Campo recente, a História da Educação Matemática tem congregado seus pesquisadores e outros profissionais nos diferentes periódicos e eventos científicos do campo da Educação e da Educação Matemática. Destacam-se dois eventos específicos, o ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática, iniciado em 2012, cuja 5ª edição ocorreu em 2020, e o CIHEM - Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, cuja 6ª edição ocorrerá em 2021 na Venezuela.
A publicação desse Dossiê “História da Educação Matemática” é mais um marco da crescente e profícua produção acadêmica desse campo. O conjunto dos artigos selecionados para essa publicação - além de muitos outros também aprovados e que serão publicados oportunamente por esse periódico - demonstra as diferentes fontes que têm sido mobilizadas por pesquisadores na produção em História da Educação Matemática, suas diferentes e renovadas temáticas, abordagens teóricas e metodológicas. Também contempla a diversidade geográfica e institucional brasileira, abarcando pesquisadores vinculados a diversos grupos de pesquisa e Programas de Pós-Graduação, contando ainda com a expertise de pesquisadores internacionais.
Essa publicação foi organizada e ocorre durante um período de isolamento social decorrente da pandemia mundial causada pela doença Covid-19. Registarmos aqui a memória dos mais de 2 milhões de mortos no mundo, sendo mais de 270 mil só em nosso país até meados de março de 2021. Nossa solidariedade a todos os familiares das vítimas. Nesse percurso de organização do Dossiê, nossa amiga, a professora doutora Ivete Maria Baraldi, veio a falecer em 18/1/2021, em decorrência da Covid 19. Ela estava muito envolvida e empolgada com essa atividade. Ivete foi uma mulher incrível. Esposa do Ronaldo, juntos tiveram os meninos Pedro e Matheus - por quem tinha um amor materno incondicional e um orgulho inenarrável. Ela sempre compartilhava as conversas (e causos) com seus filhos, suas conquistas, seus modos de ver e agir no mundo. Licenciada em Ciências, com habilitação em Matemática na 1ª turma desse curso como parte da Universidade Estadual Paulista - UNESP - câmpus de Bauru. Mestre e doutora em Educação Matemática pela Unesp, câmpus de Rio Claro, ingressou como docente no Departamento de Matemática em 2008, com destacada atuação no curso de Licenciatura em Matemática, passando a integrar também os Programas de Pós Gradução em Educação para Ciência e o de Educação Matemática, de câmpus de Bauru e Rio Claro da Unesp, respectivamente. Pesquisadora competente e sempre atenta, participou da formação de muitos professores e novos pesquisadores. Tematizou, em suas pesquisas, diferentes aspectos da Educação Matemática como a Formação de Professores de Matemática, a História da Educação Matemática, a Educação Inclusiva, o Ensino e Aprendizagem de Matemática e a História Oral. Participou ativamente dos Grupos de Pesquisa: "História Oral e Educação Matemática" - GHOEM e "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento". À professora doutora Ivete Maria Baraldi, toda a nossa gratidão e o nosso reconhecimento.
Que esse Dossiê possa provocar reflexões, impulsionar ações e subsidiar debates tanto no campo da pesquisa da História da Educação Matemática quanto em relação às construções de narrativas negacionistas na atualidade.
Prof. Dr. Douglas Marin
Organizadores