Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Política e Administração da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2447-419320190002&lang=pt vol. 35 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200283&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A ARTE DO DISFARCE: BNCC COMO GESTÃO E REGULAÇÃO DO CURRÍCULO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200291&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo parte de uma tese central que orienta suas reflexões críticas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de compreendê-la como uma política que articula processos de gestão, avaliação e regulação do currículo, com clara ênfase na retórica da mudança e da reforma do conhecimento. O pressuposto que orienta esta tese parte do entendimento de que vivenciamos um discurso e/ou retórica neo economicista e reformista em torno da proposição e materialização desta política cuja materialização e concretude poderá implicar em retrocessos na gestão democrática e na autonomia dos sistemas e instituições educativas, nas dinâmicas curriculares, nos processos formativos e na autonomia docente.<hr/>Abstract The present article comes from a central thesis that guides its critical reflections on the National Curricular Common Base (BNCC). It seeks to understand BNCC as a policy that articulates processes of management, evaluation, and regulation of the curriculum, emphasizing the rhetoric of change and knowledge reform. The assumption that guides this theory starts from the understanding that we are experiencing a rhetorical and/or neo economicist and reformist discourse about the proposition and materialization of this policy whose materialization and concretization may be implicit in the setbacks in democratic management and in the autonomy of educational systems and institutions, curricular dynamics, formative processes, and teacher autonomy.<hr/>Resumen Este artículo se basa en una tesis central que guía sus reflexiones críticas sobre la Base Nacional Común Curricular (BNCC). Se trata de comprenderla como una política que articula los procesos de gestión, evaluación y regulación del currículo, con un claro énfasis en la retórica del cambio y la reforma del conocimiento. La hipótesis que orienta esta tesis se basa en el entendimiento de que estamos vivenciando un discurso y/o retórica neo economicista y reformista acerca de la proposición y materialización de esta política cuya materialización y concreción podrá implicar regresiones en la gestión democrática y en la autonomía de los sistemas e instituciones educativos en las dinámicas curriculares, en los procesos formativos y en la autonomía docente. <![CDATA[A EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ESTEIRA DA INTERNACIONALIZAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do artigo é analisar a concepção e o papel da internacionalização da educação superior a partir da ótica do Banco Mundial e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. Trata-se de pesquisa documental, fundamentada no materialismo histórico e dialético, cuja análise considerou os principais estudos publicados por tais organismos sobre a temática em questão. Constata-se que a internacionalização é defendida e utilizada como forma de privatização e mercadorização do conhecimento, enquanto uma “nova” estratégia para o capital. Em contraposição, defende-se a internacionalização da educação superior enquanto alargamento das fronteiras acadêmicas que considere, sobretudo, a educação como direito social e que atue na perspectiva da emancipação humana.<hr/>Abstract This paper aims to analyze the conception and the role of internationalization of higher education from the perspective of the World Bank and the Organization for Economic Cooperation and Development. This is a documentary research, based on historical and dialectical materialism, whose analysis considered the main published studies by such organizations about the theme under discussion. It is determined that internationalization is defended and used as a way of privatization and commercialization of knowledge, as a “new” strategy for the capital. Opposed to this, the internationalization of higher education is defended as a way of broadening the academic borders considering, especially, education as a social right which acts in the perspective of the human emancipation.