Scielo RSS <![CDATA[Educação Matemática Debate]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2526-613620230001&lang=pt vol. 7 num. 13 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Desafios de uma estudante de mestrado profissional em Educação Matemática: o que minha experiência permite dizer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362023000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Since its creation, the professional master's degree has allowed master's students to reflect on pedagogical practice in Mathematics. In this context, this article aims to analyze the challenges of a master's student of a professional program in composing her field intervention and the resonances of this for her professionalism. To this end, the methodology is supported by a narrative perspective, in which the significant points of the master's field process are described. As a result, it can be seen that the moment of planning and the moment of application are fundamental and striking in the constitution of professionalism in a context of professional master's, allowing significant spaces for reflection and production of the identity of a researcher in his own practice. With the study, the need for professional master's degrees to trigger discussions on the training of student-teachers who attend their courses is concluded.<hr/>Resumen Desde su creación, la maestría profesional ha permitido a los estudiantes de maestría reflexionar sobre la práctica pedagógica en Matemáticas. En ese contexto, este artículo tiene como objetivo analizar los desafíos de una estudiante de maestría de un programa profesional en la composición de su intervención de campo y las resonancias de esto para su profesionalismo. Para ello, la metodología se apoya en una perspectiva narrativa, en la que se describen los puntos significativos del proceso de campo de la maestría. Como resultado, se puede apreciar que el momento de la planificación y el momento de la aplicación son fundamentales y llamativos en la constitución del profesionalismo en un contexto de maestría profesional, permitiendo espacios significativos de reflexión y producción de la identidad de un investigador en su propio práctica. Con el estudio, se concluye la necesidad de que las maestrías profesionales desencadenen discusiones sobre la formación de los estudiantes-docentes que frecuentan sus cursos.<hr/>Resumo Desde sua criação, o mestrado profissional permite a reflexão de mestrandos sobre a prática pedagógica em Matemática. Nesse contexto, este artigo enseja analisar os desafios de uma mestranda de um programa profissional em compor a sua intervenção de campo e as ressonâncias desta para a sua profissionalidade. Para tanto, a metodologia apoia-se numa perspectiva narrativa, em que se descreve os pontos significativos do processo de campo do mestrado. Como resultado, percebe-se que o momento de planejamento e o momento de aplicação são fundamentais e marcantes na constituição da profissionalidade em um contexto de mestrado profissional, possibilitando espaços significativos de reflexão e produção da identidade de pesquisador da própria prática. Com o estudo, conclui-se a necessidade de os mestrados profissionais desencadearem discussões sobre a formação dos estudantes-professores que frequentam seus cursos. Palavras-chave: Mestrado Profissional. Experiência. Desafios. <![CDATA[Reverberações habermasianas em dissertações e teses em Educação Matemática no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362023000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Motivados pelos estudos e investigações que vimos desenvolvendo no campo/movimento da Educação Matemática nos últimos anos, neste artigo, intentamos apresentar um estudo metodologicamente pautado na Revisão Sistemática de Literatura que objetiva levantar e apontar pesquisas realizadas em Educação Matemática, que tomem constructos filosóficos advindos dos escritos de Jürgen Habermas como principal referencial teórico, de forma a oferecer um panorama de como as contribuições habermasianas têm reverberado no campo da Educação Matemática em relatórios de pesquisas desenvolvidas no Brasil. Como banco de dados, tomamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações tendo em vista a natureza dos trabalhos presentes no referido banco. Em termos de resultados, foi possível constatar que os constructos Mundo da Vida e Mundo do Sistema (ou Sistema) são o que mais vigoram na fundamentação das pesquisas erguidas e selecionadas neste estudo.<hr/>Abstract Motivated by studies and investigations that we have been developing in the field/movement of Mathematics Education in recent years, in this article, we intend to present a study methodologically based on the Systematic Literature Review that aims to raise and point out researches done in Mathematics Education that take philosophical constructs derived from Jürgen Habermas' writings as main theoretical reference, in order to offer an overview of how Habermas' contributions have reverberated in the field of Mathematics Education in research reports developed in Brazil. As a database, we took the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations in view of the nature of the works present there. In terms of results, it was possible to observe that the constructs World of Life and World of System (or System) are the most prevalent in the foundation of the researches raised and selected in this study.<hr/>Resumen Motivados por los estudios e investigaciones que venimos desarrollando en el campo/movimiento de la Educación Matemática en los últimos años, en este artículo, pretendemos presentar un estudio metodológicamente basado en la Revisión Sistemática de la Literatura que tiene como objetivo plantear y señalar las investigaciones realizadas en Educación Matemática que toman como principal referencia teórica los constructos filosóficos derivados de los escritos de Jürgen Habermas, con el fin de ofrecer un panorama de cómo los aportes habermasianos han repercutido en el campo de la Educación Matemática en los informes de investigación desarrollados en Brasil. Como base de datos, tomamos la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones en vista de la naturaleza de los trabajos presentes en ese banco. En cuanto a los resultados, se pudo observar que los constructos Mundo de la Vida y Mundo del Sistema (o Sistema) son los más vigorosos en la fundamentación de las investigaciones planteadas y seleccionadas en este estudio. <![CDATA[A trajetória de uma gota: um relato de experiência com estudantes de Cálculo Diferencial e Integral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362023000100102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade formativa realizada por estudantes de Cálculo Diferencial e Integral do curso de Engenharia Mecânica de uma instituição pública do Rio de Janeiro. Dentre os motivadores do trabalho, encontram-se os índices de reprovação na disciplina. A fundamentação teórica foi a experimentação. Dado um guia previamente estruturado, os estudantes analisaram a trajetória em relação ao tempo de uma gota de água em uma garrafa de óleo, produzindo hipóteses sobre o deslocamento, utilizando uma tabela de dupla entrada. Os conteúdos mobilizados foram função afim, derivada e método de mínimos quadrados. Para a verificação de hipóteses, os estudantes utilizaram softwares de geometria dinâmica e planilhas. Observou-se que a experimentação promoveu o espírito crítico, tornando o(a) estudante gestor(a) de seu próprio conhecimento.<hr/>Abstract The article presents an experience report of a formative activity carried out by students of Differential and Integral Calculus of the Mechanical Engineering course of a public institution in Rio de Janeiro. Among the motivators are the failure rates in the discipline and the theoretical foundation was experimentation. Given a previously structured guide, students analyzed the trajectory against time of a drop of water in an oil bottle, producing hypotheses about displacement, using a double-entry table. The mobilized contents were affine function, derivatives and least squares method. To verify hypotheses, students used geometry software and spreadsheets. It was observed that Experimentation promoted critical thinking, making students managers of their own knowledge.<hr/>Resumen El artículo presenta un relato de experiencia de una actividad de formación realizada por estudiantes de Cálculo Diferencial e Integral del curso de Ingeniería Mecánica de una institución pública de Rio de Janeiro. Entre los motivadores se encuentran los índices de reprobación en la asignatuda y el fundamento teórico fue la experimentación. Basado en las informaciones de material previamente disponibilizado, los estudiantes analizaron, con relación a su tiempo, la trayectoria de una gota de agua en una botella de aceite y generaron hipótesis sobre el desplazamiento, utilizando una tabla de doble entrada. Los contenidos movilizados fueron función afín, derivadas y método de mínimos cuadrados. Para verificar las hipótesis, los estudiantes utilizaron un software de geometría y hojas de cálculo. Nótese que la Experimentación promovió el pensamiento crítico, le permitió a los estudiantes ser gestores de su propio conocimiento.