Scielo RSS <![CDATA[Educação & Formação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2448-358320210002&lang=pt vol. 6 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação do corpo e do gênero: histórias, discursos e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[As justificativas de gênero para a transgressão na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Résumé Cette étude s’inscrit dans le cadre d’une thèse en sciences de l’éducation soutenue en 2018 à l’Université de Montpellier, en France. De nombreuses études mettent en évidence le traitement différencié à l’œuvre dans l’espace scolaire lorsque les élèves filles ou les élèves garçons transgressent les règles. Mais nous sommes nous collectivement interrogés sur les arguments mis en avant pour justifier ces comportements, pour leur donner une explication? Enseignants comme élèves se confortent dans des justifications conformes aux représentations sociales. Les élèves garçons transgresseraient par immaturité, par envie de « faire l’intéressant » auprès des pairs ou encore par manque de contrôle de leurs émotions, comme la colère. En revanche, et pour une même transgression, les interviewés expliquent les écarts de comportements des élèves filles par des réactions de défense (et non d’attaque), des problématiques personnelles - auxquelles elles seraient soumises - et un manque cruel de modération dans leurs réactions. On juge les garçons responsables mais également soumis à leur nature, on considère les filles victimes des situations de transgressions en les dé-responsabilisant de leurs actes. À partir d’un échantillon de 500 élèves et 29 enseignants, de la maternelle au lycée, c’est à travers une enquête en partie qualitative (entretiens et observations) que je propose d’interroger et de penser la transgression scolaire au prisme d’un mécanisme qui s’entretient continuellement, et qui montre comment la transgression est un analyseur du genre scolaire.<hr/>Resumo Este estudo é parte de uma tese em Ciências da Educação defendida em 2018 na Universidade de Montpellier, França. Numerosos estudos destacam o tratamento diferenciado em ação no espaço escolar quando meninas ou meninos transgridem as regras. Mas será que nos questionamos coletivamente sobre os argumentos apresentados para justificar esses comportamentos, para lhes dar uma explicação? Tanto professores quanto alunos se contentam com justificativas que estão em consonância com as representações sociais. Os meninos transgrediriam por imaturidade, por desejo de “tornar as coisas interessantes” para os colegas, ou por falta de controle sobre suas emoções, tais como a raiva. Por outro lado, e pela mesma transgressão, as entrevistadas explicaram as diferenças de comportamento entre as meninas através de reações defensivas (e não ofensivas), problemas pessoais - aos quais elas seriam submetidas - e uma cruel falta de moderação em suas reações. Os meninos são julgados responsáveis, mas também sujeitos à sua natureza; as meninas são consideradas vítimas de situações de transgressão ao assumirem a responsabilidade por suas ações. Com base em uma amostra de 500 alunos e 29 professores, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é através de uma pesquisa parcialmente qualitativa (entrevistas e observações) que proponho interrogar e pensar na transgressão escolar através do prisma de um mecanismo que é mantido continuamente e que mostra como a transgressão é um índice analítico das relações de gênero na escola.<hr/>Abstract This study is part of a thesis in educational sciences defended in 2018 at the University of Montpellier, France. Numerous studies highlight the differentiated treatment at work in the school space when female or male students transgress the rules. But have we collectively questioned ourselves about the arguments put forward to justify these behaviors, to give them an explanation? Teachers and students alike are comforted by justifications that are in line with social representations. Male students would transgress out of immaturity, out of a desire to "make things interesting" to peers, or out of a lack of control over their emotions, such as anger. On the other hand, and for the same transgression, the interviewees explain the differences in the behaviour of female students by defensive (and not offensive) reactions, personal problems - to which they would be subjected - and a cruel lack of moderation in their reactions. Boys are judged responsible but also subject to their nature; girls are considered victims of transgression situations by taking responsibility for their actions. Based on a sample of 500 students and 29 teachers, from kindergarten to high school, it is through a partly qualitative survey (interviews and observations) that I propose to question and think about school transgression through the prism of a mechanism that is continuously maintained, and shows how transgression is a school gender analyzer. <![CDATA[Quando a Pedagogia encontra o punhetódromo: masturbação em uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto analisa como a masturbação, realizada por adolescentes e jovens em situação de privação de liberdade, em uma unidade do sistema socioeducativo de Salvador, constitui-se em um importante foco para pensar sobre o controle da segurança coletiva, a reiteração e a subversão das normas de sexualidade dentro dos alojamentos e demais espaços de convivência. Por isso, argumenta-se que a masturbação pode ser utilizada por uma pedagogia que considere o erotismo como parte fundamental da vida das pessoas, sem negligenciar a existência das práticas sexuais no âmbito da privação de liberdade e como elas podem estabelecer vínculos que ultrapassem o lugar da violência e gerem solidariedade, prazer e aprendizado.