Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Política e Administração da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2447-419320200001&lang=en vol. 36 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Gestão democrática do ensino público: as regras do jogo no campo educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Disputes over the right to education and public education in Latin America: policies, institutions and subjects in neoliberal governmentality]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen El neoliberalismo está dominando la vida político-institucional y social de las democracias latinoamericanas, cambiando la concepción de lo político. La gubernamentalidad neoliberal produce renovadas formas de mercantilización y privatización en la educación pública, imponiendo modelos empresariales a la gestión escolar y reestructurando las relaciones de trabajo en el sistema educativo. Estos cambios en las estructuras y formas de gobierno de la educación se orientan a producir subjetividades sumisas, impidiendo cualquier forma de crítica en el campo de la educación.<hr/>Resumo O neoliberalismo está dominando a vida político-institucional e social das democracias latinoamericanas, transformando a concepção do que é político. A governabilidade neoliberal produz novas formas de mercantilização e privatização na educação pública, impondo modelos empresariais à gestão escolar e reestruturando as relações de trabalho no sistema educativo. Essas mudanças nas estruturas e formas de gestão da educação produzem subjetividades submisas, impedindo qualquer forma de crítica no campo da educação.<hr/>Abstract Neoliberalism is dominating the political-institutional and social life of Latin American democracies, changing the concept of politics. Neoliberal governance produces renewed forms of commercialization and privatization in public education, imposing business models on school management, and restructuring labor relations in the education system. These changes in the structures and forms of government of education are oriented to producing submissive subjectivities, preventing any form of criticism in the field of education. <![CDATA[Democratizacion of public teaching management in municipal education systems in Maranhão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100037&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo aborda a questão da democratização do ensino público, enfocando os princípios da participação e da autonomia dos municípios na constituição dos seus Sistemas Municipais de Educação (SME). Para sua realização, utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, a primeira por meio de aportes teóricos de autores que estudam a temática, e a segunda mediante análise da legislação e das leis de criação dos SME no estado do Maranhão. Apresentam-se aspectos teóricos e legais que tratam da autonomia dos municípios na função de entes federados e dados das leis dos SME dos municípios maranhenses que constituíram os seus sistemas educativos. Concluiu-se que a democratização da gestão é uma prerrogativa legal; contudo, algumas leis dos SME ainda são incipientes ao tratarem dos princípios que as fundamentam.<hr/>Abstract This article approaches the question of democratization of public teaching, focusing on the principles of participation and autonomy of the Counties in the constitution of its County Systems of Education – SME. For its accomplishment, bibliographical and documental research was used, the first through theoretical contributions of authors that study the theme, and the second through analysis of the legislation and the Laws of creation of the SME in the State of Maranhão. The article brings theoretical and legal aspects that deal with the autonomy of the Counties’ functioning as federated entities, and also data from the laws of the SME of the counties of Maranhão that constituted their educative systems. It was concluded that the democratization of the management is a legal prerogative; however, some laws of the SME are still incipient when it comes to the principles that substantiate them.<hr/>Resumen El artículo trata de la democratización de la enseñanza pública enfocando los principios de la participación y de la autonomía de los municipios en la constitución de sus Sistemas Municipales de Educación – SME. Como procedimientos metodológicos se utiliza la investigación bibliográfica y documental, la primera por medio de aportes teóricos de autores que estudian la temática y la segunda, a través del análisis de la legislación y de las leyes de creación de los SME en el Estado de Maranhão. El estudio analiza aspectos teóricos y legales que tratan de la autonomía de los municipios como entes federados y datos de las leyes de los SME de los municipios maranhenses que constituyeron sus sistemas educativos. Se concluye que la democratización de la gestión es una prerrogativa legal, pero algunas leyes de los SME son incipientes al tratar de los principios que la fundamentan. <![CDATA[Democratic manegement of public education in Piauí municipalites: principles, spaces and mechanisms of participation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100056&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste estudo é analisar, a partir da legislação de criação dos sistemas municipais de ensino do Piauí, os princípios da gestão democrática, os espaços e os mecanismos de participação. A metodologia adota atributos da pesquisa qualitativa e quantitativa. A técnica de coleta de dados é a análise documental, somando 97 leis. A institucionalização dos sistemas municipais analisados é uma tarefa em processo, o que não poderia ser diferente quanto à materialização da gestão democrática do ensino público.