Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Política e Administração da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2447-419320200002&lang=pt vol. 36 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Concepções e práticas no campo das políticas e administração da educação em um cenário de embates e disputas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200395&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[ESTADO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200403&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Depois de uma breve revisitação sobre o conceito de Estado, a relação com a escola pública e as mudanças no conceito de cidadania, o autor faz uma incursão tangencial sobre a administração pública, para em seguida contextualizar a administração educacional enquanto campo específico de pesquisa e reflexão teórico-conceptual e política. Na parte final, são pontuadas algumas problemáticas que, do ponto de vista do autor, merecem uma atenção maior por parte dos pesquisadores em administração educacional e sociologia das organizações educativas. O artigo conclui retomando o apelo para que, também na educação, possa ser fortalecida uma resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social.<hr/>Abstract After a brief revisiting to the concept of State, the relationship with public schools and changes in the concept of citizenship, the author makes a related exploration of the concept of public administration, to then contextualize educational administration as a specific field of research, and theoretical-conceptual and political reflection. In the end, some questions are indicated that, from the author’s point of view, deserve greater attention by researchers in educational administration and sociology of educational organizations. The article concludes by returning to an appeal so that an active resistance for a democratic agenda with social justice can also be strengthened in education.<hr/>Resumen Después de una breve revisión del concepto de Estado, la relación con la escuela pública y los cambios en el concepto de ciudadanía, el autor realiza una incursión tangencial en el concepto de administración pública, para luego contextualizar la administración educativa como un campo específico de investigación y reflexión teórico-conceptual y política. En la parte final, se señalan algunos problemas que, desde el punto de vista del autor, merecen una mayor atención por parte de los investigadores en administración educativa y sociología de las organizaciones educativas. El artículo concluye reanudando el llamado, de modo que, también en educación, se pueda fortalecer una resistencia activa para una agenda democrática con justicia social. <![CDATA[Os novos e velhos contextos de ação coletiva em educação: Propostas teóricas para refletir sobre as políticas educativas e a liderança educacional como processos complexos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200429&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo pretendemos analisar como o processo de construção das políticas educativas se reveste de uma multiplicidade de atores que atuam em níveis e contextos diversos atribuindo diversos significados às políticas. Analisar a complexidade dos processos políticos e relacioná-los com as interações que caracterizam as lideranças educacionais é um desafio interessante que exige que se pense em novos métodos de recolha e análise de dados. Com base numa sistematização bibliográfica, procura-se relacionar as potencialidades das perspetivas da complexidade com a análise de fenômenos educativos. Em particular, este artigo procura contribuir para a problematização do fenômeno das políticas educativas e das lideranças educacionais como processos dinâmicos e complexos que são desenvolvidos em diferentes níveis e que resultam da interação de diversos atores ao longo do tempo, que lhes vão conferindo novos significados.<hr/>Abstract In this article we intend to analyze how the process of constructing educational policies takes on a multiplicity of actors who work at different levels and contexts, assigning different meanings to policies. Analyzing the complexity of political processes and relating them to the interactions that characterize educational leaders is an interesting challenge that requires thinking about new methods of collecting and analyzing data. Based on a bibliographic systematization, we seek to relate the potentialities of the perspectives of complexity with the analysis of educational phenomena. In particular, this article seeks to contribute to the problematization of the phenomenon of educational policies and educational leadership as dynamic and complex processes that are developed at different levels and that result from the interaction of different actors over time, which gives them new meanings.<hr/>Resumen En este artículo pretendemos analizar cómo el proceso de construcción de políticas educativas adquiere una multiplicidad de actores que trabajan en diferentes niveles y contextos, dando diferentes significados a las políticas. Analizar la complejidad de los procesos políticos y relacionarlos con las interacciones que caracterizan a los líderes educativos es un desafío interesante que requiere pensar en nuevos métodos de recopilación y análisis de datos. Con base en una sistematización bibliográfica, buscamos relacionar las potencialidades de las perspectivas de complejidad con el análisis de fenómenos educativos. En particular, este artículo busca contribuir a la problematización del fenómeno de las políticas educativas y el liderazgo educativo como procesos dinámicos y complejos que se desarrollan en diferentes niveles y que resultan de la interacción de diferentes actores a lo largo del tiempo, lo que les da nuevos significados. <![CDATA[O debate sobre federalismo na ANPAE (2007-2018)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200449&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo analisa o debate sobre federalismo nas produções da ANPAE (2007 e 2018). A política educacional é compreendida como um campo que tem suas próprias normas, valores, interesses, instituições. O software Iramuteq é utilizado como ferramenta para processar o corpus textual. A categorização temática identificou os tipos de pesquisa, as metodologias e teorias empregadas nos trabalhos. As análises dos trabalhos confirmam que a ANPAE participou ativamente do debate acadêmico do federalismo educacional, de forma a impulsionar o desenvolvimento de um subcampo.