<hr/>Abstract The text analyzes how masturbation, carried out by adolescents and young people in a situation of deprivation of liberty, in a unit of the socio-educational system of Salvador, constitutes an important focus for thinking about the control of collective security, reiteration and subversion sexuality norms within the accommodation and other living spaces. Therefore, it is argued that masturbation can be used by a pedagogy that considers eroticism as a fundamental part of people's lives, without neglecting the existence of sexual practices in the context of deprivation of liberty and how they can establish bonds that go beyond the place of violence and generate solidarity, pleasure and learning.<hr/>Resumen El texto analiza cómo la masturbación, realizada por adolescentes y jóvenes en situación de privación de libertad, en una unidad del sistema socioeducativo de Salvador, constituye un foco importante para pensar en el control de la seguridad colectiva, la reiteración y la subversión de las normas de sexualidad dentro del alojamiento y otros espacios de sociabilidad. Por ello, se sostiene que la masturbación puede ser utilizada por una pedagogía que considere el erotismo como parte fundamental de la vida de las personas, sin descuidar la existencia de prácticas sexuales en el contexto de privación de libertad y cómo ellas pueden establecer vínculos que van más allá del lugar de la violencia y generar solidaridad, placer y aprendizaje. <![CDATA[Educação Sexual Integral na Argentina e performatividade: uma abordagem filosófica feminista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Se realiza un análisis filosófico de la performatividad de Judith Butler en relación a la Educación Sexual Integral, que permite comprender la matriz heterosexista de inteligibilidad implícita en pedagogías del género y de la sexualidad. En el contexto de implementación de la Educación Sexual Integral en la Argentina y a partir de investigaciones sobre sus logros y desafíos, se argumenta que esta perspectiva del género contribuye a superar enfoques binarios que estigmatizan la diversidad sexual. Como aporte interdisciplinario al campo educativo, la reflexión desde la performatividad potencia cambios en contenidos curriculares que reclaman movimientos queer y feministas y también desplazamientos liberadores de las normas en las prácticas escolares.<hr/>Resumo Realiza-se uma análise filosófica da performatividade de Judith Butler em relação à Educação Sexual Integral, que nos permite compreender a matriz heterossexista de inteligibilidade implícita nas pedagogias de gênero e sexualidade. No contexto da implementação da Educação Sexual Integral na Argentina, com base em pesquisas sobre suas conquistas e desafios, argumenta-se que esta perspectiva de gênero contribui para a superação de abordagens binárias que estigmatizam a diversidade sexual. Como contribuição interdisciplinar para o campo educacional, a reflexão a partir da performatividade potencializa mudanças nos conteúdos curriculares que os movimentos queer e feministas exigem, bem como deslocamentos libertadores das normas nas práticas escolares.<hr/>Abstract A philosophical analysis of J. Butler's performativity in relation to Comprehensive Sexual Education is carried out, which allows us to understand the implicit heterosexist matrix of intelligibility in pedagogies of gender and sexuality. In the context of implementation of Comprehensive Sexual Education in Argentina and based on research on its achievements and challenges, it is argued that this gender perspective contributes to overcoming binary approaches that stigmatize sexual diversity. As an interdisciplinary contribution to the educational field, reflection from performativity enhances changes in curricular content that Queer and feminist movements demand, as well as liberating displacements of the norms in school practices. <![CDATA[Educação e empoderamento feminino: estratégias pedagógicas de grupos de humanização do parto e nascimento em Belém do Pará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivando identificar a forma de organização e atuação dos grupos de humanização do parto e nascimento na região metropolitana de Belém do Pará, o estudo tem como hipótese a predominância de uma pedagogia crítica na maneira de condução de suas atividades. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, pautada na perspectiva etnográfica, com observação participante (GEERTZ, 2008), nos moldes da Antropologia, e que se encontra fundamentada em pesquisas teóricas sobre os movimentos de humanização do parto no Brasil (BARRETO, 2014; CARNEIRO, 2015; DINIZ, 2005; HIRSCH, 2015) e no debate sobre movimentos sociais e educação não formal traduzida no conceito de aprendizagem prática (GOHN, 2011, 2014). Os grupos estudados e com maior visibilidade foram: Ishtar Belém e Projeto TransformaDor, os quais convergem em relação à metodologia de ação utilizada: palestras, rodas de conversas, cinedebates, panfletagem e produção de conteúdos digitais em redes sociais, além da atuação em favor do empoderamento feminino na cena do parto. A coleta de dados se deu por meio de realização de entrevistas semiestruturadas, observação participante e aplicação de questionários, acrescida de análise de documentos (impressos e digitais produzidos pelos grupos), audiovisuais (fotografias, vídeos, documentários, etc.). Os resultados apontaram a heterogeneidade desses grupos, destacando que há em comum o protagonismo feminino na difusão, defesa e promoção de outras formas de parir e a crítica à imposição da cesariana. Identificaram-se, assim, processos educativos não formais pautados em estratégias da educação popular, valorizando o diálogo e a experiência das mulheres.