Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Política e Administração da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2447-419320180003&lang=pt vol. 34 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932018000300689&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Partindo da inexistência no Brasil de consórcios públicos exclusivamente de educação nos termos da Lei de Consórcios Públicos (Lei nº 11.107/2005), este artigo toma como referência o Consórcio de Educación de Barcelona, experiência única na Espanha de gestão compartilhada de redes públicas de ensino entre governos, com o objetivo de compreender seu modelo de gestão e identificar seus resultados e desafios. Por meio de um estudo de caso, constataram-se limitações para a implementação de programas e desafios oriundos das preferências e herança dos governos, embora o consórcio tenha permitido a superação de problemas na cobertura da rede de atendimento e de sobreposições na gestão.<hr/>Abstract Based on the lack of public consortiums under the Public Consortia Law (Law nº 11.107/2005) exclusively of education in Brazil, this article takes as reference the Barcelona Education Consortium, a unique experience in Spain of shared management of public education networks between governments, with the objective of understanding its management model and identifying its results and challenges. Through a case study, limitations were found for the implementation of programs and challenges arising from the preferences and inheritance of the governments, although it allowed the overcoming of problems in the coverage of the service network and overlaps in the management.<hr/>Resumen Partiendo de la inexistencia en Brasil de consorcios públicos exclusivamente de educación, bajo la Ley de Consórcios Públicos (Ley nº 11.107/2005), este artículo toma como referencia el Consorcio de Educación de Barcelona, experiencia única en España de gestión compartida de redes públicas de enseñanza entre gobiernos, con el objetivo de comprender su modelo de gestión e identificar sus resultados y desafíos. Por medio de un estudio de caso, se constataron limitaciones para la implementación de programas y desafíos oriundos de las preferencias y de la herencia de los gobiernos, aunque el consorcio haya permitido la superación de problemas en la cobertura de la red de atendimiento y de sobreposiciones en la gestión. <![CDATA[A qualidade da educação superior em contexto emergente: uma aproximação na perspectiva da produção acadêmica recente (2007 - 2017)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932018000300711&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, buscamos sistematizar a produção do conhecimento, entre o período de 2007 e 2017, sobre o tema Qualidade da Educação Superior, a fim de compreender como é este apresentado pelas comunidades de pesquisa inseridas junto aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros. Na produção dos dados, utilizamos os princípios de Estado de Conhecimento, com foco na pesquisa de caráter exploratório, inventariante e descritivo. Como resultados, temos a qualidade percebida a partir da excelência universitária, da formação dos sujeitos e da missão da Universidade junto à sociedade.<hr/>Abstract In this article, we seek to systematize the production of knowledge between the period 2007 and 2017 on the topic of Higher Education Quality, in order to understand how it is presented by the research communities inserted in the stricto sensu Brazilian Postgraduate Programs. In the data production, we use the principles of Knowledge State, with a focus on the research of an exploratory, inventorying and descriptive character. As a result, we have the quality perceived from the university excellence, the training of the subjects and the mission of the University with society.<hr/>Resumen En este artículo, buscamos sistematizar la producción del conocimiento, entre el período de 2007 y 2017, sobre el tema Calidad de la Educación Superior, a fin de comprender cómo el mismo es presentado por las comunidades de investigación insertadas junto a los Programas de Postgrado stricto sensu brasileños. En la producción de los datos, utilizamos los principios de Estado de Conocimiento, con foco en la investigación de carácter exploratorio, inventariante y descriptivo. Como resultados, tenemos la calidad percibida a partir de la excelencia universitaria, de la formación de los sujetos y de la misión de la Universidad junto a la sociedad. <![CDATA[Artes de governo, anarqueologia e assinaturas na geração de modelos analíticos no campo da Administração educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932018000300727&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo assume a noção de governamentalidade como ferramenta teórica fundamental na análise das categorias que estruturam as teorias administrativas em educação na atualidade. O objetivo consiste em desdobrar metodologicamente uma anarqueologia dos saberes da Administração educacional, seguindo as análises de Michel Foucault e Giorgio Agamben sobre o poder pastoral e a teologia econômica. Como resultado, delineia-se uma leitura alternativa sobre a subsunção recente do conceito de administração pelos paradigmas de gestão no contexto da globalização neoliberal.<hr/>Abstract The article assumes the notion of governmentality as a fundamental theoretical tool in the analysis of the categories that structure the administrative theories in education today. The objective is to unfold methodologically an anarchaeology of the knowledges of the Educational Administration, following the analyzes of Michel Foucault and Giorgio Agamben on pastoral power and economic theology. As a result, an alternative reading is delineated about the recent subsumption of the concept of management by administration paradigms in the context of neoliberal globalization.