<hr/>ABSTRACT The article analyzes the debate about federalism in ANPAE productions (2007 and 2018). Educational policy is understood as a field that has its own norms, values, interests, institutions. The Iramuteq software is used as a tool to process the textual corpus. The thematic categorization identified the types of research, methodologies, and theories employed in the works. The analyzes of the works confirm that ANPAE actively participated in the academic debate on educational federalism, in order to boost the development of a subfield.<hr/>RESUMEN El artículo analiza el debate sobre el federalismo en las producciones de ANPAE (2007 y 2018). La política educativa se entiende como un campo que tiene sus propias normas, valores, intereses e instituciones. El software Iramuteq se utiliza como herramienta para procesar el corpus textual. La categorización temática identificó los tipos de investigación, metodologías y teorías empleadas en los trabajos. Los análisis de los trabajos confirman que ANPAE participó activamente en el debate académico sobre el federalismo educativo, con el fin de impulsar el desarrollo de un subcampo. <![CDATA[Gestão escolar: um olhar sobre a formação inicial dos diretores das escolas públicas brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200473&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A literatura educacional documenta recorrentemente a importância do trabalho do diretor escolar para os resultados educacionais. Contudo, os diretores são preparados em sua formação inicial para tais funções? Este artigo apresenta uma análise das matrizes curriculares de uma amostra de cursos de licenciatura, com foco na oferta de formação em gestão escolar. Discutimos a hipótese de que os cursos que oferecem a formação inicial da maioria desses profissionais não parecem prepará-los para os desafios que a função de diretor apresenta nas escolas públicas brasileiras.<hr/>Abstract Educational literature recurrently documents the importance of the school principal's work for educational outcomes. However, are principals prepared, in their initial training, for such duties? This article presents a reflection about the curriculum of a sample from undergraduate courses, focusing on the available training in school management. We discuss the hypothesis that the undergraduate courses which offer the initial training for those professionals seem unable to prepare them for the challenges that the role of school principal presents at Brazilian public schools.<hr/>Resumen La literatura documenta frecuentemente la importancia del trabajo del director escolar para los resultados educativos. Pero ¿los directores son preparados en su formación inicial para tales deberes? Realizamos una investigación sobre el plan de estudios de una muestra de cursos de licenciatura, centrándonos en la oferta de capacitación en gestión escolar. Debatimos la hipótesis de que los cursos de educación superior que ofrecen la formación inicial de la mayoría de esos profesionales no parecen prepararlos para los desafíos que el rol de director presenta en las escuelas públicas brasileñas. <![CDATA[Fundamentos e processos da formação continuada na rede municipal de Goiânia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200497&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2019 e teve como objetivo apresentar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação continuada dos professores na Gerência de Formação dos Profissionais da SME (GERFOR). A pesquisa teve como metodologia o levantamento bibliográfico e documental, fundamentada em Janela (2000), Saviani (2008), Dias Sobrinho (2003), Luckesi (2010), Libâneo (2015), Guimarães (2004), entre outros. Concluiu-se que tendo em vista que as políticas para formação continuada abrangem cursos de curta ou longa duração, que objetivam promover a atualização, desenvolvimento e aprofundamento profissional constante dos profissionais docente, que busquem atender as necessidades recorrentes da prática educacional, bem como acompanhar o desenvolvimento da legislação educacional e promover a atualização permanente dos conhecimentos e saberes da docência, a GERFOR tem atuado nesse sentido, de modo a subsidiar as melhorias das práticas dentro do ambiente escolar.<hr/>Abstract This article is the result of a survey carried out in 2019 and aimed to present the theoretical and methodological foundations of continuing teacher training in the SME Professional Training Management (GERFOR). The research had as methodology bibliographic survey, documentary research, and empirical stage, with the application of questionnaires - for the coordination of GERFOR and the students. The research had as theoretical basis Janela (2000), Saviani (2008), Dias Sobrinho (2003), Luckesi (2010), Libâneo (2015), Guimarães (2004), among others. It was concluded that GERFOR plans its courses based on the demands raised by managers and teachers of the network contemplating aspects related to large-scale evaluations (national IDEB and other tests applied at the state and municipal levels). the main contents required in the exam of the Brazil Exam (Portuguese and Mathematics).<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una investigación realizada en 2019 con el objetivo de presentar los fundamentos teóricos y metodológicos de la formación continua del profesorado en Gestión de la Formación Profesional de la SME (GERFOR). La investigación tuvo como metodología la encuesta bibliográfica, la investigación documental y la etapa empírica, con aplicación de cuestionarios para la coordinación de GERFOR y los estudiantes. La investigación tuvo como base teórica Janela (2000), Saviani (2008), Dias Sobrinho (2003), Luckesi (2010), Libâneo (2015), Guimarães (2004), entre otros. Se concluyó que GERFOR planifica sus cursos en función de las demandas planteadas por los gerentes y maestros de la red contemplando aspectos relacionados con evaluaciones a gran escala (IDEB nacional y otras pruebas aplicadas a nivel estatal y municipal). Los principales contenidos requeridos en el examen del Examen de Brasil (Portugués y Matemáticas). <![CDATA[Desafios da gestão escolar na construção da educação integral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200521&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem o objetivo de explicitar e problematizar os desafios enfrentados e as ações adotadas pela gestão escolar para a construção da educação integral em uma escola municipal de Campinas-SP de ensino fundamental. Utilizamos como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, a análise documental e observações participativas na unidade escolar pesquisada. O processo de organização do espaço escolar demandou embates políticos e pedagógicos entre as instâncias da Secretaria Municipal de Educação e a equipe gestora, prevalecendo as demandas da unidade escolar.<hr/>Abstract This article aims to explain and problematize the challenges faced and the actions adopted by the school management for the construction of full-time education in an elementary school in the city of São Paulo. We used as methodological procedures the bibliographic review, the documentary analysis, and participant observations on the researched school unit. The process of organizing the school space involves political and pedagogical conflicts between the instances of the Municipal Education Department and the management team, with the prevalence of demands of the school unit.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo explicar y problematizar los desafíos enfrentados y las acciones tomadas por la administración escolar para la construcción de la educación a tiempo completo en una escuela municipal de Campinas (SP) de educación primaria. Utilizamos como procedimientos metodológicos la revisión de literatura, análisis de documentos y observaciones participativas en la unidad escolar investigada. El proceso de organización del espacio escolar exigió enfrentamientos políticos y pedagógicos entre las instancias de la Secretaría Municipal de Educación y el equipo directivo, prevaleciendo las demandas de la unidad escolar. <![CDATA[Uma produção que se intensifica: a educação domiciliar nas pesquisas acadêmicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200539&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo apresentar a análise de dissertações e teses sobre a educação domiciliar, defendidas em programas de pós-graduação brasileiros. A fonte de consulta foi o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O corpus investigativo, composto por 35 dissertações e teses, defendidas no período de 2010 até 2019, foi analisado a partir de uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Entre os principais achados, destacam-se o aumento do interesse pela temática com foco na legislação pertinente, além da inserção gradual da pesquisa sobre o assunto em programas de pós-graduação, predominantemente da área de Educação e do Direito, ressaltando-se a produção de um número maior de dissertações do que de teses.<hr/>Abstract The article aims to present the analysis of dissertations and theses on homeschooling defended in Brazilian graduate programs. The source of the consultation was the Capes Theses and Dissertations Catalog and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The investigative corpus, composed of 35 dissertations and theses defended in the period from 2010 to 2019, was analyzed from exploratory and bibliographic research. Among the main findings, we highlight the increased interest in the subject with a focus on the relevant legislation, in addition to the gradual insertion of research on the subject in graduate programs, predominantly in the area of Education and Law, with emphasis on the production of a greater number of dissertations than theses.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo presentar el análisis de disertaciones y tesis sobre educación en el hogar, defendidas en programas de posgrado brasileños. La fuente de consulta fue el Catálogo de Tesis y Disertaciones de Capes y la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones. El corpus de investigación, compuesto por 35 disertaciones y tesis, defendidas en el período 2010-2019, se analizó a partir de una investigación exploratoria y bibliográfica. Entre los principales hallazgos, destacamos el mayor interés en el tema con un enfoque en la legislación relevante, además de la inserción gradual de la investigación sobre el tema en programas de posgrado, predominantemente en el área de Educación y Derecho, destacando la producción de mayor número de disertaciones que tesis. <![CDATA[A política de contratação de professores temporários em Portel (PA)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200559&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa analisa a relação entre contratação de professores temporários e disputa pelo poder local em Portel (PA). Trata-se de estudo de caso descritivo e exploratório, em abordagem qualitativa, pautado em referencial teórico que privilegia um enfoque a partir do município. Realizou-se pesquisa in loco em janeiro de 2018, além de análise bibliográfica e documental. O resultado da pesquisa demonstra a importância da indicação de professores temporários na disputa pelo poder local, bem como indícios de que relações de natureza clientelísticas são a base dessas contratações.