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es analizar la concepción y el papel de la internacionalización de la educación superior a partir de la mirada del Banco Mundial y de la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico. Se trata de una investigación documental, fundamentada en el materialismo histórico dialéctico, cuyo análisis consideró los principales estudios publicados por tales organismos sobre la temática en cuestión. Se constata que la internacionalización es defendida y utilizada como una forma de privatización y mercantilización del conocimiento, como una "nueva" estrategia para el capital. En contraposición, se defiende la internacionalización de la educación superior como alargamiento de las fronteras académicas que considere, sobretodo, la educación como derecho social y que actúe en la perspectiva de la emancipación humana. <![CDATA[A EVOLUÇÃO DO GASTO-MÉDIO/ALUNO E CUSTO-MÉDIO/ALUNO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200329&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar a dinâmica do gasto/aluno e do custo/aluno da Rede Federal de EPCT entre os anos de 2009 e 2016. Para a identificação do valor do gasto/aluno procedeu-se à divisão do total dos recursos da Rede pelo número de estudantes matriculados. Para o custo-aluno foi utilizada uma modelagem elaborada por Amaral e Pinto (2005), para a determinação do quantum de recursos aplicados no Ensino, para então dividir pelo total das matrículas. Identificou-se duas tendências, a primeira entre 2009 e 2014, na qual se observou uma elevação dos indicadores e a segunda de 2015 a 2016 de retração, determinada pela crise financeira do Estado em face das disputas pelos recursos do fundo público.<hr/>Abstract The objective of this article is to present the indicators of expenditure and cost per student of the Federal Network of EPTC from 2009 to 2016. To identify the expenditure/student indicator, the total resources of the Network were divided by the number of students enrolled. To identify the cost-student, a model was elaborated by Amaral and Pinto (2005) to determine the quantum of resources applied in the Teaching, to then divide by the total of enrollments. Two trends were identified, the first between 2009 and 2014, where there was an increase in the indicators and the second from 2015 to 2016 of retraction, determined by the financial crisis of the State in the face of disputes over resources of the public fund.<hr/>Resumen Este artículo tiene por objetivo presentar la dinámica de gasto/estudiante y de costo/estudiante de la Red Federal de Educación Profesional y Tecnológica de Brasil (EPCT) entre los años 2009 y 2016. Para la identificación del valor de gasto/estudiante, se procedió a la división de lo total de los recursos de la Red por el número de estudiantes matriculados. Para el costo/estudiante, fue utilizado un modelo elaborado por Amaral y Pinto (2005), para la determinación de la cantidad de recursos aplicados en la Enseñanza, para entonces dividirla por el total de las inscripciones. Se identificaron dos tendencias, la primera entre 2009 y 2014, en la que se observó una elevación en los indicadores y la segunda de 2015 a 2016 de retracción, determinada por la crisis financiera del Estado ante las disputas por los recursos del fondo público. <![CDATA[A NOVA GESTÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PERNAMBUCANA E A QUALIDADE EDUCACIONAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200351&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo objetiva trabalhar as repercussões da Nova Gestão Pública na gestão da educação, tendo como foco a qualidade educacional. Faz uma discussão sobre NGP e sua materialização no contexto educacional, identificando os elementos discursivos que compõe a qualidade. Analisa a política educacional pernambucana, a partir de documentos e entrevistas com gestores escolares, visando compreender que sentido de qualidade se coloca como hegemônico. Verificou posições conflituosas que constituem o discurso, atravessado pela regulação dos parâmetros de desempenho e pela qualidade socialmente referenciada.<hr/>Abstract The article aims to work the repercussions of the New Public Management in the management of education, focusing on the quality of education. It makes a discussion about NGP and its materialization in the educational context, identifying the discursive elements that compose the quality. It analyzes the education policy of Pernambuco, based on documents and interviews with school managers, in order to understand the meaning of quality as hegemonic. It was verified conflicting positions that constitute the discourse, crossed by the regulation of performance parameters and socially referenced quality.<hr/>Resumen El artículo pretende trabajar las repercusiones de la Nueva Gestión Pública en la gestión de la educación, centrándose en la calidad educativa. Realiza un debate sobre la NGP y su materialización en el contexto educativo, identificando los elementos discursivos que componen la calidad. Analiza la política educativa de Pernambuco, a partir de documentos y entrevistas con gestores escolares, buscando comprender qué sentido de calidad se pone como hegemónico. Verificó posiciones conflictivas que constituyen el discurso, atravesado por la regulación de los parámetros de desempeño y por la calidad socialmente referenciada. <![CDATA[A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO ECONÔMICO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200369&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo apresenta uma breve retrospectiva da educação brasileira, no contexto econômico, ponderando as transformações educacionais e reflexo de alguns acontecimentos históricos sobre a conjuntura atual da educação. Traçou-se um paralelo entre a (re)construção das teorias econômicas e sua (des)preocupação em superar as desigualdades. Questiona-se a aplicabilidade e consequências da Emenda Constitucional 95/2016 (teto de gastos públicos) em contraponto às demandas sociais, em especial, a educação e o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.