<hr/>Resumen El artículo asume la noción de gubernamentalidad como una herramienta teórica fundamental en el análisis de las categorías que estructuran las teorías administrativas en educación en la actualidad. El objetivo consiste en desplegar metodológicamente una anarqueología de los saberes de la Administración educativa, siguiendo los análisis de Michel Foucault y Giorgio Agamben sobre el poder pastoral y la teología económica. Como resultado, se delinea una lectura alternativa sobre la subsunción reciente del concepto de administración por los paradigmas de gestión en el contexto de la globalización neoliberal. <![CDATA[Contornos da produção acadêmica sobre gestão democrática do ensino público em teses e dissertações da área da educação (1996-2015)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932018000300749&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem por objetivo refletir a respeito das características da produção acadêmica sobre gestão democrática do ensino público na Educação Básica, compreendidas as teses e dissertações da área da Educação publicadas no período de 1996 a 2015, constantes no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Os dados foram submetidos a análise quanti-qualitativa e os resultados evidenciam um impulso no número de trabalhos no último Quadriênio do período, prevalecendo enfoques na interface com as políticas educacionais e em experiências concretas de gestão. Conclui que a dinâmica e o perfil das produções sugerem uma progressiva projeção do tema apoiada na dimensão política da gestão educacional.<hr/>Abstract The purpose of this article is to think over the features of academic production on the democratic management of public schools in basic education, including theses and dissertations on Education published between 1996 and 2015, referred in the Theses and Dissertations Catalog of Capes. Data were submitted to quantitative and qualitative analysis and results imply an increase in the number of papers in the last four years of the analyzed period, with prevailing approaches on educational policies and concrete management experiences. It concludes that the dynamics and profile of the papers suggest a growing relevance of the theme supported by the political dimension of educational management.<hr/>Resumen El artículo tiene por objetivo reflexionar sobre las características de la producción académica sobre la gestión democrática de la enseñanza pública en la educación básica, incluyendo las tesis y disertaciones del área de la Educación, publicadas entre 1996 y 2015, referidas en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de Capes. Los datos se sometieron a análisis cantitativos y calitativos y los resultados evidencian un aumento en el número de trabajos en los últimos cuatro años del período analizado, con enfoques prevalecientes sobre las políticas educativas y las experiencias de gestión concretas. Concluye que la dinámica y el perfil de las producciones sugieren una creciente proyección del tema respaldado en la dimensión política de la gestión educativa. <![CDATA[Fatores motivacionais e contribuições das mobilidades internacionais de estudantes de uma instituição federal do Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932018000300775&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar as motivações e contribuições da mobilidade acadêmica internacional para os alunos de uma Instituição Federal do Rio Grande do Sul. Por meio dos resultados apresentados, foi possível identificar os fatores que motivaram a realização de intercâmbio pelos estudantes, os quais parecem estar mais relacionados a experiências pessoais quando comparados com objetivos profissionais. Entre as razões que motivaram a escolha do país de destino do intercâmbio, percebeu-se que fatores relacionados à estrutura que o país de destino oferece, com baixos custos, boa infraestrutura e instituições acadêmicas atraentes, são razões significativas para a escolha do país de destino do estudante em mobilidade acadêmica da instituição analisada.<hr/>ABSTRACT This study was developed with the objective of identifying the motivations and contributions of international academic mobility for the students of a Federal Institution of Rio Grande do Sul. Through the presented results, it was possible to identify the factors that motivated the exchange of students, which seem to be more related to personal experiences when compared to professional goals. Among the reasons that led to the choice of the destination country of the exchange, factors related to the structure that the country of origin offers, with low costs, good infrastructure and attractive academic institutions, are significant reasons for choosing the country of destination of the students in academic mobility of the analyzed institution.<hr/>RESUMEN Este estudio fue desarrollado con el objetivo de identificar las motivaciones y contribuciones de la movilidad académica internacional para los alumnos de una Institución Federal de Rio Grande do Sul. A través de los resultados presentados, fue posible identificar los factores que motivaron la realización de intercambio por los estudiantes, los cuales parecen estar más relacionados con experiencias personales cuando comparados objetivos profesionales. Entre las razones que motivaron la elección del país de destino del intercambio, se percibió que factores relacionados con la estructura que el país de origen ofrece, con bajos costos, buena infraestructura e instituciones académicas atractivas, son razones significativas para la elección del país de destino del estudiante en movilidad académica de la institución analizada. <![CDATA[O processo de implantação do PROEJA na cultura escolar da educação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932018000300795&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa a implantação da proposta pedagógica do PROEJA em um Instituto Federal, considerando a integração curricular, a construção do currículo integrado na prática pedagógica e as relações com a cultura escolar. Em uma pesquisa qualitativa inseriu-se na realidade da Instituição e do Curso, mediante coleta de documentos, observações diretas em reuniões e aulas, e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do curso. Os resultados explicitaram embates presentes na implementação do programa para o efetivo reconhecimento do PROEJA pela cultura escolar.<hr/>Abstract This paper analyzes the implementation of the pedagogical proposal PROEJA at a Federal Institute, taking in consideration curricular integration, the construction of the integrated curriculum in pedagogical practice and its relationship with the school culture. As a qualitative research, there was immersion in the reality of the Course and Institution through the gathering of documents, direct observation in meetings and classes, and semi-structured interviews with teachers and students. The results showed the present conflicts in the implementation of the program for the effective recognition PROEJA by the school culture.