<hr/>Abstract This paper aims to analyze the relationship between the hiring of temporary teachers and the local power struggle in Portel (PA). This is a descriptive and exploratory case study, in a qualitative approach, based on a theoretical framework that privileges studies of the municipality level. On-site research was conducted in January 2018, in addition to bibliographic and documentary analysis. The result of the research demonstrates the importance of the appointment of temporary teachers in the dispute for local government, as well as indicates that clientelistic relationships are the basis of these hires.<hr/>Resumen Esta investigación analiza la relación entre la contratación de maestros sin estabilidad laboral y la disputa por el poder local en Portel (PA). Este es un estudio de caso en un enfoque cualitativo, basado en un marco teórico que sostiene un enfoque a partir de la municipalidad. La investigación in loco se realizó en enero de 2018, más allá del análisis bibliográfico y documental. El resultado del estudio demuestra la importancia de nombrar maestros sin estabilidad laboral en la disputa por el poder local, así como también indica que las relaciones clientelares son la base de estas contrataciones. <![CDATA[Princípios da administração fayolista na administração escolar paraense na década de 1920: os relatórios de Aurelia de Seixas Franco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200580&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo tem como objetivo identificar os princípios da administração do Grupo Escolar Benjamin Constant de 1922 a 1927, a partir dos relatórios da diretora Aurélia de Seixas Franco. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, a qual nos possibilitou inferir que as práticas administrativas da diretora se aproximavam dos princípios do Fayolismo, em um momento no qual o estado do Pará passava por uma crise financeira que afetava o funcionamento da rede escolar como um todo, prejudicando a consolidação do ideário republicano na instrução pública.<hr/>Abstract The article aims to identify in the reports of the director Aurélia de Seixas Franco the principles of the administration of the Benjamin Constant School Group from 1922 to 1927. For this purpose, we conducted bibliographic and documentary research, which allowed us to infer that the administrative practices of the principal approached the principles of Fayolism, at a time when the state of Pará was going through a financial crisis that affected the functioning of the school network as a whole, hampering the consolidation of the republican ideology in public education.<hr/>RESUMEN El artículo tiene como objetivo identificar en los informes de la directora Aurélia de Seixas Franco los principios de la administración del Grupo Escolar Benjamin Constant de 1922 a 1927. Para este propósito, realizamos una investigación bibliográfica y documental, que nos permitió inferir que las prácticas administrativas de la directora se acercaban a los principios del Fayolismo, en un momento en que el estado de Pará atravesaba una crisis financiera que afectó el funcionamiento de la red escolar en su conjunto, obstaculizando la consolidación de la ideología republicana en la educación pública. <![CDATA[A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200600&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho objetiva analisar as aprendizagens construídas no contexto do PNAIC por professoras que lecionam no ciclo de alfabetização em uma escola pública do município de Patu/RN. A pesquisa foi realizada no Grupo de Pesquisa: Formação, Currículo e Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte entre 2017 e 2018. A análise teórica, documental e empírica seguiu os princípios do método histórico dialético. Os dados foram analisados pelo procedimento dos núcleos de significação que Aguiar e Ozella (2013, p. 310) orientam. Constatou-se que as docentes se apropriaram de alguns princípios que constituem os conceitos orientados pelo PNAIC, mas outros se encontram em processo de internalização.<hr/>Abstract This paper aims to analyze the learning process in the context of PNAIC by teachers who teach in the literacy cycle in a public school in Patu/RN. The research was held by the research group Curriculum and Teaching of the Federal University of Rio Grande do Norte, between 2017 and 2018. The theoretical, documental, and empirical analysis followed the principles of the historical dialectical method. The data was analyzed through the meaning of the nucleus procedures that Aguiar and Ozella (2013, p. 310) guided. It was noticed that the teachers appropriated some principles that constitute the concepts guided by PNAIC, however, others are still in an internalization process.