SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14Participation or marginality: socialization patterns in São Paulo and Brasilia familiesTeachers of deprived urban areas: simple solutions for complex problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

ESPOSITO, Yara Lúcia. Desnutrição e cognição. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.14, pp.87-96. ISSN 0100-1574.

A finalidade do presente trabalho é verificar os efeitos da insuficiência nutricional na capacidade cognitiva de crianças pré-escolares, provenientes de famílias de baixo nível socioeconômico. Numa amostra de N.S.E. baixo da cidade de São Paulo, verificou-se que o grupo de crianças com alto risco de desnutrição pregressa apresentava deficits de realização nas áreas de Funções Psiconeurológicas, Conceitos Básicos, Linguagem e Operações Cognitivas. Em um grupo de N.S.E. baixo de Brasília, os resultados indicaram que as crianças desnutridas atuais têm realização semelhante àquela das crianças com peso normal para a idade. No entanto, o grupo com sinais de desnutrição pregressa obteve, no Instrumento Cognitivo, resultados significativamente inferiores, inclusive aos níveis alcançados pelo grupo com desnutrição atual.

Keywords : Desnutrição; Desenvolvimento cognitivo; Condições socioeconômicas; Crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )