilidades de enseñanza y aprendizaje. <![CDATA[Remote and hybrid learning connecting a school community amid COVID-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200267&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é discutir práticas de formação remota de uma comunidade escolar em meio ao contexto pandêmico da covid-19. Metodologicamente, buscamos nos apoiar na revisão de literatura, na pesquisa documental e na pesquisa de campo sobre a formação continuada de uma comunidade escolar para integrar o ensino remoto. Entre os resultados encontrados nesta pesquisa, gostaríamos de destacar o novo normal pós-pandemia, o qual exige dos profissionais da educação novas habilidades, entre as quais salientamos a do uso de recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), bem como a superação do processo de precarização da educação a distância, do ensino remoto e do ensino presencial. Além disso, foi possível observar, por meio deste estudo, que o ensino remoto, assim como todas as atividades humanas e tecnológicas, vem apontando uma ruptura paradigmática acelerada pelo novo normal que a covid-19 impôs à sociedade como um todo, trazendo à luz do dia e para o dia a dia das pessoas os resultados advindos das descobertas da química fina, da microeletrônica e da nanotecnologia, revolucionando, assim, todas as formas de viver e conviver do cidadão do século XXI.<hr/>Abstract This article aims to discuss remote training practices of a school community in the pandemic context of COVID-19. Methodologically, we sought support on the literature review, documentary research, and field research on the continued formation of a school community to integrate remote learning. Among the results found in this research, we would like to highlight the post-pandemic new normal, which requires new skills from education professionals, among which we highlight the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) resources, as well as the overcoming process of the precariousness of distance learning, remote learning, and face-to-face learning. In addition, it was possible to observe, through this study, that remote learning, as well as all human and technological activities, has been pointing to a paradigm shift accelerated by the new normal that COVID-19 has imposed on society as a whole, bringing the light of day and to people’s daily lives the results arising from the discoveries of fine chemistry, microelectronics, and nanotechnology, thus revolutionizing all the ways of living and coexisting of the citizen of the 21st century.<hr/>Resumen El propósito de este artículo es discutir las prácticas de capacitación remota de una comunidad escolar en medio a un mundo pandémico de la COVID-19. Metodológicamente, buscamos apoyarnos en la revisión bibliográfica, la investigación documental y de la investigación de campo sobre la formación continua de una comunidad escolar para integrar la enseñanza remota. Entre los resultados encontrados en la encuesta, nos gustaría destacar la nueva normalidad pospandemia, la cual requerirá nuevas habilidades por parte de los profesionales de la educación, entre las que destacamos el uso de recursos de las Tecnologías Digitales de la Información y de la Comunicación (TDIC), así como la superación del proceso de precariedad de la educación a distancia, la enseñanza remota y la enseñanza presencial. Además, se pudo observar, a través de este estudio, que, la enseñanza remota, así como todas las actividades humanas y tecnológicas, ha venido apuntando a un cambio de paradigma acelerado por la nueva normalidad que la COVID-19 impuso a la sociedad en su conjunto, trayendo a la luz del día y al día a día de las personas los resultados derivados de los descubrimientos de la química fina, la microelectrónica y la nanotecnología, revolucionando, así, todas las formas de vivir y convivir del ciudadano del siglo XXI. <![CDATA[Educational city and curriculum in the decolonial perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200289&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como proposta apresentar possíveis articulações entre a ideia da Cidade Educativa e currículos outros sob a perspectiva decolonial. O objetivo aqui é pensar os modos pelos quais a cidade educa e os sujeitos e grupos aprendem, por meio de processos culturais e práticas educativas construídas nas instituições educativas ou potencialmente educativas e fora delas, estabelecendo diálogos e relações com o currículo escolar. Deste modo, articular saberes e fazeres que colaborem para o enfrentamento e possível superação dos pilares da Modernidade/Colonialidade. A estratégia de mapeamento do que existe na cidade em termos de coletivos, equipamentos, instituições formais e não formais que desenvolvam práticas educativas e processos culturais articulados ao gênero, raça e classe, constitui um modo de fazer um levantamento que possa servir como espaços-tempos de luta, resistência e invenção. O referencial de ancoragem conta com autores/as da Educação e da perspectiva decolonial, como Trilla, Palhares, Dussel, Mignolo, Ballestrin, entre outros/as. Espera-se poder articular processos culturais e práticas educativas e que os resultados analisados colaborem para constituir a ideia da Cidade Educativa sob a perspectiva decolonial, que aponte possibilidades de enfrentamento de formas de poder calcadas no machismo, no sexismo e no classismo e modos outros de formação de sujeitos e construção de identidades.<hr/>Summary This article proposes to present possible articulations between the idea of the Educational City and other curricula from a decolonial perspective. The objective here is to think about how the city educates and the subjects and groups learn, through cultural processes and educational practices built in educational or potentially educational institutions and outside them, establishing dialogues and relationships with the school curriculum. In this way, to articulate knowledge and actions that collaborate to face and possible overcome the pillars of Modernity/Coloniality. The strategy of mapping what exists in the city in terms of collectives, equipment, formal and non-formal institutions that develop educational practices and cultural processes articulated to gender, race, and class, constitutes a way of making a survey that can serve as spaces-times of struggle, resistance, and invention. The anchoring framework has authors from Education and the decolonial perspective, such as Trilla, Palhares, Dussel, Mignolo, Ballestrin, among others. It is expected to be able to articulate cultural processes and educational practices and that the analyzed results collaborate to constitute the idea of the Educative City from a decolonial perspective, which points to possibilities of confronting forms of power based on misogyny, sexism and classism, and other ways of formation of subjects and construction of identities.