<hr/>RESUMEN Este trabajo tiene por objetivo analizar los aprendizajes construidos en el contexto del PNAIC por profesores que enseñan en el ciclo de alfabetización en una escuela pública de del municipio de Patu/RN. Se realizó la investigación en el Grupo de Investigación: Formación, Currículo y Enseñanza de la Universidad del Estado de Río Grande del Norte entre 2017 y 2018. El análisis teórico, documental y empírico está bajo los principios del método histórico dialéctico. Los datos se analizaron utilizando el procedimiento de núcleos de significado que Aguiar y Ozella (2013, p. 310) sugieren. Se comprobó que las maestras se apropiaron de algunos principios que componen los conceptos orientados por el PNAIC, pero otros tantos se encuentran en proceso de internalización. <![CDATA[Eficiência relativa da tecnologia da informação no desempenho organizacional dos Institutos Federais de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200622&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho realizou uma pesquisa sobre o impacto da TI nos desempenhos administrativo e acadêmico de 31 Institutos Federais de Educação (IFs) entre 2012 e 2014. A técnica usada foi a análise envoltória de dados, adotando os gastos com TI e o nível de governança de TI como inputs e os desempenhos organizacional, administrativo e acadêmico como outputs. Os resultados mostraram que, em 2012, 56,67% dos IFs pesquisados conseguiram alcançar um patamar de máxima eficiência, enquanto em 2014 esse índice ficou em torno de 60%. Os achados não são capazes de negar o paradoxo da produtividade.<hr/>Abstract The present work carried out a research on the IT impact on the administrative and academic performance of 31 Federal Educational Institutes (FEIs) between 2012 and 2014. The used technique was the data envelopment analysis, adopting the IT expenses and the level of IT governance as inputs and the organizational, administrative, and academic performance as outputs. The results showed that, in 2012, only 56.67% of the FEIs surveyed managed to reach a level of maximum efficiency, while in 2014, this result was around 60%. The findings are not capable of denying the productivity paradox.<hr/>Resumen El presente trabajo llevó a cabo una investigación sobre el impacto de la TI en el desempeño administrativo y académico de 31 Institutos Federales de Educación (IF) entre 2012 y 2014. La técnica usada fue el análisis de envoltura de datos, adoptando los gastos con TI y el nivel de gobernanza de TI como inputs y los desempeños organizacional, administrativo y académico como outputs. Los resultados mostraron que, en 2012, solo el 56.67% de los IF encuestados lograron alcanzar un nivel de máxima eficiencia, mientras que, en 2014, fue de alrededor del 60%. Los resultados no son capaces de negar la paradoja de la productividad. <![CDATA[Fundeb, remuneração docente e dívida pública: uma discussão sobre disputa pelo fundo público (2008 – 2016)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200649&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo teve como objetivo compreender os efeitos da complementação da União no Fundeb para a remuneração de professores públicos municipais entre 2008 e 2016. Situa-se o problema no contexto de disputa pelo fundo público, ampliando o debate com a alocação de recursos federais para a rolagem da dívida pública. A metodologia se baseou em um estudo panorâmico de compreensão de dados quantitativos, evidenciando a influência dos recursos da União na valorização da remuneração docente no Brasil, bem como algumas tendências da disputa pelo fundo público após o período analisado.<hr/>Abstract This article aimed to understand the effects of the Federal Government complementation at Fundeb for the remuneration of municipal public teachers between 2008 and 2016. The problem is situated in the context of a dispute over the public fund, expanding the dialogue with the allocation of federal resources for the rollover of public debt. The methodology was based on a panoramic study to understand quantitative data, showing the influence of the Federal Government resources in the valorization of teaching remuneration in Brazil, as well as some tendencies of the dispute for the public fund after the analyzed period.<hr/>Resumen Este artículo tuvo como objetivo comprender los efectos de la complementación de la Unión en Fundeb para la remuneración de los maestros públicos municipales entre 2008 y 2016. El problema se sitúa en el contexto de una disputa sobre el fondo público, ampliando el debate con la asignación de recursos federales para la renovación de la deuda pública. La metodología se basó en un estudio panorámico de comprensión de datos cuantitativos, que muestra la influencia de los recursos de la Unión en la valoración de la remuneración docente en Brasil, así como algunas tendencias de la disputa por el fondo público después del período analizado. <![CDATA[Perspectivas para a formação de formadores de futuros professores no contexto das políticas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200670&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo discute as perspectivas para o desenvolvimento profissional de formadores de futuros professores a partir da análise do ordenamento legal relativo à formação de professores de nível superior e das ações e programas de agências vinculadas ao Ministério da Educação, vocacionadas ao ensino superior. O estudo se baseou nos conceitos de desenvolvimento profissional e profissionalidade docente, definidos por António Nóvoa, Maria do Céu Roldão e Selma Pimenta. A análise qualitativa e interpretativa incidiu sobre um conjunto de documentos oficiais compilados mediante uma busca criteriosa nos sites oficiais vinculados ao Ministério da Educação. Os documentos que constituíram o material empírico do estudo foram analisados e interpretados, a partir dos quais evidenciamos duas perspectivas de desenvolvimento profissional para o docente da educação superior: a universidade é lócus para o desenvolvimento do formador, quer seja como instância para realização de programas de pós-graduação, pós-doutorado, realização de parcerias institucionais e interinstitucionais, assim como por oportunizar ao professor formador diferentes experiências profissionais em nível de ensino e pesquisa; o desenvolvimento do formador se concretiza mediante a realização de pesquisa e produção de conhecimento, na medida em que os incentivos se concentram na distribuição de bolsas de pesquisa e pós-graduação e premiação de trabalhos de destaque.<hr/>ABSTRACT The article discusses the prospects for the professional development of prospective teachers' educators based on the analysis of the official documents related to the training of higher education teachers and the actions and programs of agencies linked to the Ministry of Education aimed at higher education. The study was based on the concepts of professional development and teaching professionality defined by António Nóvoa, Maria do Céu Roldão, and Selma Pimenta. The analysis, qualitative and interpretative, focused on a set of official documents recovered through a careful search on the official websites linked to the Ministry of Education. These documents, which constituted the empirical material of the study, were analyzed and interpreted, from which we highlight two perspectives of professional development for higher education teachers: the university is the locus for the educators' development, whether as an instance for carrying out post-graduate, post-doctoral programs, institutional and inter-institutional partnerships, as well as providing opportunities for different types of professional experiences at the level of teaching and research; the development of the educator is achieved through research and knowledge production, as the incentives are concentrated on the distribution of research and graduate scholarships and awards for outstanding work.<hr/>RESUMEN El artículo analiza las perspectivas para el desarrollo profesional de formadores de futuros docentes con base en el análisis del sistema legal relacionado con la formación de docentes de educación superior y las acciones y programas de agencias vinculadas al Ministerio de Educación dirigidas a la educación superior. El estudio se basó en los conceptos de desarrollo profesional y profesionalidad docente definidos por António Nóvoa, Maria do Céu Roldão y Selma Pimenta. El análisis, cualitativo e interpretativo, se centró en un conjunto de documentos oficiales compilados a través de una búsqueda cuidadosa en los sitios web oficiales vinculados al Ministerio de Educación. Estos documentos, que constituyeron el material empírico del estudio, fueron analizados e interpretados, desde los cuales destacamos dos perspectivas de desarrollo profesional para los docentes de educación superior: la universidad es el lugar para el desarrollo del capacitador, ya sea como una instancia para llevar a cabo programas de posgrado, posdoctorado, asociaciones institucionales e interinstitucionales, además de brindar oportunidades para diferentes tipos de experiencias profesionales en docencia e investigación; El desarrollo del capacitador se logra a través de la investigación y la producción de conocimiento, ya que los incentivos se concentran en la distribución de becas y premios de investigación y posgrado por un trabajo sobresaliente. <![CDATA[Implicações do Ambiente Físico de Aprendizagem na Formação de Mestres Profissionais em Administração]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200692&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O pensamento acadêmico contemporâneo sugere que o professor não pode limitar-se apenas a dar aulas. É necessário também que crie um ambiente de aprendizagem no qual o aluno seja levado a compartilhar conhecimento em sala de forma aberta, fluida e espontânea, acompanhado por igual crescimento de sua compreensão como elemento ativo-participativo no aprendizado construído a partir desse ambiente. A presente pesquisa objetivou compreender as implicações do ambiente físico de aprendizagem na formação de mestres profissionais de administração. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a disposição do mobiliário de forma circular em sala de aula, articulada a partir da organização mobiliar formalmente estabelecida, constitui um ambiente eficazmente dinâmico de aprendizagem em que há um nítido desenvolvimento da interação de forma mais ativa e participativa dos alunos no encadeamento da condução da aula, oportunizando a gestão de espaços de ensino benéficos à aprendizagem.<hr/>Abstract Contemporary academic thinking suggests that the teacher cannot be limited to teaching. It is also necessary to create a learning environment in which the student is led to share knowledge in the classroom in an open, fluid and spontaneous way, accompanied by an equal growth in his understanding as an active-participative element in the learning built from that environment. This research aimed to understand the implications of the physical learning environment in the training of professional masters of administration. The data were collected through interviews and were analyzed qualitatively. The results indicate that the arrangement of the furniture in a circular way in the classroom, articulated from the formally established furniture organization, constitutes an effectively dynamic learning environment in which there is a clear development of the interaction in a more active and participatory way of the students in the chain. conducting the class, enabling the management of teaching spaces beneficial to learning<hr/>Resumen El pensamiento académico contemporáneo sugiere que el profesor no puede limitarse a enseñar. También es necesario crear un ambiente de aprendizaje en el que el alumno sea conducido a compartir conocimientos en el aula de manera abierta, fluida y espontánea, acompañado