<hr/>Abstract The aim of this study is to analyze the principles of democratic management, spaces and participation mechanisms, based on the legislation for the creation of municipal education systems in Piauí. The methodology adopts qualitative and quantitative research attributes. The criterion of data collection is the documentary analysis, adding 97 Laws. The institutionalization of the municipal systems analyzed is a task in process, which could not be different regarding the materialization of the democratic management of public education.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio es analizar, a partir de la legislación de creación de los sistemas municipales de enseñanza de Piauí, los principios de la gestión democrática, los espacios y los mecanismos de participación. La metodología adopta atributos de la investigación cualitativa y cuantitativa. La técnica de recolección de datos es el análisis documental, sumando 97 leyes. La institucionalización de los sistemas municipales analizados es una tarea en proceso, lo que no podría ser diferente en cuanto a la materialización de la gestión democrática de la enseñanza pública. <![CDATA[Democracy and democratic management in municipal education systems: the reality of the state of Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100075&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A partir do materialismo histórico e dialético, este artigo tem por objetivo desvelar como o princípio constitucional da gestão democrática do ensino público se faz presente nas políticas locais. Para tanto, o texto tece considerações a respeito dos fundamentos da democracia e sua relação com a gestão democrática; apresenta algumas possibilidades e alguns limites para a sua efetivação na realidade paranaense e, por fim, analisa dados de pesquisa em municípios que já instituíram sistemas municipais de ensino.<hr/>Abstract From the historical and dialectical materialism, this paper aims to reveal how the constitutional principle of democratic management of public education is present in local policies. To this end, this text makes considerations on the foundations of democracy and its relation to democratic management; it presents some possibilities and some limits for its effectiveness in the Paraná reality and, finally, it analyzes research data in municipalities that have already instituted Municipal Systems of Education.<hr/>Resumen A partir del materialismo histórico y dialéctico, este artículo tiene como objetivo presentar cómo el principio constitucional de gestión democrática de la educación pública está presente en las políticas locales. Con este fin, el texto hace consideraciones sobre los fundamentos de la democracia y su relación con la gestión democrática; presenta algunas posibilidades y algunos límites para su efectividad en la realidad paranaense y, por fin, analiza los datos de investigación en municipios que ya han instituido los Sistemas Municipales de Educación. <![CDATA[Management of education in municipal systems of teaching in Tocantins: tensioning between democratic principle and method]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100094&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo apresenta exame do quadro normativo e de condições político-institucionais em sistemas municipais de ensino no Tocantins para a gestão democrática no campo da educação pública e características das dinâmicas de participação em suas comunidades escolares. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, documental e de campo. Os resultados mostram a presença de princípios/espaços/mecanismos essenciais à gestão democrática nos sistemas. Todavia, desnuda o tensionamento entre o princípio e o método democráticos. Evidencia a necessidade de aprofundamentos conceituais.<hr/>Abstract The article presents a review of the normative framework and political-institutional conditions in municipal education systems in Tocantins, for the democratic management in the field of public education and characteristics of the dynamics of participation in their school communities. It is a research of bibliographical, documentary and field nature. The results show the presence of principles/spaces/mechanisms essential to the democratic management in the systems. However, it strips the tension between the democratic principle and method. It shows the need for conceptual deepening.