<hr/>Resumen Este artículo se propone presentar posibles articulaciones entre la idea de Ciudad Educadora y otros currículos desde una perspectiva decolonial. El objetivo aquí es pensar las formas en que la ciudad educa y los sujetos y grupos aprenden, a través de procesos culturales y prácticas educativas construidas en las instituciones educativas o potencialmente educativas y fuera de ellas, estableciendo diálogos y relaciones con el currículo escolar. De esta forma, articular saberes y acciones que colaboren para enfrentar y posiblemente superar los pilares de la Modernidad/Colonialidad. La estrategia de mapear lo existente en la ciudad en cuanto a colectivos, equipamientos, instituciones formales y no formales que desarrollan prácticas educativas y procesos culturales articulados al género, raza y clase, constituye una forma de hacer un relevamiento que puede servir como espacios-tiempos de lucha, resistencia e invención. El marco de anclaje cuenta con autores/as de la Educación y de la perspectiva decolonial, como Trilla, Palhares, Dussel, Mignolo, Ballestrin, entre otros/as. Se espera poder articular procesos culturales y prácticas educativas y que los resultados analizados colaboren para constituir la idea de Ciudad Educativa desde una perspectiva decolonial, que apunta posibilidades de confrontar formas de poder basadas en el machismo, el sexismo y el clasismo y otras maneras de formación de sujetos y construcción de identidades. <![CDATA[Cinema and education from the perspective of equality of intelligences: reflections on seeing and making films as constructions of a common for the curriculum productions with basic education students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000200311&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, são investigadas práticas artístico-pedagógicas com cinema do projeto cultural REALIZACINE em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. O projeto em questão, desde o ano de 2021, desenvolve ações educativas junto a estudantes da educação básica centradas nos gestos de ver e fazer filmes, partindo da condição central de igualdade de inteligências entre os envolvidos. Perspectiva esta que tensiona as fronteiras curriculares e produz, como lócus da prática, construções com e entre os sujeitos, em articulação com os diferentes saberes produzidos nas relações, e que aposta numa Pedagogia da Criação, colocando os estudantes como espectadores e criadores de filmes, incidindo em possíveis produções curriculares com o cinema relacionadas ao espaço escolar. Procurou-se desenvolver a atividade da pesquisa educacional pela dimensão na qual se habita a própria prática educativa, como alternativa para estabelecer os caminhos investigativos pelo par experiência/sentido (LARROSA, 2002). Apresentando o exercício do Minuto Lumière (FRESQUET, 2013a, 2014) aos estudantes, produziram-se artefatos investigativos, como: uma curadoria inicial dos filmes exibidos, notas e registros em caderno de campo, fotografias, além dos próprios filmes dos estudantes realizados nas práticas, de modo a representar o conjunto de materiais para tecer reflexões sobre noções de um “comum”, como construção curricular com o cinema. Nesse sentido, a reflexão a seguir está atravessada pelas ponderações de Jacques Rancière, Larrosa, Fresquet, entre outros autores de relevância.<hr/>Abstract This article investigates artistic-pedagogical practices with cinema of the cultural project REALIZACINE in two public schools in the city of Rio de Janeiro. Since 2021, the project in question has been developing educational actions with basic education students focused on the gestures of watching and making films, based on the central condition of equality of intelligences among those involved. This perspective tensions the curricular boundaries and produces, as locus of practice, constructions with and between the subjects, in conjunction with the different knowledge produced in the relationships, and bets on a Pedagogy of Creation placing students as spectators and creators of films, focusing on possible curricular productions with cinema related to the school space. We sought to develop the activity of educational research by the dimension in which the educational practice itself is inhabited, as an alternative to establish investigative paths by the experience/meaning pair (LARROSA, 2002). Introducing the Lumière Minute exercise (FRESQUET, 2013a, 2014) to students, investigative artifacts were produced, such as the films shown, notes and records in the field notebook, photographs, in addition to the students’ own films made in practices, in order to represent the set of materials to weave reflections on the senses of a “common”, as curricular construction with cinema. In this sense, the following reflection is crossed by the reflections of Jacques Rancière, Larrosa, Fresquet, among other relevant authors.<hr/>Resumen Este artículo investiga las prácticas artístico-pedagógicas con el cine del proyecto cultural REALIZACINE en dos escuelas públicas de la ciudad de Río de Janeiro. El proyecto en cuestión, desde 2021, desarrolla actividades educativas con estudiantes de educación básica centradas en los gestos de ver y hacer películas, a partir de la condición central de igualdad de inteligencias entre los involucrados. Esta perspectiva, que tensiona los límites curriculares y produce, como locus de práctica, construcciones con y entre los sujetos, en articulación con los diferentes saberes producidos en las relaciones, y que apuesta por una Pedagogía de la Creación situando a los estudiantes como espectadores y creadores de películas, centrándose en posibles producciones curriculares con cine afines al espacio escolar. Procuramos desarrollar la actividad de investigación educativa por la dimensión en que habita la propia práctica educativa, como alternativa para establecer caminos investigativos a través del binomio experiencia/sentido (LARROSA, 2002). Al presentar el ejercicio Minuto Lumière (FRESQUET, 2013a, 2014) a los estudiantes, se produjeron artefactos investigativos, tales como: las películas proyectadas, notas y registros en el cuaderno de campo, fotografías, además de las películas propias de los estudiantes realizadas en las prácticas, de manera a representar el conjunto de materiales para tejer reflexiones sobre nociones de un “común”, como construcción curricular con el cine. En este sentido, la siguiente reflexión está atravesada por las reflexiones de Jacques Rancière, Larrosa, Fresquet, entre otros autores relevantes.