de un igual crecimiento en su comprensión como elemento activo-participativo en el aprendizaje construido desde ese ambiente. Esta investigación tuvo como objetivo comprender las implicaciones del entorno físico de aprendizaje en la formación de maestros profesionales en administración. Los datos se recolectaron mediante entrevistas y se analizaron cualitativamente. Los resultados indican que la disposición del mobiliario de forma circular en el aula, articulada a partir de la organización del mobiliario formalmente establecida, constituye un ambiente de aprendizaje efectivamente dinámico en el que hay un claro desarrollo de la interacción de forma más activa y participativa de los alumnos de la cadena. la conducción de la clase, posibilitando la gestión de espacios didácticos beneficiosos para el aprendizaje. <![CDATA[Planejamento estratégico na gestão escolar pública: um estudo na região metropolitana de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200706&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo verifica o nível de incorporação do conceito de planejamento estratégico pelas secretarias municipais de educação da região metropolitana de São Paulo, além de traçar o perfil dos seus gestores. A metodologia utilizada teve ênfase nos aspectos quantitativos de natureza aplicada do tipo descritiva. Foi aplicado questionário estruturado aos dirigentes de educação, indicando que o comando é tipicamente feminino e com graduação completa. O estudo sugere uma prática de planejamento estratégico consolidada entre os gestores, porém com vulnerabilidade em sua aplicação.<hr/>Abstract This article verifies the level of incorporation of the concepts of Strategic Planning by the Municipal Secretariats of Education of the Metropolitan Region of São Paulo, in addition to outlining the profile of its managers. The methodology used had an emphasis on the quantitative aspects of the applied nature of the descriptive type. A structured questionnaire was applied to the Education Officers, indicating that the command is typically female and with full graduation. The study suggests a consolidated Strategic Planning practice among managers, but with vulnerability in its application.<hr/>Resumen Este artículo verifica el nivel de incorporación de los conceptos de planificación estratégica por parte de las secretarías municipales de educación de la Región Metropolitana de São Paulo, además de describir el perfil de sus gerentes. La metodología utilizada hizo hincapié en los aspectos cuantitativos de la naturaleza aplicada del tipo descriptivo. Se aplicó un cuestionario estructurado a los oficiales de educación, lo que indica que el comando es típicamente femenino y con una graduación completa. El estudio sugiere una práctica consolidada de Planificación Estratégica entre los gerentes, pero con vulnerabilidad en su aplicación. <![CDATA[Violencia juvenil: o desafio das práticas restaurativas no espaço escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200731&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo questiona as representações coletivas e as práticas institucionais que tendem a naturalizar o fenômeno da violência, assim como a justificar ações verticalizadas e punitivas de poder na composição dos conflitos juvenis no âmbito escolar. Apresenta alternativas teórico-metodológicas que ampliam o significado do termo violência, relacionando-o à teoria dos Direitos Humanos, à democracia deliberativa e às práticas restaurativas. Sugere a importância da construção de estratégias dialogadas, participativas e deliberativas de mediação e prevenção pacífica dos conflitos no espaço escolar.<hr/>Abstract The article questions the collective representations and institutional practices that tend to naturalize the phenomenon of violence, as well as to justify verticalized and punitive actions of power in the composition of the juvenile conflicts in the school context. It presents theoretical-methodological alternatives that amplify the meaning of the term violence, relating it to Human Rights theory, deliberative democracy, and restorative practices. It suggests the importance of the construction of dialogic, participatory and deliberative strategies for mediation and peaceful conflict prevention in the school space.<hr/>Resumen El artículo cuestiona las representaciones colectivas y las prácticas institucionales que tienden naturalizar el fenómeno de la violencia así como justificar acciones verticalizadas y punitivas de poder en la composición de los conflictos juveniles en el ámbito escolar. Presenta alternativas teórico-metodológicas que amplían el significado del término violencia, relacionándolo a la teoría de los Derechos Humanos, a la democracia deliberativa y a las prácticas restaurativas. Sugiere la importancia de la construcción de estrategias dialogadas, participativas y deliberativas de mediación y prevención pacífica de los conflictos en el espacio escolar. <![CDATA[A massificação do ensino superior como política pública educacional e suas implicações em Angola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200750&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O processo de massificação do Ensino Superior impõe uma visão de formação de profissionais na sociedade que hoje está em trânsito com diferentes conceções no subsistema. Nesse sentido, baseia-se em conceitos de participação legítima, desenvolvimento pessoal e formação de profissionais comprometidos e adaptável como expressão de uma dinâmica que deve ser sustentada por mudanças inerentes ao crescente desenvolvimento da sociedade. Desse modo, o artigo tem por finalidade analisar a massificação do Ensino Superior como política pública educacional tendo em conta às suas implicações. Assim, o estudo é de abordagem qualitativa, que se adequou no contexto educacional do Ensino Superior em Angola. Fez-se uma análise das etapas que conduziram o processo de massificação de acordo as políticas educacionais por meio de uma pesquisa analítica e descritiva, a partir da análise bibliográfica e documental, na busca de respostas de uma realidade social sobre este processo desde a sua génese até a atualidade. Contudo, a massificação do Ensino Superior proporcionou o aumento das IES e consequentemente o número de estudantes e professores nesse subsistema, diminuindo o êxodo rural. Além disso, trouxe consequências positivas e negativas que servem de base para aperfeiçoamento do processo tendo em conta a articulação do ensino, investigação, gestão e extensão.