<hr/>Resumen El artículo presenta el marco normativo y de condiciones político-institucionales en sistemas municipales de enseñanza en Tocantins para la gestión democrática en el campo de la educación pública y características de las dinámicas de participación en sus comunidades escolares. Se trata de una investigación de naturaleza bibliográfica, documental y de campo. Los resultados muestran la presencia de principios/espacios/mecanismos esenciales para la gestión democrática en los sistemas. Sin embargo, desnuda la tensión entre el principio y el método democráticos. Evidencia la necesidad de profundidades conceptuales. <![CDATA[The notion of democratic management and its local appropriation: a study on the legislation of municipalities of RS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100111&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Constituição 1988 e a LDB 9.394/1996, embora lembrem o princípio da gestão democrática, não detalham seu significado, extensão e mecanismos para a sua implementação no ensino público. Através da abordagem dos 497 planos municipais de educação do Rio Grande do Sul, propõe-se a discussão dos principais critérios apresentados como indicadores de gestão democrática nas legislações municipais: desempenho; eleição de diretores; instituição e manutenção de colegiados. Desenham-se, assim, indicadores que expressam a dimensão normativa da gestão democrática nos municípios gaúchos, instituídos frente à polissemia do significante “democracia” e da imprecisão da legislação nacional.<hr/>Abstract The 1988 Constitution and the LDB 9.394/1996, while indicating the principle of Democratic Management, do not specify in detail its meaning, extent and mechanisms for its implementation in public education. Through the approach of the 497 Municipal Education Plans of Rio Grande do Sul, it is proposed to discuss the main criteria presented as indicators of democratic management in municipal legislations: performance; election of directors; institution and maintenance of collegiate. Thus, indicators express the normative dimension of Democratic Management in the cities of Rio Grande do Sul, instituted in the face of the polysemy of significant ‘democracy’ and the imprecision of national legislation.<hr/>Resumen La Constitución de 1988 y la LDB 9.394 / 1996, aunque indiquen el principio de Gestión Democrática, no especifican en detalle su significado, alcance y mecanismos para su implementación en la educación pública. A través del enfoque de los 497 Planes de Educación Municipal de Rio Grande do Sul, se propone discutir los principales criterios presentados como indicadores de gestión democrática en las legislaciones municipales: desempeño; elección de directores; institución y mantenimiento de colegiado. Así, se expresan indicadores que expresan la dimensión normativa de la Gestión Democrática en las ciudades de Rio Grande do Sul, instituida frente a la polisemia de la ‘democracia’ significativa y la imprecisión de la legislación nacional. <![CDATA[School management challenges in the São Paulo public school: the ingressing school principal perception]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100130&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender os desafios dos gestores em seu primeiro ano no cargo de Diretor de Escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com diretores de oito escolas públicas do estado de São Paulo. Os depoimentos dos diretores foram analisados e interpretados na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin e à luz da literatura que discorre sobre o assunto. Os resultados mostram que há desafios pessoais, formativos e psicológicos que se fazem presentes a partir, principalmente, das questões burocráticas que são atribuídas aos gestores no exercício do cargo de diretor escolar. Em razão disso, muitas vezes, o diretor acaba colocando em segundo plano o projeto pedagógico da escola, em detrimento de aspectos e demandas de natureza administrativa, bem como para atender às determinações advindas da Secretaria da Educação de São Paulo.<hr/>Abstract This article presents the results of a research that sought to understand the challenges of the school principals in their first year of work in the Sao Paulo Education Secretary. This is a research with a qualitative approach whose data were obtained through interviews with a semi-structured script with principals of eight public schools in the state of Sao Paulo. The school principals’ testimonials were analyzed and interpreted in the perspective of content analysis from Laurence Bardin and the literature on the subject. The results show that there are personal, formative, and psychological challenges that are present, starting mainly from the bureaucratic issues that are attributed to the school principals in exercise. Because of this, the school principal often ends up by putting the school's pedagogical project in second place at the expense of aspects and demands of an administrative nature, as well as to attend the determinations coming from the São Paulo Education Department.