<hr/>Abstract The study presents a brief retrospective of Brazilian education in the economic context, pondering the educational transformations and reflection of some historical events on the current scenario of education. A parallel was drawn between the (re)construction of economic theories and their (un)concern in overcoming inequalities. The applicability and consequences of Constitutional Amendment 95/2016 (public spending) are questioned as a counterpoint to social demands, especially to education and the fulfillment of the goals set by the National Education Plan (PNE) 2014-2024.<hr/>Resumen El estudio presenta una breve retrospectiva de la educación brasileña, en el contexto económico, ponderando las transformaciones educativas y reflejo de algunos acontecimientos históricos sobre la coyuntura actual de la educación. Se trazó un paralelo entre la (re)construcción de las teorías económicas y su (des)preocupación en superar las desigualdades. Se cuestiona la aplicabilidad y consecuencias de la Enmienda Constitucional 95/2016 (techo de gastos públicos) en contrapunto a las demandas sociales, en especial, a la educación y el cumplimiento de las metas establecidas por el Plan Nacional de Educación (PNE) 2014-2024. <![CDATA[AVALIAÇÃO 360º: DAS EMPRESAS DIRETO ÀS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200381&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo objetiva debater um dos aspectos da gestão do trabalho implementado pela Secretaria Estadual de Educação, no âmbito do Programa de Ensino Integral (PEI): a avaliação 360 graus, a qual integra um conjunto de procedimentos da avaliação de desempenho dos profissionais do magistério. As reflexões aqui construídas associam duas pesquisas, uma de caráter documental; e outra qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a diretores.as das escolas estaduais. Constata-se que a política educacional paulista permanece coerente aos princípios gerencialistas e adota mensurações comportamentais, com vistas a enquadrar os profissionais vinculados ao Programa e adota como medida punitiva o desligamento do PEI, que bonifica em 75% os aderentes. Mesmo frente a um aumento salarial significativo, há evidências de abandono do Programa, tendo em vista as pressões vivenciadas e a desconfiguração do trabalho intelectual.<hr/>Abstract This article aims to discuss one of the aspects of work management implemented by the State Department of Education within the framework of the Integral Education Program (PEI): the 360 ​​degree evaluation, which integrates a set of performance assessment procedures for teachers'. The reflections built here associate two pieces of research, one of documentary character; and a qualitative one, through semi-structured interviews carried out with the directors of state schools. It can be seen that the educational policy of São Paulo remains consistent with the managerial principles and adopts behavioral measures, aiming at framing the professionals linked to the Program and adopts as a punitive measure the dismissal of the PEI, which 75% of the adherents. Even in the face of a significant salary increase, there is evidence of abandonment of the Program, given the pressures experienced and the misconfiguration of intellectual work.<hr/>Resumen El presente artículo objetiva debatir uno de los aspectos de la gestión del trabajo implementado por la Secretaría Estatal de Educación, en el marco del Programa de Enseñanza Integral (PEI): la evaluación 360 grados, la cual integra un conjunto de procedimientos de la evaluación de desempeño de los profesionales del magisterio. Las reflexiones aquí construidas asocian dos investigaciones, una de carácter documental; y otra cualitativa, por medio de entrevistas semiestructuradas realizadas junto a directores de las escuelas estatales. Se constata que la política educativa paulista sigue siendo coherente a los principios gerencialistas y adopta mediciones comportamentales, con el reto de encuadrar a los profesionales vinculados al Programa y adopta como medida punitiva la desvinculación del PEI, que bonifica en el 75% a los adherentes. Incluso frente a un aumento salarial significativo, hay evidencias de abandono del Programa, teniendo en vista las presiones vivenciadas y la desconfiguración del trabajo intelectual. <![CDATA[CLASSE HOSPITALAR: A GESTÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES COM EDUCANDOS EM IMINÊNCIA DE MORTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo objetiva compreender a atuação pedagógica de professores de classes hospitalares com educandos em iminência de morte. Utiliza-se de pesquisa exploratória de natureza qualitativa a partir da análise de entrevistas com professores que atuam ou atuaram nessas circunstâncias. Buscou-se referendar as principais políticas públicas que asseguram o atendimento educacional ao educando em tratamento de saúde. Os resultados do estudo sinalizam que lidar com alunos em iminência de morte é um desafio constante, entretanto, isso não impõe limite à prática do professor que respeita e entende a mediação da aprendizagem como uma forma de enfrentamento e de ressignificação da realidade.