<hr/>ABSTRACT The process of massification of Higher Education imposes a vision of training professionals in the society that is in transit with different conceptions in the subsystem. In this sense, it is based on concepts of legitimate participation, personal development, and training of committed and adaptable professionals as an expression of a dynamic that must be sustained by changes inherent to the growing development of society. In this way, the article aims to analyze the massification of Higher Education as a public education policy taking into account its implications. Thus, the study has a qualitative approach, which was adapted for the educational context of Higher Education in Angola. An analysis was made of the stages that led the process of massification according to educational policies through analytical and descriptive research based on a bibliographic and documentary analysis in search of answers to a social reality about this process from its genesis to the present. However, the massification of Higher Education led to an increase in HEIs and, consequently, the number of students and teachers in this subsystem, reducing the rural exodus. Besides, it brought positive and negative consequences that serve as a basis for improving the process taking into account the articulation of teaching, research, management, and extension.<hr/>RESUMEN El proceso de masificación de la Educación Superior impone una visión de formación de profesionales en la sociedad que hoy está en tránsito con diferentes concepciones en el subsistema. En este sentido, se basa en conceptos de participación legítima, desarrollo personal y capacitación de profesionales comprometidos y adaptables como expresión de una dinámica que debe ser sostenida por los cambios inherentes al desarrollo creciente de la sociedad. Por lo tanto, el artículo tiene como objetivo analizar la masificación de la educación superior como una política educativa pública teniendo en cuenta sus implicaciones. El estudio tiene un enfoque cualitativo, que se adaptó en el contexto educativo de la Educación Superior en Angola. Se realizó un análisis de los pasos que condujeron al proceso de masificación de acuerdo con las políticas educativas a través de una investigación analítica y descriptiva basada en el análisis bibliográfico y documental en busca de respuestas a una realidad social sobre este proceso desde su génesis hasta el presente. Sin embargo, la masificación de la educación superior condujo a un aumento de las IES y, en consecuencia, al número de estudiantes y docentes en este subsistema, reduciendo el éxodo rural. Además, trajo consecuencias positivas y negativas que sirven como base para mejorar el proceso teniendo en cuenta la articulación de la enseñanza, la investigación, la gestión y la extensión. <![CDATA[Gestão da Educação com Justiça Social. Que Gestão dos Injustiçados?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932020000200768&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto destaca a radicalidade política de propor uma Gestão da Educação com resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. Que gestão da educação e que formação de gestores? Que exigências para a formação de gestores-educadores? O texto prioriza um olhar político: reafirmar a gestão da educação na razão gestora do Estado, no como o Estado administra os Outros, os oprimidos nas relações políticas de poder. O texto dá centralidade à gestão da educação com justiça social: que justiça social em tempos de justiça justiceira, produtora de injustiçados? Que formação de gestores para a gestão dos injustiçados resistentes?<hr/>Abstract The text highlights the political radicality of proposing an Education Management with active resistance to a democratic agenda with social justice. What education management and what training of managers? What requirements for training manager-educators? The text prioritizes a political look: to reaffirm the management of education in the management reason of the State, in how the State administers the Others, the oppressed in the political relations of power. The text gives centrality to the management of education with social justice: What social justice in times of justice, which produces injustices? What training of managers to manage the wronged resistant?<hr/>Resumen El texto destaca la radicalidad política de proponer una Gestión Educativa con resistencia activa para una agenda democrática con justicia social. ¿Qué gestión educativa y qué formación de directivos? ¿Qué requisitos para la formación de gerentes-educadores? El texto prioriza una mirada política: reafirmar la gestión de la educación en la razón de gestión del Estado, en la forma en que el Estado administra a los Otros, a los oprimidos en las relaciones políticas de poder. El texto da centralidad a la gestión de la educación con justicia social: ¿Qué justicia social en tiempos de justicia que produce injusticia? ¿Qué formación para la gestión de los injusticiados resistentes?