<hr/>Resumen Este artículo presenta los resultados de una investigación que buscó comprender los desafíos de los gerentes en su primer año en el cargo de Director Escolar de la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo. Esta es una investigación con enfoque cualitativo cuyos datos se obtuvieron a través de entrevistas con guiones semiestructurados con directores de ocho escuelas públicas del estado de São Paulo. Las declaraciones de los directores fueron analizadas e interpretadas desde la perspectiva del análisis de contenido de Laurence Bardin y a la luz de la literatura sobre el tema. Los resultados muestran que existen desafíos personales de capacitación y psicológicos, a partir de los problemas burocráticos que se atribuyen a los gerentes en el ejercicio del cargo de director de la escuela. Debido a esto, el director muchas veces termina poniendo el proyecto pedagógico de la escuela en un segundo plano a expensas de aspectos y demandas de carácter administrativo, así como para cumplir con las determinaciones del Departamento de Educación de São Paulo. <![CDATA[Principles and mechanisms of participation and decision in the municipal education systems of Santa Catarina: a reading of the institutional artefacts of democratization of educational management]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100153&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo tem por objetivo analisar princípios e mecanismos de participação e decisão firmados em bases legais dos sistemas municipais de ensino de Santa Catarina, com o fim de promover a gestão democrática do ensino público na educação básica. Tomando por referência resultados do subprojeto de uma pesquisa em rede, obtidos por meio de exame documental e de questionários, destaca especificidades que caracterizam os sistemas e que demarcam contrastes em termos de participação e decisão. Conclui que coexistem, no conjunto de sistemas, indícios de avanços e refreamentos à participação e decisão.<hr/>Abstract The article aims to analyze principles and mechanisms of participation and decision, established in the legal basis of the municipal education systems of Santa Catarina, in order to promote the democratic management of public education in basic education. Referring to the results of the subproject of network research, obtained through documentary examination and questionnaires, it highlights specificities that characterize the systems and that mark contrasts in terms of participation and decision. It concludes that in the set of systems, there is a coexistence of indications of advances and restraints to the participation and decision.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo analizar los principios y mecanismos de participación y decisión, establecidos en las bases legales de los sistemas educativos municipales de Santa Catarina, con el fin de promover la gestión democrática de la enseñanza pública en la educación básica. Refiriéndose a los resultados del subproyecto de una investigación de red, obtenida a través de un examen documental y cuestionarios, destaca las especificidades que caracterizan los sistemas y que marcan contrastes en términos de participación y decisión. Concluye que, en el conjunto de sistemas, coexisten indicios de avances y restricciones a la participación y la decisión. <![CDATA[Democratic management of public education in Rio das Ostras (RJ): advances and setbacks]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100177&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, investigou as bases normativas institucionais da gestão democrática em Rio das Ostras, município do estado do Rio de Janeiro. A Lei Orgânica explicita a gestão democrática, tendo a participação e a eleição de diretor como pontos centrais. Contudo, as leis que criaram o sistema e o plano municipal não preveem eleição, pautando a gestão sob um viés gerencialista. Conclui-se que, em Rio das Ostras, houve um enfraquecimento da gestão democrática, sobretudo nos mecanismos que deveriam promover a participação.<hr/>Abstract This article, based on bibliographical and documentary research, investigated the institutional normative bases of democratic management in Rio das Ostras, a municipality of the state of Rio de Janeiro. The Organic Law highlight the democratic management, having the participation and the election of a director as central points. However, the laws that created the system and the municipal plan do not foresee election, guiding management under a managerialist bias. It is concluded that there was a weakening of democratic management in Rio das Ostras, especially in the mechanisms that should promote participation.<hr/>Resumen El artículo, fundamentado en investigación bibliográfica y documental, investigó las bases normativas institucionales de la gestión democrática en Rio das Ostras, municipio del estado de Rio de Janeiro. La Ley Orgánica explicita la gestión democrática, teniendo la participación y la elección de director como puntos centrales. Sin embargo, las leyes que crearon el sistema y el plan municipal no prevean elección, pautando la gestión bajo un sesgo gerencialista. Se concluye que, en Rio das Ostras, hubo un debilitamiento de la gestión democrática, sobre todo en los mecanismos que deberían promover la participación. <![CDATA[Risieri Frondizi y Alberto Taquini (h): trajectories and dedicated expertise to transform the Argentine University in the middle of 20th century]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100197&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Desde mediados del siglo XX, la preocupación por la democratización de laeducación, se trasladó de los ámbitos escolares de educación básica a la universidad. En ese contexto, en diferentes países latinoamericanos se presentaron propuestas para transformar la política de enseñanza superior, lo que lleva a indagar y reconocer quienes fueron los intelectuales que se comprometieron con el cambio o la política de transformar ese ámbito educativo. En ese sentido, el presente artículo aborda las trayectorias intelectuales del filósofo y antropólogo Risieri Frondizi y del médico Alberto Taquini (hijo) desde la perspectiva de lanueva historia intelectual; es decir, historizar a estos sujetos actuando en sus respectivos contextos y en interacción con otros actores de la época.