<hr/>Abstract This article aims to understand the pedagogical performance of teachers in hospital classes with students with terminal illnesses. Exploratory research of a qualitative nature is used based on the analysis of interviews with teachers who worked with students in these conditions. It was sought to refer the main public policies that ensure the educational attendance to the student in health treatment. The results of the study show that dealing with students with terminal illnesses is a constant challenge, however, this does not impose limits on the practice of the teacher that respects and understands the conduction of learning as a form of confrontation and re-signification of reality.<hr/>Resumen Este artículo presenta como objetivo comprender la actuación pedagógica de profesores de clases hospitalarias con estudiantes en inminencia de muerte. Se utiliza de investigación exploratoria de naturaleza cualitativa a partir del análisis de entrevistas con profesores que actúan o actuaron en esas condiciones. Se buscó referendar las principales políticas públicas que aseguran la atención educativa al estudiante en tratamiento de salud. Los resultados del estudio señalan que lidiar con alumnos en inminencia de muerte es un desafío constante, sin embargo, eso no impone límite a la práctica del profesor que respeta y entiende la mediación del aprendizaje como una forma de enfrentamiento y de resignificación de la realidad. <![CDATA[ESTADO, EDUCAÇÃO SUPERIOR E UNIVERSIDADE NO BRASIL: PROCESSOS DE RECONFIGURAÇÃO EM TEMPOS DE REESTRUTURAÇÃO DO CAPITAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200427&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo examina, por meio de análise bibliográfica e documental, alguns dos processos de reconfiguração da educação superior e das universidades públicas em particular, tendo por base a crise e as determinações da globalização do capital. Busca-se analisar as mudanças no papel do Estado brasileiro, as transformações em curso no capitalismo e a adoção dos princípios de diversificação e diferencial institucional que marcaram a reorientação da ação do Estado a partir da segunda metade dos anos 1990 em termos da estruturação, oferta e expansão da educação superior. Busca-se discutir ainda os rumos da universidade, sobretudo públicas, dado o processo de transformação de sua identidade e modus operandi na gestão, na produção do trabalho acadêmico, na formação e nos compromissos sociais que sempre estiveram presentes na sua constituição como instituição social.<hr/>Abstract This article examines, through bibliographical and documentary analysis, some of the processes of reconfiguration of higher education and public universities, in particular, based on the crisis and determinations of the globalization of capital. It seeks to analyze the changes in the role of the Brazilian State, the transformations underway in capitalism and the adoption of the principles of diversification and institutional differential that marked the reorientation of State action from the second half of the 1990s in terms of structuring, supply, and expansion of higher education. It also seeks to discuss the course of the university, especially public, given the process of transforming its identity and modus operandi in the management, production of academic work, educational process and social commitments that have always been present in its constitution as a social institution.<hr/>Resumen Este artículo examina, por medio de análisis bibliográfico y documental, algunos de los procesos de reconfiguración de la educación superior y de las universidades públicas en privado, teniendo como base la crisis y las determinaciones de la globalización del capital. Se busca analizar los cambios en el papel del Estado brasileño, las transformaciones en curso en el capitalismo y la adopción de los principios de diversificación y diferencial institucional que marcaron la reorientación de la acción del Estado a partir de la segunda mitad de los años 1990 en términos de la estructuración, oferta y la expansión de la educación superior. Se busca discutir aún los rumbos de la universidad, sobretodo públicas, dado el proceso de transformación de su identidad y modus operandi en la gestión, en la producción del trabajo académico, en la formación y en los compromisos sociales que siempre estuvieron presentes en su constitución como institución social. <![CDATA[NEOLIBERALIZAÇÃO E REFORMA EDUCACIONAL: A CHEGADA DA ORGANIZAÇÃO TEACH FOR AMERICA NO BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200447&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa alguns dos principais apontamentos teóricos e debates envolvendo os estudos sobre a organização estadunidense Teach For America (TFA) e sua rede global Teach For All, iniciativas que se têm notabilizado pelo forte apoio a reformas educacionais de matriz liberal. Tendo como ponto de partida a noção de que processos de neoliberalização tem possibilitado a circulação de novos protótipos de políticas orientadas para a expansão da lógica do mercado, o trabalho aborda ainda a chegada e a tentativa de consolidação no país da organização Ensina Brasil, braço nacional do TFA.