<hr/>Abstract Aiming to identify the form of organization and performance of the humanization groups for childbirth and birth in the metropolitan region of Belém do Pará, the study hypothesizes the predominance of a critical pedagogy in the way of conducting their activities. It is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, based on the ethnographic perspective, with participant observation (GEERTZ, 2008), in the molds of Anthropology, and which is based on theoretical research on the humanization movements of childbirth in Brazil. Brazil (DINIZ, 2005; BARRETO, 2014; HIRSCH, 2014; CARNEIRO, 2015); and in the debate on social movements and non-formal education translated into the concept of practical learning (GOHN, 2011; GOHN, 2014). The groups studied and with greater visibility were: Ishtar Belém and Projeto TransformaDor, which converge in relation to the methodology of action used: lectures, conversation circles, cine debates, leafleting and production of digital content on social networks, in addition to acting in favor of female empowerment in the delivery scene. Data collection took place through semi-structured interviews, participant observation and questionnaires, plus analysis of documents (printed and digital produced by the groups), audiovisual (photographs, videos, documentaries, etc.). The results pointed out the heterogeneity of these groups, highlighting that there is a common female protagonism in the diffusion, defense and promotion of other forms of childbirth and the criticism of the imposition of cesarean sections. We thus identified non-formal educational processes based on popular education strategies, valuing the dialogue and the experience of women.<hr/>Resumen Con el objetivo de identificar la forma de organización y desempeño de los grupos de humanización para el parto y el nacimiento en la región metropolitana de Belém do Pará, Brasil, el estudio hipotetiza el predominio de una pedagogía crítica en la forma de realizar sus actividades. Se trata de una investigación exploratoria y descriptiva, de abordaje cualitativo, basada en la perspectiva etnográfica, con observación participante (GEERTZ, 2008), a la manera de la Antropología, y que se fundamenta en la investigación teórica sobre los movimientos de humanización del parto en Brasil (BARRETO, 2014; CARNEIRO, 2015; DINIZ, 2005; HIRSCH, 2015) y en el debate sobre movimientos sociales y educación no formal traducida en el concepto de aprendizaje práctico (GOHN, 2011, 2014). Los grupos estudiados y con mayor visibilidad fueron: Ishtar Belém y Projeto TransformaDor, que convergen en relación a la metodología de acción utilizada: conferencias, círculos de conversación, cinedebates, distribución de folletos y producción de contenido digital en redes sociales, además de actuar a favor del empoderamiento femenino en la escena del parto. La recogida de datos se realizó a través de entrevistas semiestructuradas, observación participante y cuestionarios, además del análisis de documentos (impresos y digitales producidos por los grupos), audiovisuales (fotografías, videos, documentales, etc.). Los resultados señalaron la heterogeneidad de estos grupos, destacando que existe un protagonismo femenino común en la difusión, defensa y promoción de otras formas de parto y la crítica a la imposición de cesáreas. Se identificaron así procesos educativos no formales basados en estrategias de educación popular, valorando el diálogo y la experiencia de las mujeres. <![CDATA[Diferença sexual como uma questão de ética: alteridades da carne em Irigaray e Merleau-Ponty]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este artículo realiza un cruce entre el enfoque de la filósofa feminista Luce Irigaray, haciendo referencia principalmente a su obra Una ética de la diferencia sexual y la perspectiva del filósofo Maurice Merleau-Ponty, destacando especialmente el capítulo “El entrelazo - El quiasmo”, de la obra póstuma Lo visible y lo invisible. Irigaray tiene una especie de relación ambivalente en la forma en que se sitúa frente a los textos de los filósofos masculinos. Incorporando la tradición filosófica a su propio texto, Irigaray se relaciona con Merleau-Ponty mediante un “entrelazo”, característico de las relaciones de la teoría de la carne de Merleau-Ponty. Cabe destacar que este artículo está unificado por el propósito de elaborar lo que Irigaray llama la relación ética entre los sexos. Para ella, dicha relación consiste en la pregunta “¿Quién eres?”. El amplio debate sobre la ética, la diferencia sexual y la alteridad de la carne se entreteje bajo el análisis de los dos grandes filósofos.<hr/>Resumo O presente artigo realiza um cruzamento entre a abordagem da filósofa feminista Luce Irigaray, fazendo referência principalmente à sua obra An ethics of sexual difference, e a perspectiva do filósofo Maurice Merleau-Ponty, evidenciando, especialmente, o capítulo “O entrelaçamento - O quiasma”, da obra póstuma O visível e o invisível. Irigaray tem uma espécie de relação ambivalente na forma que se coloca frente aos textos de filósofos masculinos. Incorporando ao seu próprio texto a tradição filosófica, Irigaray envolve-se com Merleau-Ponty por um “entrelaçamento”, característico das relações da carne merleau-pontiana. Vale salientar que este artigo é unificado pelo propósito da elaboração do que Irigaray chama de relação ética entre os sexos. Para ela, tal relação consiste na pergunta “Quem é você?”. O vasto debate envolvendo ética, diferença sexual e alteridades da carne vai sendo tecido sob a análise dos dois grandes filósofos.<hr/>Abstract The present article is a cross between the approach of the feminist philosopher Luce Irigaray, making reference mainly to her work An ethics of sexual difference, and the perspective of the philosopher Maurice Merleau-Ponty, highlighting especially the chapter “The interwining - The chiasm”, from his posthumous work The visible and the invisible. Irigaray has a kind of ambivalent relationship in the way she places herself in front of the texts of male philosophers. Incorporating the philosophical tradition into his own text, Irigaray engages with Merleau-Ponty by an “interwining”, characteristic of the relations of Merleau-Ponty´s theory of the flesh. It is worth noting that this article is unified by the purpose of elaborating what Irigaray calls the ethical relation between the sexes. For her, such a relation consists of the question “Who are you?” The vast debate involving ethics, sexual difference, and otherness of the flesh is woven under the analysis of the two great philosophers. <![CDATA[“É proibida a igualdade de gênero nesse estabelecimento”: discursos sobre a “Lei da Ideologia de Gênero” em Santa Rita, Patos e Campina Grande - Paraíba (2017-2018)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem por objetivo analisar os discursos dos parlamentares que propuseram a chamada “Lei da Ideologia de Gênero” nos municípios de Santa Rita, Patos e Campina Grande, no estado da Paraíba. Essas leis foram propostas e aprovadas a partir de embasamentos ideológicos cristãos, de um modelo tradicional de família e de uma visão deturpada da teoria marista, com a finalidade de proibir o debate de gênero nas escolas públicas e privadas dos referidos municípios. Metodologicamente se utiliza a proposta da análise do discurso a partir de Foucault (2014), que visa perceber a produção discursiva como um exercício de leitura, interpretação e produção de um outro/novo discurso. Para tanto, debruça-se sobre as entrevistas feitas com os três parlamentares no sentido de perceber seus interesses e “ideologias” defendidas. Ideologia, gênero e educação são categorias fundamentais para o diálogo teórico neste texto. Portanto, conclui-se que a chamada “Lei da Ideologia de Gênero” funcionou como um dispositivo proibitivo e punitivo, mas que também gerou alguns tipos de resistências.<hr/>Abstract This article aims to analyze the speeches of parliamentarians who proposed the so-called “Law of Gender Ideology” in the municipalities of Santa Rita, Patos and Campina Grande in the state of Paraíba. These laws were proposed and approved based on the Christian ideological foundation, with the purpose of prohibiting the debate of gender in public and private schools of the referred municipalities. Methodologically, we used the proposal of discourse analysis from Foucault (2014), which aims to perceive discursive production as an exercise in reading, interpreting and producing another / new discourse. For this, we look at the interviews made with the three parliamentarians in order to understand their interests and “ideologies” defended. Ideology, gender and education are fundamental categories for the theoretical dialogue in this text. Therefore, it is concluded that the so-called “Law of Gender Ideology” functioned as a prohibitive and punitive device, but that it also generated resistance.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar los discursos de los parlamentarios que propusieron la denominada “Ley de Ideología de Género” en los municipios de Santa Rita, Patos y Campina Grande, en el estado de Paraíba. Estas leyes fueron propuestas y aprobadas con base en el fundamento ideológico cristiano, con el propósito de prohibir el debate de género en las escuelas públicas y privadas de los municipios referidos. Metodológicamente, se utiliza la propuesta de análisis del discurso de Foucault (2014), que tiene como objetivo percibir la producción discursiva como un ejercicio de lectura, interpretación y producción de otro / nuevo discurso. Para ello, se fija en las entrevistas realizadas a los tres parlamentarios con el fin de entender sus intereses e “ideologías” defendidas. Ideología, género y educación son categorías fundamentales para el diálogo teórico en este texto. Por tanto, se concluye que la llamada “Ley de la Ideología de Género” funcionó como un dispositivo prohibitivo y punitivo, pero que también generó resistencias. <![CDATA[Pedagogias da masculinidade: reflexões acerca de processos de subjetivação de homens professores da EJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é compreender, por meio dos discursos de três homens professores da Educação de Jovens e Adultos, os modos como a masculinidade hegemônica atuou em seus processos de subjetivação. Pretende-se revelar a negação da sensibilidade como dimensão essencial da pedagogia da masculinidade, apontar as ambiguidades das experiências corporais no processo de tornar-se homem e, por fim, desvelar os enfrentamentos vividos pelos participantes, relativamente à masculinidade no processo de construção da identidade docente. A pesquisa é qualitativa, com enfoque exploratório. Adotam-se entrevistas semiestruturadas para a construção dos dados. Os resultados apontam para uma tensão constante entre o inatingível ideal da masculinidade hegemônica e a ruptura criativa com esse parâmetro.<hr/>Abstract The objective of this article is to understand, through the speeches of three male teachers of Youth and Adult Education, the ways in which hegemonic masculinity acted in their processes of subjectivation. The aim is to reveal the negation of sensitivity as an essential dimension of the pedagogy of masculinity, to point out the ambiguities of bodily experiences in the process of becoming a man and, finally, to unveil the confrontations lived by the participants, regarding masculinity in the process of constructing the teaching identity. The research is qualitative, with an exploratory focus. Semi-structured interviews are adopted for the construction of the data. The results point to a constant tension between the unattainable ideal of hegemonic masculinity and the creative rupture with this parameter.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es comprender, a través de los discursos de tres hombres profesores de Educación de Personas Jóvenes y Adultas, las formas en que la masculinidad hegemónica actuó en sus procesos de subjetivación. El objetivo es revelar la negación de la sensibilidad como dimensión esencial de la pedagogía de la masculinidad, señalar las ambigüedades de las experiencias corporales en el proceso de convertirse en hombre y finalmente desvelar las confrontaciones vividas por los participantes respecto a la masculinidad en el proceso de construcción de la identidad docente. La investigación es cualitativa, con un enfoque exploratorio. Para la construcción de los datos, se adoptan entrevistas semiestructuradas. Los resultados apuntan a una tensión constante entre el ideal inalcanzable de la masculinidad hegemónica y la ruptura creativa con este parámetro. <![CDATA[O corpo é voz, mas na Educação Física não: compreensões sobre corpo na formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O trânsito de sentidos e significados que emergem dos entendimentos de estudantes de Educação de Física sobre o corpo e, mais especificamente, sobre o corpo no campo de atuação e formação na Educação Física é o que move a tessitura deste artigo. Trata-se de uma investigação qualitativa reconstrutiva que intencionou delinear os significados do corpo e, mais especificamente, sobre o corpo no campo da Educação Física dialogando com a Fenomenologia Social. Para a reunião de dados, optou-se pela Entrevista Narrativa e, para a análise, o Método Documentário. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de uma universidade pública do município de Belém, Pará. Os resultados denotam uma disputa de concepções sobre o corpo que se delineiam a partir da natureza biológica e de marcadores sociais e culturais, indicando fragilidades sobre o objeto de estudo da Educação Física, o corpo.<hr/>Abstract The transit of senses and meanings that emerge from the understanding of Physical Education students about the body and, more specifically, about the body in the field of activity and training in Physical Education is what moves the fabric of this article. It is a qualitative reconstructive investigation that intended to outline the meanings of the body and, more specifically, about the body in the field of Physical Education in dialogue with Social Phenomenology. For the data collection, we opted for the Narrative Interview and Documentary Method. The research subjects were students, from a public university in the city of Belém, Pará, Brazil. The results denote a dispute of conceptions about the body that are outlined based on biological nature and social and cultural markers indicating weaknesses in the object of study of Physical Education, the body.<hr/>Resumen El tránsito de los sentidos y los significados que surgen de la comprensión de los estudiantes de Educación Física sobre el cuerpo y, más específicamente, sobre el cuerpo en el campo de la actividad y el entrenamiento en Educación Física es lo que mueve el tejido de este artículo. Es una investigación reconstructiva cualitativa que pretende esbozar los significados del cuerpo y, más específicamente, sobre el cuerpo en el campo de la Educación Física en diálogo con la Fenomenología Social. Para la recolección de datos, se optó por la entrevista narrativa y, para el análisis, el método documental. Los sujetos de investigación fueron estudiantes de una universidad pública de la ciudad de Belém, Pará, Brasil. Los resultados denotan una disputa de concepciones sobre el cuerpo que se describen en función de la naturaleza biológica y los marcadores sociales y culturales que indican debilidades en el objeto de estudio de la Educación Física, el cuerpo. <![CDATA[Da maternidade (re)negada: mães solteiras e mulheres infanticidas no Ceará oitocentista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo busca analisar as experiências de mães solteiras e mulheres infanticidas na segunda metade do século XIX, destacando as formas como foram representadas na imprensa cearense do período. As disputas em torno da formulação de padrões hegemônicos de família nos Oitocentos revelaram a multiplicidade de sujeitos e formas de ordenamento familiar, evidenciando histórias de protagonismo feminino na condução de seus lares e na (re)definição de valores e práticas acerca da maternidade. Nesse sentido, tanto as formas de nomear, representar e punir os delitos contra a honra e o crime de infanticídio quanto as maneiras como as mulheres expressaram outros valores e afetos acerca do casamento e dos filhos fazem parte do objeto de estudo aqui apresentado. Para tanto, esta pesquisa utilizou como fontes jornais, documentos oficiais, boletins policiais e textos literários.<hr/>Abstract The text analyzes the experiences of single mothers and infanticide women in the second half of the 19th century and the ways in which they were represented in the Ceará press of the period. The disputes over the formulation of hegemonic family patterns in the 19th century showed several subjects and forms of family ordering, evidencing stories of female protagonism in the head of their homes and in the definition of values and practices about motherhood. In this sense, both the ways of naming, representing and punishing crimes against honor and the crime of infanticide, as well as the ways in which women expressed other values and affections about marriage and children are part of this papper. This research used newspapers, official documents, police reports and literature as sources.<hr/>Resumen El artículo busca analizar las vivencias de las madres solteras y las mujeres infanticidas en la segunda mitad del siglo XIX, destacando las formas en que fueron representadas en la prensa cearense de la época. Las disputas por la formulación de patrones familiares hegemónicos en el siglo XIX mostraron la multiplicidad de sujetos y formas de orden familiar, evidenciando historias de protagonismo femenino en la conducción de sus hogares y en la (re)definición de valores y prácticas sobre la maternidad. En este sentido, tanto las formas de nombrar, representar y sancionar los delitos contra el honor y el delito de infanticidio como las formas en que las mujeres expresaron otros valores y afectos sobre el matrimonio y la niñez forman parte de este estudio. Esta investigación utilizó periódicos, documentos oficiales, informes policiales y textos literarios como fuentes. <![CDATA[Estereótipos de gênero e programas educacionais ocultos em educação na França. Uma revisão da literatura sobre desigualdades ocultas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Résumé L’article proposé est constitué d’une revue de littérature générale et quelques études spécifiques et originales sur la question de l’égalité filles-garçons à l’école en France. Il propose une délimitation théorique des concepts de genre et de sexe au travers notamment des rôles sexués. Ensuite, après un parcours historique assez rapide, il montre comment la mixité mise en place en 1976 dans tous les établissements scolaires français, ne correspond pas du tout à l’égalité des chances ni à l’égalité de traitement des élèves filles et des élèves garçons. Les préjugés et stéréotypes de genre reste très nombreux dans les écoles de ce pays. L’article en montre de manière résumé certaines facettes à différents niveaux de la scolarité et dans la plupart des matières mais aussi au travers de question par exemple, de la transgresion des règles scolaires et des punitions.