<hr/>Resumo A queda pela democratização da educação passou da educação básica para a universidade. Desde meados do século XX, diferentes países latino-americanos desenvolveram propostas para transformar a política de ensino superior. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo identificar Risieri Frondizi e Alberto Taquini (filho) como intelectuais, suas estratégias e projetos para a universidade. E entendê-los, a partir da nova história intelectual, como sujeitos agindo no entrelaçamento moldados por suas trajetórias pessoais e pelo clima da época.<hr/>Abstract Since the mid-twentieth century, the concern of democratisation of education is carried out by school fields in basic education at the university. In this context, different Latin American countries were submitted proposals to transform the political education with respect to the high education. In this respect it seeks to recognize who were the intellectuals that were committed to change or the police of transforming and reforming particularly that educational field. This article addresses to the intellectual trajectories of the philosopher and anthropologist Risieri Frondizi and of the physician Alberto Taquini (son) from the perspective of the new intellectual history; that is, to historicize these academic people acting at their respective contexts and the interaction with other actors of the time. <![CDATA[Education and participation: na investigation of brazilian theoretical perspectives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100216&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O trabalho tem por objetivo geral identificar e problematizar as perspectivas teóricas brasileiras sobre a participação sociopolítica na educação. Para isso, recorremos ao mapeamento dos artigos publicados sobre a temática em três revistas especializadas em educação: Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Concluímos que a participação tem sido descrita, nas publicações analisadas, a partir de quatro perspectivas distintas, que alteram desde sua concepção até sua forma de atuação e abrangência.<hr/>Abstract The paper aims to problematize the Brazilian theoretical perspectives about socio-political participation. For that, we resorted to articles published on the subject in three specialized journals in education: Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, and Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. We conclude that participation has been described, in the publications analyzed, from four different perspectives that change from its conception to its form of operation and scope.<hr/>Resumen El trabajo tiene como objetivo general identificar y problematizar las perspectivas teóricas brasileñas sobre la participación sociopolítica en la educación. Para eso, mapeamos artículos publicados sobre el tema en tres revistas especializadas en educación: Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Concluimos que la participación ha sido descrita en las publicaciones analizadas, desde cuatro perspectivas diferentes que cambian desde su concepción hasta su forma de actuación y alcance. <![CDATA[Trends of precariousness in private higher education in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100241&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O trabalho analisa, com base nos microdados do INEP, as consequências da concentração de matrículas no ensino superior em 10 grandes grupos privados, responsáveis por 48,1% das matrículas em 2018. Mostra que tal concentração prejudica a qualidade do ensino, com 49,1% dos alunos desses grupos em cursos cujo último conceito Enade era na faixa 1 ou 2, contra 36,9% para os alunos das outras 2.000 IES privadas e 15,8% dos alunos das IES públicas. Mostra também que leva a maior evasão: 44,0% dos alunos daqueles grupos são desligados de seus cursos nos primeiros dois anos, comparado com 27,1% das outras IES privadas e 22,5% das públicas.<hr/>Abstract The work analyzes the consequences of the concentration of enrollments in higher education in ten large private groups, with 48.1% of enrollments in this sector in 2018. It shows that the concentration of enrollments has a negative impact in the quality of education, with 49.1% of students in these large groups in courses whose last Enade concept (2016-2018) was insufficient, in the range 1 or 2, against 36.9% for students from all the other 2,000 private HEIs and 15.8% of students from public HEIs. It also shows that this movement leads to greater dropout, with 44.0% of students from the 10 large private groups disconnected from their courses in the first two years of the course, compared with 27.1% of other private HEIs and 22.5% of public HEIs.