<hr/>Abstract The article analyzes some of the main theoretical notes and debates that involve the studies on the US organization Teach For America (TFA) and its global network Teach For All, an initiative that has been notable for its strong support for educational reforms of a liberalizing nature. Taking as a starting point the notion that neoliberalization processes have allowed the circulation of new prototypes of policies oriented to the expansion of market logic, the paper also approaches the arrival and attempt of consolidation in the country of the organization Teach Brazil, the national arm of the TFA.<hr/>Resumen El artículo analiza algunos de los principales aportes teóricos y debates envolviendo los estudios sobre la organización estadounidense Teach For America (TFA) y su red global Teach For All, iniciativas que se han destacado por el fuerte apoyo a reformas educativas de matriz liberal. Teniendo como punto de partida la noción de que procesos de neoliberalización han posibilitado la circulación de nuevos prototipos de políticas orientadas a la expansión de la lógica de mercado, el trabajo aborda aún la llegada y el intento de consolidación en el país de la organización Ensina Brasil, brazo nacional de TFA. <![CDATA[O PERFIL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200469&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetiva-se conhecer o perfil dos Conselhos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Belém - PA, a fim de compreender as condições políticas e institucionais que reúnem para desenvolver suas incumbências na gestão das políticas educacionais. Por meio de questionários aplicados, foi possível identificar que tais Conselhos demonstram condições efetivas de executar suas funções, a partir do perfil delineado e das informações obtidas junto aos sujeitos, dos quais se pode concluir que o potencial desses colegiados pode ser determinante para a democratização da estrutura estatal.<hr/>Abstract The objective of this study is to know the profile of the Municipal Education Councils of the metropolitan region of Belém, the capital city of Pará, in order to understand the political and institutional conditions they gather to develop their responsibilities in the management of educational policies. Through questionnaires applied it was possible to identify that these Councils demonstrate effective conditions to perform their functions, from the profile outlined and the information obtained from the subjects where it can be concluded that the potential of these collegiates can be determinant for the democratization of the state structure<hr/>Resumen Se pretende conocer el perfil de los Consejos Municipales de Educación de la región metropolitana de Belém - PA, a fin de comprender las condiciones políticas e institucionales que reúnen para desarrollar sus incumbencias en la gestión de las políticas educativas. Por medio de cuestionarios aplicados, fue posible identificar que tales Consejos demuestran condiciones efectivas de ejecutar sus funciones, a partir del perfil delineado y de las informaciones obtenidas junto a los sujetos, de los cuales se puede concluir que el potencial de esos colegiados puede ser determinante para la democratización de la estructura estatal. <![CDATA[O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: SABERES, DIRETRIZES, POLÍTICAS E PRÁTICAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200491&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo objetiva analisar os Cadernos de Orientações (SASE/MEC) produzidos com apoio técnico de destacadas organizações nacionais para subsidiar as esferas subnacionais no processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação e desvelar a possível influência de tais orientações no referido processo e na atuação dos sujeitos nele envolvidos. Para tanto, confrontamos os dados da análise proposta com as pesquisas voltadas ao tema. O estudo revelou avanços significativos na condução das políticas educacionais, especialmente, no que diz respeito à consolidação da gestão democrática nos sistemas locais.<hr/>Abstract The present paper aims to analyze the Guidance Notebooks (Board of Educational Systems/ Ministry of Education and Culture) developed with the technical support of outstanding Brazilian organizations in order to finance subnational spheres in the process of elaborating the County Education Planning and showing the presumed influence of such orientations in this process and the performance of the subjects involved. Therefore, data of the proposed analysis were compared with the researches related to the topic. The study demonstrated significant advances in the management of educational policies, especially regarding the consolidation of democratic management in local systems.