<hr/>Resumo O artigo apresenta uma revisão bibliográfica ampla e alguns estudos especializados e originais sobre o tema da igualdade de gênero nas escolas francesas. Inicialmente, propõe-se uma delimitação teórica dos conceitos de gênero e sexo através dos papéis de gênero. Em seguida, após uma breve análise histórica, mostra-se como o sistema de coeducação introduzido em 1976 em todas as escolas francesas não corresponde à igualdade de oportunidades ou de tratamento para meninas e meninos. Os preconceitos e estereótipos de gênero ainda estão muito presentes. De forma sintética, apontam-se facetas desses estereótipos nos diferentes níveis de escolaridade e na maioria das disciplinas, explorando inclusive questões como a transgressão das regras escolares e a punição.<hr/>Abstract The proposed article consists of a review of general literature and some specific and original studies on the issue of gender equality at school in France. It proposes a theoretical delimitation of the concepts of gender and sex, in particular through gender roles. Then, after a fairly rapid historical overview, it shows how the co-educational system introduced in 1976 in all French schools does not correspond at all to equal opportunities or equal treatment of girls and boys. Gender prejudices and stereotypes are still very numerous in schools in this country. The article summarizes some facets of these prejudices and stereotypes at different levels of schooling and in most subjects, but also through issues such as the transgression of school rules and punishments. <![CDATA[Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes: processos de produção e contribuições para a formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200050&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, analisa-se o processo de produção da prática pedagógica das professoras alfabetizadoras iniciantes, a fim de contribuir para a sua formação. O referencial teórico está fundamentado na compreensão da teoria como expressão da prática (MARTINS, 1996). A pesquisa é qualitativa e a análise fundamentou-se em Bardin (2011). Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados em 40 escolas de uma Rede Municipal de Ensino e de entrevistas semiestruturadas com 17 professoras. Os resultados indicam que a prática pedagógica das docentes se constitui por desafios, por determinantes externos e internos e por estratégias produzidas a partir dos problemas originados na prática. O processo formativo dessas professoras requer ampliação dos espaços coletivos de trabalho e compreensão da especificidade da alfabetização.<hr/>Abstract In this paper, the production process of the pedagogical practice of the beginning literacy teachers is analyzed, in order to contribute to their training. The theoretical framework is based on the understanding of theory as an expression of practice (MARTINS, 1996). The research is qualitative and the analysis was based on Bardin (2011). The data were obtained through questionnaires applied in 40 schools in a Municipal Education Network and semi-structured interviews with 17 teachers. The results indicate that the teachers’ pedagogical practice is constituted by challenges, by external and internal determinants and strategies produced from the problems originated in practice. The training process of these teachers requires an expansion of collective work spaces and an understanding of the specificity of literacy.<hr/>Resumen En este artículo se analiza el proceso de producción de la práctica pedagógica de las profesoras principiantes de alfabetización para contribuir a su formación. El marco teórico se basa en la comprensión de la teoría como expresión de la práctica (MARTINS, 1996). La investigación es cualitativa y el análisis se basó en Bardin (2011). Los datos se obtuvieron por medio de cuestionarios aplicados en 40 escuelas en una Red Municipal de Educación y entrevistas semiestructuradas con 17 profesoras. Los resultados indican que la práctica pedagógica de las docentes está constituida por desafíos, por determinantes externos e internos y por estrategias producidas a partir de los problemas originados en la práctica. El proceso de capacitación de estas profesoras requiere ampliación de los espacios de trabajo colectivos y comprensión de la especificidad de la alfabetización. <![CDATA[A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho se origina da pesquisa realizada com professores universitários que fazem parte do grupo de pesquisa que investiga os Paradigmas Educacionais e Formação de Professores, vinculado à Linha de Pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade de grande porte na cidade de Curitiba, Paraná. Objetivou-se compreender a contribuição das metodologias ativas para a prática docente dos professores universitários. A metodologia utilizada pauta-se em uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que prima por interpretar, de modo analítico, os dados captados no decurso da pesquisa. A partir das análises dos dados, foi possível verificar que a proposta das metodologias ativas pode se constituir como uma proposta de ensino numa visão complexa ou holística, que possibilita uma aprendizagem significativa para os alunos, protagonistas da construção do conhecimento de forma autônoma, crítica, reflexiva e participativa.<hr/>Abstract This work originates from the research carried out with university professors who are part of the research group that investigates Educational Paradigms and Teacher Training, linked to the Research Line: Pedagogical Theory and Practice in Teacher Education in a Graduate Program in Education from a large university in the city of Curitiba, Paraná. The objective was to understand the contribution of active methodologies to the teaching practice of university professors. The methodology used is based on a qualitative approach of the case study type that aims to interpret, in an analytical way, the data captured in the course of the research. From the data analysis, it was possible to verify that the proposal of the active methodologies can be constituted as a teaching proposal in a complex or holistic view, which enables a meaningful learning for the students, protagonists of the construction of knowledge in an autonomous, critical, reflective, and participatory manner.<hr/>Resumen Este trabajo fue realizado a partir de la investigación hecha con docentes universitarios que forman parte del grupo de investigación sobre Paradigmas Educativos y Formación de Docentes, vinculado a la Línea de Investigación: Teoría y Práctica Pedagógica en la Formación de Docentes en un Programa de Posgrado en Educación de una gran universidad de la ciudad de Curitiba, Paraná. El objetivo consiste en comprender la contribución de las metodologías activas a la práctica docente de los profesores universitarios. La metodología utilizada se basa en un estudio de caso cualitativo, que se destaca por interpretar de manera analítica los datos obtenidos durante la investigación. A partir del análisis de los datos, se pudo comprobar que la propuesta de las metodologías activas puede constituir una propuesta de enseñanza desde una mirada compleja u holística, que posibilita un aprendizaje significativo para los alumnos, protagonistas de la construcción del conocimiento de forma autónoma, crítica, reflexiva y participativa. <![CDATA[Cenários da produção docente nas licenciaturas: desafios para uma universidade pública no Sul do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200052&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto objetiva mapear, em uma instituição pública do Sul do Brasil, o cenário da produção docente no que tange à escolha dos veículos utilizados para socializar resultados de pesquisa, com ênfase nos professores dos cursos de licenciatura. Caracteriza-se como um estudo descritivo de dados extraídos da produção declarada por 400 docentes em um período de três anos (2016-2018). Identificaram-se os níveis de ensino predominantemente investigados (principalmente a Educação Básica), a área do conhecimento com maior produção (Ciências da Natureza) e os enfoques orientativos (Metodologias de Ensino e Formação de Professores - Inicial e Continuada). Também foi constatado que a maioria dos artigos foram publicados em língua portuguesa, bem como o padrão quantitativo dominante por docente foi de uma a cinco produções durante o período trienal analisado. Como prognóstico, indica-se a necessidade de serem pensados mecanismos para a formação continuada dos docentes universitários não apenas no âmbito do ensino, mas também no da pesquisa.<hr/>Abstract This text aims to map, in a public institution in Southern Brazil, the scenario of teaching publication with regard to the choice of vehicles used to socialize research results, with an emphasis on professors of pre-service teacher education programs. It is characterized as a descriptive study of data extracted from the declared written production by 400 professors in a period of three years (2016-2018). The predominantly investigated levels of education were identified (mainly Primary and Higher School), the area of knowledge with the highest production (Natural Sciences) and guiding approaches (Teaching Methodologies and Teacher Education Programs). Also, it was found that most papers were published in Portuguese and the dominant quantitative standard per professor was 1 to 5 productions during the three-year period analyzed. As a prognosis, it is indicated for the need to think about mechanisms for the training of university professors not only in the scope of teaching, but also of research.<hr/>Resumen Este texto tiene como objetivo mapear, en una institución pública en el Sur de Brasil, el escenario de la producción docente con respecto a la elección de los vehículos utilizados para socializar los resultados de investigación, con énfasis en los docentes que actúan en carreras de formación docente. Se caracteriza como un estudio descriptivo de datos extraídos de la producción declarada por 400 profesores en un período de tres años (2016-2018). Se identificaron los niveles de educación predominantemente investigados (principalmente de la Educación Primaria y Secundaria), el área predominante de conocimiento (Ciencias Naturales) y los enfoques orientadores (Metodologías de enseñanza y formación del profesorado: inicial y continua). Además, se descubrió que la mayoría de los artículos se publicó en portugués y el estándar cuantitativo dominante por docentes fue de una a cinco producciones durante el período de los tres años analizados. Como pronóstico, se indica la necesidad de pensar en mecanismos para la educación continua de los profesores universitarios no solo en el campo de la enseñanza, sino también de la investigación. <![CDATA[O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no Enade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem por objetivo relacionar características do perfil da docência no ensino superior ao desempenho acadêmico dos estudantes de instituições de ensino superior privadas, medido pela média do conceito recebido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Trata-se de estudo descritivo, utilizando dados do referido exame (2016 e 2017) e microdados dos docentes e instituições de ensino superior (2016 e 2017) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em que se verificou o impacto de diversas variáveis na média do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes por instituição. Foi aplicada uma regressão linear múltipla, a partir da qual se encontrou que os fatores positivos mais significantes estão relacionados ao grau de escolaridade da docência. Os resultados indicaram também que o regime de trabalho dos docentes não demonstrou ser uma variável que agrega valor ao desempenho dos estudantes no mencionado exame.<hr/>Abstract The article aims to relate characteristics of the teacher profile in higher education to the academic performance of students from private higher education institutions, measured by the average of the concept received in the National Student Performance Exam. This is a descriptive study, using data from said exam (2016 and 2017) and microdata from teachers and higher education institutions (2016 and 2017) from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira, in which we verified the impact of several variables in the average of the National Student Performance Exam by institution. Multiple linear regression was applied, from which it was found that the most significant positive factors are related to the education level of teachers. The results also indicated that the teachers' work regime did not prove to be a variable that adds value to the students' performance in the aforementioned exam.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo relacionar características del perfil docente en la educación superior con el rendimiento académico de los estudiantes de instituciones privadas de educación superior, medido por el promedio del concepto recibido en el Examen Nacional de Desempeño del Estudiante. Se trata de un estudio descriptivo, utilizando datos de dicho examen (2016 y 2017) y microdatos de docentes e instituciones de educación superior (2016 y 2017) del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira, en el que se analiza el impacto de varias variables en la promedio del Examen Nacional de Desempeño de Estudiantes por institución. Se aplicó regresión lineal múltiple, a partir de la cual se encontró que los factores positivos más significativos están relacionados con el grado de docencia. Los resultados también indicaron que el régimen de trabajo de los docentes no resultó ser una variable que agregue valor al desempeño de los estudiantes en el examen mencionado. <![CDATA[Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832021000200054&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste trabalho é identificar as bases epistemológicas e os marcos legais que sustentam a concepção de habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular destinada ao Ensino Médio. A pesquisa teve caráter documental; durante sua realização, também foram analisados três materiais de educação socioemocional de editoras brasileiras a fim de melhor compreender como o conceito trazido pela Base Nacional Comum Curricular pode comparecer nas atividades escolares. Além do conteúdo explícito, também foi considerado o contexto sociopolítico que perpassa pelas temáticas abordadas por tais materiais. Sabendo que a Base Nacional Comum Curricular busca manter a pluralidade dos currículos e a autonomia das escolas, foram apresentados benefícios e riscos da adoção do conceito aberto sobre habilidades sociais e emocionais e suas possíveis implicações na formação dos educandos e na atuação do professor. Ademais, o trabalho teve por sustentáculo a visão da psicologia escolar crítica, principalmente pelas contribuições das pesquisadoras Patto, Smolka, Lemos e Macedo.<hr/>Abstract This study aims to identify the epistemological bases and legal marks that sustain the conception of socioemotional abilities in the Brazilian National Common Curricular Base directed to High School. It is a documental research; during its execution other three materials of socioemotional education by Brazilian publishers were analyzed as well in order to better understand how the concept established by the National Common Curricular Base can be present in school activities. Beyond explicit content, we also considered the social and political context that runs through the themes brought by these materials. Considering that the National Common Curricular Base attempts to maintain the plurality of curricula and school autonomy, the study showed the benefits and risks of adopting an ample conception of social and emotional abilities and its possible implications on students’ education and teachers’ work. Moreover, the project was grounded on the perspective of critical school psychology, mainly on the contributions of researchers Patto, Smolka, Lemos, and Macedo.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es identificar las bases epistemológicas y los marcos legales que fundamentan la concepción de las habilidades socio-emocionales en la Base Nacional Comum Curricular destinada a la Enseñanza Media. La investigación fue de carácter documental, donde se analizaron tres materiales de educación socio-emocional de editoriales brasileñas para comprender mejor cómo el concepto aportado por la Base Nacional Comum Curricular puede estar presente en las actividades escolares. Además del contenido explícito, también se consideró el contexto sociopolítico que atraviesa los temas tratados en esos materiales. Sabiendo que la Base Nacional Comum Curricular trata de mantener la pluralidad de los planes de estudio y la autonomía de las escuelas, se presentaron los beneficios y riesgos de la adopción del concepto abierto sobre habilidades socio-emocionales y sus posibles repercusiones en la formación de los estudiantes y la actuación del profesor. Además, el trabajo se apoyó en la visión de la psicología escolar crítica, especialmente las contribuciones de las investigadoras Patto, Smolka, Lemos e Macedo.