<hr/>Resumen El trabajo analiza las consecuencias de la concentración de las matrículas en la educación superior en diez grandes grupos privados, con el 48.1% de las matrículas en este sector en 2018. Muestra que la concentración de las matrículas perjudica la calidad de la educación, con el 49.1% de los estudiantes en estos grandes grupos en cursos cuyo último concepto Enade (2016-2018) fue insuficiente, en el rango 1 o 2, contra el 36.9% para los estudiantes de las otras 2,000 IES privadas y el 15.8% de los estudiantes de IES públicas. También muestra que este movimiento conduce a una mayor deserción, con el 44.0% de los estudiantes de los 10 grandes grupos privados desconectados de sus cursos en los primeros dos años del curso en comparación con el 27.1% de otras IES privadas y el 22.5% de las IES públicas. <![CDATA[Democratic management of education, political participation and election of principals: analyzing the experience of school occupations in Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100272&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo É nosso objetivo analisar dimensões de gestão de escola, de participação política dos estudantes e da relação com a comunidade escolar a partir das ocupações de escolas do Rio de Janeiro, em 2016. Alicerçados na experiência de dois estudantes e de um dos autores do texto, utilizamos como referencial teórico-metodológico a filosofia da práxis e do legado braudeliano. Como estratégia de pesquisa, empregamos a pesquisa-ação e entrevistas. Concluímos que esta experiência foi fundamental para a vida dos estudantes, tanto no momento do acontecimento, quanto em seus desdobramentos.<hr/>Abstract Our purpose is to analyze the dimensions of school management, political participation of students, and the relationship with the school community from the occupations of schools in Rio de Janeiro, in 2016. Based on the experience of two students and one of the authors of the text, we used the philosophy of praxis and the Braudelian legacy as the theoretical-methodological framework. As a research strategy, we used action research and interviews. We concluded that this experience was fundamental for the students' lives, both at the time of the event and in its consequences.<hr/>Resumen Nuestro propósito es analizar las dimensiones de la gestión escolar, la participación política de los estudiantes y la relación con la comunidad escolar basada en las ocupaciones escolares en Río de Janeiro, en 2016. Con base en la experiencia de los estudiantes y uno de los autores del artículo. Utilizamos la filosofía de la praxis y el legado de Braudel como marco teórico-metodológico. Como estrategia de investigación, utilizamos investigaciones de acción y entrevistas. Llegamos a la conclusión de que esta experiencia fue fundamental para la vida de los estudiantes, tanto en el momento del evento como en sus consecuencias. <![CDATA[A systemic-discursive perspective on commodification and higher education management strategy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100293&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste trabalho é analisar as escolhas discursivas do Grupo Estácio ao apresentar sua estratégia organizacional. Sob uma perspectiva sistêmico-discursiva, são discutidos os conceitos de sistema, sentido e comunicação. No contexto de expansão da educação privada evidenciam-se novas posturas e práticas educacionais e de gestão que privilegiam a visão de negócio e a mercantilização das relações. Termos e expressões que antes eram restritos ao sistema econômico, sob o código lucro/prejuízo, são incorporados e singularizados em uma semântica própria da estratégia educacional privada.<hr/>Abstract The aim of this paper is to analyze the discursive choices of the Estácio Group when presenting its organizational strategy. From a systemic-discursive perspective, the concepts of system, meaning, and communication are discussed. In the context of private education expansion, new educational and management practices are evidenced. Terms and expressions that were previously restricted to the economic system, under the code profit/loss, are incorporated and singularized in a semantics proper to private educational strategy.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es analizar las elecciones discursivas del Grupo Estácio al presentar su estrategia organizacional. Desde una perspectiva discursiva sistémica, se discuten los conceptos de sistema, significado y comunicación. En el contexto de la expansión de la educación privada, se evidencian nuevas actitudes y prácticas educativas y de gestión que enfatizan la visión empresarial y la comercialización de las relaciones. Los términos y expresiones que antes estaban restringidos al sistema económico, bajo el código de ganancias/pérdidas, se incorporan y singularizan en una semántica propia de la estrategia educativa privada. <![CDATA[Reuni and its impacts on Federal Institutions of Higher Education (IFES): an analysis of professor’s admissions from 2007 to 2017]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100310&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa impactos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na educação superior brasileira, usando como principal indicador a admissão de docentes concursados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Foram analisados os dados oficiais do censo da educação superior dos anos de duração do programa, traçando um paralelo com a literatura publicada sobre o tema. O estudo aborda instituições de todas as regiões do país, com vistas a correlacionar o indicador escolhido com o desenvolvimento das diretrizes do programa.