<hr/>Resumen El artículo objetiva analizar los Cuadernos de Orientaciones (SASE/MEC) producidos con apoyo técnico de destacadas organizaciones nacionales para subsidiar las esferas subnacionales en el proceso de elaboración de los Planes Municipales de Educación y desvelar la posible influencia de tales orientaciones en el referido proceso y en la actuación de los sujetos en él involucrados. Para tanto, confrontamos los datos del análisis propuesto con las investigaciones sobre el tema. El estudio reveló avances significativos en la conducción de las políticas educativas, especialmente, en lo que se refiere a la consolidación de la gestión democrática en los sistemas locales. <![CDATA[O PROFESSOR DIRETOR DE TURMA ENTRE PORTUGAL E O BRASIL: DO CONTEXTO DE INFLUÊNCIA AO CONTEXTO DA PRÁTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200515&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto apresenta um recorte de um estudo desenvolvido no âmbito da pesquisa de doutorado, cujo objetivo consistiu em analisar a forma como os atores escolares, apropriaram-se do cargo do professor diretor de turma. A investigação compreendeu dois estudos de caso, um no contexto cearense, e outro, no norte de Portugal. Adotou-se como modelo de análise o ciclo contínuo de políticas (BOWE, BALL, GOLD, 1992; BALL, 1994), articulando-o com o modo de funcionamento díptico da escola (LIMA, 1998). Concluiu-se que os atores revelaram uma certa acomodação e conformismo, mostrando-se, contudo, convencidos da importância do PPDT para os estudantes.<hr/>Abstract This text presents an excerpt from a study developed in the field of doctoral research, which aimed to analyze how the educational actors internalized the significance of being a class head-teacher in the context of Public Schools of Ceará State. The investigation covered two case studies, one in the Ceará context and the other in the north of Portugal context. As an analysis model, it was adopted the continuous policy cycle (BOWE, BALL, GOLD, 1992), articulated with the theoretical proposal for the study of the school as an educational organization (LIMA, 1998). It was concluded that the actors showed some accommodation and conformity, showing, however, they were convinced of the importance of PPDT for the students.<hr/>Resumen El presente texto presenta un recorte de un estudio desarrollado en el ámbito de la investigación de doctorado, cuyo objetivo consistió en analizar la forma como los actores educativos, se apropiaron del puesto del profesor director de clase. La investigación comprendió dos estudios de caso, uno en el contexto de Ceará, y otro en el norte de Portugal. Se adoptó como modelo de análisis el ciclo continuo de políticas (BOWE, BALL, GOLD, 1992), articulándolo con el modo de funcionamiento díptico de la escuela (LIMA,1998). Se concluyó que los actores revelaron un cierto acomodamiento y conformismo, mostrándose, no obstante, convencidos de la importancia del PPDT para los estudiantes. <![CDATA[TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000200539&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute políticas públicas de inclusão e apresenta uma proposta de intervenção para discentes com dislexia, baseada na tecnologia móvel. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em duas etapas: na primeira, buscou-se fundamentar as concepções e intersecções da tríade: dislexia, políticas públicas de inclusão e tecnologia móvel; na segunda, foi feito um estudo exploratório, a fim de analisar o aplicativo móvel “Silabando”. Os resultados apontam que o uso pedagógico do aplicativo pode otimizar a aprendizagem das crianças disléxicas e, consequentemente, favorecer sua inclusão.<hr/>Abstract This article discusses public inclusion policies and presents an intervention proposal for students with dyslexia, based on mobile technology. It is a qualitative research carried out in two stages: in the first, we tried to base the conceptions and intersections of the triad: dyslexia, public policies of inclusion and mobile technology; in the second, an exploratory study was done to analyze the mobile application "Silabando". The results indicate that the pedagogical use of the application can optimize the learning of dyslexic children and, consequently, favor its inclusion.<hr/>Resumen Este artículo discute políticas públicas de inclusión y presenta una propuesta de intervención para discentes con dislexia, basada en la tecnología móvil. Se trata de una investigación cualitativa realizada en dos etapas: en la primera, se buscó fundamentar las concepciones e intersecciones de la tríada: dislexia, políticas públicas de inclusión y tecnología móvil; en la segunda, se hizo un estudio exploratorio, a fin de analizar el aplicativo móvil "Silabando". Los resultados apuntan que el uso pedagógico del aplicativo puede optimizar el aprendizaje de los niños disléxicos y, consecuentemente, favorecer su inclusión.