<hr/>Resumen Este artículo analiza la implantación de la propuesta de PROEJA en el Instituto Federal, considerando la integración curricular, la construcción de un currículo integrado en la práctica pedagógica y las relaciones con la cultura escolar. En una investigación cualitativa se insirió en la realidad de la Institución y del curso, mediante recogido de documentos, observaciones directas en reuniones y clases, y entrevistas semiestructuradas con profesores y alumnos del curso. Los resultados explicitaron embates presentes en la implementación del programa para el efectivo reconocimiento de PROEJA por la cultura escolar. <![CDATA[Os tensionamentos no ensino sob o regime do capitalismo acadêmico na nova economia: o caso das universidades comunitárias regionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932018000300815&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa as perspectivas e valores que orientam o ensino nas universidades, em um contexto de tensionamento mercantil. Metodologicamente, a pesquisa é desenvolvida junto às universidades comunitárias regionais do Rio Grande do Sul, por meio de análise documental e entrevistas com doze gestores e pesquisadores. Como resultados, identifica-se um movimento de deslocamento das instituições na direção do chamado capitalismo acadêmico na nova economia. Esta tendência, porém, coexiste com uma postura de resistência no sentido da preservação dos valores da educação superior como bem público.<hr/>Abstract The article analyzes the perspectives and values that guide the teaching in universities in a context of market tension. Methodologically, the research is developed together with regional community universities in Rio Grande do Sul, throughout documental analysis and interviews with twelve gestors and researchers. As results, we identify an institutional displacement towards the so-called academic capitalism in the new economy. However, such tendency coexists with a resistance posture towards the preservation of the values of higher education as a public good.<hr/>Resumen El artículo analiza las perspectivas y valores que orientan la enseñanza en las universidades, en un contexto de tensión mercantil. Metodológicamente, la investigación es desarrollada junto a las universidades comunitarias regionales de Rio Grande do Sul, por medio de análisis documental y entrevistas con doce gestores e investigadores. Como resultados, se identifica un movimiento de desplazamiento de las instituciones hacia el llamado capitalismo académico en la nueva economía. Esta tendencia, sin embargo, coexiste con una postura de resistencia en el sentido de la preservación de los valores de la educación superior como bien público. <![CDATA[Política de Assistência Educacional e a Taxa de Sucesso da Graduação das Universidades Públicas Federais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932018000300837&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo analisou-se a eficiência das despesas com assistência educacional e sua relação com as taxas de sucessos das universidades públicas federais (UPF). A amostra compreendeu 32 UPF, nos anos de 2008 a 2014, foram analisados em dois momentos, primeiro foi aplicado o modelo de Análise Envoltória de Dados, e depois a realização da regressão de dados em painel. Esse estudo contribui para preencher lacunas de estudo em diversas disciplinas exemplos: Educação, Contabilidade Pública, Administração Pública.<hr/>Abstract This study analyzed the efficiency of educational assistance expenditures and its relation to success rates of federal public universities (UPF). The sample comprised 32 UPF, in the years 2008 to 2014, that were analyzed in two moments, first the Data Envelopment Analysis model was applied, and then the panel data regression. This study contributes to filling study gaps in several disciplines, for examples: Education, Public Accounting, and Public Administration.<hr/>Resumen Este estudio analizó la eficiencia de los gastos con asistencia educativa y su relación con las tasas de éxitos de las universidades públicas federales (UPF). La muestra comprendió 32 UPF, en los años de 2008 a 2014, fueron analizados en dos momentos, primero fue aplicado el modelo de Análisis Envoltorio de Datos, y luego la realización de la regresión de datos en panel. Este estudio contribuye a llenar lagunas de estudio en diversas asignaturas ejemplos: Educación, Contabilidad Pública, Administración Pública. <![CDATA[Vencimentos dos professores das redes municipais das mesorregiões Sudeste e Centro-Oriental do Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932018000300865&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em pesquisa de pós-doutoramento analisamos vencimentos iniciais e finais de professores das redes municipais de 35 municípios, problematizando diferenças salariais face a dados que caracterizam o desenvolvimento econômico e social. A pesquisa das leis dos planos de carreira e das tabelas salariais evidenciou que, além do desenvolvimento econômico e social, há outros elementos que interferem na valorização do professor, entre eles o interesse político do gestor municipal.<hr/>Abstract In the post-doctorate research we analyzed initial and final earnings of municipal teachers of 35 municipal districts, questioning earning differences face to data that characterize the economic and social development. The understanding of the laws of the career plans and of the earning tables evidences that there are, beyond economic and social development, other elements that interfere in the teacher's valorization, among them the political interest of the municipal manager.<hr/>Resumen En la pesquisa de post doctoramiento analizamos vencimientos iniciales y finales de maestros de las redes municipales de 35 municipios, cuestionando las diferencias de sueldos frente a datos que caracterizan el desarrollo económico y social. La investigación de las leyes de los planes de carrera y de las tablas de sueldos evidenció que, además del desarrollo económico y social, hay otros elementos que interfieren en la valoración del maestro, entre ellos el interés político del gestor municipal.