<hr/>Abstract This article analyzes the impact of the Support Program for the Restructuring and Expansion of Federal Universities (Reuni) in the Brazilian higher education, using as the major performance indicator the admission of teachers in the Federal Institutions of Higher Education (IFES). For this purpose, official data of the census of higher education of the years of the duration of the program have been analyzed, establishing a correlation with the published literature related to this subject. Institutions from all regions of the country are addressed in the study, to correlate the chosen indicator with the development of the program guidelines.<hr/>Resumen El artículo analiza el impacto del Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales (Reuni) en la educación superior brasileña, utilizando como indicador principal el ingreso de docentes en las Instituciones Federales de Educación Superior (IFES). Analizamos los datos oficiales del censo de educación superior de los años de duración del programa, haciendo un paralelo con la literatura publicada sobre el tema. El estudio aborda instituciones de todas las regiones del país, con el fin de correlacionar el indicador elegido con el desarrollo de las directrices del programa. <![CDATA[Public policies in environmental education and climate change]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100336&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo objetiva identificar, em políticas públicas, os processos educativos ligados às Mudanças Climáticas e Zona Costeira, avaliando possibilidades de transversalização da Educação Ambiental. A partir de pesquisa em referências documentais, são analisadas as interações entre seis políticas públicas ligadas a estes temas, abrangendo uma escala temporal de vinte anos. Foi identificado que existem possibilidades de agregar respostas educativas quanto às Mudanças Climáticas nas ações previstas nas políticas públicas, o que ainda deve ser implementado efetivamente na gestão pública brasileira.<hr/>Abstract This study aims to identify, in public policies, the educational processes related to Climate Change and Coastal Zone, evaluating possibilities of transversalization of Environmental Education. Based on research in documentary references, the interactions between six public policies related to these themes are analyzed, covering a twenty-year time-scale. It was identified that there are possibilities to add educational responses regarding Climate Change in the actions provided in public policies, which must still be effectively implemented in Brazilian public management.<hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo identificar en las políticas públicas los procesos educativos relacionados con el Cambio Climático y la Zona Costera, evaluando las posibilidades de transversalización de la Educación Ambiental. Con base en la investigación en referencias documentales, se analizan las interacciones entre seis políticas públicas relacionadas con estos temas, cubriendo una escala de tiempo de veinte años. Se identificó que existen posibilidades de agregar respuestas educativas sobre el cambio climático en las acciones previstas en las políticas públicas, que aún deben implementarse de manera efectiva en la gestión pública brasileña. <![CDATA[PROEDES - Program of Studies and Documentation Education and Society: origins and development]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000100357&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo apresenta a experiência da construção coletiva do PROEDES, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período de 1987 a 2009. Situa o trabalho de investigação com o de resgate, recuperação e organização de fontes documentais, tornando-as acessíveis e colocando-as em relação até constituírem um conjunto, por meio do qual a memória coletiva passa a ser valorizada, instituindo-se em patrimônio cultural e oferecendo importantes subsídios para estudos e investigações, em um espaço que se constituiu como efetivo centro de pesquisa e documentação em educação brasileira.<hr/>Abstract The article presents the experience of the collective construction of Proedes, at the Faculty of Education of the Federal University of Rio de Janeiro, from 1987 to 2009. It situates the research work with the rescue, recovery, and organization of documentary sources, making them accessible and placing them in relation until they constitute a set, through which the collective memory starts to be valued, establishing itself in cultural heritage and offering important subsidies for studies and investigations, in a space that became an effective research center and documentation on Brazilian education.<hr/>Resumen El artículo presenta la experiencia de la construcción colectiva de PROEDES, en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Rio de Janeiro, de 1987 a 2009. Sitúa el trabajo de investigación en el rescate, recuperación y organización de fuentes documentales, haciéndolos accesibles y ubicándolos en relación hasta que constituyan un conjunto, a través del cual la memoria colectiva comienza a ser valorada, estableciéndose en el patrimonio cultural y ofreciendo importantes subsidios para estudios e investigaciones, en un espacio que se convirtió en un centro de investigación efectivo y documentación sobre educación brasileña.